Sunteți pe pagina 1din 8

Em trnsito

Protestos que balanam as cidades brasileiras mostram que a poltica no pode ser apenas a arte do possvel; cabe a ela recriar utopias

Ivan Marsiglia

Inicialmente restritos a uma mobilizao relativamente pequena na internet, movimentos pela reduo de tarifas do transporte pblico explodem em diversas capitais do Pas. Em So Paulo, no que alguns j chamam de Occupy Paulista, resultaram em tumultos de propores poucas vezes vistas desde a redemocratizao. E, do incio ao final dessa semana, provocou uma reverso de expectativas na sociedade: na tera, atos de vandalismo e depredao por parte de manifestantes na principal avenida da cidade; quinta, uma reao policial desproporcional que suscitou crticas at no exterior.

Manifestante segura cartaz em protesto A opo da Polcia Militar de dispersar fora a multido que marchava na Rua da Consolao causou pnico, correria e dezenas de feridos, entre eles

cidados que passavam pelas ruas e profissionais da imprensa que cobriam o ato. A Anistia Internacional divulgou nota considerando "preocupante o discurso das autoridades sinalizando radicalizao da represso". A ONG Reprteres Sem Fronteiras condenou a "represso brutal" e a Associao Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) contabilizou em 15 os jornalistas feridos por bombas e balas de borracha - ferido no olho, um fotgrafo da agncia Futura Press corre risco de ficar cego. "Se no h dilogo real, a violncia se transforma em nica linguagem possvel", afirma o advogado Jos Garcez Guirardi, professor da Direito GV/SP, que leciona Formao Poltico-Econmica do Estado de Direito Brasileiro. Em sua opinio, no entanto, apenas na aparncia os atuais confrontos lembram as lutas da sociedade civil contra a represso na ditadura militar. Com caractersticas de instant mob, feitas para promover uma ao de impacto e se dissolver, as mobilizaes atuais carecem de projeto coletivo: "De certa maneira, h uma relao de consumo com a poltica hoje. As pessoas esto consumindo poltica, no produzindo poltica". Na entrevista a seguir, Garcez Ghirardi afirma que o grande desafio da democracia hoje saber lidar com esses novos movimentos sociais, que eclodem no Brasil, em Wall Street ou na Primavera rabe. E apontam para a necessidade de "reconstruo de um espao poltico em um mundo de instituies que j no do conta da vida moderna". O que o sr. achou das cenas de violncia na quinta-feira, quando a PM enfrentou manifestantes nas ruas, resultando em dezenas de feridos, inclusive reprteres e cidados que no participavam do protesto? Essas imagens ilustram as consequncias da falta de dilogo democrtico efetivo que tem marcado a sociedade brasileira. A prtica poltica recente

vem articulando uma lgica binria redutora, profundamente nociva para o funcionamento das instituies democrticas. Ele articula o discurso do "ns" ou "eles", que considera moralmente superiores as razes prprias e desqualifica, de antemo, vises contrrias. Isso solapa o fundamento da democracia, que justamente o respeito pluralidade de vises de mundo. Se no h dilogo real, a violncia se transforma em nica linguagem possvel. O governador Alckmin defendeu a ao da PM, afirmando que ela evitou mais vandalismo e desobstruiu as vias pblicas. J o prefeito Haddad, que criticara as depredaes da primeira passeata, afirmou dessa vez que a imagem que ficou foi a da violncia policial. As autoridades esto respondendo adequadamente aos acontecimentos?

A questo do excesso policial uma das faces do dilema que desafia as autoridades em regimes democrticos. O imperativo de garantir a livre manifestao de ideias coexiste com o imperativo de garantir a normalidade da ordem para todos - para os que se manifestam e para os que no desejam faz-lo. Esse equilbrio, que requer sobriedade de cada um, muito difcil de alcanar, como infelizmente temos tido ocasio de testemunhar. Acho que o fato de o governador dar mais nfase destruio da propriedade e o prefeito ressaltar o direito manifestao so complementares num certo sentido: afirmam que o desenho institucional democrtico brasileiro uma conquista importante. Mas ela supe que a gente consiga negociar nos canais polticos as decises que vo ser tomadas. No me consta que isso tenha ocorrido durante a tramitao da nova tarifa, seja por parte das autoridades ou dos manifestantes.

Uma pesquisa feita no incio da semana mostrava que 55% dos paulistanos apoiavam os atos, mas 78% os consideravam mais violentos que o necessrio. As crticas ao policial podem mudar esse sentimento?

Acredito que isso possa acontecer. Se o foco do debate migrar do valor da tarifa para a ao policial, a possibilidade de o sentimento popular se alterar
real. Nesse possvel novo quadro, entraria em pauta o tema das relaes entre

polcia e sociedade que, como se sabe, particularmente complexo no Brasil. O jornal espanhol El Pas afirmou que o Brasil, pouco acostumado a protestar na rua, desta vez se levantou, lembrando que o mesmo no ocorreu com os escndalos de corrupo. Por qu?

Alguns tm tentado fazer uma conexo entre esses movimentos de rua e outros, em especial os ocorridos poca da luta pela redemocratizao. Mas acho que h diferenas importantes que ajudam, inclusive, a entender por que os jovens no se mobilizaram no caso do mensalo e se mobilizam agora pela passagem do nibus. A primeira diferena, no entanto, abissal: vivemos num regime democrtico. A segunda, mais importante, que, naquela poca, o projeto de restaurao da ordem democrtica era fundamentalmente coletivo, superior a interesses pontuais ou de grupo. Eram multides heterogneas caminhando por uma causa comum, sindicalistas, estudantes, a Igreja, bancrios, etc, o que gerava uma possibilidade maior de apoio e de adeso de quem estava de fora. Aquelas manifestaes tinham uma proposta clara de construo institucional ampla, geral e de longo prazo. Hoje, as manifestaes de rua contra o aumento das tarifas de transporte tm muito mais as caractersticas do que

chamamos de instant mob: um movimento combinado nas redes sociais para promover uma ao especfica no tempo e no espao, impactar o coletivo e se dissolver. Por que a dinmica dos protestos mudou?

Tem a ver com a forma como esto se organizando as relaes sociais hoje em dia. As pessoas conseguem se unir para uma ao pontual, com interesse especfico e efmero, mas no construir projetos consensuais. Isso ocorre porque a relao de consumo se tornou a relao matricial da nossa sociedade. Quando voc compra um produto, est desinteressado de todo o longo processo que o levou s suas mos, envolvendo escolhas, sacrifcios de pessoas, etc. E assim que aquilo satisfaz sua necessidade imediata, voc o descarta sem preocupar tambm com consequncias. De certa maneira, h uma relao de consumo com a poltica hoje. As pessoas esto consumindo poltica, no produzindo poltica. Elas no se envolvem nos processos de negociao, nem tm participao efetiva nas tomadas de deciso. Quando vem um resultado - um produto - que elas no gostam, reclamam com enorme intensidade. Mas depois, na hora de construir, que muito mais difcil, pois pressupe articulao de interesses diferentes, no conseguem avanar. O advento da internet foi festejado por muitos como uma possibilidade de ampliao do debate pblico, que facilitaria os consensos coletivos. No deu certo?

Acho que no por uma questo muito importante: a democracia se baseia mais em saber ouvir do que em saber falar. O (socilogo e historiador norte-americano) Richard Sennett fala no "fetiche da afirmao" de nossos

dias: as pessoas acham que muito importante dizer o que pensam. E . Mas a democracia se faz ouvindo respeitosamente o argumento do outro. No adianta todos poderem falar se ningum ouve. Essa lgica binria, do ns ou eles, muito presente nos discursos na internet, no ajuda a construir democracia. Protestos convencionais, de sindicatos ou categorias profissionais que no se mobilizam via internet, escapam dessa lgica?

Padecem do mesmo problema. Veja por exemplo as passeatas de professores ou policiais, que tambm tm ocorrido na Paulista. Por que tambm no conseguem ter o mesmo impacto de antes? Em parte porque esses movimentos tampouco conseguem fazer a articulao entre o interesse pontual e coletivo. No se luta por uma poltica salarial ou uma econmica diferente; luta-se por um reajuste. Essa incapacidade de construir coletivamente o futuro, de achar novas solues que comportem a diferena, marca o nosso tempo. E est intimamente ligada a essa opo fundamental pelo consumo. Os problemas de mobilidade urbana no Brasil tornaram-se insuportveis?

A questo do transporte pblico no Pas calamitosa. E o atual governo fez uma opo clara pelo transporte individual. Isso est dado e, de novo, fruto dessa crena de que a gente vai conseguir fazer a incluso social pelo consumo. Tudo ligado, em grande parte, forma como se tem feito poltica no Brasil. E com partidos cujo nico projeto de poder. O que a paralisao do trfego, essa questo to sensvel nas grandes cidades brasileiras, sinaliza sobre o fenmeno?

central. Comprar um carro novo com reduo do IPI ou crdito mais barato tornou-se no s um signo de prestgio para as pessoas, mas tambm a prova do sucesso da escolha poltica da incluso social via consumo pelo governo. Mas o caos do trnsito em nossas grandes cidades, que nem precisa de manifestaes para ocorrer, mostra que no. Um pas que faz a opo de que cada um cuide do prprio transporte, sade e educao, em detrimento dos canais pblicos, um pas que vai entrar em colapso. A histria recente americana nos mostra isso, com as crises do setor automobilstico e financeira. O consumo como forma de realizao da poltica o maior risco que corremos. A poltica o lugar do coletivo e do diferente; o consumo, o lugar do individual e do igual. Que relaes h entre os atuais protestos brasileiros e outros como a Primavera rabe ou o Occupy Wall Street?

As semelhanas esto na forma de articulao poltica via internet e no envolvimento de uma juventude que quer renovar a participao poltica um aspecto positivo, a se frisar. Entretanto, tanto no caso brasileiro quanto nos movimentos que voc citou, h uma dificuldade desses grupos em saber o que fazer depois do protesto. Como construir o depois? Para institucionalizar mudanas, no basta dizer "no"; preciso que se diga "sim" a alguma coisa. Esse o enigma que est diante de ns, das mais diferentes geraes: como reconstruir o espao poltico nesse mundo em que as instituies obviamente j no do conta da vida moderna. verdade que a poltica a arte do possvel, mas ela tambm tem que ser a arte de sonhar o impossvel. O que todos esses movimentos esto mostrando que ns precisamos de utopias, pensar formas para uma vida melhor, uma sociedade mais fraterna. A violncia no o caminho, o

marasmo no o caminho - mas essa capacidade de falar e de ouvir dentro da democracia.

S-ar putea să vă placă și