Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO PROGRAMA DARCY RIBEIRO Prticas Curriculares dos Cursos de Licenciatura

PROGRAMA DA DISCIPLINA Disciplina: Prticas Curriculares - Dimenso Sala de Aula Carga Horria: 135h EMENTA A organizao do trabalho docente. Metodologias e multimeios presentes na prtica escolar. Prticas pedaggicas desenvolvidas pelo professor em sala de aula. Realidade didtico-pedaggica das escolas.

OBJETIVOS A disciplina Prticas Curriculares - Dimenso Sala de Aula visa orientar e fornecer ferramentas didtico-pedaggicas aos/s licenciandos/as das Licenciaturas em Cincias/ Biologia, Cincias/Fsica, Cincias/Matemtica, Cincias/Qumica, Histria e Letras para que possam realizar prticas curriculares contextualizadas e interdisciplinares no espao da sala de aula. Assim, ao cursarem a referida disciplina, tero a oportunidade de: Discutir sobre o sentido da aula como prtica curricular; Conhecer as diferentes concepes sobre a aula; Caracterizar a sala de aula enquanto espao pedaggico; Problematizar acerca das similaridades e peculiaridades das salas de aula do ensi no fundamental e mdio; Caracterizar as diferentes metodologias de ensino desenvolvidas em sala de aula; Elaborar e executar projetos curriculares das diferentes reas do conhecimento a serem aplicados em salas de aula da Educao Bsica; Perceber a importncia do ensino, pesquisa e extenso no ambiente de sala de aula.

CONTEDO PROGRAMTICO Teorias sobre a aula e a sala de aula; As salas de aula do ensino fundamental e ensino mdio; Metodologias de ensino em sala de aula; Projetos e temticas a serem desenvolvidas em salas de aula; Sala de aula como ambiente de ensino, pesquisa e extenso.

METODOLOGIA O desenvolvimento da disciplina Prticas Curriculares - Dimenso Sala de Aula dever priorizar metodologias que apresentem os componentes curriculares de forma contextuai, problematizadora e interdisciplinar. Sendo assim, as estratgias de ensino e os recursos didticos devem ser pensados a partir da realidade do espao de interveno; das combinaes realizadas entre os docentes das disciplinas e os/as discentes; da realidade escolar e/ou social onde ir ser contextualizada a disciplina; dos recursos humanos e materiais disponveis e possveis; da motivao entre o/a docente e os/as discentes; do compromisso tico-social e educacional, etc. A disciplina Prticas Curriculares - Dimenso Sala de Aula ser ministrada, tendo como perspectiva didtica a metodologia de projetos. Para tanto, a carga-horria de 135h ser distribuda de acordo com a seguinte distribuio de horas e atividades relacionadas: 30 horas sero dedicadas dimenso terica: aqui, o/a docente apresentar os conceitos e contedos que daro suporte execuo das prticas curriculares na perspectiva sala de aula; 30 horas sero disponibilizadas para o planejamento e elaborao do projeto: as atividades a serem desenvolvidas, nesse perodo, tero como foco central a utilizao dos conhecimentos mediados na dimenso terica. O planejamento das atividades deve ser acompanhado atentamente pelo/a docente e pelos/as discentes; o texto do projeto deve ser redigido, corrigido, melhorado e alterado nesta etapa da disciplina. O projeto deve estar pronto para ser executado na fase seguinte; 50 horas sero dedicadas execuo do projeto: nestas 30 horas, o/a docente acompanhar as atividades a serem desenvolvidas pelos/as discentes, tendo como documento de acompanhamento o projeto produzido. importante que o/a docente acompanhe todas as fases das atividades do projeto, tendo o cuidado de registrar suas impresses sobre as aes discentes. O registro-documento se constitui em importante instrumento avaliativo; 25horas devero ser utilizadas para a produo do relatrio final do projet o (que indicar todas as atividades executadas) e culminncia. A redao do texto deve ser acompanhada pelo/a docente. O texto produzido se constituir em relatrio final a ser apresentado em momento especfico, a culminncia. O formato de apresentao dos resultados finais fica a cargo do grupo. No entanto, a culminncia pode ser realizada em formato de feira cultural, frum, palestra, etc. RECURSOS DIDTICOS Os recursos podem ser dos mais variados: lbum seriado, flanelgrafo, cartazes, mural

didtico, ilustraes, retroprojetor, projetor de slides, data show, mapas e globos, quadro branco ou quadro verde, gravuras, computador, internet, reportagens, livros e livros didticos, artigos, mquinas fumadoras, mquinas fotogrficas, televiso. Podero ser utilizados recursos oriundos de materiais alternativos, especialmente da produo local. AVALIAO Avaliao processo. Ser realizada em todos os momentos do ensinar e aprender. A disciplina dar prioridade construo coletiva do conhecimento e tambm priorizar um processo avaliativo que perpassa pela anlise coletiva e individual das aprendizagens. Sendo assim, a anlise da apreenso dos contedos pelos/as licenciandos/as acontecer a partir dos seguintes critrios: pontualidade; presena; assiduidade; interesse; iniciativa; independncia; segurana e profundidade; participao nas discusses e atividades; participao nas prticas pedaggicas; compromisso; capacidade argumentativa e anlise crtica das fases do trabalho; cientificidade; originalidade; habilidades didtico-investigativas. A subjetividade do/a docente, ao avaliar, ser considerada no processo. Ao final da disciplina, ser realizada a auto-avaliao, contemplando o desempenho discente e docente. A disciplina Prticas Curriculares - Dimenso Sala de Aula ser ministrada, tendo como metodologia central a prtica curricular por projetos. Assim, a avaliao deve priorizar a anlise do processo de construo de conhecimento realizada em todas as fases da execuo do projeto. Durante as 135 horas da disciplina, o/a docente deve avaliar: O contedo assimilado pelo/a licenciando/a nas 30h da dimenso terica; A desenvoltura do/a licenciando/a nas 30h dedicadas ao planejamento e elaborao do projeto; A capacidade terico-prtica que o/a licenciando/a desenvolver nas 50h disponibilizadas para a execuo do projeto; O contedo do relatrio final produzido pelos/as licenciandos/as durante as 25h disponibilizadas para essa atividade. Os/as docentes devero tambm, nesse espao de tempo, avaliar a desenvoltura dos/as licenciando/as nas aes de culminncia do projeto. BIBLIOGRAFIA ALBUQUERQUE, E.M. et ai. Funo social da educao. Coleo EPEN, XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Noedeste, v.8, s.d. BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que , como se faz. 13 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2003. BRANDO, C.R. O que educao. So Paulo: Brasiliense, 2000. BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais do Ensino

Mdio. Braslia, 2006. _______________. Parmetros Curriculares: Meio Ambiente. Braslia, 2005. CACHAPUZ, A. et ai. A necessria renovao do ensino das Cincias. So Paulo: Cortez, 2005. CASTRO, S.P.; COVEZZI, M. Sociologia: sociologia como cincia - surgimento, objeto e mtodo. Cuiab: UFMT, 1995. KRUPPA, S.M.P. Sociologia da educao. So Paulo: Cortez, 2004. LIMA, L. Escola no circo, professor no palhao: intencionalidade e educao. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008. LUCK, H. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gesto. Petrpolis: Vozes, 2004. LDKE, M.; ANDR, M.E.D.A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 2007. MARTINS, J.S. Projetos de pesquisa: estratgias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas: Armazm do Ip, 2005. MASSETO, M. Didtica: a aula como centro. So Paulo: FTD, 2008. MAY, T. Pesquisa social: questes, mtodos e processo. Porto Alegre: Artmed, 2004. MOROZ, M.; GIANFALDONI, M.H.T.A. O processo de pesquisa: iniciao. Braslia: Editora Plano, 2002. NETO, M. Pesquisa para o planejamento. Rio de janeiro: Editora FGV, 2005. PEREIRA, O. O que teoria. So Paulo: Brasiliense, 1998. PEREIRA, O. O que teoria. So Paulo: Brasiliense, 1998. PRESTES, M.L.M. A pesquisa e a construo do conhecimento cientfico: do planejamento aos textos, da escola academia. So Paulo: Editora Respel, 2008. QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M.O.L; OLIVEIRA, M.G.M. Um toque de clssicos: Marx, Durkheim e Weber. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. SACRISTN, j.G.; GOMZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. 4ed., Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. SANTOS, C.S.C; ANDRADE, F.C.B. Representaes sociais e formao do educador: revelando intersees do discurso. Joo Pessoa: Ed. UFPB, 2003. SANTOS-FILHO, J.C; GAMBOA, S.S. Pesquisa educacional: qualidade-quantidade. 5 ed., So Paulo: Cortez, 2002. TOBIAS, J.A. Como fazer sua pesquisa. So Paulo: Editora Ave-Maria, 2004.

S-ar putea să vă placă și