Sunteți pe pagina 1din 5

Introduo Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

Este o primeiro dos 30 artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Sim, todos ns temos direitos estabelecidos e garantidos por lei. Mas para chegarmos nesse ponto, um longo caminho foi percorrido.

direitos humanos

H muito tempo os cristos j pregavam a idia de que todos os homens so iguais perante a Deus. Filsofos como Plato, Aristteles e Herclito propagavam aos quatro cantos o Direito Natural, defendendo a idia de que os homens j nascem com determinados direitos, inerentes natureza, simplesmente pelo fato de serem homens. E com o passar dos anos os direitos dos homens continuaram a ser discutidos. Os racionalistas, por sua vez, ampliaram ainda mais a idia dos direitos ao acreditarem que os homens eram livres por natureza e seus direitos, inatos, no podem ser descartados quando em sociedade. Essas correntes continuaram a evoluir com o passar dos anos e muitos desses pensamentos acabaram virando documentos de verdade, como a Magna Carta, em 1215, que limitava o poder dos monarcas ingleses e teve papel fundamental na criao da Constituio dos EUA, aprovada em 1787. O momento mais importante, porm, da histria dos Direitos Humanos se deu entre os anos de 1945 e 1948. Durante a 2 Guerra Mundial o homem no soube o que era direito e, se tinha algum, deixou de t-lo. Com o trmino da guerra, em 1945, os pases uniram-se buscando restabelecer a paz mundial. Para tanto, 192 pases assinaram a Carta das Naes Unidas e criaram a Organizao das Naes Unidas ONU, em 24 de outubro desse mesmo ano. O principal objetivo da ONU era, alm do restabelecimento da paz, evitar uma nova guerra mundial.

Imagem cedida pela DHnet - Direitos Humanos na Internet DHnet/ Divulgao

Assim, no dia 10 de dezembro de 1948, durante a realizao da Assemblia Geral das Naes Unidas, em Paris, foi proclamada a Declarao Universal dos Direitos Humanos, que entre outros importantes tpicos, destaca: o direito vida e nacionalidade; a liberdade de pensamento, conscincia e religio; o direito ao trabalho e educao; o direito alimentao e habitao; e o direito de fazer parte de um governo. Ao todo foram 48 votos a favor da Declarao, nenhum contra e oito abstenes URSS, Bielorssia, Tchecoslovquia, Polnia, Arbia Saudita, Ucrnia, frica do Sul e Iuguslvia. De acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, a Declarao dos Direitos Humanos o documento traduzido em um maior nmero de idiomas no mundo 320 ao todo. Vale a pena ressaltar que a Declarao, apesar de toda a sua importncia, no obriga os Estados a vincularem a mesma em sua determinao jurdica. Ao assinarem a Declarao, os Estados apenas reconhecem formalmente o seu contedo. A incorporao dos artigos da Declarao s respectivas constituies s aconteceu anos mais tarde, atravs de pactos e tratados internacionais, como o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Poltico, alm do Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. A Declarao formada por um prembulo e 30 artigos que enumeram os direitos humanos e liberdades fundamentais de que so titulares todos os homens e mulheres, de todo o mundo, sem qualquer discriminao. Leia nas prximas pginas todo o contedo da Declarao. O respeito Declarao significa um mundo mais justo e que proporciona s mesmas condies para todos. Quanto mais os direitos humanos forem divulgados e conhecidos, maior ser a sua exigibilidade. O contedo da Declarao, porm, s ter efeito quando fizer sentido na vida das pessoas. A Declarao - artigos 1 ao 10 Prembulo CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da familia humana e seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo, CONSIDERANDO que o desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da humanidade, e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade, CONSIDERANDO ser essencial que os direitos do homem sejam protegidos pelo imprio da lei, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso, CONSIDERANDO ser essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes, CONSIDERANDO que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta, sua f nos direitos do homem e da mulher, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla, CONSIDERANDO que os Estados Membros se comprometeram a promover, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades fundamentais do homem e a observncia desses

direitos e liberdades, CONSIDERANDO que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso, A Assemblia Geral das Naes Unidas proclama a presente "Declarao Universal dos Direitos do Homem" como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios Estados Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.

Imagem cedida pela DHnet - Direitos Humanos na Internet DHnet/ Divulgao

Artigo 1 Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. Artigo 2 I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. II) No ser tambm feita nenhuma distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo 3 Todo o homem tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo 4 Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos esto proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7

Todos so iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tem direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo 8 Todo o homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. Artigo 9 Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo o homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. A Declarao - artigos 11 ao 20 Artigo 11 I) Todo o homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias a sua defesa. II) Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tambm no ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso. Artigo 12 Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques a sua honra e reputao. Todo o homem tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques.

Imagem cedida pela DHnet - Direitos Humanos na Internet DHnet/ Divulgao

Artigo 13 I) Todo homem tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. II) Todo o homem tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este

regressar. Artigo 14 I) Todo o homem, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. II) Este direito no pode ser invocado em casos de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo 15 I) Todo homem tem direito a uma nacionalidade. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

S-ar putea să vă placă și