Sunteți pe pagina 1din 5

16/09/13

cido ribonucleico Wikipdia, a enciclopdia livre

cido ribonucleico
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Nota: RNA redirecciona para esta pgina. Se procura por outros significados de RNA, consulte RNA (desambiguao). Na biologia, o cido ribonucleico (sigla em portugus: ARN e em ingls, RNA, ribonucleic acid), o responsvel pela sntese de protenas da clula. O RNA um polmero de nucletidos, geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado. As molculas formadas por RNA possuem dimenses muito inferiores s formadas por DNA.
Estrutura do RNA.

ndice
1 Caractersticas 2 Intermedirio da transferncia de informao 3 Sntese 4 Transcrio 5 Localizao 6 Funo 7 Estrutura 8 Classes 8.1 RNA mensageiro 8.2 RNA transportador 8.3 RNA ribossmico 8.4 RNA pequenos nucleares 9 Referncias 10 Bibliografia 11 Ver tambm

Caractersticas
O RNA constitudo por uma ribose, por um grupo fosfato e uma base nitrogenada estranha cefetera. A composio do RNA muito semelhante ao do DNA (cido desoxirribonucleico) contudo apresenta algumas diferenas: 1. O RNA formado por uma cadeia simples de nucleotdeos, e no uma de dupla hlice como o DNA. Um filamento de RNA pode se dobrar de tal modo que parte de sua prprias bases se pareiam umas
pt.wikipedia.org/wiki/cido_ribonucleico 1/5

16/09/13

cido ribonucleico Wikipdia, a enciclopdia livre

com as outras. Tal pareamento intramolecular de bases um determinante importante da forma do RNA. Assim, formando pontes intracadeia o RNA capaz de assumir uma variedade muito maior de formas moleculares tridimensionais complexas do que a dupla hlice de DNA 1 . 2. O RNA tem o acar ribose em seus nucleotdeos em vez da desoxirribose encontrada no DNA. Como os nomes sugerem, os dois acares diferem na presena ou ausncia de apenas um tomo de oxignio. Os grupos de acar do RNA contm um par oxignio-hidrognio ligado ao carbono 2', enquanto apenas um tomo de hidrognio ligado ao carbono 2' nos grupos de acar do DNA. 1. Como um filamento individual de DNA, um filamento de RNA formado de um arcabouo de acar-fosfato com uma base ligada covalentemente na posio 1' de cada ribose. As ligaes acar-fosfato so feitas nas posies 5' e 3' do acar, como no DNA. Assim, uma cadeia de RNA ter uma ponta 5' e uma ponta 3'. Exemplificao de frmula estrutural 3. Os nucleotdeos de RNA (chamados ribonucleotdeos) contm de molcula de RNA as bases adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U), mas esta ltima pirimidina, est presente em lugar de timina. 4. O RNA, como a protena mas no como DNA, pode catalisar importantes reaes biolgicas. As molculas de RNA que funcionam como protenas enzimticas so chamadas de ribozimas.

Intermedirio da transferncia de informao


Em 1957 Elliot Volkin e Lawrence Astrachan fizeram uma observao significativa. Eles descobriram que uma das mais marcantes mudanas quando a E. coli infectada pelo fago T2 um rpido surto de sntese de RNA. Alm disso, este RNA induzido por fago "renova-se" rapidamente; isto , seu tempo de vida curto. O seu rpido aparecimento e desaparecimento sugeriu que o RNA pode ter algum papel na expresso de genoma de T2 necessria para fazer mais partculas de vrus. Volkin e Astrachan demonstraram a rpida renovao do RNA usando um protocolo chamado de experimento de pulso-caa. Para fazer um experimento de pulso-caa, as bactrias infectadas so primeiro alimentadas (pulsadas com) uracil radioativa (uma molcula necessria para a sntese de RNA mas no de DNA). Qualquer RNA sintetizado nas bactrias a partir da est "marcado" com uracil radioativa prontamente detectvel. Aps um curto perodo de incubao, a uracil radioativa removida e substituda (caada) por uracil que no radioativa. Este procedimento "caa" a remoo de marcao do RNA, porque, medida que o RNA se degrada, apenas os precursores no marcados esto disponveis para sintetizar novas molculas de RNA. O RNA recuperado logo aps o pulso est marcado, mas o recuperado logo aps o pulso est, indicando que o RNA tem um tempo de vida muito curto. Um experimento similar pode ser feito com clulas eucariticas. As clulas so primeiro pulsadas com uracil radioativa para um meio com uracil no marcada. Nas amostras colhidas aps o pulso, a maior parte da marcao est no ncleo. Nas amostras obtidas aps a caa, o RNA marcado encontrado no citoplasma. Aparentemente, em eucariontes, o RNA sintetizado no ncleo e ento move-se para o citoplasma, onde so feitas as protenas. Assim, o RNA um bom candidato para intermedirio da transferncia de informao entre o DNA e a protena.

Sntese
pt.wikipedia.org/wiki/cido_ribonucleico 2/5

16/09/13

cido ribonucleico Wikipdia, a enciclopdia livre

A sntese do RNA normalmente catalizada pela enzima RNA-polimerase, que usa o DNA como modelo, num processo conhecido como transcrio. O incio da transcrio comea com a ligao de uma enzima a uma sequncia promotora no DNA (conhecida como "upstream" de um gene). A dupla hlice do DNA desenrolada pela atividade da enxima helicase. A enzima progride ao longo do DNA no sentido 3' para 5', sintetizando o RNA complementar na molcula com alongamento ocorrendo da direo 5' para 3'. A sequncia de DNA tambm dita quando o trmino da sntese de RNA ocorre. O RNA frequentemente modificado por enzimas aps a transcrio. Por exemplo, a cauda Poli-A e o 5'-cap so adicionados a pr-mRNA e ntrons de eucariotos e removidos por spliceossomo. H um nmero de RNA dependentes de PNA polimerase que usam um RNA como modelo de sntese para uma nova fita de RNA. So exemplos RNA virais (como os poliovirus) que usam esse tipo de enzima para replicar seu material gentico. Alguns RNA dependentes de RNApolimerase so parte de uma via de RNA de interferncia em muitos organismos.

Transcrio
Consiste na sntese de RNA. A molcula de DNA abre-se em um determinado ponto e nucleotdeos livres na clula vo se pareando a esse segmento aberto. Completado o pareamento a esse segmento aberto, est pronta a molcula do RNA, o DNA que serviu de molde reconstitui a molcula original.

Localizao
Em clulas eucariotas, o RNA localiza-se no citoplasma (maior quantidade) e no ncleo, onde sintetizado. A quantidade de RNA varivel de clula para clula e com a atividade celular.

Funo
Varia de acordo com a classe do RNA. Por exemplo, o RNA mensageiro orienta quais aminocidos e em que ordem sero utilizados para sintetizar protenas. Geralmente, os RNAs das diversas classes at hoje descobertas atuam no processamento e degradao de RNAs mensageiros e na sntese de protenas.

Estrutura
Cada nucleotdeo do RNA contm uma ribose, com carbonos numerados de 1' a 5'. As bases so ligadas ao carbono 1'. Adenina e Guanina so purinas e Uracila e Citosina so pirimidinas. O grupo fosfato ligado ao carbono 3' e ao carbono 5' quando h juno de carbonos. Os grupos fosfato fazem com que a carga da molcula fique negativa. Outra caracterstica estrutural importante que distingue DNA de RNA a presena de hidroxila no carbono 2' da ribose. A presena desse grupo funcional faz com que a o dobramento da molcula gire no sentido do A-form, isto , h um aumento no nmero de bases por rotao, o que aumenta o sulco maior e estreita o sulco menor, enquanto o DNA obedece a conformao B-DNA, aquela descrita por Watson e Crick. A consequncia da hidroxila no carbono 2' uma conformao flexvel que pode atacar quimicamente o fosfodiester adjacente. A forma funcional da simples fita do RNA, assim como protepinas, frequentemente precisam de uma estrutura terciria especfica. O que providencia essa mudana conformacional a estrutura secundria e as ligaes de hidrognio. Isso conduz a vrios domnios de estrutura secundria, como as estruturas em forma de grampos-de-cabelo (hairpin loops). Como as estruturas de RNA esto carregadas, ons metlicos, como o Mg2+, so necessrios para estabilizar estruturas secundrias e tercirias do RNA.

Classes
RNA mensageiro
pt.wikipedia.org/wiki/cido_ribonucleico 3/5

16/09/13

cido ribonucleico Wikipdia, a enciclopdia livre

Os genes, segmentos de DNA que servem de molde para as molculas de RNAm, localizam-se nos diversos cromossomos da clula, geralmente separados por longos segmentos de DNA no-codificante. As molculas de RNA mensageiro(RNAm) sintetizadas a partir dos genes tm a informao para a sntese de protenas, codificada na forma de trincas de bases nitrogenadas. Cada trinca chamada cdon e define cada aminocido constituinte da protena. A correspondncia entre o cdon e seu respectivo aminocido feita pelo RNAt, por meio do anticdon. Por exemplo, o RNAt com anticdon UAC encaixa-se no RNAm apenas se houver o cdon AUG. Como esse RNAt transporta o aminocido metionina ele que ir se encaixar nos locais da cadeia polipeptdica correspondentes aos cdons AUG do RNAm. Assim, os RNAt atuam na sntese das protenas como "adaptadores", encaixando os aminocidos de acordo com os cdons do RNAm. O ribossomo, por sua vez, serve de suporte para o acoplamento do RNAm e dos RNAt.

RNA transportador
As molculas de RNA transportador (RNAt) tambm so sintetizadas a partir de segmentos de DNA presentes em certas regies especficas dos cromossomos. Esse tipo de RNA chamado de transportador por ser o responsvel pelo transporte das molculas de aminocidos at os ribossomos, onde elas se unem para formar as protenas. Um RNAt uma molcula relativamente pequena. Em uma das extremidades liga-se um aminocido especfico; em sua regio mediana h uma trinca de bases, o anticdon. Por meio do anticdon, o RNAt emparelha-se temporariamente a uma trinca de bases complementares do RNA mensageiro (RNAm), o cdon.

RNA ribossmico
So os principais componentes dos ribossomos, que so grandes maquinarias macromoleculares que guiam a montagem da cadeia de aminocidos pelo mRNA e tRNA. Uma outra classe de RNA funcionais participam do processamento de RNA e especifica de eucariontes. Este e uma composio de RNA com protenas especiais.

RNA pequenos nucleares


So partes de um sistema que processa os RNA transcritos em clulas eucariontes. Alguns snRNAs guiam a modificao de RNAr. Outras se unem a vrias subunidades proteicas para formar o complexo de processamento de ribonocleoprotenas ( chamado spliceossomos) que remove os introns dos RNAm eucariticos.

Referncias
1. Santos, F. P. & Castro, C. S.. RNA (http://www.icb.ufmg.br/prodabi/prodabi3/grupos/grupo1/rna.htm). 2000. Pgina visitada em 6 de abril de 2010.

Bibliografia
Griffiths, Wessler, Lewontin, Gesbart, Suzuki e Miller. Introduo gentica, 8a edio - Guanabara Koogan, 2006. Amabis, J M e Martho, G R. Biologia - Moderna, 2004.
pt.wikipedia.org/wiki/cido_ribonucleico 4/5

16/09/13

cido ribonucleico Wikipdia, a enciclopdia livre

Ver tambm
RNA polimerase

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=cido_ribonucleico&oldid=36319819" Categorias: Gentica molecular cidos nucleicos Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 13h27min de 6 de julho de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/cido_ribonucleico

5/5

S-ar putea să vă placă și