Sunteți pe pagina 1din 5

Caldas Ecolgicas Diversas

1. Calda Bordalesa 1% (FUNGICIDA):

Para se preparar a calda , utilizar: o o o 1 kg de sulfato de cobre; 1 kg de cal virgem; 100 litros de gua

Modo de preparar: Para se ter uma calda bordalesa a 1%, usa-se as quantidades indicadas acima. O sulfato de cobre, bem triturado, colocado dentro de um saco de pano ralo, amarrado em uma vara atravessada sobre uma tina de madeira, contendo 50 litros d'gua, de modo a apenas mergulhar na gua. Dentro de aproximadamente uma hora, o sulfato de cobre estar dissolvido. Em outra tina, com capacidade superior a 50 litros, pe-se a cal virgem, que apagada aos poucos, em pequenas quantidades, at formar uma pasta consistente. Em seguida, junta-se gua at completar 50 litros. Em um terceiro recipiente de 100 litros, juntam-se as duas solues simultaneamente, sempre em pequena quantidade, agitando-se a mistura, enquanto vai sendo preparada. A calda bordalesa deve ficar neutra. Para verificar, mergulhar na soluo, durante meio minuto, uma lmina de canivete bem limpa e, ao retir-la da soluo, observar se houve formao de ferrugem sobre a mesma, o que indica acidez. Se isso acontecer, juntar mais um pouco da soluo de gua e cal, at que no mais se processe a reao. Para pulverizao, a calda deve ser passada atravs de uma peneira ou filtro, para evitar impurezas e entupimento de bicos. A aplicao da calda deve ser feita no mesmo dia de seu preparo. Para o preparo e aplicao da calda bordalesa, no pode ser usado vasilhame de ferro.

3. Calda Viosa (FUNGICIDA):

uma alternativa para o controle de doenas de plantas. Age tambm como adubo foliar e tem como base a Calda bordalesa , enriquecida com sais minerais , destacando-se o cobre, zinco, magnsio, boro e nitrognio. A composio bsica para a preparao de 10 litros de Calda Viosa : o o o o o o 50 10 80 10 40 75 gramas de sulfato de cobre a 20 gramas de sulfato de zinco gramas de sulfato de magnsio a 20 gramas de cido brico gramas de uria gramas de cal hidratada

A cal a mesma que se utiliza para pintura de paredes, desde que seja nova. Os sais minerais

no podem estar midos. A preparao deve ser seguida dos seguintes cuidados: o o o o Colocar metade da gua num recipiente e nele preparar a gua de cal. Colocar a outra metade em outro recipiente e dissolver os sais minerais. No terceiro recipiente, colocar o volume de gua de cal j preparada, correspondente metade do volume desejado da calda. Lanar aos poucos, sobre a gua de cal a soluo de sais, sob constante agitao.

A calda assim preparada, fica com o pH entre 7,5 e 8,5 (usar papel indicador de pH) apresentando uma colorao azul caracterstica. Usar recipientes de plstico, amianto, madeira ou alvenaria que no so atacados pelos sais. Preparar a quantidade que vai ser utilizada no mesmo dia. No guardar sobras. RECOMENDAES DE USO: o o o A calda Viosa indicada para as culturas de: figo, uva, laranja, pra, ma, banana, maracuj e goiaba. Para a cultura da banana deve-se acrescentar 30 gramas de cloreto de potssio para cada 10 litros da calda. A calda no tem ao curativa, por isto deve ser aplicada preventivamente.

TCNICAS DE APLICAO: Fazer a aplicao das caldas imediatamente aps o seu preparo. Durante a pulverizao, indispensvel que o tanque contendo a Calda Viosa tenha agitao contnua. A aplicao deve ser sempre feita com tempo bom, sem chuvas. A calda oferece riscos de fitotoxicidade quando aplicada com tempo chuvoso (garoa ou chuvas), estando as folhas molhadas. A aplicao da Calda Viosa deve ser feita com pulverizao em alta presso, acima de 150 libras, pois permite a formao de uma finssima camada de proteo sobre tecidos vegetais, tornando desfavorvel a instalao e desenvolvimento da doena. Pulverizar o trator com leo de mamona, ou com a mistura de graxa + leo lubrificante lavando com sabo ou detergente aps o seu uso. Pode ser tambm pulverizado com a mistura de leo diesel + leo lubrificante e lavado com jato de gua aps seu uso. As peas do equipamento devem ser lavadas com soluo de vinagre ou suco de limo ou cido ctrico a 20%. Usar os equipamentos de proteo individual recomendados para os demais defensivos agrcolas. IMPORTANTE: A condio climtica ideal para o tratamento com as caldas so: Temperatura de 25 a 30C e a umidade relativa acima de 65%.

4. gua de Fumo (INSETICIDA):

Utilizada no controle de pulges, cochonilhas, lagartas e pulges. Para se preparar a soluo, utilizar: 10 cm de fumo de corda 1 litro de gua

Modo de preparar: Picar o fumo e deixar de molho dentro de 1 litro d'gua, por um dia. Para ser usada, a calda deve ser coada em pano fino; na pulverizao , empregar 1 litro dessa calda para 10 litros de d'gua. Para aumentar a aderncia , acrescentar 50 g de sabo comum aos 10 litros de calda diluda. Esta calda fermenta rapidamente e , portanto deve ser usada logo aps estar preparada.

5. Calda de Fumo (INSETICIDA):

Para o preparo da Calda de Fumo, siga os procedimentos abaixo: o o o o o Ferver 10 litros de gua; Adicionar 100 g de fumo de corda picado, deixando de molho por 24 horas. Armazenar por at 30 dias em garrafes. Na hora de utilizar, 500 ml da soluo para cada 100 litros de gua. Pulverizar nas reas atacadas ( adicionar leo vegetal, como adesivo espalhante ).

O extrato ou calda de fumo pode ser usado em associao com outros dois produtos: extrato de pimenta vermelha e soluo de sabo neutro, para melhorar a sua eficincia. Veja o preparo dos mesmos clicando em prxima pgina.

6. Extrato de Pimenta (INSETICIDA):

O Extrato de Pimenta pode ser preparado da seguinte maneira: o o o Macerar 20 gramas de pimenta; Dissolver o macerado em um litro de lcool; Deixar esta soluo descansando por uma semana antes de utilizar.

A soluo de sabo preparada dissolvendo-se 50 gramas de sabo neutro em um litro de gua quente. Esta soluo vai funcionar como um espalhante adesivo, ou pode-se usar um espalhante adesivo a base de leo vegetal emulsificado. O preparo deste material em conjunto feito juntando-se um litro da calda de fumo, copo de extrato de pimenta e toda a soluo de sabo. Este material colocado em um pulverizador costal de 20 litros de capacidade, que completado com gua, misturando-se bem a soluo. utilizado no controle do bicho mineiro, em infestaes que atinjam o nvel de dano econmico.

7. gua de Sabo (INSETICIDA):

Utilizada no controle de pulges, lagartas, cochonilhas e piolhos. Para preparar a soluo, utilizar: o o 50 gramas de sabo comum (uma colher de sopa); 5 litros de gua.

Modo de preparar: Misturar em 5 litros d'gua quente as 50 gramas de sabo raspado e agitar bem at dissolver o sabo. Deixar esfriar e pulverizar sobre as plantas. 8. Soluo de Querosene e Sabo:

Utilizada para o controle da cochonilha farinhenta. Para preparar a soluo, utilizar: o o o 1 litro de querosene; 400 gramas de sabo em pedra; 1 litro de gua.

Modo de preparar: Colocar em uma vasilha a gua e o sabo cortado em fatias. Levar ao fogo e deixar ferver, mexendo sempre. Retirar a soluo, afastando-a do fogo e acrescentar o querosene, batendo at virar uma pasta. Essa soluo dever ser usada no mximo at 2 dias aps o preparo. Para pulverizao, diluir 1 litro da soluo inseticida em 9 litros de gua. 9. leos:

UTILIZAO MAIS COMUM DE LEOS: O leo tem ao inseticida, principalmente contra cochonilhas. indicado para as culturas do abacate, caf, citros, figo, manga, ma, pra e plantas ornamentais (hibiscus e azalfias). Contra cochonilhas de carapaa (cabea de prego, escama virgula, escama farinha, parlatria, piolho de So Jos, etc. ) e cochonilhas sem carapaas (cochonilhas verde, marrom e pardinha). O leo utilizado deve ser de grau leve, podendo ser de origem mineral (princpio ativo: 80 a 85%), vegetal (93%) ou de peixe. Este ltimo tem sido muito indicado para controle de pragas. A dosagem do leo mineral deve ser: o primavera/vero: 1 litro/100 litros de gua. o outono/inverno: deve-se aumentar para 1,5 a 2,0 litros em 100 litros de gua. OUTROS USOS DOS LEOS: Os leos ainda combatem o pulgo, lagartas, moscas, mosquitos, caros (acaro vermelho), ovos e larvas de insetos, tripes, mosca branca e viroses (leo mineral de parafina). O leo pode ser adicionado em vrios defensivos melhorando sua efetividade, como na calda bordalesa. Quando pulverizados na estao de dormncia das plantas de clima temperado, antes do inchamento das gemas, provoca erradicao das formas invernantes das pragas, assim como das cochonilhas de

carapaas, como a cochonilhas farinha. PREPARO DAS MISTURAS DE LEO: o Pulverizar com uma mistura de 1 litro de leo vegetal + 100 gramas de sabo neutro ou 100 ml de sabo lquido e 15 litros de gua. Agitar at obter uma emulso turva. leo mineral emulsionvel pode ser usado como alternativa; neste caso, misturar 30 ml em 1 litro de gua. Pulverizar leo vegetal ou mineral puro; diluindo 10 a 20 ml de leo em 1,0 litro de gua. Pincelar 2 ml de leo mineral ou vegetal sobre o fim da espiga de milho, contra ataque de insetos.

o o

EMULSO DE LEO: Ao de inseticida de contato, contra sugadores: caros, pulges e cochonilhas. Ingredientes: 1,0 kg de sabo comum ou feito com leo de peixe + 8,0 litros de leo mineral + 4,0 litros de gua. Preparo: o o o Ferver e dissolver o sabo picado em 4 litros de gua. Retirar do fogo e dissolver vagarosamente 8 litros de leo mineral, ainda quente. Diluir uma parte do produto obtido em 10 a 50 partes.

CONSIDERAES IMPORTANTES: Estas informaes so resultantes de observaes em testes regionais e de trabalhos de reviso da literatura, servindo apenas como sugesto quanto ao potencial de uso das caldas. Para o emprego das caldas, recomendamos que sejam feitas observaes preliminares em poucas plantas, considerando o local, clima, cultivar, etc. O emprego das caldas fora das recomendaes, o uso de matria prima de baixa qualidade e o preparo e aplicaes inadequados, podero causar problemas, baixa eficincia e at fitotoxicidade .

S-ar putea să vă placă și