Sunteți pe pagina 1din 10

POLCIA MILITAR DO ESTADO DE SO PAULO DIRETORIA DE ENSINO E CULTURA ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS CORONEL PM EDUARDO ASSUMPO

CURSO SUPERIOR DE TCNICO DE POLCIA OSTENSIVA E PRESERVAO DA ORDEM PBLICA

MATRIA : DIREITO PENAL MILITAR


Departamento de Ensino e Administrao Diviso de Ensino e Administrao Seo Pedaggica
Setor de Planejamento

APOSTILA ATUALIZADA EM JUNHO DE 2011 PELO 1 TEN PM R. ALVES, da ESSd

Dos Crimes Militares em Tempo de Paz (Art. 9 do CPM) As infraes penais militares so definidas pela lei penal no art. 9, inciso I, II e III do Cdigo Penal Militar, conforme abaixo: Art. 9 - Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - Os crimes de que trata este cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio especial; II - Os crimes previstos neste cdigo, embora tambm o sejam com igual definio na lei penal comum, quando praticados: a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado ou civil; c) por militar em servio, ou atuando em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva ou reformado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; IIII - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou por civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito a administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio Militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho do servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior.

Pargrafo nico: Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum (Tribunal do Jri): pargrafo acrescido pela Lei 9299/96.

Crimes propriamente e impropriamente militares Doutrinariamente, identificam-se dois tipos de crimes militares, a saber: I - crimes propriamente militares: So aqueles somente definidos no cdigo penal militar (art. 9 inciso I). So delitos em que ocorrem infraes especficas e funcionais da vida militar, os quais ofendem diretamente a instituio e cujas hipteses delituosas esto previstas nos ttulos I, II, III, VII da parte especial do CPM. So exemplos de crimes propriamente militares o motim, a revolta, a insubordinao, a desero, a falta do cumprimento do dever, o abandono de posto e o atentado contra a soberania nacional. II - crimes impropriamente militares. So crimes igualmente definidos no CPM (art. 9 inciso II) e na lei penal comum e que, por um artifcio legal, tornam-se militares por se enquadrarem em uma das v rias hipteses do inciso referido, sendo seu requisito fundamental de aplicabilidade a condio de militar da ativa do agente. Obs.: No tocante Justia Militar Estadual cumpre destacar que, por fora do Art.125, pargrafo 4 da Constituio Federal e art. 81 da Constituio de So Paulo, compete a ela processar e julgar militares estaduais e no civis. Portanto, o civil no figura como indiciado em inqurito policial militar, instaurado na esfera estadual. Cumpre ainda ressaltar que nos crimes impropriamente militares, as condies, circunstncias e locais de ocorrncia que os caracterizam esto relacionadas no inciso II do Art. 9 do CPM. Militar e Superior Art. 22. considerada militar, para efeito da aplicao deste Cdigo, qualquer pessoa que, em tempo de paz ou de guerra, seja incorporada s foras armadas, para nelas servir em posto, graduao, ou sujeio disciplina militar.

Art. 24. O militar que, em virtude da funo, exerce autoridade sobre outro de igual posto ou graduao, considera-se superior, para efeito da aplicao da lei penal militar. Motim e Revolta

Os crimes de motim e a revolta esto previstos no ttulo II do Cdigo Penal Militar, ou seja, dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar. Visa o legislador a proteger a autoridade dos superiores e tambm a disciplina militar, inibindo reunies militares que tenham o cunho de afrontar os regimentos disciplinares, administrativos e operacionais. Motim Art. 149 - Reunirem-se militares ou assemelhados: I - agindo contra ordem recebida do superior ou negando-se a cumpri-la; II - recusando obedincia a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violncia; III - assentindo em recusa conjunta de obedincia, ou em resistncia ou violncia, em comum, contra superior; IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fbrica ou estabelecimento militar, ou dependncia de qualquer deles, hangar, aerdromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ao militar, ou prtica de violncia, em desobedincia ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar: Pena recluso, de quatro a oito anos, com aumento de u m tero para os cabeas. Revolta Pargrafo nico Se os agentes estavam armados: Pena recluso, de oito a vinte anos, com aumento de um tero para os cabeas. Caracteriza o motim a franca disposio dos militares na recusa em obedecer ordem legal de superior usando os amotinados, s vezes, de resistncia com violncia. Vale lembrar que o CPM diz que conceito de superior se traduz da seguinte maneira: o militar que, em virtude da funo, exerce autoridade sobre o outro de igual posto ou graduao, considera-se superior, para efeito da aplicao da lei penal militar. Na verdade, a revolta uma forma qualificada do crime de motim. Assim, o que caracteriza a revolta o motim onde os agentes se encontram armados. Por fim, deve-se ressaltar que o legislador prev aumento de pena para os cabeas do motim ou da revolta, aumentando-a em um tero para os lderes dos delitos. Obviamente, no seria necessrio dizer que no crime de motim e de revolta exige-se mais de dois agentes para a caracterizao do delito, que cometido por grupos. Diz tambm o artigo da figura do assemelhado, entendido como tal o servidor, efetivo ou no, da organizao militar, submetido a preceito de disciplina militar, em virtude de lei ou regulamento. Omisso de Lealdade Militar Art. 151 - Omisso de lealdade militar.

Deixar o militar ou assemelhado de levar ao conhecimento do superior o motim ou revolta de cuja preparao teve notcia, ou, estando presente ao ato criminoso, no usar de todos os meios ao seu alcance para impedi-lo. Pena recluso de 03 a 05 anos. Verifica-se, no tipo penal em estudo, que duas so as formas de cometimentos de omisso de lealdade militar: 1) deixar de levar ao conhecimento do superior; e 2) estando presente ao ato criminoso, no tentar impedi-lo. Deve-se salientar que o agente deste delito no se confunde com o do crime de motim, mas sim aquele que apesar de no participar do delito de motim, omite -se em impedir sua consumao ou realizao. Conspirao Conspirao Art. 152. Concertarem-se militares ou assemelhados para a prtica do crime previsto no artigo 149: Pena - recluso, de trs a cinco anos. Iseno de pena Pargrafo nico. isento de pena aquele que, antes da execuo do crime e quando era ainda possvel evitar-lhe as conseqncias, denuncia o ajuste de que participou. Violncia contra superior Art. 157. Praticar violncia contra superior: Pena - deteno, de trs meses a dois anos. Formas qualificadas 1 Se o superior comandante da unidade a que pertence o agente, ou oficial general: Pena - recluso, de trs a nove anos. 2 Se a violncia praticada com arma, a pena aumentada de um tero.

3 Se da violncia resulta leso corporal, aplica-se, alm da pena da violncia, a do crime contra a pessoa. 4 Se da violncia resulta morte: Pena - recluso, de doze a trinta anos. 5 A pena aumentada da sexta parte, se o crime ocorre em servio. Violncia contra militar de servio Art. 158. Praticar violncia contra oficial de dia, de servio, ou de quarto, ou contra sentinela, vigia ou planto: Pena - recluso, de trs a oito anos.
5

Formas qualificadas 1 Se a violncia praticada com arma, a pena aumentada de um tero. 2 Se da violncia resulta leso corporal, aplica-se, alm da pena da violncia, a do crime contra a pessoa. 3 Se da violncia resulta morte: Pena - recluso, de doze a trinta anos. Desrespeito a superior Art. 160. Desrespeitar superior diante de outro militar: Pena - deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Desrespeito a comandante, oficial general ou oficial de servio Pargrafo nico. Se o fato praticado contra o comandante da unidade a que pertence o agente, oficial-general, oficial de dia, de servio ou de quarto, a pena aumentada da metade. Da Insubordinao Recusa de Obedincia Art. 163 Recusar obedecer ordem do superior sobre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instruo: Pena deteno de 01 a 02 anos, se o fato no constitui crime mais grave. O crime caracteriza-se pela falta de subordinao, ou seja, no querer voluntariamente cumprir ordem legal determinada por superior. A ordem deve ser legal, no importando se verbal ou escrita. Deve a mesma ter sido dada por superior. Para caracterizao do delito em estudo necessrio que a ordem do superior verse sobre assunto ou matria de servio. Encontramos, ento, conseqentemente, o seu respaldo no dever que a prpria lei regulamenta, ou na instruo imposta ao subordinado.

Oposio Ordem de Sentinela e Reunio Ilcita. Art. 164. Opor-se s ordens da sentinela: Pena - deteno, de seis meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Publicao ou Crtica Indevida Art. 166. Publicar o militar ou assemelhado, sem licena, ato ou documento oficial, ou criticar publicamente ato de seu superior ou assunto atinente disciplina militar, ou a qualquer resoluo do governo. Pena deteno, de 02 meses a 01 ano, se o fato no constitui crime mais grave. O tipo penal abrange tanto a publicao, sem licena, de documento oficial como a crtica de ato superior disciplina militar e a resoluo do governo. Da Desero

A desero capitulada no art. 187 do CPM caracteriza-se por: ausentar-se o militar, sem licena, da unidade em que serve, ou do lu gar em que deve permanecer, por mais de oito dias Pena deteno, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena agravada. Inicialmente, antes de se tratar da desero, necessrio verificar o pressuposto do crime em questo, que a ausncia ilegal. Esta figura no configura norma penal militar, mas sim o caminho natural ao cometimento do delito capitulado no art. 187 do CPM, crime de desero. Assim, a conduta do militar que, aps trmino regular de seu afastamento, como folga de servio, concluso de afastamento de ordem mdica, trmino de licena sem vencimentos ou dispensa, no se apresenta sua unidade de origem, d condies para se iniciar a contagem do perodo de consumao do crime em estudo, que se concretizar com o transcurso de mais de oito dias fora da unidade. Enquanto perdurar somente a ausncia ilegal, o policial militar estar sujeito a enquadramento disciplinar (R-D-PM Lei Complementar 893/01) ou, mais precisamente, enquadrado no nmero 2 do pargrafo 1 do art. 12 do citado regulamento. A conduta do ausente ofende basicamente a dignidade militar ou profissional, no se constituindo assim em crime propriamente dito. Devemos esclarecer que a falta ao servio, desde que no cientificada, tambm caracteriza marco inicial da contagem do prazo para a caracterizao do crime de desero. Comea a contagem do prazo 00h00 (zero hora) do dia imediatamente posterior ao que o policial militar deixou de se apresentar ou tenha faltado ao servio. Entende-se que, no caso de falta ao servio, em especial, at o horrio previsto para trmino do mesmo, o policial militar estar apenas atrasado para cumpri -lo. No espao de tempo entre o horrio previsto para o trmino de servio e 00h00 (zero hora) subseqente, estar o policial militar respondendo pela falta ao servio. Por fim, aps 00h00 (zero hora) do primeiro dia seguinte ao trmino previsto do servio, estar o policial militar em ausncia ilegal. O tempo compreendido entre a formalizao da ausncia ilegal e a consumao da desero de 08 dias, calculados como no caso de ausncia ilegal. O incio da ausncia ilegal inclui-se ao incio da contagem do prazo para a consumao do crime de desero. O dispositivo refere-se a ficar fora da unidade em que serve por mais de oito dias, sem a devida autorizao legal. Segundo o art. 188 do CPM, incorre tambm nas penas do crime de desero aquele que: I) no se apresenta no lugar designado, dentro de oito dias, findo o prazo de trnsito ou frias;

II) deixa de se apresentar autoridade competente, dent ro do prazo de oito dias, contados daquele em que termina ou cassada a licena ou agregao ou em que declarado estado de stio ou de guerra. III) tendo cumprido a pena, deixa de se apresentar, dentro do prazo de oito dias; e IV) consegue excluso do servio ativo ou situao de inatividade, criando ou simulando incapacidade. Resumo para Consumao da Desero no Caso de Falta ao Servio 1) Se chegar at o horrio previsto para o trmino do servio, ser enquadrado por chegar atrasado para o servio. 2) Se chegar aps o horrio previsto para o trmino do servio e antes da primeira hora seguinte (00:00): ser enquadrado por falta ao servio. 3) Se chegar aps primeira 00h00 (zero hora) seguinte ao trmino do servio e antes de completar 08 dias: ser enquadrado por ausncia ilegal. 4) Se chegar aps 08 dias da primeira 00h00 (zero hora) seguinte ao trmino do servio: responder pelo crime de desero. Abandono de Posto Art. 195 - Abandono de posto. Abandonar, sem ordem superior, o posto ou lugar de servio que lhe tenha sido designado, ou o servio que lhe cumpria, antes de termin-lo: Pena deteno de 03 meses a 01 ano. Nota-se pelo enunciado do artigo que o abandono se d quando da inexistncia de uma ordem superior ou um prvio aviso para que tal ocorra. Deve o policial militar estar devidamente escalado em um posto fixo de servio ou ainda em qualquer lugar de servio previamente determinado. Caracteriza tambm o abandono de posto a situao em que o policial militar deixa o servio que lhe cumpria antes de termin-lo, conforme tenha sido preestabelecido. A escala prvia mencionada pode ser tanto verbal como escrita. Embriaguez em Servio Art. 202 - Embriagar-se o militar, quando em servio, ou apresentar -se embriagado para prest-lo. Pena - deteno de 06 meses a 02 anos. Note-se que, responde pelo crime tanto o policial militar que estando de servio se embriaga, como aquele que se apresenta para o servio embriagado. Dormir em servio

Art. 203. Dormir o militar, quando em servio, como oficial de quarto ou de ronda, ou em situao equivalente, ou, no sendo oficial, em servio de sentinela, vigia, planto s mquinas, ao leme, de ronda ou em qualquer servio de natureza semelhante: Pena - deteno, de trs meses a um ano. A situao do crime especfica: oficial, de servio ou situao equivalente. No o militar no for oficial, quando estiver em servio de sentinela, vigia, planto, ronda ou servios semelhantes.

Bibliografia * CAPEZ, Fernando, Manual Penal Especial Curso MPM, 1996; * DAMSIO E. de Jesus, Cdigo penal Anotado, Saraiva, 1991. * DAMASIO E. de Jesus, Direito Penal, V 1,2 e 3, Saraiva, 1988; * DAMSIO E. de Jesus, Lei das Contravenes Penais Anotada , Saraiva, 1998; * MIRABETE, Julio Fabbrini, Manual de Direito Penal, V.1,2 e 3, Atlas, 1990; * MIRABETE, Julio Fabbrini, Processo Penal, Atras, 1992; * SALLES JUNIOR, Romeu de Almeida, Inqurito Policial e Ao Penal , Saraiva, 1992; * SZNICK, Valdir, Contravenes Penais, Universitria de Direito, 1991; * TOURINHO Filho, Fernando da Costa, Processo Penal, Saraiva, 1

10

S-ar putea să vă placă și