Sunteți pe pagina 1din 19

CULTURA JURDICA MODERNA, HUMANISMO RENASCENTISTA E REFORMA PROTESTANTE

Antonio Carlos Wolkmer *


Sumrio: Introduo; 1. Origens da cultura jurdica no Ocidente; 2. Renascimento, Reforma Protestante e Humanismo jurdico. Concluso. Referncias.

Resumo: O artigo busca demonstrar que, nos primrdios da sociedade moderna, ocorreram transformaes que atravessaram as esferas econmicas, sociais, polticas e jurdicas. Neste contexto, em um horizonte de continuidade e de rupturas, forjam-se os pensamentos poltico e jurdico modernos, influenciados pela fora e pela criatividade dos movimentos culturais do Humanismo Renascentista e da Reforma Protestante.

Abstract: This paper aims on demonstrating that, at the beginnings of modern society, there happened some changes that crossed the economical, social, political and juridical spheres. In this context, taking into account a horizon of continuity and ruptures, political and juridical modern thoughts are forged, since they are influenced by force and creativity of cultural movements from Humanism Renaissance as well as the Protestant Reform.

Palavras-chave: Humanismo renascentista; Keywords: Humanism Renaissance; Reforma protestante; Cultura jurdica; Protestant Reforms; juridical Culture; modernity; Modern Law. modernidade; Direito Moderno.

Introduo

N
*

o h que se desconsiderar na formao das idias modernas acerca do Estado e do Direito o legado clssico do pensamento greco-romano. Igualmente, no se pode desconhecer as teses de intrpretes de que as origens do mundo moderno ocidental prende-se s transformaes trazidas pela Igreja Romana Ocidental (unidade e independncia desencadeada

Professor titular de Histria das Instituies Jurdicas dos cursos de graduao e ps-graduao em Direito da UFSC. Doutor em Direito e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (RJ). pesquisador do CNPq e consultor da CAPES. Professor visitante de cursos de ps-graduao em vrias universidades do Brasil e do exterior. Autor de diversos livros, dentre os quais: Pluralismo jurdico Fundamentos de uma nova cultura no direito. 3. ed. So Paulo: Alfa-Omega, 2001.

Revista Seqncia, n 50, p. 9-27, jul. 2005

por Gregrio VII ante imperadores, reis e senhores feudais) entre fins dos sculos XI e XII.1 Entretanto, o direcionamento que se assume pelo discurso analtico, levando-se em conta que as razes histricas dos valores poltico-jurdicos e das instituies modernas iro constituir-se num perodo compreendido entre os sculos XIV e XVI. Em tal cenrio, instauram-se a dissoluo das instituies at ento hegemnicas (Igreja Romana), o aumento do poder real com o surgimento das monarquias nacionais (Frana, Inglaterra), o enfraquecimento do papado, a emergncia do reformismo filosfico, o aparecimento cultural do humanismo renascentista e a secularizao da poltica.2 Antes mesmo de buscar-se as origens da cultura jurdica europia, trata-se de reproduzir as suas condies e seu desenvolvimento no mbito especfico das relaes histrico-sociais da poca e de configurar os primrdios da sociedade moderna europia engendrada ao longo de um processo interativo de transformaes estruturais que atravessa as esferas econmica, social, poltica, cientfica e religiosa. Tal dinmica de mudanas estruturais desencadeou, conjuntamente com o complexo e plural sistema herdado de legalidade (Direito romano, cannico, germnico, feudal e mercantil), as bases fundantes da moderna cultura jurdica europia. Em verdade, nesse horizonte de continuidades e de rupturas em que se forja os pensamentos poltico e jurdico modernos, que se destacam, com muita fora e criatividade, os movimentos do Humanismo Jurdico e da Reforma Protestante.

1 Origens da cultura jurdica no Ocidente


Preliminarmente importa registrar, no mbito do sistema produtivo, a formao de um capitalismo mercantil como novo modelo de desenvolvimento das foras materiais em que o capital o instrumento essencial das atividades reais. Trata-se da passagem da economia agrrio1

Cf. BERMAN, Harold J. La Formacin de la Tradicin Jurdica de Occidente. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1996. p. 55, 289 e 352. 2 Cf. WOLKMER, Antonio C. (Org.). Introduo Histria do Pensamento Poltico . Rio de Janeiro: Renovar, 2003. p. 51.

10

senhorial para a implementao da produtividade econmica de mercado livre, pela sistematizao do comrcio por meio das trocas monetrias e pela fora de trabalho assalariado.3 Em fins da Baixa Idade Mdia, inaugura-se um processo de crise e de ruptura do Feudalismo que ir desencadear profundas transformaes na vida produtiva, substituindo a economia agrcola de servido e de subsistncia pela atividade mercantil, financeira e lucrativa. Particularmente, nas repblicas mercantis do norte da Itlia, desde o sculo XIII, que se desenvolve o esprito capitalista.4 Entretanto, o Capitalismo ir constituir-se gradualmente, consolidando-se e alcanando quase toda a Europa depois dos sculos XVI e XVII.5 Nas suas origens, a mentalidade capitalista est identificada s prticas comerciais, ao empreendimento individualista e competitivo, bem como ao af de lucro ilimitado, ao clculo previsvel e ao procedimento administrativo racionalizado.6 Quanto formao da estrutura cultural social, cabe destacar o aparecimento de um novo segmento social que se distancia do clero e da nobreza, adquirindo a propriedade dos meios produtivos e impondo uma hegemonia poltica, construda por meio de processos revolucionrios (Inglaterra, Estados Unidos e Frana). Assim, a burguesia detentora do capital suplanta a nobreza e adquire o poder graas fora de seu prestgio e de sua riqueza acumulada.7 Certamente, a burguesia representa uma classe ascendente e livre no bojo da estrutura estamental ento dominante, e que prossegue at o Antigo Regime. Sua influncia estar diretamente relacionada posio profissional que ocupa na cidade onde habita.8 Naturalmente, como escreve Gregorio Peces-Barba, o homem burgus

3 4 5 6 7 8

Cf. WOLKMER, Antonio C. Pluralismo Jurdico. Fundamentos de uma Nova Cultura no Direito. 3. ed. So Paulo: Alfa-Omega, 2001. p. 28-29. SOMBART, Werner. El Burgus. Contribucin a la Historia Espiritual del Hombre Econmico Moderno. Madrid: Alianza, 1998. p. 145. DOBB, Maurice. A Evoluo do Capitalismo. So Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 51 e ss. Ver: SOMBART, Werner. Op. cit., p. 115-117 e 163; WEBER, Max. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 205 e ss. (Os Pensadores). Ver: VON MARTIN, Alfred. Sociologa del Renascimiento . Mexico: Fondo de Cultura Econmica, 1946. p. 24. COING. Helmuth. Derecho Privado Europeo. Tomo I. Madrid: Fundacin Cultural del Notariado, 1996. p. 86 e 90.

11

era o habitante do burgo, da cidade, com atividades de mercador, de arteso, de funcionrio, de advogado ou de homem de letras, com direitos reconhecidos na Carta Jurdica de seu municpio [...]. De burgueses, como habitantes da cidade, passaram a ser burgueses cidados [...]. A burguesia mais representativa do nascente esprito capitalista era uma burguesia da cidade, ainda que existia [...], uma burguesia agrria e campesina, proprietria de terras [...].

Para alm da burguesia urbana que ir cada vez mais se dedicar ao comrcio e s finanas, existiu igualmente uma burguesia profissional formada principalmente por mdicos e advogados que passaram a ter um prestgio social e uma influncia crescente [...].9 Adverte Werner Sombart que, por trs de todo burgus, esconde-se a alma de um perfeito empresrio capitalista que, por ser um tipo de pessoa, no se confunde com uma classe social: o dinheiro era seu fim, a criao de empresas seu meio; especulava e calculava, e finalmente tambm se apoderaram de sua pessoa as virtudes burguesas [...].10 No que tange aos aspectos polticos, importa ter em conta o processo de secularizao e a compreenso do poder a partir das teses absolutistas. No cenrio que abarca o Antigo Regime, muitas das idias polticas esto deveras prximas do movimento da Reforma e de uma crescente nacionalizao dos Estados e da Poltica.11 Posteriormente, a partir do sculo XVII, resultado das condies materiais emergentes, das novas relaes sociais e do clima de tolerncia, aparece a doutrina do liberalismo-individualista no continente europeu. Assim, o liberalismo torna-se a manifestao mais autntica de uma tica individualista, voltada basicamente para a noo de liberdade e que est presente em todos os aspectos da realidade, desde o filosfico at o social, o econmico, o poltico, o religioso etc. Certamente, a filosofia liberal como iderio dos interesses individuais da sociedade burguesa nascente legitima para Harold Laski as reais

PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio (Org.). Historia de los Derechos Fundamentales. Tomo II: Siclo XVIII. Madrid: Dykinson, 2001. p. 54-55. 10 SOMBART, Werner. El Burgus. Op. cit., p. 115, 163 e 164. 11 TOUCHARD, Jean (Org.). Histria das Idias Polticas. V. II. Mira-Sintra: Europa-Amrica, 1991. p. 14-15.

12

necessidades de um mundo [...]. Eram necessrias novas concepes que legitimassem as novas potencialidades de riqueza que os homens haviam descoberto, pouco a pouco, nas eras precedentes. [...] e, em funo disso, desenvolveu-se uma nova filosofia para permitir uma justificao racional do novo mundo que assim nascera.12

Outro movimento de referncia poltica a dinmica especfica de estruturao do poder. Na verdade, a evoluo centralizadora e burocrtica contribui para extinguir a fragmentao corporativa feudal, favorecendo a criao dos Estados Modernos, unitrios e secularizados.13 Assinala Weber que o Estado Moderno materializa uma associao humana institucionalizada, detendo o monoplio da coao fsica legtima, fundado na economia capitalista mercantil, na burocracia de agentes profissionais e na construo de uma legalidade formal e racionalizada. 14 A organizao centralizadora de poder que se institui sob a forma secularizada de monrquica de Estado absolutista transforma-se no Estado nacional, liberal e representativo do sculo XVIII, gerenciador das leis do livre mercado do liberalismo econmico e tutor das relaes de competio privada.15 Tais processos caracterizadores da passagem para a Modernidade so corroborados tambm pelas descobertas, progressos e inovaes cientficas. Naturalmente, o conhecimento cientfico, engendrado pelos grandes avanos experimentais da poca (Coprnico, Galileu e Newton), suplanta as formas dogmticas do saber anterior.16 Quanto dimenso teolgica, assinala A. Snchez Vazquez,
a religio deixa de ser a forma ideolgica dominante e a Igreja Catlica perde a sua funo de guia. Verificou-se os movimentos de reforma, que destroem a unidade crist medieval. Na nova sociedade, consolida-se um processo de separao daquilo que a Idade Mdia unira: a) a razo separa-se da f (e a filoso-

12 LASKI, Harold. O Liberalismo Europeu. So Paulo: Mestre Jou, 1973. p. 9, 14-15. 13 WOLKMER, Antonio C. Fundamentos do Humanismo Jurdico no Ocidente . So Paulo: 14 Cf. WEBER, Max. Economa y Sociedad. Mexico: Fondo de Cultura Econmica. 1984. p. 1048 e 1056. 15 Ver: WOLKMER, Antonio C. Pluralismo Jurdico. p. 43. 16 WOLKMER, Antonio C. Fundamentos do Humanismo Jurdico no Ocidente. p. 86.

Manole, 2005. p. 86.

13

fia, da teologia); b) a natureza, de Deus (e as cincias naturais, dos pressupostos teolgicos); c) o Estado, da Igreja; e d) o homem, de Deus.17

O certo que a secular organizao feudal sucedida por uma estrutura societria marcada por mltiplas transformaes em vrios setores do conhecimento e da atividade humana. Tal processo abre os horizontes para a chamada Modernidade. Na verdade, a Modernidade pode ser compreendida no s como um fluxo histrico do tempo mas como fenmeno cultural que implica certas caractersticas especficas, vivenciadas pela sociedade em sua estrutura organizacional.18 H de se ver a Modernidade como resultante de procedimentos mundializados de racionalizao, que ocorreram nas reas socioeconmica, poltica e cultural.19 Uma vez registradas algumas das condies estruturais que edificaram a sociedade moderna, avana-se, agora, no exame mais especfico das origens da cultura jurdica europia. Inegavelmente, a combinao de algumas tradies legais advindas da Alta Idade Mdia, como o Direito romano, o Direito cannico, as prticas consuetudinrias germnica e mercantil, bem como a doutrina filosfica do direito natural, contribuiu para a formao da cultura jurdica moderna.20 Tambm merece referncia a interpretao de Franz Wieacker de que os primrdios do Direito Moderno europeu presente nas sociedades de tradio romano-germnica deve-se, sobretudo, aos restos da organizao do imprio romano do ocidente, a igreja romana e a tradio escolar da antigidade tardia.21 O primeiro elemento a ser destacado o fato de que, mesmo com sua queda posterior, o Imprio Romano legou uma forma de burocracia, de organizao administrativa e financeira, que ser apropriada e reproduzida pelas naes em gestao, que buscavam sua

17 VZQUEZ, Adolfo Sanchez. tica. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. p. 247. 18 ADEODATO, Joo M. tica e Retrica. Para uma Teoria da Dogmtica Jurdica. So Paulo:

Saraiva, 2002. p. 205, 298-299; ROUANET, Srgio P. Mal-Estar da Modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 9 e 120. 19 Cf. WOLKMER, Antonio C. Fundamentos do Humanismo Jurdico no Ocidente. p. 86. 20 TIGAR, Michael E.; LEVY, Madeleine R. O Direito e a Ascenso do Capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 23-24. 21 WIEACKER, Franz. Histria do Direito Privado Moderno. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1980. p. 15.

14

unidade poltica. Tais povos iro aprender com os romanos que o Direito pode tambm ser uma criao do poder do Estado e uma tradio cultural.22 O segundo fator determinante est representado pela Igreja Romana, que com a derrocada de Roma, assumiu, com eficcia, muitas das tarefas pblicas, sociais e morais do antigo Imprio. Seus dignatrios religiosos acabaram ocupando a administrao, a autoridade, a cultura, a jurisdio e as tcnicas documentais, processuais e notariais das autoridades seculares.23 Por ltimo, a organizao pedaggica e escolar da antigidade tardia sobreviveu, apesar da represso cultural e da crise externa das invases brbaras, influenciando o ensino elementar na base do estudo do trivium: gramtica, lgica (dialtica) e retrica.24 Assim, o desdobramento desses antecedentes contriburam para o desenvolvimento futuro de uma nova conscincia jurdica europia e o despertar do sentimento de unidade comum das novas classes dirigentes.25 Neste novo cenrio de rupturas e de gradual secularizao, vislumbram-se o declnio da canonstica catlica e a fora das fontes romansticas,
no s nas instituies legais de tradio latina, mas tambm nas prticas judiciais dos Pases Baixos, marcados por seculares experincias consuetudinrias. O avano crescente e o amplo reconhecimento do legado jurdico romano demonstram que suas preceituaes, mais do que as difusas e mltiplas prticas legais medievais, eram mais adequadas para um perodo que se instaurava sob o prisma da centralizao poltica, da administrao burocrtica e da racionalizao do poder.26

Clara est que a nascente cincia jurdica moderna no s se revela como produo de uma especfica formao social e econmica mas principalmente, consolida-se no processo de juno histrica entre a legalidade estatal e a centralizao burocrtica. O pice terico de convergncia entre a unicidade do poder poltico e a nova ordenao do Direito pode ser encontrado na filosofia poltica de pensadores da poca, como Thomas

22 23 24 25 26

Idem, p. 16. Idem, p. 17. Idem, p. 19. WIEACKER, Franz. Op. cit., p. 20-21. WOLKMER, Antonio C. Pluralismo Jurdico. p. 47.

15

Hobbes.27 Certamente, assinala-se que Hobbes no apenas um dos construtores do moderno Estado absolutista, mas igualmente um dos primeiros intrpretes a identificar o Direito como manifestao do Direito do soberano. Tratava-se da tendncia, que acabar sendo predominante, do Direito identificado com a legislao posta pela autoridade revestida do poder mximo e, ainda mais, o Direito como criao do Estado. Assim, um dos traos marcantes do Direito Moderno emergente entre os sculos XVI e XVII est na ntima relao do Direito com o poder estatal e na sua identificao com a lei escrita. Trata-se da instrumentalizao do jurdico como significao dos interesses da burguesia e da dinmica produtiva capitalista. Na verdade, como lembra Capella, o Direito Moderno advindo das
sociedades do capitalismo concorrencial, apesar de tomar muitas de suas categorias do Direito romano [...], difere radicalmente de todo direito anterior por um projeto de sistematizao, de exatido, de fiabilidade [...], do qual carece o direito pr-moderno.28

Ora, o Direito da sociedade moderna produto de uma construo. um direito legislado por parlamentares e interpretado por tribunais, acadmicos e juristas prticos.29 Sem dvida, trata-se de um tempo histrico em que se intercalam a continuidade de tradies clssicas e medievais com a ruptura e a inovao do mundo moderno. Nesse interregno de continuidades e de rupturas, emergem novos processos culturais e cientficos movimentos do Humanismo renascentista e da Reforma Protestante.

2 Renascimento, Reforma Protestante e Humanismo jurdico


Certamente que os arbores iniciais do mundo moderno so gestados por um processo crescente de secularizao e racionalizao, proveniente de fenmenos culturais como o Humanismo do Renascimento e a Refor-

27 WOLKMER, Antonio C. Pluralismo Jurdico. p. 48 e 50. 28 CAPELLA, Juan Ramn. Fruto Proibido . Uma aproximao histrico-terica ao Estudo do 29 Ibidem, p. 131.

Direito e do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. p. 130.

16

ma Protestante. A crise e a derrocada do universo medieval na Europa central no mbito da religio, da filosofia, da economia e da poltica desencadearam os ingredientes para uma nova mentalidade, um novo pensamento e novos procedimentos cientficos. As emergentes formas culturais marcadas pelo esprito de ruptura, naturalismo e individualidade esto impregnadas por uma viso clssica do mundo, expressa no que se convencionou designar Renascimento. A gradual substituio das relaes de produo feudal, a formao da instncia estatal nacional-soberana e o mpeto para uma viso norteadora dominada pela individualidade esto presentes neste momento de criatividade e de renascimento do esprito humano.30 Ora, esse movimento cultural e humanista inicia-se, principalmente, na Itlia do sculo XV, alcanando, no sculo seguinte, a culminncia de seu apogeu.31 O Renascimento a celebrao do humano como fora autnoma e racional, desvinculada de todas as restries transcendentais que inviabilizam a criatividade do pensamento e a liberdade da prtica objetiva. Naturalmente, o Renascimento se orienta e ordena, como assinala Giusti Tavares,
todas as dimenses da existncia humana no sentido antropocntrico, terreno, ao mesmo tempo naturalista e humanista, mas, sobretudo, profundamente individualista e racionalista. O Renascimento rompeu com a concepo medieval, teolgico-natural, da sociedade como uma ordem natural presidida por Deus, fundada na fixidez e no imobilismo estamental de status e papis [...] e substituiu-a por uma concepo [...] voluntarista da sociedade como construo histrico-social, cultural e artificial do homem.32

Assim, indiscutvel o significado do Renascimento como fora de secularizao e inovao, capaz de influenciar a vida social e cultural da

30 Cf. PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio (Org.). Histria de los Derechos Fundamentales. Tomo

I: Transito a la modernidad. Siglos XVI XVII. Madrid: Dykinson, 1998. p. 66; FASS, Guido. Historia de la Filosofa del Derecho. La Edad Moderna. Vol. 2. Madrid: Piramide, 1982. p. 21. 31 Cf. FASS, Guido. Op. cit., p. 27. 32 TAVARES, Jos A. Giusti (Org.). Coletnea de Textos Histricos . Histria do Pensamento Humano. So Leopoldo: Unisinos, 1973. p. 206.

17

poca. Compreende-se, desse modo, o papel do Renascimento para libertar no s a sociedade mas tambm a mundialidade da poltica e da economia do controle da tica e da teologia tradicionais.33 Para alm do Renascimento, a Reforma Protestante ser um segundo evento que influenciar a sociedade, a cultura e o pensamento, rompendo com a civilizao medieval e contribuindo para o trnsito ao mundo liberal moderno.34 A Reforma, em seu sentido religioso e sem minimizar seus efeitos de natureza social e poltica, est, como observa Guido Fass, intimamente unida ao voluntarismo e ao antiintelectualismo; se inspira, realmente, nos grandes defensores do primado absoluto da f e da graa, como So Paulo e Santo Agostinho, em contraposio aos telogos escolsticos que haviam salvado e revalorizado o racionalismo.35 O movimento da Reforma Protestante, principalmente sob o vis do luteranismo, expressa o enfrentamento medievalista s transformaes do mundo moderno; como uma tentativa de recuo e de restaurao nostlgica de uma ordem irremediavelmente perdida. Ainda como relembra Giusti Tavares, a Reforma em seu aspecto geral (compreendendo o prprio calvinismo) rejeita categoricamente a atmosfera renascentista, nutrindo uma profunda averso razo e ao racionalismo [...]. E precisamente a partir de uma perspectiva irracionalista que Lutero criticara, num primeiro momento, a teologia e a filosofia escolstica e, logo, todo o racionalismo renascentista.36 Eis porque, por seu radicalismo, a Reforma Protestante revela-se anttese ao movimento do humanismo, este como expresso do naturalismo, do secularismo e da sua aspirao mundializada. Ora, o carter intolerante e teocrtico da primeira fase da Reforma Protestante incompatvel ao iderio do humanismo renascentista dos sculos XV e XVI. Naturalmente,

33 Idem. Observar tambm: BURCKHARDT, Jacob. O Renascimento Italiano. Lisboa: Editorial 34 PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio (Org.). Op. cit., Tomo I, Siglos XVI XVII, p. 112 e 117. 35 FASS, Guido. Op. cit., p. 38. 36 TAVARES, Jos A. Giusti. Op. cit., p. 209.

Presena, 1973. p. 137 e ss.

18

a negao do livre arbtrio e a afirmao da predestinao se achavam em franco contraste com o esprito do Humanismo e do Renascimento, para quem o homem era o primeiro e absoluto valor, o nico e livre artfice de seu prprio mundo [...].37

Reconhece Guido Fass que as formulaes tericas dos primeiros reformadores, principalmente Lutero e Calvino, detm traos que se poderiam caracterizar como medievais, ou seja, concepo religiosa e eclesistica da vida, intolerncia, e, em poltica, teocracia.38 Entretanto, admite-se, posteriormente, uma segunda fase da Reforma Protestante, em que, herdando ventos flexveis do esprito renascentista, inclina-se por posturas mais claramente modernas, promovendo a tolerncia religiosa e poltica, e favorecendo o desenvolvimento das idias liberais.39 O certo que uma possvel aproximao posterior do novo protestantismo com o humanismo encontra guarida na inclinao comum pelo individualismo e pela relevncia do sujeito individual no contexto da sociedade. Obviamente que todo esse impulso do protestantismo, voltado para a iniciativa individual, deve-se, como destaca Gregorio Peces-Barba, ao processo de ruptura com a autoridade da Igreja e com a adeso ao livre exame.40 Quanto ao tratamento dispensado pelo protestantismo ao tema da legalidade e da justia, importa ter presente a inspirao norteadora das fontes paulinianas e agostinianas. Os principais representantes da Reforma, como Lutero, Zuinglio e Calvino, compartilham com a noo de um jusnaturalismo teocntrico, expresso captada pela conscincia moral individual e munida pela rejeio natural lei objetiva. Para Martinho Lutero, a ao humana direcionada obedincia das leis no tem valor para a salvao, de que s instrumento a f. A Justia crist no vem da lei, pois, quem pensa de forma distinta so os juristas, legalistas e papistas. As leis de Deus [...] so a presena em nossos coraes do Esprito Santo, que infunde o amor, que no deriva da lei.41 J a justia, na interpretao de Lutero, est identificada com a perfeio, decorrendo da graa e da
37 38 39 40 41

FASS, Guido. Op. cit., p. 39. Idem. Idem. Cf. PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio (Org.). Op. cit., Tomo I, Siglos XVI XVII, p. 118-119. FASS, Guido. Op. cit., p. 39.

19

f, a que o homem possui parte do esprito de Deus.42 De qualquer forma, justifica-se a existncia do Direito positivo e do poder poltico estatal em razo de a natureza humana estar dominada pela corrupo. Fica claro, assim, o desprezo do luteranismo pela legalidade temporal objetiva. A verdadeira lei aquela que o cristo, sem a mediao dos clricos, absorve unicamente das Sagradas Escrituras. O Direito materializado na sociedade torna-se um instrumento para regrar e para estabelecer limites aos cristos desgarrados e de mau comportamento, pois os bons no necessitam da legalidade temporal. O voluntarismo e a intolerncia de Lutero favoreceu um ideal social e poltico de fisionomia autoritria e conservadora.43 Muito prximo das formulaes de Lutero, aparecem as doutrinas do suo Zuinglio e do francs Calvino que se mantm na tradio da espiritualidade crist, na liberdade de conscincia individual e na rejeio da subordinao do homem lei positiva temporal. A conduta justa no est necessariamente no acatamento da lei humana, mas na f e na revelao. Assim, a norma de conduta para os reformadores clssicos no se encontra no poder poltico externo, tampouco num plano de interiorizao subjetiva e racional, mas deduzida de uma conscincia moral como testemunho da vontade de Deus.44 Certamente que a Reforma, representada por Lutero, Zuinglio e Calvino, ainda que considerando a perceptvel dissonncia interpretativa entre estes, impe a assertiva poltico-religiosa de que a aspirao maior era a autonomia do sujeito moral subordinao da lei temporal. Trata-se de reordenar a prpria noo de liberdade em seu sentido individual que no se prendia autoridade ou ao poder, mas liberdade religiosa, a liberdade que rompe com o pecado. V-se, assim, que o que movia os reformadores guardado suas diferenas e complementaridade no era a liberdade do homem poltico, mas a do sujeito cristo, inspirado nas Sagradas Escrituras; era a autonomia do cristo diante da lei objetiva e sua

42 Ibidem, p. 40. 43 TRUYOL Y SERRA, Antonio. Histria de la Filosofia del Derecho y del Estado. v. 2. Madrid:

Revista de Occidente, 1976. p. 38; RUIZ MIGUEL, Alfonso. Una Filosofia del Derecho en Modelos Histricos. De la antigedad a los inicios del constitucionalismo. Madrid: Trotta, 2002. p. 176. 44 FASS, Guido. Op. cit., p. 45-46.

20

submisso lei como expresso que revela a vontade de Deus. Entende-se, desse modo, a nfase da Reforma em favorecer uma condio que implica a volta do sujeito s regras da obedincia ditada pela autoridade religiosa, por vezes mais vigorosa e ortodoxa que em grande parte da Idade Mdia.45 Ademais, as razes religiosas do reformismo esto presentes num pensamento moderno acerca do Direito e do Estado. Se as idias de Lutero causaram um impacto maior nos rumos do movimento reformista, a obra de Calvino foi melhor adequada para o mundo jurdico. A influncia mais direta de Calvino, passada por meio da produo de seus discpulos, insere-se na formao das categorias jurdicas modernas, na origem e no desenvolvimento da economia capitalista e na organizao poltica moderna [...].46 A questo jurdica ir ser tratada de forma distinta pelos dois expoentes da Reforma. Enquanto o telogo Lutero desprezava o jurdico e detestava os juristas tanto quanto a filosofia de Aristteles e a escolstica metafsica, Calvino, formado em Direito, aplica no estudo da Bblia o mtodo exegtico do mundo jurdico. Trata-se de um jurista que, em Genebra, incorpora e leva adiante os propsitos da Reforma naquilo que Lutero desconsiderava: a organizao da Igreja reformada.47 Ainda que, de um lado, inmeros tericos admitam uma certa dificuldade em assinalar pontos de interao entre a Reforma e o Humanismo Renascentista, por outro, no se pode deixar de reconhecer a influncia do protestantismo na gnese do Capitalismo moderno, na formulao da mentalidade livre individualista, na valorao da conscincia moral, na contribuio da filosofia dos direitos humanos e, fundamentalmente, no impulso para a moderna concepo de jusnaturalismo. Essa tambm a interpretao de Alfonso Ruiz Miguel, para quem no se pode compreender o jusnaturalismo racionalista sem ter presente o impacto da Reforma Protestante.48 Alm disso, recorda Gregorio Peces-

45 Idem, ibidem. 46 ALVAREZ CAPEROCHIPI, Jose A. Reforma Protestante y Estado Moderno . Madrid: 47 Ibidem, p. 20 e 25. Sobre as concepes doutrinrias de Lutero e de Calvino sobre o Direito e o

Civitas, 1986. p. 19.

Direito Natural, consultar tambm: VILLEY, Michel. La Formation de la Pense Juridique Moderne. Paris: Montchretien, 1975. p. 279-307 e 308-337. 48 Cf. RUIZ MIGUEL, Alfonso. Op. cit., p. 175.

21

Barba que os grandes tericos do jusnaturalismo moderno tendem a ser pertencentes religio protestante, ainda que no associados s Igrejas protestantes majoritrias, luteranismo e calvinismo ortodoxos, seno a setores dissidentes e heterodoxos.49 Ora, no se pode duvidar dessa influncia direta nas origens do jusnaturalismo moderno, tampouco o fato de que a Reforma preparar o positivismo voluntarista e ser um elemento importante nos novos fundamentos da relao entre Direito e Poder.50 Inegavelmente, toda a problemtica prpria do mundo moderno e da filosofia dos direitos fundamentais no teria sido possvel sem este passo prvio, sem esta secularizao do Estado e do Direito, no que foi essencial a contribuio da Reforma Protestante.51 Naturalmente, a busca por instaurar uma nova sociedade e um novo ethos cultural na direo da modernidade no est somente associada Reforma Protestante, pois o humanismo renascentista torna-se talvez, com mais fora, um dos forjadores do pensamento poltico e jurdico moderno. Em tais movimentos, ainda que marcados por especificidades prprias e passado um primeiro momento conflitivo, emergem algumas preocupaes que se interagem, pois no se pode desconsiderar que o Humanismo est presente em amplos setores da Reforma, e o esprito reformista marcar tambm o Humanismo e seus herdeiros nos sculos XVII e XVIII.52 certo, assim, que o Humanismo como ampla manifestao transformadora nos campos da cultura, da filosofia, das artes e das cincias proclama os valores que enaltecem o indivduo, sua vontade, capacidade e liberdade de ao. a participao direta do homem e o exerccio da crtica direcionada para as mudanas da vida social e poltica. Obviamente que surgiram tendncias dentro do movimento humanista, diferenas que se distinguiam
entre si quer pela tradio filosfica da Antigidade a que se ligavam (platonismo, aristotelismo), quer pela temtica que abordavam de preferncia (estudo da natu-

49 50 51 52

PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio (Org.). Op. cit., tomo I, Siglos XVI XVII, p. 138. Ibidem, p. 141. Ibidem, p. 145. Ibidem, p. 68-69.

22

reza, da histria, da personalidade humana, da matria religiosa), quer pela prtica a que se dedicavam (poltica, pesquisa cientfica, arte, poesia).53

O ideal transcendente e a perspectiva teocntrica da Idade Mdia so sucedidos pelo racionalismo e pelo antropocentrismo. O humanismo como movimento dos mais significativos e fecundos em trnsito para os tempos modernos trs em si, como assevera Abelardo Levaggi, uma forte reao ao princpio da autoridade (teolgica e eclesistica), deslocando a valorao para a autoridade que provm da antigidade clssica, e para a busca de conhecimento alcanado por meio da razo e por preocupaes dominadas pela secularizao da cultura.54 Trata-se de consagrar um iderio ideolgico de emancipao que serve a um novo segmento social ascendente (a burguesia), porquanto faz a defesa de verdades humanas gerais [...], fundada na capacidade individual e nas foras prprias de cada indivduo, representando a negao de todos os privilgios das diferentes ordens, de todas as pretendidas prerrogativas de nascimento e Estado, e substituindo a doutrina, mantida pelo clero, dos poderes sobrenaturais [...].55 A orientao humanista incidiu, como no poderia deixar de ser, no mbito da teoria e da prtica jurdica. Assim, o humanismo no Direito contribuiu para uma natural e clssica reviso crtica da cultura jurdica produzida pela Idade Mdia. O prprio eixo explicativo de sustentao da doutrina do Direito Natural comea a se deslocar para a sociedade humana e para a natureza racional do homem, antecipando-se, assim, o que seria mais tarde a proposio filosfica do contrato social.56 Com razo entende Fbio S. de Andrade que os humanistas saram em defesa de mltiplas reformas, dentre elas, aquelas pertencentes ao campo da juridicidade, consubstanciada num amplo questionamento que abrangia a utilizao do latim, a metodologia de ensino praticada pelos Comentadores

53 SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. So Paulo: Atual; Campinas: Unicamp, 1984. p. 14, 15 e 17. 54 Cf. LEVAGGI, Abelardo. Manual de Historia del Derecho Argentino. Tomo I. Parte General. 55 VON MARTINS, Alfred. Op. cit., p. 46-47. 56 COING, Helmut. Elementos Fundamentais da Filosofia do Direito. Porto Alegre: Sergio A.

Buenos Aires: Depalma, 1991. p. 95-97.

Fabris, 2002. p. 55-57.

23

e at o interesse maior pela sistematizao dos princpios jurdicos [...].57 Parte dessa censura dos humanistas ao Direito voltava-se contra a tradio do bartolismo e denunciava a obra dos Comentadores, chamando a ateno para o estudo erudito das fontes normativas romanas. Observase, nessa linha destacada por Mario J. Almeida Costa, que o humanismo jurdico constitui-se, deveras, sob diversas tendncias: desde as filolgicocrticas, orientadas para o estudo e reconstruo dos textos clssicos, at a que reivindica a liberdade e autonomia do jurista na exegese da lei [...], reportando-se ao livre exame das fontes romanas.58 Tal postura correspondeu a uma mudana radical ante a hermenutica dos Comentadores. Diversos estudiosos reconhecem que, em seu apogeu no sculo XVI, a Escola do Humanismo Jurdico teve, dentre seus principais expoentes, nomes como o do italiano Andrea Alciato (1492-1550), o alemo Ulrico Zasio (1461-1535) e os franceses Guilherme Bud (1467-1540) e Jacques Cujas, ou Cujcio (1522-1590). No dizer de Cavanna, Alciato foi o verdadeiro fundador e a grande personificao do ideal humanstico da jurisprudncia, enquanto que Cujcio foi o maior na exegese histrica e na filologia dos textos romanos.59 No que se refere controvrsia que envolveu a erudio dos humanistas e o pragmatismo dos comentadores, destaca Mrio Almeida Costa que, por serem demasiado especulativos, os humanistas construram, sobretudo, um direito terico, de tendncia erudita, enquanto os processos dos Comentadores levaram a um direito prtico, ou seja, empregava-se a romanstica direcionada para encontrar solues para os casos concretos.60 Indubitavelmente, cumpre registrar na esteira de Fabio S. de Almeida que o movimento do humanismo jurdico primou por duas direes: de um lado, a crtica severa pela ausncia de mtodo dos juristas que o antecederam; de outro, a necessidade de preservao do Corpus Juris como depositrio da matria jurdica europia.61
57 ANDRADE, Fabio S. Da Codificao. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997. p. 38. 58 COSTA, Mrio J. de Almeida. Histria do Direito Portugus. Coimbra: Almeida, 1999. p. 322. 59 CAVANNA, Adriano. Storia del Diritto Moderno in Europa. Milano: Giuffr, 1982. p. 178; 60 COSTA, Mrio J. Almeida. Op. cit., p. 324. 61 ANDRADE, Fabio S. Op. cit., p. 41.

VILLEY, Michel. Op. cit., p. 507-509.

24

Resta mencionar, finalmente, que ainda que seu perodo tenha sido efmero, deixaram diretrizes inestimveis, pois foram os humanistas jurdicos os pioneiros a se dedicar a construir um edifcio sistemtico a partir do ius commune.62

Concluso
Os primrdios da cultura jurdica moderna no mbito da civilizao europia reproduziram as condies e o desenvolvimento de um processo particular de transformaes que atravessou diferentes campos de atuao humana, seja religioso e cultural, seja econmico, social, poltico e cientfico. Algumas caractersticas da poca, como a secularizao, a racionalizao, a individualidade e o antropocentrismo, marcam a passagem para a construo e consolidao de um novo mundo que legitima tambm uma nova forma de produzir, pensar e praticar o Direito. Assim, a nova conscincia jurdica europia nasce da convergncia histrica do naturalismo, da individualidade e da centralizao poltica burocrtica. A par de toda essa dinmica especfica, a nascente cultura jurdica eurocntrica est profundamente afetada por fenmenos radicais e criadores que tm suas razes no Humanismo renascentista e na Reforma Protestante. Tanto um quanto o outro, desses movimentos, exerceram uma influncia direta nas instituies jurdicas e na moderna doutrina dos direitos fundamentais.

Referncias
ADEODATO, Joo M. tica e Retrica. Para uma Teoria da Dogmtica Jurdica. So Paulo: Saraiva, 2002. ALVAREZ CAPEROCHIPI, Jos A. Reforma Protestante y Estado Moderno. Madrid: Civitas, 1986. ANDRADE, Fabio S. Da Codificao. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

62 Idem, ibidem. Vide tambm: COSTA, Mrio J. Almeida. Op. cit., p. 324.

25

BERMAN, Harold J. La formacin de la Tradicin Juridica de Occidente. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1996. BURCKHARDT, Jacob. O Renascimento Italiano. Lisboa: Editorial Presena, 1973. CAPELLA, Juan Ramn. Fruto Proibido. Uma aproximao histrico-terica ao Estudo do Direito e do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. CAVANNA, Adriano. Storia del Diritto Moderno in Europa. Milano: Giuffr, 1982. COING, Helmut. Derecho Privado Europeo. Tomo I. Madrid: Fundacin Cultural del Notariado, 1996. __________. Elementos Fundamentais da Filosofia do Direito. Porto Alegre: Sergio A. Fabris, 2002. COSTA, Mrio J. de Almeida. Histria do Direito Portugus. Coimbra: Almeida, 1999. DOBB, Maurice. A Evoluo do Capitalismo. So Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores). FASS, Guido. Historia de la Filosofa del Derecho. La Edad Moderna. Vol. 2. Madrid: Piramide, 1982. LASKI, Harold. O Liberalismo Europeu. So Paulo: Mestre Jou, 1973. LEVAGGI, Abelardo. Manual de Historia del Derecho Argentino. Tomo I. Parte General. Buenos Aires: Depalma, 1991. PECES-BARBA MARTINEZ, Gregorio (Org.). Histria de los Derechos Fundamentales. Tomo I: Transito a la modernidad. Siglos XVI XVII. Madrid: Dykinson, 1998. __________. Historia de los Derechos Fundamentales. Tomo II: Siclo XVIII. Madrid: Dykinson, 2001. ROUANET, Srgio P. Mal-Estar da Modernidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. RUIZ MIGUEL, Alfonso. Una Filosofa del Derecho en Modelos Histricos. De la antigedad a los inicios del constitucionalismo. Madrid: Trotta, 2002. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. So Paulo: Atual; Campinas: Unicamp, 1984.

26

SOMBART, Werner. El Burgus. Contribucin a la Historia Espiritual del Hombre Econmico Moderno. Madrid: Alianza Editorial, 1998. TAVARES, Jos A. Giusti (Org.). Coletnea de Textos Histricos. Histria do Pensamento Humano. So Leopoldo: Unisinos, 1973. TIGAR, Michael E.; LEVY, Madeleine R. O Direito e a Ascenso do Capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. TOUCHARD, Jean (Org.). Histria das Idias Polticas. v. II. Mira-Sintra: Europa-Amrica, 1991. TRUYOL Y SERRA, Antonio. Histria de la Filosofa del Derecho y del Estado. V. 2. Madrid: Revista de Occidente, 1976. VZQUEZ, Adolfo Sanchez. tica. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. VILLEY, Michel. La Formation de la Pense Juridique Moderne. Paris: Montchretien, 1975. VON MARTIN, Alfred. Sociologa del Renascimiento. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1946. WEBER, Max. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. So Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores). WEBER, Max. Economa y Sociedad. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1984. WIEACKER, Franz. Histria do Direito Privado Moderno. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1980. WOLKMER, Antonio C. Pluralismo jurdico. Fundamentos de uma Nova Cultura no Direito. 3. ed. So Paulo: Alfa-Omega, 2001. __________. (Org.). Introduo Histria do Pensamento Poltico. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. __________. (Coord.). Fundamentos do Humanismo Jurdico no Ocidente. So Paulo: Manole, 2005.

27

S-ar putea să vă placă și