Sunteți pe pagina 1din 4

Instituto de Artes da UNESP. ROTEIRO para as aulas de Teoria Musical I (Prof. Dr.

Marcos Pupo Nogueira) Traduo: Conceito de teoria musical (Paul Cooper) Teoria musical o conjunto de princpios fundamentais baseados na cincia ou na aplicao da cincia. Deste modo a teoria musical compreende o estudo sistemtico do ritmo, melodia, harmonia, solfejo, contraponto, forma e orquestrao. Tambm abarca acstica, clculos de intervalos, escalas, componentes harmnicos sob o ponto de vista cientfico e a esttica como contrapartida especulativa. Msica = Som + Silncio sobre o Tempo = forma de conhecimento e rito, produto do engenho humano condicionado pela histria, meio e sociedade. Exemplos Musicais ouvidos em classe: 1. Raga Yaman (incio da noite) *Raga significa cor (Snscrito) Cada raga tem uma
colorao especfica como tambm um cenrio mstica [so mais arqutipos meldicos do que escalas] O Raga consiste num no. fixo e imutvel de notas, agrupadas numa escala ascendente e outra descendente (q. podem coincidir). O no.de notas varia, podendo ter, no mnimo 5, e no max. 7.... Marcicano,.A Msica Clssica da ndia.So Paulo: Perspectiva, 2006.

2. Haydn, J. A Criao (Oratrio): ria de Gabriel e coro 3. Webern, 5 peas p. orq.op. 5 4. Gismonti, Baio Malandro (Duo Assad) ELEMENTOS BSICOS DE ACSTICA MUSICAL O fundamento natural da msica o som definido com resultante de vibraes mecnicas e ondas de um meio elstico (meio que tem a propriedade, quando acionado, de desenvolver foras internas de expanso e que tendem a restaurar o corpo sua posio original) no mbito de freqncia da audio humana (1620.000 Hz* *[Henrich Rudolf Hertz (1857-1894) - fsico alemo voltado para o estudo do eletromagnetismo] Vibraes se originam por movimento cclico (vai e vem) de partculas em meio elstico (ar, gua ou corpos slidos). Quando este movimento uniforme = vibrao harmnica Elongao: desvio das partculas em relao ao repouso Amplitude: ponto mximo de elongao: intensidade e dinmica (maior amplitude maior intensidade) Fase: estado momentneo de oscilao (ngulo de fase) Perodo: tempo decorrido entre dois estados de oscilao iguais (dupla oscilao) Freqncia: nmero de oscilaes (dupla oscilao) por segundo-----Altura do som ---medida em Hz (hertz quanto maior o nmero de oscilaes por segundo mais agudo o som

Longitude de onda: distncia entre dois pontos sucessivos de oscilao em igualdade de fase

Som puro = onda senoidal:

ngulo de fase

perodo

amplitude

Frequncia

longitude

B. Sobreposio de ondas (interferncia) Quando se sobrepem ondas de mesma freqncia, em igualdade de fase, elas se intensificam: a amplitude final a soma da amplitude das duas. Quando em fases opostas se enfraquecem, ou em caso extremo se anulam (uma defasagem de 180 e amplitude igual). Quando se sobrepem ondas de freqncia e amplitude diferentes originam-se formas ondulatrias complexas (Princpio de Fourier) = os sons que se encontram na natureza, incluindo os sons dos instrumentos e vozes. Quando se sobrepem duas ondas de freqncia muito prxima entre si se originam batimentos (pulsaes). A amplitude da onda resultante flutua periodicamente como vibrato (de amplitude).

Freqncia de 360 hz:

Freqncia de 405Hz:

Sobreposio das duas ondas:

Resultado da fuso das duas ondas:

O som natural exibe uma complexa curva de sobreposies de parciais que esto ausentes do som puro (senoidal). Os parciais so sons senoidais que se fundem para formar o som natural ou agregar-se artificialmente para sntese sonora. O som parcial mais grave (som fundamental) determina a freqncia do som natural. Os parciais superiores (sons harmnicos) por sua vez originam, de acordo com sua composio e reforo por ressonncia de certos mbitos dos sons harmnicos (formantes), o timbre. Tanto nos som puro quanto no som natural as vibraes propriamente ditas so peridicas. No entanto no somente o nmero e a intensidade dos parciais que determinam a ndole do fenmeno sonoro mas tambm a relao recproca entre o nmero de suas oscilaes. As relaes podem ser: 1. Harmnica = que se se expressa em propores de nmeros inteiros 2. Inarmnica = que se expressa em propores fracionarias. Ex. pratos, sinos. Os rudos so resultantes de vibraes aperidicas e a sucesso dos parciais inarmnica e de grande densidade. O chamado rudo branco um complexo sonoro que se estende uniformemente por todo o mbito audvel. Os estampidos so impulsos oscilatrios aperidicos e breves.

SRIE HARMNICA FUNDAMENTAL D

Bibliografia para reforo e ampliao dos conceitos: Benade, Arthur H. Sopros, Cordas & Harmonia: a cincia dos sons agradveis.So Paulo: Edart, 1967. 244p. Cooper, Paul. Perspectives In Music Theory: na historical-analiytical approach. Nova York: Dodd, Mead & Company, 1974. 282p. Menezes, Flo. A Acstica Musical em Palavras e Sons.Cotia: Ateli, 2004.308p. Michels, Ulrich. Atlas de Musica, I. Madrid: Alianza,1997. 282p. Vasconcelos, Jos. Acstica Musical e Organologia. PortoAlegre: Movimento, 2002.215p. Wisnik, Jos M. O Som e o Sentido: uma outra historia das msicas. So Paulo: Companhia das Letras.1999. 283p.

S-ar putea să vă placă și