Sunteți pe pagina 1din 6

10 Erros Que Os Jovens No Podem Cometer

27/4/2011

10 ERROS QUE OS JOVENS NO PODEM COMETER 1. No levar a srio a lei da semeadura Glatas 6.6-10. 2Samuel 13.1-17 Onde pode nos levar um desejo carnal? Cuidado com seus amigos. Voc tem algum amigo sagaz? Ento cuidado! Qual o momento em que o jovem no leva em conta o perigo que corre? Quando est embriagado por um sentimento de paixo. Quais as implicaes do ato de Amnom?II Samuel 13.23-29. Qual foi o fim de um homem que semeou maldade, estupidez, ignorncia, loucura? Morte. A lei da semeadura infalvel. Semear opcional mas a colheita obrigatria. Tudo na vida uma questo de semeadura. Se voc no gosta do que est colhendo, olhe para trs e veja o que foi semeado. Insanidade plantar sempre as mesmas coisas e esperar uma colheita diferente. Quem semeia honra colhe longevidade. Quem quer viver muito tem que semear a semente da honra Efsios 6. Palavras so sementes que lanamos no corao das pessoas. Cuidado com o que voc fala. No se brinca com palavras. Alguns tipos de sementes que voc no deve semear.

Ignorncia / Respeito. Ingratido / Gratido. A gratido a memria do corao. Cuidado com os ingratos. Ex. No gosto dos seus pais ingratido. Deslealdade / Lealdade. Lealdade a raiz da qual o amor se alimenta. A vida uma viagem e ningum gosta de viajar com quem no confia. Voc uma pessoa de confiana? Quem semea lealdade colhe credibilidade. Indiferena / Gentileza. A vida uma viagem, e muito bom viajar ao lado de uma pessoa gentil. Mentira / Verdade. Pessoas leais trabalham somente com a verdade. Pessoas que no trabalham com a verdade investem para a desgraa do seu prprio futuro. Quem semea a mentira se identifica com o pai dos mentirosos. Inveja.

1. Dar mais valor beleza fsica do que ao carter I Samuel 16.6-7. O que se deve buscar numa pessoa em primeiro lugar?O corao. I Pedro 3.1-4 (procedimento; comportamento e carter). O que mais importante a casca ou o contedo?Cuidado com a aparncia, pois o que realmente importa o carter. Os homens mostram seu carter de maneira mais clara nas trivialidades quando no esto sendo observados. Carter a aquilo que voc quando ningum est te observando. Reputao aquilo que os homens pensam a seu respeito. Carter aquilo que Deus sabe a seu respeito. No basta ser aplaudido pelos homens, voc precisa ser aprovado por Deus. Quem voc mais importante do que aquilo que voc faz. Talento um dom, carter uma escolha. Por que Jos se tornou um grande referencial de carter e de vida com Deus? Porque ele foi longe da casa de seus pais a mesma pessoa que ele era dentro da casa dos seus pais. Hbito aquilo que voc faz repetidamente. Os conjuntos de hbitos constroem nosso carter que aquilo que define voc. Como voc se comporta quando est longe dos seus pais? Como voc se comporta quando est longe da presena de seus pais? Quem voc quando ningum est te observando?Pessoas de muito bom carter tem um compromisso srio com Deus. 2. No proteger a rea de sua vida que mais vulnervel ao pecado Mateus 26.41. Todos ns temos reas vulnerveis ao pecado. Qual o meu ponto fraco?

Personagens bblicos e seus pontos fracos: Sanso: Atrao por mulheres proibidas (brincou com o pecado). Pedro: Temperamento descontrolado. Judas: Dinheiro. Ananias e Safira: Mentira. Como proteger meus pontos fracos: I Corntios 9.27.
1. Vida de orao significativa. Na presena de Deus o nico lugar onde a minha fraqueza desaparece. O preo da presena de Deus o tempo. Quanto mais tempo passo na presena de Deus mais protegido fico. 2. Manter meu corao cheio da Palavra de Deus (Espada do Esprito). 3. Ocupar-me com aquilo que pode me levar pra mais perto de Deus (malhao me leva pra mais perto de Deus?). Conhea suas limitaes e viva cautelosamente. Se queremos viver de uma forma que glorifique a Deus, necessita viver de forma cautelosa. No brinque de se arriscar. Cuidado com o esprito de aventura. O que posso deixar para trs eu consegui dominar, mas aquilo que no consigo deixar para trs aquilo me dominou. 4. Lista Ordenada de Prioridades com a qual vive comprometido Mateus 6.33.

Pessoas bem sucedidas possuem uma lista de prioridades com a qual elas vivem comprometidas. Qual a minha lista de prioridades? Quais devem ser as prioridades na vida de um jovem cristo?
1. Uma vida cheia do Esprito Santo Efsios 5.18. 2. Uma vida de submisso aos pais. Toda pessoa cheia do Esprito Santo sabe ser filho e se relacionar bem com seus pais. Assim que nascemos Deus nos coloca debaixo de um princpio de autoridade. Quem est debaixo de autoridade est debaixo da autoridade de Deus. Se quebramos esse princpio acabamos nos quebrando.

A MANEIRA COMO VOC SE RELACIONA COM OS SEUS PAIS VAI DETERMINAR TODOS OS OUTROS RELACIONAMENTOS NA SUA VIDA
1. Uma vida de compromisso com vida acadmica. Voc estuda? Voc leva a srio os seus estudos? 2. Vida comprometida com meu trabalho. Cuidado com os gatos, pois gatos no gostam de trabalhar, no gostam de tomar banho, no honram seus donos. Cuidados com os espritos de gato. Procure por pessoas ocupadas, pois quem trabalha no d trabalho. Os mais problemticos so aqueles que no fazem absolutamente nada. Cuidado com os espritos de patricinhas (patricinhas so problemticas / so crticas, s reclamam / vivem reclamando e com bico / so exigentes demais / acordam as 11h00 / no ajudam em casa e quando ajudam o fazem reclamando).

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM E CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU CARTER. QUEM NADA FAZ NADA VALE
1. Envolvimento com a Igreja. 2. Namoro. 3. No Investir no seu futuro. Quem pensa s no momento amanh sofrer com a dor do arrependimento. Planejar significa pensar antecipadamente. Quem investi no seu futuro tem viso, sabe onde quer chegar, tem objetivos na vida. AS PESSOAS QUE INVESTEM NO SEU FUTURO, FAZEM O QUE NO GOSTAM HOJE PARA TEREM O QUE D PRAZER AMANH

Quem gosta de levantar cedo? prazeroso fazer lio de casa? Quantos querem ter um futuro brilhante? Ento faa o que voc no gosta hoje para no futuro ter aquilo que lhe d prazer. O pdio no se alcana de maneira automtica. 6. No Investir no crescimento pessoal. QUEM ESCOLHE A MEDIOCRIDADE NO SE DESTACA E SUA HISTRIA NUNCA VAI SER CONTADA. Quem no leva a srio algumas coisas hoje, vo chorar amanh com a dor do arrependimento. Qual a histria que voc gostaria que amanh fosse contada sobre voc? Como voc quer ser lembrado? A namoradeira? O malandro? O que colava da forma mais criativa e tirava 10 de mentirinha? Ilustrao:No Japo quando algum pego colocando, coloca-se uma faixa na frente do colgio com seu nome exposto. O que leva a srio vai ser o dono do apartamento e aquele que brincou vai ser o porteiro do prdio. O melhor da vida para aqueles que levam a vida a srio. O que sucesso? vocao, preparo, oportunidade mais trabalho. Gnesis 12. PARA CRESCER VEZES DEUS PRECISA NOS DESINSTALAR. Quem ama sua cama de paixo no cresce nunca. Quem idolatra sua cama jamais prosperar. Para crescer necessrio deixar a zona de conforto para passar por um processo de crescimento. Quem no sai zona de conforto vai viver na mediocridade, ser sempre mais um. Precisamos mudar de mentalidade. Deixar Ur dos Caldeus numa verdadeira aventura de f. No podemos ter medo de arriscar (alguns no casaram por causa do medo de se arriscar). SUCESSO PARA AQUELES QUE NO TM MEDO DE ASSUMIR O RISCO DO FRACASSO. At pra casar tem que se arriscar. Se no estivermos abertos para mudanas, nunca sairemos do lugar. Voc est pronto para mudar? Mude seu relacionamento com Deus, com seus pais, com sua vida acadmica, com seu trabalho, com a Igreja. EU NO VOU SER MAIS UM NA MULTIDO, EU VOU FAZER A DIFERENA. Se voc estiver aberto para as mudanas, voc ir longe. Quando assisto alguns programas me sinto sendo chamado de burro. Tem alguns programas que provoca um emburrecimento crnico. QUEM NO L PORQUE NO QUER POUCO DIFERENTE DE QUEM NO L PORQUE NO SABE, QUEM NO L NO APRENDE, QUEM NO APRENDE NO CRESCE E QUEM NO CRESCE SE TORNA ESCRAVO DA SUA IGNORNCIA, ESTUPIDEZ, MEDIOCRIDADE E BURRICEVoc est lendo? Quem tem um dirio? importante ter um dirio para saber se estou crescendo ou decrescendo. Cinco perguntas importantes que necessito ter em meu dirio e respond-la todos os dias: 1. Eu orei hoje? 2. Que texto da Bblia eu li hoje? 3. Qual a minha meditao do dia? 4. A quem eu fui solidrio hoje? 5. Que livro eu estou lendo? Quando escrevemos aprendemos a escrever. S seremos uma nao de primeiro mundo se desenvolvermos o hbito da leitura. QUEM L ENXERGA MELHOR; QUEM L FALA MELHOR; QUEM L PENSA DE FORMA MAIS AMPLA; QUEM L MENOS IGNORANTE. Apenas atravs de aperfeioamento contnuo possvel maximizar o meu potencial. Qual o meu potencial? A MAIOR DEFICINCIA QUE ALGUM POSSUI NO PERCEBER O SEU POTENCIAL. Assuma o compromisso de mudana. Qual o meu maior sonho? Quem eu gostaria de

ser? O que eu gostaria de fazer? Quais os meus pontos fortes? Que talentos, dons e habilidades eu possuo? Com quem eu tenho andado? Essas pessoas tem contribudo para o meu crescimento? Quem trabalha comigo tem que crescer. Preciso me aproximar de pessoas que esto dispostas a investir no meu crescimento. Preciso me cercar de pessoas que me estimulem a crescer. Como posso investir no meu crescimento? Separar pelo menos uma hora por dia sete dias por semana para me tornar um especialista. 7. Fazer porque todos esto fazendo. 8. Transferncia de culpa para os outros no assumindo responsabilidades. 9. No ter um parceiro de orao, algum com quem possa me abrir. 10.No perdoar as pessoas (pais ausentes, homossexuais, que abusam dos filhos, alcolatras, adlteros, agressivos, que abandonaram o lar, etc.) .O caminho da superao o perdo Mateus 18.21-22. No Amor, na Graa e na Misericrdia no existe contabilidade. Conseqncias de no perdoar:
1. Cncer maligno na alma. 2. Destri a ponte que vai precisar para atravessar do outro lado. 3. Nunca experimenta um milagre de transformao no relacionamento se no houver uma pr disposio pra perdoar. 4. Coloca-se debaixo da ira de Deus. 5. No tem paz. 6. Abre uma brecha enorme na alma para cair em depresso. 7. No tem suas emoes conquistadas. 8. Diz no pra Deus e sim para o diabo. 9. Vive como prisioneiro dos seus sentimentos negativos. 10. Aprisiona-me ao passado e exclui todo potencial de mudana, assim transfiro controle ao outro e me condeno a sofrer as conseqncias do erro. 11. O PERDO A FAXINA DO CORAO, A CURA DAS MEMRIAS AMARGAS E A AMINSIA DO AMOR. 12. Feri a si mesma.

Josu Gonalves 1. NO LEVAR A SRIO A LEI DA SEMEADURA. (Gl 6:7) A) Semear opcional, colher obrigatrio. B) Tudo na vida uma questo de semeadura. C) Quem semeia honra colhe longevidade. D) Palavras so sementes que lanamos no solo do corao da pessoas. 2. DAR MAIS VALOR APARNCIA FSICA, DO QUE PARA A BELEZA DO CARTER. (1 Pe 3:2-4) A) No basta ter casca, mas no ter contedo. B) No basta ser aplaudido pelos homens, e no ser aprovado por Deus. C) Quem voc , mais importante do que aquilo que voc faz. D) Talento um dom, carter uma escolha. 3. NO PROTEGER A REA DA SUA VIDA QUE MAIS VULNERVEL AO PECADO. (Mt 26:41) A) Sanso terminou sua vida de forma trgica, porque brincou onde no deveria brincar. Sanso flertou com o pecado, brincou com a tentao.

B) Ele no protegeu seu ponto fraco. C) Qual o seu ponto fraco, comer demais, falar demais, o sexo ilcito, o temperamento, a Ira, o dinheiro, a pornografia etc 4. NO TER COMPROMISSO COM UMA LISTA DE PRIORIDADES ORDENADAS. (Mt 6:33) A) O que deve vir em primeiro lugar na vida de algum que nasceu de novo, que serve ao Senhor? B) Diz a Palavra: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus 5. NO INVESTIR NO SEU FUTURO. A) Quem pensa s no momento, amanh sofrera com a dor do arrependimento. B) Planejar significa pensar antecipadamente. C) Quem investe no seu futuro, tem viso, sabe aonde quer chegar, tem objetivos na vida. 6. NO INVESTIR NO SEU CRESCIMENTO PESSOAL. A) Quem escolhe a mediocridade, no se destaca e sua histria nunca ser contada. B) No h crescimento sem pr-disposio para as mudanas necessrias. C) No h crescimento sem a dor da disciplina. Aceite a dor da disciplina para no chorar com a dor do arrependimento. 7. FAZER PORQUE TODOS ESTO FAZENDO. (1 Co 10:23) A) Quem faz s porque todos esto fazendo, no tem opinio prpria e nem personalidade. B) Suas decises revelam qual o seu cdigo de valores. C) Seu cdigo de valores revela a qualidade do seu carter. D) O jovem que tem um carter cristo decide sempre com base em princpios, ainda que a maioria esteja fazendo, se contra as escrituras ele no faz. 8. NO PERDOAR OS PAIS (Mt 18:21,22) A) Pais ausentes. (Nunca tem tempo para os filhos.) B) Pais agressivos (Ele passou a cueca suja no rosto do filho. ) C) Pais que foram infiis. (Ela pegou a me beijando outro na cozinha.) D) Pais que abandonaram. (O pai foi embora, sem Dar satisfao ningum.) E) Pais que so homossexuais. (A me abandonou o pai e foi morar com outra mulher.)

F) Pais que abusaram dos filhos fsica ou psicologicamente. (Com 7 anos ela foi abusada pelo pai.) G) Pais alcolatras (Meu pai FICA irreconhecvel quando chega embriagado.) Quem no perdoa: Destri a Ponte que um dia vai precisar usar. Desenvolve um cncer na alma. Nunca vai experimentar o milagre da transformao em sua Casa. Coloca-se debaixo da Ira de Deus. No tem Paz. Abre uma brecha enorme na alma para a depresso. No tem suas emoes conquistadas. Diz no para Deus e sim para o diabo. Vive como um prisioneiro dos sentimentos negativos. 9. SEMPRE TRANSFERIR A CULPA PARA ALGUM, NUNCA ASSUMINDO RESPONSABILIDADE. (Gn 3:10-13) A) A sua vida o resultado das escolhas que voc faz. B) Ningum pode decidir por voc. C) Quando transferimos toda culpa para o diabo, no sentimos necessidade de mudar. D) No h mudana quando a pessoa no reconhece que precisa mudar. 10. NO TER PARCEIROS DE ORAO E NEM CONSELHEIROS . A) Daniel, Ananias, Misael e Azarias eram parceiros de orao. (Dn 2:17,18) B) Um conselho pode nos livrar do caminho da morte. (Pv 16:25; Pv.12:15; Pv 27:9). C) A Bblia diz que o cordo de trs dobras no se quebra com facilidade. (Ec 4) Por Pr. Josu Gonalves Fonte: Estudos Cristos

S-ar putea să vă placă și