Sunteți pe pagina 1din 13

Ou o Poema Contnuo.

qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 1

OU O POEMA CONTNUO

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 2

Herberto Helder

OU O POEMA CONTNUO

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 4

Copyright ASSRIO & ALVIM 2004 Copyright Herberto Helder 2004 No permitida a reproduo desta obra, parcial ou integralmente, sem a autorizao expressa da editora e dos representantes do autor. Produo editorial Cristina Zauhy Reviso Luis Manoel Gaspar Capa e foto de capa Rubens Amatto projeto grfico Assrio & Alvim Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Helder, Herberto Ou o poema contnuo / Herberto Helder. -So Paulo : A Girafa Editora, 2006. ISBN 85-7719-012-9 1. Poesia portuguesa I. Ttulo. 06-5344 ndices para catlogo sistemtico: 1. Poesia : Literatura portuguesa 869.1 1 Edio Os direitos para publicao desta obra no territrio brasileiro esto reservados por A Girafa Editora Ltda. Av. Anglica, 2503, cj. 125 01227-200 So Paulo SP Tel: [55 11] 3258.8878 Fax: [55 11] 3255.1192 www.agirafa.com.br CDD-869.1

A COLHER NA BOCA

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 6

PREFCIO

Falemos de casas, do sagaz exerccio de um poder to firme e silencioso como s houve no tempo mais antigo. Estes so os arquitectos, aqueles que vo morrer, sorrindo com ironia e doura no fundo de um alto segredo que os restitui lama. De doces mos irreprimveis. Sobre os meses, sonhando nas ltimas chuvas, as casas encontram seu inocente jeito de durar contra a boca subtil rodeada em cima pela treva das palavras. Digamos que descobrimos amoras, a corrente oculta do gosto, o entusiasmo do mundo. Descobrimos corpos de gente que se protege e sorve, e o silncio admirvel das fontes pensamentos nas pedras de alguma coisa celeste como fogo exemplar. Digamos que dormimos nas casas, e vemos as musas um pouco inclinadas para ns como estreitas e erguidas flores tenebrosas, e temos memria e absorvente melancolia e ateno s portas sobre a extino dos dias altos.

Nota do editor: Mantivemos rigorosamente a grafia portuguesa.

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 8

Estas so as casas. E se vamos morrer ns mesmos, espantamo-nos um pouco, e muito, com tais arquitectos que no viram as torrentes infindveis das rosas, ou as guas permanentes, ou um sinal de eternidade espalhado nos coraes rpidos. Que fizeram estes arquitectos destas casas, eles que vagabundearam pelos muitos sentidos dos meses, dizendo: aqui fica uma casa, aqui outra, aqui outra, para que se faa uma ordem, uma durao, uma beleza contra a fora divina? Algum trouxera cavalos, descendo os caminhos da montanha. Algum viera do mar. Algum chegara do estrangeiro, coberto de p. Algum lera livros, poemas, profecias, mandamentos, inspiraes. Estas casas sero destrudas. Como um girassol, elaborado para a bebedeira, insistente no seu casamento solar, assim se esgotar cada casa, esbulhada de um fogo, vergando a demorada cabea para os rios misteriosos da terra onde os prprios arquitectos se desfazem com suas mos mltiplas, as caras ardendo nas velozes iluminaes. Falemos de casas. vero, outono, nome profuso entre as paisagens inclinadas. Traziam o sal, os construtores
8

da alma, comportavam em si restituidores deslumbramentos em presena da suspenso de animais e estrelas, imaginavam bem a pureza com homens e mulheres ao lado uns dos outros, sorrindo enigmaticamente, tocando uns nos outros comovidos, difceis, dadivosos, ardendo devagar. S um instante em cada primavera se encontravam com o junquilho original, arrefeciam o resto do ano, eram breves os mestres da inspirao. E as casas levantavam-se sobre as guas ao comprido do cu. Mas casas, arquitectos, encantadas trocas de carne doce e obsessiva tudo isso est longe da cano que era preciso escrever. E de tudo os espelhos so a inveno mais impura. Falemos de casas, da morte. Casas so rosas para cheirar muito cedo, ou noite, quando a esperana nos abandona para sempre. Casas so rios diuturnos, nocturnos rios celestes que fulguram lentamente at uma baa fria que talvez no exista, como uma secreta eternidade.

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 10

Falemos de casas como quem fala da sua alma, entre um incndio, junto ao modelo das searas, na aprendizagem da pacincia de v-las erguer e morrer com um pouco, um pouco de beleza.

TRPTICO

Transforma-se o amador na coisa amada com seu feroz sorriso, os dentes, as mos que relampejam no escuro. Traz rudo e silncio. Traz o barulho das ondas frias e das ardentes pedras que tem dentro de si. E cobre esse rudo rudimentar com o assombrado silncio da sua ltima vida. O amador transforma-se de instante para instante, e sente-se o esprito imortal do amor criando a carne em extremas atmosferas, acima de todas as coisas mortas. Transforma-se o amador. Corre pelas formas dentro. E a coisa amada uma baa estanque. o espao de um castial, a coluna vertebral e o esprito das mulheres sentadas. Transforma-se em noite extintora. Porque o amador tudo, e a coisa amada uma cortina onde o vento do amador bate no alto da janela aberta. O amador entra por todas as janelas abertas. Ele bate, bate, bate.

10

11

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 12

O amador um martelo que esmaga. Que transforma a coisa amada. Ele entra pelos ouvidos, e depois a mulher que escuta fica com aquele grito para sempre na cabea a arder como o primeiro dia do vero. Ela ouve e vai-se transformando, enquanto dorme, naquele grito do amador. Depois acorda, e vai, e d-se ao amador, d-lhe o grito dele. E o amador e a coisa amada so um nico grito anterior de amor. E gritam e batem. Ele bate-lhe com o seu esprito de amador. E ela batida, e bate-lhe com o seu esprito de amada. Ento o mundo transforma-se neste rudo spero do amor. Enquanto em cima o silncio do amador e da amada alimentam o imprevisto silncio do mundo e do amor.

II

No sei como dizer-te que minha voz te procura e a ateno comea a florir, quando sucede a noite esplndida e vasta. No sei o que dizer, quando longamente teus pulsos se enchem de um brilho precioso e estremeces como um pensamento chegado. Quando, iniciado o campo, o centeio imaturo ondula tocado pelo pressentir de um tempo distante, e na terra crescida os homens entoam a vindima eu no sei como dizer-te que cem ideias, dentro de mim, te procuram. Quando as folhas da melancolia arrefecem com astros ao lado do espao e o corao uma semente inventada em seu escuro fundo e em seu turbilho de um dia, tu arrebatas os caminhos da minha solido como se toda a casa ardesse pousada na noite. E ento no sei o que dizer junto taa de pedra do teu to jovem silncio. Quando as crianas acordam nas luas espantadas que s vezes se despenham no meio do tempo no sei como dizer-te que a pureza, dentro de mim, te procura.

12

13

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 14

Durante a primavera inteira aprendo os trevos, a gua sobrenatural, o leve e abstracto correr do espao e penso que vou dizer algo cheio de razo, mas quando a sombra cai da curva sfrega dos meus lbios, sinto que me faltam um girassol, uma pedra, uma ave qualquer coisa extraordinria. Porque no sei como dizer-te sem milagres que dentro de mim o sol, o fruto, a criana, a gua, o deus, o leite, a me, o amor, que te procuram.

III

Todas as coisas so mesa para os pensamentos onde fao minha vida de paz num peso ntimo de alegria como um existir de mo fechada puramente sobre o ombro. Junto a coisas magnnimas de gua e espritos, a casas e achas de manso consumindo-se, ervas e barcos altos meus pensamentos criam-se com um outrora lento, um sabor de terra velha e po diurno. E em cada minuto a criatura feliz do amor, a nua criatura da minha histria de desejo, inteiramente se abre em mim como um tempo, uma pedra simples, ou um nascer de bichos num lugar de maio. Ela explica tudo, e o vir para mim como se levantam paredes brancas ou se do festas nos dedos espantados das crianas a vida ser redonda com seus ritmos sobressaltados e antigos.

14

15

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 16

Tudo trigo que se coma e ela o trigo das coisas, o ltimo sentido do que acontece pelos dias dentro. Espero cada momento seu como se espera o rebentar das amoras e a suave loucura das uvas sobre o mundo. E o resto uma altura oculta, um leite e uma vontade de cantar.

O AMOR EM VISITA

Dai-me uma jovem mulher com sua harpa de sombra e seu arbusto de sangue. Com ela encantarei a noite. Dai-me uma folha viva de erva, uma mulher. Seus ombros beijarei, a pedra pequena do sorriso de um momento. Mulher quase incriada, mas com a gravidade de dois seios, com o peso lbrico e triste da boca. Seus ombros beijarei. Cantar? Longamente cantar. Uma mulher com quem beber e morrer. Quando fora se abrir o instinto da noite e uma ave o atravessar trespassada por um grito martimo e o po for invadido pelas ondas seu corpo arder mansamente sob os meus olhos palpitantes. Ele imagem vertiginosa e alta de um certo pensamento de alegria e de impudor. Seu corpo arder para mim sobre um lenol mordido por flores com gua. Em cada mulher existe uma morte silenciosa. E enquanto o dorso imagina, sob os dedos, os bordes da melodia,

16

17

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 18

a morte sobe pelos dedos, navega o sangue, desfaz-se em embriaguez dentro do corao faminto. Oh cabra no vento e na urze, mulher nua sob as mos, mulher de ventre escarlate onde o sal pe o esprito, mulher de ps no branco, transportadora da morte e da alegria. Dai-me uma mulher to nova como a resina e o cheiro da terra. Com uma flecha em meu flanco, cantarei. E enquanto manar de minha carne uma videira de sangue, cantarei seu sorriso ardendo, suas mamas de pura substncia, a curva quente dos cabelos. Beberei sua boca, para depois cantar a morte e a alegria da morte. Dai-me um torso dobrado pela msica, um ligeiro pescoo de planta, onde uma chama comece a florir o esprito. tona da sua face se movero as guas, dentro da sua face estar a pedra da noite. Ento cantarei a exaltante alegria da morte.

imagem pungente com seu deus esmagado e ascendido. Porm, no te esquecem meus coraes de sal e de brandura. Entontece meu hlito com a sombra, tua boca penetra a minha voz como a espada se perde no arco. E quando gela a me em sua distncia amarga, a lua estiola, a paisagem regressa ao ventre, o tempo se desfibra invento para ti a msica, a loucura e o mar. Toco o peso da tua vida: a carne que fulge, o sorriso, a inspirao. E eu sei que cercaste os pensamentos com mesa e harpa. Vou para ti com a beleza oculta, o corpo iluminado pelas luzes longas. Digo: eu sou a beleza, seu rosto e seu durar. Teus olhos transfiguram-se, tuas mos descobrem a sombra da minha face. Agarro tua cabea spera e luminosa, e digo: ouves, meu amor?, eu sou aquilo que se espera para as coisas, para o tempo eu sou a beleza. Inteira, tua vida o deseja. Para mim se erguem teus olhos de longe. Tu prpria me duras em minha velada beleza. Ento sento-me tua mesa. Porque de ti que me vem o fogo. No h gesto ou verdade onde no dormissem tua noite e loucura,
19

Nem sempre me incendeiam o acordar das ervas e a estrela despenhada de sua rbita viva. Porm, tu sempre me incendeias. Esqueo o arbusto impregnado de silncio diurno, a noite
18

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 20

no h vindima ou gua em que no estivesses pousando o silncio criador. Digo: olha, o mar e a ilha dos mitos originais. Tu ds-me a tua mesa, descerras na vastido da terra a carne transcendente. E em ti principiam o mar e o mundo. Minha memria perde em sua espuma o sinal e a vinha. Plantas, bichos, guas cresceram como religio sobre a vida e eu nisso demorei meu frgil instante. Porm teu silncio de fogo e leite repe a fora maternal, e tudo circula entre teu sopro e teu amor. As coisas nascem de ti como as luas nascem dos campos fecundos, os instantes comeam da tua oferenda como as guitarras tiram seu incio da msica nocturna. Mais inocente que as rvores, mais vasta que a pedra e a morte, a carne cresce em seu esprito cego e abstracto, tinge a aurora pobre, insiste de violncia a imobilidade aqutica. E os astros quebram-se em luz sobre as casas, a cidade arrebata-se, os bichos erguem seus olhos dementes, arde a madeira para que tudo cante pelo teu poder fechado.

Com minha face cheia de teu espanto e beleza, eu sei quanto s o ntimo pudor e a gua inicial de outros sentidos.

Comea o tempo onde a mulher comea, sua carne que do minuto obscuro e morto se devolve luz. Na morte referve o vinho, e a promessa tinge as plpebras com uma imagem. Espero o tempo com a face espantada junto ao teu peito de sal e de silncio, concebo para minha serenidade uma ideia de pedra e de brancura. s tu que me aceitas em teu sorriso, que ouves, que te alimentas de desejos puros. E une-se ao vento o esprito, rarefaz-se a aurola, a sombra canta baixo. Comea o tempo onde a boca se desfaz na lua, onde a beleza que transportas como um peso rduo se quebra em glria junto ao meu flanco martirizado e vivo. Para consagrao da noite erguerei um violino, beijarei tuas mos fecundas, e madrugada darei minha voz confundida com a tua. Oh teoria de instintos, dom de inocncia, taa para beber junto perturbada intimidade em que me acolhes.

20

21

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 22

Comea o tempo na insuportvel ternura com que te adivinho, o tempo onde a vria dor envolve o barro e a estrela, onde o encanto liga a ave ao trevo. E em sua medida ingnua e cara, o que pressente o corao engasta seu contorno de lume ao longe. Bom ser o tempo, bom ser o esprito, boa ser nossa carne presa e morosa. Comea o tempo onde se une a vida nossa vida breve.

Se te aprendessem minhas mos, forma do vento na cevada pura, de ti viriam cheias minhas mos sem nada. Se uma vida dormisses em minha espuma, que frescura indecisa ficaria no meu sorriso? No entanto s tu que te movers na matria da minha boca, e sers uma rvore dormindo e acordando onde existe o meu sangue. Beijar teus olhos ser morrer pela esperana. Ver no aro de fogo de uma entrega tua carne de vinho roada pelo esprito de Deus ser criar-te para luz dos meus pulsos e instante do meu perptuo instante. Eu devo rasgar minha face para que a tua face se encha de um minuto sobrenatural, devo murmurar cada coisa do mundo at que sejas o incndio da minha voz. As guas que um dia nasceram onde marcaste o peso jovem da carne aspiram longamente a nossa vida. As sombras que rodeiam o xtase, os bichos que levam ao fim do instinto seu brbaro fulgor, o rosto divino impresso no lodo, a casa morta, a montanha inspirada, o mar, os centauros do crepsculo aspiram longamente a nossa vida. Por isso que estamos morrendo na boca um do outro. Por isso que
23

Ests profundamente na pedra e a pedra em mim, urna salina, imagem fechada em sua fora e pungncia. E o que se perde de ti, como esprito de msica estiolado em torno das violas, a morte que no beijo, a erva incendiada que se derrama na ntima noite o que se perde de ti, minha voz o renova num estilo de prata viva. Quando o fruto empolga um instante a eternidade inteira, eu estou no fruto como sol e desfeita pedra, e tu s o silncio, a cerrada matriz de sumo e vivo gosto. E as aves morrem para ns, os luminosos clices das nuvens florescem, a resina tinge a estrela, o aroma distancia o barro vermelho da manh. E ests em mim como a flor na ideia e o livro no espao triste.

22

Ou o Poema Contnuo.qwd

8/9/06

3:38 AM

Page 24

nos desfazemos no arco do vero, no pensamento da brisa, no sorriso, no peixe, no cubo, no linho, no mosto aberto no amor mais terrvel do que a vida.

De meu recente corao a vida inteira sobe, o povo renasce, o tempo ganha a alma. Meu desejo devora a flor do vinho, envolve tuas ancas com uma espuma de crepsculos e crateras. pensada corola de linho, mulher que a fome encanta pela noite equilibrada, impondervel em cada espasmo eu morrerei contigo. E alegria diurna descerro as mos. Perde-se entre a nuvem e o arbusto o cheiro acre e puro da tua entrega. Bichos inclinam-se para dentro do sono, levantam-se rosas respirando contra o ar. Tua voz canta o horto e a gua e eu caminho pelas ruas frias com o lento desejo do teu corpo. Beijarei em ti a vida enorme, e em cada espasmo eu morrerei contigo.

Beijo o degrau e o espao. O meu desejo traz o perfume da tua noite. Murmuro os teus cabelos e o teu ventre, mais nua e branca das mulheres. Correm em mim o lacre e a cnfora, descubro tuas mos, ergue-se tua boca ao crculo de meu ardente pensamento. Onde est o mar? Aves bbedas e puras que voam sobre o teu sorriso imenso. Em cada espasmo eu morrerei contigo. E peo ao vento: traz do espao a luz inocente das urzes, um silncio, uma palavra; traz da montanha um pssaro de resina, uma lua vermelha. Oh amados cavalos com flor de giesta nos olhos novos, casa de madeira do planalto, rios imaginados, espadas, danas, supersties, cnticos, coisas maravilhosas da noite. meu amor, em cada espasmo eu morrerei contigo.

24

25

S-ar putea să vă placă și