Sunteți pe pagina 1din 48

dezembro 2011 ano 13 N 52

Natal! Ano-Novo!
Sugestes doces e salgadas para celebrar as festas

Finanas em dia
Especialistas do dicas para equilibrar ganhos e gastos

Delcias de vero
Receitas de pratos refrescantes, leves e muito gostosos

Novo Achocolatado em P ALPINO .

Um clssico em sua mais nova verso.


* Produto disponvel apenas para as regies Sul, Sudeste e Centro Oeste do pas.

ndice Dezembro 2011


Foto da capa: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Assistente de Fotografia: Carolina Barkauskas Produo de Objetos: Mrcia Asnis Objetos: Acervo Produo (bola vazada e pratos dourados), Art Mix (copinho com vela), Blue Gardenia (p para bolo e taas), Cecilia Dale (bolas de vidro, guizos dourados, porta-vela de cristal e taas bico-de-jaca), Ateli de Cermica Patrcia Freitas (prato do flan) e Regatta Tecidos (tecido)

Para comemorar Receitas deliciosas so garantia de sucesso nas festas de final de ano
14

19

Para a sobremesa Uma diferente gelatina de frutas


est entre as sugestes para cardpios especiais 23 25 34

04 Nossa palavra 05 Voc, leitor Cartas, e-mails e SMS 06 Vida saudvel Dicas sobre
nutrio, sade e bem-estar

19 gua na boca Sugestes 23 + Divertido Receita de


de sobremesas que vo iluminar sua ceia

34 Passear Conhea alguns

teatros brasileiros que merecem uma visita

07 Universo Nestl Informaes


e curiosidades sobre a empresa

08 90 anos de grandes emoes.


90 anos de Brasil Conhea
o Nestl Centro de Memria, um espao que guarda e preserva a histria da empresa

25 Maggi com voc Pratos 28 Lies de cozinha Siga

brigadeiro para fazer com a crianada e timas sugestes de embalagens para presentear

36 Compartilhar Saiba a importncia de fazer a reciclagem de materiais de produtos da Nestl

38 Novidades Lanamentos 40 Acontece As promoes

refrescantes para os dias de vero

10 Na despensa Avel, pistache,


amendoim e outras sementes deliciosas e tambm benficas para sua sade para planejar bem as festas de final de ano

29 Comportamento Coloque 31 Conversa com... A psicloga 32 Bem-estar Descubra os


Smia Simurro escreve sobre finanas e qualidade de vida as finanas em dia com os conselhos de especialistas

o passo a passo e prepare o delicioso Pav dos Frades

e os eventos da Nestl para o consumidor e servios da Nestl na internet e em outros meios digitais Conhea o relato da leitora Lurdes D. C. Moreira

41 Nestl on-line Contedos 42 Histrias do corao

12 Especial festas Dicas prticas 14 Harmonia mesa Receitas

de pratos principais para celebrar o Natal e o Rveillon

benefcios do bom humor para o corpo e a mente

nossa palavra

Caro amigo,

Quando chega dezembro, uma deliciosa vontade de celebrar vai aos poucos contagiando todos. Essa a hora de comear a planejar cada detalhe das comemoraes de Natal e Rveillon, para que as festas com a famlia e os amigos sejam um grande sucesso.

E como a poca tambm de frias, que tal sair com a famlia para conhecer os mais importantes teatros do pas? Em Passear, destacamos alguns dos principais, tanto por sua histria quanto pelo conjunto arquitetnico. Uma verdadeira aventura cultural!

Nas prximas pginas, voc vai encontrar um passo a passo sobre o que pode ser feito na semana que antecede o Natal, para garantir que a sua ceia fique perfeita e bem organizada. Na seo + Divertido, ensinamos como embalar brigadeiros com a tcnica japonesa furoshiki, para presentear com capricho as pessoas queridas. A ideia fazer junto com as crianas, que pode apostar! vo adorar a experincia.

Para auxiliar nessa prazerosa tarefa, a Nestl com Voc deste fim de ano traz dicas e receitas imperdveis, que vo lhe render muitos elogios.

conselho editorial Ivan Zurita, Izael Sinem Jr., Beatrice Fasquel, Alice Hirose colaboradores Clia Suzuki, Fernanda Fogaa, Juliana Kramer, Miriam Chagas, Natlia Misumi, Renata Vallado, Sueida Panza, Tatianna Perri, Yona Fonseca produo editorial Trade Comunicao Diretor Responsvel Pedro Frazo Editora Flvia Benvenga Projeto Grfico/Direo de arte Camila Sipahi Pires Atendimento Juliana F. Vilela Equipe Thas Cechini (arte-finalista), Thas Ferreira (assistente de arte), Ana Claudia Marigliani (reprter), Kim Paiva (assistente de redao) colaboradores Yara Guerchenzon (edio), Helosa Noronha (texto), Saulo Ribeiro de Mendona e Tiago Ribeiro Castro (arte), Claudia Yoshida (culinarista), Mrcia Asnis (produtora de objetos), Rita Del Monaco e Valria Thom (revisoras), Trade Prepress (tratamento de imagens), Emprio Fotogrfico Sheila Oliveira e Bruno Carvalho (fotos), Carolina Barkauskas (assistente de fotografia) jornalista responsvel Flvia Benvenga (MTb 17.339) Lojas que gentilmente cederam materiais para a produo de fotos desta edio: Art Mix (11 3064-8991), Ateli de Cermica Patrcia Freitas (19 3478-3526), Blue Gardenia (11 3881-7747), Cecilia Dale (11 3372-3900), Cromus Embalagens (11 4514-8080), D. Filipa (11 3031-2999), Detalhes de Classe (www.detalhesdeclasse.com.br), Divino Espao (11 5051-1268), Etna Store (11 5112-3000), Kirks Presentes (11 3846-6784), M. Dragonetti (11 38468782), Oxford Porcelanas (www.oxfordporcelanas.com. br), Pepper (11 3167-2287), Regatta Tecidos (11 3834-2724), Rosa dos Ventos (11 3884-7415) e Spicy (11 3083-0913) impresso Oceano tiragem 250.000 exemplares Nestl com Voc uma publicao trimestral da Nestl, coordenada pela rea de Servio ao Consumidor, de distribuio gratuita, dirigida aos participantes do Programa de Relacionamento Nestl com Voc Todo Dia. Servio Nestl ao Consumidor Telefone: 0800-770-2411 Cartas: Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo SP E-mail: falecom@nestle.com.br SMS: 25770 Site: www.nestle-comvocetododia.com.br

Por falar em frias, lembramos que viagens e comeo de ano pedem um bom planejamento financeiro. Na pgina 29, uma conversa com especialistas mostra como se programar para manter as finanas em dia! Afinal, nada como ter tudo sob controle para, assim, viver tranquilo. J na seo Bem-Estar, voc vai ver que atitudes simples podem melhorar e muito a sua qualidade de vida. Desde praticar exerccios fsicos at investir nas amizades. E, claro, cultivar o bom humor. Alis, esse no um jeito excelente de comear o ano novo?

Um forte abrao, boas festas e um feliz 2012!

Equipe Nestl com Voc

Nestl com voc

Dezembro 2011

voc, leitor

[cartas, e-mails & sms, mural]

trouxe a matria Ensinando a aprender. J estou colocando em prtica as dicas sugeridas!


Maria Aparecida de Melo Maral

Caapava, SP

Achei interessante a nota Invista no caf da manh, da seo Vida Saudvel. Sei da importncia de ingerir corretamente os nutrientes.
Pedro Henrique de Azevedo Alves

A reportagem Festival de massas tem sugestes para todos os gostos. Agora, fico inventando molhos todo dia e sempre uso um tipo de macarro diferente.
Rosinete Paixo dos Santos

Edio 51

Salo, PE

A reportagem Ninho sempre Ninho me lembrou a infncia. Parabns!

Maria Ins Toaliari Pires

Indaiatuba, SP

So Bento do Una, PE

Boas ideias

O vero est chegando e eu gostaria de ver receitas refrescantes de sorvetes, sucos, mousses etc. Conceio das Pedras, MG Que tal publicar receitas de pes na prxima edio da revista Nestl com Voc?
Katia Sueli dos Santos Silva Ronilda Santa de Carvalho

A ideia de publicar receitas com ingredientes brasileirssimos e no to conhecidos, da seo Harmonia Mesa, foi de arrasar!
Denise Brilhante

Adorei a edio 51, principalmente a pgina do + Divertido. Ela est bem bonita e muito ldica para as crianas.
Ftima Aparecida Loureno da Silva

So Paulo, SP

Braslia, DF

A cada edio, a revista Nestl com Voc traz novidades e curiosidades. Amei as receitas como a Salada de macarro.
Maria Aparecida Sabino Loureno

A Nestl com Voc ajuda a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, unindo receitas, dicas, reportagens e sugestes. Pocon, MT Caros leitores, muito bom receber cartas, e-mails, telefonemas e SMS, com suas histrias, elogios e agradecimentos. Para vocs comearem bem o ano de 2012, selecionamos cuidadosamente as receitas e as matrias desta edio. Esperamos que leiam, testem, gostem e continuem nos escrevendo.
Ellen Fernandes de Oliveira

So Paulo, SP

Itpolis, SP

Gostaria de ler na prxima edio uma reportagem sobre decorao de festas, com indicao de cardpio completo, com entrada, prato principal e sobremesa.
Giselle Alcntara Muniz

Parabns pelas dicas e receitas da edio 51. Minha famlia e meus amigos gostaram quando preparei o Minissonho assado.
Simone Fellone Santos

Fortaleza, CE

So Paulo, SP

Cantinho especial

Queridas leitoras, Agradecemos as manifestaes de carinho e anotamos suas sugestes. Giselle, nesta edio, preparamos o Especial Festas, a partir da pgina 12, com receitas e dicas para voc organizar sua celebrao.

As receitas da Nestl com Voc so fceis e me ajudam na cozinha. Meus amigos experimentaram minha comida e ficaram surpresos com o sabor e a qualidade.
Natan B. dos Santos

Adorei a matria O seu cantinho verde. Gosto muito de flores e de cultiv-las dentro de casa.
Keila Adriana Cipoli

Pederneiras, SP

So Gonalo, RJ

Educao

Fiquei feliz quando li a matria Ensinando a aprender e o artigo Brincar pra qu? Acredito muito na necessidade de a criana brincar para estimular seu desenvolvimento.
Marlene Makarenko

Rio Claro, SP

Ensinando a aprender uma reportagem incrvel. Meu filho estava precisando de ajuda para estudar e eu no sabia o que fazer.
Aline da Silva Montechiari

Queridos leitores, Ficamos felizes em saber que as receitas da NESTL COM VOC fazem sucesso com sua famlia e seus amigos. Alm da revista, vocs encontram mais sugestes no site da Cozinha NESTL, www.nestle. com.br/site/cozinha/receitas.aspx. So mais de 2 mil receitas, testadas e aprovadas, de doces e salgados. No deixem de conferir.

mural
Gostaria de fazer amizades e compartilhar diversas receitas com outros leitores.
Agda Rodrigues de Souza Rua Silva Jardim, 717, CEP 46330-000, Licnio de Almeida, BA

Informaes teis

Macuco, RJ

A reportagem sobre os jardins botnicos est maravilhosa! uma viagem sem sair de casa.
Solange Ap. dos S. Paiva

Adorei a seo Comportamento, que

Santo Anastcio, SP

Revista Nestl com Voc Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo SP SMS: 25770 e-mail: falecom@nestle.com.br Site: www.nestle-comvocetododia.com.br

fale conosco

Dezembro 2011

Nestl com voc

vida saudvel [dicas e novidades de nutrio, sade e bem-estar]

Nas longas viagens, seja de carro, nibus ou avio, o corpo enfrenta desconforto por ficar muito tempo em uma mesma posio. Por isso, adote alguns cuidados para chegar a seu destino bem-disposto. Use roupas confortveis e sapatos baixos, como tnis. Antes de embarcar, faa uma alimentao leve. Hidrate-se com gua, chs e sucos. Nas viagens de carro, programe uma parada a cada duas horas. No nibus ou no avio, levante-se por alguns instantes a cada duas horas. Exercite suavemente o pescoo: leve o queixo at ele, pressionando com as mos entrelaadas na nuca, por 15 segundos. Apoie uma das mos na lateral da poltrona e gire o tronco bem delicadamente. Fique por dez segundos nessa posio e repita do outro lado. Ao chegar ao destino, tome um banho, deite-se com as pernas um pouco mais altas que o corpo e tire um cochilo. Enfim, relaxe para aproveitar a viagem.
Fontes: Guilherme Pitta, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e Eduardo Okuhara, mestre em educao fsica pela Universidade Metodista de So Paulo

Bem-estar a bordo

Mimos para os ps
Com a correria de final de ano ou aps um dia de trabalho, nada melhor que dar um descanso para seus ps. Veja duas tcnicas que vo proporcionar bem-estar.
Ferva 1,5 litro de gua, coloque cuidadosamente em uma bacia adicionando um mao de folhas de hortel ou quatro saquinhos de ch de hortel. Cubra com uma toalha e deixe abafar por cinco minutos. Retire a toalha e mergulhe os ps na gua a uma temperatura suportvel. Adicione pedras de sal grosso ou bolinhas de gude e pressione os ps contra elas, para massage-los. Fique 20 minutos ou at a gua esfriar. Faa o escalda-ps antes de dormir.

Escalda-ps

Esfoliao Em uma vasilha, misture 1 colher

(sopa) de acar mascavo, 1 colher (ch) de mel, meia xcara (ch) de leite de soja e 1 colher (sopa) de aveia em flocos. Aplique a mistura nos ps em movimentos circulares, para estimular a circulao e remover as clulas mortas. Lave os ps, seque-os e hidrate-os com um creme de sua preferncia.
Fonte: Roseli Siqueira, cosmetloga

Sucos: opes

saborosas e nutritivas

Boas misturas
Muitas frutas combinam entre si e at com legumes e verduras, rendendo sucos muito gostosos. Confira!
3 laranjas e meia cenoura pequena crua. 200 ml de gua, meio limo e 1 carambola. 2 laranjas, meia cenoura pequena crua e 1 fatia de mamo.
Ilustraes: Thas Ferreira (sucos) e Thinkstock (Ps)

Aproveite que o vero exige uma dose extra de hidratao e inclua sucos de frutas em seu dia a dia uma maneira prtica e saudvel de ingerir vitaminas e minerais. O Guia Alimentar para a Populao Brasileira, do Ministrio da Sade, recomenda o consumo dirio de trs pores de frutas. Uma laranja, por exemplo, uma poro. Mas um suco com trs laranjas considerado trs pores. A bebida vai bem no lanche da manh ou da tarde, combinada com uma fonte de carboidrato, como cereais matinais, dando preferncia aos integrais, e um alimento do grupo dos leites e derivados, preferencialmente aqueles com baixo teor de gorduras, como o leite desnatado, a ricota e o queijo branco, entre outros. E lembre-se: o suco deve ser tomado logo aps seu preparo, para no perder as propriedades nutricionais; evite acrescentar acar, mas, se quiser adoar, opte pelo mascavo ou pelo mel.

200 ml de gua, 2 rodelas de abacaxi e 2 folhas de hortel.

3 laranjas e 1 folha pequena de couve.


200 ml de gua, meia manga mdia e 1 fatia fina de gengibre. 3 laranjas e 6 morangos. 200 ml de gua, 1 ma e meia cenoura pequena crua.

Fonte: Greisse Viero da Silva Leal, nutricionista e mestre em sade pblica pela Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo (USP)

Nestl com voc

Dezembro 2011

universo NESTL

Nestl com Voc em nmeros

Embalagens verdes
Os leites Ninho e Molico UHT agora possuem tampa de plstico feita com derivados da cana-de-acar, que uma fonte renovvel. Alm disso, a caixinha dos produtos fabricada com de matriaprima de fontes renovveis.

pginas publicadas

785

edies publicadas

52

1 760
receitas publicadas

o ano em que a revista foi lanada

1999

de consumidores j receberam a revista

1 milho

Mais de

Voc sabia que...


...o Nestl Research Center*
conta com de

exclusivamente pesquisa cientfica, sendo deles cientistas com expertise em diversas reas de conhecimento, como biologia, qumica, fsica, nutrio, fisiologia, psicologia, sociologia e antropologia.
*O Nestl Research Center, em Lausanne, na Sua, uma das principais instituies de produo cientfica do mundo nas reas de alimentos, nutrio e cincia voltada para a vida

50 300

700

colaboradores

pases que se dedicam

O mais arrojado programa de visitao a uma fbrica de chocolates do pas, o Tour Nestl Chocolover, mostra de maneira interativa e ldica todas as etapas de produo do chocolate, desde a coleta na floresta cacaueira, passando pela preparao da mistura, at a moldagem e o recheio, entre outras curiosidades. O programa tem cerca de uma hora e meia de durao e 11 etapas ao todo, ambientadas com painis interativos, sonorizao e apresentao de filmes curtos que remontam histria dos principais chocolates da Nestl.

Imagem: Thinkstock

Detalhe do mdulo Chocolover, com recorte de campanhas publicitrias antigas dos chocolates Nestl
Dezembro 2011 Nestl com voc

90 anos de grandes emoes. 90 anos de Brasil.

1961 1982

1996

1954
1961 1962

1961

1996

1920

1961

1955

Fonte e Imagens: Nestl Centro de Memria

1953

1981

Nossa histria guardada com todo o carinho


Cada pgina desses 90 anos da Nestl no Brasil se mostra to importante para a empresa que essa histria est devidamente guardada no Nestl Centro de Memria, um espao que rene, recupera e conserva os registros da companhia com muita dedicao
embra daquele rtulo da lata de Nescau de quando voc era criana e ficava observando enquanto tomava o caf da manh? E das colees de cartes que vinham junto com o chocolate Surpresa? Imagens como essas, guardadas na memria de cada um, esto devidamente preservadas no Nestl Centro de Memria. O espao, que existe desde 1993, rene, recupera e preserva os registros da empresa. Ali, encontram-se verdadeiras preciosidades, como colees de rtulos e fotografias, anncios impressos, vdeos de comerciais e institucionais, folhetos, materiais de ponto de venda etc. So documentos que ajudam a contar a histria dos 90 anos da Nestl no Brasil. O Centro de Memria iniciou com mais de 18 mil registros e, a partir da, a documentao s cresceu. Hoje, o local, na sede da Nestl, em So Paulo, contabiliza cerca de 60 mil documentos digitalizados, que passaram por um longo processo de seleo, catalogao, higienizao e, por fim, conservao. Os materiais, em sua maioria, so contribuies enviadas pelos departamentos e fbricas da prpria Nestl. Mas o consumidor tambm faz sua parte, doando alguns itens. Diariamente, os historiadores e documentalistas que trabalham no Centro de Memria recebem itens provenientes de praticamente todas as reas da Nestl, que so acondicionados em caixas e vo para uma triagem. Os escolhidos so catalogados em computadores, por meio de modernos softwares. A etapa de higienizao realizada conforme o tipo de estrutura papel, tecido ou metal. Se, por algum motivo, o Centro de Memria precisar reparar um documento, ele encaminhado para restaurao. Por fim, seguem para a reserva tcnica, um espao de 100 m2 que conserva os registros em condies ideais de temperatura e umidade. O local do Centro de Memria conta tambm com uma vitrine, exposta aos colaboradores que circulam pelos corredores daquele andar, para que assim possam conhecer mais sobre a histria da empresa. Ali, de tempos em tempos, so exibidos materiais histricos, sempre organizados de acordo com um tema selecionado. por meio do Centro de Memria que a empresa mostra a importncia que d para sua histria. Um bom exemplo do trabalho desenvolvido est estampado no logotipo comemorativo dos 90 anos da Nestl. Aps uma pesquisa, foram selecionados 200 logotipos e rtulos, antigos e novos, e depois aplicados em totens na forma do nmero 90 espalhados por vrios locais, como a sede e fbricas da Nestl, shopping centers e aeroportos das principais capitais brasileiras. Como se v, trata-se de um espao que conta todos os momentos dos 90 anos da Nestl no pas e que tambm guarda recordaes de cada um de ns. Afinal, quem no tem um caso da infncia, adolescncia ou vida adulta compartilhado com um produto Nestl? Alm de preservar cada etapa da histria da empresa, o Centro de Memria uma forma cuidadosa de manter suas lembranas vivas para as futuras geraes.

90 anos de grandes emoes


O Nestl Centro de Memria elaborou e disponibilizou para o consumidor o contedo da linha do tempo no site www.nestle. com.br/site/anestle/historia.aspx. Acesse e conhea, dcada por dcada, toda a histria da Nestl.
Dezembro 2011

Algumas etapas do processo de restaurao de antigos documentos

Nestl com voc

na despensa

Sementes mais que gostosas


Descubra o que nozes, castanhas, amndoas e companhia podem fazer para deixar sua vida mais saudvel e saborosa

ara quem no sabe, a semente comestvel de algumas plantas a includas amndoa, noz, avel, castanha de caju, pistache e macadmia, entre outras encaixa-se na categoria chamada fruta oleaginosa. O nome faz referncia ao alto teor de gordura que possuem, cerca de 60%, mas isso no contraindica seu consumo. Muito pelo contrrio, apresentam gorduras mono e poli-insaturadas, conhecidas como gorduras boas, que podem auxiliar na reduo do colesterol ruim e triglicrides, desde que consumidas com moderao. Por serem ricas em vitaminas, minerais, calorias e antioxidantes, essas frutas ainda auxiliam no bom funcionamento do organismo. Saiba mais sobre algumas das mais consumidas no Brasil.

Ela prima da noz, por isso as indicaes de consumo so as mesmas. As poucas diferenas esto no sabor, que ligeiramente adocicado, na casca escura e lisa e na semente achatada.

Noz pec

Noz O fruto da nogueira facilmente identificado pela casca cor de palha cheia de ranhuras e pela semente dourada. Seu gosto suave e amadeirado vai bem com arroz, carne, salada e recheios de pes e bolos.

Anote
Na hora de comprar, observe a procedncia e se o local onde as oleaginosas esto armazenadas limpo e fresco, especialmente no caso do amendoim, da amndoa e da castanhado-par, que so os principais alvos de fungos. Para guardar, tire a casca e deixe em recipientes fechados e dentro da geladeira, por cerca de seis meses, ou no congelador, por at um ano. Em temperatura ambiente, as frutas oleaginosas ficam ranosas devido alta quantidade de gordura. 10
Nestl com voc Dezembro 2011

Amndoa

Ela pode ser encontrada inteira, picada, em lascas, com ou sem pele e com ou sem casca, que clara e cheia de furinhos. reconhecida tambm pelo formato oval e sabor amanteigado, que incrementa pratos doces e salgados.

O rei dos petiscos e a estrela de dois dos doces mais populares do Brasil a paoca e o p de moleque rico em fibras, vitamina E e gordura boa.

Amendoim

Fontes: Kelly Diaz, nutricionista; Flavia De Conti, nutricionista da Nutrocincia Assessoria em Nutrologia (www.nutrociencia.com.br); Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, www.cnpaf.embrapa. br); Tabela Brasileira de Composio de Alimentos , da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, www. unicamp.br/nepa/taco); Frutas Brasil Frutas , de Helena Tassara (Ed. Empresa das Artes)

Avel A semente redondinha

de sabor adocicado bem verstil. Prova disso que pode ser usada no preparo de biscoitos e doces base de chocolate. Apesar de pequena, a avel oferece grande quantidade de vitamina B1 e fsforo.

Castanha portuguesa

A casca grossa esconde uma semente delicada, que pode ser usada em purs, para acompanhar carnes vermelhas e brancas, e em doces finos, como o marrom-glac. Dentre as oleaginosas a que apresenta menor teor de gordura e menos calorias.

Macadmia Tem importante

A cor verde-arroxeada a marca registrada desta fruta oleaginosa, que ganhou fama como ingrediente de sorvetes e doces. O que pouca gente sabe que, dentro da casca dura e ligeiramente aberta, h uma semente que boa fonte de vitamina E.

Pistache

propriedade antioxidante e rica em gorduras monoinsaturadas. E como seu leo possui sabor suave, bastante usada em pratos refinados, sejam eles doces ou salgados.

Castanha de caju

Foto: Bruno Carvalho / Emprio Fotogrfico

Nativa da floresta amaznica e rebatizada recentemente com o nome castanha-do-brasil, tem casca escura e semente branca coberta por uma pelcula marrom. Combina com frutas secas, cereais, pes, massas e tortas doces e salgadas. Duas unidades suprem as necessidades dirias de selnio, mineral antioxidante.

Castanha-do-par

Pinholi

O broto do pinho tem textura macia e sabor parecido com o da amndoa. Seu sucesso entre os brasileiros se d principalmente pelo molho pesto italiano, do qual um dos ingredientes, e pelos doces de origem srio-libanesa.

a semente que est mais presente nas cozinhas brasileiras, especialmente das regies Norte e Nordeste, em receitas doces e salgadas. A verso torrada e salgada, com textura lisa e tonalidade clara, muito consumida como aperitivo.

Dezembro 2011

Nestl com voc

11

especial festas

quarta-feira
Verifique se as louas, talheres e toalhas que sero usados na ceia e no almoo de Natal precisam de cuidados. Aproveite para escolher alguns enfeites ou velas para decorar a mesa.

21

quinta-feira
Como nas festas a famlia se rene, o melhor servir americana, j que difcil colocar todos sentados mesa. Por isso, voc pode testar se em sua sala d certo acomodar as comidas na mesa principal e, num aparador, pratos empilhados e talheres enfileirados.

22

12

Nestl com voc

Dezembro 2011

Fotos: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Mignon Wellington Divino Espao (taa decorada), Etna Store (travessa), Kirks (talheres); Pratos com friso dourado Acervo Produo (guardanapo e talheres), Cecilia Dale (porta-guardanapo), D. Filipa (pratos raso, de sobremesa e de po); Thinkstock (ilustraes e demais fotos)

A escolha da decorao, os pratos da ceia, a lista de convidados, os presentes... Organizar as festas de fim de ano exige ateno a uma srie de detalhes. Alguns deles podem at ser planejados com um pouco mais de antecedncia, para no ter de resolver muita coisa na vspera. Mas na semana que antecede o Natal que acontecem, de fato, os preparativos. Confira as dicas para fazer tudo com calma e bom divertimento!

semana mgica

domingo
Para dar incio aos preparativos, verifique quantas pessoas voc convidou e quantas confirmaram presena para a ceia. Caso ainda no tenha escolhido o cardpio, a decorao e os presentes, este o momento para comear a pensar nesses detalhes. Hoje, alis, um bom dia para tirar os enfeites do armrio e chamar as crianas para auxiliar na deliciosa tarefa de montar cantinhos natalinos pela casa.

18

segunda-feira
Aproveite que est com a Nestl com Voc em mos e escolha as receitas para a ceia e o almoo de Natal e de Ano-Novo. Da pgina 14 24, h sugestes testadas e aprovadas pela Cozinha Nestl, de receitas deliciosas que preparamos para voc.

19

tera-feira

20

J selecionou os pratos? Ento, chegou a hora de calcular a quantidade de ingredientes e fazer a lista completa. Antes de ir s compras, certifique-se de que h espao suficiente em sua geladeira ou congelador para armazenar os alimentos que necessitam de condies especiais para conservao.

sexta-feira
Que tal fazer

23

sbado
Aproveite que agora j est tudo encaminhado e programe um passeio com a famlia. Que tal tirar a manh para percorrer as ruas de sua cidade e ver as decoraes de Natal?

24

personalizados? Chame as crianas para ajudar a preparar um saboroso brigadeiro, que verdadeiros mimos. Ensinamos tudo

presentinhos

ser transformado em

nas pginas 23 e 24.

Dezembro 2011

Nestl com voc

13

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (bolas coloridas), Cecilia Dale (guizos dourados), Cromus Embalagens (estrela dourada), Divino Espao (taa decorada), Etna Store (travessa), Kirks Presentes (talheres), Oxford Porcelanas (pratos) e Regatta Tecidos (tecido)

14

harmonia mesa

Nestl com voc

Sabores de festa

No almoo ou na ceia, o Natal e o Ano-Novo so momentos de confraternizao celebrados com alegria em torno da mesa, recheada de receitas deliciosas

Dezembro 2011

Mignon Wellington

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (guardanapo, estrelas, molheira e talheres), Art Mix (copinhos com vela), Cecilia Dale (bolas, porta-guardanapo e taas), Cromus Embalagens (prato do pernil), Detalhes de Classe (lugar americano) e D. Filipa (pratos raso, de sobremesa e de po)

Pernil assado ao molho de limo

Chester de Natal
Fim de ano poca de confraternizao, e o Natal a oportunidade mais apropriada para reunir quem amamos e celebrar a vida.

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (galhos com cristais e enfeite de vidro), Art Mix (garfo), Cecilia Dale (bolas de vidro e taas), Oxford Porcelanas (pratos), Regatta Tecidos (tecido) e Rosa dos Ventos (bowl e travessa)

Veja a receita nas fichas

Mix de folhas refogadas

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (prato verde), Acervo Produo (estrela, guardanapos e taas), Spicy (pratos brancos) e Regatta Tecidos (tecido)

Rendimento: 6 pores | Preparo: 1 h e 45 min | 182 kcal/poro

Peixe ao molho de lulas

INGREDIENTES Peixe 1 quilo de pescada amarela em fils (ou badejo) 1 colher (sopa) de Maggi Fondor 2 colheres (sopa) de suco de limo Molho de lulas 2 xcaras (ch) de lula em anis (cerca de 300 g) 1 colher (ch) de Maggi Fondor 1 colher (sopa) de azeite 1 dente de alho amassado 5 tomates sem pele e sem

sementes, picados 1 pitada de acar 1 colher (sopa) de salsa picada MODO DE PREPARO Peixe Em uma assadeira untada com azeite, tempere o peixe com o Maggi Fondor e o suco de limo. Cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 1 hora para tomar gosto. Retire o filme plstico e asse em forno mdioalto (200C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve aquecido.

Molho de lulas Em uma tigela, tempere a lula com metade do Maggi Fondor. Em uma panela, aquea o azeite e doure o alho. Junte os tomates picados, o Maggi Fondor restante e o acar. Deixe ferver, em fogo mdio, por cerca de 15 minutos. Acrescente a lula e cozinhe por cerca de 5 minutos. Polvilhe a salsa e sirva com o peixe. Dica Cuidado no preparo da lula. Ela no deve ser cozida por muito tempo, para no ficar com textura borrachuda.
Dezembro 2011

Nestl com voc

17

Mignon Wellington
Rendimento: 8 pores Preparo: 2 h e 10 min 350 kcal/poro

INGREDIENTES 1 pea de fil mignon (cerca de 1 quilo) 2 colheres (sopa) de Maggi Gril 2 colheres (sopa) de mostarda 2 colheres (sopa) de leo 1 pacote de massa folhada laminada (cerca de 300 g) 1 gema de ovo MODO DE PREPARO Em uma tigela, tempere o fil mignon com o Maggi Gril e a mostarda. Cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 1 hora para tomar gosto. Em uma frigideira grande, aquea o leo e doure bem toda a carne, evitando espet-la com faca ou garfo para no soltar lquido. Retire a carne da frigideira e reserve. Enrole a carne com papel-toalha e leve geladeira por cerca de 15 minutos. Abra a massa folhada e coloque o fil mignon no centro. Com uma faca, faa tiras inclinadas nas laterais, com cerca de 3 cm de largura. Cubra as duas pontas da carne com parte da massa folhada. Inicie a trana com uma tira de um dos lados. Intercale as tiras at tranar toda a carne. Pincele com a gema e leve ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou at dourar. Sirva. Dica Se desejar, sirva a carne acompanhada de brcolis cozido no vapor.

Pernil assado ao molho de limo


Rendimento: 24 pores Preparo: 4 h e 30 min 258 kcal/poro

INGREDIENTES 3 limes tahiti 3 limes-cravos 3 limes-sicilianos 1 pernil desossado (cerca de 3 quilos) 3 colheres (sopa) de manteiga meia colher (ch) de pimenta-do-reino moda meia colher (ch) de louro em p 5 dentes de alho amassados 4 tabletes de Maggi Caldo de Costelinha de Porco 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de hortel picada MODO DE PREPARO Esprema o suco de dois limes de cada variedade. Reserve. Limpe o pernil, tirando a gordura aparente e, com uma faca, abra-o como uma manta. Em uma tigela, misture duas colheres de manteiga (reservando uma colher) com a pimenta-do-reino, o louro e o alho. Besunte o pernil com a manteiga temperada. Coloque-o em uma assadeira grande e despeje o suco de limes reservado e o Maggi Caldo dissolvido em uma xcara (ch) de gua fervente. Cubra com papel-alumnio e leve geladeira por cerca de 12 horas, virando-o na metade do tempo para tomar gosto. Retire-o da assadeira e enrole-o com um barbante. Retorne-o assadeira e acrescente os limes restantes cortados em rodelas. Leve-o, coberto com papel-alumnio, ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 2 horas e meia. Retire o papel-alumnio e deixe no forno por cerca de 1 hora e meia, regando com o caldo do cozimento que se forma. Se necessrio, acrescente gua ao fundo da assadeira. Retire do forno e separe o pernil do molho. Retire o barbante cuidadosamente do pernil e conserve-o aquecido no forno. Passe o molho por uma peneira e reserve. Em uma panela, aquea a manteiga reservada e doure a farinha de trigo. Despeje, aos poucos, o molho peneirado e meia xcara (ch) de gua, mexendo sempre, para no formar grumos, at ficar cremoso. Acrescente a hortel picada e sirva com o pernil, decorado com as rodelas de limes.

Chester de Natal
Rendimento: 18 pores Preparo: 2 h (sem o tempo para tomar gosto) 296 kcal/poro

INGREDIENTES 6 colheres (sopa) de Maggi Caldo Lquido Galinha 2 colheres (sopa) de leo de gergelim (opcional) 1 xcara (ch) de saqu 3 colheres (sopa) de gengibre picado 1 chester inteiro (cerca de 3 a 4 quilos)

MODO DE PREPARO Em uma tigela, misture o Maggi Caldo Lquido com o leo de gergelim, o saqu e o gengibre. Reserve. Em uma assadeira grande, tempere o chester com a mistura reservada. Cubra com papelalumnio e leve geladeira por cerca de 12 horas, regando-o na metade do tempo para tomar gosto. Leve ainda coberto ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 1 hora. Retire o papelalumnio e retorne-o ao forno por cerca de 1 hora ou at dourar, regando de vez em quando com o molho da assadeira para no ressecar. Retire do forno e sirva. Dicas O saqu pode ser substitudo pela mesma quantidade de vinho branco.

Produtos usados nas receitas

Se desejar, decore o chester com frutas em calda ou frutas frescas.

18

Nestl com voc

Dezembro 2011

gua na boca

gostosuras de Natal e Ano-Novo


Panettone, frutas secas e frutas frescas tpicas desta poca festiva no podem faltar nas sobremesas e at nas bebidas. Faa e encante todos!

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (p de bolo), Art Mix (copinho com vela), Cromus Embalagens (tecido) e Ateli de Cermica Patrcia Freitas (travessa)

Bolo de Chocolate e pistache

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (bola vazada e pratos dourados), Art Mix (copinho com vela), Ateli de Cermica Patrcia Freitas (prato do flan), Blue Gardenia (p de bolo e taas), Cecilia Dale (bolas de vidro, guizos dourados e taa bico-de-jaca) e Regatta Tecidos (tecido)

20

Nestl com voc

Dezembro 2011

Invista na ingesto diria de clcio. O leite e seus derivados, como o iogurte e o queijo, so as melhores fontes de clcio para o nosso organismo.

Rendimento: 20 pores | Preparo: 4 h e 30 min | 180 kcal/poro

Flan de Iogurte e Panettone

Rendimento: 8 pores | Preparo: 4 h e 15 min | 70 kcal/poro

Gelatina de frutas

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (tecido), Art Mix (bandeja), Cromus Embalagens (galhos dourados) e M. Dragonetti (copos)

MODO DE PREPARO Em um recipiente refratrio pequeno, dissolva a gelatina em p em meia xcara (ch) de gua fria. Aquea em banho-maria at dissolver e reserve. Em um liquidificador, bata o Iogurte Nestl com a gelatina dissolvida, o Creme de Leite Nestl, o acar e o rum at ficar homogneo. Em uma forma de furo central (23 cm de dimetro) untada com leo, despeje mais da metade do creme. Coloque o Panettone Nestl e pressione-o levemente. Finalize com o creme restante, cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 4 horas para ficar firme. Em uma tigela, misture a geleia com uma colher (sopa) de gua. Passe por uma peneira e sirva a geleia de damasco sobre o flan.

INGREDIENTES 1 envelope de gelatina em p sem sabor (12 g) 2 potes de Iogurte Natural Nestl 1 lata de Creme de Leite Nestl meia xcara (ch) de acar 1 colher (sopa) de rum 1 Panettone Nestl Frutas picado meia xcara (ch) de geleia de damasco

INGREDIENTES 2 pacotes de gelatina em p sem sabor (24 g) 1 litro de Nestea Ch Branco com Cidreira 1 xcara (ch) de lichia sem caroo 1 xcara (ch) de pssego em calda em cubos (cerca de 4 metades) 1 xcara (ch) de uvas rosadas sem caroo cortadas ao meio 5 colheres (sopa) de sementes de rom 2 carambolas fatiadas

MODO DE PREPARO Em um recipiente refratrio pequeno, dissolva a gelatina em p em meia xcara (ch) de gua fria. Aquea em banho-maria at dissolver e misture ao Nestea. Distribua as frutas em oito taas e despeje o Nestea com a gelatina. Cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 4 horas. Sirva. Dica Se desejar, utilize a mesma quantidade de lichia em conserva, que mais facilmente encontrada.

Drink La Frutta framboesa


INGREDIENTES 1 xcara (ch) de framboesas 2 bolas de Sorvete La Frutta Limo 1 garrafa de gua Perrier (350 ml)

Rendimento: 2 pores | Preparo: 5 min | 103 kcal/poro

Bolo de Chocolate e pistache

DICAS Se desejar, acrescente acar ou adoante no momento de amassar as framboesas. A framboesa pode ser substituda pela mesma quantidade de cereja fresca.

MODO DE PREPARO Em dois copos, coloque as framboesas e amasse-as com um pilo. Coloque, em cada copo, uma bola de Sorvete La Frutta. Complete com a Perrier. Sirva.

Rendimento: 20 pores | Preparo: 1 h e 45 min | 374 kcal/poro

MODO DE PREPARO Bolo Em uma panela, misture o Chocolate Nestl Classic com o acar e o Leite Ninho. Aquea em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou at derreter. Retire do fogo. Misture a manteiga at ficar um creme homogneo. Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo com o Chocolate em P Dois Frades, peneirados, e adicione o creme de chocolate e os ovos. Junte o bicarbonato de sdio e o fermento em p. Misture bem e despeje em uma forma retangular (20 cm x 30 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Creme Em uma panela, misture as gemas com o Leite Moa, o Leite Ninho e o amido de milho. Aquea em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos ou at engrossar. Separe o creme em duas partes iguais. Em uma delas, misture o Chocolate Nestl Classic picado. Cubra com filme plstico e leve os dois cremes geladeira por cerca de 1 hora. Montagem Cubra metade do bolo com o creme branco e a outra metade com o creme de Chocolate Nestl Classic. Polvilhe o pistache e corte em losangos. Sirva. Dica Se desejar, sirva o bolo gelado.

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (estrelas), M. Dragonetti (taas) e Regatta Tecidos (tecido)

INGREDIENTES Bolo 1 tablete de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo picado (170 g) 1 e meia xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de Leite UHT Ninho Integral 1 xcara (ch) de manteiga (cerca de 200 g) 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de Chocolate em P Dois Frades 2 ovos meia colher (ch) de bicarbonato de sdio meia colher (ch) de fermento em p Creme 3 gemas peneiradas 1 lata de Leite Moa 1 medida (lata) de Leite UHT Ninho Integral 1 e meia colher (sopa) de amido de milho meio tablete de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo picado (85 g) Montagem meia xcara (ch) de pistache torrado sem sal picado (cerca de 80 g)

+ divertido

Quem gosta de brigadeiro levante a mao!


Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (caixinhas, colheres, fitas, forminhas, panelinhas, potinhos e tecidos) e Rosa dos Ventos (prato rosa)

Chame as crianas para ajudar no preparo e nas embalagens de um dos doces mais amados do Brasil. O resultado so mimos lindos e gostosos para a famlia e os amigos

Dezembro 2011

Nestl com voc

23

Embale com capricho


Confira esta dica para embrulhar os brigadeiros (ou qualquer outro presente) com muita graa. Trata-se da antiga tcnica japonesa chamada furoshiki, que usa peas quadradas de tecido que se transformam em uma espcie de mochila, pequena bolsa ou embrulho para carregar objetos.

Brigadeiro de copinho Moa


INGREDIENTES 1 lata de Leite Moa meio tablete de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo picado (85g) 1 caixinha de Creme de Leite Nestl

Rendimento: 18 pores | Preparo: 20 min | 115 kcal/poro

Dicas O Brigadeiro pode ser conservado, em recipiente fechado na geladeira, por at 5 dias. Decore com confeitos coloridos ou de chocolate, encontrados em supermercados ou lojas especializadas em artigos para festas.

MODO DE PREPARO Em uma panela, leve ao fogo baixo o Leite Moa com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre at obter consistncia de brigadeiro mole (o que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite Nestl e misture bem. Distribua em pequenos copos descartveis de 30 ml. Espere esfriar e conserve em geladeira at o momento de servir.

Passo a passo para embalar um objeto pequeno


1. Coloque o presente no centro de um tecido quadrado com 50 cm de largura. 2. Una duas pontas opostas do tecido, puxe-as para cima e d um n. 3 e 4. Feche o embrulho dando um n com as outras duas pontas do tecido.
1 2 3 4

No www.nestle.com.br/site/downloads/ fasciculos/brigadeiros.pdf, voc encontra vrias receitas de brigadeiro, mas, se preferir, lance mo da praticidade de Moa Docinho e faa rapidamente os docinhos para presentear.

Brigadeiros gourmet

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (colheres, fita, panelinha, potinho e tecidos) Ilustraes: Thas Ferreira (passo a passo) e Thinkstock (Boneca)

MAGGI com voc

Para os dias de vero


Rendimento: 40 unidades | Preparo: 1 h e 20 min | 61 kcal/unidade

Quando a temperatura sobe, nada melhor do que pratos refrescantes, que alimentam de maneira saudvel e muito gostosa

Aperitivos bolinhas

INGREDIENTES 5 xcaras (ch) de po de forma sem casca picado (cerca de 15 fatias) 1 lata de Creme de Leite Nestl 1 envelope de Maggi Creme de Cebola meia xcara (ch) de castanha de caju picada meia xcara (ch) de gergelim branco e preto misturados MODO DE PREPARO Em um processador de alimentos, triture o po e reserve. Em uma tigela, misture o Creme de Leite Nestl com o Maggi Creme de Cebola. Acrescente o po triturado e modele pequenas bolas de massa. Passe as bolas pela castanha de caju ou pela mistura de gergelim e leve geladeira por cerca de 1 hora. Sirva. DICAS Se desejar, coloque a massa alguns minutos na geladeira antes de enrolar. Estes aperitivos podem ser servidos sozinhos ou como acompanhamentos de uma salada de folhas.

Os aperitivos podem ser chamados de finger food, termo que vem do ingls e sugere comida para comer com as mos. prtico, informal e permite que as pessoas comam em p. uma tima opo para todos os tipos de comemorao, j que simplifica a maneira de servir, mas no deixa de ser em grande estilo.

Utilize as coberturas de sua preferncia. Uma sugesto passar a massa em cebolinha francesa (ciboulette) bem picada.
Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (tecido) e D. Filipa (pratos)

Dezembro 2011

Nestl com voc

25

Rendimento: 8 unidades | Preparo: 2 h | 248 kcal/unidade

Pizza de salada

INGREDIENTES Massa 2 e meia xcaras (ch) de farinha de trigo 5 colheres (sopa) de azeite 1 colher (ch) de Maggi Fondor 1 tablete de fermento biolgico (15 g) Molho meia xcara (ch) de suco de laranja meia xcara (ch) de vinagre balsmico meia colher (ch) de Maggi Fondor 1 colher (sopa) de acar

Recheio meia xcara (ch) de folhas de agrio meia xcara (ch) de radicchio picado meia xcara (ch) de alface frise picada 4 figos sem casca cortados em quatro 3 colheres (sopa) de queijo parmeso em lascas

MODO DE PREPARO Massa Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o azeite e o Maggi Fondor. Acrescente o fermento biolgico, dissolvido em meia xcara (ch) de gua morna, e misture com as mos at soltar da tigela. Se necessrio, pingue um pouco de gua. Cubra com filme plstico e deixe descansar por cerca de 1 hora, at dobrar de volume. Com o auxlio de um rolo de macarro, abra a massa em uma superfcie polvilhada com farinha de trigo. Faa discos de cerca de 15 cm de dimetro. Coloque-os em uma assadeira, untada com azeite, e cubra-os com filme plstico. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Espete a massa com um garfo para no formar bolhas de ar e leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou at os discos ficarem crocantes.
Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (bowl) e Acervo Produo (guardanapo amarelo e travessa)

Molho Reserve uma colher (sopa) de suco de laranja. Em uma panela pequena, misture os ingredientes e leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos ou at reduzir o volume pela metade. Adicione o suco de laranja reservado.

Recheio Sobre o disco de massa assado, distribua as folhas, os figos e o queijo parmeso. Regue com o molho e sirva.

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (linha e papel) e Pepper (tbua)

Rendimento: 6 pores | Preparo: 1 h e 15 min | 308 kcal/poro

Sanduche de presunto e gorgonzola

Rendimento: 6 pores | Preparo: 1 h e 40 min | 537 kcal/poro

Sanduche de frango desfiado

INGREDIENTES meia xcara (ch) de queijo gorgonzola (cerca de 70 g) 1 caixinha de Creme de Leite Nestl 1 stick de Maggi Meu Segredo 1 ma 1 colher (ch) de suco de limo 2 baguetes grandes cortadas em 6 pedaos 200 g de presunto fatiado 2 xcaras (ch) de alface americana rasgada MODO DE PREPARO Em uma tigela, misture o queijo gorgonzola, amassado com um garfo, com o Creme de Leite Nestl e o Maggi Meu Segredo. Cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 1 hora. Corte a ma em fatias finas e misture com o suco de limo para que ela no escurea. Reserve. Abra as baguetes, passe o creme de gorgonzola, coloque as fatias de presunto, as fatias de ma e a alface. Sirva.

INGREDIENTES 1 peito de frango com osso (cerca de meio quilo) 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de Maggi Caldo Lquido Galinha 1 copo de Requeijo Cremoso Nestl 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada 2 baguetes grandes cortadas em 6 pedaos 2 xcaras (ch) de rcula 5 tomates secos picados

MODO DE PREPARO Em uma panela, cozinhe o peito de frango em trs xcaras (ch) de gua. Desligue o fogo, espere amornar e desfie. Em uma frigideira, aquea a manteiga e junte o frango desfiado, o Maggi Caldo Lquido e trs colheres (sopa) de gua. Refogue por cerca de 5 minutos, desligue o fogo e misture o Requeijo Cremoso Nestl e a cebolinha verde. Transfira para uma tigela, cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 1 hora. Reserve. Abra as baguetes, coloque o frango desfiado, a rcula e os tomates secos. Sirva.
Dezembro 2011 Nestl com voc

27

lies de cozinha

A combinao de biscoito tipo champagne, creme de Chocolate, merengue e Chocolate Nestl Classic Meio Amargo faz do Pav dos Frades um doce que agrada a todos os paladares. Veja o passo a passo!
1 2

Sobremesa divina

Pav dos Frades

Rendimento: 20 pores | Preparo: 4 h e 30 min | 205 kcal/poro

5 6

MODO DE PREPARO Em uma panela, misture o Leite Moa com metade do Leite Ninho, as gemas peneiradas, o amido de milho e trs colheres (sopa) do Chocolate em P Dois Frades. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, at adquirir consistncia cremosa (1) e reserve. Em uma batedeira, bata as claras em neve e junte o acar, aos poucos, sem parar de bater. Misture delicadamente o Creme de Leite Nestl (2) e reserve. Umedea os biscoitos na mistura de licor de cacau com o Leite Ninho restante. Forre com parte dos biscoitos umedecidos uma forma retangular (20 cm x 30 cm) (3), despeje o creme de chocolate reservado, o Chocolate Nestl Classic picado (4), os biscoitos restantes e, por ltimo, a cobertura de claras reservada (5). Leve geladeira por cerca de 4 horas. No momento de servir, peneire o restante do Chocolate em P Dois Frades sobre a superfcie (6). Confira o vdeo do passo a passo desta receita no site www.nestle.com.br/site/cozinha/ aprendendo/video-aulas/Pave_dos_Frades.aspx

28

Nestl com voc

Dezembro 2011

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (bowl, colher, esptulas, panelas, peneira, pratos, travessas)

INGREDIENTES 1 lata de Leite Moa 1 medida (lata) de Leite UHT Ninho Integral 2 ovos meia colher (sopa) de amido de milho 5 colheres (sopa) de Chocolate em P Dois Frades 4 colheres (sopa) de acar 1 lata de Creme de Leite Nestl 1 pacote de biscoito tipo champagne (200 g) 3 colheres (sopa) de licor de cacau meio tablete de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo picado (85 g)

comportamento

Coloque as nanas em dia!


Conversamos com especialistas e selecionamos dicas prticas para ajudar a equilibrar os ganhos e os gastos, principalmente de final de ano. Confira!

im de ano sinnimo de 13 salrio. E tambm de gastos com presentes, ceia de Natal, roupas novas para as festas... Se a empolgao no for contida, logo em janeiro o oramento entra no vermelho por causa dos impostos e dos gastos tpicos da poca, como a compra de material escolar. Controlar os impulsos e estabelecer metas financeiras de curto, mdio e longo prazo ajuda no s a ter um 2012 mais tranquilo como desfrutar melhor os prximos anos. Siga as dicas dos especialistas, voc s tem a ganhar!

As tentaes natalinas so muitas, mas, como diz o professor Ricardo Cintra, preciso dominar os impulsos consumistas. Que tal direcionar a renda aparentemente excedente, como o 13o salrio, quitao de dvidas? Procurar os credores e tentar negociar encargos e prazos pode mostrar novos caminhos. Trocar altas taxas de juros por outras menores possvel em muitos casos, e vale a pena tentar, sugere o especialista. Se voc tem alguma poupana de baixa rentabilidade (ttulos de capitalizao, por exemplo), resgate o valor imediatamente e use esse dinheiro na quitao de dvidas, priorizando as de maior custo, ou seja, que cobram juros mais altos. Segundo os experts, no h sentido em fazer poupana e manter dvidas crescentes, pois a diferena de taxas entre os rendimentos da caderneta e os juros das pendncias sempre ser prejudicial a quem aplica o dinheiro.

Quite as dvidas

Uma sugesto para no passar aperto no fim do prximo ano, dada pelo professor de economia Ricardo Cintra, somar todas as estimativas de gastos do incio do ano, dividir por 12 e fazer a reserva necessria em parcelas mensais. As empresas fazem dessa maneira com suas contas, portanto, podemos e devemos aprender com elas, diz. Vamos supor que seus gastos do comeo do ano somem R$ 2 mil. Divididos pelos 12 meses, d cerca de R$ 166. esse valor que voc vai ter de poupar, todo ms, para encarar com tranquilidade o ms de janeiro de... 2013!

Programe os gastos

Ilustraes: Thinkstock

Todos sabem quanto recebem, mas grande o nmero de pessoas que desconhecem quanto gastam ou o montante de suas dvidas, avisa Ricardo Cintra, professor de economia da Trevisan Escola de Negcios, de So Paulo. Alm de somar tudo aquilo que gastou, no se esquea tambm de anotar os parcelamentos e seus respectivos vencimentos, para evitar contratempos por causa de juros.

Conhea bem seus gastos

Aps quitar as dvidas, o segundo passo, de acordo com o economista e consultor Gustavo Cerbasi, autor do best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Editora Gente), se comprometer com as contas de janeiro as principais so IPVA, IPTU e material escolar. Quanto s frias, tente planej-las com antecedncia, fazendo uma estimativa do quanto vai gastar com refeies, passeios, hospedagem etc.

Comprometa-se com as contas de janeiro

Normalmente, no momento da compra, sempre oferecida a forma de pagamento com o carto de crdito; use-o se no tiver condies de pagar vista. Prefira quitar suas despesas dessa forma, no ato. Alm de criar uma dvida a prazo, ao utilizar o crdito voc corre o risco de se enrolar e cair nos juros se no for uma pessoa organizada, ressalta Dora Ramos, fundadora e diretora da Fharos Assessoria Empresarial, de So Paulo.
Dezembro 2011 Nestl com voc

Compre vista

29

tima ocasio para dar algumas lies de educao financeira s crianas. Ensine-as como pesquisar e comparar preos, analisar quantidades, verificar a qualidade..., orienta Cerbasi.

Ultrapassar o limite pode resultar em dvidas desnecessrias. Para cobrir um dbito, por exemplo, muitas vezes preciso fazer um emprstimo, que acaba comprometendo a renda mensal... o efeito bola de neve, comenta Dora. Se voc se identificou com essa situao, tome cuidado, pois bem possvel que j esteja no vermelho h algum tempo. Para mudar esse cenrio preciso aprender a comprar com conscincia: analise o que realmente est precisando, evite adquirir coisas por impulso e livre-se do arrependimento na hora da conferncia do saldo da conta-corrente.

No gaste mais do que pode

J que Natal poca de harmonia, celebrao e convivncia, que tal aproveitar o momento dos preparativos para colocar essas palavrinhas em prtica? Alm disso, voc pode economizar em pequenos detalhes como a decorao da sua casa ou da mesa da ceia. Uma boa ideia convidar as pessoas que moram com voc para fazer os enfeites da rvore de Natal, pr flores nos vasos, escolher a toalha e a loua... As crianas, em especial, vo adorar a experincia.

Pea a cooperao da famlia

Para Gustavo Cerbasi, a recomendao de anotar todos os gastos at mesmo os cafezinhos na padaria s funciona para cerca de 15% a 20% das pessoas. Sou a favor da flexibilidade, em vez do controle extremo. As pessoas precisam de tempo para o lazer, as amizades, os laos afetivos e no se estressar apenas com clculos, salienta. Ele avisa que o ideal montar uma planilha bsica (pode ser em um caderno mesmo) com gastos obrigatrios e tambm prever cerca de 20% a 25% a mais que o estimado para despesas extras, que podem surgir de ltima hora (como uma consulta mdica ou a compra de roupas novas para um casamento). Esses valores precisam ser flexveis (de R$ 300 a R$ 500, por exemplo), dentro do oramento da famlia. Os dados devem ser lanados uma vez por ms. No se esquea de que os gastos com lazer e bem-estar entram na parte dos obrigatrios. preciso investir na qualidade de vida, afirma Cerbasi. Mas sempre com moderao, claro.

Monte uma planilha

J decidiu o cardpio de Natal e de Rveillon? hora de ir ao supermercado, com a listinha na mo e um valor predeterminado para gastar, de acordo com o consultor Gustavo Cerbasi. A lista e o valor predeterminado ajudam a manter o foco sem prejudicar os gastos, explica ele.

Planeje seus gastos

8
30

Com exceo do momento de escolher os presentes, as compras de fim de ano so uma


Dezembro 2011

Ensine as crianas

Em vez de percorrer os corredores lotados dos shoppings atrs de um presente que impressione, voc pode fazer uma bela cesta de caf da manh, um lbum de fotos e at um blog ou um site para as pessoas queridas. O tempo e o carinho dedicados para a produo de presentes criativos no tm preo e eles podem ficar at mais bonitos e originais do que algo comprado.

Use a criatividade para presentear

Com o oramento domstico em mos, analise onde d para espremer e fazer sobrar um determinado valor (pode ser qualquer cifra, desde que voc tenha o compromisso de reservar mensalmente essa quantia) para depositar em uma caderneta de poupana ou em outro tipo de investimento. Ter uma meta para o futuro ajuda muito: vale desde trocar o fogo at comprar um apartamento. O objetivo de poupar dinheiro tambm uma forma de ver em que se est gastando em excesso com a conta do celular, com restaurantes caros etc.

Invista

Nestl com voc

conversa com...
Smia Simurro*

O melhor investimento o bem-estar


A qualidade de vida tem, em sua definio, a ideia de equilbrio, harmonia e integrao em todas as dimenses humanas, como fsica, emocional, social, espiritual e financeira. A avaliao que se faz desses cinco diferentes aspectos determina nosso bem-estar. O processo de moderao e harmonizao dessas dimenses dinmico e envolve atitudes e escolhas dirias. Balance-las no tarefa para a qual exista uma receita pronta. Trata-se de uma longa jornada, pautada na conscincia de ter e fazer um constante esforo para manter-se saudvel e alcanar o seu bem-estar. As escolhas que se faz na vida so da responsabilidade de cada um. Elas podem levar a um processo de evoluo e melhorias ou a algumas dificuldades. o que pode acontecer com quem se encontra com problemas financeiros, o que na maioria das vezes chega a comprometer o bem-estar dirio.
Ilustrao: Thinkstock/ Foto: divulgao

as melhores alternativas e solues. Essa questo, quando bem gerenciada, resulta em oportunidade de aprendizado. Mas preciso ter controle, bom senso e adotar medidas ponderadas. necessrio, ainda, discernir o que exagero para enxergar alm da turbulncia, analisando tudo num contexto mais amplo. Um contratempo financeiro mal gerenciado pode prejudicar o dia a dia no trabalho e a convivncia com a famlia. Para evitar o endividamento, aconselhvel seguir as dicas preciosas dos especialistas (veja nas pgs. 29 e 30), mas tambm modificar certos comportamentos. Pesquisas internacionais apontam que 40% da variao dos nveis de felicidade est relacionada a questes comportamentais e no obteno de bens materiais, como muitos pensam e assim agem. Esses mesmos estudos apontam que aes como praticar gratido, viver o presente e comprometer-se com seus objetivos contribuem mais para a vivncia da felicidade. Depois de restabelecida a sade do bolso, preciso que todos reflitam sobre a busca desenfreada de bens materiais. Vale perguntar-se: Preciso mesmo dessa nova roupa? J est comprovado em pesquisas acadmicas que a conquista de bens materiais no se traduz em felicidade plena, e sim em uma satisfao momentnea, de curto prazo de durao. So as experincias, convivncias e posturas diante da vida que geram o verdadeiro sentimento de felicidade.

importante que, num momento de dificuldade, a pessoa mantenha a calma para que possa encontrar

*Smia Simurro mestre em psicologia pela Universidade de So Paulo (USP) e vice-presidente de projetos da Associao Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)

Dezembro 2011

Nestl com voc

31

bem-estar

Modifique seus hbitos


Atitudes simples podem ajudar a driblar a irritao, o cansao, a insnia
xcesso de trabalho, cansao, horas em engarrafamentos, preocupaes com as finanas, ansiedade em relao ao futuro... Vrios so os fatores, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos, que esgotam as energias e prejudicam o humor de muita gente. Para reverter esse quadro, a soluo adotar novos e bons hbitos, e ganhar pique, entusiasmo e alegria ao lidar com a rotina.

der um projeto... Ter autoconfiana fundamental para se sentir calmo e seguro.

3. Pratique exerccios fsicos


De acordo com a psicloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma Brasil (filial nacional da International Stress Management Association), a atividade fsica regular pode afetar positivamente o nimo das pessoas, pois capaz de diminuir o nvel de estresse e gerar mais energia. A Organizao Mundial da Sade (OMS) recomenda caminhar 30 minutos por dia, pelo menos trs vezes por semana, para colher os benefcios, mas voc pode escolher exerccios em grupo. Procure sempre a opinio de um mdico para saber qual esporte o mais indicado.

1. Aposte nas amizades


Para a psicloga Snia Fuentes, mestre em gerontologia pela Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP), um dos primeiros passos para alimentar o bom humor investir nas amizades e cultivar os relacionamentos. Cerque-se de pessoas positivas, que valorizam o que tm e acrescentam coisas boas sua vida, diz Snia.

2. Faa acontecer
Outra atitude fundamental, de acordo com especialistas, colocar um ponto final na sndrome da procrastinao a mania de adiar aes e decises , que acomete muita gente. No terminar tarefas, deixar pendncias e assumir responsabilidades alm do que se pode fazer contribuem para o aumento da ansiedade. A pessoa fica com os afazeres no cumpridos o tempo todo martelando na cabea. Esboce um plano para resolver o que urgente e organize-se! Mas importante preparar-se para as situaes a fim de combater a ansiedade. Assim, estude para os exames, informe-se sobre a empresa antes de uma entrevista de emprego, abastea-se de argumentos para defen-

Nem sempre as coisas saem como a gente quer. Porm, reclamar e ficar de mau humor faz com que o organismo aumente a produo de cortisol, o hormnio do estresse. Por exemplo: voc planejava ir praia no fim de semana, mas a previso do tempo anuncia frio e chuva. Pense: possvel alterar o clima? claro que no, mas d para mudar os planos, como ir ao cinema, fazer um jantar com os amigos, assistir aos DVDs da srie que mais gosta... Segundo pesquisas da Isma Brasil, ver o aspecto

32

Nestl com voc

Dezembro 2011

Foto: Thinkstock

4. Veja o lado positivo das situaes

e cultive o bom humor


e a ansiedade, que costumam atrapalhar sua qualidade de vida
positivo dos acontecimentos ajuda a minimizar a ansiedade e traz bem-estar. E mais: preste ateno em seus pensamentos, avisa Rebeca Fischer, instrutora da Sociedade Brasileira de Programao Neurolingustica (SBPNL). Ela sugere j comear o dia de maneira positiva, acreditando que ser bom dessa forma, o crebro se predispe a mudar a energia, o humor e at mesmo as aes da pessoa, que se sente mais entusiasmada e confiante. Isso porque a qualidade daquilo que voc pensa tem uma influncia poderosa sobre o corpo e a mente. Se pensar de maneira positiva, vai se acalmar e a chance de tudo dar certo ser maior. aplacar a ansiedade. No resolve totalmente um problema, porm ajuda a avaliar melhor a situao e a ter ideias sobre como enfrent-la.

7. Marque encontros com voc


Para evitar que a correria do cotidiano gere ainda mais nervosismo e agitao, tente reservar uma hora por dia somente para voc. Pode parecer difcil, mas pense: quando surge um imprevisto familiar ou profissional, voc no consegue dar conta? Ento marque um compromisso consigo mesmo anote-o, literalmente, na agenda e durante esse tempo faa algo que lhe agrade muito: ler um livro, ouvir msica, praticar um hobby, se exercitar, passear no parque... Seu astral, com certeza, vai melhorar!

5. Oua msica
Estudos cientficos demonstram que a msica suave ajuda a relaxar os msculos e dilui emoes destrutivas, observa a psicloga Ana Maria Rossi, da Isma. Para driblar a ansiedade, as melodias tranquilas so as mais indicadas, em especial quando se est no trnsito. Bons exemplos so os gneros clssico, barroco e new age.

8. Durma bem
Voc pratica exerccios fsicos regularmente, se alimenta bem e se deita todas as noites no mesmo horrio. Ainda assim, sente que dorme mal e acorda de manh com sensao de cansao e dores pelo corpo. Segundo o ortopedista e especialista em coluna Paulo Satiro, o correto dormir de lado, preferencialmente na posio fetal, e colocar um travesseiro entre as pernas para amenizar o peso dos joelhos. A altura do travesseiro tambm deve ser considerada: o ideal preencher o espao entre o colcho e a cabea. Dessa maneira a coluna ficar totalmente alinhada. A escolha do colcho indispensvel. No deve ser nem muito mole e nem muito duro.

Cuidar de plantas pode proporcionar equilbrio emocional e canalizar os efeitos negativos do estresse do cotidiano, sobretudo nas grandes cidades, onde o contato com a natureza restrito. Mexer na terra, por exemplo, uma espcie de terapia para

6. Aproxime-se da natureza

passear

Teatros que fazem histria


Muito antes de o Brasil ter seu primeiro teatro, j existia a Casa da pera de Vila Rica, inaugurada em Ouro Preto, MG, em 1770. At ento, as apresentaes teatrais e musicais costumavam acontecer em conventos, igrejas, palacetes e at em praias. Aps a criao do primeiro teatro, aos poucos outros espaos foram construdos, conforme as cidades cresciam. Assim, a nossa cultura teatral e musical pde ser aprimorada e divulgada nos palcos. Aqui, voc confere alguns dos mais importantes teatros brasileiros, sob o ponto de vista histrico, artstico e arquitetnico, que valem ser visitados!

Em 1884, Curitiba entrou para o grupo de capitais brasileiras que possuam um grande teatro. Em homenagem ao fundador da cidade, Theodoro bano Pereira, o Theatro So Theodoro encantou os curitibanos por dez anos, at que a Revoluo Federalista de 1894 interrompeu as atividades da casa. Foi reinaugurado em 1900, com o nome Theatro Guayra. Em 1939, um problema estrutural forou a demolio do prdio. Realizouse um novo projeto, concludo em 1954, que, desde ento, abriga o Centro Cultural Teatro Guara, um espao com trs auditrios.
Rua XV de Novembro, 971, Curitiba, PR Tel. (41) 3304-7900 / 7999, www.tguaira.pr.gov.br

Curitiba

O Theatro Municipal de So Paulo (que conserva a grafia antiga da palavra teatro com th), inaugurado em 1911, comemorou seu centenrio em setembro de 2011, aps uma ampla reforma. O grandioso prdio foi projetado pelo renomado arquiteto paulista Ramos de Azevedo. Por seu palco j passaram nomes consagrados, como a cantora lrica Maria Callas, os bailarinos Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov e as lendas do jazz Duke Ellington e Ella Fitzgerald. O corpo artstico do Theatro Municipal de So Paulo composto da Orquestra Sinfnica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertrio, o Bal da Cidade de So Paulo, o Quarteto de Cordas da Cidade de So Paulo, o Coral Lrico, o Coral Paulistano e as Escolas de Dana e de Msica de So Paulo.
Praa Ramos de Azevedo, s/n, So Paulo, SP. Tel. (11) 3397-0300, www. prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/theatromunicipal

So Paulo

Foto: Divulgao / Karin Van Der

O surgimento do Teatro Amazonas est diretamente ligado ao Ciclo da Borracha. No final do sculo 19, Manaus era muito prspera, graas riqueza conquistada com a comercializao da borracha. Os polticos da poca consideravam fundamental que uma cidade to representativa sob o ponto de vista econmico tivesse tambm um importante espao cultural. Por isso, construiu-se um teatro digno do poderio econmico da capital amazonense. Foram trazidos arquitetos, engenheiros, pintores e escultores da Europa. Aps mais de dez anos de construo, o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 e, desde ento, se consolidou como o maior patrimnio cultural e arquitetnico de Manaus.
Praa So Sebastio, s/n, Manaus, AM. Tel. (92) 3232-1768, www.culturamazonas.am.gov.br/programas_02.php?cod=0255

Manaus

Cu ri tiba

Broocke

o / Sylvia Ma

Foto: Divulga

Foto: Divulgao / Alex

Pazuello

sini

34

Nestl com voc

Dezembro 2011

S o Pa ul o

Mana us

O Teatro Municipal de Ouro Preto foi inaugurado primeiro com o nome Casa da pera de Vila Rica, em 1770, e somente anos depois passou a ser conhecido como um teatro de fato. De grande valor histrico, por ser um dos mais antigos da Amrica do Sul, ao longo dos primeiros 100 anos de existncia, o lugar recebeu inmeros espetculos teatrais e teve como marca o pioneirismo ao incluir atrizes nos elencos das peas, o que era um tabu no sculo 18. Aps passar por uma ampla reforma em 2007, o teatro atualmente um dos principais pontos tursticos da cidade histrica mineira.

oledo arcelo Th

a o) e Divulg (Ouro Pret

o / Vni

Ouro Preto

as (Rio a Laranjeir

) de Janeiro

Fotos: Divu

et o Ou ro Pr
Rio d e Jan e iro

Rua Brigadeiro Musqueira, s/n, Ouro Preto, MG. Tel. (31) 3559-3224, http://casadaoperaop.wordpress.com

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (que tambm conserva a grafia antiga da palavra teatro com th) o mais antigo do Brasil e uma das principais casas de espetculo da Amrica do Sul, com capacidade para cerca de 2 mil espectadores. O imponente edifcio, planejado por Francisco de Oliveira Passos e Albert Guilbert, foi inspirado na pera de Paris. A arquitetura em estilo clssico, mas a rica decorao tem influncia do barroco. Nas grandes janelas laterais, esto gravados nomes de mestres da msica e da dramaturgia, como o compositor Richard Wagner e o escritor Goethe. Entre os corpos artsticos em atividade no teatro, se destacam a orquestra, o coro e o bal.
Foto: Divulgao

Rio de Janeiro

Praa Marechal Floriano, s/n, Rio de Janeiro, RJ Tel. (21) 2262-2935, www.theatromunicipal.rj.gov.br

O Maranho foi um dos primeiros Estados brasileiros a possuir um teatro. Inaugurado em 1817, o Teatro Unio teve sua construo proporcionada pelo bom momento econmico vivido pela capital durante o Ciclo do Algodo. A arquitetura neoclssica diferencia o prdio de todas as outras edificaes da capital maranhense. Em 1852, o teatro passou a se chamar Teatro So Luiz e, quase 70 anos mais tarde, foi rebatizado de Teatro Arthur Azevedo, em homenagem ao dramaturgo e poeta brasileiro, nome que se mantm at hoje.
Rua do Sol, s/n, So Lus, MA Tel. (98) 3218-9900, www.cultura.ma.gov.br/portal/taa

So Lus

lgao / M

S o

Praa Marechal Deodoro, s/n, Porto Alegre, RS Tel. (51) 3327-5100, www.teatrosaopedro.com.br/tsp

Foto: Divulga

Aberto ao pblico em 1858, o Theatro So Pedro o mais antigo da capital gacha. O prdio, que tem arquitetura neoclssica concebida pelo alemo Georg Karl Phillip Theodor von Normann, j recebeu em seu palco personalidades como o maestro Heitor Villa-Lobos e a atriz Cacilda Becker. Para construir o teatro, foram necessrios mais de 20 anos, pois a obra foi interrompida em razo da Revoluo Farroupilha. De 1975 a 1984, o local passou por uma reforma profunda, que modificou significativamente seu projeto original.

Porto Alegre

o / Diego Neves

Port o Al e g re

compartilhar

Ilustrao: Thinkstock

Para o bem de todos e do planeta, recicle!

A reciclagem de materiais uma das principais formas de solucionar a questo da gerao de lixo
por meio da reciclagem que papis usados se transformam em novas folhas ou caixas de papelo; vidros em novas garrafas ou frascos; plsticos podem se transformar em vassouras, potes e at camisetas; e metais em novas latas ou recipientes. O processo comea pela correta separao do lixo em casa e tem prosseguimento nas usinas de reciclagem, por exemplo. De forma geral, o cidado comum possui uma participao mais significativa no primeiro passo da reciclagem, em que se tem a separao do lixo, uma etapa fundamental para a realizao do restante do processo. A princpio, a forma mais simples de se fazer a separao isolar o resduo seco do mido. O seco consiste, sobretudo, em embalagens, papis, revistas e jornais. O lixo mido composto basicamente por restos de alimentos. Um detalhe muito importante a contaminao dos materiais envolvidos. Um objeto reciclvel (uma embalagem de plstico, por exemplo), em contato com contaminantes (leos, graxas, solventes etc.), deixa de ser reciclvel. Portanto, a correta separao dos materiais vital para que a cadeia de reciclagem seja bem-sucedida.

e voc se preocupa com a qualidade de vida, tanto das pessoas quanto do planeta, veja estes nmeros: segundo dados do Panorama dos Resduos Slidos no Brasil de 2010 (Abrelpe, 2010), cada brasileiro gera 378,4 quilos de resduos por ano, sendo que 42,4% do total produzido ainda recebe a destinao incorreta. Quando se compara esses dados aos coletados em 2009, obtm-se um crescimento de cerca de 5,3% no volume gerado e uma reduo de 0,8% nas destinaes incorretas. Embora esteja ocorrendo uma reduo desse indicador, necessrio muito trabalho para que fique de acordo com o que estabelece a Poltica Nacional de Resduos Slidos, que prev a extino dos lixes at 2014. Uma alternativa para o crescimento do volume de resduos gerados no pas a reciclagem. Ainda segundo a pesquisa citada, divulga-se que 57,6% dos municpios brasileiros possuem iniciativas de coleta seletiva. Embora o dado aparente ser uma boa notcia, deve-se avali-lo com ressalvas, considerando que tais atividades podem estar relacionadas apenas disponibilizao de pontos de entrega voluntria aos habitantes ou a convnios formalizados com cooperativas de catadores. Sendo assim, uma boa iniciativa para o aumento efetivo desses ndices est nas mos de cada um de ns, na medida em que podemos mudar alguns hbitos desnecessrios. No s por meio da seleo do que til e intil e da reciclagem que podemos colaborar, mas tambm atravs da reduo da gerao de resduos utilizando o princpio dos trs Rs: a primeira forma de contribuir para resolver esse problema ambiental reduzir o consumo, desde bens suprfluos at alimentos e embalagens. Outra maneira de ajudar o planeta reutilizar em vez de descartar. Um copo de requeijo, por exemplo, pode se transformar em utenslio domstico. Por fim, podemos diminuir o problema do lixo encaminhando resduos para a reciclagem.

conjuntamente com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) para promover reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado dos resduos slidos, por meio da formao e capacitao de cooperativas de catadores. O apoio da Nestl permitiu ao Cempre, nesse perodo, dar um novo rumo a mais de 8,5 mil toneladas de lixo que teriam como destino os aterros sanitrios e lixes dos sete Estados em que essa parceria atua.
Fontes: Instituto Akatu (www.akatu.org.br), Estanislau Maria de Freitas, coordenador do Instituto Akatu, Instituto GEA (www.institutogea.org. br), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) e Associao Brasileira de Empresas de Limpeza Pblica e Resduos Especiais (Abrelpe)
Dezembro 2011 Nestl com voc

Boa parceria Desde 2005, a Nestl atua

37

novidades

Festival de lanamentos
Panettones, cestas para presentear, latas decorativas e outras opes que vo alegrar seu final de ano. Experimente!

Panettones Nestl:
Sabores nicos e irresistveis, que deixaro seu Natal ainda mais gostoso!

Recheios especiais

Tradicionais

Nestl Frutas 400 g/

500 g A tradio da massa do panettone com frutas cristalizadas e uvas-passas cuidadosamente selecionadas.

Nestl Classic 400 g/ 500 g o nico que traz o verdadeiro sabor do mais puro e tradicional Chocolate ao Leite da Nestl.

MOA Doce de Leite 500 g o nico feito com o tradicional Doce de Leite MOA. Cremoso e com sabor irresistvel, d um toque especial para o panettone com gotas de chocolate.

ALPINO 500 g Combina

o sabor irresistvel do Chocolate ALPINO com a poca mais gostosa do ano.

Para presentear
ALPINO Lata 750 g
nico, inconfundvel, irresistvel! A perfeita unio da tradio com o exclusivo sabor de ALPINO. Ideal para presentear.

MOA com Frutas 500 g Nestl Classic Duo 500 g


Traz a combinao do tradicional panettone de frutas e o recheio feito com o verdadeiro Leite MOA. a harmonia de gotas do mais puro Chocolate ao Leite Nestl com o delicioso recheio feito com chocolate branco.

Cestas

colecionveis com motivos natalinos!

Nestl Frutas lata 500 g Latas

38

Nestl com voc

Dezembro 2011

Uma seleo de produtos que s a Nestl poderia trazer para o Natal. Disponveis em dois tamanhos: Cesta Natalina Grande e Cesta Natalina Pequena. Entre os itens das cestas, esto Panettones, LEITE MOA, NESCAF, Passatempo e Caixa de especialidades.

NESCAF Dolce Gusto repleta de novidades


Famosa por introduzir o conceito cafeteria dentro de casa, a linha NESCAF Dolce Gusto traz muitos lanamentos para os fs da marca, ideais para presentear neste Natal. Um dos destaques o Caff Buongiorno, o verdadeiro cafezinho desenvolvido especialmente para os brasileiros, com 100% de gros nacionais e sabor encorpado. Outro lanamento a escolha perfeita para quem gosta de despertar com um delicioso caf com leite. O Caf Au Lait tem a medida certa da combinao do caf e do leite, o que confere uma cremosidade especial em uma nica cpsula. Para guardar as cpsulas, nada melhor do que o novo Porta-Cpsula Cromado 360, com formato compacto e capacidade para 24 cpsulas. E as novidades no param por a! Os amantes do bom caf agora tambm podem saborear as bebidas da linha NESCAF Dolce Gusto na verso preta da charmosa mquina Piccolo, alm da vermelha e da branca, que foram as primeiras cores comercializadas. Quem procura uma ideia de presente, para descobrir os sabores de NESCAF Dolce Gusto, o Gift Box uma tima opo. O novo kit apresenta um design sofisticado, com 30 cpsulas de bebidas, em dez sabores diferentes, classificados em quatro categorias: Caf da Manh, Espressos, Especialidades e Bebidas Frias.

Conhecido por sua verso ao leite, o tradicional chocolate Suflair tem como principal diferencial sua consistncia aerada, que faz com que ele derreta na boca. Agora, os apreciadores deste inconfundvel chocolate tm um bom motivo para comemorar, pois chegou o novo Suflair Branco. Toda a maciez do Suflair agora pode ser desfrutada no sabor suave do chocolate branco Nestl. O lanamento chega ao mercado na verso do tablete familiar, com 130 g.

Suflair tambm chocolate branco! Nestl lana o nico chocolate aerado do mercado!

Ao lado, a Piccolo na verso preta e as cpsulas do Caff Buongiorno e do Caf Au Lait

Novo Porta-Cpsula cromado 360 com capacidade para 24 unidades. E o Gift Box com 30 cpsulas e 10 sabores diferentes

Creme de Leite est de cara nova


O Creme de Leite Nestl, um dos mais reconhecidos produtos da marca, chega s lojas com um novo visual, mais moderno, mas com o sabor e a qualidade de sempre. As verses em lata (de 300 g, com 25% de gordura) e caixinha (de 200 g, com 17% de gordura) agora esto com seus rtulos predominantemente azuis. E o Creme de Leite Light, por sua vez, apresentado em lata de 290 g e com apenas 15% de gordura, est com o rtulo em verde. No verso das embalagens, voc encontra oito novas receitas desenvolvidas pela Cozinha Nestl.
Dezembro 2011 Nestl com voc

39

novidades / acontece
MOLICO FAST Frutas Amarelas amplia linha FAST

A linha de bebidas rpidas Nestl FAST apresenta mais uma novidade. O MOLICO FAST Frutas Amarelas mais uma opo saudvel, nutritiva e com baixo teor calrico, excelente para qualquer hora do dia. Rico em vitamina D, com 0% de gordura e sem adio de acar, o produto tem sabor marcante, que combina manga, maracuj e pssego. Alm disso, o MOLICO FAST Frutas Amarelas oferece o equivalente a 50% da quantidade diria de clcio recomendada para um adulto.

A gua So Loureno, a primeira engarrafada do Brasil, j comemora mais de 120 anos de vida. Para valorizar a tradio de sua gua mais antiga, a Nestl redesenhou seu rtulo, que passa a dar destaque histria da marca. A nova embalagem mantm a imagem do leo, que simboliza a fora e a pureza das fontes da cidade de So Loureno. O novo rtulo, com seus finos traos em ouro na verso com gs e em prata na natural, traz em cada detalhe um pouco das origens da cidade, transmitindo a riqueza da cultura e levando mais beleza mesa para harmonizar-se com grandes vinhos e sofisticados pratos. Alm disso, a parte de trs dos rtulos das garrafas PET agora vem com um breve texto explicativo sobre a cidade de So Loureno.

gua So Loureno tem nova embalagem

A Nestl preparou trs novidades irresistveis para a estao mais quente do ano. Os novos sorvetes La frutta Yogo e Extrme prometem agradar diferentes paladares, e o Picol MOA volta ao mercado depois de muitos pedidos de consumidores. Para quem procura um sorvete de baixa caloria, a pedida certa o La frutta Yogo, picol feito com iogurte, disponvel nos sabores pssego e frutas vermelhas, com 0% de

Sorvetes Nestl para refrescar o vero

gordura e sem adio de acar. O outro lanamento o Extrme, sorvete cremoso em formato de cone com duas opes de sabor: creme de leite com chocolate suo e creme de leite com sorbet de amora. A terceira novidade um presente para os fs da linha MOA. O Picol MOA est de volta e se mantm fiel ao formato clssico, numa verso gelada do leite condensado mais tradicional do Brasil.

Chamyto Nctar: nova verso na linha Chamyto


A famlia Chamyto est trazendo mais uma novidade: Chamyto Nctar, uma bebida pronta para consumir, rica em zinco e em vitaminas A e C. Disponvel em trs deliciosos sabores (morango, uva e laranja), o produto comercializado em embalagens individuais de 200 ml. A bebida est disponvel apenas para o Estado de So Paulo.

Picol Premiado est de volta!


A promoo mais refrescante do vero est de volta! Depois do grande sucesso do ano passado, neste ano a promoo Picol Premiado Nestl distribuir em todo o pas 4 milhes de palitos premiados, que do direito a um sorvete da linha de picols LA FRUTTA, nos sabores uva, limo ou abacaxi. Para participar, basta comprar qualquer picol Nestl, exceto potes e cones. Se o palito estiver premiado com o texto Vale 1 picol LA FRUTTA uva, limo ou abacaxi , s troc-lo em um dos postos autorizados qualquer estabelecimento comercial que tenha picols Nestl e/ou Garoto. A promoo vlida at 29 de fevereiro de 2012.
Promoo vlida de 01/10/2011 a 29/02/2012 ou enquanto durar o estoque de brindes oferecidos na promoo. Sujeito disponibilidade de sabores nos postos de troca. No participam da promoo os sorvetes cujas embalagens so copos, potes ou cones. Consulte o regulamento completo no site www.nestle.com.br. C.A. Caixa N 5-0830/2011.

40

Nestl com voc

Dezembro 2011

NESTL on-line

Sucesso entre os usurios de iPhone, o aplicativo Nestl Receitas est disponvel tambm em iPad. Basta acessar a Apple Store e fazer o download grtis para ter sua disposio mais de 2,5 mil pratos, doces e salgados. O sistema de busca permite encontrar receitas de acordo com a necessidade de cada momento. E tem mais: a funo Receita do Dia, como o prprio nome diz, traz novos pratos diariamente. Alm disso, disponibiliza vdeos com o modo de preparo de diversas receitas e coloca voc em conexo direta com um chef da Nestl por meio de participao

Nestl Receitas agora em verso para iPad

Caf da manh mais do que voc imagina

via chat on-line. A verso no iTunes, desde o incio de outubro, conquistou o 13 lugar no ranking do Top Free da Apple Store Brasileira e o 1 lugar no ranking da categoria LifeStyle.

A Nestl lanou uma ferramenta muito til em seu portal: o Assistente para Festas. Ele oferece centenas de opes de receitas de salgados e doces para diferentes ocasies. Voc deve indicar a festa que pretende fazer, especificando o perodo do dia, o local, a ocasio, o clima e o nmero de convidados. A partir da, o assistente sugere as receitas adequadas e quantidades de docinhos, salgadinhos e refrigerantes. Para conhecer a nova ferramenta, acesse: www.nestle.com.br/site/ ferramentas/utilitarios/assistente-parafestas.aspx

Para fazer a festa!

Mais Divertido se transforma em jogo para iPhone e iPad


O game social Mais Divertido, um dos mais acessados pelo pblico infantil no site da Nestl, com cerca de 200 mil visitas por ms, est disponvel para iPhone e iPad. Por enquanto, possvel se divertir com os jogos de corrida e squash, mas, em breve, ter BMX e beisebol. O contedo, para crianas entre 6 e 12 anos, promove educao nutricional, vida saudvel, consumo consciente e interatividade. Para fazer o download grtis, acesse a AppleStore (loja oficial da Apple).

refeio mais importante do dia, sem dvida, o caf da manh e, para comprovar isso e dar dicas de um desjejum nutritivo e balanceado, a Nestl criou a pgina Caf da manh mais do que voc imagina. No site, h informaes valiosas sobre os nutrientes essenciais para um bom caf da manh. E a pgina permite comparar opes: basta clicar nos alimentos, arrastar para o prato, montar o cardpio e verificar o valor nutricional. H ainda estatsticas que revelam a importncia dessa refeio para as crianas, que necessitam de um cardpio nutritivo tambm no incio do dia, para garantir seu crescimento forte e saudvel. O endereo www.nestle.com. br/maisdoquevoceimagina

Dezembro 2011

Nestl com voc

41

histrias do corao

Doces lembrancas ,
lguns momentos da infncia so encantadores e bem divertidos. Um deles o meu encontro com a Nestl. Sempre que algum se refere empresa, o primeiro produto que me vem mente o Leite Ninho. E por um motivo bem especial. Por volta dos meus 6 anos, quando ia dormir na casa da minha av Maria Zolandi, acordava de madrugada e l ia eu para a cozinha colocar em prtica meu delicioso plano: roubar colheradas de Leite Ninho de um armrio suspenso. Ia at l silenciosamente, pegava uma colher, arrastava um banquinho at o armrio, subia e esticava bem as perninhas para alcanar a porta e pegar a lata. Eu me deliciava com as colheradas. Uma noite, minha av me pegou
1

no flagra. A reao dela? Riu muito da situao e jamais ficou brava. E eu continuei com o assalto lata de leite em p por muito tempo. Anos depois, descobri que meus irmos, Daisy e Andr, faziam o mesmo que eu. A minha av sempre comprava Leite Ninho, pois ela gostava de tom-lo com Nescaf. E ns, as crianas, crescemos nos deliciando com copos de Leite Ninho com Nescau. Confesso que ainda hoje roubo umas colheradas, mas no preciso mais acordar durante a madrugada para isso. O Leite Ninho, junto com o Molico, so os meus leites preferidos at hoje!
Lurdes Denise Crispim Moreira, 35 anos, professora de lngua portuguesa e literatura, em Porto Alegre (RS)
Lurdes Denise aos 9 anos, quando ainda roubava colheradas de Leite Ninho (1); em 1981, com sua av Maria Zolandi em passeio no zoolgico de Porto Alegre (2); e hoje, eterna f dos produtos Nestl (3)

Fotos: Pipo Gialluisi e acervo pessoal

Batatas ao funghi

Farofa com melao

Mix de folhas refogadas

Arroz com lentilha

Farofa com melao


INGREDIENTES meia xcara (ch) de manteiga (cerca de 100 g) 4 colheres (sopa) de melao de cana 1 cebola pequena picada 3 xcaras (ch) de farinha de mandioca 2 sachs de Maggi Tempero e Sabor Legumes, Verduras e Arroz meia xcara (ch) de castanha-do-par picada (cerca de 80 g) 150 g de queijo coalho picado (cerca de 2 espetinhos) 1 colher (sopa) de salsa picada

Rendimento: 10 pores | Preparo: 15 min | 376 kcal/poro

Batatas ao funghi
INGREDIENTES 5 batatas sem casca em rodelas meia xcara (ch) de funghi seco (cerca de 15 g) 1 colher (sopa) de farinha de trigo meia xcara (ch) de Leite UHT Ninho Integral 1 lata de Creme de Leite Nestl 1 colher (ch) de sal 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 150 g de queijo muzarela fatiado 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado MODO DE PREPARO Em uma panela, cozinhe as batatas em gua por cerca de 10 minutos ou at ficarem levemente macias. Escorra a gua e reserve. Lave o funghi e deixe-o de molho em gua

Rendimento: 6 pores | Preparo: 1 h e 30 min | 358 kcal/poro

A farinha de mandioca feita a partir da mandioca moda; branca e fina. Tambm conhecida por farinha-da-terra, farinhaseca ou farinha-de-pau.

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (travessa e bolas), Cecilia Dale (guizos dourados), Divino Espao (taas), Oxford Porcelanas (pratos) e Regatta Tecidos (tecido)

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (bowl e estrelas), Cecilia Dale (taas), Cromus Embalagens (suporte dourado) e D. Filipa (pratos raso, de sobremesa e de po)

MODO DE PREPARO Em uma panela, aquea a manteiga e o melao de cana. Junte a cebola e cozinhe at murchar. Adicione a farinha de mandioca e o Maggi Tempero e Sabor e misture bem at ficar hidratada pela manteiga e o melao. Acrescente a castanha-do-par e o queijo coalho e mexa bem. Tampe a panela para que o queijo amolea e sirva.

morna por cerca de 20 minutos. Escorra a gua e pique o funghi em pedaos pequenos. Reserve. Em uma tigela, dissolva a farinha de trigo no Leite Ninho, com o Creme de Leite Nestl e o sal. Reserve. Em um recipiente refratrio quadrado (21 cm x 21 cm) untado com manteiga, monte uma camada de batatas e regue com parte da manteiga. Disponha algumas fatias do queijo muzarela e parte do funghi picado. Despeje parte do creme reservado e repita as camadas. Polvilhe o queijo parmeso e leve ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou at gratinar. Sirva.

harmonia mesa harmonia mesa

harmonia mesa harmonia mesa

Arroz com lentilha


INGREDIENTES Nozes carameladas 4 colheres (sopa) de acar 4 colheres (sopa) de nozes picadas Arroz 2 colheres (sopa) de leo 1 dente de alho amassado 4 colheres (sopa) de cebola picada 2 xcaras (ch) de arroz lavado e escorrido 2 envelopes de Maggi Tempero Arroz meia colher (ch) de sal 4 colheres (sopa) de bacon em cubos 1 xcara (ch) de lentilha cozida sem sal

Rendimento: 8 pores | Preparo: 1 h | 366 kcal/poro

Mix de folhas refogadas


INGREDIENTES Molho meia xcara (ch) de azeite meia colher (sopa) de gergelim branco meia colher (sopa) de Maggi Fondor Refogado 3 colheres (sopa) de azeite 1 dente de alho picado 1 mao de espinafre (apenas as folhas) meio mao de couve rasgada 1 p de acelga rasgada

Rendimento: 6 pores | Preparo: 20 min | 255 kcal/poro

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (molheira), Acervo Produo (enfeites de vidro), Cecilia Dale (taas), Regatta Tecidos (tecido) e Rosa dos Ventos (bowl)

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (bowl, estrela, guardanapo e taas), Regatta Tecidos (tecido) e Spicy (pratos)

MODO DE PREPARO Nozes carameladas Em uma panela, aquea o acar em fogo baixo at derreter e dourar. Junte as nozes e misture bem. Retire do fogo, espalhe em uma assadeira

untada com leo e deixe esfriar. Triture e reserve. Arroz Em uma panela, aquea o leo e doure o alho e a cebola. Acrescente o arroz e refogue at ficar seco e brilhante. Coloque o Maggi Tempero, o sal e quatro xcaras (ch) de gua fervente. Misture bem e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 20 minutos com a panela semitampada. Retire do fogo e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Reserve aquecido. Aquea uma frigideira e doure o bacon na prpria gordura. Junte a lentilha e refogue por cerca de 3 minutos. Adicione o bacon com a lentilha ao arroz e polvilhe as nozes reservadas. Sirva.

MODO DE PREPARO Molho Em uma tigela, misture o azeite com o gergelim e o Maggi Fondor. Reserve. Refogado Em uma panela grande, aquea o azeite e refogue o alho. Junte as folhas aos poucos e cozinhe por cerca de 10 minutos ou at elas murcharem. Misture bem e retire do fogo. Sirva com o molho.

Fcil de encontrar por um bom preo o ano inteiro, a couve considerada um vegetal popular e extremamente benfico sade. Alm das substncias antioxidantes, a couve rica em clcio, importante para a formao dos ossos e a manuteno da massa ssea.

harmonia mesa

harmonia mesa

Bolo de aveia e banana


INGREDIENTES 4 ovos 1 xcara (ch) de Leite UHT Ninho Integral 1 e meia xcara (ch) de acar meia xcara (ch) de acar mascavo 1 pote de Iogurte Natural Integral Nestl meia xcara (ch) de manteiga (cerca de 100 g) 1 xcara (ch) de farinha de trigo 2 bananas picadas 2 xcaras (ch) de Nestl Aveia Flocos 1 colher (sopa) de fermento em p 1 xcara (ch) de amndoas torradas em lascas

Rendimento: 20 pores | Preparo: 40 min | 211 kcal/poro

Milkshake tropical
INGREDIENTES

Rendimento: 1 poro | Preparo: 5 min | 219 kcal/poro

Milkshake maracoco
Rendimento: 1 poro | Preparo: 10 min | 212 kcal/poro

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (copos, guarda-chuva para decorao, prato e tecido)

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (jarra e prato) e Acervo Produo (guardanapos)

at ficar homogneo. Transfira para uma tigela e misture bem com a farinha de trigo, a banana, a Nestl Aveia e o fermento em p. Coloque em uma assadeira retangular (24 cm x 34 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Cubra com as amndoas e asse em forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva. Dica Este bolo tambm pode ser preparado em uma forma redonda (28 cm de dimetro).

1 bola de Sorvete Moa Cocada meia xcara (ch) de Leite UHT Ninho Integral 1 rodela de abacaxi picada 1 colher (sopa) de folhas de hortel

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO MODO DE PREPARO Em um liquidificador, bata o Em um liquidificador, bata os suco de laranja com o maraingredientes. Sirva. cuj. Passe-o por uma peneira, retorne ao liquidificador limpo, sem os pedaos da semente do maracuj, e bata com o Sorvete Moa. Sirva.

1 xcara (ch) de suco de laranja gelado 4 colheres (sopa) de polpa de maracuj 1 bola de Sorvete Moa Cocada

MODO DE PREPARO Em um liquidificador, bata os ovos com o Leite Ninho, o acar, o acar mascavo, o Iogurte Nestl e a manteiga

sobremesas de vero

sobremesas de vero

Sagu com tangerina e coco


INGREDIENTES Creme de coco 1 lata de Moa Docinho Beijinho meia xcara (ch) de Leite UHT Ninho Integral Sagu 1 xcara (ch) de sagu 1 embalagem de Refresco em P La Frutta Tangerina

Rendimento: 8 pores | Preparo: 3 h e 15 min | 100 kcal/poro

Torta de frutas Yogo


INGREDIENTES 1 pote de Sorvete Molico Yogo Natural 2 goiabas sem casca em cubos bem pequenos 2 kiwis sem casca em cubos bem pequenos
Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Produo (tecido), Art Mix (travessa), Blue Gardenia (bowl) e M. Dragonetti (colheres)

Rendimento: 6 pores | Preparo: 4 h e 20 min | 104 kcal/poro

Foto: Sheila Oliveira / Emprio Fotogrfico Objetos: Acervo Emprio Fotogrfico (guardanapo), Art Mix (copos e garrafa) e M. Dragonetti (colheres)

xendo de vez em quando para no grudar no fundo da panela, por cerca de 1 hora ou at as bolinhas ficarem transparentes e macias. Desligue o fogo e acrescente o Refresco em P La Frutta dissolvido na gua reservada. Montagem Em taas individuais, intercale camadas de sagu e creme de coco, finalizando com o sagu. As camadas de sagu devero ser maiores do que as de creme de coco. Cubra com filme plstico e leve geladeira por cerca de 2 horas. Sirva.
Sagu so bolinhas feitas de polvilho ou goma de mandioca-brava, encontradas em todo o Brasil. utilizado tambm para engrossar caldos, sucos e cremes.

MODO DE PREPARO Creme de coco Em uma tigela, misture o Moa Docinho com o Leite Ninho at ficar cremoso. Sagu Separe 1 litro e meio de gua. Reserve meia xcara (ch) e coloque o restante da gua em uma panela. Ferva a gua e acrescente o sagu. Cozinhe em fogo mdio, me-

MODO DE PREPARO Retire o Molico Yogo do congelador para amolecer um pouco. Em uma forma redonda de aro removvel (15 cm de dimetro), disponha metade das frutas para fazer a base da torta. Recheie com o Molico Yogo e cubra com o restante das frutas. Retorne

ao congelador por cerca de 4 horas. Retire instantes antes de servir para cortar mais facilmente. Dicas Se desejar, acrescente quatro unidades de Biscoito Combina Com Leite e Mel picados grosseiramente ao Sorvete. Caso no tenha a forma de aro removvel, forre a forma com filme plstico. No momento de desenformar, retire cuidadosamente para no rasg-lo. Se desejar, prepare em forminhas individuais.
A goiaba uma fruta nativa do Brasil e apresenta altos teores de fibras, sais minerais e vitaminas, principalmente a C.

harmonia mesa sobremesas de vero

harmonia mesa sobremesas de vero

Milkshakes
Tropical

Bolo de aveia e banana

Maracoco

Torta de frutas Yogo

Sagu com tangerina e coco

Tismolortie feummy niam eugue ming exerat, sis aut ad tatisl eui elit iniamet ent lore dipis at dolestie mincip erostis modoluptate voloreet augue corpercil exeros eraessit wis am vent at, quat. Ut et inim quam,

Panettones NESTL: Sabores nicos e inconfundveis que deixaro o seu Natal ainda mais gostoso!
Tradicionais Recheios Especiais

MOA Doce de Leite: gotas de chocolate com o delicioso recheio de doce de leite MOA

NESTL Frutas

NESTL Classic Panettone com gotas do mais puro chocolate ao leite NESTL

NESTL Classic Duo: gotas de chocolate com recheio feito com chocolate branco

MOA com Frutas: nico feito com o tradicional leite condensado MOA

Alpino: gotas de chocolate e recheio feito com o mais puro chocolate NESTL e o sabor tpico dos Alpes Suos

Para Presentear
Latas colecionveis com motivos natalinos! Ideal para presentear pessoas queridas. Panettones Latas Frutas 500g

S-ar putea să vă placă și