Sunteți pe pagina 1din 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA - UVA

Curso de Engenharia Civil


Disciplina: Geomecnica

Extrado do livro: Geologia Geral, Viktor Leinz & Srgio Estanislau do Amaral, Cia Editora Nacional, 6. Edio, 1975, cap. II.

MINERAIS E ROCHAS

SUMRIO
1 - GENERALIDADES.................................................................................................... 2 1.1 Mineral ............................................................................................................ 2 1.2 Rocha ............................................................................................................. 2 2 - MINERAIS .............................................................................................................. 2 2.1 Propriedades fsicas dos minerais................................................................... 2 2.2 Propriedades pticas........................... ........................................................... 4 2.3 Propriedades qumicas dos minerais:.............................................................. 5 2.4 Os principais minerais. .................................................................................... 6 3 - ROCHAS .............................................................................................................. 10 3.1 Rochas magmticas, ou gneas. .................. ................................................. 10 3.2 Rochas sedimentares.................................................................................... 16 3.3 Rochas metamrficas.................................................................................... 20 BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................... 23

MINERAIS E ROCHAS

1 - Generalidades
A crosta terrestre formada essencialmente de rochas, cujos constituintes so na maioria das vezes os minerais, podendo tambm os constituir-se dos chamados mineralides, como o vidro vulcnico, o carvo ou outros compostos de origem orgnica .

1.1 Mineral um elemento ou um composto qumico, via de regra,


resultante de processo orgnico de composio qumica geralmente defendia e encontrado naturalmente na crosta terrestre. Os minerais em geral, so slidos. Somente a gua e o mercrio se encontram no estado lquido, em condies normais de presso e temperatura.

1.2 Rocha um agregado natural formado de um ou mais minerais (podendo eventualmente tratar-se de um vidro vulcnico), que constitui parte essencialmente da crosta terrestre e nitidamente individualizado. Por isso, as rochas ocorrem em extenses considerveis na crosta terrestre, podendo, na maioria das vezes, ser representada em mapas geolgicos. So elas nitidamente individualizadas, porque os minerais se agregam obedecendo as leis fsicas, qumicas ou fsico qumicas, dependendo das situaes em que se formam esta ou aquela rocha. Esta agregao, portanto, no se da ao acaso. No necessrio que a rocha seja consolidada. As areias, as argilas, etc., desde que representem corpos independentes, individualizados e extensos, so considerados rochas.

2 - Minerais
2.1 Propriedades fsicas dos minerais
Estrutura - Quase todos os minerais ocorrem no estado cristalino, no qual os tomos ou agrupamento de tomos so dispostos regularmente, segundo sistemas fsicos e constantes, ou seja, conservando-se invariveis as distncias entre os tomos que se repetem, numa linha, assim como as fileiras dos tomos e ou entre os planos formados pelas fileiras e com planares. Assim, os tomos no cristal de halita (sal de cozinha) so organizados de modo tal, que os iontes positivos de Na e os negativos de Cl se acham dispostos em uma rede cbica (Fig.1-1)
FIG. 1-1 Estrutura do cloreto de sdio. esquerda observa-se a disposio cbica alternada dos iontes de cloro e sdio, e direita a mesma configurao, estando representados os dimetros atmicos relativos dos dois iontes (seg. Gilluly et al.).

Tambm, para quase todos os outros minerais, se conseguiu determinar sua rede cristalina prpria. Outra propriedade fsica que funo da estrutura cristalina a forma do cristal. Dependendo das distncias entre os tomos ou grupos de tomos nas trs

direes fazem entre si, os cristais so subdivididos em sete sistemas cristalinos: cbico, tetragonal, trigonal, hexagonal, rmbico, monoclnico e triclnico. CLIVAGEM - a propriedade que tem uma substncia cristalina em dividirse em planos paralelos. Ela se d graas estrutura ntima do respectivo mineral. Pode ocorrer uma clivagem segundo uma ou mais direes. Assim, a mica possui apenas uma direo, enquanto que a galena se cliva segundo trs planos perpendiculares entre si, formando um slido de clivagem de forma cbica. Fala-se em clivagem excelente ou proeminente no caso da mica, gipsita, etc. Neste caso, a clivagem a clivagem realiza-se com tal facilidade, que as lminas paralelas do mineral se destacam sob presso da unha ou da lmina de um canivete. A clivagem perfeita quando realiza sob uma ligeira percusso de um pequeno martelo, como no caso da galena, calcita, ou feldspato. distinta e indistinta como no caso da apatita, onde difcil distinguir-se a fase onde se deu a clivagem das regies simplesmente fraturadas. Um mineral sem clivagem apresenta fratura, que pode ser conchoidal (quartzo, vidro), terrosa (ocre), granular (magnetita) ou fibrosa (limonita). DUREZA - Significa a resistncia que um mineral oferece penetrao de uma ponta aguda que tentar riscar o mineral. Esta ponta aguda poder ou no riscar o mineral. Riscando o sulco poder ser profundo e bem ntido se o mineral tiver pouca dureza. Esta ponta tanto pode ser de ao ou vidro, como pode ser de outro mineral qualquer. Para a comparao da dureza dos diferentes minerais usa-se uma escala relativa, segundo MOHS, na qual os intervalos no obedecem proporcionalidade dos nmeros, que simplesmente ordenam os minerais. Assim, o mineral mais duro, o diamante (dureza 10), de fato 140 vezes mais duro que o corndon (dureza 9). A escala de MOHS, muito usual na prtica , a seguinte: 1-Talco 6-Ortoclssico 2-Gipsita 7-Quartzo 3-Calcita 8-Topzio 4-Fluorita 9-Corndon 5-Apatita 10-Diamante A unha humana consegue riscar minerais de dureza 1 e 2; o ao comum e o vidro riscam at 5, inclusive. de 6 e7 riscam e os de 8 e a 10 cortam o vidro. Diz-se que um mineral possui dureza 5 quando este risca um de dureza 4, mas deixa-se riscar por um de 6. Minerais da mesma dureza riscam-se mutuamente, mas de maneira fraca. PESO ESPECFICO - o nmero que indica quantas vezes um certo volume de mineral mais pesado do que um mesmo volume de gua destilada temperatura de 4C. Densidade assim o peso expresso em gramas de 1 cm cbico de mineral. Densidade de alguns minerais: halita 2,2; quartzo 2,65; calcita 2,75; galena 7,5; ferro 7,3-7,9; mercrio 13,6; ouro 19,4 . A maioria dos minerais formados das rochas possui uma densidade de 2,5 a 4,0, e os minerais de minrios de 4 a 7,5.

2.2 Propriedades pticas - As principais propriedades pticas so: brilho


e cor.

BRILHO - a capacidade de reflexo da luz incidente. Assim no diamante,17% da luz incidente na perpendicular so refletidas no vidro adentro, sendo esta a causa da menor brilho no vidro e maior no diamante. Distingue-se

brilho metlico ocorrendo apenas nos minerais no transparentes opacos, como por exemplo, pirita, galena e muitos outros. O brilho no-metlico peculiar aos minerais transparentes e translcidos, como brilho adamantino, vtreo, etc. COR - A cor dos minerais um carter importante na sua determinao. A cor depende da absoro seletiva da luz, restando uma frao transmitida e outra refletida. Assim, por exemplo, um mineral que apresenta cor verde absorve todos os comprimentos de onda do aspecto com exceo daqueles que, associados, do sensao de verde. WEGENER considera como fundamentais as seguintes cores dos minerais: branco, cinzento, azul, verde, amarelo, vermelho e castanho. Deve-se assinalar, entretanto, que ocorrem nos minerais tonalidades de cor, das quais so citadas as seguintes: a) Entre as cores dos minerais metlicos citamos: Vermelho - ex. cobre nativo Amarelo - ex. pirita, ouro, calcopirita. Branco-argnteo - ex. prata nativa Branco-acinzentado - ex. galena, arsenopirita. Preto-acinzentado- ex. cassiterita, hematita, esfaletita. b) Entre as cores de minerais no-metlicos: Azul - ex. augita, biotita, anfiblio, piroxnio. Azul - ex. lazulita. Azul-da-Prssia - ex. cianita Verde-esmeralda - ex. esmeralda Amarelo-citrino - ex. enxofre Amarelo - ex. topzio Vermelho-escarlate - ex. cinbrio Vermelho-acastanhado - ex. limonita Castanho-avermelhado - ex. zirco, etc. A cor dos minerais, especialmente dos que apresenta brilho metlico, deve ser sempre observada na fratura fresca, pois em geral sua superfcie, exposta ao ar, se transforma, formando-se pelculas de alterao, muitas vezes com cores vivas de iridescncia, como comum na calcopirita e vrios outros minerais. Entre os minerais, de brilho no-metlico deve-se distinguir os idiocromticos, isto , de cor prpria, constante, que dependem da composio qumica, como o enxofre (amarelo) azurita (azul), etc., e os alocromticos. Isto , de cor varivel com a composio qumica ou com a presena de impurezas. So chamados acrbicosos minerais incolores quando puros, podendo entre tanto apresentar coloraes diversas, ou pela presena de impurezas diversas. Como exemplo tpico citaremos: Fluorita: incolor, amarela, rsea, verde ou violeta. Turmalina: incolor (acrota), rsea (rubelita), verde (esmeralda do Brasil), azul ou preta. Berilo: incolor, verde (esmeralda), azul-esverdeado ou azul (gua marinha), amarelo (heliodoro) e rseo (morganita). Quartzo: incolor (cristal de rocha), amarelo (q. citrino), rseo (q. rseo), verde (q. prasio), violeta (q ametista), etc.

Propriedades qumicas dos minerais: Os minerais podem consistir de apenas


um elemento qumico, como ouro, diamante, grafita, enxofre, etc., ou de vrios passando a ser compostos qumicos, podendo ser expresso na sua frmula qumica. Esta representa a relao numrica dos elementos do mineral, como, por

exemplo, a pirita, FeS2 que significa um tomo de ferro e dois tomos de enxofre, ou de quartzo, SiO2 com um de silcio e dois de oxignio. Existem certas relaes entre a forma cristalina e a composio qumica, chamadas polimorfismo e isomorfismo. Polimorfismo (do grego poli, muito e morph, forma) a propriedade do mineral do ser polimorfo, isto , quando diferentes minerais possuem a mesma composio qumica, mas formas cristalinas diferentes, tendo, portanto, muitas outras propriedades fsicas e qumicas diferentes tambm, por que estas dependem da forma cristalina do mineral. O exemplo clssico o do carbnio, que pode cristalizar-se sob a forma de diamante ou de grafita. Ambos possuem propriedades fsicas e qumicas completamente diferentes. Outro exemplo o de carbonato de clcio CaCO3, que ocorre como calcita e aragonita. Neste caso as diferenas no so to mar cantes como no exemplo anterior. De outro lado fala-se em isomorfismo (isos, igual), quando vrios minerais possuem uma composio qumica diferente, mas anloga, cristalizando, todavia, na mesma (ou similar) forma. A forma dos cristais apresenta ligeiras diferenas, porm a estrutura cristalina da mesma natureza. O grupo de minerais mais comuns no globo terrestre, os feldspatos, apresenta compostos isomorfos quando se trata dos plagioclsios, minerais do grupo dos feldspatos.

2.4 Os principais minerais. Apresentaremos apenas uma pequena coletnea, dos principais minerais, dando destaque aqueles que formam as rochas mais comuns da crosta. A seguir descreveremos brevemente alguns minerais de importncia econmica, mas que no so formadores de rochas, apesar de serem relativamente abundante na litosfera. O mais importante dos minerais o feldspato, que perfaz ao redor de 60% da totalidade dos minerais. A seguir, os anfiblios e piroxnios, que perfazem 17%. O quartzo 12%, e as micas, 4%. Os demais ocorrem em quantidades subordinadas, na maioria dos casos. Devem ser citados pela sua importncia petrogrficas e ocasionalmente econmica os seguintes minerais: apatita, olivina, magnetita, granada, turmalina, clorita, ilmenita, nefelina, zirconita, monazita, e muitos outros, quase sempre em quantidades subordinadas nas rochas gneas formadores de litosfera.
Feldspatos Formam o grupo mais importante como constituintes das rochas. So translcidos ou opacos e podem apresentar cristais mistos de trs componentes: feldspato potssio, sdico e calcico. Piroxnios e anfiblios So minerais de aparncia muito similar. So prismticos ou granulares, de cor quase preta, com clivagem segundo 2 planos, que so entre se quase perpendiculares nos piroxnios e oblquos nos anfiblios. Quartzo SiO2 Cor branca ou incolor, mas tambm em inmeras outras variedades, como roxo, amarelo, vermelho, preto, etc. Brilho vtreo, transparente ou opaco. Dureza 7. Densidade 2,65, fratura conchide. Ocorre como diversas variedades, sob diferentes nomes. Trata-se de um mineral bastante comum no Brasil. Cristal de rocha: incolor transparente e bem cristalizado, usado na telecomunicao: ametista, transparente, roxo: citrino: transparente, amarelo: quartzo rseo : translcida e fibrosa: gata: uma variedade de calcednia bandeada. Ocorre como mineral mais comum na superfcie do globo terrestre, entre as rochas sedimentares, graas sua alta resistncia qumica e fsica. Nas rochas granticas o quartzo um mineral de fcil reconhecimento, pois se assemelha ao vidro quebrado. Como no tem clivagem, quebra-se com uma

superfcie irregular, abaulada. Caracteriza-se tambm pela sua dureza elevada (ver escala de MOHS). Ocorre tambm em rochas metamrficas, magmticas e em veeiros. usado como matria prima no fabrico de vidro, abrasivos, refratrios, etc. Micas Trata-se de um grupo de minerais caracterizados por uma tima clivagem laminar e boa elasticidade. Distinguem-se 2 variedades principais: Clorita Silicato de Fe, Mg e Al de cor esverdeada, verde escura ou amarelada. Dureza 2 a 2.5, densidade 2,6 a 2,8. Olivina (Mg, Fe) 2 SiO4. Chamado tambm peridoto. Granada um grupo de minerais de composio variada, como por exemplo. Nefelina NaAlSiO4, contendo tambm sempre potssio na sua composio. Turmalina um mineral comum nas rochas gneas quartzosas (granitos e pegmatitos), bem como em muitas rochas metamrficas. um silicato de boro e alumnio, podendo conter Mg, Fe, Ca e F. Caracteriza-se pela sua dureza elevada (risca o vidro), fratura conchoidal e forma prismtica alongada. Sua seo transversal muitas vezes triangular. A colorao varivel, podendo ser preta, verde, vermelha ou azul. Distinguem-se dos anfiblios ou piroxnios pela ausncia de clivagem e pela seo triangular ou hexagonal. Calcita CaCO3 Cor branca, rsea, cinza, amarela, opaca, raramente incolor (espato-de-islandia), brilho vtreo, dureza 3, densidade 2,7.tima clivagem segundo 3 planos, dando romboedros. Pode possuir aspecto terroso ou apresentar-se como agregados cristalizados, ou ainda como cristais isolados. Efervesce com HCl. Ocorre como um dos minerais mais comuns em numerosos sedimentos, assim como em rochas metamrficas (trata-se do mineral que forma mrmores), veios e como produto d e alterao de diversos minerais. Importante matria prima para cimento, cal, fundente, corretivo para acidez do solo, etc. Dolomita CaMg (CO3)2 Cor branca, cinza-amarelada, brilho vtreo, dureza 3,5, densidade 2,85. tima clivagem segundo 3 planos formando romboedros. Distinguvel da calcita pela pequena ou nenhuma efervescncia com HCl a frio. Ferve com HCl quente. Apresenta-se como agregados terrosos e cristalinos. Ocorre em sedimentos, rochas metamrficas e veios. Usada para fabricao do cal, ou como corretivo de acidez do solo. Gipsita CaSO4. 2H2O cor branca, brilho vtreo e sedoso, dureza 2, densidade 2,3. Clivagem perfeita segundo 1 plano. Forma agregados fibrosos, laminares. Ocorre em sedimentos. usada na fabricao de gesso e incorporada ao cimento na proporo de 2%. Caulim Al2O3. 2SiO2. 2H2O Cor branca ou ligeiramente amarelada, dureza 2, densidade 2,6. Clivagem boa, escamoso, lamelar ou terroso. Ocorre como produto mais comum de decomposio dos feldspatos, em veio ou em sedimentos. Usado como matria prima de porcelana. Magnetita Fe3O4 (72% Fe) Cor preta, brilho metlico, trao preto,

dureza 6, densidade 5,1, fortemente magntica, granular ou octadrica. Frequentemente alterada em hematita (martita). Hematita (do grego haima, sangue) Fe2O3 (70% Fe) Cor preta e cinzaescura, brilho metlico, s vezes brilhante ( variedade especularita), trao vermelho sanguneo. Dureza 5,5 a 6,5. Densidade mais ou menos 5. Granular, compacta ou miccea. Limonita (do grego leimon, prado) Fe2O3+nH2O (cerca de 60% de Fe) Cor castanha e preta, brilho metlico ou sub-metli co, traado amarelo castanho. Pirita (do grego pyr, fogo) FeS2 (46,6% Fe e 53,4% S) Cor amarelodourado, trao preto, dureza 6 a 6.5, densidade 4.9 a 5.1. Cristaliza-se em cubos ou forma mais granulares. Calcopirita (do grego chalcs, cobre) CuFeS2 (35% Cu, 30% Fe e 35% S) Cor amarelo-dourada, brilho metlico, trao preto esverdeado, dureza 3,5 a 4, densidade 4,2. . Galena PbS (86,5% Pb, 13,5%S) Cor branco-chumbo, brilho metlico trao cinza preta, dureza 2,5, densidade 7,5. tima clivagem cbicos agregados.Associa-se comumente blenda. Trata-se do mais importante minrio de chumbo. Blenda ou Esfalerita ZnS (67% Zn e 33%S) - Contm frequentemente ferro. Cor castanha, amarela ou preto-aveludada. Brilho adamantino resinoso, trao amarelo-castanho, dureza 3,5 a 4, densidade 3,9 e 4,2, clivagem boa segundo 3 planos. Ocorre em files com galena e pirita. o mais importante minrio de zinco.

3 - Rochas
A crosta terrestre constituda essencialmente de rochas. So elas, juntamente com os fsseis, os elementos que o gelogo usa para decifrar os fenmenos geolgicos atuais e do passado. A Petrografia ou Petrologia, ramo da cincia geolgica dedica-se ao estudo das rochas, da sua constituio, origem e classificao. Repetiremos, aqui, que a rocha por definio um agregado natural formado por um ou mais minerais (inclusive vidro vulcnico e matria orgnica) que constitui uma parte essencial da crosta terrestre. De acordo com a sua origem, distingue-se 3 grandes grupos, tais como: rochas magmticas e rochas metamrficas.

3.1 Rochas magmticas, ou gneas. Provm da consolidao do magma


e so por isso de origem primria. Delas se deveriam por processos vrios as rochas sedimentares e metamrficas

Uma rocha magmtica expressa as condies geolgica s em que se formou, graas a sua textura. A textura diz principalmente do tamanho e da disposio dos minerais que constituem a rocha, enquanto que a natureza mineralgica dos cristais ou mesmo vidro, se for o caso, diz da composio qumica aproximada do magma. Dizemos aqui aproximadas por que os magmas geralmente possuem elementos volteis que escapam durante o processo de consolidao, sem formar minerais nos mesmo locais, e, sim, em zonas mais afastadas da rocha que se consolidou. Condies geolgicas. A condio geolgica que interfere na textura das rochas gneas obedece ao seguinte: o magma pode consolidar-se dentro da crosta terrestre, a vrios quilmetros de profundidade, formando as chamadas rochas intrusivas, ou plutnicas, ou abissais. O resfriamento ocorre de forma lenta,

dando a possibilidade de os cristais desenvolveram-se sucessivamente e formando uma textura eqigranular. A rocha intrusiva constituda de minerais cristalizados, como, por exemplo, as rochas granticas. Por outro lado, em outras condies geolgicas, o magma pode extravasar na superfcie formando rochas extorsivas ou vulcnicas ou efusivas, das quais varias modalidades podem ocorrer. Assim, se o magma passa bruscamente do estado lquido para o estado slido, forma-se a textura vtrea, pelo fato de no haver tempo suficiente para dar-se a cristalizao dos minerais. Comumente ocorrem pequenssimos cristais esparsos pela massa vtrea, que representam o inicio da cristalizao de alguns minerais que no tiveram o devido tempo para se desenvolver pela consolidao rpida da lava. Se j houver um inicio de cristalizao no interior das cmaras onde se acha o magma, estes cristais em vias de formao sero arrastadas para a superfcie pelo magma ainda em estado de fuso. Quando atinge a superfcie, a lava consolida-se rapidamente, graas queda brusca de temperatura, e, como resultado, teremos uma textura porfiritica. Esta caracteriza-se pelos cristais bem formados, chamados fenocristais, que so os cristais intratelricos, nadando numa massa vtrea ou de granulao fina, denominada massa fundamental, que foi consolidada rapidamente, nas condies de superfcie. Esta massa fundamental pode ser de carter afanitico, no se podendo distinguir seus constituintes vista desarmada, ou pode ser vtrea. (Fig. 1-3B.)
Fig. 1-3 Alguns tipos mais comuns de textura. A textura eqigranular (hipautomrfica granular), caracterstica das rochas grantica ou qualquer outra formada em profundidade. Todos os minerais acham-se bem desenvolvidos, alguns bem cristalizados (os primeiros a serem formados), como apatita, zirconita e titanita, e outros ocupando os intestcios por serem os ltimos a serem cristalizados. B textura porfiritica, pelicular s rochas gneas hipabissais e algumas efusivas, textura esta caracterizada pela existncia de cristais bem formados intratelricos, denominados fenocristais, esparsos na matriz ou massa fundamental, que se solidifica rapidamente, formando cristais macroscpicos ou vidro vulcnico (se for uma lava) ou ambos misturados.

C textura orientada, peculiar maioria das rocha s metamrficas. A muscovita acha-se orientada com o maior comprimento perpendicular direo dos esforos. Entre a muscovita ocorre o quartzo com contornos suturados. Os cristais maiores de granada so denominados porfiroblastos, que crescem em meio slido, sem ter havido uma fuso prvia. D textura clstica, na qual as partculas so desagregadas, transportadas e depositadas. Posteriormente podem ser cimentadas, endurecendo a rocha. No presente caso acha-se representado o arenito Botucatu, de carter elico, caracterizado pela boa seleo dos tamanho e bom arredondamento dos gros de quartzo. Estes so cimentados por calcednia fib rosa, originada do magma basltico que se derramou sobreos antigos desertos trissicos do Brasil Meridional.

Em certos casos d-se o desprendimento de gases contidos na lava, sob a

forma de bolhas, que podem ser retidas com a consolidao da lava, resultando a chamada textura vesicular ou esponjosa. Entre os dois tipos citados, de rochas magmticas abissais com textura granular de rochas efusivas com textura porfiritica ou vtrea, ocorre um grupo intermedirio de rochas magmticas, chamadas hipabissais. Formam-se em condies geolgicas quase superficiais e ocorrem normalmente em forma de dique ou sil. Sua textura geralmente microcristalina ou afantica, podendo possuir fenocristais bem desenvolvidos junto massa fundamental, tambm denominada matriz. A granulao das rochas magmticas muito varivel, podendo ter os minerais, desde decmetros de tamanho at frao de milmetro. Quando os minerais so de tamanho tal que a vista desarmada no consiga distingui-los, a textura denominada afantica (do grego a, negao e phaneros, visvel). Pode ser eqigranular ou porfiritica, sendo que o tamanho dos cristais depende normalmente da velocidade da cristalizao, que por sua vez depende da velocidade do resfriamento, e da viscosidade do magma. Esta, por sua vez, depende do contedo de gases ou outros elementos volteis e tambm da composio qumica do magma (vide Vulcanismo). Se o magma for de tal forma rico em gases e elementos volteis, tornando- se por isso muito fluido , possuir uma grande mobilidade, o que permitir o desenvolvimento de cristais de grande porte, s vezes de vrios metros de tamanho. Estas rochas recebem o nome de pegmatito. A composio mineralgica das rochas outra caracterstica altamente conspcua. So relativamente poucos os minerais que se tomam parte na constituio essencial de uma rocha. D-se a estes o nome de minerais essenciais, pois servem para definir, caracterizar uma determinada rocha magmtica. Na maioria das vezes so apenas 2 ou 3 os minerais essenciais. Os demais, porventura existentes, podem ainda ocorrer, mas em quantidades to pequenas que so por isso chamados minerais acessrios. Estes no so necessrios para a classificao das rochas. Os principais minerais essenciais so: feldspato, quartzo, anfiblio-piroxnio, olivina, muscovita, biotita e nefelina. Estes minerais podem ocorrer em quantidades variveis, ora predominando um ora outro, como podem, eventualmente, no existir n uma determinada rocha. A fim de se designarem as propores aproximadas dos minerais que entram na constituio de uma rocha, aplicam-se os termos leucocrtico, melanocrtico e mesocrtico. Diz-se que uma rocha leucocrtica (do grego leukos, branco e kratein, dominar) quando rica em minerais claros, como feldspato, quartzo ou muscovita. melanocrtico (do grego melanos, preto) se predominarem (mais de 60%) os minerais escuros, como biotita, anfiblio, piroxnio ou olivina. Mesocrtico a rocha intermediaria, possuindo entre 30 e 60% de minerais escuros. A composio qumica aproximada de uma rocha magmtica pode ser expressa pelo seu teor em SioO2, no somente sob a forma de quartzo (que pode no ocorrer na rocha), mas tambm combinado, formando os silicatos, que tomam parte na composio de praticamente todas as rochas magmticas, com rarssimas excees. O teor em SiO2 pode ser determinado diretamente, por mtodos qumicos, ou indiretamente, em funo de presena ou ausncia de minerais contendo SiO2 como, por exemplo, o quartzo. Assim, fala-se em rochas acidas quando os teores em SiO2 forem superiores a 65%. Neste caso a quantidade de SiO2 tal, que forma os silicatos e ainda sobra, sendo esta sobra cristalizada sob a forma de quartzo. Fala-se em rochas neutras quando o teor em SiO2 de 65 a 52% (pouco ou nenhum quartzo) bsica quando o SiO2 ocorre na proporo de 52 a 45%. Neste caso, h ausncia de quartzo. Deve ser frisado que o termo cido, bsico ou neutro, absolutamente nada tem a ver com os respectivos caracteres qumicos. Lanando mo de todos estes critrios podemos usar o quadro acima para as principais rochas magmticas. A fim de dar uma idia aproximada do aspecto macroscpico das principais

rochas, passaremos a descrever os tipos mais comuns de rochas plutnicas, comeando com as de textura eqigranular.

Principais rochas magmticas segundo a composio mineralgica, textura e teor em SiO2. cidas Subcidas a Ultrabsicas Bsicas (com quartzo) SiO2 entre 52% SiO2<45% SiO2>65% neutras (sem quartzo) e 45% SiO2 entre 65% e 52%

Granito a rocha magmtica mais comum de todas, ocorrendo juntamente com os gnaisses no embasamento cristalino, que constitui o substrato da crosta silica que forma os blocos continentais. No Brasil, a serra da Mantiqueira, a Serra do Mar as serras que nos separam das Guianas so formadas por estas rochas, s para citar alguns exemplos. Ocorre com diversas cores: cinza-clara a cinza bem escura, amarelada, rsea ou vermelha. A variao de cor provem, normalmente, da cor do feldspato, que o mineral mais freqente nos granitos. Compe-se de ortoclsio, em predominncia, quartzo freqente e plagioclsio sdico comum. Contem ainda biotita ou muscovita e anfiblio, mais comumente a hornblenda. Trata-se de rochas leucocrtica. A granulao pode variar de milimtrica a centimtrica. Como minerais acessrios podem ocorrer ainda a zirconita, turmalina, fluorita, apatita, rutilo ou hematita. Sienito Cor de cinza at branco, podendo mostrar tons azulados. Predomina o feldspato alcalino, contendo ainda biotita, anfiblio ou piroxnio. leucocrtica e eqigranular, sendo a granulao entre milimtrica e centimtrica. Pode conter nefelina. Diorito Cinza escuro, muitas vezes de aparncia mosqueada. Contm plagioclsios sdicos-clcicos e minerais escuros (anfiblio, piroxnio ou biotita) em propores similares. Textura eqigranular e mesocrtica. Gabro - Cor preta ou verde escura, melanocrtico, textura e qigranular. Compe-se essencialmente de piroxnio em predominncia e de plagioclsio clcico. Pode ocorrer s vezes a olivina ou anfiblio. Fcil de confundir-se com diabsio, que em geralmente possui granulao milimtrica e o gabro maior que milimtrica. Peridotito uma rocha melanocrtica, constituda essencialmente de olivina, contendo frequentemente magnetita. Textura granular, cor preta, s vezes esverdeada. Jacupiranguito Rocha melanocrtica, constituda de piroxnio predominante e magnetita (titanfera). Granular, de cor preta. Decompe-se com facilidade. Nome introduzido por DERBY em 1891, de Jacupiranga, Estado de So Paulo, onde ocorre esta rocha.

Principais rochas hipabissais:


Granito-Prfiro, sienito-prfiro e Diorito-Prfiro .

Diabsio. Tinguto. Rilito . Obsidiana. Traquito e Foblito Andesito. Basalto uma rocha efusiva mais comum. A textura microcristalina, vtrea ou porfirtica. Pode ser s vezes altamente vesicular. Sua cor geralmente preta, podendo s vezes ser cinza-escura ou castanha, sendo sempre melanocrtica. Fenocristais de plagioclsio clcico e de piroxnio (s vezes olivina) so comuns numa matriz afantica. No s basaltos vesiculares d-se, muito frequentemente, o preenchimento das vesculas, formando amgdalas, que podem constituir-se de gata, quartzo, zelitos, ou diversos outros minerais, que resultam dos ltimos fluxos do magma recm-consolidado, que, escapando pela rocha, foram formar-se nos seus espaos vazios. Belos cristais de quartzo-ametista so explorados no Rio Grande do Sul, no interior de grandes amgdas, ocas por dentro e atapetadas internamente por cristais de quartzo-ametista.

3.2 Rochas sedimentares. As rochas sedimentares no senso estrito so aquelas formadas a partir do material originado da destruio erosiva de qualquer tipo de rocha, material este que dever ser transportado e posteriormente depositado ou precipitado em um dos muitos ambientes de sedimentao da superfcie do globo terrestre. No senso lato incluem tambm qualquer material proveniente das atividades biolgicas. O critrio da classificao das rochas sedimentares segue vrios princpios, normalmente combinados entre si, como o ambiente, o tipo de sedimentao, constituio mineralgica ou tamanho das partculas. Segundo este ltimo, passemos descrio de algumas das principais rochas sedimentares.
Sedimento clsticos ou mecnicos: so os formados de fragmento de rochas preexistentes (Fig. 1-3D). Distinguem-se: macroclsticos (psefitos e psamitos, do grego psephis, seixo e psamos, areia) e microclsticos (pelitos, do grego pelos lamas). Os psefitos constituem-se de seixos, isto , gros, maiores que os de areia; os psamitos, de gro do tamanho do s de areia e os pelitos, de gro do tamanho dos de slite e argila (Fig. 1-4). Os autores distinguem-se diferentes subdivises, baseadas nas dimenses que se encontram em predominncia nas partculas.

Citamos os dois autores mais seguidos: Dimetro (mm) WENTWORTH Mataco >256 64-256 Bloco Seixo 4-64 2-4 Grnulo Areia Grossa -2 1/16-1/4 Areia Fina 1/256-1/16 Silte <1/256 Argila Dimetro (mm) ATTERBERG 200 20 - 200 2 - 20 0,2-2 0,02-0,2 0,002-0,02 0,002

Os sedimentos clsticos podem ser constitudos de uma s classe granulomtrica como, por exemplo, areia fina ou cascalho grosso. Muito comumente um sedimento pode apresentar muitas classes misturadas nas mais variadas propores. A classificao do sedimento, neste caso, deve basear-se na medida ponderal de cada classe, o que se faz aps prvia desagregao e

separao dos diferentes tamanhos por peneiras ou por decantao, dependendo do tamanho dos grupos. Se o cmputo das diferentes classes granulomtricas fosse feito pela contagem do numero de indivduos, o resultado seria completamente diferente, pois os gros de quartzo de 20 a 30 mcrons de dimetro tm como peso mdio 0,000. 026 miligramas, sendo necessrio 38 milhes de gros para perfazer um grama desta frao. Tendo o dimetro 0,2 a 0,3mm, o peso mdio ser de 0,026mg, havendo 38 mil gros por grama. Para os gros maiores, de 0,63 a 1,12mm de dimetro, a massa unitria mdia de 0,83mg e o numero de gros por grama de 1.202. Argilito, Argila, Folhelho. Possuem cor de cinza at preta, amarela, verde ou avermelhada. Granulao finssima, de poucos mcrons, por isto untuosa ao tato. A presena da argila, seja como impureza num sedimento qualquer (por exemplo, um arenito ligeiramente argiloso), seja no estado puro, faz com que o sedimento produza o cheiro caracterstico de moringa nova, quando umedecido com um simples bafejar bem prximo amostra. Quando endurecida, se formar estratos finos e paralelos esfolheveis, recebe o nome de folheado. O mineral principal de argila pertence ao grupo do caulim. Siltito ou Silte So de cor cinza, amarela, vermelha, de granulao de tal forma fina que, s vezes, se podem perceber gr os individualizados com auxilio de uma lupa de forte aumento. ligeiramente spero ao tato e bastante spero entre os dentes. Entre os pequenos gros cos tumam predominar os de quartzo. Arenito, Areia ou Arczio. Podem ter diversas cores: as mais comuns so cinza, amarela, vermelha. Enquanto que a areia um sedimento clstico, noconsolidado, formando mais comumente de gros de tamanho que variam entre 0,2 a 2 mm, o arenito a rocha sedimentar proveniente da consolidao de areia por um cimento qualquer. Os gros que formam os arenitos e as areias so geralmente de quartzo, podendo, contudo, ser de qualquer mineral, uma vez que tenham as dimenses d o gro de areia. Ocorrem comumente junto s areias, s vezes em alta concentrao, a monazita, ilmenita, zirconita e muitos outros minerais. Diversos adjetivos, como fluvial, marinho, desrtico, e outros, explicam a sua origem. Nos arenitos observa-se com freqncia uma ntida e stratificao, cujas causas so vrias: mudana na granulao, na cor, e tc. O arczio um arenito que possui como constituinte uma grande quantidade de feldspato. Conglomerado. Trata-se de uma rocha clstica formada de fragmentos arredondados (seixos ou cascalhos, quando soltos, no cimentados) e de tamanho superior ao de gro de are ia (acima de 2 mm na classificao de WENTWORTH), reunidos por cimento. H todas as transies entre o conglomerado e a brecha (fig.1-4). Brecha. Composta de fragmentos angulares maiores que 2 mm, cimentados por material da mesma natureza ou de natureza diversa. A sua origem varivel: 1) brecha sedimentar originada, por exemplo, de depsitos de tlus; neste caso a matriz geralmente no difere muito dos blocos inclusos; 2) brecha de atrito, originada por esforos mecnic os, por exemplo, nos falhamentos (brecha de falha). Nesta circunstncia, a brecha se compe de material idntico ao das rochas encaixantes. Tilito. uma espcie de conglomerado de alta importncia pela sua origem glacial, ocorrendo com freqncia no sul do Brasil, a partir do Estado de So Paulo. Constitui-se de fragmentos de rochas div ersas e de vrios tamanhos, arredondados ou angulosos, cimentados por material argiloso e arenoso. Como

principal caracterstica, predomina o cimento em relao aos seixos. A cor cinzenta, at azulada, quando fresco, e amarelada, quando decomposto. Sedimentos qumicos: so aqueles originados da precipitao de solutos, graas diminuio da solubilidade ou graas evaporao da gua. Quando se verifica este fenmeno o sedimento recebe o nome genrico de evaporito. Os sedimentos qumicos formados graas diminuio da solubilidade so mais comumente os carbonatos, que se precipitam graas ao aumento de temperatura e conseqente desprendimento de gs carbnico, responsvel pela solubilizao dos carbonatos. Sedimentos orgnicos: sedimentos formados pelo acumulo de restos de organismos. Calcrio e Marga fig(. 1-5) Estas rochas acham-se descritas parte pelo fato de serem poligenticas. Existem calcrios clsticos (recebem o nome de calcarenito), qumicos e orgnicos. Muito comume nte os clsticos so bioclsticos, pelo fato de serem originados pelo em bate das ondas sobre recifes de corais, algas calcrias e diversos outro s organismos de carapaa calcria. Os fragmentos so transportados pelas cor rentes e depositados como uma areia carbontica. Os calcrios so rochas de c or cinza, amarela, at preta, geralmente compactas e granulao microscpica na maioria dos casos. Podem s vezes mostrar cristais mais desenvolvidos, visveis a olho nu. Outros apresentam-se sob a forma de pequenas esferas formadas de camadas concntricas. So calcrios oolticos (tamanho de o vo de peixe) ou pisolticos (tamanho de gro de ervilha), formados pela precipi tao qumica em ambiente de guas agitadas. Os calcrios so facilmente risc veis pelo canivete. Muito comumente apresentam impurezas de argila e areia. Outros tipos so formados de restos de conchas, ou de carapaas diversas de organismos quase sempre microscpicos. Sendo grande a contribuio de conchas, toma o nome de lumaquela. Havendo ao redor de 50% de argila, o sedimento recebe o nome de marga. Efervesce com facilidade com HCl frio. Trata-se de importante matria para cimento, cal, etc. Dolomita Muito similar, em todos os sentidos, ao calcrio, com a diferena que se constitui essencialmente de dolomita, por isto, efervesce somente com HCl quente. Existe perfeita gradao do calcrio puro para dolomita. Slex constitui-se de quartzo fibroso ou calcednio, de cor cinza, amarela ou preta. Compacto, muito rijo, duro (risca o vidro), de fraturaconcoidal. Translcido nos cantos. Muito comum nos sedimentos do sul do Brasil. Sua origem complexa, podendo ser qumica ou bioqumica. Neste caso resulta da dissoluo e posterior precipitao da slica de restos de espculas de esponja, ou carapaas de diatomceas ou ainda radiolrios.

3.3 Rochas metamrficas. Tanto as rochas magmticas como as sedimentares podem ser levadas por processos geolgicos a condies diferentes daquelas nas quais se formou a rocha. Estas novas condies podem determinar a instabilidade dos minerais pr-existentes, estveis nas antigas condies em que foram formadas. Estas rochas sofrem ento transformaes sob ao destas novas condies de temperatura, presso, presena de agentes volteis ou fortes atritos, adaptando-se, assim, a estas novas condies. Esta adaptao que do origem formao das diferentes rochas denominadas rochas metamrficas . Dependendo do caso, poder ou no mudar a composio mineralgica, mas a textura muda obrigatoriamente. Normalmente podem ocorrer tanto a recristalizao dos minerais como tambm a formao de novos minerais, graas mudana da estrutura cristalina sob as novas condies de presso, temperatura, ou ainda graas combinao qumica entre dois ou mais minerais formando um novo mineral, agora compatvel

e estvel sob as novas condies reinantes. Dependendo da natureza dos esforos sofridos pela rocha, poder-se-o verificar deformaes mecnicas nos minerais. Estas deformaes tm importncia na reconstituio dos eventos geolgicos e tectnicos que intervieram na formao da rocha. Graas s condies de presso dirigida num determinado sentido, a textura resultante mais comum a orientada ou xistosa, caracterizada pelo arranjo de todos ou de alguns dos minerais segundo planos paralelos. As lminas de mica ou os prismas de anfiblio seguem a mesma direo. O quartzo e o feldspato crescem de forma lenticular, com orientao direcional dos maiores eixos. Esta estrutura xistosa to caracterstica das rochas metamrficas, que elas so, s vezes, tambm designadas xistos ou rochas xistosas. Na recristalizao pode dar-se apenas um crescimento, graas coalescncia dos minerais existentes como, por exemplo, um calcrio passando para mrmore, ou um arenito para quartzito . Em se tratando de rocha argilosa, que o caso mais freqente, formam-se minerais novos a partir dos minerais caulnicos, originando as micas ou as cloritas. Em certas condies, se o magma penetrar ou ficar em contato com certas rochas preexistentes, poder verificar-se um metamorfismo motivado pelo aumento de temperatura, graas ao calor do magma. Se os minerais da rocha encaixante ficarem instveis quela temperatura mais elevada, dar se devida transformao, ou mineracolgica ou na textura, dependendo do caso, e este processo chama-se metamorfismo de contato. As principais rochas metamrficas so as seguintes: quartzito, mrmore, filito, micaxisto, cloritaxisto, anfiblio-xisto e gnaisse. Quartzito uma rocha derivada de metamorfismo do arenito. Os gros de quartzo da constituio original iniciam u m crescimento na superfcie, invadindo os interstcios. Forma-se uma textura granular imbricada. O eventual cimento argiloso do arenito transforma-se em muscovita. Sua cor branca, rsea ou vermelha. A variedade flexvel de quartzito chamada itacolomito. Itabirito uma variedade de quartzito que possui, alm de quartzo, grande quantidade de hematita, s vezes lamelar. Este nome foi tirado do pico de Itabira. MG, por W. Von Eschewege, em 1822. Mrmore Provm do calcrio ou do dolomito. Os rgos microscpicos de calcita recristalizam-se, formando cristais macroscpicos, apresentando uma aparncia sacaride. A cor bastante varivel, podendo ser branca, rsea, esverdeada ou preta. As impurezas primitivas podem recristalizar-se como mica, clorita, grafita, etc., dependendo da composio mineracolgica da impureza. Efervesce com HCl frio, e, quando dolomtico, s aquecido. Os sedimentos argilosos transformam-se nas seguintes rochas, citadas em ordem crescente quando ao rigor do metamorfismo: Ardsia Microcristalina, cor de cinza a preta, boa xistosidade, mas somente perceptvel pela boa divisibilidade, to bo a, que pode formar grandes placas, usadas para lousas ou para telhados. Possui um aspecto sedoso nos planos. Sua consistncia mole e fcil de riscar-s e com canivete. Filito Micro a macrocristalino, cor prateada, cinzenta, esverdeada, at preta. Alguns minerais, como a clorita ou mica, j se tornaram perceptveis a olho nu. Sua divisibilidade excelente. Cloritaxisto Macrocristalino, cor esverdeada. Similar ao micaxisto,

somente que, em vez de possuir mica, seu constituinte principal a clorita. Micaxisto Macrocristalino, cor prateada, cinzenta ou preta. Minerais visveis: muscovita ou biotita, quartzo, granada, etc. Boa xistosidade e boa divisibilidade. Anfiblio-Xisto. Macrocristalino, cor verde-escura at quase preta. Xistosidade excelente, com tendncias lineares, gra as ao arranjo dos prismas de anfiblio. Contm ainda quartzo e s vezes clorita. Gnaisse (Fig. 1-6) Um grande grupo de rochas metamrficas so designadas com este termo. So rochas de textura be m orientada, na maioria das vezes, e que contm na sua constituio o felds pato, alem de outros minerais como quartzo, mica, anfiblio, granada, etc. Sua divisibilidade no to boa como a dos xistos. So macrocristalinos e a ssemelham-se muito ao um granito, exceto na textura. Possuem cor cinza, rsea, at quase preta. O gnaisse proveniente de rochas gneas designado ortognaisse. Ambos so muito comuns no embasamento cristalino brasileiro.

S-ar putea să vă placă și