Sunteți pe pagina 1din 13

Manual do usurio

CABEADA
UTP

REDE

ccn-ind.com.br -ind.com.br

Manual do usurio

telecom

USURIO, PARABNS PELA SUA ESCOLHA Voc adquiriu um produto projetado com a qualidade e garantia CCN. A partir de agora, voc contar com todos os respaldos, con ana e credibilidade de uma empresa e produtos 100% brasileiros que est atuando em diversos segmentos do mercado de telecom e em especial internet. ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO Este Manual de Instrues contm muitas informaes teis sobre o seu SISTEMA DE TRANSMISSO DE INTERNET VIA REDE CABEADA UTP. Recomendamos que voc dedique um tempo leitura de todas essas informaes pois elas o ajudaro a tirar o mximo proveito das caractersticas tcnicas do produto. Leia com ateno todas as instrues deste manual.

www.ccn-ind.com.br 01

pag.01

Manual do usurio

telecom

NDICE

- CUIDADOS BSICOS DE FUNCIONAMENTO E SEGURANA ........................................ pag.03 - FUNCIONAMENTO DA INTERNET VIA CABO UTP ......................................................... pag.04 - DESCRIO E CARACTERSTICAS TCNICAS QUADRO DISTRIBUIDOR ....................... pag.04 - DESCRIO E CARACTERSTICAS TCNICAS FONTE PRIMRIA FP1000 ..................... pag.04 - DESCRIO E CARACTERSTICAS TCNICAS PD MULTIPONTO E UNIPONTO .............. pag.04 - DESCRIO E CARACTERSTICAS TCNICAS PROTETOR MAXIMUS ............................. pag.05 - IDENTIFICATIVO DE LIGAO MDULO / EQUIPAMENTO ............................................ pag.05 - COMPOSIO QUADRO DISTRIBUIDOR 1000W ............................................................ pag.06 - PROCEDIMENTO DE MONTAGEM DE BATERIAS ............................................................. pag.07-10 - ACIONAMENTO DO QUADRO DISTRIBUIDOR 1000W ................................................... pag.10 - EXEMPLO DE APLICAO DA REDE CABEADA UTP ....................................................... pag.11 - CERTIFICADO DE GARANTIA ........................................................................................... pag.12

www.ccn-ind.com.br

pag.02

Manual do usurio

telecom

CUIDADOS BSICOS DE FUNCIONAMENTO E SEGURANA Antes de usar e instalar este sistema, alguns cuidados bsicos de segurana devem ser obedecidos: 1. Antes de utilizar, veri que se o mesmo est em boas condies. 2. No tente reparar ou ajustar o sistema eltrico ou mecnico deste produto, isso acarretar perda da garantia. 3. Veri que a voltagem de sua rede eltrica para ter certeza que a mesma do equipamento. 4. Recomendamos a utilizao de aterramento, tanto para o Quadro distribuidor, como tambm para os PDs ( PONTO DE DISTRIBUIO), isto por motivo de proteo e segurana. 5. Utilize em suas instalaes cabos de boa qualidade e que seja homologado pela ANATEL. 6. Utilizar no mdulo FP1000 e PDs somente fontes chaveadas e extensores de tenso, certi cado CCN. 7. Veri car sempre a crimpagem dos cabos, para no ocorrer problemas de conexes. (Padro T568A) 8. Este produto foi projetado para ser utilizado em ambientes secos.

www.ccn-ind.com.br 01

pag.03

Manual do usurio

FUNCIONAMENTO DA INTERNET VIA CABO UTP Com a grande demanda de transmisso de internet wireless, em muitas localidades existem saturao de frequncias a serem utilizadas para atender este grande mercado promissor de usurios e por outra forma, as instalaes via bra tica ainda no se faz de sua utilizao, na maioria das localidades seu custo/benefcio vivel, assim, foi criado o que poderamos chamar de recurso intermedirio que o SISTEMA DE TRANSMISSO DE INTERNET VIA CABO UTP. Em funo da necessidade e utilizao no sistema de switches para ampli cao e distribuio de dados e no qual os mesmos precisam de alimentao, o sistema precisa transmitir alm de dados tambm energia em um nico cabo de rede UTP, desta forma, foi desenvolvido um quadro distribuidor composto de uma Fonte Primria com funo no break, ponto de distribuio ( PD ) que recebe, separa e transmite dados e energia sobre um nico cabo de rede, alm disto foi somado protees especialmente desenvolvidas para este sistema garantindo segurana a rede e aos usurios.

telecom

DESCRIO E CARACTERSTICAS DO QUADRO DISTRIBUIDOR Composto pelo principal equipamento que o mdulo FP1000, transformador isolador 220V/110V (opcional) disjuntores de proteo de rede eltrica e baterias e tambem banco de baterias, tem como principal funo alimentar a rede UTP ininterruptamente. O mdulo FP 1000 constitudo internamente pelos seguintes equipamentos: FONTE PRIMRIA FP1000: Fonte No Break controlada por microprocessador de ultima gerao e constituda das seguintes caractersticas tcnicas: - Circuito de monitoramento e comutao rede/bateria; - Carregador inteligente de baterias; - Sinalizao sonora e visual de modo rede e bateria; - Proteo de entrada de rede eltrica; - Proteo de banco de baterias descarregado; - Potncia 1000W PONTO DE DISTRIBUIO ( PD ): Com entrada de dados em Megabit e Gigabit composto tambm por 05 sadas para switches e 04 sadas de Ramais para distribuio de dados + energia ao longo da rede, podendo ser alimentado em qualquer ponto da rede por dados em GB, gerando assim uma banda de 100MB por tronco ( 400MB total ). DESCRIO DE FUNCIONAMENTO DOS PDS ( PONTOS DE DISTRIBUIO MULTIPONTO E UNIPONTO): Com caractersticas importantes na composio do projeto da rede cabeada UTP, recebem da rede dados e energia ininterrupta do Mdulo FP 1000, necessrios ao funcionamento do sistema. Com sadas para os switches separam somente dados para serem distribudos aos usurios e ampli cados retornam ao PD para novamente somar a energia e seguir a transmisso da rede aos quatros ramais existentes. Ramais estes com protees individuais contra surtos e indues eltricas decorrentes de descargas atmosfricas, isto em ambos circuitos de dados e energia. Deste modo oferecem segurana ao sistema, aos usurios e operadores, desde que devidamente aterrados. Na concepo de necessidade prtica de instalao e diminuir custos, a CCN TELECOM desenvolveu dois tipos de PDs, sendo o MULTIPONTO, composto de 04 sadas que supri a necessidade de maior nmero de rami caes e entroncamentos e o UNIPONTO, que constitui somente 01 ramal de sada, onde a instalao da rede cabeada se faz necessrio somente um ponto para ampli cao de dados e distribuio usurios pelo switch. Considerando que o cabo UTP possue uma resistncia de 94 Ohms /Km por o, utilizaremos um par para polarizao positiva da energia e um par para o negativo e assim recomendamos a cada passo de 100 metros a instalao de 01 PD e perfazendo 25 saltos ou 2500 metros por ramal.
NOTA: O PD tem como indicao de energia na sada do ramal, a iluminao de seus conectores R1, R2, R3 e R4, se isto no ocorrer por motivo de rompimento de fusvel correspondente, desta forma, o mesmo dever ser substitudo pelo valor exato ( 3A ). O PDs CCN telecom, possuem grande diferencial, possibilita a utilizao de extensores de tenso, criando uma expanso ainda maior no crescimento da rede.

www.ccn-ind.com.br 01

pag.04

Manual do usurio

telecom

PROTETOR ELTRICO MAXIMUS: Especialmente desenvolvido para atender a rea de telecomunicaes, apresenta caractersticas tcnicas especiais que somente neste produto so encontradas, tais como: - Proteo eltrica em modo diferencial e modo comum, com dispositivos de proteo de surtos de fase e neutro para terra e fase e neutro; - Soft start de partida, funo importante na composio de sua caracterstica, onde aciona a rede eltrica no retorno de quedas de energia, somente quando a energia estiver normalizada, absorvendo os picos de tenso provenientes de cargas indutivas ligadas a mesma. - Duplo sensor de corrente de entrada de rede eltrica em fase e neutro, com calibrao pr estabelecida protege e elimina os convencionais fusveis e seus eventuais deslocamentos causados por rompimentos de suas atuaes; - Circuito de centelhamento; - Proteo de sobrecarga e curto-circuito de sada; IDENTIFICAO MDULO FP 1000 (A) Placa de isolamento para alojar equipamento (B) Identi cao rede/bateria atuante (C) Tomada UPS 165VDC (Utilizar somente fonte chaveada) (D) Fusveis de proteo dos ramais (E) Indicativo de ligao mdulo FP1000/Equipamento

A C
B

E
S5 R4
Sada para switch, ativa o ramal 4 Ramal 4 (Dados + Energia) Sada para switch, ativa o ramal 3 Ramal 3 (Dados + Energia) Sada para switch, ativa o ramal 2 Ramal 2 (Dados + Energia) Sada para switch, ativa o ramal 1 Ramal 1 (Dados + Energia)
Sada para switch, entrada de dados
CUIDADO ALTA TENSO

INDICATIVO DE LIGAO MDULO FP1000/EQUIPAMENTO

S4 R3 S3 R2 S2 R1 S1 E2 E1

Entrada GB (Dados) Entrada MB (Dados + Energia)

telecom

Tomada UPS, utilizar somente fonte chaveada

www.ccn-ind.com.br

pag.05

COMPOSIO DO QUADRO DISTRIBUIDOR 1000W

Manual do usurio

telecom

(A) 1 Caixa metalica hermtica (B) 1 Mdulo FP1000 (C) 2 Suportes de baterias (D) 2 Disjuntores bipolares ( Rede e Bateria ) (E) 1 Cablagem positiva (Banco de baterias/disjuntor) (F) 1 Cablagem negativa (Banco de baterias/disjuntor) (G) 1 Cabo de interligao banco superior e inferior de baterias (H) 8 Cabos de interligao (Bateria/bateria) ( I ) Ponto de aterramento (J) Entrada rede eltrica

KIT DE INSTALAO:

- 2 suportes de xao (quadro/poste) - 4 Parafusos, 8 arruelas e 4 porcas - 4 fusveis 3A/20 AG - 1 prensa cabo 1" - 2 velcros para xao de equipamento - 2 abraadeiras grandes - 1 manual do usurio

A I B

D J E

D
F

G C

www.ccn-ind.com.br 01

pag.06

Manual do usurio
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM DE BATERIAS
FORMA DE RECEBIMENTO DO EQUIPAMENTO

telecom

PASSO 1- Montar o prensa cabo e encaixar o Suporte de baterias inferior;

www.ccn-ind.com.br

pag.07

Manual do usurio
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM DE BATERIAS

telecom

PASSO 2 - Colocar 4 baterias no suporte inferior deixando a bateria do centro a ser colocada posteriormente;

PASSO 3 - Colocar a bateria do centro para nalizar o encaixe, aps colocar as baterias fazer a interligao atravs dos cabos.

www.ccn-ind.com.br 01

pag.08

Manual do usurio
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM DE BATERIAS
PASSO 4 - Encaixar o Suporte de baterias superior;

telecom

PASSO 5 - Colocar 4 baterias no suporte superior deixando a bateria do centro a ser colocada posteriormente (PASSO 2);

www.ccn-ind.com.br 01

pag.09

Manual do usurio
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM DE BATERIAS
PASSO 6 - Colocar a bateria do centro para nalizar o encaixe, aps colocar as baterias fazer a interligao atravs dos cabos.

telecom

ACIONAMENTO DO QUADRO DISTRIBUIDOR 1000W

Aps as conexes de energia e aterramento, podemos ligar o quadro pelos disjuntores de rede eltrica e baterias. Atente que o modo rede levar alguns segundos para ser acionado, isto pelo fato do protetor maximus estar analizando a normalidade da rede eltrica.

01 www.ccn-ind.com.br

pag.10

EXEMPLO DE APLICAO REDE CABEADA UTP

Quadro distribuidor 1000W - Quadro Alimentador Primrio com funo No Break proteo automtica (165VDC/6A). Entrada: 110VAC ou 220VAC (opcional) Saida: 4 ramais 165V/6A + dados Alimenta 100 Pds.

telecom

PD UP
telecom

PD UP

www.ccn-ind.com.br
telecom

QUADRO DISTRIBUIDOR 1000W

telecom

PD MP

PD Multiponto - Alimentado pelo Modulo FP1000, distribui a alimentao proveniente para at 4 direes, alimenta at 4 ramais com energia + dados.
telecom

PD UP

PD UP

telecom

PD Uniponto - Alimentado pelo Modulo FP1000, distribui a alimentao proveniente para somente 1 direo, alimenta somente 1 ramal com energia +dados.

pag.11

Distncia mxima de rami cao: 2500m

Manual do usurio

telecom

CERTIFICADO DE GARANTIA SISTEMA DE REDE CABEADA UTP. A CCN TELECOM, atravs deste Certi cado, oferece ao usurio deste Sistema de Rede Cabeada UTP, 12 meses de garantia contra defeitos de fabricao, contados a partir da data de entrega do produto, conforme expresso na Nota Fiscal de Compra. Esta garantia compreende mo-de-obra, reparos e substituio de peas, desde que sejam constatados defeitos de fabricao. Ao necessitar de assistncia tcnica, o cliente dever transportar ou enviar o produto at a empresa, custos de envio ser por conta do cliente, at que seja nalizado o laudo. Caso for detectado problemas de fabricao a empresa assumir todos os custos, para realizao do servio necessrio. obrigatrio a apresentao da Nota Fiscal de Compra. IMPORTANTE: A validade desta garantia est condicionada ao uso do equipamento em condies normais de uso, de acordo com as informaes contidas no "Manual de Instrues" deste produto e tem validade para produtos vendidos no territrio brasileiro. Fica ainda convencionado que esta garantia perder totalmente a validade se ocorrer uma das seguintes hipteses: a) Se o produto for ligado em tenso eltrica diferente da especi cada no produto; b) Descumprimento das instrues constantes no manual do produto tanto quanto ao uso como instalao; c) Se o produto for examinado/reparado por pessoa no autorizada pelo fabricante ou ainda ter sofrido modi caes em seus aspectos originais; d) Se tiverem sido utilizadas peas de reposio no originais. ITENS NO COBERTOS PELA GARANTIA: a) Despesas com instalao do produto; b) Componentes dani cados por queda ou decorrentes de intempries da natureza como relmpagos, por exemplo; c) Deslocamento para atendimentos, uma vez que o produto modular e porttil. A empresa CCN poder cobrar taxa de locomoo, devidamente acordada com o consumidor. ITEM EXCLUIDO DA GARANTIA: - Os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural ou descumprimento das instrues do manual do produto, tais como peas plsticas, pintura, conectores, assim como a mo-de-obra utilizada nessas ocorrncias. OBS.:Devido constante evoluo tecnolgica, a CCN TELECOM reserva-se no direito de alterar o design e as especi caes deste produto sem prvio aviso. CASO VOC VENHA A PRECISAR DOS SERVIOS DE ASSISTNCIA TCNICA, POR FAVOR, CONTATE-NOS: (35)3471-1034 / 3471-7881

Sistema de Qualidade

telecom

www.ccn-ind.com.br 01

pag.12

S-ar putea să vă placă și