Sunteți pe pagina 1din 17

Maicon Cndido da Silveira

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


Dossi Livre
50

Maicon Cndido da Silveira1 Palavras-chave: Neoliberalismo, Sociedade, Educao. Resumo: Este artigo procura compreender os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso dentro da esfera educacional. Para isso analisa-se o conceito de neoliberalismo, um sistema poltico-ideolgico que guiou os dois mandatos do ento presidente Fernando Henrique Cardoso, apontandose as consequncias causadas para o sistema educacional brasileiro, por atender aos conselhos do Consenso de Washington. Trata-se de contexto em que a educao passou incorporar a lgica capitalista, de rentabilidade e lucro, sendo vitimizada pelos tentculos desse sistema.

O conceito de neoliberalismo
O neoliberalismo um sistema poltico-ideolgico que tem suas razes na Sociedade Mont Plerin, na Sua em 1947, tambm chamada de Escola Austraca, cujos principais representantes so Ludwig von Mises e Friedrich August von Hayek. Para von Mises, a liberdade um todo indivisvel, mas a liberdade poltica o corolrio da liberdade econmica. Posteriormente, Mises sustentou que as relaes econmicas e polticas se amparam em apenas dois plos opostos: opo pela liberdade e/ou opo pela ditadura, ou seja, liberalismo econmico ou ditadura, seja ela fascista ou comunista (Carvalho, 2002).

1. Graduado em Histria pela Universidade Catlica de Gois e graduando em Cincias Sociais pela Universidade Federal de Gois. E-mail: maiconcsilveira@hotmail.com

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


De sua parte, Hayek afirma, em sua principal obra, O caminho da servido (1944), a tese segundo a qual a planificao econmica conduz ditadura e ao totalitarismo, ou seja, supresso da liberdade. Em outra obra Os fundamentos da liberdade (1960), Hayek atribuiu a importncia ao individualismo, ao homo economicus, fundado nas ideias de individualidade, racionalidade e egosmo. Essas ideias, transformadas em prticas econmicas e polticas, estabelecem polticas, nos pases em desenvolvimento, caracterizadas por cortes nos gastos pblicos em servios, notadamente nas reas da educao, da sade e da infraestrutura sanitrias (esgoto, gua tratada etc.) bem como nas naes governamentais em favor da habitao (Sampaio; Santos; Mesquida, 2002). No entanto, o iderio neoliberal no encontrou, nas dcadas de 1950 e 1960, condies histricas concretas para a sua implementao. Apenas em 1973, com a crise do modelo econmico do psguerra, que fez os pases capitalistas avanados entrarem numa longa e profunda recesso, abriu-se espao para a implementao das reformas propostas. A soluo era um Estado forte e capaz de controlar os sindicatos, o dinheiro, os gastos sociais e quebrar os monoplios estatais tendo como meta suprema a estabilidade monetria. A primeira oportunidade surgiu de fato em 1979, na Inglaterra, com a ascenso de Margareth Thatcher. Em seguida nos EUA, em 1980, com Ronald Reagan.
Os governos Thatcher contraram a emisso monetria, elevaram as taxas de juros, baixaram drasticamente os impostos sobre os rendimentos altos, aboliram controles sobre os fluxos financeiros, criaram nveis de desemprego massivos, aplastaram greves, impuseram uma nova legislao anti-sindical e cortaram gastos sociais. E finalmente se lanaram num amplo programa de privatizao. J nos Estados Unidos, a proposta evidenciou-se mais na competio militar com a Unio Sovitica, visando derrubar o regime comunista na Rssia. (Schneckenberg, 2006, p. 14).

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
51

Maicon Cndido da Silveira


Mais adiante outro terico do neoliberalismo viria somar-se ao movimento iniciado pela Escola Austraca. Trata-se de Milton Friedmann, monetarista da Escola de Chicago que, no seu principal livro, Capitalismo e liberdade (1962), horroriza-se com o Estado de BemEstar social. Acusa-o de interferir na esfera da liberdade individual, de modo que o papel do governo, alm de coibir as emisses de moeda que geram inflao, deve manter a ordem e a lei, definir os direitos de propriedade, servir de meio para a modificao dos direitos de propriedade e de outras regras do jogo econmico, julgar disputas sobre a interpretao das regras, reforar contratos, promover a competio, fornecer uma estrutura monetria e suplementar a caridade provada e a famlia na proteo do irresponsvel, quer se trate de um insano ou de uma criana (Sampaio; Santos; Mesquida, 2002). Para os neoliberais, o indivduo no uma construo histrica, pois cada um aquilo que a sorte determina. A desigualdade de classes vista como necessria para o equilbrio econmico. O Estado, na perspectiva neoliberal, a instituio que mais tem valor, atribuindose-lhe caractersticas de pessoa, porm com poderes limitados, pois a atividade econmica prpria da sociedade civil e o Estado no pode intervir em sua regulamentao. Assim, o Estado cria normas aplicveis a situaes gerais, deixando alguns indivduos livres para agirem de acordo com as circunstncias e seus interesses prprios. Enfim, o neoliberalismo se caracteriza por pregar que o Estado intervenha no mnimo na economia, mantenha a regulamentao das atividades econmicas privadas num mnimo e deixe agir livremente os mecanismos do mercado (Gentili apud Azevedo & Silva, 1995, p. 26). As recomendaes do Grupo suo preconizavam uma reforma do Estado que coloca em xeque o Estado do Bem-Estar social europeu, bem como a poltica norte-americana do denominado New Deal, nas suas variaes keynesianas, superando o plano poltico-econmico do ps-guerra.

Dossi Livre
52

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


A sociedade ps-industrial se contraps ao modelo denominado fordismo-keynesiano de produo, o qual se caracteriza pelo fato de consubstanciar-se em uma base tcnica desqualificada, parcializada e repetitiva. Assim, o capital direciona-se para o toyotismo, isto , uma nova base tcnica produtiva seriada, flexvel e diferenciada, incluindo a terceirizao dos servios com o desenvolvimento de novas tecnologias de ponta, entre as quais a biotecnologia, a microeletrnica, a informtica e a telemtica (Sampaio; Santos; Mesquida, 2002). No ano de 1989, um grupo de neoliberais representativos dos pases centrais do capitalismo reuniu-se em Washington com representantes do Banco Mundial, do FMI e do BIRD e com representantes da Amrica Latina. O documento oficial desse encontro recebeu o nome de Consenso de Washington, com dez itens principais: disciplina fiscal; priorizao dos gastos pblicos; reforma tributria; liberalizao financeira; regime cambial; liberalizao comercial; investimento direto estrangeiro; privatizao; desregulao e propriedade intelectual. O objetivo do Consenso era o de eliminar toda concorrncia estrangeira da Amrica Latina, a fim de manter, para os Estados Unidos, a rea como um mercado importante para a superproduo industrial americana e investimentos privados, explorando as grandes reservas de matrias-primas e afastando o comunismo internacional. No entanto, era necessrio planetizar o consenso. O neoliberalismo promove e fundamenta ento, um movimento a partir de Washington denominado globalizao. A ideia bsica era de que o mundo possui um centro, os Estados Unidos, a partir do qual so difundidas idias, cultura, concepes de mundo, tecnologia e principalmente ideologias de mercado (Sampaio; Santos; Mesquida, 2002). Dentre essas polticas, citem-se a privatizao, a reduo do tamanho do Estado, a reduo da dvida interna acumulada e o encorajamento do investimento externo. A privatizao representa a liberao de compromissos do Estado.

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
53

Maicon Cndido da Silveira


Mesquida (2002) indica as consequncias do neoliberalismo: 1. Os indivduos so responsveis, pois so agentes morais, da a individualidade, a racionalidade, o egosmo; 2. Administrao voltada apenas para o gerenciamento, ou seja, existe ampla liberdade para gerenciar; 3. Desgovernamentalizao do Estado: o governo estaria atrelado ao mercado; 4. Nova relao entre governo e conhecimento: governo a distncia (Ministrio, secretarias de Estado de educao a distncia etc.); 5. Mercantilizao da democracia (venda de candidatos como produtos da imagem; eleitores tornam-se consumidores individuais passivos); 6. Socializao das perdas; 7. Desenvolvimento de uma sociedade-empresa: privatizao do pblico, mercantilizao da educao e da sade, surgimento de empresas de segurana particular; 8. Baixa conscincia ecolgica, pois o que determina as aes econmicas o lucro mximo, no havendo qualquer limite para o crescimento solues de mercado para problemas ecolgicos; 9. Nenhum controle nacional sobre o capital. Este estaria sendo monitorado pelas agncias internacionais globalizadas: FMI, BM, Organizao Mundial do Comrcio (GATT). Para James Petras, o neoliberalismo postula um mundo formado por indivduos que concorrem, e supe-se que tais indivduos devam comportar-se de forma competitiva para maximizar os lucros. A partir disso, os neoliberais concluem que a economia de livre mercado o resultado racional da livre concorrncia entre os indivduos. Nos ltimos 40 anos, a Amrica Latina tambm tem sofrido uma transformao neoliberal em seu sistema socioeconmico, poltico e ideolgico.

Dossi Livre
54

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


Podemos dizer que a Amrica Latina foi testemunha da primeira experincia neoliberal do mundo, no Chile, de Pinochet, em 1973. Comeou seus programas de maneira dura, com desregulamentao, desemprego massivo, represso sindical, redistribuio da renda em favor dos ricos e privatizao de bens pblicos. (Sampaio; Santos; Mesquida, 2002, p.170).

A Amrica Latina viveu nesses ltimos anos uma sensao de liberdade poltica e econmica, diante de uma democracia liberal na poltica e livres mercados na econmica, contagiando-se com tal ideologia neoliberal. Como o modelo econmico adotado na Inglaterra e nos Estados Unidos era apontado como responsvel pela recuperao econmica daqueles pases, o capitalismo pde passar ofensiva nos quatro cantos do mundo. O fenmeno neoliberal diferente nos pases centrais e nos pases perifricos, principalmente porque os reflexos da poltica neoliberal so mais drsticos para as classes trabalhadoras dos pases perifricos, que nunca puderam desfrutar dos direitos sociais ancorados no Estado de bem-estar, como nos pases centrais. Alm disso, o neoliberalismo refora o controle das grandes potncias sobre as economias perifricas (Carvalho, 2002).

A poltica neoliberal no Brasil


A poltica neoliberal comeou a ser aplicada no Brasil efetivamente nos anos 90, tendo o seu auge no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante os anos 80, o pas ofereceu resistncia s polticas de desregulamentao e abertura comercial semelhante ao que acontecia em alguns pases latino-americanos. Segundo Carvalho (2002), as condies polticas e econmicas para o ajuste realizado no Chile e no Mxico estavam ausentes no Brasil na dcada de 80. O Estado brasileiro apresentava-se com a economia fragilizada, pelas condies do fim do governo militar, sem condies, portanto, de enfrentar as medidas de ajuste de tipo neoliberal. Nesse sentido,

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
55

Maicon Cndido da Silveira


vale mencionar que a impossibilidade de adoo das polticas indicadas pelo Consenso de Washington foi devida fragilidade do Estado brasileiro, e no sua fora (Carvalho, 2002). Desde a posse do presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, pode-se detectar um movimento de ajuste de orientao neoliberal. Essa poltica foi continuada pelo seu vice-presidente empossado em 1992, Itamar Franco, cujo ministro da Fazenda, no ltimo ano de mandato, foi exatamente Fernando Henrique Cardoso, que seria eleito presidente em 1994, iniciando seu primeiro mandato em 1995. Embora a poltica neoliberal no Brasil tenha se iniciado em 1990, com a posse de Fernando Collor de Mello, foi no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, iniciado em 1995, que ela entrou em seu perodo de consolidao. A adoo do Plano de Estabilizao em meados de 1994, com a adoo do Real, visava ao ajuste estratgico e retomada do crescimento econmico, sob o receiturio do Consenso de Washington.
A retirada do Estado ou sua renncia como agente produtivo e empresarial outra das propostas integrantes do projeto. Daqui se deveriam as propostas de privatizao das empresas estatais, o que contribui para a reduo (estratgica) do setor pblico, bem como o rearranjo de toda a mquina estatal, situado na proposta mais ampla de Reforma do Estado (Soares apud Carvalho, 2002, p. 19).

Dossi Livre
56

Desde ento, com a poltica de privatizaes e a srie de ajustes realizados, houve um processo de transferncia de riquezas para o setor privado, um fortalecimento dos grandes monoplios privados e a desindustrializao e a desnacionalizao da economia nacional. Esse fenmeno levou adoo do Estado Mnimo, cujas funes bsicas seriam manter a educao primaria, a sade, e a infraestrutura essencial ao desenvolvimento econmico. Trata-se de uma prtica comum entre os defensores do neoliberalismo a recusa ao rtulo de neoliberal. Fato semelhante ocorreu com os integrantes do governo FHC, que continuavam vestindo a mscara de

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


social-democratas e se ofendiam quando chamados de neoliberais. comum tambm para os neoliberais substituir o vocbulo. Lembra James Petras que, por exemplo, na dcada de 1960, os analistas de esquerda passaram a empregar o termo mudana estrutural para significar a redistribuio de renda. Hoje, os neoliberais usam o termo reforma estrutural para referir-se s transferncias de propriedade pblica para as grandes empresas privadas. Antes a esquerda adotava o termo reforma econmica para descrever as polticas que realocavam os recursos pblicos dos mais abastados para a rea social. O uso contemporneo de reforma econmica pelos neoliberais significa reduzir o bem-estar social e fornecer mais subsdios sociais aos investidores privados, especialmente para os exportadores. A poltica neoliberal, no caso brasileiro, beneficia certamente as classes e fraes de classes dominantes, mas o realiza de forma desigual, beneficiando mais certos setores e menos outros. Nesse contexto situa-se um novo setor da burguesia brasileira, cuja ascenso est diretamente ligada poltica neoliberal e se trata da nova burguesia de servios. Esse setor opera nas reas de educao, sade e, mais recentemente, na previdncia privada. Essa nova camada diretamente beneficiria do desmanche da rea social do Estado, isto , da reduo dos gastos e dos direitos sociais, e gerada no ventre do neoliberalismo, exercendo uma forte presso sobre o Estado para que se reduzam os gastos sociais. Assim, a nova burguesia de servios se beneficia da ao conjunta de todas as fraes das classes.

Neoliberalismo na educao do Brasil de FHC


Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. (Constituio Brasileira, 1988).

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
57

Maicon Cndido da Silveira


Como afirmado anteriormente, o neoliberalismo como poltica de governo no foi implantado no Brasil com ascenso de Fernando Henrique Cardoso, mas sim com Fernando Collor de Melo. No que se refere educao, foi no governo FHC que ocorreram as maiores transformaes. O ensino transformou-se em mercadoria, atendendo s exigncias do Consenso de Washington. Hoje a educao atende ao pedido dos neoliberais a mercantilizao. Quem pode pagar por um bom produto que o faa, entretanto, quem no puder usa a rede pblica. A funo da escola dentro do neoliberalismo formar os recursos humanos necessrios e competentes s exigncias do mercado, subordinando, assim, a educao aos interesses econmicos. A perspectiva neoliberal tende a transformar servios em mercadoria, isto , transformar em produto de venda. A educao no foge regra, para os neoliberais, ou para os sociais democratas disfarados, em que a sociedade pode ser transcrita em nmeros. O que chama a ateno o fato de tudo poder ser mostrado em nmeros, comparando-se a realidade brasileira com a realidade dos pases desenvolvidos, principalmente aqueles com o alto ndice de IDH2 como Noruega, Dinamarca, Blgica, Estados Unidos entre outros (Carvalho, 2002), o que ganhou impulso durante os governos de Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos, FHC e sua equipe adotaram como artifcio as polticas do Consenso de Washington, que foram refletidos na educao atravs dos seguintes aspectos: afastamento do Estado como agente financiador da educao; privatizao das instituies pblicas de ensino; nfase sobre a avaliao e controle Estado avaliador e

Dossi Livre
58

2. O ndice de desenvolvimento humano (IDH), usado pela Organizao das Naes Unidas desde 1993, uma medida comparativa de riqueza, alfabetizao, educao, esperana mdia de vida, natalidade e outros fatores entre os pases do mundo inteiro. uma maneira padronizada da avaliao e medida do bem-estar de uma populao.

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


controlador (Provo, Enem etc.); critrios essencialmente quantitativos para selecionar professores e alunos, bem como para avaliar cursos nos diversos nveis do ensino; nfase sobre a prtica em detrimento da teoria; tecnizao das aes educativas; nfase sobre os fins a serem atingidos, pois estes justificam os meios; preparao escolar profissionalizante e tcnica para atender demanda das empresas (ps-mdio, institutos de educao, cursos normais superiores etc.); formao rpida e a distncia. Formao esta oferecida, geralmente, por agncias de mercantilizao do ensino; fetichizao da educao. Tais pontos fornecem uma ideia do reflexo do neoliberalismo sobre a educao, tudo se transformando em mercadoria. A educao virando um negcio e, em muitos casos, altamente rentvel. A instituio escolar oferece um produto que o cliente, consumidor, adquire convicto de que est investindo em si mesmo, na sua ascenso social. Desse modo, a educao vista como uma mercadoria a ser adquirida. Nesse caso, o papel da escola, para o neoliberalismo, pela educao garantir o desenvolvimento da capacidade de flexibilizao do trabalhador. Com um nvel bsico de ensino que possibilite a formao do trabalhador para as diversas atividades dentro da empresa, a escola garante a entrada de pobres no mercado de trabalho e ainda favorece a empresa com um trabalhador flexvel. Assim, o mercado o grande regulador a orientar os rumos da educao na economia capitalista. No que tange definio do papel da educao, no h consenso, porque o assunto tratado sob dois prismas distintos e antagnicos. Pela tica dos trabalhadores, a educao se apresenta como apropriao de saberes historicamente produzidos, e a busca de conhecimentos e de habilidades mais do que aperfeioamento de tcnicas, ou seja, constitui-se, antes de tudo, na busca da compreenso da realidade que os envolve. Sob a tica do capital, a educao deve limitar-se ao preparo de mo de obra para o mercado de trabalho, cuja preparao no deve ir alm do conhecimento mecnico, ainda que no discurso utilizado para a formao de trabalhadores proponha-se um

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
59

Maicon Cndido da Silveira


profissional conhecedor de todo o esquema de funcionamento de seu trabalho (Barreto; Schaffrath, 2001). Na ideologia neoliberal, a privatizao um efeito produtivo, pois tudo gira em torno do mercado, e assim tambm a educao vista como um produto para quem pode comprar. E quem no pode? A resposta bvia: quem no pode no compra. O que importa garantir a qualidade, nem que seja para poucos. A sociedade moderna competitiva dizem os neoliberais , s os melhores triunfam. No h e nem pode haver espao para todos. questo de sorte. Comprometidos com os organismos internacionais de controle e superviso econmica, o FMI e o BIRD, principais mantenedoras e articuladoras de emprstimos aos pases perifricos, os governos neoliberais tm lanado mo de uma srie de estratgias para cumprir com ndices de produtividade exigidos por esses organismos, como pressuposto necessrio a novos emprstimos. Internamente as leis tm se adequado a tais exigncias, articulando prticas que, na maioria das vezes, criam propostas inimaginveis. Por isso veem-se estourar, em todo o pas, propostas de alfabetizao e cursos de ensino mdio e at superior do tipo relmpago. Eles teoricamente amenizam os baixos ndices de escolarizao do povo brasileiro, mas que na realidade pouco acrescentam ao nvel de formao intelectual e cultural (Reis, 2002).
Os governos neoliberais deixaram o nosso pas mais pobre, mais excludente, mais desigual. Incrementaram a discriminao social, reproduzindo os privilgios das minorias. Exacerbaram o individualismo e a competncia selvagem, quebrando assim os laos de solidariedade coletiva e intensificando o darwinismo social. A resposta neoliberal simplista e enganadora: promete mais mercado quando, em realidade, o prprio mercado onde se encontram as razes da excluso e da desigualdade. no mercado onde a excluso e desigualdade se reproduz e se ampliam. O neoliberalismo nada nos diz acerca de como atuar contra as causas estruturais da pobreza; pelo contrrio, ele atua intensificando-as (Gentili apud Azevedo & Silva, 1995, p. 136).

Dossi Livre
60

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


O Programa de Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), apresentado sociedade brasileira em 1994, denominado Mos Obra Brasil: Propostas de Governo, possui trezentas pginas. constitudo de cinco captulos e dois anexos, em que se trata dos seguintes temas: Cap. I Um novo projeto de desenvolvimento; Cap. II A construo de um novo pas; Cap. III As cinco metas prioritrias e setores complementares: Agricultura, Educao, Emprego, Sade e Segurana (habitao, saneamento e turismo); Cap. IV A reforma do Estado; Cap. V A parceria Estado-Sociedade. O governo se orienta em dois pontos na referida proposta: (1) pelo processo de descentralizao, com a redefinio de atribuies s trs esferas do Poder Pblico (Federal, Estadual, Municipal); (2) por novas formas de articulao com o setor privado e a sociedade civil, propondo o estabelecimento de parcerias com o setor produtivo nacional. No tocante educao, a reflexo sobre o tema abordada na parte introdutria, contendo consideraes sobre o ensino bsico, o segundo grau e o ensino superior (p.107-116), apresentando a necessidade de efetivao de algumas medidas urgentes para a educao nacional. No h dvidas de que a grande nfase se coloca na educao bsica, com a maior parcela de sugestes, embora a questo do ensino superior seja bastante enfatizada, o que corrobora o proposto pelo Programa Mundial Educao para Todos, elaborado em Jontiem/Tailndia, em 1990, do qual o Brasil, juntamente com outros 154 pases, signatrio. O referido documento apresenta cinco fontes principais de orientao, no que diz respeito educao. So as seguintes:

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
61

Maicon Cndido da Silveira


1. A ideia, compartilhada por economistas de diversas correntes tericas, da urgente necessidade de melhoria da qualidade da escola brasileira, visando formar trabalhadores capazes de se adaptarem s inovaes tecnolgicas e s geis mudanas que ocorrem no mundo; 2. A necessidade de se realizar pesquisas sobre as altas taxas de evaso e repetncia no ensino de 1 grau, destacando-se o seu padro catico e ineficiente, com taxas de repetncia em torno de 50% na 1 srie; 3. A constituio e nomeao de um grupo de tcnicos ligados ao Banco Mundial (BM-Washington) e Organizao Internacional do Trabalho (OIT-Genebra), para coordenar o processo de rediscusso das diretrizes educacionais no pas; 4. O cumprimento das recomendaes do Banco Mundial (BM) para o ensino de 2 grau no Brasil, para torn-lo um curso tcnico. Para isso, prope-se uma pesquisa para coleta de informaes sobre as causas da alta seletividade do ensino brasileiro, que apresenta despropores antidemocrticas: 86% esto no ensino bsico, 9,5% no ensino mdio e apenas 4,5% no ensino superior; 5. Adoo do modelo das Universidades Estaduais Paulistas para as Instituies Federais de Ensino Superior, (IFES) aproveitando seu know-how de produtividade, com nfase na qualidade, na avaliao dos resultados e em relao sua vinculao com o Estado, gerando mecanismos que estimulem e facilitem o desenvolvimento de projetos de cooperao cientfica e tecnolgica entre universidades, institutos governamentais de pesquisa e o setor privado. Deve ser registrado que a proposta educacional do governo FHC foi elaborada por tcnicos e profissionais do planejamento governamental e vincula as reas afins s cinco prioridades do Programa de Governo: agricultura, educao, emprego, sade e segurana (complementadas por habitao, saneamento e turismo). A prioridade fundamental da poltica educacional no governo FHC era incentivar a

Dossi Livre
62

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC


universalizao do acesso ao primeiro grau e melhorar a qualidade do atendimento escolar, de forma a garantir que as crianas, efetivamente, pudessem ter a oportunidade de pelo menos complementar as oito sries do ensino obrigatrio. Essa proposta para a educao brasileira traz uma viso dual da economia brasileira, apontando a existncia de um Brasil moderno, que se ressente de mo de obra qualificada e de um Brasil arcaico, com atraso tecnolgico, milhes de subempregados ou desempregados. A falta de qualificao dificulta sua incorporao no sistema produtivo e no setor competitivo mundial, de modo que as duas estratgias prioritrias traadas, para o setor educacional, possam sanar tais dficits. So elas: (1) a nfase na transformao do atual quadro da educao bsica, no ensino tcnico e profissionalizante; (2) a reorientao das polticas de capacitao de mo de obra, voltadas, pois, para o treinamento e a organizao dos trabalhadores de baixa renda, bem como para o desenvolvimento da iniciativa e a capacidade gerencial de pequenos e mdios empresrios, incentivando sua autonomia e a busca das terceirizaes de servios pblicos e privados nos seus mais diversos setores. Dentro dessa poltica, o governo FHC, por meio de decretos-leis a conta-gotas, deu origem institucionalidade da reforma educacional. Um decreto, de 1997, por exemplo, criou diversas modalidades de instituies de educao superior universidade, centro universitrio, faculdade integrada e instituto superior de graduao , favorecendo a cultura da concorrncia e da competitividade e com isso consolidando a cultura da mercantilizao. Somente a universidade pode fazer, ao mesmo tempo, ensino, pesquisa e extenso. O centro universitrio deve proporcionar um ensino de excelncia. J as faculdades integradas so responsveis pela formao do aluno, sendo dos institutos superiores de educao a incumbncia predominante de formar professores (Reis, 2005).

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
63

Maicon Cndido da Silveira


Durante os oito anos de Governo FHC, a educao foi vista como um elemento adicional para o desenvolvimento econmico, como requisito para o exerccio da cidadania e para a insero dos sujeitos nos mercados de trabalho, plenamente em acordo com os ditames dos organismos internacionais de fomento. Assim, uma leitura do que foi feito no Brasil no governo FHC aponta o lado do fracasso, dada a dificuldade de indicar resultados significativos de desenvolvimento e progresso, altura das necessidades nacionais. Alega-se o fato de que as discusses feitas ao longo de dcadas no trouxeram aes efetivas para resolver os problemas apontados em nveis macro, meso e microestruturais no Pas, de modo especial nas questes educacionais, acentuando os ndices deficitrios de resultados. Dos oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso, Lima (2002) diz o que ficou na memria dos educadores brasileiros:
Na rea de educao, o governo FHC ser lembrado historicamente pela produo de estatsticas, censos escolares, sistemas de monitoramento da educao, especialmente pela criao de um arcabouo jurdico de dar inveja a qualquer governante. FHC ser lembrado por promover um verdadeiro genocdio cvico dos analfabetos adultos e jovens, apagando da Constituio Federal a obrigao com a erradicao do analfabetismo, no prazo de dez anos, aps a promulgao da Constituio de 1988. Ser lembrado por promover o desmonte do ensino tcnico e promover a indstria do diploma de ensino superior, sem qualidade. Dever ser esquecido pelos professores, humilhados pelos baixssimos salrios e ofendidos por suas declaraes de que se a pessoa no consegue produzir, coitada, vai ser professor. E jamais ser lembrado pelos que lutam pela escola pblica, igual e de qualidade para todos.

Dossi Livre
64

Em suma, o governo FHC fez do sistema educacional brasileiro o que reza a cartilha neoliberal.

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

O neoliberalismo e a educao no Brasil de FHC

Referncias
AZEVEDO, Janete Maria Lins de; SILVA, Tomaz Tadeu da. A educao como poltica pblica. So Paulo, Autores Associados, 1997. BARRETO, Dagmar B. M; SCHAFFRATH, Marlene A. BIRD: o signatrio das polticas pblicas e o discurso da qualidade na educao. Roteiro, v. XXV, Joaaba, SC, n. 45, jan.-jun. 2001. p. 7-22 . CARVALHO, Vanderlei Souza. Imprensa e neoliberalismo no Brasil (1995-1998): o posicionamento da revista Veja no primeiro governo FHC. 2002. Dissertao (Mestrado) Unicamp, Campinas, 2002. HAYEK, Friedrich. O Caminho da Servido. Porto Alegre, Ed. Globo. 1977. _______. Os Fundamentos da Liberdade. Brasilia; So Paulo: Ed. Universidade de Brasilia: Viso, 1983 LIMA, Maria Jos Rocha. FERNANDO HENRIQUE E A EDUCAO: oito anos de governo. 2002. Disponvel em: <www.assessoriadopt.org/FHCoito.doc> Acesso em: 28 jul. 2008. PETRAS, James. Os Fundamentos do Neoliberalismo. In.: RAMPINELLI, W. J. & OURIQUES N. D. (Orgs) No Fio da Navalha: Crtica das Reformas Neoliberais de FHC. So Paulo: Xam, 1997. REIS, Joo. A universidade produtiva. Caros Amigos, So Paulo, Ano IX, 26 dez. 2005. REFORMA DO ESTADO E DA EDUCAO NO BRASIL DE FHC. So Paulo: Xam, 2002. REIS, Rosana Cristina Kohlsm dos. Educao e polticas neoliberais. gora, Caador, v. 2, n. 2 jul.-dez. 2002. p. 219-226.

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

Dossi Livre
65

Maicon Cndido da Silveira


RUIZ, Antonio Ibanez. A educao no governo FHC (19952000). Universidade e Sociedade, Braslia, Ano XI, n. 24, jun. 2001. p. 69-79. SAMPAIO, C. M. S; SANTOS, M. S; MESQUIDA, P. O conceito de educao educao no neoliberalismo. Revista Dilogo Educacional, Curitiba, v. 3, n. 7, set.-dez. 2002. SCHNECKENBERG, Marisa. Os pressupostos tericos do Estado liberal e neoliberal e o desenvolvimento de polticas sociais. Guarapuava. Anacleta, Guarapuava, v. 7, jan.-jun. 2006. p. 9-23.

Dossi Livre
66

Revista Senso Comum, n 1, 2009, p. 50-66

S-ar putea să vă placă și