Sunteți pe pagina 1din 8

ESCRITA DE SI CONTEMPORNEA, DIRIOS INTIMOS E BLOGS: EM QUE SE APROXIMAM, EM QUE SE DISTANCIAM E A QUE INTERRESAM A PSICOLOGIA?

Manuella Freire Sobrinho (UnP) alleunam20@hotmail.com Ubiracy Acyoli Ferreira dos Santos (UnP) ubiracy.a@hotmail.com Danilo Camuri Texeira Lopes Eaynne Fernanda Dantas de Oliveira (UnP) Jssica Cristiane Mendes da Silva (UnP) Yeda Mello (UnP) Mohaby Silvestre do Vale (UnP)

RESUMO Esse estudo busca relacionar os dois principais representantes do gnero da escrita de si na contemporaneidade, o dirio intimo pessoal (que tem suas origens no movimento burgus de sculos atrs) e os dirios virtuais na internet (em forma de blogs, que se inicia entre o final do sculo XX e inicio do sculo XXI). Objetivamos com isso identificar pontos comuns e divergentes entre essas duas formas de falar de si, com isso entendemos ser possvel identificar alguns dos novos arranjos sociais e subjetivos que vm cada vez mais denunciando as mudanas do atual contexto histrico. Para alcanarmos tal objetivo, faremos um levantamento bibliogrfico sobre tais temticas, relacionando escrita de si, contexto histrico e produes psquicas. A escrita de si um processo de escrita onde o autor fala de sua prpria vida, seus sentimentos, pensamentos, em fim, o objetivo dessa escrita que o autor possa expor questes sobre ele mesmo. Esse mecanismo de escrita se mostra impregnado de caractersticas que so prprias do especfico momento histrico a que pertence. Dessa forma, com o incio da era digital no fim do sculo XX, temos presenciado o fortalecimento de uma nova forma de escrita de si, os dirios virtuais publicados em blogs na internet. importante que estejamos atentos a essa nova forma de escrever sobre si, pois ela nos explicita importantes caractersticas desse novo molde social contemporneo, onde a internet aparece como grande ferramenta que possibilita a interao social. Entender e estudar a escrita de si tambm estudar o momento histrico e as produes subjetivas de seus sujeitos, entender como os homens e mulheres pensam, o que sentem e como as questes sociais vem influenciando esse ser.

PALAVRAS-CHAVES: Escrita de Si; Psicologia; Dirios Pessoais; Blogs; Internet.

1.0- INTRODUO: ESCRITA DE SI, ATIVIDADE MAIS ANTIGA QUE O PROPRIO PROCESSO DE ESCRITA? O processo de escrita de si to antigo quanto o prprio processo de escrita. Se considerarmos a escrita, apenas enquanto sistema de smbolos formalmente estruturado que segue determinadas regras comuns, podemos inclusive dizer, que esse processo de

registro do cotidiano do sujeito, de forma no oral, anterior inclusive ao prprio aparecimento da escrita formal. Sabemos que uma das principais motivaes das pinturas rupestres, que eram desenhos feitos pelos homens pr-histricos1, era justamente a de contar seu dia-a-dia, suas dificuldades em encontrar comida, seus ritos aos deuses, suas batalhas contra os predadores, em fim seu cotidiano, ou seja, antes mesmo de se inventar mecanismos formais de escrita, tnhamos a preocupao do homem em registrar fatos sobre si. Obviamente, no podemos dizer que os motivos que levaram o homem prhistrico a desenhar em paredes de cavernas sobre si so os mesmos que fizeram o homem moderno escrever em dirios pessoais, nem mesmo o que leva o sujeito contemporneo a escrever em blogs que so de cunho individual e pessoal, porm esto disponveis em espaos pblicos. O fim da Idade Mdia e o incio da Idade Moderna apontado, por Schittine (2004), como sendo o incio do processo de escrita de si, tal qual conhecemos hoje. Escritas individuais, onde o dirio pessoal um dos maiores representantes desse gnero. Antes disso, esses escritos tinham carter pblico como explica Schittine (2004): Apesar da tradio coletiva inicial dos dirios, presente nos livros comunitrios e nos dirios de bordo, o carter privado tornou-se um trao forte e conformador da escrita ntima desde o Renascimento europeu (p. 32). Ainda em relao a esse momento histrico Figueiredo e Santi (1997) vm nos mostrar que no Renascimento teria surgido uma experincia de perda de referencias, devido falncia do mundo medieval e a abertura do ocidente ao restante do mundo, com isso o homem lanado a uma condio de desamparo. Essa perda de referncias coletivas obriga o homem a construir referncias internas: quando h uma desagregao das velhas tradies e uma proliferao de novas alternativas, cada homem se v obrigado a recorrer com maior constncia ao seu foro ntimo. (FIGUEIREDO e SANTI, 1997, p. 20). Diante disso nos perguntamos: o que leva o sujeito em busca da escrita ntima? Como uma das possveis respostas, poderamos citar Matos (2007), a qual nos indica que: Com a modernidade o indivduo se viu desamparado das explicaes de sua existncia a partir do divino e se sente diante do dilema de se autoconhecer. A escritura de si funciona como um espelho que possibilita se enxergar pelo avesso. (MATOS, 2007, p. 29) O homem diante da crise exterior, no tem o conhecimento e esclarecimento, sobre o que realmente acontece no mundo. Como se sente inseguro, busca a segurana voltando-se para o seu interior, usando a escrita de si como uma dessas ferramentas. Existem outras tantas possibilidades que poderiam ser trazidas, como a vontade de guardar segredos, ou a possibilidade de utiliz-la como registro de memrias a ser acessadas no futuro.

O termo pr-histrico nos remete a idia de anterior a histria, contudo no se quer dizer que nessa poca no se tivesse histria, na verdade o que no se tinha eram mecanismos formais de se registrar essa histria. O mecanismo formal que nos permite esse registro justamente a escrita, ento podemos entender esse homem pr-histrico como homem pr-escrita.

2.0- O QUE SO BLOGS? Para tentar responder a essa pergunta recorremos primeiramente a algumas empresas que oferecem esse servio. No site da empresa UOL2 verificamos a seguinte definio: Blog um dirio on-line no qual voc publica histrias, idias ou imagens, j no site da empresa Terra3 define-se blog como:
Um tipo de pgina da web onde voc pode publicar textos com imagens sobre qualquer assunto. Num Blog voc pode contar sobre suas viagens, trabalho, escola ou de qualquer outro assunto de seu interesse para qualquer pessoa do mundo que tenha acesso Internet. (TERRA, internet, 2009)

Por ltimo visitamos a pgina da empresa Blogger4 e l encontramos o seguinte texto O blog um dirio pessoal. Uma tribuna diria. Um espao interativo. Um local para discusses polticas. Um canal com as ltimas notcias. Um conjunto de links. Suas idias. Mensagens para o mundo. Achamos interessante as definies trazidas pelas empresas prestadoras do servio, porm entendemos ser importante ainda, analisarmos como os tericos fazem essa definio dos blogs. Para tanto recorremos definio trazida pelo Comit Gestor da Internet no Brasil5 que define blog como sendo:
Uma contrao da palavra "web log", que usada para descrever uma forma de dirio na Internet. A maioria dos blogs mantida por indivduos (como os dirios no papel) escrevendo suas idias sobre os acontecimentos dirios ou outros assuntos de interesse. (COMIT GESTOR DA INTERNET NO BRASIL, 2007, p. 348).

Esse conceito parece muito com o trazido por Denise Schittine (2004) onde afirma que a palavra uma contradio em si mesma, uma contrao entre web (pgina na internet) e log (dirio de bordo) (p. 12). Mas e como surgem os primeiros blogs? Segundo Blood (2000) apud Montardo e Passerino (2006) em sua origem, os blogs eram filtros do contedo na Internet, consistindo em links e dicas sobre websites pouco conhecidos, assim como veculo de comentrios a respeito de assuntos diversos (p. 2). Observando essa afirmao identificamos que os primeiros blogs no traziam em seu contedo caractersticas da escrita de si, essa relao entre dirio/blog comea a surgir com a facilidade gerada pelos mecanismos de manutena dos blogs o que permitiu que pessoas sem conhecimento em programao de computadores pudessem confeccionar seus prprios websites6. Segundo Amaral Montardo e Recuero (2008), isso ocorreu, em 1999, quando a Pitas lanou a primeira ferramenta de manuteno de sites via Web seguida, no mesmo ano, pela Pyra, que lanou o Blogger (p. 2).

2 3

Disponvel em: <www.uol.com.br>. Disponvel em: <www.terra.com.br>. 4 Disponvel em: <www.blogger.com>. 5 Disponvel em: <www.cgi.br>. 6 O termo website ou simplesmente site se refere a pginas na internet.

3.0- DIRIOS E BLOGS: SEMELHANAS E DIFERENAS TRAZIDAS PELOS TERICOS importante que entendamos ainda, que a passagem do dirio de papel para o mundo on-line, no aconteceu de forma repentina, como explica Schittine (2004) primeiramente os escritores de dirios passaram a utilizar os computadores como ferramenta de escrita de si, mas sem que isso fosse feito na rede, a princpio o dirio passou para o computador pessoal (PC7), mas continuou com seu carter ntimo e privado, s com a familiarizao do escritor com os mecanismos da informtica e com as ferramentas de publicao dos blogs que esse objeto privado comea a ganhar a esfera pblica na internet. Diante disso, outra pergunta surge: dirios ntimos e blogs so a mesma coisa? Essa discusso vem sendo tratada nos meios acadmicos de forma bastante pertinente, segundo Komesu (2004) o que leva a essa comparao e aproximao que os blogs so elementos muito recentes no processo de escrita de si e como tal buscou-se outro gnero que se aproximasse do mesmo para se tentar fazer uma espcie de equiparao, nesse sentido aparece o dirio, j e este o grande representante do processo de escrita de si em nossa sociedade. Komesu (2004) aponta ainda trs eixos bsicos para que entendamos as diferenas entre dirios tradicionais e blogs, o primeiro deles em relao ao tempo, onde os dirios no papel eram organizados de uma forma cronolgica que trazia dos escritos mais antigos aos mais recentes, ao abrir o dirio primeiramente o leitor se deparava com as primeiras escritas, ia-se passando as pginas at se chegar as mais atuais. No caso dos blogs, geralmente esses escritos esto organizados de forma cronologicamente inversa, so os posts8 mais atuais que esto visveis ao abrir a pgina virtual. O segundo eixo trazido pela autora em relao ao espao, nos dirios tradicionais o espao de carter intimo e privado, j nos blogs esse espao pblico, isso nos remete as palavras de Primo (2008) que afirma que dirios pessoais se voltam para o intrapessoal, tem como destinatrio o prprio autor. Blogs, por outro lado, visam o interpessoal, o grupal (p. 122). Como ltimo eixo a ser analisado trazido, a questo da interatividade, onde nos antigos dirios, comumente no se tinha uma interao entre escritor e leitor, at pelo fato de que normalmente no se tinha leitores que no fossem o prprio autor, salvo em casos de pessoas na qual o escritor depositava sua plena confiana. Nos blogs, por estarem em espaos pblicos, os escritos podem ser lidos por milhares de pessoas, e a ferramenta dos posts permitem que essas pessoas que lem interajam com quem escreve, comentando e emitindo opinies. Outra questo pertinente que movimenta a discusso de que blogs no so dirios pessoais a grande utilizao de blogs com outro tipo de escrita, que no a escrita de si explcita. Em alguns, verificamos a escrita de si mascarada em forma de crnicas, ensaios. E isso se d, como traz Schittine (2004), devido a cada vez que o blog resvala para o lado confessional, acaba sendo considerado de baixa qualidade. De fato esse preconceito antigo e sua origem quase histrica: vem de fato da escrita literria considerar o escrito intimo, um escrito inferior.(p. 164).
A sigla PC vem do ingls Personal Computer, porm foi incorporada ao vocabulrio dos usurios brasileiros de computadores. 8 Posts ou postagens, so os escritos do autor no blog, geralmente no incio de cada post so exibidas data e hora da postagem do texto.
7

Komesu (2004) traz que a aproximao dos blogs ao gnero dos dirios pode ser justificada pela projeo de uma imagem estereotipada daquele que se ocupa de escritos pessoais. O que de fato nos importa evidenciar que a escrita de si caracteriza o escritor, assim como revela as nuances do momento histrico no qual ele est inserido. Matos (2007) defende: pensamos os blogs como um fenmeno outro (em relao aos dirios ntimos), prprio de um momento histrico em que se implicam fatores de ordem econmica, poltica e social. (MATOS 2007, p.71, grifos nossos) Em relao ao uso da internet identificam-se posies bastante conflitantes: um otimismo exagerado em oposio a um pessimismo apocalptico que pressupe uma eterna relao de dominao (SILVA, 2006, p. 15). Por vezes esses pensamentos so estendidos aos blogs, enquanto fenmenos da Era Digital, contudo no queremos tomar partido por nenhum dos lados. No buscamos aqui evidenciar a negatividade, ou no, do uso dos blogs ou dirios.

4.0 - A ESCRITA DE SI NOS BLOGS A escrita de si nos blogs caracteriza o blogueiro que est inserido em um momento histrico mpar. Diante de tal afirmao recorremos a Matos (2007), trazendo que os blogs so entendidos como um fenmeno de praticas discursivas, prprio de uma dada sociedade em um dado momento histrico. A prtica da escrita nesse contexto de produo pode evidenciar fenmenos sociais diversos, peculiares ao momento histrico vivenciado. Portanto a pratica da escrita de si nos blogs nos possibilita conhecer melhor esse sujeito da era digital. Nicolaci (2005) nos traz a caracterizao desse sujeito: 1) Um sujeito que sente prazer em praticamente tudo o que faz on-line. 2) Um sujeito que est disposto a experimentar novas formas de ser. 3) Um sujeito multitarefa, que faz diversas coisas ao mesmo tempo. 4) Um sujeito que gil e est em constante movimento (mesmo quando seu corpo est imvel). 5) Um sujeito que, por meio de sua escrita e no de seu corpo, habita vrios espaos (muitas vezes simultaneamente). Nesses espaos ganham acesso a diferentes realidades (culturais, imaginrias, sociais etc.). 6) Um sujeito que, nesses espaos, pode se apresentar com identidades e caractersticas diferenciadas, ou seja, pode construir diferentes narrativas (verdicas ou no, sinceras ou no, annimas ou no) a respeito de si mesmo. 7) Um sujeito que ganha conhecimento sobre si mesmo e sua singularidade na medida em que escreve sobre si e tem retorno sobre essa escrita. 8) Um sujeito que, em decorrncia do retorno que recebe a partir do que escreve sobre si, submete as definies de si a um constante processo de reviso. 9) Um sujeito que, por se expor a tantos espaos, realidades, experincias e retornos, tem a si mesmo como a nica fonte de integrao possvel dos resultados dessas mltiplas exposies e desses mltiplos retornos. 10)Um sujeito que, em conseqncia dessas mltiplas exposies, desses mltiplos retornos e das integraes possveis, submete a um constante processo de definio e redefinio as fronteiras entre as esferas do pblico e do privado (para a defesa das quais cria novas formas e lana mo de novos recursos).

11) Um sujeito que est tendo dificuldades para encontrar frmulas com que se proteger dos excessos gerados por sua constante mobilidade e exposio diversidade. 12)Um sujeito que, por efetuar, ele prprio, um recorte nas realidades s quais est exposto, torna-se cada vez mais singular e auto-referido. 13)Um sujeito que flexvel, adaptvel, inquieto e vido de novas experincias. 14)Um sujeito que conhece poucos limites para seus desejos. Ela tambm nos fala que esse sujeito esta inserido em uma era cujas principais caractersticas so a integrao, a globalizao, a relativizao, o imediatismo, a agilidade, a derrubada de fronteiras, a extraterritorialidade, o nomadismo etc. (NICOLACI-DA-COSTA, 2005, p.75).

5.0- CONSIDERAES FINAIS A revoluo digital um evento histrico da mesma importncia da Revoluo Industrial do sculo XVIII, pois introduz um padro de descontinuidade nas bases materiais da economia, sociedade e cultura. Nicolaci-da-Costa (2005) apresenta algumas facetas que as rupturas introduzidas por esses dois processos revolucionrios tm em comum: a gerao de novos espaos de vida, as alteraes de amplo alcance nos estilos de agir, de viver e de ser dos homens e mulheres que lhes foram contemporneos, observando ainda a proliferao de vocbulos que expressam novos interesses, novas necessidades, novas formas de vida, novos relacionamentos, novos conflitos, etc. Ainda em relao a esse momento histrico, Matos (2007) aborda que:
Os efeitos perceptveis dos deslocamentos, ocasionados pela globalizao, produzem uma permanente re(construo) das identidades. Liquidifica-se o tempo, o lugar, o real, o imaginrio, as culturas, gerando novas formas de sociabilizao, novas relaes no mundo do trabalho e no lazer. Esses deslocamentos influenciam ainda a des(construo) do mundo imaginrio e do mundo real. Sabemos que o sistema conhecido nos dias de hoje como globalizao teve seu incio muito antes, desde as primeiras navegaes. Mas esse movimento recriado, principalmente com o desenvolvimento das tecnologias. (p. 17)

Com isso verificamos que no existe, como dissociar o blogueiro, do blog, tampouco da Era Digital, as caractersticas esto explicitamente relacionadas e intrnsecas. Para Lvy (1999) apud Silva (2006), a tcnica virtualizao da ao. da ordem da objetivao, da subjetivao, do coletivo. Ao inventarmos objetos, produzimos um mundo comum compartilhvel. Por sua vez, o mundo tcnico produz novas subjetividades. No h distino sujeito/objeto, homem e mundo formam um nico sistema. Se partirmos do entendimento do sujeito no como portador de uma essncia ou como coisa pronta, mas como em constante processo de construo no qual diversos vetores esto atuando, o estudo da tcnica e da sua relao com o humano, se faz fundamental para a compreenso do contemporneo. (SILVA, 2006, p. 10) Os blogs so a escrita de si na atualidade e caracterizam o sujeito dessa poca isso o que interessa a Psicologia, estudar e compreender o sujeito ps-moderno, o sujeito inserido na chamada Era Digital. A partir disso podemos afirmar que estudar esses blogs tambm estudar esse sujeito e o que de mais ntimos existe nele. Sujeito esse que perpassado e produzido a partir de um meio social que se modifica de forma

cada vez mais rpida e que a Psicologia parece, por vezes, no compreender a importncia dessas mudanas, na constituio desse homem.

REFERNCIAS FIGUEIREDO, L. C. e SANTI, P. L. R. Psicologia uma (Nova) Introduo. So Paulo: Educ, 1997.

KOMESU, F. Blogs e as prticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, L. A. e XAVIER, A. C. Hipertexto e gneros digitais: novas formas de construo do sentido. 1 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p.110-119.

MATOS, M.C.R. O acaso do discurso, o discurso do acaso: prticas de escrita de si nos blogs. Dissertao (Mestrado) em Letras. Universidade Vale do Rio Verde de Trs Coraes. Minas Gerais, 2007. Orientador: Prof. Dr . Beatriz Maria Eckert-Hoff.

MONTARDO, S. P.; PASSERINO, L. Estudo de blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitaes. In: VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educao, 2006, Porto Alegre. CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educao. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M., Primeiros contornos de uma nova configurao psquica. In: Cadernos CEDES Antropologia e Educao Interfaces do Ensino e da Pesquisa. Unicamp, Campinas/SP, v.25, n.65, 2005, p. 71-85.

Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informao e da Comunicao no Brasil: TIC Domiclios e TIC Empresas 2007, Mariana Balboni ; traduo/translation Karen Brito]. -- 2. ed. -- So Paulo : Comit Gestor da Internet no Brasil, 2008.

PRIMO, A. Os blogs no so dirios pessoais online: Matriz para a tipificao da blogsfera. In: Famecos. Porto Alegre/RS, n. 36, p. 122-128, agosto-dezembro, 2008.

SCHITTINE, D. Blog: comunicao e escrita ntima na Internet. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004.

SILVA, Cristiane Moreira da. Intimidade on line: outras faces do dirio ntimo na contemporaneidade. Dissertao de mestrado apresentada ao Programa de PsGraduao em Psicologia do Instituto de Cincias Humanas e Filosofia, da Universidade Federal Fluminense. Niteri, 2006. 83 f.

S-ar putea să vă placă și