Sunteți pe pagina 1din 33

UNIVERSIDADE DE CUIAB

Instalaes eltricas

Sistema de proteo contra descargas atmosfricas - SPDA

Prof: Msc. Andr Fonseca Prof : Esp. Raul Monteiro

SEES DE LIVROS- LIMA FILHO

Capitulo 11. Proteo contra descargas atmosfricas.

FORMAO DAS DESCARGAS ATMOSFRICAS

Os relmpagos, descargas atmosfricas, ou ainda os raios so formados dentro de uma nuvem denominada comulonimbo, que possui caractersticas diferenciada em relao s outras, por ser verticalmente mais extensa. Essas nuvens se formam a uma altura de 2000 metros do solo e se estendem at 18.000 metros acima.

COMO NASCEM E MORREM OS RAIOS

NDICE CERUNICO
A probabilidade de uma estrutura ser atingida por um raio em um ano o produto da densidade de descargas atmosfricas para a terra pela rea de exposio equivalente da estrutura. A densidade de descargas atmosfricas para a terra (Ng) o nmero de raios para a terra por quilmetros quadrados por ano. O valor de (Ng) para uma dada regio pode ser estimado pela equao: Ng = 0,04 . Td^1,25 [por km2/ano] * onde Td o nmero de dias de trovoada por ano, obtido de mapas isocerunicos, conforme a figura a seguir

MAPA ISOCERAUNICO

TERMINOLOGIA NBR 5419:2001


-Descarga atmosfrica: descarga eltrica de origem atmosfrica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, considerando em um ou mais impulsos de vrios quiloampres (kA); - Raio: um dos impulsos eltricos de uma descarga atmosfrica para a terra; - Pra Raio: conjunto de captores, descida, conexes e eletrodo de aterramento. -Captor: ponta ou condutor metlico que, por sua situao elevada, facilita as descargas eltricas atmosfricas; - Descida: condutor metlico que estabelece ligao entre o captor e o eletrodo de aterramento; - Hastes: suporte de captor de ponta; - Eletrodo de aterramento: elemento ou conjunto de elementos que assegura o contato eltrico com o solo e dispersa a corrente de descarga atmosfrica na terra. - Aterramento: a ligao das estruturas ou instalaes com a terra, com o objetivo de estabelecer uma referncia para a rede eltrica e permitir o fluxo para a terra de naturezas diversas.

TERMINOLOGIA NBR 5419:2001

TERMINOLOGIA NBR 5419:2001

BENJAMIN FRANKLIN

PRA-RAIOS FRANKLIN

Baseado nos estudos de Franklin, observase a partir do momento em que a haste metlica conectada de forma contnua com o solo tem a prioridade de atrair para si os raios que de outra forma cairiam em suas proximidades.

MODELO ELETROMAGNTICO
Prev que o volume de proteo de um elemento captor, definido por um cone com vrtice na extremidade do captor, delimitado pela rotao do seguimento de um crculo tangente ao solo. O raio desse segmento de crculo funo do nvel de proteo desejado para a instalao

MODELO ELETROMAGNTICO - CONCEITO DA ESFERA ROLANTE

MODELO ELETROMAGNTICO - CONCEITO DA ESFERA ROLANTE

MTODO DE FRANKLIN

O mtodo de Franklin nada mais do que um caso particular do Modelo Eletromagntico, em que o segmento de crculo aproximado por um segmento de reta, tangente ao crculo na altura do captor.

MTODO DE FRANKLIN

MTODO DE FARADAY GAIOLA DE FARADAY


Neste sistema de proteo, uma rede de condutores, lanada na cobertura e nas laterais da instalao a ser protegida, forma uma blindagem eletrosttica, destinada a interceptar as descargas atmosfricas incidentes. Edifcios excedendo 20 a 30 metros de altura, devem ser providos de elementos captores nas fachadas, uma vez que essas estruturas altas podem estar sujeitas a descargas laterais.

MTODO DE FARADAY

NVEIS DE PROTEO
Tipo da estrutura Residncias Efeitos das Descargas Atmosfricas Perfurao da isolao de instalaes eltricas, incndio, e danos materiais Danos normalmente limitados a objetos no ponto de impacto ou no caminho do raio Risco direto de incndio e tenses de passo perigosas Risco indireto devido interrupo de energia, e risco de morte para animais devido perda de controles eletrnicos, ventilao, suprimento de alimentao e outros Danos s instalaes eltricas (p. ex., iluminao) e possibilidade de pnico Falhas do sistema de alarme contra incndio, causando atraso no socorro Como acima, alm de efeitos indiretos com a perda de comunicaes, falhas dos computadores e perdas de dados Como para escolas, alm de efeitos indiretos para pessoas em tratamento intensivo, dificuldade de resgate de pessoas imobilizadas Efeitos indiretos conforme o contedo das estruturas, variando de danos pequenos a prejuzos inaceitveis e perda de produo Perda de patrimnio cultural insubstituvel Interrupo inaceitvel de servios pblicos por breve ou longo perodo. Risco indireto para as imediaes devido a incndios, e outros com risco de incndio Nvel de Proteo

III III ou IV

Fazendas, agropecurios

estabelecimentos

Teatros, escolas, lojas de departamentos, reas esportivas e igrejas

II II
II III II I

Bancos, companhias de companhias comerciais e outros

seguro,

Hospitais, casa de repouso e prises

Indstrias, Museus e locais arqueolgicos

Estaes de telecomunicao, usinas eltricas Indstrias

POSICIONAMENTO DOS CAPTORES CONFORME NVEL DE PROTEO

EQUIPOTENCIALIZAO E MATERIAIS
Estruturas com cobertura metlica de espessura mnima igual a 0.5 mm, podem ser consideradas autoprotegidas contra descargas diretas, desde que convenientemente aterradas e que no seja importante prevenir contra eventuais perfuraes e/ou pontos quentes na face interna da chapa. - Os elementos metlicos contidos no interior da edificao devero ser aterrados, devendo ser utilizada como elemento de interface com os eletrodos enterrados a barra de ligao equipotencial principal da estrutura (BEP), que usualmente coincide com a barra de terra da entrada de energia. Deve ser instalada preferencialmente junto ou prximo do ponto de entrada da alimentao eltrica.

BARRAMENTO DE EQUIPOTENCIALIZAO

BARRAMENTO DE EQUIPOTENCIALIZAO

ELETRODOS DE ATERRAMENTO
Toda edificao deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, denominada eletrodo de aterramento, sendo admitidas as seguintes opes: a) preferencialmente, uso das prprias armaduras do concreto das fundaes ; ou b) uso de fitas, barras ou cabos metlicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundaes ou c) uso de malhas metlicas enterradas, no nvel das fundaes, cobrindo a rea da edificao e complementadas, quando necessrio, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (ps-degalinha); ou d) no mnimo, uso de anel metlico enterrado, circundando o permetro da edificao e complementado, quando necessrio, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente (ps-de-galinha).

ELETRODO EM ANEL E EM MALHA


O eletrodo em anel constitudo por um condutor (geralmente cobre nu) enterrado ao longo do permetro do prdio a uma profundidade de, no mnimo, 0,5 m. A chamada malha de terra, constituda pela combinao de hastes e condutores. Nela a interconexo dos lados opostos dos eletrodos com a forma poligonal fechada (tringulo, quadrado, hexgono, etc.) tem a funo de equalizar a superfcie do terreno, abaixando ou anulando as tenses de passo e de contato.

ELETRODO EM ANEL E EM MALHA

ESQUEMAS DE ATERRAMENTO
A redes de distribuio so classificadas segundo diversos esquemas de aterramento, que diferem entre si em funo da situaao da alimentao e das massas com relao a terra. Os diferentes sistemas so classificados segundo um cdigo de letras na forma XYZ:
X = identifica a situao da alimentao em relao terra: T = sistema diretamente aterrado; I = sistema aterrado por impedncia. Y = identifica a situao das massas da instalao com relao terra: T = massas diretamente aterradas; N = massas ligadas ao ponto de alimentao, onde feito o aterramento.

Z = disposio dos condutores neutro e proteo: S = condutores neutro e de proteo separados; C = neutro e de proteo combinados em um nico condutor (PEN)

ESQUEMA TN
Esse esquema possui um ponto de alimentao diretamente aterrado, sendo as massas ligadas a este ponto por condutores de proteo.

-Esquema TN-S: o condutor neutro (N) e o condutor proteo (PE) so separados.

ESQUEMA TN
-Esquema TN-C-S: as funes de neutro e de proteo so combinadas em um nico condutor (PEN) em uma parte da instalao:

ESQUEMA TN
-Esquema TN-C: as funes de neutro e proteo so combinadas em um nico condutor (PEN) ao longo de toda a instalao:

ESQUEMA TT
Possui um ponto de alimentao diretamente aterrado, estando todas as massas da instalao ligadas a pontos de aterramento distintos do ponto de aterramento da instalao:

ESQUEMA IT
No possui qualquer ponto da alimentao diretamente aterrado, estando, no entanto, as massas da instalao diretamente aterradas.

FIM

S-ar putea să vă placă și