Sunteți pe pagina 1din 2

Projeto sobre gua

gua: fonte da vida

1 Apresentao: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientizao do reaproveitamento da gua, mostrando a importncia de no desperdi-la, mostrando suas mltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, e sua importncia para a vida. 2 Justificativa: o trabalho com o tema gua, fonte da vida que se prope aqui, dever apresentar para a comunidade escolar uma viso ampla que envolve inmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relao falta de gua, principalmente em regies com escassez de chuvas. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experincias, com participao ativa, para que possam ampliar a conscincia sobre as questes relativas gua no meio ambiente, e assumir de forma independente e autnoma atitudes e valores voltados sua proteo, reaproveitamento e conservao. 3 Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o mundo vem enfrentando com a poluio e a falta de gua, onde possam: -Mostrar que o reaproveitamento de gua, um mtodo consciente para a preservao do planeta. - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorizao da gua, a partir de uma postura crtica; - levar os alunos a entenderem que o equilbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservao da gua e de seus ciclos; - conscientizar que a gua no deve ser desperdiada, nem poluda, etc.

4 Problematizao: atravs das experincias j vividas pelos alunos no seu mbito familiar, a principal funo desse projeto de contribuir para a formao de cidados conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que a regio vem enfrentando com a poluio e a escassez de gua. Para isso, necessrio que mais do que informaes e conceitos, precisase de mais atitudes e formao de valores, que sero apreendidos na prtica do dia-a-dia, no meio social. 5 Etapas Previstas: Dinmica de Abertura: Explanao oral do tema, e reflexo com texto base. Confeco do Texto Perguntas norteadoras para construo do projeto. Selecionar os vdeos para utilizar Baixar um vdeo com dados (real)

Atividade execuo dos alunos: construo do projeto (+) forma de expressar o que aprendeu: pardia; poesia; coreografia... Material Diverso: O vdeo sal da terra com fechamento.

6 Recursos didticos: so todos os materiais, atividades e solues utilizadas durante a realizao do projeto, como materiais reciclveis (garrafas pets, jornais, papelo, cola, tesoura, papis para blocos, e crachs, enfeites, etc.) 7 Avaliao: dever ser feita de forma contnua, com relatrios descritivos de cada etapa, das discusses do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. avaliar tambm a participao e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crtica e construtiva. 8 Concluso: Espera-se que ao trmino do projeto os sujeitos envolvidos estejam conscientes da importncia da gua tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam reutiliz-la sem desperdcio e sem polu-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados. 9 Bibliografia:

S-ar putea să vă placă și