Sunteți pe pagina 1din 2

Extenso da Coluna e Quadril (com fixao do membro inferior)

Cirurgia da Coluna
www.colunar.com.br/cirurgia-coluna 90% dos casos podem ser resolvidos sem cirurgia. (11) 3596-4184

Neste exerccio h tambm, alm dos msculos citados no exerccio anterior, a participao dos msculos extensores do quadril (principalmente os isquiotibiais e o glteo mximo).

Anlise Biomecnica do Exerccio O maior brao de momento da resistncia (tanto para a articulao da coluna quanto para o quadril) acontece no momento em que o tronco fica paralelo ao cho. Todas as foras translatrias, geradas pela contrao dos extensores da coluna e do quadril, so de compresso articular durante toda a excurso do movimento. O indivduo que inicia este exerccio deve realizar a extenso do quadril, com concomitante extenso da coluna. Esta sincronia de movimentos previne um brao de momento muito grande para o quadril, no comeo do movimento. O indivduo treinado deve realizar primeiro a extenso da coluna, seguida pela extenso do quadril. A separao do movimento faz com que o quadril comece a extenso com a coluna j estendida, o que proporciona um maior brao de momento (a extenso da coluna aumenta a distncia entre a cabea e o quadril) para esta articulao. Note que o movimento da coluna de extenso, a partir de uma flexo e no, de hiperextenso. A coluna lombar, principalmente no iniciante, pode hiperestender, mesmo antes que o corpo do executante esteja na posio anatmica por causa de insuficincia passiva do iliopsoas. A execuo do exerccio com o joelho flexionado proporciona um aumento da hiperextenso da coluna por causa de insuficincia passiva do reto femural e, portanto, aumenta os riscos de leso nesta articulao. O iniciante deve, ento, possuir uma boa flexibilidade no quadril (proporcionada atravs de alongamentos especficos), antes da incluso deste exerccio na sua programao. O iniciante deve realizar este exerccio com os braos ao lado do corpo (como nas figuras), para que o peso dos membros superiores se aproxime tanto da coluna quanto do quadril. Esta posio diminui o brao de momento da resistncia (peso dos membros) tanto para o quadril quanto para a coluna, o que diminui a intensidade do exerccio. O executante condicionado deve distanciar os membros superiores da coluna e do quadril, para aumentar a intensidade do exerccio. As mos atrs da cabea, por exemplo, aumentam substancialmente a intensidade da contrao muscular. A altura do banco influencia na segurana do exerccio. Bancos muito altos permitem uma flexo do quadril muito grande, o que causa uma insuficincia passiva dos isquiotibiais e uma conseqente retroverso da pelve. Quando o executante inicia a extenso da coluna e do quadril, com a pelve na posio de retroverso,

o estresse na coluna lombar excessivo e altamente prejudicial. O quadril realiza aproximadamente 10 de extenso, porm, neste exerccio, o ideal chegar at a posio anatmica. A tentativa de realizar os 10 de extenso aumenta a possibilidade de hiperextenso da coluna lombar e anteverso da pelve, o que aumenta o risco de leso.

S-ar putea să vă placă și