Sunteți pe pagina 1din 3

Abrir uma Academia de Ginstica pode ser um negcio lucrativo!

Publicado em 05/02/2013 por Informacao Esportiva Curtir 4

Uma das atividades fsicas mais apreciadas pelos brasileiros a ginstica, haja vista que somos o segundo pas com maior nmero de academias de ginstica, segundo dados do SEBRAE. um mercado com grandes tendncias de expanso. Abrir uma academia de ginstica pode ser um negcio muito lucrativo, principalmente no vero. Mas por onde comear? A primeira questo a ser esclarecida que se voc quer ser proprietrio de uma academia de ginstica no necessariamente precisa ser formado em educao fsica, apesar de ser o ideal, mas indispensvel que o empreendedor tenha muito conhecimento no ramo, entenda o que a demanda mais procura e o que falta no mercado.

Invista em informao:Acumule conhecimento, faa pesquisas para entender as caractersticas do mercado, quem poderia o pblico-alvo do seu negcio, as abundncias e as carncias na sua cidade. Tenha isso muito claro! Depois da pesquisa, verifique quais redes de academias funcionam na regio que deseja atuar. Enfrentar grandes academias j consolidadas no mercado podem no ser uma boa opo no incio, pois voc ter que possuir equipamentos e infraestrutura no mesmo nvel ou maior que os seus concorrentes. Analise com cuidado se no existe algum pblico de determinada renda mensal ou faixa etria que possa ser atendido em sua academia. Considere tambm o perfil do seu pblico alvo. Por exemplo, se deseja montar a sua academia em uma cidade do interior onde as pessoas no costumam andar de carro, porque desperdiar dinheiro com um espao para estacionamento? Talvez a bicicleta seja o meio de transporte mais utilizado pelo seu pblico alvo e valha a pena reservar um espao para um paraciclo. Capital Inicial a ser investido: Para uma academia de mdio porte em um bairro de classe mdia o valor estar entre 50 e 60 mil reais, incluindo a compra dos aparelhos, o aluguel do espao e abertura da firma. Estrutura: A estrutura da academia depender das atividades que sero desenvolvidas nela: Musculao, ginstica,

lutas, natao, jump, spinning, pilates Tambm so necessrios equipamentos especficos como: colchonetes, halteres, anilhas, aparelhos usados para avaliao mdica, ventiladores, espelhos, telefone na recepo, balco e entre outros.

Os aparelhos de ginstica devem ser adquiridos em lojas especficas. Voc pode entrar em contato com o fabricante dos aparelhos e negociar um preo mais baixo para compra de equipamentos em grande quantidade. Tambm importante que se reserve um espao para recepo e uma sala de avaliao. Uma ideia reservar um espao para vendas de roupas de ginstica, luvas, suplementos alimentares, toalhas, garrafas, meias, barrinhas de sereal. Para isso pode-se estabelecer parceria com algum estabelecimento ou alugar um espao para algum que j atua no ramo de produtos complementares para academia de ginstica. Funcionrios: Entre os prestadores de servios devem estar recepcionista, faxineiro, professores (devidamente habilitados, graduados em educao fsica com registro no conselho de classe), alm de um fisioterapeuta ou mdico para realizar as avaliaes mdicas dos alunos na academia. Pense tambm na imagem que os funcionrios devem passar da academia, contrate por exemplo pessoas com hbitos saudveis e que possibilitem que os clientes se identifiquem. Documentos necessrios: Para abrir uma empresa necessrio registro na junta comercial ou Cartrio de Registro de Pessoa Jurdica. O dono da empresa receber um Nmero de Identificao do Registro de Empresa NIRE. Em posse desse nmero a empresa dever ser registrada na Receita Federal, na prefeitura da cidade que est localizada (alvar) e no Conselho Regional de Educao Fsica como prestadora de servios desportivos. Outro procedimento importante entrar em contato com as operadoras de carto de crdito para oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes. Por fim, devemos ressaltar que no basta que a academia seja montada, preciso que ela se mantenha em funcionamento. No Brasil grande a procura durante o vero, mas nas outras pocas do ano, especialmente no inverno muitas academias sofrem com a desistncia dos alunos. Por isso indispensvel que o proprietrio invista na gesto de pessoas, no atendimento de qualidade, qualificao, planos mensais e marketing para manter os alunos matriculados e atrair novos clientes.

O SEBRAE elaborou este vdeo especial que traz as experincias de Thiago Drews com a Academia de Ginstica Brou Fitness. Ele relata como tudo comeou e a experincia adquirida no decorrer do tempo de atuao no mercado.

O Gerao Sade est com edital de cadastramento de academias aberto. Confira! Fonte: http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/montar-academia/ Fotos: FreeDigitalPhotos.net
Tags: abrir academia de ginastica, Destaque, empreendedorismo esportivo, procedimentos, Sade

S-ar putea să vă placă și