Sunteți pe pagina 1din 3

INTRODUO Faremos uma breve anlise do filme O Senhor das moscas - nome original The Lord of the flies

com o propsito de equiparar o enredo a um dos nveis tericos de Relaes Internacionais o Realismo Clssico. A fim de clarificar as similaridades de ambos, decompomos esta anlise em trs partes Descrio do filme, Base terica do Realismo clssico e a Anlise do enredo . DESCRIO DO FILME O filme O Senhor das Moscas, retrata uma disputa por poder e uma luta pela sobrevivncia entre garotos de diferentes idades, em uma ilha, decorrente da queda de um avio que os deixaram isolados. Sem nenhuma autoridade adulta, visto que o comandante estava incapacitado, eles se organizaram e por votao elegeram um lder - Ralph. Porm, esse lder no foi capaz de manter a estabilidade do grupo, o que acarretou mais tarde na segregao de alguns integrantes (que formaram outro grupo). A partir desse momento, surgiram conflitos entre os dois grupos fato que ocasionou posteriormente duas mortes. Aps permanecerem na ilha alguns dias, a guarda militar chegou ao local para resgat-los. BASE TERICA DO REALISMO CLSSICO A teoria do Realismo Clssico enuncia que a natureza humana egosta (fora inerente) e convergente (todos tm os mesmos desejos). No sentido de alcanar esses desejos, os homens, tornam-se sedentos pelo poder. Essa natureza, portanto, transforma-se numa guerra geral, ou seja, de todos contra todos. Uma vez que a moral se insere de forma diversa (diferente) nos indivduos, somente a racionalidade capaz de construir um interesse nacional (em termos de poder) na forma de Estado e diluir o estado de guerra. A poltica, entendida como a esfera de ao pertencente ao protagonista unitrio (o Estado) deve se substancializar por meio de leis objetivas (independentes) e no deve se guiar pela moralidade.

ANLISE DO ENREDO A situao dos meninos na ilha semelhante ao estado de natureza hobbesiano, j que no h uma autoridade que os norteiam. Eles temem a morte e buscam segurana e

meios para sobreviverem. Para impedirem a insurgncia conflitos, eles se organizam e formam um acordo tcito de respeitarem e seguirem um lder eleito por voto, Ralph. Porm, um deles, Jack, movido pelo desejo de poder, se desvincula do grupo. Os meninos vendo nele uma autoridade e uma liderana que no havia no outro cedem e obedecem a ele, em troca de proteo criando-se um contrato social, tal qual como em O Leviat de Hobbes e ilustrando que Jack no fez parte desse contrato, apenas seus seguidores. Posteriormente, Maquiavel explicaria que Ralph no conseguiu cooptar o grupo, pois foi incapaz de examinar a realidade como ela (verdade efetiva ou verit effetuale). E uma vez que ele (Ralph) estava muito confiante de que seriam resgatados em breve, preocupou-se basicamente em acender fogueiras para sinalizar um pedido de socorro. Em relao a Jack, Maquiavel ilustraria que, uma vez que a ordem resultante da construo dos homens, o lder foi forte o bastante para fund-la e corajoso por inibir as fraquezas (como o medo do possvel monstro) e as foras (ele quem determinava as regras e quem deliberava as punies). Alm disso, para defender possveis invases do grupo de Ralph, escalou alguns para fazer a segurana do acampamento princpio do realismo clssico de dar segurana aos governados, defendendo-os do inimigo. Por fim, devemos salientar que Maquiavel em O Prncipe concluiu que um governo deve ser amado ou temido o que faz todo sentido com os sditos de Jack que o temiam. Outro ponto a acrescentar a perseguio a Ralph e ao Porquinho que pode ser interpretada como resultante do interesse individual de Jack e de parte de seu grupo, mas no como um interesse nacional (de todos). Podemos comprovar essa afirmao, atravs da cena em que Ralph est sendo perseguido na floresta e dois garotos o v escondido, porm os mesmos, movidos compaixo, no o entregou. Nesse sentido, ento, relevante destacar que Tucdides - um terico realista reconhecia que nem sempre os Estados so movidos pele interesse nacional, j que os lderes podem tomar decises movidas pelo interesse pessoal. Para finalizar, gostaramos de expor que uma das falhas do realismo sustentar que o Estado age essencialmente com uma nica voz e que dificilmente ele age conforme um interesse individual ou de uma parte do todo.

S-ar putea să vă placă și