Sunteți pe pagina 1din 5

MASTERTOP 1220

Revestimento epxi multicamada para pisos com acabamento liso ou antiderrapante.

Descrio do Produto

MASTERTOP 1220 um revestimento epxi de alto desempenho, tipo multicamada, que pode ser aplicado com espessura de 2,0 a 4,0 mm em substratos de concreto ou metal garatindo excelente aderncia.

Propriedades e Benefcios
Estado Fresco

MASTERTOP 1220 possui as seguintes qualidades: - Aplicao rpida e simples; - Rpido ganho de resistncia iniciais; - Espessura adaptvel.

Estado Endurecido

-Excelente aderncia sobre concreto, argamassa fibrocimento, argamassa epoxdica e vidro; -Flexibilidade, dureza e resistncia abraso; -Impermevel gua e ao vapor d`gua; -Resistncia qumica a cidos, bases, leos e graxas (ver tabela de resistncias qumicas); -Facilidade de manuteno e de limpeza; - Efeito esttico antiderrapante ou liso.

Campos de Aplicao
reas de produo e embalagem; Indstrias qumicas e de alimentos; reas sujeitas a derramamentos de gua ou produtos agressivos; Corredores e escadas, reas de circulao com trfego leve a moderado; Zonas de armazenamento; reas comerciais tais como lojas, concessionrias, escolas, hospitais e outros; Locais que necessitam de superfcie antiderrapante.

Modo de Utilizao / Aplicao


O sistema MASTERTOP 1220 de fcil aplicao contudo, para assegurar que as caractersticas tcnicas do sistema sejam atendidas, os procedimentos abaixo devem ser seguidos. Sugerimos que sempre seja feita uma amostra de 5m2 antes de ser realizada a compra, para que o sistema seja aprovado. - Preparo da Superfcie: Substrato de Concreto: O substrato deve apresentar resistncia trao mnima de 1 MPa e resistncia compresso mnima de 25 MPa. Deve estar limpo, seco (umidade mxima de 4%), sem poeira, isento de graxa, leos, asfalto ou restos de pinturas anteriores. No se deve aplicar MASTERTOP 1220 em substratos que apresentem exudaes ou umidade, pois o sistema no respirvel. Os melhores mtodos de limpeza so: polimento, lixamento, desgaste mecnico ou por jato de granalha, principalmente quando a superfcie for extremamente lisa ou tiver nata de cimento. Pode-se tambm fazer a lavagem com cido clordrico ou

actico a 10%, seguido de uma cuidadosa lavagem com gua. Quando se deseja obter uma boa impermeabilizao sobre superfcies de concreto, estas devem ser reparadas, alisadas ou tratadas convenientemente para eliminar-se fissuras, poros etc. Em situaes onde o concreto novo ou a umidade superior a 4%, utilizar primer MASTERTOP TC 302. O primer possui secagem rpida, permitindo aplicao do sistema em at 72 horas aps realizada a concretagem. Para mais informaes e instrues de como trabalhar com o MASTERTOP TC 302, consulte a Ficha Tcnica do produto. Substratos Metlicos: As superfcies metlicas devem estar isentas de leos. As irregularidades de soldagem, bordas e todos os cantos vivos devem ser polidos. Para estas situaes pode-se aplicar uma demo de EMACO P22 antes da pintura, a fim de prolongar a proteo contra oxidao. Caso sejam substratos metlicos onde haver trfego de pessoas ou mquinas, sugerimos que o metal seja lixado at "metal branco" e que as indicaes normais de imprimao para substratos sejam seguidas. Certifique-se que a temperatura do suporte, durante a aplicao, de 10C 30C.
- Preparo do Produto e Aplicao:

MASTERTOP 1220 fornecido com as propores adequadas para a mistura dos componentes. Em nenhum caso so recomendadas misturas parciais do MASTERTOP A4, MASTERTOP B4 e MASTERTOP X2. Certificar-se que durante a aplicao e cura do sistema a umidade relativa do ar dever estar em torno de 65% e a temperatura mxima de 30C. Fazem parte do sistema MASTERTOP 1220 os seguintes componentes: MASTERTOP A4 (resina) MASTERTOP B4 (endurecedor) MASTERTOP X2 (pigmento para colorir o sistema na colorao RAL desejada) FILLER 20, FILLER 0 (carga mineral inerte)

A sequncia de aplicao descrita abaixo baseada em condies ideais de aplicao. Para substratos irregulares ou com condies especiais, consultar nosso Departamento Tcnico.
Primer/Imprimao - 1,65 Kg/m2 - 2,50 Kg/m2 (1,00 - 1,50 mm*): A imprimao tem o objetivo de garantir uma boa aderncia ao substrato e evitar o aparecimento de bolhas na pintura ou revestimento. A imprimao ideal para o MASTERTOP 1220 a feita com um primer de MASTERTOP A4 + MASTERTOP B4 e FILLER 20. Adicionar o componente MASTERTOP B4 ao MASTERTOP A4 e misturar perfeitamente utilizando um misturar mecnico para grandes quantidades ou manualmente para quantidades menores por 3 minutos. Adicionar 15 kg de FILLER 20 de modo a obter-se uma massa homognea. Deve-se evitar ao mximo a incorporao de ar durante a mistura. Aplicar o primer em uma demo utilizando uma desempenadeira lisa de maneira raspada, de modo a cobrir toda a superfcie. Asperso - 3,00 Kg/m2(0,8mm*): Imediatamente aps a aplicao do primer, fazer a asperso em excesso do FILLER 20 sobre toda a rea. Aps cura da imprimao (12h a 48h) proceder com a aspirao do excesso de FILLER 20 e realizar o lixamento da superfcie com Politriz (pedras de grana 60)

ou lixadeira. Assegurar que a superfcie est limpa e isenta de partculas soltas antes proceder para prxima etapa. Este procedimento poder ser repetido caso seja necessria uma espessura maior. Acabamento: Adicionar todo o MASTERTOP X2 ao MASTERTOP A4. Misturar perfeitamente utilizando um misturador mecnico para grandes quantidades ou manualmente para quantidades menores. O tempo de mistura de aproximadamente 2 minutos. Adicionar o componente MASTERTOP B4 e misturar por mais 3 minutos aproximadamente. Adicionar o FILLER 0 ou FILLER 20 de modo a obter-se uma massa homognea. A quantidade de FILLER 0 ou FILLER 20 varia de acordo com a etapa de acabamento, como segue: Primeiracamada de acabamento - 1,65 Kg/m2 - 2,50 Kg/m2 (1,00 - 1,50 mm*): Para a primeira camada, utilizar 15 kg de FILLER 20. Aplicar a primeira camada com auxlio de uma desempenadeira lisa, de modo raspado. Segundacamada de acabamento - 0,40 Kg/m2- 0,67 Kg/m2(300 microns 500 microns*): Para a segunda camada, utilizar 3 a 5 kg de FILLER 0. Aguardar cura da primeira demo (8h a 48h) para realizar aplicao de segunda demo de acabamento. Aplicar em uma nica demo utilizando desempenadeira lisa, de modo raspado, seguido de rolo de l de carneiro de altura 5 mm (sugerimos os rolos da marca Tigre, referncia 1378 ou 1379) para regularizao/nivelamento. *Espessura baseada em consumo terico podendo variar durante a instalao dependendo da temperatura e caracatersticas do substrato. Sugerimos averiguar a espessura real no momento da aplicao. - Limpeza: As ferramentas e materiais utilizados devem ser limpos com solvente para epxi imediatamente aps o uso. Aps a cura o material somente ser removido mecanicamente.

Dados Tcnicos
Funo Base Qumica Aspecto Cor

Revestimento Epxi Epxi e agregados selecionados.

Lquido pastoso Diversas Tempo entre demos: 4 a 24 horas Liberao ao trfego de predestre: 24 horas Liberao a outros trfegos: 72 horas
Teste Mtodo BASF Especificao Unidade

Temperatura de aplicao Densidade (A4+B4) Densidade (A4 +B4+15 kgF20) Densidade (A4 +B4+4 kgF0) Viscosidade (A4 +B4) Pot life Tempo entre demos Transitvel Totalmente liberado Aderncia sobre concreto

TMB 013 TM 546B TM 546B TM 546B TM 117B TM 616B TM 805 TMB 013 TMB 013 NBR 14050

de 10 30 aprox. 1,10 1,650 1,345 1200 50 aprox. 4 24 aps 24 aps 7 3,5

C g/cm3 g/cm3 g/cm3 Cps minutos horas horas dias MPa

Embalagem e Armazenagem

Embalagem Mastertop A4 - Bombonas de 5,4kg, Mastertop B4 - Bombonas de 3kg, Mastertop

X2 - Frascos de pesos diversos (varivel conforme colorao), FILLER 0 - Sacos de 13kg e FILLER 20 - saco de 25 kg Validade Validade de 12 meses a partir da data de fabricao, quando respeitadas as condies de armazenagem Armazenage Dever ser armazenado em temperatura entre 15C e 25C. Temperaturas mais baixas m podero causar a cristalizao do material. Se ocorrer cristalizao, aquecer o produto temperatura ambiente, 21 a 23C, e reconstituir por agitao leve. No usar ar pressurizado para agitao.

Transporte e Segurana
Transporte Manuseio

Fogo

Toxidade Segurana

Mastertop B4 corrosivo, os demais no so perigosos Utilizar EPIs adequados: luvas e botas impermeveis, culos de segurana, mscara protetora contra volteis. Evitar contato com a pele e olhos. No beber, comer ou fumar durante o manuseio; lavar as mos antes de uma pausa ou depois do trabalho. Usar meios adequados de combate ao fogo como: nvoa de gua, dixido de carbono, espuma, p qumico. No utilizar jatos de gua de alta presso. A queima produz CO e outros gases txicos ou vapores. Altas temperaturas pode causar presso no interior das embalagens, usar gua fria para resfri-las. imprprio para o consumo humano, porm no considerado txico. Para maiores detalhes, consultar a Ficha de Segurana do produto.

Informaes Complementares
Tabela de produto e consumo para MASTERTOP 1220:

MASTERTOP 1220 Imprimao Asperso Primeira Camada Segunda Camada

Produto A4 + B4 + Filler 20 Filler 5 A4 + B4 + X2 + Filler 20 A4 + B4 + X2 + Filler 0

Quantidade de Filler 15,0 kg / 15,0 kg 3,0 - 5,0 kg

Consumo (kg/m2) 1,65 - 2,50 3,00 1,65 - 2,50 0,40 - 0,67

No aplicar sobre substratos com temperaturas inferiores a 10C ou superiores a 30C. Por ser um produto base epxi aromtico, deve-se levar em conta que o produto ir amarelar e calcinar por efeitos dos raios UV. Deve-se assegurar que a impermeabilizao contra umidade ascendente seja eficaz. No aplicar o produto se o agregado estiver mido. Respeitar as relaes de mistura indicadas para se obter as propriedades finais do produto. No adicionar solventes ou qualquer outro produto que possa afetar as propriedades finais do sistema. Assegurar que houve o completo esvaziamento da embalagem de MASTERTOP X2 assim como sua completa homogeneizao ao MASTERTOP A4.

MASTERTOP 1220 - Ficha Tcnica - 6-ME-00224- Data da ltima Reviso: Os operadores de comparao devem ter dois valores com o mesmo tipo de dado.

S-ar putea să vă placă și