Sunteți pe pagina 1din 2

O que so:

Bridas so cicatrizes internas em forma de cordes ou de bandas que geralmente se formam aps uma cirurgia abdominal. Elas formam uma espcie de "teia de aranha" que podem ligar por exemplo o ovrio ao intestino ou o intestino ou prprio intestino, gerando sintomas como intensa dor abdominal e em quase metade dos casos, obstruo intestinal. As bridas amniticas so estas cicatrizes dentro do saco amnitico que podem provocar deformidades ou mal formaes no beb, durante a gravidez.

Como se formam as bridas


As bridas so formadas de tecido fibroso, que formam-se em apenas 2 dias aps a cirurgia. Durante a cirurgia, poder ser necessrio que o mdico manipule muito o paciente, e isto pode levar liberao de histamina, bradicinina, prostraglandinas e leucotrienos, que geram um exsudato de fibrina, que quando no devidamente drenado pelo prprio organismo do paciente gera a formao das bridas. Quanto mais manipulado o paciente for durante uma cirurgia, maiores sero as suas chances de formar as bridas.

Brida intestinal
As bridas intestinais ligam duas partes diferentes do intestino, e dependendo da sua localizao isto pode levar ao "estrangulamento" do intestino e impedir a eliminao das fezes. Como consequncia disso, o abdmem do indivduo dever ficar inchado, ele no conseguir evacuar, ter dores abdominais intensas, e pode haver at mesmo o vmito das fezes, se o indivduo no for tratado adequadamente com cirurgia.

Como identificar as bridas


Para identificar as bridas, o mdico poder ouvir a histria do paciente, tocar em seu abdmem e solicitar exames de imagem, como por exemplo a tomografia computadorizada.

Este exame pode em alguns casos evidenciar a presena destas cicatrizes, mas nem sempre so requisitados, pois a localizao das bridas podem dificultar a sua visualizao. Exames de sangue, urina e de raio-x podem ser realizados, no para identificar as bridas, mas para verificar se h alguma outra situao que possa estar gerando a dor abdominal e assim ajudar a fechar o diagnstico de bridas.

Como tratar as bridas


Quando as bridas geram intensa dor abdominal, leva obstruo intestinal ou impede o bom funcionamento de qualquer outro rgo, recomenda-se como forma de tratamento a cirurgia. A cirurgia para a retirada das bridas delicada, pois se o mdico manipular muito o paciente, novas bridas podero ser formadas. O ideal que elas sejam apenas cortadas para permitir a boa mobilidade dos rgos envolvidos. Dependendo do caso, o mdico poder indicar somente a toma de analgsicos e de antiinflamatrios para eliminar a dor quando estas surgirem, se concluir que rgos vitais no esto envolvidos e se achar que o paciente no est em condies de enfrentar uma nova cirurgia.

S-ar putea să vă placă și