Sunteți pe pagina 1din 5

A FORA DAS IMAGENS NO MUNDO MIDITICO

Ana Ceclia Arago Gomes Mestre em Cincias Sociais (UFRN). Professora da Escola de Comunicao e Artes da Universidade Potiguar.E-mail: ceciliaaragao@unp.br

Envio em: Julho de 2012 Aceite em: Novembro de 2012 Resumo: Este ensaio acadmico trata da fora e eficcia da imagem no cenrio miditico. Neste cenrio, a imagem termina determinando a verdade, j que a exclusividade da viso pela excluso dos outros sentidos que atribuem o pensamento ao sensvel e s suas exploraes mais arriscadas, mais incertas. As imagens reforam seu efeito pelo excesso, abundncia e repetio, pela onipresena no mundo contemporneo. A relao da imagem com o acontecimento e com a temporalidade termina sendo subvertida; enquanto o acontecimento s tem fora como momento miditico (sequncia de imagens); a temporalidade tende a se retrair em proveito do imediato e do efmero. Palavras-Chaves: Imagem. Imaginrio. Media.

THE POWER OF THE IMAGES IN THE MEDIA WORLD


Abstract: This academic paper deals with the strength and effectiveness of the media scene image. In this study, the image determinate the truth, since the uniqueness of vision by the exclusion of other meanings as they deal with the sensitive and how they thought about the risks. The images reinforce its effect by excess, abundance and repetition, the ubiquity in the contemporary world. The ratio of the image with the event and ends with the temporality being subverted, while the event has only a media time (image sequence); temporality tends in favor of the immediate and ephemeral ideas. Keywords: Image. Imaginary. Media.

11

Ano II, n 1, dez. 2012 / maio 2013

1. INTRODUO
Nesta transio de sculos nos deparamos com um cenrio onde o movimento o imperativo; onde o efmero, o vazio, a crise e a complexidade aparecem constantemente para falar sobre o presente; onde o paradoxo uma condio imposta ao ser e cultura. Presenciamos uma cultura extensiva, sem fronteiras, que age na superfcie por meios instrumentalizados e que, ao mesmo tempo, se mistura e se hibridiza. Trata-se de uma cultura geradora de configuraes frgeis, vulnerveis ao embaralhamento das mensagens e expostas aos efeitos de poder e concorrncia das grandes indstrias culturais. Uma Era do olhar, do excesso, da superfcie, do desgaste dos nervos psquicos, de sensao de apatia, de uma experimentao destituda de sentido, da economia afetiva, da construo e espetacularizao do corpo, da diluio do eu atravs dos sentidos da distncia proporcionado pelos meios de comunicao, pelo empobrecimento das experincias. Para Giddens (2002), estamos em um perodo no qual quanto mais informao, menor a comunicao. A marca desta Era que as coisas no valem pelo que elas so. Elas s valem se forem comunicadas, divulgadas pelo sistema de comunicao, se medidas por esse processo. O que garante que as coisas de fato existem o fato de serem veiculadas pelos meios de comunicao. O poder est em pr ou tirar de cena nos meios de comunicao. J para Perniola (2006), tudo conflui na comunicao de tudo e todos, anulando qualquer tipo de lgica. E a, a comunicao faz desaparecer a experincia dos opostos que fundamentam o pensamento ocidental. Assim, no h imaginao possvel que concorra com esta velocidade e fugacidade do presente, que j no tem mais passado nem futuro. Para Balandie (1999), refletimos sobre o que vimos e no sobre o que sentimos.

2. IMAGENS E TCNICA
Balandie (2009) escreve que estamos em um planeta imagens (mltiplas imagens) que nos so expostas excessivamente e diariamente. E sua eficcia reside no poder que elas tm de nos fazer acreditar. Ainda segundo Balandie (1999), a imagem difere da palavra

12

do texto, pois tem uma capacidade expressiva prpria. A imagem pe o poder em jogo, no neutra, nem frgil ou puro objeto de deleite. mensageira que atribui sentido. A imagem filha da tcnica e do saber cientfico. E com isso, nos remete a dois pensadores alemes que discutiram a problemtica da tcnica no incio do sculo XX: Walter Benjamim e Gnther Anders. Walter Benjamim (2006) se debrua em compreender como as novas formas de perceber interferem no prprio homem e no cenrio urbano em que est destinado a viver numa era da multiplicao, da imagem de massa. Para ele, houve uma dramtica substituio da mo (experincia) pelo olho (observao). Mas ele ainda possui uma viso otimista, pois para ele a tecnologia da imagem um instrumento potencialmente capaz de ampliar o poder do homem de perceber a si prprio e de representar o seu mundo. Outro pensador, s que no to otimista, foi Gnther Anders, um intelectual alemo da dcada de 1920 que se preocupou com os tema das tcnicas, as imagens, o desaparecimento do nico, a televiso e a nova forma de fazer poltica e histria. Ele pensou a fora da tcnica na segunda metade do sculo XX e trouxe a ideia do mal-estar da tcnica, remetendo ao mal-estar na cultura de Freud. Anders inspirou autores como Susan Sontag, Jean Baudrillard, Vilm Flusser, Umberto Eco e Lucien Sfez, alm da frase tpica de Marshall McLuhan o meio a mensagem j mencionada por Anders em 1956. Para Anders (1994) os aparelhos nos marcam, no h como escapar. Nenhuma tecnologia neutra, todas as mquinas provocam, de uma forma ou de outra, mudanas em ns, independentemente de seu uso. E tambm nos obscurecem, apesar de parecerem nos iluminar: atravs delas as pessoas se acham esclarecidas, mas no percebem que nada veem. Ainda segundo Anders (1994), nossas aes deixam de coincidir com nossas concepes morais, fazendo com que construamos mais do que podemos imaginar ou nos responsabilizar, faamos mais do que de fato podemos sentir. Neste desespero de imitao, incorporamos de alguma forma, a irresponsabilidade das mquinas, sua ausncia de pressupostos ticos, seu existir puro e simples sem nada questionar. As mquinas no tm medo, no so autnomas e tambm assim os homens querem viver; sem compromissos ticos, sem responsabilidade com o outro, sem medo. Elas nos tornam incapazes para o medo e, portanto muito mais perigosos. Para ele, a torrente de imagens que promove a perda do mundo, o que cria uma inslita situao no homem contemporneo, que a do total paradoxo: ser e no ser, tomar o real por irreal e o irreal por real, ver o nico somente da perspectiva da srie, estar sempre oscilando entre atividade e passividade, sem ser nenhum dos dois. Medialidade um novo estado em que se fica permanentemente no meio, na indeterminao, no vcuo.

13

Ano II, n 1, dez. 2012 / maio 2013 Frente a este cenrio, diz Balandie (1999), o visvel determina a verdade. A exclusividade da viso pela excluso dos sentidos que atribuem o pensamento ao sensvel e s suas exploraes mais arriscadas, mais incertas. As imagens reforam seu efeito pelo excesso, abundncia e repetio, pela onipresena. A relao da imagem com o acontecimento e com a temporalidade est subvertida; o primeiro s tem fora como momento miditico (seqncia de imagens); a segunda tende a se retrair em proveito do imediato e do efmero.

3. MEMRIA E AMNSIA
Para Arbex Jnior (2001), estamos num perodo da crise da memria. A convivncia da amnsia com a memria o mecanismo fundamental do jogo praticado pela mdia a qual, basicamente, constitui um imenso banco de dados que, aparente paradoxo, aposta permanentemente no esquecimento como condio bsica para apresentar o velho, o j visto, como o sempre novo. A exaltao da novidade cria outro paradoxo: a produo de uma qualidade brutal e incessante de informaes tambm produz a amnsia permanente. Espetacularizao da memria. Um desejo irrealizvel de experincia e acontecimentos, de autenticidade e identidade. A intensidade do instante substitui o vivido dramaticamente. A imagem prolixa revoluciona a economia das emoes, cria uma artificialidade emocional, mantm uma febre emocional que ilude a durao. Distrai e esta sua principal funo em seu emprego mais vulgarizado , mas ocupa o tempo da distrao, reduzindo-a ao estado de decorao visual e sonora das cenas da vida cotidiana. O desfile das imagens impede geralmente de escapar ao seu domnio, de voltar um instante o olhar para o interior de si mesmo e assim reencontrar suas prprias imagens e seus prprios sonhos. A superabundncia de imagens levada ao extremo do excesso, a velocidade da performance e a dificuldade de intervir excitam o prazer da simulao em um extremo em que ele imita alegrias da imaginao criadora. Imagem: poder e ambigidade (realidade/fico). Segundo Arbex Jnior (2001), o simulacro o esgotamento, a exausto do mundo vivido, o seu aprisionamento no mundo-clich. A sociedade se comunica por meio de uma sucesso ininterrupta de clichs e chaves. Mundo que, percebido visualmente, anula a dimenso crtica das ambivalncias, das zonas de sombra, da perplexidade e das contradies. um mundo sem singularidades ou impresses digitais. As mdias do acesso a tudo, mas simplificando-o para melhor traduzir-lo em espetculo, mantm uma forma de autodidatismo generalizado, ao mesmo tempo gratificante e enganoso. Nesse sentido, compartilho da ideia de Baitello Jnior (2003), quando escreve que no somos chamados a ver, somos vistos pelas imagens. No temos o direito de no olhar, escravos que nos tornamos de nossos olhos. E, com isso, nos despedimos das sagas dos heris que resistiram aos monstros devoradores e retornaram para produzir suas prprias imagens.

14

Assim, o imaginrio tornar-se-ia uma cmara escura mal nutrido, mal-educado, mal-preparado para a iniciativa. As tcnicas consomem a natureza e as imagens prolferas engolem a cultura. destas imagens, de seu acompanhamento pelo fluxo de palavras e sons, de seus excessos, que procedem as configuraes do mundo atual. Elas o formulam, constituem-no em um hipermundo. Levam tudo e todos em seu movimento, abolindo toda relao com a transcendncia e ocultando as referncias da realidade que orientam os percussores da vida.

REFERNCIAS
ARBEX JNIOR, Jos. Showrnalismo. A notcia como espetculo. So Paulo: Casa Amarela, 2001. BAITELLO JR., Norval. As imagens que nos devoram. In: Polifnicas Idias: por uma cincia aberta. Org. Maria da Conceio de Almeida, Margarida Knobb, ngela Maria de Almeida. Porto Alegre: Sulina, 2003. BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Frankfurt (Alemanha): Suhrkmp, 2006. BALANDIE, Georges. Ddalo. Para finalizar o sculo XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. GIDDENS, Antony. Modernidade e Identidade. So Paulo: Jorge Zahar, 2002. GNTHER, Anders. Die Antiquiertheit des Menschen. (I) ber die Seele im Zeitalter der zweiten industriellen Revolution. Munique, Beck, 7. ed, 1994. [Edio original: 1956]. [O antiqusmo do ser humano. Vol. I A alma na era da segunda revoluo industrial]. Traduo de Ciro Marcondes Filho. Texto disponvel no site: http:// www.eca.usp.br/nucleos/filocom. PERNIOLA, Mario. Contra a Comunicao. So Leopoldo: UNISINOS, 2006.

15

S-ar putea să vă placă și