Sunteți pe pagina 1din 3

16/09/13

Alceno Wikipdia, a enciclopdia livre

Alceno
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Alcenos , tambm conhecidos como alquenos ou olefinas , so hidrocarbonetos alifticos insaturados, apresentando, em sua molcula, uma ligao dupla entre seus tomos de carbono.1 Os alcenos mais simples, que apresentam apenas uma ligao dupla, formam uma srie homloga, os alcenos com frmula geral CnH2n.1 O alceno mais simples C2 H4 (denominado etileno, na nomenclatura tradicional, ou eteno, conforme a nomenclatura da IUPAC).1

Alcenos

ndice
1 Estrutura 1.1 Forma 1.2 Geometria molecular da ligao dupla do carbono-carbono 1.3 Reatividade 1.4 Reao na natureza 2 Referncias 3 Ver tambm 4 Ligaes externas

Propriedades Frmula geral Cn H2n

Estrutura
Forma
Como predito pelo modelo VSEPR de repulso de pares de eltrons (ver ligao covalente), os ngulos das ligaes em cada carbono com uma ligao dupla so aproximadamente 120, contudo, o ngulo pode ser maior devido a fora introduzida pela interaes moleculares criado pelos grupos anexos ao carbono de ligao dupla. Por exemplo o ngulo de ligao no C-C-C no propeno (propileno) 123.9. Veja tambm: [geometria molecular]

Geometria molecular da ligao dupla do carbono-carbono


Assim como nas ligaes covalentes simples, as ligaes duplas podem ser descritas em termo como sobreposio de orbitais atmicos, exceto a ligao simples (que consiste de uma simples ligao sigma), um ligao dupla de carbono-carbono consiste em uma ligao sigma e uma ligao pi. Cada carbono de dupla ligao usa trs orbitais hbridos sp para formar ligaes sigmas para trs tomos. O orbital no hibridizado 2p, que perpendicular ao plano criado pelos eixos dos trs orbitais hbridose sp , combina-se para formar a ligao pi.

pt.wikipedia.org/wiki/Alceno

1/3

16/09/13

Alceno Wikipdia, a enciclopdia livre

Por isso, requer-se uma grande quantidade de energia para quebrar a ligao pi (264 kJ/mol no etileno), motivo pela qual ligao dupla muito difcil e portanto severamente restrita.

Reatividade
Os alcenos so bem reativos, normalmente com a quebra da ligao dupla e formao de novas ligaes, sendo estas chamadas reaes de adio. Uma das maiores fontes de etanol a hidratao (adio de gua) molcula de etileno, preferida at produo do lcool pela fermentao em muitos pases. Talvez a mais importante reao destes compostos seja a polimerizao, onde a ligao dupla d origem a duas ligaes com outras molculas e assim por diante, formando grande parte dos plsticos usados no mundo, como polietileno, ABS (plstico) e borracha sinttica.

Reao na natureza
Os alcenos raramente ocorrem na natureza. O mais comum o eteno, produzido durante o amadurecimento das frutas. Outro alceno o octadeceno, presente no fgado de peixes. J um dos componentes da casca do limo um octeno, que, como todo hidrocarboneto, sofre combusto. Um alceno muito importante: o etileno. O etileno ou eteno um gs, nas condies ambientais, praticamente insolvel em gua, mas bastante solvel em solventes organicos, como o benzeno e o ter.Industrialmente, ele obtido pela quebra ( cracking ) de alcanos de cadeias longas e o mais importante dos compostos orgnicos na indstria qumica. Considerandose todos os compostos orgnicos usados na indstria, o etileno ocupa a quinta posio, sendo sobrepujado somente pelo acetileno, pode-se fabricar um grande nmero de polmeros ( plsticos ), que j fazem parte de muitos de nossos hbitos e costumes. Em algumas situaes particulares, o etileno pode ser usado na produo de lcool etlico, tambm chamado de etanol ou lcool comum. Esse processo usado em pases com pequena extenso territorial ou com climas no-propcios produo de cana-de-acar, que, no Brasil, por exemplo, a matria-prima do lcool comum. Entre as inmeras caractersticas do etileno, pode-se citar sua utilizao como agente responsvel pelo amadurecimento de frutas. Em alguns pases era comum acenderem-se fogueiras juto a plantaes de frutas, como manga e abacaxi,pois acreditava-se que a fumaa ajudava a iniciar e a sincronizar a florao dessas plantas. Em 1934, na Inglaterra, foi comprovado experimentalmente, que o gs etileno liberado pelas laranjas promovia o amadurecimento de bananas. Essa propriedade do etileno usada no amadurecimento acelerado de frutas. Normalmente, as frutas so colhidas ainda verdes, devido a problemas de transporte e armanezamento, e deixadas em grandes armazns refrigerados. No momento de serem comercializadas, so colocadas em um recinto fechado e tratadas com gs etileno durante certo tempo, o que faz com que o amadurecimento ocorra mais rapidamente. Mesmo em nvel domstico, pode-se usar essa propriedade do etileno. Quando se quer que um cacho de bananas verdes amadurea rapidamente, embrulham-se as frutas em papel-jornal, ou ento elas so colocadas em um recipiente fechado. Dessa forma, impede-se que o etileno se disperse no ar, e seus efeitos so mais intensos.e assim sucessivamente

Referncias
1. a b c Alcano, Alceno e Alcino (parafinas, olefinas e acetilenos) - InfoEscola (http://www.infoescola.com/quimica/alcano-alceno-e-alcino-parafinas-olefinas-e-acetilenos/#). www.infoescola.com. Pgina visitada em 27 de abril de 2012.

Alcanos, alcenos e alcinos (http://www2.ufp.pt/~pedros/qo2000/alcanos.htm). www2.ufp.pt. Pgina visitada em 27 de abril de 2012. Orgnica (http://www.prof2000.pt/users/afolhas/org.htm). www.prof2000.pt. Pgina visitada em 27 de abril de 2012. Alcanos, Alcenos, Alcinos e Alcadienos - Cola da Web (http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/alcanos,-alcenos,-alcinos-e-alcadienos).
pt.wikipedia.org/wiki/Alceno 2/3

16/09/13

Alceno Wikipdia, a enciclopdia livre

www.coladaweb.com. Pgina visitada em 27 de abril de 2012.

Ver tambm
Geometria molecular

Ligaes externas
Reactividade de alcenos, alcinos e alcanos (http://www2.ufp.pt/~pedros/qo2000/alcanos.htm) (em portugus) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Alceno&oldid=34457187" Categoria: Alquenos Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 08h11min de 15 de maro de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

pt.wikipedia.org/wiki/Alceno

3/3

S-ar putea să vă placă și