Sunteți pe pagina 1din 4

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Novembro 2010

Parte I
1. Leia atentamente o seguinte texto: No nosso dia-a-dia temos que trabalhar em diversas instituies todas elas regidas por determinadas regras e leis: estudamos em turmas, jogamos em equipas de futebol ou de outro desporto qualquer e em qualquer destes casos necessrio lealdade para com os nossos colegas - os resultados alcanados dependem dessa lealdade geradora de confiana. 1.1 1.2 Refira os diferentes grupos aos quais pertence. Refira a necessidade de nos integrarmos em diferentes grupos.

2. Leia atentamente o seguinte texto: Atualmente, nos nossos locais de trabalho possvel depararmo-nos com colegas de diversas etnias e culturas, surgindo a necessidade de aceitar a diferena. 2.1 Descreva situaes em que se tenha relacionado ou contactado com pessoas de outras culturas. 2.2 Transcreva e comente uma notcia sobre as relaes entre pessoas e grupos de diferentes religies, etnias, etc.

Parte II
Doc. 1: As associaes e os organismos governamentais na defesa da multiculturalidade Por toda a Europa tm vindo a multiplicar-se os atos de violncia contra as minorias tnicas e, sobretudo, contra as comunidades de imigrantes. Em reao a este fenmeno preocupante, uma diversidade de associaes e movimentos cvicos tem-se empenhado na defesa dos direitos dos imigrantes e da convivncia intercultural, A par destas, outras associaes, estas criadas pelos prprios imigrantes j integrados nos pases de acolhimento, procuram auxiliar os seus compatriotas recm-chegados, Na esfera do Estado, por outro lado, existem vrios organismos governamentais com a funo de supervisionar a entrada dos emigrantes em Portugal, bem como de facilitar a 1. Identifica os motivos que justificam a existncia de entidades de defesa da multiculturalidade. Doc. 2: O SOS Racismo O SOS RACISMO foi criado em 10 de Dezembro de 1990. A sua criao partiu da iniciativa de um grupo de pessoas que, assim, se props lutar contra o Racismo e a Xenofobia em Portugal, contribuindo para a formao de uma sociedade em que todos tenham os mesmos direitos. (...)

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Novembro 2010

H igualmente um esforo no sentido de colaborar com outras associaes anti-racistas e de imigrantes a nvel nacional, 0 SOS RACISMO desenvolve, igualmente, actividades e aces em conjunto com outras associaes de pases europeus, estando actualmente activamente envolvido na criao de uma rede anti-racista europeia, em conjunto com vrios pases da Europa.

1. Refere os principais objetivos da associao SOS Racismo. Doc. 3: As associaes de imigrantes Podemos distinguir trs grandes fases no movimento associativo de origem imigrante em Portugal: - Uma primeira fase de interveno de emergncia, que marcou toda a dcada de 1980, mas que se inicia em meados dos anos 70 com a vinda de um grande contingente de cidados africanos das antigas colnias portuguesas. uma fase caracterizada pela criao de associaes informais nos locais da rea Metropolitana de Lisboa que foram acolhendo os recm-chegados e onde a populao imigrante se foi concentrando, - Uma fase de impulso da interveno das associaes como agentes da integrao socioeconmica dos imigrantes, que marcou a primeira metade da dcada de 1990, assistindo-se a um rpido aumento do nmero de associaes. - Uma fase de maturao do movimento associativo, a partir de meados da dcada de 1990, onde as associaes alcanam o reconhecimento formal, pelas instituies polticas, nacionais e locais, do seu papel enquanto agentes de desenvolvimento das comunidades de origem imigrante. Rosana Albuquerque e outros, O Associativismo dos Imigrantes em Portuga in Janus 2001, Pblico/Universidade Autnoma de Lisboa, 2000 (adaptado) 3. Elabora uma lista das associaes de imigrantes existentes no nosso pas. Doc. 4: O Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural So atribuies do ACIDI, I. P.: a) Promover o acolhimento e a integrao dos imigrantes e das minorias tnicas atravs da participao na concepo, desenvolvimento e coordenao de polticas pblicas transversais, integradas e coerentes; b) Incentivar a participao cvica e cultural dos imigrantes e das minorias tnicas nas instituies portuguesas, bem como atravs das suas associaes representativas para um exerccio pleno da sua cidadania; c) Garantir o acesso dos cidados imigrantes e minorias tnicas a informao relevante, designadamente, direitos e deveres de cidadania; d) Combater todas as formas de discriminao em funo da raa, cor, nacionalidade, origem tnica ou religio, atravs de aces positivas de sensibilizao, educao e formao, bem como atravs do processamento das contra-ordenaes previstas na lei; e) Promover a interculturalidade, atravs do dilogo intercultural e inter-religioso, com base no respeito pela Constituio, pelas leis e valorizando a diversidade cultural num quadro de respeito mtuo; f) Dinamizar centros de apoio ao imigrante, de mbito nacional, regional e local, que proporcionem uma resposta integrada dos vrios servios pblicos s suas necessidades de acolhimento e integrao.

Curso de EFA Nvel Secundrio


4.

Resume as funes do Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural.

Incio em Novembro 2010

Doc. 5: O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante maneira de uma Loja do Cidado especializada, o CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante) congrega vrios servios e permite que o imigrante seja atendido por algum que o compreende melhor do que ningum: outro imigrante. No CNAI, a informao logo digitalizada, para que o utente no precise de a repetir andares acima, nos gabinetes de Reagrupamento Familiar, de Apoio Jurdico, de Apoio Social ou na UNIVA (Unidade de Insero na Vida Activa), seces criadas pelo Alto Comissariado para a Imigrao e Dilogo Intercultural, do qual o CNAI no seu todo depende. Porm, a grande vantagem deste centro reside no facto de congregar as diferentes entidades que o estrangeiro ter de visitar se pretende legalizar-se, renovar a documentao ou apenas informar-se acerca dos seus direitos, como o Servio de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a Inspeco Geral do Trabalho (IGT), a Segurana Social, o Ministrio da Educao e o da Sade. 5. Em que medida o CNAI pode facilitar a integrao dos imigrantes no nosso pas? A legislao sobre imigrao e promoo da igualdade Sobretudo a partir da dcada de 1970, a generalidade dos pases de receo de imigrantes tem recorrido a diversos mecanismos jurdicos para travar esses fluxos migratrios, pondo fim a um perodo de grande abertura imigrao. A ttulo de exemplo, passaram a ser exigidos vistos de permanncia, o valor das taxas e emolumentos a pagar elevado e o reagrupamento das famlias nos pases de acolhimento dificultado. Em consequncia destes obstculos, tem-se assistido ao crescimento em massa da imigrao clandestina ou ilegal, nomeadamente na Europa. Todavia, alm do risco de deportao para os pases de origem, os chamados indocumentados ou "sem papis" ficam privados dos seus direitos econmicos e sociais, o que os coloca em situao de desigualdade face a outros trabalhadores. Assim, os Estados atuais oscilam entre duas posies: tendem cada vez mais a limitar a entrada de novos cidados, ao mesmo tempo que aumenta a sua preocupao com a integrao social dos imigrantes j instalados.
1. 2.

Identifica as principais mudanas ocorridas na imigrao desde 1970. Explica o que so os indocumentados ou "sem papis".

Doc. 1: A legislao portuguesa sobre imigrao Artigo 1 1 . - Meios de subsistncia 1 - No permitida a entrada no Pas de cidados estrangeiros que no disponham de meios de subsistncia suficientes, quer para o perodo da estada quer para a viagem para o pas no qual a sua admisso esteja garantida, ou que no estejam em condies de adquirir legalmente esses meios. (...) Artigo 74. - Tipos de autorizao de residncia 1 - A autorizao de residncia compreende dois tipos: a) Autorizao de residncia temporria; b) Autorizao de residncia permanente. (...) Artigo 85. - Cancelamento da autorizao de residncia 1 - A autorizao de residncia cancelada sempre que: b) O seu titular tenha sido objeto de uma deciso de expulso do territrio nacional;

Curso de EFA Nvel Secundrio Incio em Novembro 2010

c) A autorizao de residncia tenha sido concedida com base em declaraes falsas ou enganosas, documentos falsos ou falsificados, ou atravs da utilizao de meios fraudulentos; d) Em relao ao seu titular existam razes srias para crer que cometeu atos criminosos graves ou existam indcios reais de que tenciona cometer atos dessa natureza, designadamente no territrio da Unio Europeia; e) Por razes de ordem ou segurana pblicas,

3. Indica as condies necessrias para que seja autorizada a entrada de estrangeiros em Portugal. 4. Refere trs situaes em que a autorizao de residncia pode ser cancelada. Doc. 2: A legislao sobre promoo da igualdade junto das minorias tnicas Artigo 3. Definies 1 - Para efeitos da presente lei, entende-se por princpio da igualdade de tratamento a ausncia de qualquer discriminao, direta ou indireta, em razo da origem racial ou tnica. 2 - Consideram-se prticas discriminatrias as aes ou omisses que, em razo da pertena de qualquer pessoa a determinada raa, cor, nacionalidade ou origem tnica, violem o princpio da igualdade, designadamente: a) A recusa de fornecimento ou impedimento de fruio de bens ou servios; b) O impedimento ou limitao ao acesso e exerccio normal de uma atividade econmica; c) A recusa ou condicionamento de venda, arrendamento ou subarrendamento de imveis; d) A recusa de acesso a locais pblicos ou abertos ao pblico; e) A recusa ou limitao de acesso aos cuidados de sade prestados em estabelecimentos de sade pblicos ou privados; f) A recusa ou limitao de acesso a estabelecimento de educao ou ensino pblico ou privado; g) A constituio de turmas ou a adoo de outras medidas de organizao interna nos estabelecimentos de educao ou ensino, pblicos ou privados, segundo critrios de discriminao racial (...). 3 - Para os efeitos do n. 1: a) Considera-se que existe discriminao direta sempre que, em razo da origem racial ou tnica, uma pessoa seja objeto de tratamento menos favorvel do que aquele que , tenha sido ou possa vir a ser dado a outra pessoa em situao comparvel; b) Considera-se que existe discriminao indireta sempre que disposio, critrio ou prtica, aparentemente neutro, coloque pessoas de uma dada origem racial ou tnica numa situao de desvantagem comparativamente com outras pessoas. Lei n. 18/2004, de 11 de Maio 5. Descreve algumas situaes de discriminao social que tenhas presenciado. 6. Na tua opinio, o que poderia ser feito para combater mais eficazmente a discriminao social em Portugal?

S-ar putea să vă placă și