Sunteți pe pagina 1din 18

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

REVISITANDO A HISTRIA DA EDUCAO POPULAR NO BRASIL: EM BUSCA DE UM OUTRO MUNDO POSSVEL Dulcinia de Ftima Ferreira Pereira1 Eduardo Tadeu Pereira2 RESUMO Por meio da retrospectiva histrica da Educao popular no Brasil, o presente artigo pretende reafirmar seu papel transformador do contexto de globalizao da excluso, no qual vivemos atualmente, pois se acredita que a Educao popular pode reacender a chama da esperana nas classes populares. Esta anlise se inicia no final dos anos 40, perodo em que os ideais democrticos se expandem pela sociedade brasileira, passando pelos anos 50 e 60, quando surgem as ideias de Paulo Freire, que deram origem ao trabalho da Educao popular e que, mais tarde, se transformariam em um marco nas ideias pedaggicas no Brasil e no mundo. Foram tambm analisados os movimentos de resistncia nos anos 70, o retorno mobilizao popular nos anos 80 e as consequncias das polticas neoliberais instaladas no Brasil nos anos 90. Identifica-se, por fim, o novo cenrio do sculo XXI, que apresenta Educao popular seus desafios e a possibilidades neste tempo de transio paradigmtica: trata-se de reacender a chama da esperana, resgatando a participao social das classes populares, rumo construo de uma sociedade mais justa e mais humana. Palavras-chave: Educao popular, histria da Educao, Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos. REVISITING THE HISTORY OF POPULAR EDUCATION IN BRAZIL: IN SEARCH OF ANOTHER WORLD POSSIBLE ABSTRACT Through the historical background of Popular Education in Brazil, this paper intends to reassert its role in transforming the context of globalization we are living in exclusion, because they believe that Popular Education can rekindle the flame of hope in the popular classes. This analysis starts from the end of 40 years, during which democratic ideals are expanded by Brazilian society, through the 50s and 60s, when there are the ideas of Paulo Freire, who led the work of Popular Education and later to transformed into a landmark in the pedagogical ideas in Brazil and worldwide. We also analyzed the resistance movements in the 70s, the return to popular mobilization in the 80s and the consequences of neoliberal policies installed in Brazil in 1990. Identifies, finally, the new scenario of the XXI century, which presents the Popular Education challenges and opportunities in this time of paradigm shift: it is to rekindle the flame of hope, redeeming social participation of the popular classes toward building a society more just and more humane. Keywords: Popular Education, history of Education, Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

72

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Introduo A Educao popular nasceu fora da escola, no seio das organizaes populares, mas seus princpios e sua metodologia, com bases emancipatrias, tiveram uma repercusso to grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando prticas educativas, tanto as que acontecem nos espaos escolares, como as que ocorrem em outros espaos educativos, como nos sindicatos, nas ONGs, Associaes de Moradores, Reunies do Oramento Participativo (OP), nos conselhos populares etc. Seus desafios no so pequenos nos dias atuais. Falar em Educao popular falar do conflito que move a ao humana em um campo de disputas de foras de poder. falar da forma como o capitalismo neoliberal vem atuando de forma perversa, causando dor e sofrimento humanos. uma possibilidade de retomarmos o debate proposto por Paulo Freire acerca da conscientizao, da compreenso da realidade e de nossa ao no mundo. falar de uma prxis educativa cujo ponto de partida a realidade social. A Educao popular tem como princpio a participao popular, a solidariedade rumo construo de um projeto poltico de sociedade mais justo, mais humano e mais fraterno.
A Educao popular acompanha, apia e inspira aes de transformao social. Nela, o processo educativo se d na ao de mudar padres de conduta, modos de vida, atitudes e reaes sociais. Portanto, se a realidade social ponto de partida do processo educativo, este volta a ela para transform-la. (WERTHEIN, 1985, p. 22)

A forma como a sociedade capitalista organiza-se hoje bem diferente do perodo em que os debates sobre Educao popular iniciaram-se. O mundo mudou. As formas de controle e de poder mudaram; esto mais complexas e sofisticadas e, portanto, difceis de ser identificadas por olhos menos atentos. Nunca foi to contrastante a distncia entre os saberes produzidos pela humanidade e a precariedade da vida. No contexto atual, deparamo-nos com as armadilhas da globalizao neoliberal3. Podemos dizer, a partir de Santos (2000), que vivemos as consequncias das grandes promessas feitas pela Modernidade h pelo menos 200 anos, [...] que permanecem incumpridas ou o seu cumprimento redundou em efeitos perversos (ibidem, p. 23). Enfrentamos problemas que parecem no ter soluo! Cada vez mais, o capitalismo se [...] constitui um excelente ambiente para dinamizar a produo, mas no soube at hoje criar mecanismos eficientes de distribuio. Na realidade, a prpria estrutura de poder gerada pelos privilgios e pelo enriquecimento de minorias torna invivel a distribuio equilibrada (DOWBOR, 1995, p. 10).Esse contexto provoca-nos inquietaes, indignao e inconformismo. Temos motivos de sobra para retomar o debate sobre a Educao popular, pois entendemos que este um territrio que ainda no foi totalmente colonizado pelo modelo neoliberal. justamente em uma situao como a que vivemos hoje que o trabalho, em uma perspectiva popular, ganha novas dimenses. A Educao popular apresenta-se como um movimento de resistncia, de descolonizao dos horizontes, como uma possibilidade de abrir janelas. Simbolicamente, esse movimento de abrir janelas significa a possibilidade de reacendermos a chama da esperana, lembrando-se que [...] a esperana necessria, mas no suficiente. Ela s no ganha a luta, mas, sem ela, a luta fraqueja e titubeia (FREIRE, 1992, p. 10).

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

73

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Por meio da retrospectiva histrica da Educao popular no Brasil, pretendemos, neste texto, reafirmar seu potencial transformador do contexto de globalizao da excluso em que estamos vivendo. Acreditamos que a Educao popular pode contribuir para reacender a chama da esperana das classes populares, pois prope uma relao educativa que vai alm do trabalho com contedos escolares, vai em busca da formao do homem-pessoa, ao invs do homem-coisa4, do homem como um ser social comprometido com as causas de seu tempo, insatisfeito, curioso, sonhador, esperanoso e fundamentalmente transformador. O que possibilita Educao popular ser um territrio de reinveno do modo como estamos vivendo e, portanto, de transformao do mundo o fato de estar organicamente vinculada aos princpios da educao dialgica proposta por Paulo Freire (1987); nesse sentido, jamais dicotomiza o homem do mundo, respeita a vocao ontolgica do homem de ser mais, estimula a criatividade humana, ama a vida em seu devir ( bifila), valoriza a relao educador-educando e educando-educando, reconhece o homem como um ser histrico, da prxis, e tem do saber uma viso crtica, pois este encontra-se submetido a condicionamentos histricos-sociolgicos, uma vez que no h saber sem busca inquieta, sem a aventura do risco de criar. Ao acreditar no potencial humano e estimular a participao dos educandos, a Educao popular transforma-se em um laboratrio de experimentao em que vrios nveis de atuao vo se fazendo presentes. O educando vai encontrando no grupo um apoio para experimentar sua capacidade de pensamento, argumentao e criao. A Educao popular explicita o lado poltico da educao e ganha um carter de classe, na medida em que questiona a forma como as relaes de poder que sustentam a sociedade capitalista reproduzem-se na educao bancria5 e que orienta as atividades para a construo de um projeto histrico nacional voltado para a criao de uma sociedade justa e igualitria, enfatizando a solidariedade de todos os setores que possam compartilhar esse projeto. Podemos dizer que os projetos de Educao popular so os que implicam ao mesmo tempo maiores desafios e maiores potencialidades, tanto educacionais como sociais (WERTHEIM, 1985, p. 60). Inconformados com o contexto de desvalorizao das experincias populares, optamos, neste artigo, por realizar um estudo sobre a Educao popular no Brasil. Uma anlise histrica se fez necessria para que pudssemos identificar suas origens, seus desafios, perspectivas de atuao e possibilidades.

Uma retrospectiva histrico-poltica da Educao popular O final da dcada de 40 foi um perodo em que questes relacionadas Educao de base comeam a aparecer no pas, pois [...] at a Segunda Guerra Mundial, a Educao popular era concebida como a extenso da educao formal para todos, sobretudo para os habitantes das periferias urbanas e zonas rurais (VALE, 1992, p. 7).
A educao de base era entendida como o processo educativo destinado a proporcionar a cada indivduo os instrumentos indispensveis ao domnio da cultura de seu tempo, em tcnicas que facilitassem o acesso a essa cultura como a leitura, a escrita, a aritmtica elementar, noes de cincias, de vida social, de civismo, de higiene e com as quais, segundo suas capacidades, cada homem pudesse desenvolver-se e procurar melhor ajustamento social (BEISIEGEL, 1989, p. 14). 74

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

O final da II Guerra Mundial trouxe para o mundo a vitria dos ideais democrticos; essa conjuntura internacional interferiu nas mobilizaes nacionais da poca que acabaram dando nfase ao movimento pela educao das massas. Na medida em que se buscava o progresso social e econmico da nao, tornava-se necessrio pensar em uma poltica de Educao de base, na qual, alm da alfabetizao, a populao tivesse acesso a um ajustamento social, ou seja, buscava-se a adaptao dos desfavorecidos ao mundo moderno. A ateno principal voltava-se para o homem do campo, que at ento s conhecia uma experincia basicamente rural. Era preciso que ele tivesse acesso a noes de leitura, escrita, convivncia social e at mesmo de higiene, para poder conviver com as exigncias da vida moderna, tornando-se, assim, mais apto para a produo e at mesmo para a defesa da nao. Naquele momento viveu-se no Brasil, formal e constitucionalmente, uma democracia. Alis, foi muito cedo que as elites brasileiras, assim como em outras partes da Amrica Latina, aprenderam a lidar com os mecanismos formais da democracia liberal. O populismo6 uma dessas estratgias, ou melhor, um mecanismo real de controle de todas as instncias de democracia pelos membros das camadas dominantes, ainda que, diferentemente dos perodos anteriores, o povo tivesse o direito formal de participar. Na dcada de 50, alguns educadores iniciaram um debate acerca da Educao de Jovens e Adultos (EJA), questionando se ela era apenas uma transmissora de contedos ou uma possibilidade de difuso de ideias. Eles comearam a se preocupar com o enfoque de seu trabalho, no querendo mais que este fosse apenas um transmissor de programas prestabelecidos. Para esses educadores, uma Educao destinada s camadas populares no poderia ficar presa somente transmisso de contedos; pensava-se na formao de pessoas crticas, conscientes. Segundo Paiva (1987), no final da dcada de 50, aconteceu o II Congresso Nacional de Educao de Adultos, em que educadores manifestaram diferentes posies relacionadas nova perspectiva educacional. Dentre essas concepes, encontramos o pensamento de Paulo Freire, o qual atrai vrios adeptos, como: educadores, intelectuais, estudantes, lderes comunitrios de todo o pas, em prol de uma Educao popular que [...] preconizava a alfabetizao e a conscientizao de todos (BEISIEGEL, 1989, p. 15).
Paulo Freire, juntamente com outros educadores, sugeriu: a reviso dos transplantes que agiram sobre o nosso sistema educativo, a organizao de cursos que correspondessem realidade existencial dos alunos, o desenvolvimento de um trabalho educativo com o Homem e no para o Homem, a criao de um grupo de estudo e de ao dentro do esprito de autogoverno, o desenvolvimento de uma mentalidade nova no educador, que deveria passar a sentir-se participante do trabalho de soerguimento do pas; e, finalmente, a renovao dos mtodos e processos educativos com a rejeio daqueles exclusivamente auditivos, substituindo o discurso pela discusso e utilizando as modernas tcnicas de educao de grupos com a ajuda de recursos audiovisuais. (PAIVA, 1987, p. 210)

Esse perodo foi marcado por mobilizaes em favor da Educao popular. Nele se iniciou uma luta para que se mudasse a viso preconceituosa que se tem sobre o analfabeto, como um ser incapaz, deficiente. frente desse movimento, encontramos marxistas e cristos. Pode-se afirmar que esse processo vai se afunilando principalmente na luta contra o preconceito ao analfabeto, juntamente com a luta pelo seu direito ao voto. Ocorre

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

75

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

tambm a difuso dos ideais de Paulo Freire, que comea a perguntar: A servio de quem educamos? Para quem educamos? O que ensinamos? Como ensinamos?. Para Freire, a Educao no poderia ser vista apenas como ferramenta para a transmisso de conhecimentos e reproduo das relaes de poder institudas no capitalismo, como acontecia na Educao bancria (cf. FREIRE, 1987), mas, sim, como uma ao capaz de libertao e emancipao das pessoas. Uma prtica cultural libertadora deveria envolver um trabalho intelectual de reelaborao dos elementos ideolgicos da tradio de um povo (BRANDO, 2008, p. 28). Na primeira metade dos anos 60, os movimentos voltaram-se promoo da cultura popular, questionando-se no apenas sobre a [...] forma ingnua e folclrica (FVERO, 1983) como se pensava a cultura do povo brasileiro, mas tambm, e principalmente, sobre os usos polticos de dominao e alienao da conscincia das classes populares. Comearam a brotar, no Brasil, movimentos voltados para a promoo da cultura popular, dos quais Freire participou. Juntamente com outras pessoas, fundou e participou do Movimento de Cultura Popular de Recife (MCP)7. Esse movimento tinha a inteno de levar a todas as pessoas a cultura produzida pelo povo. O MCP pretendia trabalhar com educao e cultura popular. Mais do que levar a cultura8, pretendiam resgatar, nas pessoas, o seu potencial criador. Reafirmavam, na prtica, que todo ser humano produz cultura na sua relao com o outro e com o mundo. A liberdade de expresso, caracterstica dos ltimos anos do governo Kubitschek, e a efervescncia poltica dos primeiros anos da dcada de 60 contriburam para que estudantes, intelectuais, educadores e polticos se preocupassem com a promoo das massas e o processo de tomada de conscincia.
Este movimento reuniu professores e artistas. Ele no existia s nas escolas e nem era um trabalho s da educao [...] as pessoas que faziam o MCP queriam que tudo o que bom, e est nas palavras, nas cantigas, e nas idias que as pessoas criam, fosse levado para a gente pobre tambm. (BRANDO, 2001, p. 35)

O que se pretendia era a construo de um projeto poltico que possibilitasse superar a dominao do capital sobre o trabalho e, assim, reformular tudo que dessa dominao decorria. Nesse mesmo perodo, Freire desenvolveu uma experincia em alfabetizao de adultos [...] na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962 (CALDART &KOLLING, 2001, p. 9). Esse processo no surgiu do nada, ele vinha sendo gestado h um certo tempo.
H mais de 15 anos vnhamos acumulando experincias no campo da educao de adultos, em reas proletrias e subproletrias, urbanas e rurais. [...] Sempre confivamos no povo. Sempre rejeitvamos frmulas doadas. Sempre acreditvamos que tnhamos algo a permutar com ele, nunca exclusivamente a oferecer-lhe. Experimentamos mtodos, tcnicas, processos de comunicao. Superamos procedimentos. Nunca, porm, abandonamos a convico que sempre tivemos de que s nas bases populares, e com elas, poderemos realizar algo srio e autntico para elas. (FREIRE, 1982a, p. 102)

Preocupado com o papel poltico da Educao e temendo que o trabalho com jovens e adultos se transformasse em um processo de invaso cultural9, Freire props uma educao para a liberdade (cf. FREIRE, 1974), pois defendia a reflexo, o debate em
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584 76

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

torno do potencial criador dos educadores, das educadoras, bem como dos educandos e das educandas. Nessa educao para a liberdade, a partir da participao no crculo de cultura10, os homens e as mulheres se redescobririam como produtores de cultura, compreenderiam a relao do ser humano com a natureza e a possibilidade de transformarem o mundo por seu potencial criador. Perceberiam que a Educao no algo distante da vida, mas, sim, a possibilidade de recri-la e, assim, viv-la melhor. Freire propunha a conscientizao11, no a transmisso ou memorizao das letras. Essa experincia de alfabetizao, a partir dos princpios da educao para a liberdade, procurava superar a educao domesticadora, ou Educao bancria como assim denominou. Para Freire, a Educao popular seria um espao em que o homem ultrapassaria sua situao de homem-objeto a homem sujeito-histrico transformador. O que se pretendia era a construo de um projeto poltico que possibilitasse superar a dominao do capital sobre o trabalho e, assim, reformular a forma de organizao da sociedade.
Diversos grupos lanam-se ao campo da atuao educativa com objetivos polticos claros e mesmo convergentes, embora cada um deles enfocasse o problema sua maneira e mesmo lutassem entre si. Pretendiam todos a transformao das estruturas sociais, econmicas e polticas do pas, sua recomposio fora dos supostos da ordem vigente; buscavam criar a oportunidade de construo de uma sociedade mais justa e mais humana. Alm disso, fortemente infludos pelo nacionalismo, pretendiam o rompimento dos laos de dependncia do pas com o exterior e a valorizao da cultura autenticamente nacional, a cultura do povo. (PAIVA, 1987, p. 230)

Esses grupos buscavam uma forma de trabalho que contribusse para a mobilizao e participao popular. Paiva tambm afirma que grupos cristos12, influenciados pela nova doutrina social da Igreja13, sustentavam esse trabalho com enfoque poltico-social transformador. A conjuntura do pas comeava a dar sinal de mudana. Os militares, que j vinham se articulando politicamente, com razes vinculadas aos interesses econmicos internos e externos, com respaldos sociais expressivos e comprometidos com o capital estrangeiro, comeam a ameaar o governo com a possibilidade de golpe. Em 1 de abril de 1964, instala-se no pas o Regime Militar. Conforme Pereira (2008), a instaurao da ditadura militar em 1964 e seu aprofundamento em 1968, culminado com o Ato Institucional n 5 (AI-5), leva ao distanciamento total da populao do poder, inibindo qualquer tipo de participao popular nele. Os artigos 2, 3, 4 e 10 do AI-5 so particularmente muito expressivos em relao ao autoritarismo que se instalou no Brasil e ao fechamento do regime a qualquer possibilidade de participao popular. No artigo 2 l-se que O Presidente da Repblica poder decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assemblias Legislativas e das Cmaras Municipais (Dirio Oficial da Unio, 13 de dezembro de 1968, apud SILVA, 1992, p. 298). No 3, temos que O Presidente da Repblica ... poder decretar a interveno nos Estados e Municpios (Idem). No artigo 4, apresenta-se a possibilidade de suspender os direitos polticos de quaisquer cidados ... e cassar mandatos eletivos Federais, Estaduais e Municipais (Idem, p. 299), e no 10 decreta-se que Fica suspensa a garantia de habeas-corpus (Idem). Com essas restries, a participao restringia-se ao voto em algumas peridicas
77

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

eleies. Nelas, eram eleitos vereadores e prefeitos de cidades que no fossem capitais ou que no tivessem algum interesse estratgico (como portos, por exemplo, considerados como rea de segurana nacional), alm de deputados estaduais, deputados federais e senadores. E assim permaneceu at 1977, quando o povo passa a eleger dois teros do Senado, mas sendo a parte restante formada por senadores que no eram eleitos diretamente, denominados de senadores binicos. Alm disso, os governadores e o Presidente da Repblica eram eleitos indiretamente, reduzindo ao mnimo a participao popular na democracia liberal brasileira. Qualquer outra perspectiva de participao era vetada e combatida com os instrumentos de fora, legalizados e institucionalizados (como o DOI-CODI Destacamento de Operaes Internas e Comando Operacional de Defesa Interna e a Oban Operao Bandeirantes, por exemplo) ou no, como era o caso do Comando de Caa aos Comunistas (CCC).
Nessa dinmica, repressora e autoritria, os sindicatos sofreram intervenes e muitas de suas diretorias foram trocadas. No lugar delas foram colocados interventores, sujeitos fiis aos donos do poder e a seus interesses polticos e econmicos. As entidades estudantis, por sua vez, foram proibidas e a censura cuidava da imprensa, impedida de livremente fazer circular as informaes. Por maior que fosse a dureza do regime poltico consolidado no Brasil a partir do AI-5, ele no conseguiu sair ileso das atrocidades que cometeu. (PEREIRA, 2008, p. 29)

A ampliao e intensa mobilizao dos programas de Educao popular passam a ser ameaadores para a nova ordem vigente. Para os militares, as ideias que vinham sendo difundidas nos grupos de cultura e Educao popular poderiam tornar o processo poltico incontrolvel; por isso rotularam de subversivos os que estavam engajados nessas formas de atuao poltica. A represso violenta atingiu todos os movimentos dos trabalhadores comprometidos com as causas populares. Intervenes militares aconteceram nos sindicatos e nas universidades, visando desarticulao e desmobilizao popular. Logo aps o golpe militar, iniciou-se o processo de desaparecimento dos grupos de Educao popular. Com objetivos polticos de silenciamento dos movimentos de Educao popular, em 1967, o governo militar cria o Movimento Brasileiro de Alfabetizao (Mobral). O Mobral fazia restries claras concepo poltico-filosfica de Paulo Freire. Esse movimento estimulava o individualismo e a adaptao vida moderna, enfatizando a responsabilidade pessoal pelo xito ou fracasso e tentando afastar a possibilidade de resistncia ao modelo instalado. Sob fortes esquemas de controle e tortura, muitas fissuras polticas, sociais e institucionais comearam a aparecer no regime militar, no tendo sido suficientes as mais cruis perseguies, torturas e mortes provocadas queles que contra ele bravamente se levantavam. Movimentos populares de resistncia comeam a se fazer presentes no subterrneo das aes militares e a se espalhar pelo pas em forma de guerrilhas armadas e organizaes clandestinas. Aproveitando-se dessas fissuras e agindo de forma a recompor as foras, uma srie de iniciativas polticas, sociais, culturais, e at mesmo religiosas14, conseguiram articular os setores populares e alterar de maneira nada desprezvel a correlao de foras sociais. Como [...] na corda bamba de sombrinha15, a Educao popular foi um desses movimentos que se refugiaram em Organizaes No-governamentais (ONGs)ou mesmo em trabalhos desenvolvidos pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
78

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

No pura coincidncia que a crise da ditadura militar, vivenciada no final dos anos 70, coincidiu com a ascenso dos movimentos sociais no Brasil. Durante essa dcada, outras formas de manifestar oposio ao regime foram surgindo. Mais uma vez o povo volta s ruas, embora a represso ainda existisse de forma disfarada. Aumentaram os movimentos contra o custo de vida, movimentos pela anistia, pela democracia e abertura poltica. Os movimentos populares ganharam corpo, retornaram s ruas, com greves, manifestaes polticas e se espalharam pelo Brasil.
Matrizes vo dar origem ao movimento social na dcada de 70, a Igreja Catlica, os remanescentes das organizaes de esquerda e o novo sindicalismo. [...] a prtica social da militncia das pastorais e comunidades e a Educao Popular por ela desenvolvida era o paradigma do perodo, influenciando e acolhendo os militantes dispersos que s a encontravam possibilidades de contato e trabalho poltico com setores populares. (PEREIRA, 2006, p. 31)

Os anos da dcada de 1980 do sculo XX, conhecida como a "dcada perdida" pelas perdas econmicas dos pases da Amrica Latina, foram paradoxalmente aqueles em que no Brasil se viveu um perodo de enorme crescimento da organizao popular e de suas experincias de participao poltica na sociedade. Segundo Saviani (1995), podemos afirmar que sob o ponto de vista da organizao do campo educacional, a dcada de 80 uma das mais fecundas de nossa histria, pois a mobilizao desses anos orientou-se pela bandeira de transformar a Educao e a escola em instrumentos de reapropriao do saber por parte dos trabalhadores; saber este que viria, mais tarde, a contribuir para uma maior participao na sociedade. Esse novo momento de ascenso das foras populares, que se iniciou como perodo histrico em 1978, com a greve da Scania (empresa/fbrica), perdura at o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Nesses anos, o pas viu nascer e desenvolver o mais forte movimento de organizao e participao popular de sua histria, que nem mesmo a crise resultante da implantao do neoliberalismo, levado a cabo no governo Fernando Henrique Cardoso, conseguiu desmontar. Foi justamente nessa dcada no perdida, perodo histrico que compreende os anos de 1978 a 1992, que vimos nascer o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, a Central nica dos Trabalhadores (CUT), em 1983, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em 1985. Sob a perspectiva do avano das foras populares no terreno da poltica, esse foi um perodo riqussimo, no perdido, j que nele uma infinidade de organizaes e instrumentos de luta social surgiram e consolidaram-se, colocando os trabalhadores do campo e da cidade em melhores condies de disputa de poder na sociedade, fortalecendoos para que fizessem valer seus interesses frente aos da elite poltica e econmica. Juntamente com a mobilizao popular, a abertura poltica vai ganhando corpo. Nosso pas comea a mudar sua cara. No campo da Educao [...] a dcada de 80 se inicia com a construo de entidades destinadas a congregar educadores e de associaes de carter sindical que vo se aglutinando em mbito nacional (SAVIANI, 1995, p. 52). As organizaes dos educadores caracterizam-se pela preocupao com o significado poltico e social da Educao, alm do aspecto econmico-corporativo. Em 1982 aconteceu a primeira eleio direta para governadores de Estado desde 1965, aps lutas por redemocratizao do pas. Infelizmente, [...] no por acaso, os governos civis desse perodo, que sucedem a ditadura militar, cada qual no seu estilo,

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

79

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

tambm tentam destruir as bases fundamentais desse processo de organizao da sociedade (ALENCAR, 1987, p. 20). Com o processo de democratizao, novas manifestaes encheram as praas e ruas do Brasil. Em 1984, a luta pelas Diretas foi o maior movimento de massas que o Brasil j viveu. Outra grande mobilizao popular foi em defesa da Assembleia Nacional Constituinte, que resultou, em 1988, na nova Constituio Nacional, conhecida como constituio cidad, por trazer em seu bojo algumas conquistas da classe trabalhadora, dentre elas, o direito ao voto do analfabeto e a obrigatoriedade, juntamente com a gratuidade do ensino fundamental, independente da idade de quem o procure.
A definio da noo de cidadania, empreendida pelos movimentos sociais e por outros setores sociais na dcada de 80, aponta na direo de uma sociedade mais igualitria em todos os seus nveis, baseada no reconhecimento dos seus membros como sujeitos portadores de direitos, inclusive aquele de participar efetivamente da gesto da sociedade. (DAGNINO, 2002, p. 10)

Como conquista da mobilizao popular Diretas j, em 1989, o Brasil viveu um momento poltico profundamente significativo: a eleio do primeiro presidente pelo voto direto aps longos anos de ditadura militar.
Esta eleio marca uma disputa muito acirrada pela hegemonia da sociedade, materializando-se pela oposio entre dois projetos polticos claros e distintos: o Projeto Neoliberal e o Projeto Democrtico Popular. O Projeto Neoliberal, proposta das elites dominantes, traz como objetivo principal a chamada poltica de modernizao da economia, construda sobre os pilares da privatizao e desregulamentao. O Projeto Democrtico Popular, proposta dos setores organizados do povo brasileiro, traz fundamentalmente o fim da submisso aos interesses externos (FMI), a justa distribuio das riquezas produzidas, a garantia da igualdade de oportunidades e a elaborao de polticas sociais capazes de responder s demandas das camadas populares, gerando melhorias concretas em suas condies de vida. (MEB, 1993, p. 17)

Com o governo do presidente Fernando Collor de Mello, o neoliberalismo instalase no Brasil dando origem expanso da excluso social, privatizao, ao aumento do desemprego, terceirizao de servios, bem como ao sucateamento dos servios pblicos nas reas sociais, como moradia, sade, educao, dentre outras. Com o governo Collor, o Brasil atravessou, no incio dos anos 90, [...] uma crise moral e tica, alimentada pela corrupo, pelos desvios de recursos que no excluem nem mesmo a Presidncia da Repblica. [...] O impedimento a Collor foi um grande protesto tico da sociedade brasileira contra a corrupo, a impunidade e o aproveitamento de recursos pblicos para enriquecimento particular (MEB, 1993, p. 21). O povo voltou s ruas com o movimento Fora Collor; muitos grupos populares, partidos, organizaes, sindicatos etc. abraaram a luta pela dignidade. Em meio a essa mobilizao, o povo brasileiro deu uma grande contribuio para a democratizao do pas, deu um grande exemplo de cidadania. Com o impeachment de Collor, assumiu em seu lugar o vice-presidente, Itamar Franco, que no barrou o avano do neoliberalismo.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

80

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

Em 1994, novas eleies presidenciais, e, mais uma vez, o projeto neoliberal venceu as eleies com Fernando Henrique Cardoso. FHC realizou um governo totalmente articulado com a ideologia e a poltica neoliberal, portanto, com o capital internacional, aprofundando ainda mais as polticas de excluso social. Com a globalizao da economia, pudemos ver, no final dos anos 80, a poltica neoliberal instalando-se, silenciosamente, no Brasil. Com ela, conhecemos a face mais perversa do capitalismo: a progressiva segregao e excluso16. Entre a globalizao hegemnica e a globalizao contra-hegemnica: desafios e possibilidades Com a poltica neoliberal, vemos um cenrio catico de incertezas, de trivializao dos conflitos e dos sofrimentos humanos. No tem sido fcil viver neste territrio marcado por tamanhas discrepncias. A [...] coexistncia destes excessos confere ao nosso tempo um perfil especial, o tempo catico onde ordem e desordem se misturam em combinaes turbulentas. [...] As rupturas e as descontinuidades, de to freqentes, tornam-se rotina, e a rotina, por sua vez, torna-se catastrfica (SANTOS, 2000, p. 41). Os cnones do neoliberalismo expressam-se no pacote do Consenso de Washington, que pode ser resumido, segundo Santos,
Nas seguintes exigncias e orientaes: as economias nacionais devem se abrir ao mercado mundial e os preos locais devem tendencialmente adequar-se aos preos internacionais; deve ser dada prioridade economia de exportao; as polticas monetrias e fiscais devem ser orientadas para a reduo da inflao e da dvida pblica e para a vigilncia sobre a balana de pagamentos; os direitos de propriedade devem ser claros e inviolveis; o setor empresarial do Estado deve ser privatizado; a tomada de deciso privada, apoiada por preos estveis, deve ditar os padres nacionais de especializao, a mobilidade dos recursos, dos investimentos e dos lucros; a regulao estatal da economia deve ser mnima; deve reduzir-se o peso das polticas sociais no oramento do Estado, reduzindo o montante das transferncias sociais, eliminando sua universalidade, e transformando-as em meras medidas compensatrias em relao aos estratos sociais equivocadamente vulnerabilizados pela atuao do mercado (SANTOS, 2001, p. 35).

Esse [...] evangelho da economia de mercado (STIGLITZ, 2002, p. 180) transforma no apenas os mecanismos de orientao econmica como tambm as noes de justia, direitos, solidariedade, enfim, cidadania, que so trocadas por noes como poder de compra, competitividade, enfim, noes de consumidores. a aplicao prtica da pregao, feita em ambiente desfavorvel por muito tempo, dos ultraliberais, como Hayek e Friedman. Com a implantao das polticas neoliberais, assistimos ao desmantelamento das mobilizaes sociais sem o enfrentamento direto e armado. Com os movimentos sociais enfraquecidos, a Educao popular vive consequncias no interior de sua prtica cotidiana. Muitos educadores populares tambm passaram a se questionar sobre a viabilidade de transformao da sociedade. Muitos, inclusive, so capturados pela lgica do mercado, entregando-se a uma viso fatalista da histria. O trao poltico mais perigoso da onda neoliberal que esta se prope como a nica alternativa possvel, vlida para toda sociedade. Articula-se, estreitamente, com a ideia de

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

81

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

que a histria j terminou, consolidando-se o esquema democrtico liberal. Acabar com a esperana de que um outro mundo possvel 17 parece ser o intento do neoliberalismo.
A ideologia fatalista, imobilizante, que anima o discurso neoliberal, anda solta no mundo. Com ares de ps-modernidade, insiste em convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social, que de histrica e cultural, passa a ser ou virar quase natural. Frases como a realidade assim mesmo, o que podemos fazer? ou o desemprego no mundo uma fatalidade do fim do sculo expressam bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutvel vontade imobilizadora. (FREIRE, 1996, pp. 21-22)

Cair na desesperana, no sentimento de impotncia se entregar ao fatalismo, e nele [...] no possvel juntar foras indispensveis para o embate recriador do mundo (FREIRE, 1992, p. 10), alm do que esse sentimento de impotncia reflexo da forma como as foras de poder atuam em nossa subjetividade. De acordo com Santos (2000), o modelo de racionalidade hegemnico, que atua sobre ns e que produz esse sentimento de impotncia, o modelo de racionalidade ocidental tambm chamado por ele de razo indolente. Esta tem por objetivo contrair o presente e expandir o futuro. A contrao do presente ocasionada por uma peculiar concepo de totalidade, que transforma o presente em um instante fugidio, entrincheirado entre o passado e o futuro. Dessa forma, ao contrair o presente, essa razo procura transformar as experincias sociais do mundo como inexistentes, insignificantes, localizadas. Ao reduzir o presente, a razo indolente produz nas subjetividades o sentimento da no-existncia 18, reforando a ideia de que nada est acontecendo ou vai acontecer e, por isso, no temos nada a fazer, uma vez que o futuro j est definido. A partir dessa lgica nasce o desnimo, a descrena, a falta de esperana, o pensamento fatalista de fim da histria. Santos afirma que a teoria do fim da histria interessa burguesia, pois o fim da histria significaria a repetio infinita do presente.
A verdade que a repetio do presente a repetio da fome e da misria para uma parte cada vez mais importante da populao mundial, a repetio de novos fascismos transnacionais, pblicos e privados, que, sob a capa de uma democracia sem condies democrticas, esto a criar um apartheid global; , finalmente, a repetio do agravamento dos desequilbrios ecolgicos, da destruio macia da biodiversidade, da degradao de recursos que at agora garantiram a qualidade de vida na Terra. (SANTOS, 1996, p. 16)

Sabemos que a histria no chegou ao seu final e que, na verdade, ela no tem fim. Podemos gestar um outro modelo de racionalidade que Santos (2004) chamou de racionalidade cosmopolita. Essa nova razo segue uma trajetria inversa proposta pela razo indolente: ela prope expandir o presente e contrair o futuro. Pelo procedimento da sociologia das ausncias19, procuram-se tornar presentes as experincias produzidas como ausentes, ampliando, assim, o presente. E, por meio da sociologia das emergncias20, procura-se contrair o futuro, tornando-o objeto de cuidado, pois ele passa a ser visto como possibilidades que vo se constituindo no presente. Uma das tarefas mais necessrias nesse momento exatamente analisar o mundo com maior acuidade, percebendo as globalizaes, como afirma Boaventura de Sousa Santos:
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584 82

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

A globalizao, longe de ser consensual, ... um vasto e intenso campo de conflitos entre grupos sociais, Estados e interesses hegemnicos, por um lado, e grupos sociais, Estados e interesses subalternos, por outro; e mesmo no interior do campo hegemnico h divises mais ou menos significativas. (SANTOS, 2001, p. 33)

Boaventura de Sousa Santos (2001) detecta dois grandes movimentos de globalizao: a globalizao hegemnica, liderada pelas empresas transnacionais, pelos organismos financeiros internacionais e capitalistas dos pases centrais, e a globalizao contra-hegemnica, representada pelos movimentos sociais, ONGs progressistas e que vem se articulando nos Fruns Sociais Mundiais. Esses movimentos ocorrem a partir das trs principais contradies vistas por esse autor no perodo atual: entre o global e o local; entre o Estado-Nao e o no-Estado transnacional; e entre os que veem a globalizao neoliberal como inexorvel e os que apontam um caminho alternativo de carter anticapitalista.

Educao popular para reacender a chama da esperana na construo de um outro mundo possvel Grandes so os desafios atuais dos movimentos sociais e da Educao popular com seu projeto emancipatrio. Trata-se de combater a trivializao do sofrimento humano. Podemos dizer que [...] o objetivo principal do projeto educativo emancipatrio consiste em recuperar a capacidade de espanto e de indignao e orient-la para a formao de subjetividades inconformistas e rebeldes (SANTOS, 1996, p. 17). A Educao popular , assim, um projeto de memria, denncia e anncio. Aps a revisita ao contexto sociopoltico vivido no ltimo perodo e histria da Educao popular no Brasil, podemos reafirmar, a partir de Freire (2000), que essa concepo de Educao e metodologia tem muito a contribuir na resistncia das classes populares no jogo de disputas de foras, s vezes invisveis, que sustenta o capitalismo neoliberal. O potencial desse projeto poltico de Educao est presente na forma como, mesmo diante de muitas dificuldades e precariedades, a Educao popular sobreviveu s aes de desmobilizao e desmonte dos movimentos populares. Ela no s resistiu e permaneceu atuante, como contribuiu para que educadores e educadoras levassem para as escolas o que aprenderam em sua militncia poltica nos movimentos sociais e sindicais. Os governos democrticos e populares, que foram ganhando espao na sociedade brasileira a partir dos anos 80, tambm se apoiaram nas experincias de Educao popular para definio de polticas educacionais. Um exemplo que podemos citar foi a gesto democrtica e popular do PT na cidade de So Paulo. Eleita como prefeita do municpio, em 1989, Luiza Erundina convidou Paulo Freire para assumir a Secretaria de Educao. Freire, em sua gesto, [...] comprometeu-se com a construo de uma educao pblica popular, tendo como caracterstica principal a Educao como prtica da liberdade (SAUL, 1998, p. 156).
Criou o Movimento de Alfabetizao de Jovens e Adultos (Mova) a partir de sua compreenso de educao popular (...). O Mova-SP tornou-se modelo de educao popular e de alfabetizao de adultos para muitas

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

83

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

das secretarias municipais de educao de governos progressistas e outras instituies educativas. (FREIRE, 2005, p. 23)

Sua gesto foi um permanente exerccio de dilogo com os educadores e as educadoras, funcionrios/as, pais e educandos/as. Experimentou o pensar, o decidir e o fazer com os outros, uma forma de gesto democrtica e participativa na Secretaria Municipal de Educao (SME).
Freire buscou desconstruir a idia de poder centralizado e hierarquizado, descentralizando a administrao da SME. Tambm, atravs da reinveno das relaes de poder, props trabalhos coletivos e envolvimento com toda a comunidade escolar. Todo um trabalho humano se fez necessrio para que a cara da escola pudesse se transformar. (PEREIRA, 2006, p. 58)

Os princpios de participao popular espalharam-se e passamos a conhecer experincias populares e participativas no campo da sade, da assistncia social, da cultura, bem como na discusso sobre o oramento dos municpios com gestes democrticas e populares. A partir dessas experincias, diversas so as aes que aconteceram fora e dentro da escola e demonstraram que a Educao popular pode possibilitar a conscientizao, a compreenso da realidade, abrindo campos de ao concreta no mundo. Podemos dizer que se apresenta como uma fonte de inspirao ou um fundamento terico-prtico que nos auxilia muito nesse processo de reinventar o mundo.
A conscientizao implica, pois, que ultrapassemos a esfera espontnea de apreenso da realidade, para chegarmos a uma esfera crtica, na qual a realidade se d como objeto cognoscvel e o homem assume uma posio epistemolgica. (FREIRE, 1980, p. 26)

A Educao popular um territrio de denncias e anncios de que a histria no chegou ao final; por isso importante ressaltar que:
Nenhuma realidade porque tem que ser. A realidade pode e deve ser mutvel, deve ser transformvel. Mas, para justificar os interesses que obstaculizam a mudana, preciso dizer que assim mesmo. O discurso da impossibilidade , portanto, um discurso ideolgico e reacionrio. Para confrontar o discurso ideolgico da impossibilidade de mudar, tem-se de fazer um discurso tambm ideolgico de que tudo pode mudar. Eu no aceito, eu recuso completamente essa afirmao, profundamente pessimista, de que no possvel mudar. (FREIRE, 2001, p. 169)

Falar em Educao popular, hoje, falar do conflito que move a humanidade; falar dos sonhos e ao mesmo tempo dos sofrimentos humanos. falar de uma perspectiva de Educao cujo ponto de partida a realidade social, que tem como objetivo reacender a chama da esperana, a crena de que um outro mundo possvel, por meio de novas formas de participao social, rumo construo de uma sociedade mais justa e mais humana. por essa experimentao do homem no mundo, e vice-versa, que se adquire conhecimento e se cria o indito vivel, motivo pelo qual a Educao popular, desde seu

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

84

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

nascimento, no concebe o educando como recipiente vazio (FREIRE, 1974), mas como um ser pensante, curioso e criativo. A Educao popular procura construir uma relao dialgica entre educador e educando. O dilogo o caminho para o conhecimento, pois, por meio dele, inicia-se a construo de vnculos mais verdadeiros entre as pessoas envolvidas. O educador busca problematizar a situao em questo, estimulando o educando a observar pontos que no havia percebido, a olhar um mesmo tema por outro ngulo, a comparar situaes semelhantes ou divergentes. Falando da vida, educadores e educandos vo compartilhando narrativas e recuperando a prpria memria. A relao entre educador e educando vai se consolidando por meio de trocas mais significativas e verdadeiras, capazes de acordar o potencial criador silenciado dentro dos dois. O educador no somente um transmissor de conhecimentos, e o educando no apenas um receptor; o que deve existir entre eles uma relao de colaborao e troca de saberes, na qual os saberes presentes na comunidade so reconhecidos e validados. Com esse trabalho, as experincias locais de participao popular se fortalecem, e um outro mundo possvel vai se configurando, na medida em que criamos novos territrios de experimentaes capazes de dar sustentao para a construo de um projeto histrico nacional voltado para a criao de uma sociedade justa e igualitria, enfatizando a solidariedade de todos os setores que possam compartilhar e colaborar com esse projeto. A partir dessa perspectiva, pode-se dizer que os projetos de Educao popular so os que implicam, ao mesmo tempo, maiores desafios e maiores potencialidades, tanto educacionais como sociais (WERTHEIM, 1985, p. 60). Os grupos de Educao popular apresentam-se como um espao de cultivar a esperana, pois ter esperana implica uma permanente busca impaciente paciente.
Sem um mnimo de esperana, no podemos sequer comear o embate, mas, sem o embate, a esperana, como necessidade ontolgica, se desarvora, se desenderea, e se torna desesperana que, s vezes, se alonga em trgico desespero. Da a necessidade de uma certa educao da esperana. [...] Enquanto necessidade ontolgica, a esperana precisa da prtica para tornar-se concretude histrica. por isso que no h esperana na pura espera, nem tampouco se alcana o que se espera na espera pura, que vira, assim, espera v. (FREIRE, 1992, p. 11)

Pensar a questo da Educao popular em uma conjuntura de crise pode tambm evocar uma imagem de abrir uma janela. possvel que a crise nos leve a abrir janelas que no abriramos caso no houvesse a crise (VALLA, 1998, p. 4). Os abalos que a crise provoca na sociedade anunciam que existem possibilidades de reinventarmos o mundo. No momento em que vivemos tempos de globalizao e assistimos desvalorizao das experincias locais e da prpria vida, retomar o debate sobre a Educao popular um potente instrumento de luta contra o desperdcio dessas experincias. Ao investirmos no reconhecimento, na validao e valorizao dos saberes presentes nas experincias de Educao popular, estamos percorrendo uma lgica inversa lgica do mercado. Estamos investindo na potncia das experincias locais como campo de produo de outras globalizaes (SANTOS, 2001), outras formas de trocas, outros modos de existir. Estamos reafirmando que a histria no chegou ao final e que
[...] o futuro no , por exemplo, a pura repetio de um presente de insatisfaes. O futuro algo que vai se dando, significa que o futuro

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

85

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

existe na medida em que eu ou ns mudamos o presente. E mudando o presente que a gente fabrica o futuro; por isso, ento a histria possibilidade e no determinao. (FREIRE, 1995, p. 90)

Reafirmamos que a Educao popular um laboratrio de experimentao, busca desvendar e reinventar o mundo. Possibilita encontros humanos mais verdadeiros e significativos, estimula a produo de conhecimentos que nos ajudam a construir uma vida melhor. Quando o conhecimento produzido com base na emancipao humana, ele nos ajuda a romper com a lgica do mercado capitalista que nos apresenta o consumo como a soluo para nossos problemas e a satisfao de nossos desejos. Na Educao popular podemos criar outras formas de troca. Enfim, podemos colocar a vida a servio da vida (Thiago de Mello). Colocar a vida a servio da vida no fazer discursos, mas se lanar no movimento de reinveno do mundo em busca de uma sociedade mais justa e mais humana. Referncias Bibliogrficas ALENCAR, F. Associaes de moradores e a construo da democracia. Revista Tempo e Presena. So Paulo: Cedi, n. 225, novembro de 1987. ANPEd. XXI Reunio Anual: GT6. Caxambu/MG, 1998. BARRETO, J.C. Educao na viso de Paulo Freire. So Paulo: Vereda/Centro de Estudos em Educao, 1986. BEISIEGEL, C. de R. Poltica e Educao Popular: a teoria e a prtica de Paulo Freire no Brasil. So Paulo: tica, 1989. BRANDO, C.R. Histria do menino que lia o mundo. 3. ed. Veranpolis/RS: Iterra Instituto de Capacitao e Pesquisa da Reforma Agrria, 2001. CALDART, R.S. & KOLLING, E.J. Paulo Freire: um educador do povo. Veranpolis/RS: MST, 2001. DAGNINO, E. (org.) Sociedade civil e espaos pblicos no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. DOWBOR, L. Prefcio. In: FREIRE, P. sombra desta mangueira. So Paulo: Olho dgua, 1995. DREIFUSS, R.A. 1964: a conquista do Estado. Petrpolis/RJ: Vozes, 1981. FVERO, O. (org.) Cultura popular: memria dos anos 60. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1983. FREIRE, A.M. de A. (org.) Pedagogia dos sonhos possveis. So Paulo: Unesp, 2001. __________. Utopia peregrina. Revista Memria da Pedagogia: Paulo Freire: a utopia do saber. n. 4. So Paulo: Segmento-Dueto, 2005. pp. 16-29. FREIRE, P. Uma educao para a liberdade. Porto/Portugal: Textos Marginais, 1974. __________. Conscientizao: teoria e prtica da libertao. So Paulo: Moraes, 1980. __________. Educao como prtica de liberdade. 13. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1982a. __________. Extenso ou comunicao? Traduo de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982b. __________. Educao e mudana. 6. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1983. __________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. __________. Pedagogia da esperana: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1992.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584 86

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

__________. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. __________. Poltica e Educao. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2000. GENTILI, P. et al. Globalizao excludente: desigualdade, excluso e democracia na nova ordem mundial. 3. ed. Petrpolis/RJ: Vozes; Buenos Aires: Clacso, 2000. GUISO, A. Entre revises e reinvenes. In: SILVA, L.H. da & AZEVEDO, J.C. de (orgs.) Petrpolis/RJ: Vozes, 1995. MEB. Relatrio trienal - 1990 a 1992. Braslia: MEB, 1993. NVOA, A. (orgs.) Paulo Freire: poltica e pedagogia. Porto/Portugal: Ed. Porto, 1998. pp. 151-166. PAIVA, V. (org.) Perspectivas e dilemas da Educao popular. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1984. __________. Educao popular e Educao de adultos. So Paulo: Edies Loyola, 1987. PEREIRA, D. de F.F. Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a Educao. 2006. Tese. Doutorado em Educao pela Faculdade de Educao da Unicamp, Campinas, 2006. PEREIRA, E.T. Formar esquerda: processo de educao poltica no PT e na CUT, um estudo sobre a Fundao Nativo da Natividade. So Paulo: Terras do Sonhar; Pulsar, 2006. __________. Educao poltica: uma experincia com o oramento participativo. Campinas/SP: Alnea, 2008. SANTOS, B.S. Por uma Pedagogia do conflito. In: SILVA, L.H. da. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre:Sulina, 1996. __________. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2000. __________. Os processos da globalizao. In: Globalizao: fatalidade ou utopia? Porto/Portugal: Afrontamento, 2001. pp. 31-106. __________. (org.) Para uma sociologia das ausncias e uma sociologia das emergncias. In: Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as Cincias revisitado. So Paulo: Cortez, 2004. pp. 777-821. SAUL, A.M. A construo do currculo na teoria e prtica de Paulo Freire. In: APPLE, M. & SAVIANI, D. Os ganhos da dcada perdida. Revista Presena Pedaggica. Editora Dimenso, v. 1, n. 9, nov./dez. de 1995. SILVA, F. de A. Histria do Brasil: Colnia, Imprio e Repblica. So Paulo: Moderna, 1992. STIGLITZ, J.E. Globalizao: a grande desiluso. Lisboa/Portugal: Terramar, 2002. STRECK, D.R. Pedagogia no encontro de tempos: ensaios inspirados em Paulo Freire. Petrpolis/RJ: Vozes, 2001. VALE, A.M. do. Educao popular na Escola Pblica. So Paulo: Cortez, 1992. VALLA, V.V. A revalorizao da Educao popular numa conjuntura de crise. WERTHEIN, J. (org.) Educao de Adultos na Amrica Latina. Campinas/SP: Papirus, 1985. Notas
1 2

Doutora em Educao pela Unicamp e professora adjunta da UFSCar/Campus Sorocaba/SP. Doutor em Educao pela Unicamp e professor da UniAnchieta/Jundia/SP.

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

87

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

O neoliberalismo expressa uma sada poltica, econmica, jurdica e cultural especfica para a crise hegemnica que a economia do mundo capitalista comea a atravessar, como produto do esgotamento do regime de acumulao fordista iniciado a partir do fim dos anos 60 e comeo dos 70. O(s) neoliberalismo(s) expressa(m) a necessidade de restabelecer a hegemonia burguesa no quadro dessa nova configurao do capitalismo em um sentido global (GENTILI, 2000, p. 230). 4 Quando se fala em homem-pessoa e homem-coisa, preciso se lembrar do que Freire nos diz, pois ele [...] reconhece o homem como um ser histrico, que desmistifica a realidade, razo porque no teme a sua desocultao. Em lugar do homem-coisa adaptvel, luta pelo homem-pessoa, transformador do mundo. (FREIRE, 1974, p. 17). 5 Educao bancria: faz do processo educativo um acto permanente de depositar contedos. Acto no qual o depositante o educador e o depositrio o educando. A concepo bancria, ao no superar a contradio educador-educando, mas, pelo contrrio, ao enfatiz-la, no pode servir seno domesticao do homem. (FREIRE, 1974, p. 14). 6 Conforme Dreifuss (1981), o populismo constitua-se em uma forma de dominao em que polticos profissionais estabeleciam um mecanismo de aparente mobilizao popular, contida e controlada, com uma prtica de colaborao de classes e uma estrutura de apaziguamento dos conflitos. 7 Os diversos relatos disponveis sobre a criao do Movimento de Cultura Popular (MCP) coincidem em afirmar que ele foi institudo sob a inspirao e o patrocnio direto da Prefeitura de Recife. Em maio de 1960, o ento prefeito Miguel Arraes promoveu, apoiado em setores progressistas da intelectualidade e nos estudantes, a fundao do Movimento de Cultura Popular. Juridicamente, nascia o MCP como uma sociedade civil autnoma. Suas atividades iniciais se orientaram, fundamentalmente, no sentido de conscientizar as massas atravs da alfabetizao e educao de base. A realidade de um Estado com enorme ndice de analfabetismo exigia esforos urgentes a fim de incorporar sociedade os milhares de proletrios e marginais de Recife, dotando-os de uma nova conscincia. Com o tempo, o MCP foi diversificando seu campo de ao, e novos tipos de contato com a massa se foram forjando: teatro, ncleos de cultura popular, meios informais de educao, canto, msica e dana popular, artes plsticas e artesanato (BEISIEGEL, 1989, p. 119). 8 No era s levar para a gente dos bairros pobres aquilo que se podia assistir no dos ricos. O pessoal do MCP sabia que todas as pessoas, todas as famlias, todas as comunidades e todo mundo tinham a sua prpria cultura. Voc vai em um fundo do mundo, vai l em um oco do serto e l vive uma gente. E vive como gente, as pessoas falam umas com as outras e se entendem. Elas criam famlias. Elas plantam na terra e colhem. Fazem a comida e sabem oraes que se rezam antes de comer. Pintam potes de barro, criam canes bonitas e fazem lindas colchas de fiandeira. As pessoas de l tm seus conhecimentos sobre as plantas e os bichos e sabem tratar muitas doenas. Elas tm os seus muitos cantos e as suas alegres danas. Elas criam e possuem as suas crenas e os seus saberes. Isso mesmo. Povo nenhum, dos ndios da Amaznia a So Paulo ou Rio de Janeiro, vive sem conviver com tudo isso. E assim que se fala que cada gente, cada povo do Brasil e do Mundo possui uma CULTURA prpria (BRANDO, 2001, p. 37). 9 Toda invaso sugere, obviamente, um sujeito que invade. Seu espao histrico-cultural, que lhe d viso de mundo, o espao de onde ele parte para penetrar em outro espao histrico-cultural, superpondo aos outros indivduos seu sistema de valores. O invasor reduz os homens do espao invadido a meros objetivos de sua ao. As relaes entre invasor e invadidos, que so relaes autoritrias, situam seus plos em relaes antagnicas. O primeiro atua, os segundos tm a iluso de que atuam na atuao do primeiro; este diz a palavra; os segundos, proibidos de dizer a sua, escutam a palavra do primeiro. O invasor pensa, na melhor das hipteses sobre os segundos, jamais com eles; estes so pensados por aqueles. O invasor prescreve e os invadidos so pacientes da prescrio (FREIRE, 1982b, pp. 41-42). 10 Em lugar de professor, com tradies fortemente doadoras, o Coordenador de Debates. Em lugar de aulas discursivas, o dilogo. Em lugar de aluno, com tradies passivas, o participante de grupo. Em lugar dos pontos e de programas alienados, programao compacta, reduzida e codificada em unidades de aprendizado (FREIRE, 1980, p. 103). 11 A conscientizao um compromisso histrico. tambm conscincia histrica: insero crtica na histria, implica que os homens assumam o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo. [...] A conscientizao, como atitude crtica dos homens na histria, no terminar jamais. [...] A conscientizao nos convida a assumir uma posio utpica frente ao mundo, posio esta que converte o conscientizado em fator utpico (FREIRE, 1980, p. 27). 12 O percurso poltico intelectual de Freire ilustra, de maneira exemplar, o que ocorreu com boa parte da intelectualidade catlica brasileira. Preocupado desde os anos 50 com o tema do desenvolvimento, com a busca de estratgia para vencer o atraso, sendo capaz embora catlico de aceitar o mundo moderno, a civilizao industrial, Freire aderiu ao nacionalismo desenvolvimentista. Os temores manifestados no pensamento catlico com a massificao provocada pela sociedade industrial, com o desenraizamento

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

88

Revista HISTEDBR On-line

Artigo

resultante da migrao rural-urbana, com a manipulao poltica das massas urbanas, aparecem em seu trabalho como denncia do risco do desenvolvimento: a educao das massas como seu antdoto. Na obra de Freire, a aceitao do desenvolvimento capitalista nacional foi se convertendo em rejeio ao capitalismo e em opo pelo socialismo, em nome tal como ocorreu com os jovens catlicos no apenas dos custos sociais do capitalismo, mas tambm dos seus malefcios no que diz respeito formao de pessoas autnomas e solidrias. O capitalismo deveria ser combatido porque a estrutura socioeconmica a ele correspondente implicava o individualismo, o consumismo, a alienao, a perda das formas de solidariedade vicinal, a destruio de valores cristos e da religiosidade do povo, a sua manipulao poltica e, finalmente, a sua massificao a incapacidade de cada pessoa decidir por si mesma de maneira autnoma a respeito de sua vida e de sua presena na sociedade. A rejeio ao capitalismo passou entre as foras catlicas que evoluram para uma posio de esquerda (PAIVA, 1984, p. 245). 13 A renovao catlica a partir do Conclio Vaticano II abriu caminho para um tipo de participao de leigos e religiosos na Igreja que permitia levantar objees ao autoritarismo tradicionalmente reinante na instituio; o movimento de renovao patrstica, a proposta de retorno Igreja primitiva, era reforado pela aceitao do Vaticano II da idia de que a Igreja no a Hierarquia, mas o povo de Deus, gerando um clima propcio contestao do autoritarismo no interior da Igreja (PAIVA, 1984). 14 Confira, por exemplo, o interessante trabalho desempenhado nesse momento no Brasil pela Teologia da Libertao e seu principal instrumento de ao social e de evangelizao, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). historicamente inequvoca a afirmao de que as CEBs colaboram de maneira muito significativa no processo de luta para que no Brasil se retomasse o processo de reconstruo democrtica. 15 Trecho da msica O bbado e a equilibrista de Joo Bosco e Aldir Blanc. 16 O conceito de excluso relativamente recente na linguagem das cincias humanas e sociais, embora por trs dele se esconda uma realidade nada nova. So por demais conhecidos os fatos da fome, da convivncia com a injustia, do no-acesso aos meios de sade e educao, da discriminao de raa e gnero, enfim, tudo aquilo que faz com que algum seja menos gente. A linguagem nova sinal de que essa mesma realidade se apresenta com cara diferente e, portanto, como um novo desafio prtico e epistemolgico. (STRECK, 2001, p. 51) 17 Quando falamos em um outro mundo possvel, inspiramo-nos nos Fruns Sociais Mundiais que vm procurando discutir e apontar alternativas possveis para o contexto em que estamos vivendo. 18 No h uma maneira nica de no existir, porque so vrias as lgicas e os processos por meio dos quais a razo metonmica produz a no-existncia do que no cabe na sua totalidade e no seu tempo linear. H produo de no-existncia sempre que uma dada entidade desqualificada e tornada invisvel, ininteligvel, ou descartvel de modo irreversvel (SANTOS, 2004, p. 787). Santos (ibidem) distingue cinco lgicas ou modos de produo da no-existncia: 1- Monocultura do saber e do rigor do saber; 2- Monocultura do tempo linear; 3- Lgica da classificao social; 4- Lgica da escala dominante; 5- Lgica produtivista. A partir dessas lgicas, so cinco as formas sociais de no-existncia produzidas ou legitimadas pela razo metonmica: 1- O ignorante; 2- O residual; 3- O inferior; 4- O local; 5- O improdutivo. 19 A sociologia das ausncias trata-se de uma investigao que visa demonstrar que o que no existe , na verdade, activamente produzido como no existente, isto , como uma alternativa no credvel ao que existe [...] o objetivo da sociologia das ausncias transformar objetos impossveis em possveis e com base neles transformar as ausncias em presenas (ibidem, p. 786). 20 A sociologia das emergncias consiste em substituir o vazio do futuro, segundo o tempo linear (um vazio que tanto tudo quanto nada), por um futuro de possibilidades plurais e concretas, simultaneamente utpicas e realistas, que se vo construindo no presente atravs da actividade do cuidado (ibidem, p. 794).
Artigo recebido em: Aprovado em: 22/11/2010 10/12/2010

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 72-89, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

89

S-ar putea să vă placă și