Sunteți pe pagina 1din 5

CONFORMAO MECNICA Alterao da forma de um corpo atravs de esforos mecnicos controlados a fim de se obter geometria e dimenses desejadas.

Exemplos: forjamento, laminao, trefilao, calandragem, extruso, embutimento profundo, cisalhamento, dobramento, estiramento, estampagem. CLASSIFICAO TIPO DE ESFORO: Compresso direta a ferramenta de conformao realiza trabalho aplicando fora diretamente sobre o corpo. Ex.: Forjamento, laminao. Compresso indireta a ferramenta de conformao deforma o corpo, mas o corpo que empurrado em direo ferramenta. Ex.: Extruso, trefilao. Trao estiramento de chapas. Flexo/dobramento dobramento e calandragem. Cisalhamento corte de chapas. TEMPERATURA DE TRABALHO: Trabalho mecnico a frio (cold-working) Trabalho abaixo de 0,3 . Ocorre intenso encruamento, devido ausncia de recristalizao. Pode gerar necessidade de tratamento trmico intermedirio para evitar trincas. Mais caro, pela necessidade de equipamentos mais robustos, mas proporciona melhor qualidade superficial e dimensional. Trabalho mecnico a morno (warm-working) Trabalho entre 0,3 e . Facilita deformao por causa do aquecimento, diminuindo a potncia a ser empregada e possibilitando a obteno de geometrias mais complexas e diminuindo a necessidade de tratamentos trmicos como o recozimento. Trabalho mecnico a quente (hot-working) Trabalho acima de . No h encruamento, pois a ocorrncia de recristalizao alivia as tenses internas da microestrutura, possibilitando-se assim o trabalho com materiais frgeis. O produto que sai do trabalho a quente considerado semi-acabado, as deformaes so bem maiores que as usuais do trabalho a frio, a qualidade superficial e dimensional menor, a oxidao intensa. No entanto, as potncias utilizadas so menores que nos trabalhos a frio e a morno. Trabalho isotrmico (isothermal working) Temperaturas da ferramenta e da pea prximas, diminuindo o gradiente trmico. Diminui a vida til da ferramenta. Aplicado a materiais que apresentam dureza a quente (aos rpidos, ligas de titnio e ligas de nquel), que so mais duros ainda a frio.

QUANTO FORMA DO PRODUTO FINAL Chapas, perfis Laminao, estampagem. Tubos, fios Trefilao, extruso.

QUANTO AO TAMANHO DA REGIO DEFORMADA Deformao localizada Laminao, trefilao, extruso. Deformao generalizada Estampagem profunda, forjamento.

QUANTO AO TIPO DE FLUXO DA DEFORMAO Contnuo ou quasi-estacionrio (movimento constante) Laminao, trefilao e extruso a quente. Fluxo intermitente Estampagem e forjamento.

ATRITO Desgasta a ferramenta, aumenta a potncia necessria, dificulta o fluxo de material, aumenta temperatura da pea e da ferramenta, aumentando ainda mais o atrito ao entrar no regime plstico e ao aumentar a ductilidade do material. Usam-se lubrificantes como: Trabalho a frio leos minerais, emulses base dgua e sabes; Trabalho a quente grafite, vidro fundido, leos minerais. POLIGONIZAO Formao de subgros, devido ao acmulo demasiado de discordncias dentro de um gro, que dificulta a movimentao das prprias discordncias e consequentemente dificulta a conformao. ENCRUAMENTO Elevao da resistncia do material a deformao plstica, causado por: Estrutura cristalina: CCC resiste mais que CFC, que resiste mais que HC. E tambm por composio qumica, grau de pureza, orientao dos gros, temperatura e forma e tamanho de gro.

A movimentao de discordncias se torna mais intensa no encruamento, ocorrendo alongamento e orientao de gros em um mesmo sentido e acumulao de discordncias nos contornos de gro e precipitados. Condutividade eltrica e resistncia corroso diminuem, quantidade e densidade de discordncias aumenta. RECRISTALIZAO Recuperao: propriedades mecnicas voltam ao normal, mas a estrutura ainda no se modifica. Eliminao parcial das discordncias, poligonizao. Recristalizao: absoro dos gros deformados e nucleao de novos cristais. Consequente recuperao de todas as propriedades. Crescimento de gro: aumento do tamanho e diminuio do nmero de gros. Constitui-se numa etapa indesejvel, pois diminui a resistncia mecnica do material. Fatores que afetam a intensidade de recristalizao: composio qumica, grau de encruamento e tamanho de gro inicial, assim como temperatura e tempo de permanncia na temperatura. TEXTURA Orientao preferencial dos planos cristalogrficos na direo de maior deformao. Evidencia variaes no mdulo de elasticidade, limite de escoamento, elongao e outras propriedades relacionadas deformao. Depende principalmente da estrutura cristalina, dado que a orientao preferencial dos planos cristalogrficos de mais fcil deslizamento intrnseca a cada estrutura. Material texturizado apresenta anisotropia, dado que as propriedades mecnicas variam de acordo com a direo analisada. A textura revelada por difrao de raios-x. Fatores que afetam: composio qumica, estrutura cristalina (principal), grau de deformao, temperatura de trabalho, textura prvia. Estrutura CFC resiste mais formao de textura que HC. Aplicao: transformadores de energia, j que a orientao preferencial da estrutura cristalina afeta propriedades como a condutividade eltrica. Chapas reforadas por texturizao so utilizadas para diminuir a perda de energia por conduo. Contudo, pode ser uma situao desvantajosa no caso do embutimento profundo, por exemplo, pois o reforo em uma direo pode facilitar o surgimento de orelhas em chapas embutidas. LAMINAO O que movimenta a pea o atrito.

Laminao a quente: grandes deformaes, produtos semi-acabados, recristalizao, baixa preciso dimensional e baixo acabamento superficial, intensa oxidao, aplicada a lingotes fundidos, placas e tarugos. Laminao a frio: matria-prima so os produtos laminados a quente, deformaes menores, acabamento melhor, preciso dimensional maior, temperaturas mais baixas, encruamento, tratamentos trmicos intermedirios, melhores propriedades mecnicas.

TERMINOLOGIA Seo quadrada: bloco Seo retangular: tarugo (bloco reduzido), placa, chapa. Folha, chapa fina, tira laminada: chapa mais fina.

LAMINADORES Duo: Mais comum, movimento em sentido nico. Duo reversvel: Duo com movimento nos dois sentidos. Trio: Cilindros superior e inferior movidos por motor. Cilindro central movido por atrito. Qudruo: Utiliza quatro cilindros, sendo que dois menores so movidos por motores e dois maiores apenas servem de apoio para evitar curvamento dos cilindros menores, que se desgastam mais facilmente. A potncia empregada diminuda consideravelmente ao ser aplicada aos cilindros menores. Agrupado: Mais cilindros de apoio (2 para cada). Diminui ainda mais a potncia empregada por poderem ser utilizados cilindros de menor dimetro. Mandrilador: Utilizado na fabricao de tubos, permite grande variedade de dimetros. Cilindros de laminao so as partes mais importantes de um laminador. Podem ser ranhurados, de superfcie cilndrica ou possuir dimetro suavemente varivel ao longo do comprimento. Para a laminao primria, de desbaste, so utilizados cilindros mais robustos, com maior resistncia mecnica, para suportarem os intensos esforos que acompanham as grandes deformaes. Ex.: aos-carbono e aos ligados. Para a laminao de acabamento, exigida apenas dureza superficial, essencial para a obteno da preciso desejada na pea. Ex.: ferros fundidos. Para a laminao intermediria, utilizam-se ferramentas de aos ligados e de ferros fundidos.

FORAS Atrito: Decresce linearmente at o ponto neutro, onde nulo, e procede com inverso de sentido e mdulo linearmente crescente. a favor do movimento entre os pontos A e C, e contra o movimento de C a B. O esforo principal o esforo de compresso, que cresce do ponto A do arco de contato (de angulao chamada ngulo de laminao ou de ataque, que possui valor mnimo chamado ngulo de mordida) at o ponto C, onde atinge seu valor mximo, em razo de as velocidades da pea e dos cilindros se igualarem, fazendo com que o atrito seja nulo e possibilitando que a potncia empregada seja aplicada integralmente para comprimir a pea. Do ponto C, a fora de compresso decresce, a pea cresce em comprimento mais rapidamente que os cilindros giram, e o esforo de compresso decresce at o ponto final de contato B, onde a compresso mais intensa que em A. A tangente do ngulo de laminao menor ou igual ao coeficiente de atrito dinmico, que mais alto na laminao a quente. DEFEITOS De produtos semi-acabados: Nervuras laterais, trincas (mais graves), colarinhos, tores. De produtos acabados: Cascas, carepas, marcas de cilindros, ferrugem, encurvamento, retorcimento.

S-ar putea să vă placă și