Sunteți pe pagina 1din 22

Ambientes de Marketing

Ambientes de Marketing
Uma empresa constituda por atores e foras que esto fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administrao da empresa em desenvolver e manter transaes bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas aes de marketing s tendncias e desenvolvimentos nesse ambiente.

Ambientes de Marketing
O ambiente de marketing composto por um microambiente e um macroambiente. O microambiente consiste em foras prximas empresa que afetam sua capacidade de servir seus Clientes a prpria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os pblicos

Ambientes de Marketing
O macroambiente consiste em foras sociais maiores que afetam todo o microambiente foras demogrficas, econmicas, naturais, tecnolgicas, polticas e culturais.

Ambientes de Marketing
Macroambiente: A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de foras, que oferecem oportunidades e ameaas para a empresa. As principais foras do macroambiente de uma empresa so

Ambientes de Marketing
Ambiente Demogrfico: o estudo da populao humana em termos de tamanho, localizao, densidade, idade, sexo, raa, ocupao e outros dados estatsticos. Este ambiente de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e so as pessoas que constituem os mercados.

Ambientes de Marketing
Ambiente Econmico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hbitos de gasto do consumidor

Ambientes de Marketing
Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsdios ou que so afetados pelas atividades de marketing.

Ambientes de Marketing
Ambiente Tecnolgico: talvez a fora mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento so super necessrios em uma empresa

Ambientes de Marketing
Ambiente Poltico/Legal: As decises de marketing so seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente poltico. Este ambiente constitudo de leis, agncias governamentais e grupos de presso que influenciam e limitam vrias organizaes e indivduos em uma dada sociedade.

Ambientes de Marketing
Ambiente Cultural: constitudo de instituies e outras foras que afetam os valores bsicos, as percepes, as preferncias e os comportamentos da sociedade.

Ambientes de Marketing
Microambiente: A tarefa de admistrao de marketing atrair clientes e relacionar-se com eles, oferecendo-lhes valor e satisfao. No entanto, essa tarefa no pode ser realizada apenas pelos gerentes de marketing. O sucesso deles depende de outros atores do microambiente da empresa, que so eles:

Ambientes de Marketing
A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerncia de marketing leva em considerao outros grupos da empresa, tais como a administrao de topo, os departamentos de finanas, pesquisa e desenvolvimento, compras, produo e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, tm um impacto sobre os planos e as aes de marketing.

Ambientes de Marketing
Os Fornecedores: Os fornecedores so um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles provem os recursos necessrios para a empresa produzir seus bens e servios, e podem afetar seriamente o marketing.

Ambientes de Marketing
Os Intermedirios: Os intermedirios do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.

Ambientes de Marketing
Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.

Ambientes de Marketing
Os Concorrentes: Os profissionais de marketing no devem apenas visar s necessidades dos consumidores-alvo; devem tambm alcanar vantagens estratgicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabea dos consumidores.

Ambientes de Marketing
Os Pblicos: O ambiente de marketing da empresa inclui tambm vrios tipos de pblico. O pblico qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos..

Ambientes de Marketing
Kotler apresenta sete tipos de pblicos: pbico financeiro; pblico da mdia; pblico do governo; pblico de defesa do consumidor; pblico local; e o pblico geral

Ambientes de Marketing
O conhecimento da complexidade do ambiente de marketing global a chave para o sucesso. Alm deste conhecimento, necessrio que o profissional de marketing encontre maneiras de manter-se atualizado frente s constantes e rpidas alteraes neste ambiente, sobre todos os seus aspectos

S-ar putea să vă placă și