Sunteți pe pagina 1din 2

Lei complementar A lei complementar Constituio por esta definida quanto s matrias.

s. Requer maioria absoluta de votos nas duas casas do Congresso para aprovao. O prprio nome Leis complementares d ideia de que esta espcie normativa prevista no Texto Constitucional visa a complement-lo, no no sentido de integr-lo como as Emendas Constitucionais fazem e sim no sentido de especific-lo, detalhar matrias de grande importncia para o Constituinte Originrio. A lei complementar trata de matrias que o legislador constituinte alou a uma regulamentao mais rgida em face de sua importncia, exigindo assim, teoricamente, uma mais detida anlise para sua elaborao. O Legislador ter que tratar da matria com mais cautela do que na feitura de outras normas infraconstitucionais, dada a maior repercusso que pode trazer. As matrias j tm sua previso bsica traada no texto da Constituio e cabe agora ao legislador, mediante um procedimento (processo legislativo) diferenciado e mais dificultoso que o das leis ordinrias, detalhar a vontade constitucional. Diferena para lei ordinria So duas as diferenas encontradas entre Lei Complementar (LC) e Lei Ordinria (LO). a) A LC tem processo legislativo com quorum qualificado de maioria absoluta (Art. 69) enquanto a LO tem quorum de maioria simples, segue a regra geral traada no (Art. 47); b) A LC tem hipteses taxativamente previstas na Constituio (enquanto a LO remanescente ou residual), significando que s se deve utilizar LC onde a prpria Constituio pediu. Lei ordinria A lei ordinria diz respeito organizao do poder judicirio e do ministrio pblico, nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais, planos plurianuais e oramentos e a todo o direito material e processual, como os cdigos civil, penal, tributrio e respectivos processos. So os atos normativos por excelncia, constituem o grande nmero de atos normativos que compe o Direito Positivo do Estado brasileiro, visam regulamentao de preceitos destinados regulao do convvio social e estruturao do Estado. Atendem, via de regra, ao princpio da legalidade conforme o Art. 5, II da CF.

Vrios artigos do texto constitucional fazem meno lei e no especificam qual espcie normativa seria adequada. A doutrina indica que nestes casos, por exemplo, Art. 5 XII e XIII, 7 X e XI, 81 1, entre outros, a espcie normativa adequada a Lei Ordinria. Nestas situaes a Lei Ordinria tambm estaria complementando o texto constitucional posto que est detalhando matrias previamente definidas no Texto Maior. Porm, pode-se dizer que tais matrias no exigem um processo legislativo diferenciado em relao a qualquer outro assunto que o legislador pode tratar, ou seja, tais regulamentaes sero editadas com o mesmo processo legislativo da inovao comum do ordenamento jurdico. Por ltimo, cabe ressaltar que tratados e convenes internacionais que no sejam sobre direitos humanos, que no tenham sido aprovados pelo quorum especial de 3/5 em dois turnos de cada casa do Congresso Nacional, sero dotados de hierarquia semelhante Lei Ordinria. Isso se d porque, segundo o STF, a recepo destes tratados que no sejam sobre direitos humanos se d pela aprovao de maioria simples do Congresso Nacional, portanto, no podem tratar de assuntos destinados s Leis Complementares. Observao importante: Quando a Constituio Federal falar em Lei Especfica estar-se- diante da aptido material da Lei Ordinria.
Lei delegada A lei delegada elaborada pelo presidente, a partir de delegao especfica do Congresso, mas no pode legislar sobre atos de competncia do Congresso, de cada casa, individualmente, sobre matria de lei complementar nem sobre certas matrias de lei ordinria. A lei ordinria possui eficcia permanente. Medida provisria - A medida provisria, editada pelo presidente da repblica, deve ser submetida ao Congresso; no pode ser aprovada por decurso de prazo nem produz efeitos em caso de rejeio. As medidas

provisrias possuem eficcia temporria.


Decreto legislativo - O decreto legislativo de competncia exclusiva do Congresso Nacional, sem necessitar de sano presidencial. A resoluo legislativa tambm privativa do Congresso ou de cada casa isoladamente, por exemplo, a suspenso de lei declarada inconstitucional. Resoluo - Resoluo - Ato legislativo de contedo concreto, de efeitos internos. a forma que revestem determinadas deliberaes da Assemblia da Repblica. As Resolues no esto, em princpio, sujeitas a promulgao e tambm no esto sujeitas a controlo preventivo da constitucionalidade, exceto as que aprovem acordos internacionais.

S-ar putea să vă placă și