Sunteți pe pagina 1din 2

Alimentao dos gatos

Alimentao dos ces


links recomendados I especiais I informaes

Alimentao dos gatos:


Os gatos, como os demais felinos, so carnvoros. No ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, orgos internos e ossos e ervas que a presa tenha ingerido. Dessa forma ele obtm o balanceamento nutricional correto.

Mais sade dos gatos:


brinquedos castrao . vacinao . alimentao . sade . links
. .

Alimentao correta dos gatos desde filhote: imprescindvel para uma vida saudvel

Somente com a alimentao correta os gatos podem se previnir do envelhecimento precoce e outros males causados pela ingesto inadequada de alimentos. Qualquer mudana na alimentao, mesmo que seja s de marca de rao, deve ser feita de forma gradativa pois mudanas bruscas podem causar diarria.
Pesquisar

Os gatos que tem livre acesso a comida podem comer de 10 a 20 pequenas refeies diariamente. Sua dieta requer um alto nvel de gordura e protena se comparados com os ces, e doses extras dos aminocidos taurina, arginina, cistena e metionina. Gatos no podem comer chocolate, porque contm cido oxlico que impede a absoro de clcio. Alm disso contm teobromina, um alcalide txico para felinos. Alis, gatos so muito sensveis a vrias substncias, ento nunca d nenhum alimento ou medicamento antes de consultar seus veterinrio. Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros. Use os mais pesados para que no virem com facilidade, coloque folhas de jornal por baixo dos pratos, para evitar que deslizem e tambm facilitar a tarefa de limpeza. Evite o uso de comedouros e bebedouros plsticos. Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, comum que alguns no aceitem alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia. As preferncias alimentares dos gatos ir depender do odor do alimento, textura e sade do gato. O ambiente tambm influencia o apetite. Luz, barulho, presena ou ausncia de pessoas ou animais, tipo de limpeza do comedouro e bebedouro, so fatores que afetam. No alimente seu gato em excesso. Alimentar bem no alimentar demais. Uma boa alimentao formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessrios ao bom funcionamento do organismo dos gatos. Os gatos tm deficincia de algumas enzimas, o que os tornam

Antes de comer, os gatos se demoram cheirando e testando a temperatura da comida, por isso tem fama de serem exigentes "gourmets".

. .selecionados


> PROMOO EM CAMISETAS

Gatos geralmente no gostam de doces, temperos, ou comidas defumadas, como o bacon. Em um estudo sobre hbitos alimentares dos gatos, a maioria deles deu preferncia por comer carne de carneiro, carne de boi, carne de cavalo, frango e peixe, nessa ordem.

http://osgatos.com.br/alimento.html[16/9/2013 11:33:07]

Alimentao dos gatos

Frete Grtis at 12x no carto

incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Eles tm que ser fornecidos pr-formados na dieta, como a Vitamina A, o Acido Aracdnico e Taurina. Os gatos necessitam de boa quantidade de protenas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja). Precisam tambm de hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os gatos domsticos precisam de gua fresca sempre disponvel , principalmente os que se alimentam de rao seca. J os gatos selvagens bebem pouca gua. A carcaa das presas que come possuem 70% de gua. A grama (ou verde), elemento importante na alimentao dos gatos. No ambiente selvagem, ingerem alimentos verdes junto com a presa. O verde contm vitaminas e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo. J a taurina, um produto final do metabolismo de 2 aminocidos. Est envolvida na formao e funcionamento da retina e nos gatos tambm com a formao de sais biliares. Sua deficincia resulta em degenerao da retina e cegueira. Essas alteraes demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina. Diferente dos outros animais, os gatos no conseguem sintetizar a Taurina. Ela encontrada em produtos de origem animal. As raes atualmente vem com um bom suprimento de Taurina. Rao em lata Tm a vantagem do sabor e umidade, mas mais cara do que a seca, contribui para a formao de trtaro nos dentes, d mau-hlito, fezes com mau cheiro, podem ocasionar gases e fezes moles. Se estragam com mais facilidade quando deixadas no prato, e os pratos devem ser lavados todos os dias. Recomendada para animais que necessitam de reposio de lquidos, animais com inapetncia. Rao Seca Os gatos alimentados com rao seca necessitam de mais gua, tm menos trtaro nos dentes, mais barata e deixa menos cheiro na boca e nas fezes. Os pratos permanecem limpos e a rao no estraga com facilidade e as fezes ficam firmes. Leite Voc at pode dar pequenas quantidades de leite ao seu gato, mas ateno porque muitos gatos tm intolerncia lactose e podem ter diarria. Sobras de comida Evite dar sobras da sua comida. Os alimentos para humanos podem provocar diarrias, trtaro e outros males. Alm disto, no fornecem a nutrio correta. Ossos No h problemas em d-los ao seu gato, desde que sejam grandes e no soltem lascas, como os de boi. NUNCA d ossos de galinha ou de porco. Carne A carne no faz mal, mas voc no deve substituir a rao pela carne porque ela no possui todos os ingredientes importantes para o seu gato. Fgado O fgado muito nutritivo, mas de oferecido diariamente ou em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por vitamina A e causar diarria. Suplementos vitamnicos e minerais Se seu gato tem alimentao balaneada e come rao regularmente, no precisa de suplementos. Peixe Cru Alguns peixes crus podem causar deficincia de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destri a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destri a Tiaminase presente na carne do peixe.
HIDRATAO: Mantenha sempre gua fresca disposio de seu gato. Foto: Joo Burini

Embora muitas pessoas possam achar "fofo" um gato gordo, a obesidade pode representar um srio risco para a sade do animal.


Parceiros:
. Vinhos . vinhos . Biologia . biologo . Empregos . carreira . Orquideana . orqudeas . As plantas . paisagismo . Aquecimento Global . mundo

Leia tambm:

. Devemos dar leite para gatos? . Higiene bucal dos gatos . Coisas que voc deve
saber sobre os gatos . Vacinao de gatos

. Castrao dos gatos

Procure saber qual a rao preferida do seu gato. comum os gatos rejeitarem as marcas mais baratas.

Procure alimentar seus gatos

http://osgatos.com.br/alimento.html[16/9/2013 11:33:07]

S-ar putea să vă placă și