Sunteți pe pagina 1din 5

Do tempo para a eternidade?

TEMPO, ETERNIDADE E EVO


Em sntese: A t e s e q u e a f ir ma a r e s s u r r e i o l o g o a p s a mo r t e , b a s e i a - s e , e n t r e o u t r a s , s o b r e a a l e g a o d e q u e , c o m a mo r t e , a c a b a o t e mp o e c o me a a e t e r n i d a d e p a r a o i n d i v d u o . P o r i s t o n o h q u e e s p e r a r o d i a d o j u zo ( s u p o s t a me n t e n o f i m d o s t e m p o s ) , ma s e s t e j e s t p r e s e n t e a o i n d i v d u o f a l e c i d o , o c a s i o n a n d o - l h e a ressurreio final. O r a , t a l a r g u me n t o v e m a s e r a u t n t i c o s o f i s ma . N a v e r d a d e , e n t r e t e mp o e e t e r n i d a d e e x i s t e u m me i o - t e r mo , q u e o e v o o u a e v i t e r n i d a d e . C o m e f e i t o , o t e mp o i mp l i c a mu t a b i l i d a d e s u b s t a n c i a l e mu t a b i l i d a d e a c i d e n t a l ; a e t e r n i d a d e i mp l i c a i mu t a b i l i d a d e s u b s t a n c i a l e i mu t a b i l i d a d e a c i d e n t a l . P o i s b e m ; o e v o s i g n i f i c a i mu t a b i l i d a d e s u b s t a n c i a l e mu t a b i l i d a d e a c i d e n t a l . E s t e s v o c b u l o s f i l o s f i c o s e t c n i c o s s o e x pl i c a d o s n o c o r p o d o a r ti g o , d e mo d o a e v i d e n c i a r q u e , a p s a mo r t e , o i n d i v d u o n o g o za d a e t e r n i d a d e ( e s t a p r p r i a e e x c l u s i v a d e D e u s ) , ma s g o za d a i mo r t a l i d a d e e d o e v o . A e t e r n i d a d e c o mp e t e a o n i c o S e r q u e n o t e m p r i n c p i o n e m f i m : D e u s . i mp e n s v e l p a r a o h o me m, c a r a c t e r i za d o p o r u ma s u c e s s o d e a t o s d e c o n h e c i me n t o e a m o r ( o q u e v e m a s e r p r e c i s a me n t e o e v o ) . E s t e a r t i g o j f o i p u b l i c a d o e m P R 2 7 5 / 1 9 8 4 , p p . 2 7 4 - 2 8 1 . T o r n a mo s a p u b l i c l o a f i m d e c o mp l e me n t a r a s r e f l e x e s s o b r e a r e s s u r r e i o c o n t i d a s e m P R 390/1994.

***
sempre difcil ao pensador refletir sobre o Alm, embora a prpria razo possa por si chegar convico de que a morte no um fim, mas uma transio. Se no houvesse outra vida, onde as aspiraes fundamentais do homem Verdade, ao Amor, Justia, Felicidade... fossem preenchidas, a criatura humana seria a mais miservel dentre todas. Essa dificuldade de refletir j era expressa pelo Apstolo quando dizia: " O q u e o s o l h o s n o v i ra m, o s o u v i d o s n o o u v i r a m, e o c o r a o d o h o me m n o p e r c e b e u , e i s o q u e D e u s p r e p a r o u p a r a a q u e l e s q u e O a ma m" ( 1 C o r 2 , 9 ) . Todavia lcito ao pensador tentar penetrar na realidade da vida pstuma o que, alis, tem sido feito constantemente no decorrer da histria. Entre as teses que recentemente vm sendo propostas a respeito, est a de que o ser humano, logo aps a morte, entra na eternidade; por conseguinte, v-se na consumao dos tempos ou diante da parusia (segunda vinda) do Senhor Jesus; dado que, aps a morte, no estar sujeito ao tempo (com a sucesso de dias e noites e com o ritmo de passado e futuro), a criatura humana no teria que "esperar" a consumao da histria, mas j a presenciaria! Esta afirmao merecer a nossa ateno no presente artigo. Antes de consider-la mais detidamente, observamos que supomos a validade de uma premissa que tanto a filosofia quanto a f recomendam como verdica, apesar de contestada em nossos dias: A I g r e j a a f i r ma a s o b r e v i v n c i a e a s u b s i s t n c i a , d e p o i s d a mo r t e , d e u m e l e me n t o e s p i r i t u a l , d o t a d o d e c o n s c i n c i a e d e v o n t a d e , d e t a l m o d o q u e o e u h u ma n o s u b s i s t a , e mb o r a e n t r e me n t e s c a r e a d o c o mp l e me n t o d o s e u c o r p o . P a r a d e s i g n a r e s t e e l e me n t o , a I g r e j a e mp r e g a a p a l a v r a a l ma , c o n s a g r a d a p e l o u s o q u e d e l a f a ze m a S a g r a d a E s c r i t u r a e a T r a d i o . S e m i g n o r a r q u e e s t e t e r mo t o ma d o na Bblia em diversos significados, Ela julga, no obstante, que no existe qualquer r a z o s r i a p a r a o r e j e i t a r e c o n s i d e r a me s m o s e r a b s o l u t a me n t e i n d i s p e n s v e l u m i n s t r u me n t o v e r b a l p a r a s u s t e n t a r a f d o s c r i s t o s " ( C a r t a d a C o n g r e g a o p a r a a D o u t r i n a d a F s o b r e a l g u ma s q u e s t e s r e f e r e n t e s E s c a t o l o g i a , 1 7 / 0 5 / 1 9 7 9 ) .

A morte, portanto, vem a ser a separao da alma espiritual, imortal e do corpo deteriorado em suas funes fundamentais e, por isto, incapacitado de continuar a ser sede da vida humana (vegetativa, sensitiva, intelectiva). A alma, ao separar-se do corpo, deixaria o tempo para entrar na eternidade? Os que respondem afirmativamente, supem no haver meio-termo entre tempo e eternidade. Ora precisamente este pressuposto que gera a falsa tese. A razo humana capaz de conceber um estado intermedirio que, na linguagem da Filosofia Escolstica, foi chamado aevum ou aeviternitas, donde evo e eviternidade. Examinemos atentamente tal noo.

1. ENTRE TEMPO E ETERNIDADE A palavra verncula evo vem do indo-europeu aiues-os; donde se faz em snscrito ayuh, em grego aion e em latim aevum. A significao primeira do vocbulo vida, curso de vida; dai, longo perodo de tempo e, por fim, eternidade ou existncia sem fim (veja-se tambm a forma grega aiei, aei, sempre). Os antigos cristos entenderam tal termo em suas variadas acepes, empregando-o ora no sentido de vida, ora no de tempo, ora no de eternidade. Na Filosofia Escolstica, porm, aevum assumiu significado preciso, distinguindo-se nitidamente de tempo e eternidade. S. Toms de Aquino, por exemplo, afirma: "Aevum differt a tempore et ah aeternitate sicut mdium exsistens inter illa. O evo difere do tempo e da eternidade como algo de intermedirio entre um e outra" (Suma Teolgica I, 10,5; cf. In I Sententiarum, dist. 8, qu. 2, a. 1, ad 6). O pensamento do S. Doutor poderia ser assim explicitado: o tempo implica mutabilidade substancial e mutabilidade acidental a eternidade implica i-mutabilidade substancial e i-mutabilidade acidental o evo implica i-mutabilidade substancial e mutabilidade acidental. Com outras palavras: 1) O tempo supe uma criatura em movimento tanto substancial como acidental, e vem a ser o "numerus motus secundum prius et poste-rius", ou seja, a medio do movimento ou da mutabilidade de uma substncia (o ser humano, por exemplo) ou de seus acidentes (a atividade artstica, o estudo, o repouso, por exemplo). O tempo rege a existncia de qualquer criatura corprea, composta de matria e forma, ... criatura que teve comeo e ter fim. A noo de tempo e suas conseqncias tem ocupado longamente os filsofos antigos e modernos, chegando a ser o centro da escola filosfica do temporalismo, com a qual se relacionou de perto Martin Heidegger. De maneira um tanto potica, Plato dizia que o tempo (chrnos) foi feito pelo Artfice do mundo como "imagem mvel da eternidade" (eiko kneton tina ainos), imagem que procede segundo o nmero, ao passo que "a eternidade permanece na unidade" (mnontos ainos en hen). 2) A eternidade poderia ser definida como interminabilis vitae tota si-mul et perfecta possessio (Bocio, De consolatione philosophiae V); a posse de uma vida toda presente a si mesma. Esta omnissimultaneidade prpria e exclusiva de Deus; s o Altssimo no teve comeo e no ter fim; s Deus possui todo o seu ser e toda a sua atividade num nico momento, pois s Ele infinitamente perfeito; Ele no deixou de ser o que Ele teria sido, e no vir a ser o que Ele ainda no seja. 3) Ora h seres que tiveram comeo, pois foram criados. Mas, por serem criaturas espirituais, no esto sujeitos ao devir e corrupo fsicos; so imortais. Tais criaturas evidentemente no so eternas (pois tiveram incio), mas tambm no so temporais; nelas no h mudana substancial (deteriorao fsica), mas h mudanas acidentais, ou uma sucesso de atos (de conhecimento, de amor, de propsitos...). A medida da existncia de tais criaturas o evo ou a eviternidade; esses seres, por sua

natureza e substncia (ou por seu modo de ser), no conhecem a temporalidade, mas so incapazes de apreender o seu objeto de conhecimento num s ato; por isto experimentam a sucesso no seu agir. Este o caso da alma logo aps a dissoluo do composto humano. Deixa de existir no tempo, ao qual a prendia a sua presena no corpo, para existir na eviternidade; j no est sujeita sucesso de dias e noites, mas fica sujeita sucesso de atos que exprimem a sua vida intelectiva, quer se ache na amizade de Deus, quer esteja avessa a Deus. O evo, assim entendido, chamado por J. Ratzinger "o tempo antropolgico" e por Candido Pozo "o tempo psicolgico" ([1]) em oposio ao tempo fsico. Este marcado pelo movimento da terra em torno do sol, ao passo que aquele tem a sua raiz na seqncia de atos do psiquismo humano (que conhece... e que emite propsitos...). A quem reflete, torna-se evidente a necessidade de admitir o evo. Com efeito, impossvel conceber que um ser que no tenha a perfeio infinita (o que equivale a dizer: um ser criado) seja capaz da posse simultnea de toda a sua existncia; tal criatura est essencialmente ligada sucesso de atos pelos quais ela vai chegando plenitude do seu desabrocha-mento; a morte no tem o efeito mgico de transformar uma criatura essencialmente dada sucesso em um ser que possua simultaneamente o que ele j viveu e o que ele ainda no viveu. Tem razo Ruiz de la Pena quando diz que "suprimir toda sucesso na existncia dos seres criados que saem do tempo, equivaleria a apagar a fronteira que separa de Deus a criatura" (La otra dimensin, p. 395). A mesma proposio sustentada por Leo Scheffczyk. Este telogo, tendo enfatizado que aps a morte no h tempo como durante a vida terrestre, comenta sabiamente: " I s t o , p o r m, n o e x c l u i u ma s u c e s s o d e a t o s e u m d e s a b r o c h a r a t e m p o r a l d e o c u p a e s e a t i v i d a d e s a c i d e n t a i s . S e a l g u m q u i s e s s e n e g a r t a l s u c ess o . . . e s t a r i a d e r r u b a n d o a f r o n t e i r a q u e e x i s t e e n t r e a a l ma s e p a r a d a d o c o r p o e o p r p r i o D e u s " ( D a s besondere Gericht im Lichte der gegenwrtigen Diskussion, em Scholastik 32, 1 9 5 7 , 541). Faz eco a tais dizeres a afirmao de D. von Hertling: " O s a n j o s e a s a l ma s h u ma n a s s e p a r a d a s d o c o r p o o c u p a m u ma p o s i o i n t e r me d i r i a e n t r e o t e mp o e a e t e r n i d a d e . N o e s t o s u j e i t o s a o t e m p o t e r r e s t r e , p o i s , c o mo s u b s t n c i a s e s p i r i t u a i s , s o p o r s i i mu t v e i s . N e s t a p e r s p e c t i v a , e s t o f o r a d o t e mp o , s e me l h a n a d e D e u s . Ma s o s e s p r i t o s c r i a d o s e s t o s u j e i t o s a u ma s u c e s s o o u , a o me n o s , a u ma p l u r a l i d a d e d e a t o s , a o p a s s o q u e D e u s s p o s s ui u ma a t i v i d a d e o u , me l h o r , u ma n i c a a t i v i d a d e " (Der Himmel, M n c h e n 1 9 3 5 , p . 3 1 ) . Estas ponderaes fundamentam suficientemente a existncia do evo como necessrio meio-termo entre o tempo e a eternidade. Passemos agora a uma 2. CONCLUSO De quanto foi explanado, depreende-se que no h como dizer que o ser humano, ao deixar a vida terrestre, no tem mais perspectiva de futuro e, por isto, j presencia a consumao dos tempos e o juzo final. Na verdade, a criatura nunca poder deixar o seu regime de ser criado para entrar no do Ser Incriado e Criador. H, pois, uma durao no alm e uma percepo consciente dessa durao por parte da alma humana, o que quer dizer: ... percepo de um antes e depois, que no so assinalados pelo movimento da terra, mas pela sucesso de atos emitidos pelo eu desse sujeito. , alis, isto o que a Igreja quis declarar mediante os itens 5 e 6 da Carta da Congregao para a Doutrina da F atrs citada: " 5 ) A I g r e j a , e m c o n f o r mi d a d e c o m a S a g r a d a E s c r i t u r a , e s p e r a a g l o r i o s a ma n i f e s t a o d e N o s s o S e n h o r J e s u s C r i s t o , q u e E l a c o n s i d e r a c o mo d i s t i n t a e d i f e r i d a e m r e l a o q u e l a c o n d i o d o h o me m i me d i a t a me n t e d e p o i s d a mo r t e .

6 ) A I g r e j a , a o e x p o r a s u a d o u t r i n a s o b r e a s o r t e d o h o m e m d e p o i s d a mo r t e , exclui qualquer explicao que tirasse o seu sentido Assuno de Nossa Senhora, n a q u i l o q u e e s t a t e m d e n i c o , o u s e j a , o f a to d e s e r a g l o r i f i c a o c o r p o r a l d a V i r g e m S a n t s s i ma u ma a n t e c i p a o d a g l o r i f i c a o q u e e s t d e s t i n a d a a t o d o s os outros eleitos". De modo especial, deve-se dizer que no alm os nossos semelhantes continuam a se sentir solidrios com as pessoas que ainda peregrinam na terra e que, a um ttulo ou outro, lhes esto vinculadas: parentes, amigos, discpulos, mestres, compatriotas, enfim os membros todos da grande famlia humana... o que o Apocalipse insinua ao apresentar as almas dos mrtires sob o altar de Deus a pedir ao Senhor a consumao da histria e a restaurao dos valores espezinhados no decorrer dos tempos: ' ' Q u a n d o a b r i u o q u i n t o s e l o , v i s o b o a l t a r a s a l ma s d o s q u e t i n h a m s i d o mo r t o s p o r c a u s a d a P a l a v r a d e D e u s e d o t e s t e mu n h o q u e d e l a t i n h a m p r e s t a d o . E e l e s c l a ma r a m e m a l t a v o z: ' A t q u a n d o , S e n h o r s a n t o e v e r d a d e i r o , t a r d a r s p a r a f a ze r justia, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?' A cada um deles foi d a d a , e n t o , u ma v e s t e b r a n c a , e f o i - l h e s d i t o t a mb m q u e r e p o u s a s s e m p o r ma i s u m p o u c o d e t e mp o , a t q u e s e c o mp l e t a s s e o n m e r o d o s s e u s c o mp a n h e i r o s e i r m o s q u e h a v e r i a m d e s e r mo r t o s c o mo e l e s " ( A p 6 , 9 - 1 1 ) . Este texto, em linguagem antropomrfica, apresenta os santos mrtires em atitude de impacincia. O que o autor sagrado quer exprimir, a expectativa dos justos em relao restaurao da ordem atualmente burlada pela iniqidade do mundo. Note-se que a resposta do Senhor alude a um termo da histria que ainda est para ocorrer. Tambm merece ateno o fato de que a expectativa tem por objeto no algo que na glria esteja faltando pessoalmente aos justos, mas, sim, algo que diz respeito histria da Igreja e da humanidade. Estes dados sugerem o seguinte: juntamente com a viso beatfica, que um xtase atemporal, coexiste nas almas dos bem-aventurados a conscincia de que so participantes e solidrios do desenrolar da histria dos seus irmos peregrinos; por conseguinte, conservam a noo de durao e de sucesso. Alis, a prpria intercesso dos santos pelos seus irmos na terra implica uma sucesso de atos. Santa Teresinha de Lisieux professa-o do seu modo, usando, tambm ela, de um antropomorfismo: " S e me u s d e s e j o s f o r e m a t e n d i d o s , o me u c u d e c o r r e r s o b r e a t e r r a a t o f i m d o mu n d o . S i m; q u e r o p a s s a r o me u c u a f a ze r o b e m s o b r e a t e r r a . I s t o n o i mp o s s v e l , p o r q u e n a v i s o b e a t f i c a o s a n j o s v i g i a m s o b r e n s . N o ; e u n o p o d e r e i t o ma r r e p o u s o a t o f i m d o mu n d o e e n q u a n t o h o u v e r a l ma s a s a l v a r . Ma s , q u a n d o o a n j o t i v e r d i to : ' J n o h ma i s t e m p o ' ( A p 1 0 , 6 ) , e n t o e u r e p o u s a r e i ; p o d e r e i g o za r , p o r q u e o n me r o d o s e l e i t o s e s t a r c o mp l e t o ; t o d o s t e r o e n t r a d o n a a l e g r i a e n o r e p o u s o . M e u c o r a o e x u l t a c o m e s t e p e n s a me n t o " (Novssima Verba). Mais: a viso beatfica mesma, que a contemplao de Deus face-a-face, admite sucesso de atos, pois a essncia de Deus no pode ser apreendida num s ato; ela ser sempre nova para qualquer criatura; como dizia So Joo da Cruz, Deus s no novo para si mesmo! Bibliografia: ALQUI, F., Le dsir d'ternit, 1943. ALQUI, F., JANKELEVITCH V., LAZZARINI R., PRZYVARA E., e outros, Tempo e eternit (Archivio di Filosofia I, ed. E. Castelli). BENOIT, Resurreccin al final de los tiempos o inmediatamente des-pus de la muerte? em Concilium n. 60 (dezembro 1970) pp. 99-111. FAGIOTTO, P., Evo, em Enciclopdia Filosfica, vol. II. Firenze 1957; cf. Eternit. FERRATER MORA, J., Diccionario de Filosofia, Madrid, 3a. ed., 1981, vol. 29, verbete Eternidad; vol. 4?, verbete Tiempo.

LAVELLE, L., Du temps et de 1'ternit, 1945. MASSET, P., Immortalit de l'me, resurrection des corps. Appro-ches philosophiques, em Nouvelle Revue Thologique, t. 205, mai-juillet 1983, pp. 321-344. PETER, C.J. Participated Eternity in the Vision of God. A Study of the Opinion of Thomas Aquinas and his Commentators on the Duration of the Acts of Glory. Rome 1964. POZO, O, Teologia del ms All, em BAC 282. Madrid 1980, 2a. ed. RATZINGER, J., La Mort et l'Au-del. Paris 1979. ROUGS, A., Las jerarquias dei ser y la eternidad. 1943. RUIZ DE LA PENA, J. L., La otra dimension. Escatologia Cristiana. Madrid 1975.

[1] Teologia del ms Al l, p . 3 0 5 .

S-ar putea să vă placă și