Sunteți pe pagina 1din 7

(Fuvest-SP) Os fatores que levaram ao desenvolvimento e ampliao das atividades econmicas perifricas da colnia, tais como, a pecuria, o tabaco,

, as drogas do serto e mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-acar, aps a expulso dos holandeses, em 1654, foram: a) a criao de um mercado interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do sculo XVI e sua ampliao para as cidades litorneas da colnia. b) a inverso significativa da utilizao da mo de obra escrava pela mo de obra livre na regio das minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo. c) estagnao econmica do Centro-Oeste, em funo do renascimento agrcola no Nordeste, ao longo do sculo XVII. d) o acompanhamento destas atividades, primeiro como complemento da atividade aucareira e, posteriormente, como ncleos abastecedores da atividade mineradora e seus desdobramentos. e) todas as alternativas anteriores esto corretas.

(UFSE) O texto abaixo refere-se atividade pecuarista no Brasil Colnia: O gado podia penetrar o Serto. No tinha o problema serssimo do transporte, porque transportava a si mesmo. A mo de obra exigida era pouca. Sem a complexidade da agricultura, principalmente da canavieira, tinha na amplitude do serto o caminho de sua expanso, acompanhando os rios rumo ao interior. Assinale a nica alternativa no contida no texto. a) A criao do gado era pouco exigente com respeito mo de obra. b) A agricultura aucareira era atividade mais complexa do que a criao de gado. c) A penetrao do gado no Serto no envolvia custos no transporte. d) A pecuria no tinha maior produtividade do que as atividades agrcolas. e) O Serto apresentou-se como caminho adequado para a expanso e criao do gado.
ver resposta

Questo 3 (UEL-PR) "Como no se tratava de regies aptas para a produo de gneros tropicais de grande valor comercial, como o acar ou outros, foi-se obrigado para conseguir povoadores (...) a recorrer s camadas pobres ou mdias da

populao portuguesa e conceder grandes vantagens aos colonos que aceitavam irem-se estabelecer l. O custo do transporte ser fornecido pelo Estado, a instalao dos colonos cercada de toda a sorte de providncias destinadas a facilitar e garantir a subsistncia dos povoadores; as terras a serem ocupadas so previamente demarcadas em pequenas parcelas, (...) fornecem-se gratuitamente ou a longo prazo auxlios vrios (instrumentos de trabalho, sementes, animais, etc)". (Prado Jnior, C. Histria econmica do Brasil. 27 ed. S. Paulo: Brasiliense, 1982. p. 95-6) Com base no texto, possvel afirmar que o autor se refere: a) colonizao do serto nordestino atravs da pecuria. b) ocupao da Amaznia atravs das drogas do serto. c) expanso para o interior paulista pelas entradas e bandeiras. d) colonizao do Sul atravs da pecuria. e) ao povoamento das Capitanias Hereditrias.
ver resposta

Questo 4 (Cesgranrio-RJ) A ocupao do territrio brasileiro, restrita, no sculo XVI, ao litoral e associada lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os sculos XVII e XVIII, ligada explorao de novas atividades econmicas e aos interesses polticos de Portugal em definir as fronteiras da colnia. As afirmaes abaixo relacionam as regies ocupadas a partir do sculo XVII e suas atividades dominantes. 1) No vale amaznico, o extrativismo vegetal as drogas do serto e a captura de ndios atraram os colonizadores. 2) A ocupao do Pampa gacho no teve nenhum interesse econmico, estando ligada aos conflitos luso-espanhis na Europa. 3) O planalto central, nas reas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Gois e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupao est ligada minerao.

4) A zona missioneira no Sul do Brasil representava um obstculo tanto aos colonos, interessados na escravizao dos indgenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcao das fronteiras. 5) O Serto nordestino, primeira rea interior ocupada no processo de colonizao, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mo de obra para a expanso da lavoura. As afirmaes corretas so: a) somente 1, 2 e 4. b) somente 1, 2 e 5. c) somente 1, 3 e 4. d) somente 2, 3 e 4. e) somente 2, 3 e 5.
ver resposta

Questo 5 (UEL-PR) No Brasil colnia, a pecuria teve um papel decisivo na a) ocupao das reas litorneas. b) expulso do assalariado do campo. c) formao e explorao dos minifndios. d) fixao do escravo na agricultura. e) expanso para o interior.
ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 Letra D. Observando o desenvolvimento das chamadas atividades perifricas ou complementares, notamos que a sua sustentao se deu em funo da paulatina formao de um mercado consumidor interno interessado na compra e obteno desses produtos. Sem dvida, tais atividades inicialmente no foram acompanhadas de perto pela administrao colonial, para s depois ocuparem o posto de slido pilar na organizao da economia brasileira.

voltar a questo

Resposta Questo 2 Letra D. O texto oferecido no visa empreender uma comparao entre a atividade agrcola e a pecuria no perodo colonial. Antes disso, ele faz uma rica abordagem que nos revela o alto grau de mobilidade que a criao de gado tinha se contraposto ao complexo aparato exigido pela lavoura canavieira. Dessa forma, revela-nos a dinmica das atividades econmicas realizadas no perodo.
voltar a questo

Resposta Questo 3 Letra D. Contemplando as informaes do texto, temos o desenvolvimento de um processo de ocupao do territrio colonial que se desenvolveu margem dos ditames que organizavam os grandes empreendimentos da colonizao portuguesa no Brasil. Utilizando-se da pecuria como exemplo, o texto aborda o processo de interiorizao relacionado ao desenvolvimento de outras atividades econmicas que, em muitos casos, se ampliou graas s necessidades do mercado interno.
voltar a questo

Resposta Questo 4 Letra C. Analisando cada uma das alternativas disponveis, vemos que outras atividades econmicas se desenvolveram na medida em que a ocupao do territrio se desdobrava. No caso dessa questo, vemos o correto destaque dado s atividades extrativistas na regio Norte do pas; ocupao das regies de Minas e Centro-Oeste (Gois e Mato Grosso) ligada explorao aurfera; e aos entraves que marcaram a ocupao do Sul na medida em que os missionrios combatiam a escravizao dos nativos.
voltar a questo

Resposta Questo 5

Letra E. No tendo um controle especfico na criao de gado, a pecuria colonial permitiu que outras reas do interior fossem economicamente exploradas e alvo de ocupao humana. Alm disso, devemos salientar que o uso exclusivo das terras litorneas para a economia aucareira tambm foi outro fator de peso para que a

pecuria acabasse se atrelando ao processo de interiorizao experimentado na poca

Questo 1 A ocupao do territrio colonial portugus ocorreu a partir de algumas localidades do litoral rumo ao interior do continente. Indique qual das alternativas incorreta em relao a este processo histrico. a. A partir do litoral nordestino, seguindo o curso do rio So Francisco. b. A partir do litoral paulista, alcanado a regio de Minas Gerais e do atual Centro-Oeste brasileiro. c. A partir do litoral paulista, alcanando a atual Regio Sul do Brasil. d. A partir do litoral nordestino, alcanando a atual Regio Sul do Brasil.
ver resposta

Questo 2 Durante o perodo Imperial houve uma onda de ocupao do interior do Brasil em funo de uma nova atividade econmica, que iria se tornar a principal fonte de riquezas do pas no final do sculo XIX. A partir desta afirmao, responda o seguinte: a. Quais foram as regies ocupadas? b. Qual a atividade econmica que motivou esta ocupao?
ver resposta

Questo 3 (Cesgranrio- RJ) A ocupao do territrio brasileiro, restrita, no sculo XVI, ao litoral e associada lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os sculos XVII e XVIII, ligada explorao de novas atividades econmicas e aos interesses polticos de Portugal em definir as fronteiras da colnia. As afirmaes abaixo relacionam as regies ocupadas a partir do sculo XVII e suas atividades dominantes. 1. No vale amaznico, o extrativismo vegetal as drogas do serto e a captura de ndios atraram os colonizadores.

2. A ocupao do Pampa gacho no teve nenhum interesse econmico, estando ligada aos conflitos luso-espanhis na Europa. 3. O planalto central, nas reas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Gois e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupao est ligada minerao. 4. A zona missionria no Sul do Brasil representava um obstculo tanto aos colonos, interessados na escravizao dos indgenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcao das fronteiras. 5. O Serto nordestino, primeira rea interior ocupada no processo de colonizao, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mo de obra para a expanso da lavoura. As afirmaes corretas so: f. g. h. i. j. somente 1, 2 e 4. somente 1, 2 e 5. somente 1, 3 e 4. somente 2, 3 e 4. somente 2, 3 e 5.

ver resposta

Questo 4 (UEL-PR) No Brasil colnia, a pecuria teve um papel decisivo na: . a. b. c. d. ocupao das reas litorneas. expulso dos assalariados do campo. formao e explorao dos minifndios fixao do escravo na agricultura expanso para o interior.

ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1

Letra d. A ocupao originada no litoral do Nordeste no chegou a alcanar a regio Sul do Brasil, limitando-se regio da caatinga e ao litoral norte da regio.
voltar a questo

Resposta Questo 2 letra a: Inicialmente, a ocupao ocorreu no Vale do Paraba, numa rea situada entre as provncias de Rio de Janeiro e So Paulo. Posteriormente, irradiou-se no sentido oeste na provncia de So Paulo, atingindo a regio de Campinas e alcanando Ribeiro Preto, o sul de Minas Gerais e o estado do Paran. letra b: A atividade econmica que motivou a expanso foi a lavoura cafeeira, que cresceu durante o sculo XX, tornando-se por muitas dcadas a principal fonte de riqueza do Brasil.
voltar a questo

Resposta Questo 3 letra c. A afirmao 2 est incorreta, pois havia interesse econmico em relao pecuria na ocupao do Pampa gacho. E a 5 est incorreta pelo fato de a ocupao do serto nordestino no ser decorrente da lavoura canavieira, mas tambm da pecuria.
voltar a questo

Resposta Questo 4 letra e. A pecuria foi inicialmente a primeira atividade econmica que proporcionou o desbravamento do interior do Brasil.
voltar a questo

S-ar putea să vă placă și