Sunteți pe pagina 1din 11

CENTRO ESTADUAL DE FORMAO DE PROFESSORES GAL.

FLORES DA CUNHA CURSO NORMAL/ DIDTICA GERAL/PROF ANA FELICIA TRINDADE DIRIO DE CAMPO: O PODER DA OBSERVAO TEMA DE ESTUDOS: OBSERVAO OBSERVAO MUITO IMPORTANTE: O Presente trabalho, nomeado KIT PLANEJAMENTO, foi elaborado e, gentilmente cedido, pelas profs Clarice Salete Traversini e Sandra dos Santos Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educao Departamento de Ensino e Currculo, no Seminrio de Docncia: Saberes e Constituio da Docncia, assim como compartilhado pela estudante de Pedagogia Ftima Priscila Gaspar. KIT PLANEJAMENTO 1. Roteiro Geral para Observao Dados de Identificao Data da observao: Hora: Incio Trmino Turma: Ano: Ciclo: Ano-Ciclo: Disciplinas observadas: Nomes das/os professoras/es: Nome da observadora: N estudantes presentes:

Observao Ao pedaggica Descrio do ambiente fsico e visual e do arranjo espacial da sala de aula;
Das reas de conhecimento abordadas nos trabalhos propostos; Das temticas trabalhadas; Das metodologias e dinmicas utilizadas; Dos recursos didticos utilizados; Das intervenes do/a professor/a; Da organizao dos grupos de estudantes (filas, duplas, ...); Das interaes do grupo professor/a e estudantes; Das falas e conversas paralelas; Das brigas, no participao, rejeio por grupos de alguns estudantes; Das regras e normas disciplinares implcitas e explcitas; Do planejamento didtico-pedaggico e sua traduo e visibilidade no cotidiano da sala de aula; Do processo avaliativo (critrios, instrumentos, ...);

Dos momentos ldicos/ jogos/ brincadeiras; Do clima de trabalho (agitado, calmo, ...); Dos recantos educativos; Da exposio dos trabalhos dos estudantes (Trabalhos modelos? Padronizados? Originais? Criativos?) Outros itens a serem observados Forma de entrada/sada dos alunos na sala de aula existncia de filas, campainha, sineta, entrada ps-recreio (tolerncia em minutos, entrada na sala de aula); Entrada de professores na sala de aula no incio das aulas, aps o recreio; Mudanas de perodo permanncia dos estudantes em aula/corredores; Intervalo existe? Onde ficam os alunos? Rotina da escola Recreio durao, dias de chuva, como se organizam os grupos? Merenda bar, refeitrio (concomitante com o recreio?), trazem de casa? O qu? Repartem? Porto de entrada da escola horrio de abertura e fechamento, responsvel, existncia de guarda, ... Delimitao da escola muro/ cerca, entradas/ sadas (no oficiais) e Ambiente em torno da escola presena de estudantes, exestudantes, estudantesmatando aula, presena de gangues, ... 2. Roteiro para Observao- Sugerido Elisabete Maria Garbin 1. Temas possveis para observaes em escolas [sugestes] no campo da Organizao Curricular, Planejamento e Avaliao 1. Espao escolar [fsico/cultural/de controle...] 2. Dilogo na escola (professor/a estudantes, direo professor/a, professor/a pais); 3. Escola e cultura [culturas silenciadas/negadas/privilegiadas de gnero/etnias/etc... 4. Avaliao na escola funes e prticas [Inclusiva? Excludentes? Formativa? Outras?] 5. O planejamento didtico-pedaggico, a organizao didtico-metodolgica [Norma da escola? Projeto coletivo ou individual? Como ocorre?/Em quais circunstncias? /em que espao? / coletivo? /Individual] 6. Representaes e discursos na escola (professor/a sobre estudante; estudante sobre professor/a) 7. Sala de Professores [local de produtividade? Quais? 8. Biblioteca [que lugar este na escola? Como est sendo utilizado tal espao? 9. Refeitrio... 10. A entrada e a sada dos alunos;

11. O ambiente fsico e o arranjo espacial da sala de aula; 12. A organizao dos grupos de estudantes; 13. As normas disciplinares implcitas e explcitas; 14. As reas de conhecimento trabalhadas; 15. As temticas abordadas; 16. As metodologias, as dinmicas e os recursos didticos utilizados; 17. O uso de folhas, livro texto, cpias do quadro, trabalhos nos cadernos...; 18. Os momentos ldicos, os jogos e as brincadeiras propostas; 19. As intervenes do professor; 20.As interaes do grupo: professor e estudantes, estudantes-estudantes; 21. As falas e conversas paralelas; 22.As brigas, a no participao, a rejeio de alguns alunos; 23.O clima de trabalho (agitado, calmo...); 24.A hora do intervalo/recreio; 25.A exposio de trabalhos de alunos; 26.Os murais na sala de aula e nos corredores da escola (avisos, recomendaes, outros...) 27.Outros aspectos significativos.

3.Roteiro para Observao- Sugerido Luciana Laponte 1. Dados sobre a escola: Turnos/sries de funcionamento da escola; nmero aproximado de estudantes Escola particular ou pblica (estadual, municipal) Hierarquia escolar: quadro administrativo existente: nmero de professores e funcionrios e cargos tcnicos (direo, orientadores, pedagogos, coordenadores pedaggicos, etc); Condies de espao fsico existente e uso deste espao com alunos: salas ambiente, salas de aula, biblioteca, ptio, rua, bairro, etc. Detectar as condies das salas de aula: iluminao, ventilao, tamanho e distribuio do espao fsico da sala. Verificar se h cartazes ou referncias a disciplina de interesse. Se for possvel, tirar fotografias da escola; Projeto pedaggico da escola: existncia da proposta, qual , o que prioriza, ocorrncia de reunies pedaggicas, sua periodicidade, etc. (detectar em entrevistas informais com direo, secretaria, professores e alunos). Propostas da escola para o ano vigente: projetos especficos, programaes, festas, excurses, estudo de meio, reunies de pais, professores, reunies pedaggicas e outras atividades extra-classes com os estudantes ,etc. Outras questes que julgar importante: 2. Quanto ao professor (a) e organizao curricular especfica de uma disciplina: Sobre o professor(a): Qual Disciplina/Srie? Quanto tempo de docncia? Qual a carga horria de trabalho? Qual a graduao e o ltimo curso de formao? Como organiza seu trabalho em aula? Que mtodo adota para trabalhar em aula?

Utiliza que materiais? Adota ou utiliza livro didtico? Qual(ais)? ( Solicitar o acesso ao planejamento de ensino da disciplina para o ano de 2007). Como realiza a avaliao da aprendizagem dos estudantes? Descreva o trabalho que est realizando no momento com uma turma especfica. H reunies gerais na escola para planejamento por rea ou disciplina? Como elas acontecem? Quais as maiores dificuldades que sente no trabalho pedaggico com os alunos? O que considera mais fundamental que o aluno aprenda na tua disciplina e nesta srie em que eles esto? Poderias descrever como so seus alunos? (Primeiro deixar livremente, se no abordar, perguntar: e em termos culturais, de inteligncia, rendimento na escola, comportamento, freqncia s aulas, etc.) Quais seriam as justificativas para essa situao, segundo sua percepo? Na sua opinio, que valor tem a sua disciplina para seus alunos? Outros aspectos que julgar importante.

Lembrete da Aninha Felicia: Estes tpicos imprescindveis devero ser diludos em escritas, no Dirio de Campo. So elementos gerais bem importantes para serem considerados ao elaborar o Planejamento. Em meio s observaes de todo este universo, lembre-se: jamais perder de vista, a observao sobre as crianas e suas dinmicas, seus movimentos, suas potncias e maneiras de se organizar, se manifestar e suas aprendizagens e dificuldades.

1.

2.

3.

4.

5. 6. 7.

ROTEIRO PARA ORGANIZAO ESCRITA DO PLANEJAMENTO O Projeto: Na primeira folha: Nome completo de nossa Escola Disciplina: Professora da Disciplina: Estudante: Turma: Na segunda folha: Escola da Prtica de Ensino: Nome do Professor Titular: Srie: Turma: Na terceira folha: No meio da folha, o nome do Projeto 1.Tema: 2.Ttulo: 3.Perodo: 4.Justificativa: 5.Objetivo Geral: 6.Objetivos Especficos: 7.Conhecimentos Conceituais: 8. Conhecimentos Procedimentais: 9.Conhecimentos Atitudinais: 10. Sensibilizao: 11.Operacionalizao/Atividades: (ainda pensaremos em coletivo) 12. Culminncia: 13. Avaliao: 14. Bibliografia Apresentao contendo: contextualizao da escola e da turma(dados completos de identificao da turma), princpio pedaggico e o fio condutor do planejamento, com embasamento e argumentao terica. Quadro para planejamento didtico-pedaggico semanal das atividades. Planejamento dirio conforme quadro abaixo, cada novo dia deve comear em nova pgina, como um captulo. Referncias

ROTEIRO para elaborao de Plano de Aula1 O que um plano de aula? O plano de aula caracterizado pela descrio especfica de tudo que o professor realizar em classe durante as aulas de um perodo especfico. Na sua elaborao alguns pontos so muito importantes como: Dados de identificao do professor e da escola; Os objetivos a serem alcanados com as aulas que sero ministradas; Os contedos que sero ministrados em cada aula, os quais devem seguir uma linha cronolgica do processo de aprendizagem; Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos estudantes, ou seja, so as fases da aprendizagem; Os recursos que sero utilizados para alcanar os objetivos; E, por ltimo, as metodologias de avaliao, ou seja, as tcnicas avaliativas que o professor utilizar para avaliar o aprendizado do educando. Um plano de aula como seu nome diz: um plano. O qual poder e dever ser adaptado s necessidades que possam surgir no decorrer do perodo.

O que so objetivos de um plano2? Objetivos de um plano de ensino so as metas definidas com preciso ou resultados previamente determinados, indicando aquilo que o estudante dever ser capaz de fazer como conseqncia do processo de aprendizagem. So as modificaes de atitudes do aluno, as quais so obtidas a partir das experincias educacionais planejadas pelo professor. Tais atitudes so as expresses de conhecimentos, habilidades e atitudes que, antes de cursar a disciplina, o estudante no era capaz de realizar ou, pelo menos de realizar to bem.

OBJETIVOS GERAIS: So os objetivos mais abrangentes, de longo prazo, coerentes com os conhecimentos, as habilidades e as atitudes descritas no Plano de Estudos. Geralmente so estruturados por verbos que do idia ampla e de difcil mensurao (compreender, saber, atualizar, valorizar, etc.).

Conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n.9.394/96) o planejamento do professor denomina-se Plano de Trabalho Docente. COLL, Csar. Psicologia e Currculo: uma aproximao psicopedaggica elaborao do currculo escolar. So Paulo: tica, 2004.

OBJETIVOS ESPECFICOS: So os objetivos de curto prazo, relativos seo de conhecimentos, habilidades intelectuais, atitudes e habilidades motoras necessrias a uma determinada rea temtica; descrio das aprendizagens esperadas. So estruturados por verbos mensurveis e sempre no infinitivo (fazer, escrever, identificar, executar, selecionar, etc.).

Algumas definies sobre os tipos de objetivos especficos Objetivos Especficos que esto ligados aos Conhecimentos Conceituais: referemse a resultados de aprendizagem de fatos, conceitos e princpios (saber), geralmente expressos pelos seguintes verbos: identificar, reconhecer, classificar, descrever, comparar, conhecer, explicar, relacionar, analisar, comentar, interpretar, concluir, enumerar, assinalar, resumir, distinguir, aplicar, etc. Os objetivos conceituais tambm so classificados em nveis de pensamento: CONHECIMENTO: definir, declarar, listar, nomear, escrever, reconhecer, rotular, sublinhar, selecionar, reproduzir, medir. relembrar,

COMPREENSO: identificar, justificar, selecionar, indicar, ilustrar, representar, nomear, formular, explicar, julgar, contrastar, classificar. ANLISE: analisar, identificar, concluir, diferenciar, selecionar, separar, comparar, contrastar, justificar, resolver, separar, criticar. SNTESE: combinar, repetir, sumarizar, sintetizar, argir, discutir, organizar, derivar, selecionar, relacionar, generalizar, concluir. Objetivos Especficos que esto ligados aos Conhecimentos Procedimentais: aprender um procedimento significa ser capaz de utiliz-lo de diversas maneiras para resolver os problemas colocados e atingir as metas fixadas (habilidades, procedimentos, saber-fazer). Com freqncia aparecero formulados mediante os seguintes verbos: manejar, confeccionar, utilizar, construir, aplicar, coletar, representar, observar, experimentar, testar, simular, elaborar, planejar, executar, compor, etc. Objetivos Especficos que esto ligados aos Conhecimentos Atitudinais: aprender um valor significa ser capaz de regular o prprio comportamento de acordo com o princpio normativo estipulado por esse valor. Aprender uma norma significa ser capaz de comportar-se de acordo com a mesma. Aprender uma atitude significa mostrar uma tendncia consistente e perseverante comportar-se de determinada maneira perante situaes, objetos, acontecimentos ou pessoas (valor, atitude, ser). Geralmente se utiliza os seguintes verbos associados a atitudes: respeitar,

comportar-se (de acordo com), apreciar, aceitar, ponderar, praticar, perceber, sentir, prestar ateno a, participar de, ouvir, expressar-se, etc. O que um Programa de Aprendizagem? O programa de aprendizagem ou de ensino (ou contedo programtico) relevante a partir do momento que garante ao educando uma atuao mais eficiente e criativa, constituindo-se em meio e no um fim. Esta seleo de contedos deve-se basear na importncia cientfica de cada assunto, articulao com programas anteriores, seqncia lgica e racionalizao de aprendizagem, articulao com os Planos de Estudo. Tais conhecimentos devem ser abordados e trabalhados atribuindo-lhes significado, portanto a contextualizao do assunto com o tempo e espao fundamental. S ocorre aprendizado a partir da significao do tema com a vida do aluno. No h uma forma nica de apresentar os conhecimentos que sero trabalhados, cabe ao educador definir se organizar por temticas, unidades temticas ou listagem. Algumas vezes utiliza-se os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Diretrizes Curriculares como referncias para escolhas dos conhecimentos.

Que so as estratgias de ensino? So os meios que o professor utiliza em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as estratgias de ensino para conduzi-los em direo aos objetivos da aula, do conjunto de aulas ou do ano/srie. O professor pode listar as tcnicas e dinmicas de ensino que podem a serem empregadas, dentre outras: Aulas expositivas empregando: quadro negro, retro-projetor e Power Point; Seminrios para apresentao de trabalhos de pesquisa; Resoluo de exerccios; Estudos dirigidos em sala de aula; Atividades de campo; Investigao cientfica; Debate acerca das temticas; Apresentao de vdeos/dvds; Quais so os recursos que podem ser utilizados no processo de ensino 3? Dependendo dos objetivos e das estratgias de aprendizagens previstas pelo professor sero listados os recursos necessrios. Apresentam-se alguns tipos de recursos: a) o quadro-de-giz, de canetas; b) as ilustraes, sob a forma de desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, etc., apresentadas manualmente ou mediante o emprego de flanelgrafos,
3

http://sitio.dgidc.min-edu.pt/secundario/Documents/instrumentos_avaliacao.pdf. Acesso em 30/03/2009.

imantgrafos, quadros de pregas; c) as projees fixas por transparncias (retroprojetor); d) projees mveis (filmes mudos ou sonoros); e) objetos, espcimes, modelos, simulaes (modelos funcionais); f) maquetes; g) globos e mapas; h) plantas e grficos estatsticos; i) cartazes, murais, lbuns seriados; j) televiso educativa; l) discos e fitas gravadas; m) CD-Rom e Computador (sistemas informatizados); n) materiais impressos, tais como: jornais revistas e outros peridicos, livros, folhetos, dicionrios, enciclopdias, catlogos, anurios estatsticos; o) jogos didticos, etc. Quais so as formas de avaliar a aprendizagem? Alm de orientar a execuo do plano didtico, a avaliao continuada das aprendizagens dos estudantes mune o professor de bons elementos para que possa proceder a uma avaliao final do processo. Entretanto, a avaliao final de um determinado ciclo de ensino no deve basear-se numa soma exaustiva de todos os objetivos didticos estabelecidos. Geralmente se organiza a avaliao em: CRITRIOS de avaliao: um critrio (do grego kritrion pelo latim criteriu) um padro que serve de base para que coisas e pessoas possam ser comparadas e julgadas.Os critrios de avaliao final devem referir-se sempre quelas aprendizagens essenciais e quelas que os educandos teriam condies de haver aprendido no perodo estabelecido. INSTRUMENTOS de avaliao: so os meios escolhidos pelo professor para avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes e refletem a concepo relacionada ao ensino que o mesmo adota. Podem ser: trabalhos individuais ou em grupo, provas escritas e orais, simulao, apresentao de resultados de pesquisa, seminrios, frum online, chat, observao, produo escrita, auto-avaliao, etc. Quais as referncias tericas utilizadas pelo professor? As fontes de consulta dos autores que sustentam as teorias trabalhadas e que precisam estar definidas no plano de aula, pois sustentam a prtica pedaggica docente. Podem consistir em referncia de obras e artigos, sites ou outras fontes utilizadas.

Quadro Organizador para planejamento didtico-pedaggico semanal Dias da Semana/Momentos 1 Momento Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

2 Momento

3 Momento

4 Momento

5 Momento

6 Momento

7 Momento

10

11

S-ar putea să vă placă și