Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

Aluna:

Resumo do Livro Pinquio s Avessas. Apesar de ser um livro voltado para o pblico infantil, Pinquio s Avessas aborda uma histria muito interessante para que pais e educadores possam, por alguns instantes, analisar as diferentes metodologias de ensino, de forma mais crtica e menos condicionada. Iniciando a escrita pela referncia famosa histria do boneco de madeira, Rubem Alves, procura, ao longo de todo o texto, destacar um pensamento, um tanto equivocado, que se espalha, h anos, pela sociedade. De acordo com ele, muitas pessoas, ainda, acreditam que somente por meio da escola a criana pode se tornar "uma pessoa de verdade". Rubem Alves decide, ento, mostrar que muitas pessoas podem estudar em boas escolas, tirar excelentes notas, se tornar profissionais bem conceituados, porm, no atingir a to sonhada satisfao ou realizao pessoal. Ou seja, somente o fato de freqentar a escola no o suficiente para garantir um futuro feliz s crianas.

A histria, portanto, se inicia com um destaque forma como os pais conversam com as crianas a respeito do colgio. Geralmente, os alunos, antes de freqentar esta instituio, perguntam, para a me, ou para o pai, a finalidade de ir at l, o que elas faro nesse lugar, quem ser o responsvel por elas, entre outras questes. O autor desperta, ento, a ateno do leitor para o fato de muitos pais dizerem, aos filhos, que na escola eles aprendero tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber. Dizendo isso, a iluso de que as professoras respondero todas as perguntas, permanece, durante muito tempo, na cabea das crianas. Na verdade, como demonstra Rubem no decorrer do livro, a escola ensina, somente, os contedos pr-estabelecidos pelo ministrio da educao. Dessa maneira, muitos alunos, que vivem em uma realidade social diversa ficam prejudicados. Alm disso, muitos conceitos e dvidas, que no se referem, diretamente, aos contedos abordados, no so trabalhados ou aproveitados pelos educadores. Para demonstrar como algumas informaes podem prejudicar, seriamente, o processo educativo, o autor apresenta a histria de um menino, chamado Felipe, que ao freqentar, pelo segundo dia, a escola, faz uma pergunta professora: "Por que temos que estudar dgrafos?". E a professora, sabiamente, responde: Isso vai cair no

vestibular. O menino, ento, interpreta que todo conhecimento adquirido na escola serve, apenas, para passar no vestibular. De fato, essa tradicional viso em relao s instituies j sofreu muitas mudanas. Atualmente, existem diversas corrente pedaggicas que combatem essa linha de pensamento. A corrente construtivista, por exemplo, fundamentada nas pesquisas de Piaget e Vygotsky, parte da idia de que todos os seres humanos precisam agir aos estmulos do ambiente para, ento, serem capazes de desenvolver as prprias habilidades. Ou seja, essa teoria defende a constante interao do aluno em meio ao processo educativo para que ele mesmo possa construir e organizar o prprio conhecimento. Dessa maneira, as dvidas e questionamentos de um criana no podem ser reduzidas s "necessidades do vestibular". Uma criana estuda para crescer e se fortalecer como cidado, no como um "rob repetitivo". Assim, possvel perceber como Rubem Alves , totalmente, a favor das idias transmitidas por Paulo Freire. Para ele, a tarefa corrente do educador desafiar o educando a produzir sua prpria compreenso do que vem a ser comunicado. A aprendizagem, portanto, torna-se incompatvel com o treinamento pragmtico e com o saber articulado. Cada aluno precisa aprimorar, com a orientao de um professor, a prpria habilidade pessoal de analisar e interpretar as informaes que lhe so transmitidas. Dessa forma, com a participao dos educadores, elas podero estimular, cada vez mais, esta habilidade. Apesar de destacar esses aspectos negativos a respeito dos mtodos tradicionais de ensino, Rubem Alves no procura negar a eficcia e a necessidade da disciplina e da organizao para o desenvolvimento humano. Mas, ele procurou demonstrar porque as atividades escolares devem levar em conta, tambm, a capacidade do aluno desenvolver-se por si mesmo. Ou seja, ele enfatiza a necessidade de que os educadores, em geral, devem desenvolver, freqentemente, atividades em que os estudantes possam aprimorar a capacidade de buscar conhecimentos e articular idias. Somente assim, as crianas e jovens podero sobreviver em um mundo repleto de informaes e mudanas.

S-ar putea să vă placă și