Sunteți pe pagina 1din 5

O TRATAMENTO CORONA EM FILMES E PEAS PLSTICAS

Elaborado por: Edison da Cunha Almeida

1. Introduo O tratamento de superfcies plsticas por efeito corona tem sido largamente utilizado nas ltimas dcadas como um meio efetivo de aumentar a energia superficial desses materiais aumentando deste modo a umectabilidade e a aderncia de tintas, adesivos, coatings e laminados.

2. Teoria Muito se tem pesquisado sobre os efeitos do tratamento corona ou como popularmente chamado bombardeamento eletrnico, e ainda no se determinou precisamente o mecanismo que produz tal efeito. Algumas teorias qualificam o efeito como: Insaturao das molculas da superfcie do material; Oxidao da superfcie formando carbonila e carboxila, radicais meta-dirigentes que se compatibilizam com as tintas; Rearranjo molecular da superfcie.

O que podemos afirmar com certeza que o tratamento corona melhora a adeso com materiais polares, e a modificao estritamente superficial. Uma gota de gua na superfcie de um filme de polietileno no tratado, inclinado em determinado ngulo em relao ao solo, no perder a forma e simplesmente deslizar para baixo sem deixar rastro. Podemos qualificar este efeito como a falta de energia necessria para reter a gua na superfcie do filme. O mesmo acontece com outros produtos, tais como as tintas e adesivos. A capacidade de uma superfcie promover a expanso e aderncia de um lquido, denomina-se umectabilidade. A tenso de umectabilidade ou tenso superficial dos materiais medida em dyna por centmetro linear (d/cm). Os filmes extrudados tm uma tenso superficial naturalmente baixa, como por exemplo: Poliestireno 33 d/cm Polietileno 31 d/cm Polipropileno 29 d/cm Na prtica necessita-se de 40 d/cm para trabalhos de impresso. Esse aumento proporcionado pelo tratamento corona.

3. O processo O tratamento corona consiste no uso de uma descarga de alta voltagem, cujo potencial excedendo o ponto de ruptura de isolao do ar, que da ordem de 26KV/cm, produz oznio e oxidos de nitrognio, os quais oxidam a superfcie do filme plstico. O processo obtido pela passagem do filme sobre um cilindro de metal aterrado, recoberto por um dieltrico para assegurar uniformidade da descarga eltrica e do tratamento. (fig. 1) Uma estao de tratamento tpica composta de: Um eletrodo ao qual aplicada a alta voltagem; Um espao entre o eletrodo e o dieltrico (gap de ar), o qual ser ionizado criando o efeito corona e gerando o ozona; O material dieltrico, o qual pode suportar altos nveis de voltagem sem romper-se;

Um plano aterrado, normalmente um cilindro de alumnio sobre o qual passado o filme. (fig. 2) Pode-se tratar tambm materiais laminados a outros materiais plsticos, papel e at substratos metlicos, como o alumnio. No tratamento de substratos metlicos utiliza-se um tipo diferente de estao, a qual tem o material dieltrico aplicado ao eletrodo de descarga, e no ao cilindro de tratamento.

4. Metodos de medio/Nveis de tratamento Nos processos de impresso sobre filmes plsticos, o mtodo mais utilizado no passado, e ainda hoje utilizado por alguns impressores o da fita adesiva que tem a seguinte escala de avaliao (utiliza-se fita adesiva de boa qualidade com largura de 19mm): Excelente nenhuma tinta removida Muito bom pequena quantidade de tinta removida Bom menos que 25% de tinta removida Regular de 25% a 50% de tinta removida Ruim mais de 50% de tinta removida.

Como se pode notar esse mtodo rudimentar muito subjetivo, pois no indica de forma clara e quantitativa o nvel de tratamento do filme a ser impresso, e tambm no pode ser utilizado quando do processo de extruso. Esse mtodo tambm no detectar problemas com as tintas, solventes e o processo de impresso em si, dando muitas vezes a falsa idia de que o problema est no filme. Como vimos no captulo 2, o mtodo tecnicamente correto e eficaz o da medio do nvel de tenso superficial do filme. Tal mtodo emprega lquidos de teste base de Selosolve e Formamida que possuem uma faixa de medio de 30 a 70 d/cm, com graduao unitria. Existem ainda canetas especiais com somente um nvel de medio (38d/cm). Com os lquidos de teste pode-se obter com certa preciso o nvel de tratamento do material analisado. Tais lquidos podem ser utilizados at em peas tcnicas injetadas, sopradas ou termoformadas. O modo de verificao consiste em aplicar-se com um pincel ou cotonete, o lquido de teste sobre a superfcie do material plstico, produzindo-se uma faixa contnua com largura mnima de 3 a 4 mm. Deve-se ento observar se a faixa de lquido se mantm uniforme por mais de 2 segundos, ou se h o rompimento em gotculas desfazendo-se a faixa. Caso se mantenha uniforme, deve-se aplicar o lquido de nvel imediatamente superior at que comece a se verificar o rompimento em gotculas, o que indicar o ponto limite, ou o exato nvel de tenso superficial. (Padro ASTM D2578-67) O nvel de tenso superficial dos materiais plsticos quando modificados por tratamento corona, podem ser precisamente controlados, de forma a se obter o nvel necessrio para cada aplicao especfica. Abaixo temos alguns valores tpicos de nvel de tratamento por aplicao: Filmes Polietileno para leite 40 - 42 d/cm Filmes Polietileno para sacolas/embalagens/plastificao 40 - 44 d/cm Filmes tcnicos PE/PP 42 - 46 d/cm Filmes Poliester 42 - 48 d/cm Sacos valvulados 48 - 56 d/cm Etiquetas Vinyl (tinta base de gua) 44 - 48 d/cm

Para se conseguir o aumento do nvel de tenso superficial por efeito corona, temos que aplicar uma determinada potncia eltrica que varia de acordo com o material, a velocidade da linha e a largura do filme. Em resumo, para se obter um determinado nvel de tratamento num filme especfico deve-se utilizar a frmula abaixo: P = V. L . Dp onde: P - Potncia do Gerador V - Velocidade da linha L - Largura do material Dp - Densidade de Potncia

Como referncia temos os seguintes dados de densidade de potncia: Material W/ft2/minuto Para 40 a 42 d/cm temos PE (sem aditivo)............1.0 PE (com aditivo)............2.0 PP..................................1.5 PPBO..............................2.0 Polyester........................2.0 Vinyl...............................2.0 PVC................................2.0 Exemplo de clculo: Velocidade: 100 mpm = 330 ft/min. Largura: 1000 mm = 3.3 ft Material: PEBD - mdio aditivo - 2W/ ft2/min. P= 330 X 3.3 X 2 P= 2178 W = 2.2 --- Equipamento de 3 kw Recomenda-se contudo que sejam feitos testes de laboratrio com o material que se deseja tratar para que se obtenha o valor exato de densidade de potncia necessria. Muitas so as variveis que influenciam o resultado do tratamento corona, tais como temperatura do material, quantidade e tipo de aditivo ou deslizante, tratamento na extruso ou no processo de impresso e tipo de aplicao. Uma vez porm determinado o valor de densidade de potncia, pode-se utilizar a formula acima para calcular a potncia do gerador em funo da velocidade de linha e da largura do material.

5- EQUIPAMENTOS / APLICAES ESPECIAIS

O sistema de tratamento corona utiliza uma estao aplicadora como descrito no item 3, um transformador de alta voltagem e um conversor esttico de freqncia. Este conversor transforma a energia eltrica da rede de 60 ciclos em alta freqncia de 30.000 ciclos. A freqncia muito importante pois determina a eficincia do sistema. Por sua vez o transformador de alta tenso eleva a voltagem de 220 Volts para 10.000 Volts ou mais, necessrio para a gerao do efeito corona. Atualmente com nova tecnologia de semicondutores, os conversores estticos utilizam transistores do tipo IGBT, o que alm de baratear seu custo permitiu uma reduo das perdas eltricas no conversor em si, tornando o equipamento mais eficiente. A utilizao de freqncia de sada elevada (30KHz), proporciona um tratamento mais uniforme e aumenta a vida til do dieltrico ( silicone, cermica). Os conversores so fabricados em diversas potncias de sada (vide catlogo tcnico Corona) para atender todas as aplicaes. O sistema de tratamento corona largamente utilizado para tratar filmes plsticos em extrusoras, impressoras e laminadoras, porm tambm pode ser utilizado em aplicaes especiais tais como o tratamento de objetos tridimensionais, peas injetadas, sopradas, termoformadas e at objetos metlicos tais como frisos, coxim de motor e outras. Quando no se pode fazer o material a ser tratado passar pelo gap de ar da estao de tratamento, devido espessura ou forma, necessrio o uso de estaes especiais, desenvolvidas especificamente para a aplicao. Em alguns casos como por exemplo peas injetadas e ou extrudadas utiliza-se um tipo especial de tratador, o qual chamamos de Plasma-Jet. Esse equipamento aplica um plasma de corona sobre a superfcie que se deseja tratar sem a necessidade de existir uma superfcie aterrada para descarregar a alta voltagem. O Plasma-Jet muito utilizado em processos de tampografia, silk screen e colagem em materiais tais como:

Tubos, tarugos, barras, chapas e perfis plsticos Frascos, garrafas, containers plsticos, bisnagas e suas tampas Capa de fios e cabos eltricos Corpos de eletrodomsticos (ventiladores, liqidificadores, chuveiros, batedeiras, geladeiras, foges, fornos microondas, etc..) Canetas e pincis atmicos Seringas hipodrmicas e agulhas Auto peas (espelhos retrovisores, tampa porta-luvas, botes, alavancas, cinzeiros, etc...)

Novas aplicaes esto sendo constantemente descobertas num trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Se voc tem uma aplicao especial ou mesmo alguma dvida sobre tratamento corona entre em contato conosco.

S-ar putea să vă placă și