Sunteți pe pagina 1din 2

Aluno: viadinho Direito 1xN

CABRERA, Jos Roberto. O pensamento sociolgico de Karl Marx. In: LEMOS FILHO, Arnaldo. et. al. (Orgs.). Sociologia geral e do Direito. 4. ed. Campinas: Editora Alnea, 2009.

Karl Heinrich Marx, nasceu em Trier, na Renania, regio desenvolvida oeste da Alemanha, em 05 de maio de 1818. Filho de um bom advogado, transfere-se na infncia para Simeonstrasse onde reside at 1835. Marx vai para a universidade de Bonn, onde cursou dois semestres, transferindo-se posteriormente para Berlim em 1836. Aps abandonar a vida universitria Marx trabalhou na recm fundada A Gazeta Renana, jornal de tendncia liberal, apoiado pelos hegelianos e por setores da burguesia progressista da Renania. De uma maneira geral, podemos afirmar que o pensamento de Marx se desenvolve ancorado na experincia, vitrias e derrotas, que o movimento operrio e popular da poca, acumulava em suas lutas contra os patres, o governo e o capital de uma maneira geral. De uma maneira geral, como afirmou Lenin, o pensamento de Marx, conhecido por marxismo, foi fortemente influenciado por 3 fontes que so: a filosofia clssica alem (Hegel, Feurbach, Fitche, etc), a economia poltica inglesa (Adam Smith e David Ricardo) e o socialismo francs (Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen este ltimo ingls). Marx desenvolve um mtodo de anlise da realidade social que ele espera possa produzir resposta s questes novas que ele pretende abordar. Em certa medida, Marx vai criar um mtodo novo, que se pretende capaz de explicar cientificamente o funcionamento da historia e ao mesmo tempo romper com o idealismo reinante na filosofia, onde a realidade no apenas era explicada como era a prpria expresso da vontade das idias. Em outras palavras, para se conhecer a realidade e transform-la era necessrio entender como os homens se relacionavam com o mundo material: a maneira como retiravam da natureza os bens necessrios a sua sobrevivncia e o modo como eles se relacionam para organizar o trabalho.

Para Marx, a organizao do trabalho e o modo como os homens se relacionam no mundo da produo conserva a chave para a compreenso da trama social, uma vez que outros fatores como a poltica, a distribuio desigual de renda, o acesso diferenciado cultura, etc, derivam do lugar onde os indivduos se situam no processo de produo da vida material. Como vimos na citaao de Prefcio, Marx admite que as formas que o Estado pode assumir no relacionamento com o modo como a sociedade est

organizada para produzir. O Estado aparece, portanto, como um instrumento, dotado de poder irresistvel, cujo objetivo fundamental manter as relaes sociais dominantes. Desse modo, a burocracia estatal, o ordenamento jurdico, assim como as formas do estado (se repblica, monarquia) obedeem a uma lgica determinada, no fundamental, pelos interesses em jogo na economia. Dentro desse movimento constante pela auto-valorizao do capital durante o processo d eproduo, a ampliao da extrao de mais-valia apresenta-se de duas maneiras distintas. Ou o empresrio amplia o nmero de horas trabalhadas (ou aumentando a disponibilidade de horas de trabalho do trabalhador ou ampliando os turnos da fbrica), considerando que h um limite fsico, o dia tem 24 horas, obrigando o trabalhador a produzir mais valores por hora trabalhada.

MORAIS, Luis Fernando Lobo. Marx e o Direito. In: LEMOS FILHO, Arnaldo. et. al. (Orgs.). Sociologia geral e do Direito. 4. ed. Campinas: Editora Alnea, 2009.

No encontramos, na obra de Marx, uma teoria expressa de maneira formal a respeito do Direito e da justia, que pode ser encontrado com numerosas menes expressas na legislao de vrias naes da poca e da justia como valor social. Todo direito, para Marx, traduo de posies de interesses das classes dominantes. No se pode esquecer, entre esses, que as tradues jurdicas de interesses de classe sempre admitem contradies internas, que devem ser entendidas como sementes dialticas de direitos exigidos por outras classes. Para Marx, justia o que coaduna com a satisfao das necessidades econmicas dos seres humanos.

S-ar putea să vă placă și