Sunteți pe pagina 1din 4

A Proposta de Reforma Administrativa

A REFORMA DO APARELHO DO ESTADO - UMA SNTESE


Uma Administrao eficiente Principais pontos da Reforma O que a Sociedade ganha com a Reforma O que o Servidor Pblico ganha com a Reforma O que muda com as Emendas Constitucionais

Uma Administrao eficiente O objetivo da reforma permitir que a administrao pblica se torne mais eficiente e oferea ao cidado servios com maior qualidade. Ou seja, que atenda melhor utilizando com mais eficincia os recursos disponveis. O que se busca uma administrao voltada para a eficincia, ao contrrio do que se tem hoje: uma administrao voltada para o controle de processos. De outro lado, para garantir a estabilidade do Plano Real, o Governo precisa coibir o desperdcio e racionalizar o gasto pblico. O que o Governo quer com a reforma impedir que os gastos aumentem, consumindo os recursos do Estado, sem que haja uma contrapartida de eficincia e qualidade nos servios prestados. Pela atual Constituio, o Governo enfrenta grandes obstculos para introduzir polticas voltadas para a cobrana de desempenho do servio pblico e para a racionalizao das despesas. A proposta de reforma administrativa entrou na agenda da sociedade brasileira, est nos jornais, discutida pelas pessoas. Ao contrrio de 1988, hoje o Pas conta com uma administrao transparente, tem conscincia do tamanho do problema e as decises a serem tomadas pelo Congresso podero refletir o que pensa a sociedade.
Volta ao incio

Principais pontos da Reforma A reforma administrativa passa pela aprovao das emendas constitucionais, que possibilitaro a flexibilizao da estabilidade dos servidores pblicos. As emendas tambm estabelecem que os aumentos salariais dos servidores do Executivo, Legislativo e Judicirio s possam ocorrer atravs de projetos de lei. Mas a reforma abrange tambm inmeros outros importantes projetos, alguns j em implantao, como, por exemplo, a flexibilizao de gesto das fundaes e autarquias, avaliao de desempenho dos rgos e dos servidores pblicos, novos mtodos de gesto, valorizao do servidor e a abertura de concurso para a renovao dos quadros da administrao federal.
Volta ao incio

O que a Sociedade ganha com a Reforma Uma administrao pblica eficiente: a melhoria da eficincia significa que o Estado ser capaz de gerar mais benefcios, na forma de prestao de servios sociedade, com os mesmos recursos disponveis. Ou seja, o Governo entende que o problema no simplesmente cortar gastos, mas gastar com eficincia e responsabilidade o que se tem. O equilbrio das contas nos Estados e Municpios: Estados e Municpios tero condies legais de promover, de forma mais eficaz, seus processos de ajustamento das contas pblicas.

Existe hoje uma grave situao de quase inadimplncia em muitos Estados e Municpios, nos quais a folha de pagamento responde por at 91% da receita disponvel. O ajustamento necessrio e a sociedade s tem a ganhar, ainda que possam haver custos sociais localizados com o desligamento de servidores. O Estado deixa de ser um obstculo retomada do desenvolvimento econmico: hoje o setor privado j se ajustou e est voltando a investir. O Estado, entretanto, continua amarrado pelo desequilbrio das contas e pela desorganizao interna, perda de tcnicos qualificados, baixo desempenho e persistncia no uso de formas atrasadas de gesto. O Governo no quer desmontar o Estado. As experincias bem sucedidas no mundo inteiro mostram que fundamental uma burocracia gil, moderna, capaz de planejar e promover as condies necessrias para o crescimento sustentado e socialmente justo. Nunca poderemos abrir mo da presena do Estado, por exemplo, na estabilizao da economia, na segurana do cidado, na oferta de um bom sistema educacional que qualifique a fora de trabalho, no estmulo pesquisa e ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico, na garantia de bons servios de sade e de assistncia social. Servios pblicos com qualidade: a retirada de normas e controles desnecessrios, a flexibilizao de gesto e a nfase no desempenho vo ajudar a administrao pblica a oferecer servios melhores, com maior qualidade. O servio pblico poder assimilar o que h de positivo na experincia de gesto das organizaes e empresas mais modernas, direcionando a sua atuao para a satisfao do cidado/contribuinte.
Volta ao incio

O que o Servidor Pblico ganha com a Reforma O servidor ganhar o respeito da sociedade: a opinio pblica tem hoje uma imagem muito negativa do servidor. Para reverter esta imagem, a sociedade precisa saber que a maioria dos servidores trabalha muito e dedicada ao ideal de servir ao pblico. Por isso os servidores no devem temer medidas que visam a favorecer a sua profissionalizao. Cobrar desempenho e at mesmo, como medida extrema, demitir o servidor que no se empenha no seu trabalho, no "perseguir" a categoria, mas reforar a sua profissionalizao. A estabilidade s se justifica no interesse do Estado: ela no deve ser confundida com eternizao no cargo pblico. O servidor ter certeza de que seu trabalho necessrio: preciso que os servidores tenham claro que a funo do Estado no dar empregos, mas prestar os servios de que a sociedade e o contribuinte necessitam. Dessa forma, no faz sentido manter empregos desnecessrios. Os Estados ou Municpios, que, diante de uma situao insustentvel nas contas pblicas, tiverem de se ajustar pelo desligamento de servidores, podero, daqui para a frente, retomar o crescimento acautelando-se contra o empreguismo. O servidor ter o seu desenvolvimento profissional estimulado: ser permitida a reserva de vagas nos concursos pblicos para os servidores. Dessa forma, muitos servidores que hoje ocupam cargos inferiores qualificao que adquiriram sero estimulados a disputar um cargo melhor. Alm disso, sero desencadeados programas de treinamento em massa e sistemas de promoo do servidor vinculados a cursos de aperfeioamento. O quadro de servidores ser renovado: a abertura de concursos e a organizao de carreiras ir renovar o quadro de servidores, com a entrada de sangue novo, e representar um avano nas condies de trabalho e na qualidade dos servios. As condies de trabalho vo melhorar: novos mtodos de gesto, maior autonomia e profissionalizao da gerncia, indicadores de desempenho, sistemas de avaliao permanente do servidor e dos rgos, sero projetos que devero, a longo prazo, produzir uma verdadeira revoluo gerencial no servio pblico, que hoje est muito defasado em relao s organizaes privadas.
Volta ao incio

O que muda com as Emendas Constitucionais Estabilidade S tero estabilidade no cargo os servidores contratados por concurso, depois de cinco anos de exerccio, sendo exigida uma avaliao ao final do perodo. Hoje, os servidores ganham a estabilidade depois de dois anos. Podero ser recrutados servidores que no tero direito estabilidade, atravs de processo seletivo pblico, para ocuparem empregos. Este tipo de contratao dever ser utilizado preponderantemente em reas de atividades operacionais ou de apoio, que, pela sua natureza, tenham grande similaridade com as atividades do setor privado. Os servidores estveis podero perder o cargo por insuficincia de desempenho, mas ser necessria a abertura de processo administrativo especfico, com direito a ampla defesa por parte do servidor. Poder haver o desligamento de servidores estveis tambm em decorrncia de necessidade da administrao pblica ou para reduo de gastos com pessoal. Neste ltimo caso, a reduo de gastos se justificaria como alternativa, que os Estados e Municpios podero adotar, para o cumprimento dos limites previstos na prpria Constituio e regulamentados em lei recentemente aprovada no Congresso (Lei Complementar n 82/95), que fixou em 60% o percentual mximo de gastos com pessoal considerando a receita disponvel. Para inibir a utilizao abusiva deste dispositivo, os cargos dos servidores desligados sero automaticamente extintos, ficando proibida a criao de novo cargo com as mesmas funes durante 4 anos. Alm disso, o servidor ter direito a uma indenizao por ocasio da dispensa. Os servidores responsveis por atividades exclusivas de Estado, que requerem maiores garantias no exerccio de suas funes, no sero alcanados pela modalidade de desligamento por necessidade administrativa. Entendeu-se que tais atividades (que compreendem, por exemplo, as reas de segurana pblica, tributao, diplomacia, etc.) expem o servidor a presses tornando recomendvel, no interesse da prpria administrao, a preservao de uma estabilidade mais rgida. Os servidores estveis podero ser colocados em disponibilidade remunerada, como alternativa ao uso do desligamento por necessidade da administrao. A remunerao a que faro jus ser proporcional ao tempo de servio e o servidor preserva o vnculo com a administrao.

Remuneraes O Legislativo passa a ter de encaminhar, atravs de projeto de lei, qualquer proposta de aumento de remunerao dos seus servidores. Atualmente, estes assuntos so resolvidos por meio de simples atos internos do Congresso, que no esto sujeitos ao veto presidencial. Se os trs Poderes ficarem obrigados a decidir estas questes atravs dos procedimentos da lei, poder haver uma maior transparncia e equilbrio, inclusive com a conteno de possveis excessos. Ser reforada a disposio constitucional no sentido da aplicao dos tetos de remunerao, que agora alcanam tambm os proventos dos servidores inativos. Ou seja, os proventos e penses sero enquadrados nos tetos. A isonomia de vencimentos entre os servidores deixa de ser tratada no Texto Constitucional, passando a ser questo administrativa e no mais objeto de questionamentos e reivindicaes na Justia.

Regime Jurdico dos Servidores Deixa de ser obrigatria a adoo de um regime jurdico nico para todos os servidores. Cada esfera de Governo - Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios - poder, se quiser, adotar mais de um regime, que poder ser,

inclusive, o regime celetista. Podero ser criados regimes diferenciados para atender s peculiaridades das autarquias e fundaes. Concursos Fica criado o processo seletivo pblico, que ser uma modalidade de recrutamento de empregados pblicos, mais simplificada e rpida que o concurso, mas que no conferir estabilidade ao empregado. Esta modalidade, da mesma forma que o concurso, ter de atender a requisitos de publicidade, legalidade e impessoalidade. Podero ser contratados estrangeiros para cargos, empregos e funes pblicas, nos casos em que a lei expressamente o permitir. A Constituio atual probe o acesso de estrangeiros a cargos ou empregos em carter permanente. Esta medida dever favorecer, por exemplo, a contratao de professores estrangeiros nas instituies de ensino e pesquisa.

Descentralizao Ser facilitada a formao de consrcios ou a celebrao de convnios para a atuao cooperativa entre a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios quando se tratar da gesto de servios pblicos ou atividades que envolva mais de um nvel de Governo. Dessa forma, podero ser criados, por exemplo, rgos intergovernamentais para a gesto de servios pblicos. Ser permitida tambm, mediante acordo entre as partes, a transferncia de servidores e de patrimnio de um para outro nvel de Governo - por exemplo, da Unio para Estados ou Municpios, em situaes onde seja necessria a descentralizao de atividades.

Publicaes

Sumrio

A REFORMA DO APARELHO DO ESTADO - PERGUNTAS E RESPOSTAS

www.planalto.gov.br/publi_04/.../PROADM1.HTM -

S-ar putea să vă placă și