Sunteți pe pagina 1din 4

RELATRIO DA PALESTRA

Tema: Literatura: do tomo ao bit Palestrante: Professora Roseli Gimenes Local: Unip Interativa Teixeira de Freitas BA Data: 05/09/2013 Durao: 2 horas

Atravs desse relatrio venho relatar sobre a palestra que foi ministrada por Roseli Gimenes, que abordou a questo do ato de leitura literria no papel impresso e no digital. Entende com a palestra que vivemos a cultura em transformao, do tomo ao bit, contudo em eixos distintos um estabelecido pelo impresso (tomo), outro ampliado pela interatividade em um game de computador (bit). Hoje a tecnologia encontra-se em todos os lugares. As mdias impressas possui um grande poder de convencimento junto ao espectador. A diversidade de formatos, a riqueza dos materiais e texturas, as cores vibrantes e as definies de imagens so recursos que ajudam a fixar na mente do consumidor o objeto almejado. Porm, tecnologias como o E-book, eletronic book representam uma revoluo no meio digital, disponibilizando recursos de interatividade que j causam uma migrao da mdia impressa. Atualmente h uma demanda crescente e natural pelo ambiente digital. A professora relatou o caso dos computares e laou uma pergunta: Os computadores digitais podem pensar? H varias experincias digitais que apontam para essa interatividade que sem duvidas nos fazem elaborar esse pensamento, a professora exemplificou os jogos de xadrez, entre o ser humano e o computador, sendo que algumas vezes o computador vence a partida, analisando muita gente dvida acredita que ouve uma manipulao de dados e que fez com que o computador vencesse e assim comprovasse que os computadores podem pensar. Mas o computador no pode pensar ele tem um programa e esse programa que o faz pensar.

Durante a palestra foi ressaltado o poema de Haroldo de Campos que tanto pode se chamar LIXO quanto LUXO, sendo que numa analise metafrica social o lixo suprfluo ou luxo suprfluo, exemplificando a seguir o poema de Dcio Pignatari Beba Coca Cola, sendo um poema muito criticado, pois muitas pessoas acharam que o autor estava sendo partidrio do consumo fazendo propaganda da Cola Cola, sendo destacado que o publico leitor ainda estranha. Essas foram umas das caractersticas da poesia concreta. Em seguida, falou-se sobre os livros eletrnicos o que a mdia digital oferece, meios de origem eletrnica utilizados nas estratgias de comunicao das marcas com seus consumidores. Foi citado tambm o game Faade em 3D o jogo tem uma tentativa de mover as fronteiras tradicionais da hipermdia com narrativas interligadas para criar um drama interativo, interao emocional, interativa e comportamento psicolgico de quem jogam. fundamental pensar que o game de computador parte da conjuntura atual, da mesma forma que fico pejorativamente chamada de entretenimento. Outro exemplo de interatividade interessante foi o Second Life que um ambiente virtual onde as pessoas podem simular alguns aspectos da vida real e social, sendo usado at como experincia para educao no ensino de Lnguas, porem tudo no passa de uma realidade virtual. A mdia impressa est passando por uma mudana histrica. Isso acontece devido ao fato da cultura digital conquistar cada vez mais usurios, gerando assim o progresso na mdia, tanto pela velocidade com que chega a informao quanto por praticidade e comodismo do fcil acesso internet. As novas tecnologias da comunicao nos dias de hoje diminuiu a distncia entre as pessoas. Acredito que a ferramenta tecnolgica pode ser positiva para a sociedade, basta que saibamos usar, pode passar a ser algo negativo quando deixamos de us-la como ferramenta e permitimos que ela nos domine e se as pessoas burlarem as regras. Podemos encontrar pessoas que realizam suas pesquisas somente pela internet, mas sabemos que os livros tm uma grande importncia na vida acadmica, pois no mundo digital, as informaes so resumidas podendo se tornar numa leitura superficial, j no mundo impresso essencial entrarmos de cabea na informao, contudo imprescindvel a informao com contedo.

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INTERATIVA

JAQUELINE DE OLIVEIRA RA: 1326149

RELATRIO DE PALESTRA
Atividades complementares

TEIXEIRA DE FREITAS 2013

JAQUELINE DE OLIVEIRA RA: 1326149

RELATRIO DE PALESTRA
Atividades complementares

Relatrio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIP Interativa para obteno da carga horria pelas atividades complementares.

Orientadora: Professora Roseli Gimenes

TEIXEIRA DE FREITAS 2013

S-ar putea să vă placă și