Sunteți pe pagina 1din 5

Aula 13

Fisiologia Renal
Juliane Rangel

Z inicia a aula falando sobre a intoxicao de civis (mais de 2000 de crianas) com o gs Sarin e a relao disso com SNA (Ele no explica a relao, s cita). ANGIOTENSINOGNIO O angiotensinognio produzido continuamente pelos hepatcitos. Alguns autores citam alguns mecanismos que podem estimular a sntese do angiotensinognio. Dentre eles, estes aqui: Inflamao, insulina...

Voces devem buscar a relao desses fatores com o essa sntese de angiotensinognio. Desse, eu gosto de falar da insulina: Diabetes mellitus II: voc pode ter hiperinsulinemia, por qu? Porque o nosso corpo est resistente a insulina, os receptores da insulina podem estar comprometidos inviabilizando o encaixe da insulina nesses receptores. Consequentemente, a glicose sangunea aumenta levando a hiperglicemia e assim mais insulina produzida. Ento eu tenho uma hiperglicemia com uma hiperinsulinemia. Agora, ateno. Imagine se nessa situao voc aumenta o angiotensinognio? Concordam? Insulina aumenta o angiotensinognio. E o aumento da glicose sendo filtrada aumenta a produo de renina, porque diminui a concentrao de sdio na mcula densa. Ento perfeito, n? Ativou a renina, ela vai encontrar substrato pra ela porque a insulina est estimulando a produo de angiotensinognio. Um dos motivos que comprova ainda mais a hipertenso induzida pelo sistema renina-angiotensina-androsterona em um diabtico. Qual fator contribui mais? No sei. Se por isso ou por disfuno endotelial. So os dois associados. Ele pergunta se todos entenderam, algum no, a ele repete:

O paciente tem DM II, ele tem um comprometimento dos receptores de insulina (uma oxidao desses receptores, por exemplo), e isso tende a aumentar a glicose sangunea, a hiperglicemia leva ao aumento da produo de insulina (esto vendo que neste caso o problema no pancretico, DM tipo 2, as clulas beta esto em intensa atividade) o que ocasiona hiperinsulinemia, ela pode aumentar o angiotensinognio. Essa hiperglicemia aumenta a produo de renina. Como? Ela vai aumentar a concentrao de glicose no filtrado glomerular e isso vai aumentar o cotransporte de sdio/glicose no tbulo contorcido proximal, vai tender a diminuir a concentrao de sdio na mcula densa e isso vai estimular a produo de renina. Vai ativar o sistema renina angiotensina ADH. E se esse sistema for muito ativo, vai levar a hipertenso. DM II

COMPROMETIMENTO DOS RECEPTORES DE INSULINA

HIPERGLICEMIA

[GLICOSE]

COTRANSP.NA/GLI

[NaCl] (na mcula densa)

RENINA

(no FG) (no TCP) PRODUCAO DE INSULINA (HIPERINSULINEMIA)

ANGIOTENSINOGENIO

ANGIOTENSINA

ATIVA S.R.A.ADH

PA

Aluno faz pergunta no relacionada com o assunto (aterosclerose) por isso no achei conveniente transcrever. Z comenta por alto sobre o sangue no estressado, que sob efeito simptico ficar estressado. Aluno pergunta se a mesma hipertrofia que ocorre nos msculos estriados (cardaco e esqueltico) tambm ocorre em msculo liso. Z: Tudo que for persistente em vasos ou no corao, temos a capacidade de remodelar, todos os tecidos do nosso corpo tm essa capacidade. Existe sim hipertrofia de msculo liso. A angiotensina II um dos hormnio que leva a hipertrofia muscular da parede vascular. Se aumentar a parede muscular do vaso haver uma vasoconstrio mais forte para aumentar a presso. Na verdade a angiotensina II o segundo mais importante hipertensor no nosso corpo, o primeiro o ADH. Se a parede se espessar, o lmen diminui e a presso aumenta. Mas para isso acontecer tem que ser persistente, s uma ativao no basta. Por isso que eu falei: cuidado com a quadro azul porque l tem ao da angiotensina II alterando as estruturas cardiovasculares.

Voltando, vocs tm que buscar, ser curiosos e perguntar: Como os outros fatores afetam a presso arterial? Ser que aumento de T3 e T4 interferem na presso? Ser que esse aumento na produo do angiotensinognio vai influenciar? Ser que o estrognio da gestao...a gestante no tem hipertenso arterial? Ser que pode estar relacionado a isso? Ser que a aldosterora e angiotensina, podem estar relacionadas com a sndrome de Hellp? (hipertenso gravssima que a mulher tem durante a gestao). Uma pessoa com vasculite e toma anticoncepcionais vai traumatizar ainda mais os vasos.

ADH (hormnio antidiurtico ou vasopressina)

Hipotlamo: Faz parte do diencfalo. Abaixo do hipotlamo tem-se a hipfise (que dividida em adeno-hipfise e neuro-hipfise). Embriologicamente falando, a neuro-hipfise (posterior) originada do hipotlamo, enquanto a adeno hipfise (anterior) tem origem de clulas da faringe. Ento elas se unem e formam a hipfise.

Hoje iremos focar na neuro-hipfise. formada por terminaes axnicas cujo corpo e dendrito esto no hipotlamo, e vo ter clulas envoltrias ao redor desses axnios. Existe um trato, chamado trato hipotalmico-hipofisrio. O que um trato? um conjunto de axnios de um neurnio que est no SNC. O hipotlamo possui 8 ncleos. Dentre eles os ncleos supraptico e paraventricular Ncleo supraptico: para cada 6 neurnios, 5 produzem ADH e 1 produz oxitocina. Ncleo paraventricular: para cada 6 neurnios, 5 produzem oxitocina e 1 produz ADH. Ento o ADH produzido no hipotlamos pelos ncleos supraptico e paraventricular. O ADH produzido no neurnio e transportados por protenas citoplasmticas transportadoras (neurofisinas) que iro transportar at a vescula sinptica, onde vai ficar armazenado. Neurofisinas tambm transportam oxitocina. Cuidado, neuro-hipfise no produz hormnio algum! S armazena! O ADH vai ser liberado na neuro-hipfise, como? Como um neurotransmissor liberado na vescula sinptica? Por exocitose. Ento pra ele ser liberado tem que chegar impulso nervoso. Numa regio hipotalmica, tem uma rea chama AV3V. (rea anteroventral do terceiro ventrculo). uma regio desprovida de barreira hematoenceflica. Nessa rea, tem os osmorreceptores. So receptores que detectam a variao da osmolaridade do sangue. (osmolaridade uma medida de concentrao). Ento ela detecta a variao da concentrao no sangue. Ento o sangue est circulando, se voc bebeu pouca agua, transpirou, talvez fez um

exerccio fsico, a concentrao do sangue vai tender a aumentar. Ento teremos uma hemoconcentrao. Em uma hemoconcentrao, quando o sangue passa pelos capilares na rea AV3V, e ali no tem a barreira hematoenceflica, ele vai puxar agua dos osmorreceptores, fazendo com que estes se murchem, quando ele murchar ele vai ativar os neurnios supraptico e paraventricular, levando a liberao de ADH (s o ADH, a oxitocina no). O ADH liberado vai atuar em receptores V1 e V2 (vasopressinrgicos do tipo 1 e 2). V1: Presentes nos vasos sanguneos. Vai levar a vasoconstrio, aumentando a RPT, aumentando a presso arterial. V2: Porco final do nfron (tbulo contorcido distal, tbulo coletor cortical...). Vai ativar as aquaporinas, formando verdadeiros poros de agua na parede do nfron. Vai favorecer a reabsoro tubular de agua, aumentando a volemia, aumentando a presso arterial. Qual a tendncia da hemoconcentrao? Diminuir. O sangue estava ficando mais concentrado, agora vai ficar mais diludo (feedback negativo). Porque aumentou a volemia. Se reabsorve mais agua, qual a tendncia do volume de urina? Diminuir. E sua concentrao? Aumentar. E a cor? Mais escura (vai para um amarelo mbar). O aumento do consumo de agua, vai aumentar o volume de agua no sangue, diminuindo sua concentrao, a agua do sangue vai passar para os osmorreceptores, deixando-os turgidos, o que faz com que eles hiperpolarizem os neurnios supraptico e paraventricular, o ADH no ser liberado, diminuindo a reabsoro tubular de agua, aumentando o volume de urina, diminuindo a concentrao de agua no sangue, voltando ao normal. Nosso corpo no se preocupa com o volume de agua na urina, a grande preocupao manter a concentrao do sangue. Se manter a concentrao do sangue dentro dos parmetros normais, ele estar circulando, levando nutrientes a todas as clulas do corpo. Diabete inspido: Cuidado pra no confundia diabetes e pensar em insulina. Diabetes = sifo (sada de agua) Insipido: sem sabor Diabete inspido neurognica: Se uma pessoa tiver uma leso no hipotlamo, na neuro-hipfise, no haver produo de ADH, o que vai aumentar o volume de agua na urina. A densidade da urina vai chegar prxima a densidade da agua, a urina vai sair sem gosto, sem sabor. Diabete inspido: Sada de urina sem sabor. uma doena endcrina que no h produo ou liberao de ADH. Produzimos no mximo 4 litros de urina por dia, pacientes com diabete insipido chega a produzir 15 litros por dia. Outra situao: Diabete inspido nefrognica: hipotlamo e hipfise esto ntegro, mas houve leso nos receptores V2, o ADH no vai atuar. Vai levar tambm a diabete inspido. No vai ativar as aquaporinas.

S-ar putea să vă placă și