Sunteți pe pagina 1din 8

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ARTES VISUAIS 4 FASE DISCIPLINA: Historia Da Arte Contempornea PROFESSORA: Edite

e Volpato Fernandes

ARTIGO LAND ART

HELEN DOS SANTOS

RESUMO

Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre a histria da Land Art e suas verdades. Compreenderemos seus conceitos e sua importncia tanto para a arte propriamente dita quanto para a humanidade e seu habitat.

Palavras-chave: Land Art, Eart Work, Eart art, meio ambiente.

. 1 INTRODUO

A Land Art, tambm conhecida como Earth Art (arte na terra) ou Earthworks surgiu no final dos anos 60 e foi reconhecida como a mais "suportada" das inspiraes artsticas, pois deixa os espaos comuns de exposio como a galeria, o atelier e o museu expandindo as fronteiras da arte quanto a seus materiais e espaos fsicos - para "investir no planeta", assumindo o meio ambiente como seu material e renovando o conceito de exposio para uma experincia real e intransponvel, representada em vastos espaos, como a montanha, o mar, o deserto e o campo para uma maior liberdade criativa.

2 DESENVOLVIMENTO

Para Edward Lucie-Smith (2006) a Land Art , em grande parte, uma arte minimalista executada em escala gigantesca. O que resultou em algumas das mais surpreendentes e "difceis de ver" obras de arte e em uma enorme expanso da arte em si e em sua paisagem, na qual a formao da terra, o horizonte, o tempo e a eroso transformam-se em verdadeiros materiais.
A minha arte trata do trabalho por toda a vastido do mundo, em qualquer lugar da superfcie da terra. A minha arte possui os temas dos materiais, das idias, do movimento, do tempo. A beleza dos objetos, dos pensamentos, dos lugares e das aes. O meu trabalho trata dos sentidos, do meu instinto, da minha prpria escala e do meu prprio empenhamento fsico. O meu trabalho real e no ilusrio ou conceitual. Trata das peas verdadeiras, do tempo verdadeiro e das aes verdadeiras. (Long, Richard in:Citao do Documenta 7, Kassel, 1982, p.129.)

Os "Land Artists" aceitam os fenmenos atmosfricos como parte integrante da obra. Desejam criar sem fabricar, e simultaneamente alertar para a precariedade de recursos naturais. Amy Dempsey (2003, p. 260), afirma: Em certo sentido, a earth art pode ser uma forma de preservao, pois se um pedao de terra for consagrado como arte ele poder ser mantido intacto. Outro ponto fundamental que estes artistas no representavam a paisagem, eles fundiam-se com ela; a sua arte no era simplesmente sobre a natureza, mas dentro dela. Existe um desejo de preservar no somente o meio ambiente mas tambm o esprito humano. (Amy Dempsey, 2003, p. 260)

Em espaos nus e desertos, ningum poder adquirir as suas obras nem lhes poder atribuir uma cotao. Numa sociedade consumista de desenvolvimento industrial incontrolado, estes artistas recusam-se a criar objetos como "dama de companhia" de outros objetos. As criaes da land art evocam sem dvida nenhuma a espiritualidade dos stios arqueolgicos, pois a maior parte dos trabalhos est estritamente ligada a eles. Os seus crculos e espirais, to caractersticos, so mais que uma expresso colossal da Arte Minimal. A projeo de uma atmosfera romntica associada s rbitas csmicas, os cultos de F e os rituais num espao, a disseminao de um vasto panorama de imagens, tudo isto toca, de certa forma, na Land Art. O envolvimento na paisagem ainda mais profundo, a fora primordial do cenrio, o desnudar das camadas geolgicas, a exposio para a eroso e clima, o envolvimento corporal de humanos em profundidades artificiais monumentalizaram as suas obras, que viajam entre a histria natural e a arte. Estes no so discretos, entendidos como representaes isoladas, mas totalmente relacionados com o ambiente circundante - uma experincia inimitvel, vivida nos espaos da galeria atravs de fotografias, mapas e documentos escritos. Um outro ponto importante que o interesse destas realizaes no efmero, de um s gesto. Na Land Art a obra eternizada com arquivos fotogrficos que testemunham a sua evoluo e decomposio visto que [...] todas as formas se mudam, decaem e perecem ou se transformam, so todas efmeras e caducas, ao passo que a idia ou substncia sempre viva, verde e eternal. (Joo Ribeiro, Paginas de Esttica, p. 87). Mas a verdade que os land artists no foram os primeiros a interessar-se pela terra, a Arte Povera tambm utilizou a "terra" nas suas composies, no entanto, os "Land

Artists" apresentam-na num estado mais puro e bruto. As denominaes Land Art (arte da terra) e Earthworks (trabalhos em / sobre a paisagem) aludem a certos tipos de obras que tm como suporte a prpria natureza, a paisagem exterior e talvez por isso, (no caso da arte britnica) [...] possa ser considerada uma extenso da tradio do paisagismo romntico, que desempenhou papel to importante na histria da arte britnica. (Edward Lucie-Smith, 2006, p. 150). Embora os artistas rejeitem o espao fsico da galeria, o que acontece de fato que a Land Art, como todas as formas vanguardistas, continua dependente do museu. A land art firmou-se como um movimento graas exposio Earth Works, na Dwan Gallery de Nova York, em 1968 organizada por Robert Smithson que desenvolveu tambm a teoria que relacionava a localizao particular de um ambiente - o stio - com os espaos annimos e inter-complementares das galerias os non-sites. Em 1979, o crtico Rosalind Krauss props um entendimento racional, uma soluo para a desmesurada proliferao da(s) arte(s). Baseando-se no campo extensivo de Morris, Krauss escreve que a Land Art poderia ser mais bem definida como no sendo nem paisagem nem arquitetura. A sua inter-relao com as Instalaes e a Environmental Art comeou a fazer sentido. O conceito base foi-se transformando e adaptando, alterando a essncia filosfica deste movimento - "Na Natureza nada se perde () tudo se transforma".

2.1 OS ARTISTAS
SOL LE WITT ROBERT MORRIS CARL ANDRE CHRISTO E JEANNE-CLAUDE WALTER DE MARIA NANCY HOLT e seu marido ROBERT SMITHSON DENNIS OPPENHEIM RICHARD SERRA MARY MISS JAMES TURREL MICHAEL HEIZER ALICE AYCOCK RICHARD LONG HAMISH FULTON ANDY GOLDSWORTHY JAN DIBBETS

3 CONCLUSO

A Land Art pode estimular os mais diversos sentimentos, mas nunca a indiferena. Se por um lado a Land Art nos remonta aos primrdios da arte, por outro conduznos para problemas atuais como a precariedade dos recursos naturais convidando-nos imperativamente a assumir nossa pequenez face ao grandioso suporte natural. Em suma, este movimento, desprovido de uma essncia cannica, d-nos a liberdade de poder atribuir-lhe a nossa prpria essncia. O que poderia constituir uma fraqueza torna-se numa aliciante interatividade entre obra - espectador.

REFERNCIAS

LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artsticos a partir de 1945. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. So Paulo: Cosac Naify, 2003.

LONG, Richard in: Citao do Documenta 7. [online] Disponvel na Internet via WWW. URL:http://teoriarquitecturaubi.blogspot.com/2010_02_28_archive.html. Arquivo capturado em 05 de dezembro de 2010.

S-ar putea să vă placă și