Sunteți pe pagina 1din 5

CRIMES PROPRIAMENTE E IMPROPRIAMENTE MILITARES 1- Referncias doutrinrias: a) Para Cryslito de Gusmo: Crimes impropriamente militares: infraes que prejudicam

os alicerces bsicos e especficos da ordem e da disciplina militares , que esquecem e apagam, com seu implemento, um conjunto de obrigaes e deveres especficos do militar , que s como tal1 os pode infringir. Crimes impropriamente militares: no ofendem especificamente2 a disciplina, a hierarquia, a ordem ou a administrao militares, e por isso no deveriam ser crimes militares, devendo apenas o agente militar ter a penalidade agravada. b) Para Esmeraldino Bandeira: Crimes propriamente militares: so infraes especficas e funcionais da profisso de soldado. Bandeira utiliza o critrio ratione materiae: crime militar caracterizado pela violao do dever funcional. Crimes imprpria ou acidentalmente militares3: pela condio militar do infrator, pela espcie militar do fato, pela natureza militar do local ou pela anormalidade do tempo em que praticado , o crime que acarreta dano economia, ao servio ou disciplina das Foras Armadas4. c) Para Pietro Vico: A essncia objetiva do delito militar compe-se de dois elementos: a qualidade militar do infrator e a qualidade militar do fato, que so os pressupostos dos deveres militares. d) Para Carlos Colombo: A caracterstica do crime militar dada pelo bem jurdico tutelado, independente da condio do agente, militar ou civil.
1

S como militar

Mas ofendem indiretamente, subsidiariamente (diretamente atingem determinado bem jurdico tutelado pelo Direito Penal comum, e indiretamente atingem algum bem jurdico tutelado pelo Direito Penal Militar)
3

Devido s circunstncias, indiretamente so atingidos bens jurdicos tutelados pelo Direito Penal Militar
4

Ou das Polcias Militares ou Corpos de Bombeiros militares

Assim, crime essencialmente militar aquele que afeta um interesse diretamente vinculado existncia das Foras Armadas, sua disciplina, s suas atividades, qualquer que seja o agente. Colombo considera tambm a existncia de infraes exclusivas do militar, as que embora essencialmente militares s o militar as pode cometer, porque constituem tambm a violao de um dever militar, pelo que s podem vincular o militar. e) Sntese de Clio Lobo em face do direito brasileiro: Crime militar a infrao prevista na lei penal militar , que lesiona bens ou interesses vinculados destinao constitucional das instituies militares , s suas atribuies legais, ao seu funcionamento, sua prpria existncia, no aspecto particular da disciplina, da hierarquia5, da proteo autoridade militar e ao servio militar.

2- Referncias legais ao crime propriamente militar: a) CRFB, art. 5, LXI: autoriza a priso sem flagrante ou ordem judicial nos casos de infraes propriamente militares. b) CP, art. 64, II: para efeito de reincidncia, no se consideraro os crimes militares prprios. c) CPPM, art. 614, III: revogao da suspenso condicional da pena em caso de punio por crime militar prprio.

3- O Direito Romano definia crimes impropriamente militares como delitos que no afetavam imediatamente o dever, a disciplina ou a obedincia militares, e crimes propriamente militares como sendo os que dizem respeito vida militar, considerada como o conjunto da qualidade funcional do agente, da materialidade especial da infrao e da natureza peculiar do objeto danificado (que deveria ser: servio, disciplina ou economia militar).

Crimes que afetam a disciplina e a hierarquia militares necessariamente tm como agente somente o militar

4- Crime propriamente militar, ou crime militar prprio, a denominao atual, que consta do CP (art. 64, II) e foi adotada pela prpria CRFB (art. 5, LXI). So expresses sinnimas: crime essencialmente militar, puramente militar, exclusivamente militar ou meramente militar. Crime acidentalmente militar ou crime misto so sinnimos de crime impropriamente militar ou crime militar imprprio.

5- Conforme ensina Esmeraldino Bandeira: a dupla ocorrncia da qualidade de militar no delinquente e no delito o que caracteriza o crime denominado prpria ou essencialmente militar, que a nica espcie de delito que devia ser considerada militar. A outra espcie o crime acidentalmente militar, infrao de carter misto, comum em sua natureza mas cometida por soldados; ou militares em sua objetividade, mas cometidos por paisanos. Crimes propriamente militares, acentua Esmeraldino Bandeira, supem, a um tempo, qualidade militar no ato e carter militar no agente . So crimes que constituem um resduo de infraes irredutveis ao direito comum. J os crimes imprpria ou acidentalmente militares so crimes intrinsecamente comuns, mas que se tornam militares pelo carter militar do agente, pela natureza militar do local, pela anormalidade da poca ou tempo em que so cometidos.

6- Jorge Alberto Romeiro entende que crimes propriamente militares so aqueles cuja ao penal s pode ser proposta contra militar . Anteriormente Romeiro expressava outro entendimento, do Cdigo Penal Militar de Paz italiano, de 1941, segundo o qual os crimes propriamente militares seriam os previstos no Cdigo Penal Militar e no previstos na lei penal comum ou nela previstos de modo diverso, conforme estipula o CPM em seu art. 9, inciso I, e os crimes impropriamente militares seriam aqueles previstos no CPM e na lei penal comum com igual definio, conforme estipula o CPM em seu art. 9, inciso II. De acordo com essa corrente, seria indiferente para a classificao do crime como militar prprio ou propriamente militar a condio de militar ou civil do agente. A consequncia desse entendimento que a disposio do art. 5, LXI da CRFB, que autoriza a priso sem haver flagrante ou ordem judicial, poderia ser aplicada aos

civis que cometessem crime militar prprio, como, por exemplo, o furto de uso (art. 241 do CPM), que pode perfeitamente ser praticado por um civil. Ocorre que a exegese do art. 5, LXI, da CRFB indica que o dispositivo equipara o crime propriamente militar transgresso disciplinar militar, considerando-o uma transgresso disciplinar em grau mais elevado, o que justificaria a dispensa da ordem judicial para a priso do agente. Assim, fica evidente que os crimes propriamente militares no podem ser praticados seno pelo militar. A reflexo sobre esse ponto de vista foi o que levou Romeiro a mudar de opinio.

7- Sobre a impossibilidade da prtica de crimes propriamente militares por civis, comenta Lobo: na legislao penal brasileira e na melhor doutrina ptria, a qualidade de militar do agente, nos crimes propriamente militares, sempre integrou o tipo, quer explcita, quer implicitamente , e nesta ltima hiptese essa qualidade vem indicada nos vocbulos comandante, oficial, subordinado, inferior, superior, comando. Em seguida, citando Nlson Hungria, Joo Mendes de Almeida Jnior e acrdos do STF, unssonos no sentido de que crime propriamente militar somente por militares pode ser cometido, prossegue Lobo: no crime propriamente militar a lei protege a disciplina, a hierarquia, o dever militar, que somente podem ser ofendidos pelo militar, e nunca, em hiptese alguma, pelo civil.

8- Em suma, h trs entendimentos sobre a definio de crime propriamente militar: a) Doutrina clssica, adotada pela CRFB, conforme exegese de seu art. 5, LXI: Crimes propriamente militares so infraes especficas e funcionais da profisso de soldado, que dizem respeito vida militar, considerada como o conjunto da qualidade funcional do agente (militar), da materialidade especial da infrao e da natureza do bem jurdico tutelado (servio, disciplina, administrao ou economia militares). b) Doutrina do Cdigo Penal Militar de Paz italiano:

Crimes propriamente militares so os previstos no CPM e no previstos na lei penal comum, ou nela definidos de modo diverso (inciso I do art. 9 do CPM). c) Doutrina de Jorge Alberto Romeiro: Crimes propriamente militares so aqueles cuja ao penal somente pode ser intentada contra militares.

9- Definies de crimes impropriamente militares: a) Crimes impropriamente militares so crimes de natureza comum, praticados por militar, que assumem carter de militar pelas circunstncias especiais de tempo ou lugar em que so cometidos, pelo dano que, dadas certas circunstncias, causam administrao, hierarquia ou disciplina militares , como o crime praticado por militar dentro dos quartis (Guimares Natal Procurador da Repblica). b) Crime impropriamente militar aquele que pela condio militar do culpado, ou pela espcie militar do fato, ou pela natureza militar do local, ou pela anormalidade do tempo em que praticado acarreta dano economia, ao servio ou disciplina das Foras Armadas6. c) Crime impropriamente militar a infrao prevista no CPM que, no sendo especfica e funcional da profisso de soldado, lesiona bens ou interesses militares relacionados com a destinao constitucional e legal das instituies castrenses (definio extrada de acordo com o direito material brasileiro).

Ou das Polcias Militares ou Corpos de Bombeiros militares

S-ar putea să vă placă și