Sunteți pe pagina 1din 102

CONSRCIO INTERMUNICIPAL GRANDE ABC

20 ANOS

Consrcio Intermunicipal Grande ABC

20 anos planejando e executando aes regionais

Expediente
Clvis Volpi Presidente do Consrcio Intermunicipal Prefeito de Ribeiro Pires Mrio Wilson Pedreira Reali Vice-Presidente do Consrcio Intermunicipal Prefeito de Diadema Aidan Antnio Ravin Prefeito de Santo Andr Luiz Marinho Prefeito de So Bernardo do Campo Jos Auricchio Jnior Prefeito de So Caetano do Sul Oswaldo Dias Prefeito de Mau Adler Alfredo Jardim Teixeira Prefeito de Rio Grande da Serra Secretaria Executiva da Presidncia Eliana Bernardo da Silva Diretoria Jurdica Maria Mirtes Gisol Diretoria de Projetos e Programas Cludio Deberaldine Diretoria Administrativa Eliana Bernardo da Silva (respondendo pelo expediente) Assessoria de Imprensa Margarete Jos Acosta de Mendona Assessoria de Projetos Osana Margarete dos Santos Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC Presidente Adler Alfredo Jardim Teixeira Vice-Presidente Valter Moura

Esta uma publicao do Consrcio Intermunicipal Grande ABC. Av. Ramiro Colleoni, 5 - Centro - Santo Andr. Fone: 4435-3555. Fotos cedidas pelas Prefeituras de Santo Andr, So Bernardo, So Caetano, Diadema, Mau, Ribeiro Pires e Rio Grande da Serra. Diretora Responsvel: Eliana Bernardo da Silva. Edio: Margarete Acosta (MTB - 12.536). Diagramao: Marina Matos. Textos: Margarete Acosta e Marina Matos. Colaborao: Agncia de Desenvolvimento Econmico (Filipe Rubim e Rayane)

>> ndice
4
Apresentao
Mensagens dos prefeitos

18
Consrcio Pblico
O Consrcio Intermunicipal Grande ABC passa a ter uma nova personalidade jurdica.

19
Transio
O ano de 2010 marcou a transio do regime jurdico do Consrcio.

21
Duas dcadas de trabalho
A Regio do ABC contabiliza inmeros ganhos oriundos de ideias nascidas dentro do Consrcio.

22
Casa Abrigo
O programa um servio pblico prestado pela autarquia para a regio.

Planejamento Regional Estratgico


O cenrio almejado pelos GTs do Consrcio para a prxima dcada o resultado do trabalho realizado de agosto a outubro.

39

Vila do Doce

Esttua So Jos de Inox

Igreja Santo Antnio

Jardim Japons no Pao Municipal

Vista Area - Entrada da Cidade pela Av. Kaethe Richers

Igreja do Pilar

Palavra do Presidente

dimenso da obra do Consrcio Intermunicipal Grande ABC em favor da regionalidade est nas pginas desta publicao. So 20 anos de histria e de realizaes que estimulam uma reexo pertinente sobre o papel que cada uma das cidades desempenhou e desempenha nas conquistas que ora temos o orgulho de registrar. Avanamos e muito. Se hoje somos o primeiro consrcio de municpios do Brasil e o primeiro a ser transformado em entidade pblica porque aprendemos com os erros e acertos do passado e tivemos a coragem de prospectar o amanh. A esperada resposta de como ser o Grande ABC do futuro talvez ainda no esteja denitivamente delineada, mas certamente ser fruto das escolhas que estamos fazendo agora, no presente. O Consrcio Intermunicipal o protagonista da integrao do Grande ABC e como tal disseminou os benefcios das aes conjuntas. Seus participantes so cmplices de um roteiro cujo aperfeioamento ocorre a cada dia, a cada reunio, a cada nova ideia. Muito do que nossas cidades se transformaro em tempos vindouros est diretamente relacionado disseminao dessa cultura de cooperao. Os pontos fortes e fracos esto diagnosticados e agora temos de atravessar a tnue fronteira que separa o micro do macro, o local do regional para estabelecer prioridades sem resvalar, mesmo que involuntariamente, no privilgio ou na injustia. O planejamento estratgico que aqui apresentamos foi construdo com pensamento constante no amanh e uma ferramenta valiosa para no deixar escapar o bonde das oportunidades que certamente batero em nossas portas nas prximas dcadas. Os tempos no muito distantes de fragmentao, do cada um se preocupar apenas com seu territrio, esto fadados ao passado, mas as lies que aprendemos continuam vivas em nosso cotidiano. Ainda h levas de miserveis para incluir, milhares de jovens para empregar, mo de obra especializada para qualicar, muita infraestrutura para implantar e muita sade para melhorar. No to simples a tarefa de olhar para 2,5 milhes de habitantes sem enxergar as fronteiras geogrcas que os separam em determinadas situaes, mas os unem na maioria delas. No fcil, mas o legado do Consrcio est a para mostrar que perfeitamente possvel.

Clvis Volpi
Presidente do Consrcio Intermunicipal Grande ABC Prefeito de Ribeiro Pires

Festa Nossa Senhora dos Navegantes

Quarteiro da Sade

Praia Vermelha

Monumento ao Migrante

Vista Area

Borboletrio

Uma trajetria de consenso e conquistas

trajetria dos 20 anos do Consrcio Intermunicipal Grande ABC colocou em evidncia uma prtica que deveria ser regra geral na elaborao de polticas pblicas: a construo do consenso poltico para a denio da agenda prioritria e para a superao dos problemas. Foi por meio dessa postura que a maioria das conquistas obtidas se conrmou ao longo desses anos todos. Nesse sentido, podemos armar que a primeira vitria alcanada, ainda na dcada de 1990, foi a concretizao de um modelo de gesto que possibilitou a priorizao das demandas aos sete municpios da regio do ABCD . Isso trouxe de imediato uma ampla mobilizao social que em mdio prazo resultou em importantes realizaes como o plano de macrodrenagem e a construo dos diversos piscines; a implantao dos Hospitais Regionais do Serraria, em Diadema, e Mrio Covas em Santo Andr; do tramo sul do Rodoanel metropolitano; a ampliao da produo do Polo Petroqumico e a implantao da UFABC e da UNIFESP na regio. Outro passo fundamental foi o da transformao, em 2010, do Consrcio em rgo multisetorial de direito pblico e natureza autrquica. (sendo o primeiro do gnero no pas). Em atendimento Lei Federal n 11.107/05, a nova congurao possibilita instituio abrir processos de licitao para atender os interesses dos sete municpios, rmar acordos entre as prefeituras e receber recursos do Estado e da Unio, alm dos organismos internacionais. Esse novo cenrio abre uma nova perspectiva de atuao do Consrcio e tambm coloca desaos importantes para as sete prefeituras do ABCD. Mais uma vez, a prevalncia do consenso entre os municpios ser fundamental para que a regio consiga denir prioridades e aes para atender a importantes demandas, como a questo do transporte e do desenvolvimento sustentvel. Alm disso, preciso se preparar para as novas oportunidades que a economia brasileira poder oferecer nos prximos anos. O Consrcio Grande ABC tem todas as vantagens sociais e polticas para continuar sendo um ator fundamental para a melhoria de vida de toda populao da regio.

Mrio Reali
Vice-Presidente do Consrcio Intermunicipal Grande ABC Prefeito de Diadema

Parque Central

Paranapiacaba

Pao Municipal

Parque do Pedroso

Estdio Bruno Daniel

Avenida Perimetral

Consrcio Intermunicipal: trajetria inovadora e um futuro ainda mais promissor

ero da indstria petroqumica e das montadoras de veculos, que esto na origem da nossa riqueza, o Grande ABC destaca-se ainda graas ao seu sistema de governana regional, que est completando 20 anos desde a criao do Consrcio Intermunicipal Grande ABC. Ao lado da Cmara Regional e da Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC, o Consrcio Intermunicipal compe a aliana trplice da nossa regionalidade. O surgimento deste modelo , antes de qualquer considerao, um motivo de satisfao para os agentes pblicos, sociais, econmicos, produtivos e institucionais de Santo Andr, So Bernardo, So Caetano, Diadema, Mau, Ribeiro Pires e Rio Grande da Serra. Esta estrutura foi concebida de forma inovadora e arrojada numa poca em que a abertura econmica ensejava a criao de mecanismos heterodoxos para fazer frente aos desaos decorrentes da evaso e mortalidade de empresas, da compactao de milhares de empregos na indstria de transformao e, consequentemente, do aumento desproporcional da demanda por servios pblicos. O perodo mais complicado felizmente cou para trs, mas as instncias de governana regional permanecem como herana a ser valorizada neste contexto em que os poderes municipais demandam o complemento da atuao regional. Anal, necessidades em reas como sade, segurana, saneamento bsico e desenvolvimento urbano no reconhecem limites territoriais. Neste ponto, a recente transformao do Consrcio Intermunicipal Grande ABC em consrcio de direito pblico e natureza autrquica um divisor de guas. O novo formato jurdico confere autonomia de voo para celebrao de convnios destinados ao recebimento de recursos federais e estaduais, contratao conjunta de servios que beneciem os sete municpios, acordos para repasse de recursos de organismos internacionais, entre outras aes. No momento em que comemoramos os 20 anos do Consrcio Intermunicipal Grande ABC e planejamos os prximos 10 anos de atividades em diversas reas, nada melhor do que rememorar a trajetria gloriosa e vislumbrar um porvir ainda mais frutfero com as novas possibilidades abertas pelo status de consrcio pblico.

Aidan Ravin
Prefeito de Santo Andr

Riacho Grande

Parque Estoril

Vera Cruz

Parque Rafael Lazzuri

Parque Salvador Arena

Pao Municipal

Consrcio Intermunicipal Grande ABC, 20 anos de desaos e conquistas

Consrcio Intermunicipal Grande ABC nasceu como associao civil de direito privado 20 anos atrs, dia 19 de dezembro de 1990, a partir da constatao de uma necessidade. So Bernardo do Campo, Santo Andr, So Caetano, Ribeiro Pires, Mau, Diadema e Rio Grande da Serra perceberam que alguns problemas que afetam a todos os municpios - como de mobilidade urbana, tratamento de lixo e preveno s enchentes - no poderiam ser resolvidos isoladamente, mas demandavam uma estratgia pensada e implementada de forma coordenada. Apartidrio, o Consrcio no foi constitudo apenas como um local que reunia prefeitos de diferentes matizes ideolgicos. Graas a visionrios como o ex-prefeito de Santo Andr Celso Daniel, um dos idealizadores da instituio, o Consrcio sempre produziu diagnsticos e formulou novas estratgicas de desenvolvimento econmico e social para a regio. Iniciativas como a parceria com a Agncia de Desenvolvimento Econmico, a criao de Grupos de Trabalho em reas como Turismo, Defesa Civil, Setor Automotivo demonstra a variedade de temas a que a instituio tem se dedicado. Vrios resultados positivos podem ser citados: a construo do Hospital Regional Mrio Covas, aes para a expanso do Polo Petroqumico e instalao da Universidade Federal do ABC. Instituio pioneira, o Consrcio se prepara para os desaos do futuro em um novo formato jurdico: desde 8 de fevereiro de 2010 se tornou pblico. Com o novo status, a instituio poder rmar convnios com outras instncias de governo, contrair emprstimos para a realizao de obras e realizar licitaes compartilhadas. Alm disso, hoje a instituio da mesma forma se debrua sobre temas centrais para o desenvolvimento regional: a instalao em So Bernardo de uma Usina Verde, as conversas sobre o Polo Tecnolgico e o novo monotrilho intermunicipal so alguns exemplos. Assim, em vinte anos o Consrcio Grande ABC, referncia nacional em termos de gesto metropolitana, j tem muita histria, e conquistas, a comemorar. De outro lado, os novos temas que a regio enfrenta, de desenvolvimento sustentvel e melhores condies de vida para a populao, encontram uma instituio mais forte e madura.

Luiz Marinho
Prefeito de So Bernardo do Campo

11

Avenida Kennedy

Palcio da Cermica

Vista Area

Centro Digital

Cmara Municipal

Praa do Estudante

Muito alm dos limites municipais

lanejamento orientado, viso de futuro e esprito de regionalidade. Foi com essas caractersticas que o Consrcio Intermunicipal Grande ABC respondeu, nas ltimas duas dcadas, aos inmeros desaos impostos pela intensa integrao econmica, fsica e poltica dos sete municpios de uma das regies mais desenvolvidas do Pas. Ao completar 20 anos no prximo 19 de dezembro, pode-se dizer que o Consrcio encerra um ciclo no seu processo de amadurecimento institucional. A visionria experincia de se criar, desenvolver e consolidar uma entidade de carter regional que abrigasse interesses comuns e suprapartidrios acabou se transformando em um grande laboratrio de polticas pblicas e ofereceu ao Pas os subsdios necessrios para o marco regulatrio da cooperao interfederativa, anal materializado na Lei de Consrcios Pblicos. Nossa regio teve a honra de protagonizar uma unidade de gesto regional que evoluiu de uma associao de prefeitos para se tornar, de fato e de direito, aquilo que pretendia ser desde o comeo: um consrcio institucional, capaz de oferecer solues efetivas para os problemas que extrapolam as fronteiras locais. Maduro, o Consrcio agora mira o futuro com um consistente Planejamento Regional Estratgico 2011-2020, o documento que estabelece as diretrizes das aes e polticas pblicas a serem desenvolvidas pela entidade na prxima dcada. Mais que uma descrio de projetos e polticas pblicas regionais, o Planejamento Estratgico carrega um signicado maior: revela a capacidade dos executivos pblicos do Grande ABC de formular um projeto que vai alm dos interesses locais ou das tenses partidrias. Duas dcadas de experincia, mais que aperfeioar a cooperao intermunicipal, nos transformaram efetivamente como gestores. Temas como defesa civil, inspeo veicular, igualdade racial, direitos do consumidor, acessibilidade e mobilidade urbana so tratados por grupos de trabalho qualicados e, sobretudo, com fundamento cientco e tcnico. O Consrcio nos mostra que o Grande ABC planeja, pensa, age e se projeta para alm dos limites municipais, que, na realidade, no so mais capazes de conter os uxos e funes urbansticas que se interagem cada vez mais. Parabns a todos os que acreditaram na integrao regional e de alguma forma contriburam para a consolidao do Consrcio.

Jos Auricchio Jnior


Prefeito de So Caetano do Sul

13

Afresco Capela Santa Casa

Centro de Formao

Prefeitura Municipal

Museu Baro de Mau

Parque Guapituba

Teatro Municipal

Consrcio importante ferramenta de gesto pblica intermunicipal

Consrcio Intermunicipal do ABC Paulista acaba de completar 20 anos de existncia. Experincia indita de gesto consorciada entre municpios, surgida na dcada de 1990, a partir da iniciativa do prefeito Celso Daniel e da necessidade de se lutar pela preservao da Represa Billings e dos mananciais, o Consrcio tem se tornado referncia para vrias cidades do Pas. Nesse perodo, conseguimos avanar com solues muitas vezes comuns para os nossos municpios, como a gesto integrada de infraestrutura, de desenvolvimento econmico e de incluso social, alm do debate em torno do destino nal para os resduos slidos. Os avanos do trabalho conjunto das sete cidades por meio do Consrcio podem ser representados pela estruturao da Casa Abrigo Regional, que atende as mulheres vtimas de violncia e as articulaes para a expanso do Polo Petroqumico, instalao da UFABC e as obras do Coletor Tronco Regional. Por meio dos grupos de trabalho, temas so aprofundados com a participao de tcnicos de cada uma das sete cidades e se consolida a governana integrada entre esses municpios. Com a aprovao da lei dos consrcios pblicos, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC , desde 8 de fevereiro de 2010, o primeiro consrcio de direito pblico do Pas, e, com isso, dever se adequar legislao para avanar em parcerias e poder celebrar convnios com os governos estadual e federal, alm de car apto para realizar licitaes e contratar obras, por exemplo. Para isso importante se planejar e programar as aes para os prximos anos. O Planejamento Regional Estratgico 2011/2020 ter esse papel de apontar os caminhos a seguir. O ABC Paulista precisa celebrar e comemorar a existncia do Consrcio, importante ferramenta de gesto pblica intermunicipal.

Oswaldo Dias
Prefeito de Mau

15

Bondinho Restaurado

Capela Santa Cruz

Entrada da Cidade

Vista Area

Represa Billings

Pedreira

Consrcio alavancou o crescimento conjunto das sete cidades

vinte anos o sonho de ter uma instituio que pudesse representar com direitos iguais os interesses da regio do ABC tornou-se realidade. O Grande ABC sempre foi uma regio muito prspera em todos os aspectos, principalmente na gerao de empregos por meio de seu Polo Industrial e comercial, um dos grandes propulsores da economia do Estado de So Paulo e do Brasil. Entretanto, houve a necessidade de se organizar as aes dos sete municpios que compem essa regio, respeitando os interesses individuais com imparcialidade e objetivando sempre o crescimento regional. A grandeza do trabalho que o Consrcio vem realizando deve-se, entre outras coisas, ao cuidado que tem em observar as peculiaridades de cada municpio, buscando por meio da unio, aes que gerem o desenvolvimento sustentvel do Grande ABC. Essas aes vm surtindo um grande efeito positivo no crescimento da regio. O Rodoanel trecho sul, os piscines, as feiras industriais, a facilidade em adquirir crditos empresariais, entre outras, fazem parte dessas aes, deixando evidente que o surgimento da entidade trouxe um novo tempo para o ABC, um verdadeiro divisor de guas, que alavancou o crescimento conjunto das sete cidades que compem a regio. Mais uma vez o Consrcio inova, mudando sua estrutura para tornar-se uma entidade de direito pblico, no intuito de otimizar os trabalhos, passando inclusive a executar convnios e licitaes, dinamizando as aes regionais, que passam a ter mais fora e eccia em seus objetivos. Considerando o planejamento regional estratgico que a entidade est realizando para os prximos dez anos e observando a demanda da regio e a atuao que o Consrcio vem realizando, acredito que os investimentos em setores como indstria, comrcio, infraestrutura, transportes, saneamento, sade e emprego so passos importantes a serem dados, pois uma regio to signicativa e atuante no crescimento do Estado e da Unio certamente necessitar de avanos nessas reas.

Adler Alfredo Jardim Teixeira


Prefeito de Rio Grande da Serra

17

>> consrcio pblico

O novo Consrcio Intermunicipal Grande ABC - Rumo ao Futuro

ais uma vez os municpios do Grande ABC saem na frente e do exemplo para o pas ao modicarem a personalidade jurdica do antigo Consrcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduate e Billings. Desde 8 de fevereiro de 2010, data em que os sete prefeitos instalaram a Assembleia Geral nos moldes do Contrato de Consrcio Pblico, a regio passou a contar com o primeiro consrcio multisetorial de direito pblico e natureza autrquica do pas: o Consrcio Intermunicipal Grande ABC, denominao agora ocial. O trabalho para transformar a instituio em uma autarquia pblica regional comeou em 2007 com o Grupo de Trabalho (GT) de Secretrios Jurdicos Municipais e a Assessoria Jurdica do Consrcio, que elaboraram um Protocolo de Intenes no aprovado pelo Conselho de Municpios da poca. Em 2009, ao assumir a presidncia do Consrcio Intermunicipal, o 18

Prefeito de So Caetano do Sul, Jos recesso dos legislativos, no nal de Auricchio Jnior, resgatou o debate 2009. sobre as aes de fortalecimento da instituio e a sua adequao nova lei de regulamentao dos Consrcios Autonomia Pblicos. A almejada autonomia jurdica do Consrcio Intermunicipal Grande ABC, porm, remonta ao ano de 2003, quando os prefeitos da regio poca encaminharam a Carta do ABC ao Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva: um documento com oito reivindicaes, uma delas foi a da colaborao do governo federal na elaborao de uma lei especca para dar maior legitimidade aos consrcios, o que resultou na Lei n 11.107 de 2005 . Com o Protocolo de Intenes Referida lei, regulamentada aperfeioado e assinado por todos em janeiro de 2007 pelo Decreto n os chefes do Executivo, cada um 6.017, estabeleceu que somente os dos Municpios encaminhou ento consrcios pblicos poderiam pleitear o documento para as respectivas o recebimento de verbas federais, a Cmaras Municipais, que em esfor- partir de 1 de janeiro de 2008, o que, o conjunto aprovaram a nova com maior razo, exigiu e justicou personalidade jurdica da entidade a transformao do Consrcio de quase simultaneamente e antes do associao civil para autarquia.

Consrcio Intermunicipal mantm pioneirismo

Transio para autarquia pblica

rimeiro presidente do Consrcio Intermunicipal Grande ABC no formato de autarquia pblica, o Prefeito de Ribeiro Pires, Prof. Clvis Volpi, previu que 2010 seria um ano de transio para a entidade, a m de preparar a instituio para os novos desaos em prol da Regio do Grande ABC. No primeiro semestre de 2010, a Secretaria Executiva do Consrcio e a equipe administrativa e jurdica, trabalharam para: nalizar a migrao da entidade para autarquia pblica; realizar concurso pblico; revisar contratos; elaborar um estatuto e regimento interno; criar novos Grupos de Trabalho e preparar as bases para elaborar o Planejamento Estratgico Regional dos prximos dez anos (2011-2020). Concurso Pblico O primeiro Concurso Pblico para o preenchimento de 15 cargos: Assistente administrativo (sete vagas); Recursos Humanos (uma); Assistente Tcnico (trs); Bibliotecrio (uma); Procurador (uma); Recepcionista/Telefonista (duas) foi realizado no ms de maio. Em julho teve incio o chamamento dos apro-

vados para posse, de acordo com a necessidade e a disponibilidade oramentria. O concurso uma exigncia da Constituio Federal para os entes pblicos e foi feito em parceria com a Universidade Municipal de So Caetano do Sul (USCS). Regimento Interno Em junho, os prefeitos aprovaram o primeiro Regimento Interno do Consrcio. Elaborado pela Diretoria Jurdica da autarquia, o documento estabelece oito eixos de atuao: Infraestrutura; Desenvolvimento Econmico Regional; Desenvolvimento Urbano e Gesto Ambiental; Sade; Educao, Cultura e Esportes; Assistncia, Incluso Social e Direitos Humanos; Segurana Pblica e Fortalecimento Institucional. O regimento tambm disciplina o funcionamento dos Grupos de Trabalho, que passam a ser constitudos por gestores pblicos indicados pelos Chefes do Executivo dos entes consorciados, sendo um membro efetivo e um suplente, e um secretrio e seu suplente para cada GT, entre outros.

Composio do Consrcio Intermunicipal


O Consrcio Intermunicipal Grande ABC mantido com recursos oriundos dos municpios, que o fazem por meio de contrato de rateio, de acordo com suas receitas oramentrias. As aes dos grupos de trabalho so iniciadas aps serem aprovadas pela Assembleia Geral, rgo soberano constitudo pelos sete prefeitos consorciados, que se renem uma vez por ms ou em carter extraordinrio. a Assembleia que elege anualmente o presidente e o vice-presidente. O encaminhamento das deliberaes compete Secretaria Executiva com o auxlio de uma equipe tcnica, administrativa e nanceira, jurdica e de imprensa. A coordenao dos Grupos de Trabalho ca a cargo da Diretoria de Programas e Projetos do Consrcio. 19

>> consrcio pblico

Mudana vantajosa para os Municpios

ertence ao passado o papel do Consrcio de no extrapolar a esfera dos debates na discusso de iniciativas para a regio por falta de representatividade e ausncia de autonomia para executar aes ou rmar parcerias com outros rgos pblicos. A nova constituio jurdica trouxe poder de execuo para a autarquia, que agora tem capacidade para rmar acordos entre as administraes e abrir processos de licitao para obras, servios e locaes em prol dos sete municpios. Agora os municpios podem acionar a autarquia regional e trazer mais dinmica, agilidade e economia para as aes projetadas para a regio, por meio das licitaes compartilhadas. Os projetos de agrupamentos de entes federativos, caso do Consrcio, tm prioridade na anlise de repasses da Unio, principalmente na rea de saneamento bsico. A mudana trouxe outras vantagens: a possibilidade de receber recursos oriundos das esferas federal e estadual, bem como de organismos internacionais, para dar vida aos projetos regionais que nascero dos 25 Grupos de Trabalho do Consrcio.

Licitatria
O modelo vigente permite ao Consrcio abrir processos de licitao para obras, servios e locaes em prol das sete cidades. Aumenta os limites de valores das modalidades de licitao para Consrcios Pblicos, em razo do consorciamento de vrios municpios. Dispensa o Consrcio de Licitao para contratar com entes da federao ou entidades de sua administrao direta. Aumenta o percentual de dispensa de licitao em razo do valor, de 10% para 20%, tambm em razo do consorciamento de vrios municpios.

Imunidades tributrias
Doravante o Consrcio est imune do pagamento de tributos, pois regra jurdica que os entes pblicos no tributem uns aos outros. IRPJ Imposto sobre a Renda de pessoa jurdica. ISS Imposto Sobre Servios, caso realize servios para terceiros. IOF Imposto sobre Transaes realizadas. Demais Impostos.

Vantagens Processuais
Prazo em qudruplo para contestar aes e em dobro para recorrer de sentenas judiciais. As obrigaes no alimentares podem ser pagas por meio de Precatrios. Iseno de custas judiciais. 20

>> duas dcadas

Breve histrico de 20 anos de trabalho e de resultados

soma de foras entre os administradores pblicos para a realizao de um objetivo comum faz com que mais rpido ele seja alcanado. Assim transcorreram os quase 20 anos de atividades do antigo Consrcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduate e Billings, instituio regional, que teve na pessoa do ento Prefeito de Santo Andr, Celso Daniel, um grande idealizador. Resultado da unio estratgica dos sete municpios que integram a regio - Santo Andr, So Bernardo do Campo, So Caetano do Sul, Mau, Diadema, Ribeiro Pires, Rio Grande da Serra - o Consrcio Intermu1991-1992-1997 nicipal Grande ABC Celso Daniel foi instalado em 19 de dezembro de 1990. A antiga associao civil de direito privado surgiu com a nobre funo de articular polticas pblicas setoriais voltadas para o desenvolvimento econmico e social de toda a regio, independentemente de partido ou ideologia poltica. E nessas duas dcadas de trabalho muitos foram os resultados. 1994 Criao do Frum da Cidadania do ABC; 1997 Criao da Cmara do Grande ABC espao de discusses com a sociedade civil; 1997- Criao do Subcomit da Bacia Billings; Por iniciativa do Consrcio, foram assinados dois acordos no mbito das prefeituras da Regio: de poltica de incentivos seletivos para manter e atrair

novas indstrias - lei aprovada nas sete Cmaras Municipais com a mesma redao para evitar a guerra scal no ABC - e atividades ligadas ao turismo e entretenimento; 1998 Criao da Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC, espao para o desenvolvimento do fomento, da indstria e do comrcio na regio, que tem 49% de sua receita oriunda do Consrcio; 2000 Elaborao do 1 Planejamento Regional Estratgico que vigorou at 2010; Execuo de acordos rmados no mbito da Cmara Regional, principalmente na rea social; Construo da rede de piscines; dos hospitais Serraria, em Diadema; e Regional de Clnicas Mrio Covas, em Santo Andr; e a instalao das FATECs Faculdades de Tecnologia, em quatro dos sete municpios, so resultantes de parceria com o governo do Estado de So Paulo; Implantao da Casa Abrigo Regional Grande ABC, o programa mais antigo em atividade no mbito do Consrcio; A fora poltica da regio manifestou-se tambm nas negociaes feitas em conjunto, durante as audincias pblicas do Rodoanel, que resultaram na antecipao das obras do trecho sul, na regio do ABC. Na rea de Educao, o MOVA e Criana Prioridade 1 tambm foram implantados com sucesso. 21

>> programa

Casa Abrigo Regional pioneira em proteo mulher

Casa Abrigo Regional um programa idealizado pelo Consrcio Intermunicipal, que teve incio em dezembro de 2003. Desde sua criao at 2010, aproximadamente 500 pessoas, entre mulheres e seus lhos menores, foram atendidas. O objetivo da iniciativa o de proteger e promover a reintegrao vida social e econmica, bem como proporcionar servios de atendimento psicolgico, mdico, jurdico e educacional mulher vtima de violncia e seus lhos. No incio do projeto, apenas cinco dos municpios da regio aderiram ao seu custeio. No entanto, a partir de 2006, So Caetano do Sul e So Bernardo do Campo passaram a fazer parte do programa, hoje com 22

duas casas, que juntas tm capacidade para atender 40 pessoas, entre mulheres vtimas de violncia e seus lhos menores de 18 anos. A casa gerenciada por uma organizao sem ns econmicos, escolhida pelo Consrcio por meio de licitao e convnio. A scalizao feita pelo Conselho Gestor Casa Abrigo, formado por representantes dos sete municpios, que se rene periodicamente na sede do Consrcio. O projeto mantido por meio de rateio entre as sete prefeituras do Grande ABC. Atualmente, a Casa Abrigo o nico programa sustentvel do Consrcio, e funciona como um servio pblico prestado pela autarquia para a regio. A mulher em situao de risco,

e que tenha necessidade de abrigamento, conduzida para a Casa Abrigo por intermdio dos Centros de Referncia de cada municpio. O programa promove o atendimento integral e interdisciplinar das mulheres e seus lhos menores por meio de diversas aes, tais como: acolhimento, apoio psicossocial, atendimento jurdico, orientao individual e familiar, documentao pessoal, desenvolvimento de atividades socioeducativas e de convvio social. Geralmente as vtimas chegam casa destrudas psicologicamente. Com o incio do trabalho, elas comeam a se reconhecer como seres humanos. No primeiro ms a mulher passa por um perodo de adaptao

para se adequar rotina da casa e melhorar sua autoestima. A partir de ento, recebe orientao para buscar emprego e cursos prossionalizantes. O principal objetivo o de que todas elas tenham condies para alcanar independncia nanceira. Segundo estudos do Banco Mundial, a violncia diminui a produ-tividade e a participao da mulher no mercado de trabalho. A cada cinco dias de falta ao trabalho, um causado pela violncia domstica. Pesquisa realizada em maio de 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica denuncia que apenas 2,7% dos municpios no pas oferecem servio de atendimento s mulheres vtimas de violncia domstica. Antes da existncia da Casa Abrigo na regio, as mulheres que

registravam boletim de ocorrncia de violncia domstica, e no tinham para onde ir, caam no mesmo paradigma: eram encaminhadas para abrigos em outras cidades e perdiam o contato com suas famlias, dicultando, assim, a orientao posterior ao abrigamento. Lcia*, uma abrigada da Casa Abrigo, sofreu violncia domstica e ameaas de morte durante 10 anos, tempo que durou seu casamento. Graas ao apoio recebido na casa, Lcia pde levar os estudos adiante e fazer diversos cursos. O apoio educacional recebido durante o abrigamento uma das principais ferramentas utilizadas para que as mulheres tenham condies de retomar a rotina. Ana Claudia*, outra abrigada, est sendo alfabetizada e faz curso prossionalizante

de pintura. O programa desenvolvido com o apoio da rede social de servios da regio do grande ABC, assegurando s vtimas proteo e atendimento nas redes de sade e educao, bem como atendimento jurdico em suas especicidades. O servio sigiloso e tem durao mdia de seis meses a um ano, para que as mulheres abrigadas renam condies necessrias para retomar suas vidas com mais autonomia.

*para proteger a identidade das mulheres abrigadas, foram usados nomes ctcios.

20 anos planejando e executando aes regionais


23

As pginas a seguir trazem o resumo das aes dos dois ltimos anos de atividades do Consrcio Intermunicipal Grande ABC, comprovando que unidos podemos mais. Assim foi, entre outras aes, com a reduo do ISS para os Cartrios, transformao do Consrcio em autarquia de Direito Pblico, o Guia Regional de Servios de Ateno s Mulheres em Situao de Violncia Domstica, a formao da Brigada de Combate a Queimadas, a implantao dos Bureaus de Turismo nos sete municpios e o Planejamento Regional Estratgico que vai nortear as aes do Consrcio nos prximos dez anos (2011-2020).

24

Aes 2009/2010

25

Aes 2009/2010
Nos ltimos dois anos, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC tambm criou novos Grupos de Trabalho, como o Automobilstico, Inspeo Veicular, Defesa Civil, Procon e Proteo dos Animais, promoveu conferncias e fez intermediaes junto ao governo do Estado. Abaixo:

Intermediao junto Dersa para a construo da interligao da Avenida do Estado com a Jacu Pssego, recm-aberta ao trfego; II Conferncia Regional de Promoo da Igualdade Racial do Grande ABC, que reuniu cerca de 250 representantes - indicados nas conferncias ou encontros temticos realizados em cada uma das sete cidades da regio; Criao do GT Automotivo com a misso de: melhorar a competitividade do setor automotivo no mercado nacional e internacional; liderar medidas inteligentes e criativas; pensar alternativas para a fragilidade de elos da cadeia automobilstica como o setor de autopeas e trabalhar pela retomada da abertura de novos mercados para o setor como os pases em reconstruo e os que possuem sua economia lastreada no petrleo; Criao do Grupo de Trabalho de Inspeo Veicular para estudo de viabilidade da implantao da inspeo veicular no Grande ABC; 1 Seminrio do Turismo Regional com a nalidade de impulsionar os trabalhos regionais e desenvolver o potencial turstico das sete cidades. O evento apresentou as iniciativas municipais relacionadas ao turismo e a sua interface com as polticas das demais esferas de governo, buscando solues para o desenvolvimento turstico da regio do Grande ABC; Conferncia Regional dos Direitos da Criana e do Adolescente, a m de consolidar o princpio da prioridade absoluta preconizado na Constituio Federal e no ECA -Estatuto da Criana e do Adolescente; 1 Concurso Pblico do Consrcio para preenchimento de 15 vagas para nvel Superior e Mdio de: Assistente Administrativo, Procurador, Recepcionista, Tcnico de Banco de Dados, Tcnico em Recursos Humanos

e Tcnico de Programa e Projetos, nas reas de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Meio Ambiente e Servio Social; Convnio rmado com a FUNCRAF - Fundao para o Estudo e Tratamento das Deformidades CrnioFaciais de apoio nanceiro para auxiliar no custeio da subsede regional do Grande ABC, situada em So Bernardo do Campo e que atende a populao portadora de decincias especcas; Criao do GT Defesa Civil objetivando condies de uma Defesa Civil regionalizada forte e mais equipada para atender melhor s ocorrncias dos sete municpios; Conferncia Regional do Trabalho Decente em parceria com a Agncia de Desenvolvimento Econmico e apoio da CUT - Central nica dos Trabalhadores; Fora Sindical; DIEESE - Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos e FACESP - Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo; Criao do GT Cidadania e Defesa do Consumidor para uniformizar os procedimentos dos rgos; Encaminhamento Secretaria de Estado da Sade reivindicando a criao de um posto mdico legal, especializado no atendimento de crianas e adolescentes, vtimas de abuso e explorao sexual na regio. E direo do Hospital Mrio Covas solicitando uma ala psiquitrica infanto-juvenil no Hospital Mrio Covas; I Encontro Ldico Regional de Crianas e Adolescentes dos sete municpios para tratar dos 20 anos do ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) e do protagonismo infanto-juvenil; Criao do GT Proteo dos Animais durante a 9 Assembleia Geral.

26

Parceria Consrcio e Instituto WCF

m maio de 2009 o Consrcio Intermunicipal Grande ABC assinou uma parceria com o Instituto WCF (World Childhood Foundation) Brasil para o desenvolvimento de aes articuladas em Rede, voltadas preveno e ateno integral s situaes de violncia, extrafamiliar e explorao sexual comercial de crianas e adolescentes da regio. O projeto denominado Laos de Proteo capacitou 300 prossionais e maus-tratos de crianas e adolesdos sete municpios integrantes do centes. O Curso oferecido aos tcnicos Consrcio que lidam com abusos

abordou as temticas A Infncia e Juventude na Contemporaneidade, Conceituao e Sensibilizao para o trabalho em Rede, Sexualidade e tambm realizou ocinas para desenvolvimento dos Projetos de Preveno. O Convnio rmado por meio do GT Criana Prioridade 1 foi formalizado durante o Seminrio Regional de Enfrentamento ao Abuso, Violncia e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes realizado no auditrio do Sesc Santo Andr.

ABC do Dilogo e do Desenvolvimento


O Consrcio Intermunicipal promoveu o seminrio O ABC do Dilogo e do Desenvolvimento com o objetivo de apresentar e debater propostas para enfrentar a crise econmica mundial e evitar o desemprego. Os prefeitos da regio discutiram durante a 175 Reunio Ordinria do Conselho de Municpios alguns temas para serem considerados no seminrio que ocorreu nos dias 11 e 12 de maro de 2009. O evento foi realizado no CENFORPE - Centro de Formao de Professores de So Bernardo - e con-

Fundao Seade prope parceria com o Consrcio

tou com a participao dos trs nveis de poder: municipal, com representao dos prefeitos da regio; estadual, com a presena do ento Governador, Jos Serra e do ex-Secretrio de Desenvolvimento Econmico, Geraldo Alckmin; e federal, com os Ministros da Casa Civil e do Trabalho, Dilma Rousseff e Carlos Luppi. A partir do seminrio foram propostas aes de curto, mdio e longo prazo para retomar o crescimento econmico.

Em maio, o Secretrio de Estado do Emprego e Relaes do Trabalho, Guilherme Af Domingos, participou da 177 reunio do ento Conselho de Municpios do Grande ABC. Ele veio propor parceria da Secretaria de Estado do Emprego e Relaes do Trabalho SERT- e da Fundao SEADE -Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados com o Consrcio, que permitiria o acesso ao banco de dados gerados pela fuso dos dados do Observatrio do Emprego e do Trabalho elaborado pela FIPE-USP e SERT, com os nmeros da PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego, da Fundao Seade. 27

>> aes 2009

Prefeitos aderem ao Prefeito Amigo da Criana

O ABC do Desenvolvimento e do Crdito

s prefeitos da regio aderiram em maio de 2009 de forma conjunta ao 4 Programa Prefeito Amigo da Criana (PPAC) da Fundao Abrinq. O convite partiu do representante da Fundao, Domiciano Souza, em reunio na sede do Consrcio com o GT Criana Prioridade 1.

O Consrcio Intermunicipal Grande ABC e a Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC realizaram no nal de julho de 2009, no Teatro Cacilda Becker, em So Bernardo do Campo, o Seminrio O ABC do Desenvolvimento e do Crdito. O objetivo do evento foi obter junto ao BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social - resposta s demandas do

Seminrio O ABC do Dilogo e do Desenvolvimento, realizado em maro do mesmo ano, com a misso de driblar a crise econmica. O debate contou com a participao do Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que garantiu s micro e pequenas empresas da Regio acesso facilitado s linhas de crdito oferecidas pelo banco de fomento federal.

O programa foi lanado pela Abrinq em 1996 a m de contribuir com os gestores municipais para a efetivao dos direitos das crianas e dos adolescentes e demais mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, o ECA. A formalizao da parceria possibilitou o incio de mapeamento a respeito das aes empreendidas pelos municpios em consonncia com os princpios do ECA, ferramenta importante de avaliao e monitoramento das aes desenvolvidas de ateno criana e ao adolescente. 28

Debate sobre a Lei Maria da Penha


Em julho de 2009, a convite do Consrcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo Temtico Gnero, a Presidente da Associao Paulista de Defensores Pblicos, Juliana Belloque, participou de mesa redonda que reuniu 90 pessoas para discutir a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e as reformas propostas no Cdigo de Processo Penal, que afetaro o combate violncia domstica. A palestrante Juliana Belloque defendeu o fortalecimento da Lei que cria mecanismos para coibir e prevenir a violncia domstica e familiar contra a mulher.

>> aes 2009

ABC reivindica Polo Tecnolgico

Consrcio e os impactos do Rodoanel


Em reunio realizada em setembro de 2009, o Dersa assumiu compromisso com o Consrcio Intermunicipal para a recuperao de um trecho de quase trs quilmetros da Avenida Papa Joo XXIII, em Mau, at a entrada do Parque do Pedroso e mais 300 metros da Estrada do Guaraciaba que faz a ligao com Santo Andr. O encontro contou com a participao do Deputado Estadual Orlando Morando, de representantes das indstrias instaladas no Plo Sertozinho, do Corpo de Bombeiros, do Dersa e da Agncia de Desenvolvimento do Grande ABC.

Em agosto de 2009, o Consrcio Intermunicipal instalou o GT Polo Tecnolgico, com a presena do ex-Secretrio de Desenvolvimento do Estado de So Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, que fez uma apresentao sobre os Parques Tecnolgicos do Estado de So Paulo. O GT foi composto pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Coordenadores dos Ncleos Estratgicos de Desenvolvimento Econmico, Educao e GT Automotivo, APOLO (Associao das Empresas do Polo Petroqumico), dos Reitores das Universidades: UFABC, FSA, FEI e Engenharia Mau, USCS, alm de representao regional do CIESP, Associaes Comerciais e dos Sindicatos dos Trabalhadores.

I Encontro Regional do Setor Automobilstico

O Consrcio Intermunicipal, com o apoio da Agncia de Desenvolvimento Grande ABC e do Sindicato dos Metalrgicos do ABC e de Santo Andr, promoveu em maio de 2009 o I Encontro Regional do Setor Automobilstico. O evento contou com a participao do ministro do Desenvolvimento Indstria e Comrcio Exterior, Miguel Jorge, e do ento secretrio de Desenvolvimento do Estado de So Paulo, Geraldo Alckmin, e prefeitos da regio. No encontro foram realizados painis sobre a cadeia produtiva automobilstica e as polticas dos governos federal e municipal, alm do lanamento do Grupo de Trabalho Automotivo composto pelas principais instituies representativas dessa cadeia produtiva na regio.

Essa foi uma das aes conquistadas pelo Consrcio para reduzir os impactos do uxo de veculos e das obras provenientes do Trecho Sul do Rodoanel. Entre outras medidas discutidas na reunio, cou tambm denido o pleito junto Secretaria de Segurana do Estado e ao Comando Geral da Polcia Militar para a ampliao do Corpo de Bombeiros de Mau e para a compra de novos equipamentos com o objetivo de atender a demanda do Trecho Sul do Rodoanel.

29

>> aes 2009

1 Festival de Escolas de Esportes

Reduo de ISS para Cartrios


Os prefeitos das sete cidades do Grande ABC decidiram, durante a 181 reunio do Conselho de Municpios, em setembro de 2009, enviar projeto de Lei s respectivas Cmaras Municipais para a instituio de alquota comum de 2% de ISS dos Cartrios Extrajudiciais de Registro e Notas de Imveis. O mesmo percentual tambm foi denido para a cobrana retroativa do ISS devido dos ltimos cinco anos. Os prefeitos consideraram que os Cartrios tm um volume de trabalho muito signicativo prestado aos municpios, razo pela qual optaram pela menor alquota. O Consrcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Ncleo Estratgico de Esportes, realizou em novembro de 2009 o 1 Festival de Escolas de Esportes. O evento contou com cinco modalidades, Basquete, Handebol, Voleibol, Futsal e Futebol (masculino e feminino) e um desle de abertura em cada festival. Cada municpio sede cou responsvel pela arbitragem dos jogos e organizao da tabela dos mesmos, considerando que cada equipe zesse no mnino trs jogos. Os jogos no tiveram carter competitivo, mas foram concebidos com a nalidade de estimular amizade, cordialidade, respeito e disciplina, alm de promover a integrao entre comunidades e municpios, transformando a atividade esportiva em hbito de vida saudvel pela populao do Grande ABC.

Prefeitos se renem com vereadores


Em reunio com os presidentes e vereadores das sete Cmaras Municipais do Grande ABC, no dia 8 de novembro de 2009, os prefeitos apresentaram o Protocolo de Intenes celebrado pelos sete municpios visando a constituio do Consrcio Pblico Intermunicipal Grande ABC. Durante o encontro, os parlamentares tiraram dvidas sobre o projeto e o ento presidente da instituio, Jos Auricchio Jnior, fez um apelo para que o projeto de lei fosse votado antes do recesso 30 parlamentar. Na 183 reunio ordinria do Conselho de Municpios, os prefeitos encaminharam s respectivas Cmaras Municipais, o projeto de lei, que foi aprovado com celeridade.

>> aes 2010

Consrcio pleiteia Polo Tecnolgico


do Estado de So Paulo, Geraldo Alckmin, para pleitear o pr-credenciamento do Polo Tecnolgico Grande ABC no Sistema Paulista de Parques Tecnolgicos (SPTec) e verba para contratao de uma consultoria para elaborao do projeto denitivo do Polo. No dia 5 de fevereiro, os prefeitos de So Caetano do Sul, Diadema, Ribeiro Pires e Rio Grande da Serra, e os diretores da Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC foram recebidos em audincia pelo Secretrio e entregaram o documento que apresenta todo o potencial do Grande ABC para receber e consolidar o Polo Tecnolgico. O documento foi elaborado pelo GT Polo Tecnolgico, ento conduzido pelo Consrcio e pela Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC e integrado tambm por associaes empresariais, instituies de ensino e pequisa e sindicatos de trabalhadores, aps a realizao de visitas tcnicas a outros parques tecnolgicos do Pas.

Na 185 Reunio Ordinria do Conselho de Municpios, realizada no dia 18 de janeiro de 2010, a ltima no formato do antigo Consrcio Intermunicipal da Bacia do Alto Tamanduatei e Billings, os prefeitos dos sete municpios decidiram solicitar audincia com o ento Secretrio de Desenvolvimento Econmico

Consrcio Pblico, uma conquista

o dia 8 de fevereiro de 2010, os prefeitos da regio do Grande ABC instalaram a primeira Assembleia Geral nos moldes do Contrato de Consrcio Pblico, elegeram o presidente e vice-presidente e aprovaram o estatuto da nova entidade jurdica. O ato marcou a instalao, na prtica, da autarquia pblica criada dezenove anos atrs como associao de direito privado. A nova entidade mais uma conquista da regio famosa por seu pioneirismo: fomos o primeiro consrcio multissetorial do pas e somos a primeira autarquia pblica regional do Brasil. Agora o Consrcio pode receber recursos oriundos da esfera federal, estadual e de organismos internacionais para a execuo de aes e elaborao de projetos e programas voltados para o atendimento dos sete municpios, a Regio do Grande ABC.

Durante o primeiro semestre de 2010, a Secretaria Executiva do Consrcio e a equipe administrativa e jurdica trabalharam para nalizar a migrao da entidade para autarquia pblica; realizar o primeiro concurso da instituio para o preenchimento de 15 cargos; revisar contratos; elaborar um estatuto; criar novos Grupos de Trabalho e preparar as bases para elaborar o Planejamento Estratgico Regional dos prximos dez anos (2011-2020). 31

>> aes 2010

DAEE renova parceria com Consrcio


Em 4 de abril de 2010, diretores do DAEE - Departamento de guas e Energia Eltrica se reuniram com os prefeitos na sede do Consrcio e renovaram o termo de cooperao e parceria com as prefeituras para a manuteno dos 19 piscines na regio. O contrato de quase R$10 milhes vai at fevereiro de 2011. Os prefeitos raticaram o pedido para que a Prefeitura de So Paulo participe da diviso dos custos de manuteno e operao dos piscines do ABC.

Programa de combate violncia sexual de crianas cria 15 projetos de preveno


A sensibilizao de quase 200 prossionais da rea da infncia e adolescncia sobre a violncia sexual contra crianas e adolescentes, realizada em 2009 pelo Projeto Laos de Proteo da World Childhood Foundation, em parceria com o Consrcio Intermunicipal Grande ABC, resultou na criao de 15 projetos de enfrentamento apresentados no dia 30 de maro 2010, no Seminrio Regional sobre Conquistas e Desaos na Preveno Violncia Sexual contra Criana e Adolescentes. O seminrio foi realizado no auditrio das Faculdades Integradas Corao de Jesus (FAINC), em Santo Andr, para apresentar aos gestores e atores das redes de proteo da infncia e adolescncia dos sete municpios os resultados das aes e os projetos, que vo desde a elaborao de planos municipais de enfrentamento violncia sexual contra crianas e adolescentes integrao destes projetos que agora precisaro do apoio dos gestores para serem efetivamente implantados em cada uma das sete cidades do Grande ABC.

Conferncia Regional do Trabalho Decente

Conferncia Regional do Trabalho Decente foi realizada pelo Consrcio nos dias 13 e 14 de maio de 2010, em parceria com a Agncia de Desenvolvimento Econmico do Grande ABC e apoio das centrais CUT - Central nica dos Trabalhadores e Fora Sindical; do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos - e FACESP Federao das Associaes Comerciais do Estado de So Paulo. O DIEESE apresentou o panorama atual do trabalho decente na regio, elaborado a partir da PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego.

32

>> aes 2010

Consrcio aumenta recursos para Casa Abrigo Regional


Em junho de 2010, os prefeitos dos sete municpios aumentaram o valor do repasse de verbas para o Programa da Casa Abrigo Regional, e autorizaram o convnio e novo contrato programa para pagamento do aluguel da sede da FUNCRAF - Fundao para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crnio-Faciais - que funciona em So Bernardo do Campo e atende toda a regio. O Programa Casa Abrigo, criado para atender mulheres ameaadas de morte e seus lhos, existe desde 2003 e o contrato assinado que permite aos municpios fazer o repasse de acordo com suas receitas de R$ 72 mil mensais e vlido por 12 meses, prorrogveis. Em relao Funcraf, os prefeitos vo custear o aluguel do imvel, no valor de R$ 26 mil mensais.

1 guia regional de Servios de Ateno s mulheres em situao de violncia domstica


O 1 guia regional do Grande ABC de Servios de Ateno s mulheres em situao de violncia domstica foi lanado pelo Consrcio Intermunicipal Grande ABC no dia 24 de junho de 2010. Passo importante na consolidao de polticas regionais de enfrentamento violncia, o guia rene todos os servios de atendimento s mulheres em situao de violncia da regio do ABCDMRR. Organizado pelo Grupo de Trabalho Gnero, o guia facilita o caminho das mulheres aos servios, s aes de apoio para o rompimento da situao de violncia existente e busca da reestruturao de uma vida digna, plena e com autonomia. A publicao traz os diversos Servios Ofertados na Regio com a indicao do tipo de atendimento de cada um, os locais, dias e horrios.

Consrcio realiza seminrio sobre procedimentos em catstrofes


O Grupo de Trabalho Defesa Civil, ocializado pela 5 Assembleia Geral de Prefeitos, realizou no dia 21 de junho um seminrio com o objetivo de conscientizar sobre a importncia dos dados que devem constar dos formulrios de Noticao Preliminar de Danos (NOPRED) e de Avaliao de Danos (AVADAN). Esses formulrios, aps preenchidos, so encaminhados para a Coordenadoria Regional de Defesa Civil em casos de desastres (enchentes, deslizamentos de terra), a m de que os municpios possam receber ajuda nanceira e material. 33

>> aes 2010

Operao Vero 2010/2011

Coordenadoria Estadual e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil dos sete municpios da regio do Grande ABC se reuniram em agosto de 2010, na sede do Consrcio Intermunicipal, para discutir e planejar a Operao Vero 2010. O evento contou com a participao do Presidente do Consrcio Intermunicipal e Prefeito de Ribeiro Pires, Prof. Clvis Volpi, do Vice-Prefeito de So Caetano do Sul, Walter Figueira Junior, e do representante do DAEE, Engenheiro Ricardo Daruiz Borsari, alm de representantes do Corpo de Bombeiros e das Defesas Civis da regio. A Operao Vero ter durao at maro de 2011, e tem como objetivo formular aes preventivas para amenizar as catstrofes trazidas pelas chuvas.

Consrcio quer medidas para desafogar trafgo na Rodovia dos Imigrantes

Regio tem brigada de combate ao fogo em mata

reocupados com o aumento do trfego no Sistema Anchieta/Imigrantes aps abertura do trecho Sul do Rodoanel, os prefeitos se reuniram em agosto com a ARTESP -Agncia Reguladora de Transportes- e a Concessionria ECOVIAS. No encontro eles decidiram enviar uma lista com as demandas dos sete municpios da regio do Grande ABC e estabelecer um calendrio de discusses com a agncia e a concessionria.

A formatura da 1 Brigada de Combate ao fogo em mata aconteceu na sede do Consrcio Intermunicipal Grande ABC no dia 30 de setembro. O curso que formou 70 brigadistas partiu da iniciativa do GT Defesa Civil, e foi aplicado pelo Corpo de Bombeiros em dois dias de atividades. A existncia do grupo um dos requisitos para os municpios obterem o selo verde-azul, expedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Ao receber a certicao, os municpios tm algumas vantagens, como preferncia para angariar verbas estaduais.

34

>> aes 2010

Consrcio trabalha no Controle Poluio de Veculos

2 Bike-Nic Inclusivo do Grande ABC

No dia 5 de outubro, os prefeitos aprovam o encaminhamento, pelo Consrcio, CETESB (Companhia Ambiental do Estado de So Paulo) de um conjunto de aes para incluir a regio de forma especca no Plano de Controle de Poluio Veicular (PCPV) que est sendo desenvolvido pela Cetesb e beneciar todo o Estado de So Paulo, na implantao da Inspeo Veicular na regio do ABC. As aes sugeridas incluem: Inspeo e Manuteno dos veculos licenciveis; gesto de frotas diesel; reduo de emisses de gases, partculas e rudo, transporte pblico; programa disque-fumaa (canal 0800 para reclamaes de emisso excessiva de fumaa preta); blitz para scalizao de rudo da frota circulantes; controle do rudo em reas lindeiras de rodoviais, vias de trnsito rpido; regulamentao do posicionamento vertical do tubo de escapamento de nibus urbanos e interurbanos, entre outras.

om a nalidade de promover integrao e lazer, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Pessoas com Decincia, realizou em setembro o 2 Bike-Nic Inclusivo do Grande ABC, passeio com bicicletas adaptadas para pessoas com decincia. O evento ocorreu no Parque Cidade-Escola da Juventude Citt Di Marostica, em So Bernardo do Campo, e reuniu cerca de 500 pessoas.

Circuito Sete Cidades - Arte & Cultura


O Consrcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Intercmbio Cultural, promoveu em setembro o Circuito Sete Cidades Arte & Cultura. O projeto visa levar a produo cultural local a todos os municpios da regio, sem que haja necessidade de deslocamento. A iniciativa abrangeu apresentaes de teatro, dana, cinema, literatura, msica e artes visuais, que sero espalhadas por teatros, parques e praas pblicas. O Circuito permitiu que os moradores da regio entrassem em contato com a produo artstica e cultural de todas as cidades. Um muncipe de Rio Grande da Serra, por exemplo, pode apreciar em sua cidade uma pea de teatro fomentada em So Caetano do Sul, e vice-versa. 35

>> aes 2010

Seminrio de Turismo Regional est na 4 edio

Consrcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do GT Turismo, recebeu, em outubro, a 4 edio do Seminrio de Turismo Regional. O objetivo do evento foi mostrar as expectativas e resultados do segmento aplicados ao ABC. Os palestrantes foram: Profa. Dris Ruschmman, que apresentou as possibilidades para a expanso turstica na regio; a assessora de Informao e Pesquisa da So Paulo Turismo, Profa. Beatriz Lage, que caracterizou o turismo na cidade de So Paulo; e, por ltimo, o gerente de Planejamento e Pesquisa da Empresa Paulista de Turismo e Eventos, Prof. Luiz Renato Ignarra, que falou dos dois eventos que o Brasil vai receber: a Copa do Mundo e as Olimpadas.

Seminrio para capacitao de gestores pblicos

Consrcio promove 6 passeio do Jeep Clube

O Consrcio Intermunicipal Grande ABC promoveu nos meses de outubro e novembro o Seminrio de Gesto de Projetos e Estratgias de Captao de Recursos para o Setor Pblico. O curso foi ministrado pelo Professor da PUC-Campinas, Prof. MSc. Dimas Alcides Gonalves. Em trs dias de curso, os 84 gestores dos sete municpios inscritos tiveram a oportunidade de observar modelos para elaborao de projetos mais ecazes para receber verba dos governos federal e estadual. O evento ocorreu no auditrio da sede do Consrcio Intermunicipal Grande ABC, que esteve lotado nos trs dias de realizao.

O Consrcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do GT Pessoa com Decincia, promoveu o 6 passeio do Jeep Clube para pessoas com decincia. O evento foi realizado em Ribeiro Pires em outubro. O passeio uma iniciativa do Consrcio Intermunicipal, do Jeep Clube e do Hotel Pilar de Ribeiro Pires, para promover a integrao e a incluso social de pessoas com decincia. O transporte foi cedido pelas prefeituras, que levaram em torno de 20 participantes, escolhidos a critrio dos municpios, preferencialmente os que no participaram das edies anteriores

36

Consrcio inaugura Bureaus de Turismo em municpios do Grande ABC

m mais uma ao pioneira, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC e o GT Turismo inauguraram, em outubro, sete Bureaus de Turismo, um em cada cidade. Os espaos, localizados dentro ou fora das Prefeituras, fornecero dados municipais e regionais de turismo, e abrigaro o futuro Observatrio de Turismo da Regio. Com a implantao deste servio, o visitante passa a contar com informaes sobre a cidade em que est situado e sobre a regio, e os prprios municpios passam a divulgar o que os demais municpios oferecem ao turismo, desde lazer a negcios. Os bureaus resultam de convnio de R$ 480.000,00 rmado em 2007 pelo Consrcio com o Ministrio do Turismo,
So Caetano do Sul

para a contratao de uma consultoria (por licitao) que elaborou o Plano Estratgico de Desenvolvimento Turstico para o Grande ABC. Do plano constam o levantamento sobre o turismo na regio, a regulamentao e promoo do turismo regional, a elaborao de projetos para captar recursos e investimentos no setor, e a melhora na ecincia da cadeia produtiva do turismo no ABC, demonstrando as aes regionais necessrias para promover o turismo nas sete cidades. Como contrapartida, o Consrcio cou responsvel por acompanhar e avaliar os trabalhos em horas tcnicas, logstica, equipamentos e instalaes/readequaes dos Bureaus de Turismo nos sete municpios, no valor de R$ 80.000,00.
Ribeiro Pires

Consrcio realiza 1 Seminrio Regional de Inspeo Veicular do Grande ABC


A m de capacitar os gestores pblicos dos sete municpios do Grande ABC para implantar na regio a Inspeo Veicular, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nos dias 17 e 18 de novembro de 2010, o 1 Seminrio Regional de Inspeo Veicular do Grande ABC. Cerca de 100 gestores dos Grupos de Trabalho de Inspeo Veicular, Mobilidade, Meio Ambiente do Consrcio receberam capacitao. Durante dois dias eles debateram dois temas, o Controle da Poluio Veicular e o PCPV, e os Programas de Inspeo e Manuteno I/M. A capacitao foi patrocinada com recursos da Petrobrs e apoio do Consrcio. O Consrcio e a CETESB esto buscando a realizao de um convnio para implantao da inspeo veicular na regio do ABC. Em outubro, o Consrcio encaminhou sugestes para serem includas no PCPV estadual. Segundo dados dos DENATRAN, o Grande ABC totaliza uma frota de 1,2 milho de veculos, e dever ser a primeira regio do Estado de So Paulo e do pas a implementar a inspeo veicular atravs de um consrcio, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC.

37

INFORME PUBLICITRIO

Rede de apoio aos empreendedores paulistas


O Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de So Paulo (Sebrae-SP) tem a misso de contribuir com o desenvolvimento econmico do Estado de So Paulo por meio do fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs), que, atualmente, representam 98% das empresas do Estado e, juntas, so responsveis por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista. Para cumprir a sua misso, o Sebrae-SP conta com um conjunto de solues, que incluem projetos, programas, cursos, treinamentos e palestras, alm de orientaes individuais e coletivas. Todas essas aes so planejadas para levar aos negcios de menor porte os benefcios da gesto empresarial, por meio do acesso informao, tecnologia e metodologias gerenciais. O pblico-alvo dessas aes composto por empresrios de MPEs interessados em aumentar a qualidade de seus negcios; empreendedores que pretendem se formalizar ou para criar sua prpria empresa. O Sebrae-SP est presente em todo o Estado, por meio de uma rede de atendimento formado por escritrios regionais, Postos Sebrae-SP de Atendimento ao Empreendedor (PAEs) e Pontos de Atendimento (PAs). Alm do atendimento presencial, os empreendedores podem se informar e capacitar pelo portal www.sebraesp.com.br e acompanhar as novidades pelo twitter www.twitter.com/ sebraesp. como Arranjos Produtivos Locais, Incubadoras de Empresas e Circuitos Tursticos.

Histrico
O Sebrae foi criado em 1972 com o nome de Centro Brasileiro de Apoio Pequena e Mdia Empresa (Cebrae) vinculado ao Governo Federal. A partir de 1990, a entidade transformou-se num servio social autnomo, denominado Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cenrio atual das MPEs em So Paulo


Em So Paulo, atualmente, esto instaladas 562.671 micro e pequenas empresas, sendo 252 mil no comrcio, 237 mil em servios e 72 mil na indstria. Este nmero representa 33% do total de pequenos negcios paulistas. Em janeiro de 2010, o faturamento das micro e pequenas empresas teve aumento de 6,5% em relao a janeiro de 2009. Foi o quarto ms consecutivo de aumento de faturamento na comparao com o mesmo ms do ano anterior. 72% dos proprietrios de micro e pequenas empresas (MPEs) acreditam que o faturamento da sua empresa ir aumentar em 2010, segundo sondagem realizada pelo Sebrae-SP. A capacitao e conhecimento do negcio fundamental na hora de abrir uma empresa: 27% das empresas paulistas fecham em seu 1 ano de atividade.

Linhas de atuao
Investimento na capacitao do empreendedor, fornecendo informaes, treinamento, consultoria, tecnologia, estudos de mercado, oportunidades para conhecer outros nichos de mercado, no Brasil e no exterior. Subsdio para elaborao de polticas pblicas que garantam um ambiente propcio para criao, desenvolvimento e consolidao das pequenas empresas. Apoio ao desenvolvimento econmico e social regional por meio do apoio ao associativismo, oferecendo programas

Conselho Deliberativo
composto por 13 representantes da iniciativa privada e do setor pblico. Essa composio tem o objetivo de promover a sintonia entre as aes que buscam estimular e promover as MPEs e as polticas de desenvolvimento econmico e social. Presidente: Abram Szjaman; Diretor-Superintendente: Ricardo Tortorella; Diretor Tcnico: Paulo Eduardo Stabile de Arruda; Diretora de Administrao e Finanas: Regina Maria Borges Bortolomei.

*O Planejamento Regional Estratgico do Consrcio para o decnio 2011/2020 teve o apoio do SEBRAE.

Planejamento Regional Estratgico do Consrcio 2011/2020

o dia 5 de agosto de 2010, o Presidente do Consrcio Intermunicipal Grande ABC e Prefeito de Ribeiro Pires, Prof. Clvis Volpi, e o Vice-Presidente e Prefeito de Diadema, Arquiteto Mrio Reali, zeram a abertura ocial do trabalho de elaborao do 2 Planejamento Regional Estratgico (PRE) da autarquia pblica para os prximos dez anos: o documento que estabelece as diretrizes das aes a serem desenvolvidas pela entidade de 2011 a 2020. O Planejamento Regional Estratgico do Consrcio Intermunicipal Grande ABC 2011-2020 o resultado da experincia elaborada coletivamente pelos integrantes dos 25 Grupos de Trabalho. De agosto at o nal de setembro, todos os GTs participaram de ocinas com o objetivo de planejarem as aes que entenderam imprescindveis para a regio, para os dez anos futuros, dentro de cada assunto, no mbito regional. Parceria com o SEBRAE Para que a execuo do Planejamento Regional Estratgico fosse mais eciente, o Consrcio Intermunicipal Grande ABC rmou parceria com o SEBRAE Servio Brasileiro de Apoio s Micros e Pequenas Empresas - para promover a moderao dos debates nos GTs. A moderao no teve custos para o Consrcio. Segundo a Gerente Regional do SEBRAE, Josephina Irene Cardelli, a inteno dos moderadores foi trazer tona a experincia de cada membro dos GTs, porque

os tcnicos (indicados pelas prefeituras) j desenvolvem trabalhos relacionados a cada rea, em seu municpio. A sociedade civil foi aceita para a formao de aes, bem como participao nas discusses. Os prprios grupos de trabalho indicaram os rgos da sociedade civil que pretendiam ver convidados, sem necessidade de inscrio. Perspectiva de Futuro A perspectiva de futuro desejada para a regio nos prximos dez anos est nas pginas seguintes desta publicao, para que possa servir de ferramenta de trabalho. Problemas antigos e alvo de preocupao dos gestores municipais, quando da elaborao do primeiro Planejamento Regional Estratgico, ganharam nfase ainda maior. Dentre outros, destaca-se o problema das enchentes que assolam a regio do Grande ABC h muitos anos, particularmente as ocorridas no nal de 2009 e incio de 2010 que ceifaram vidas, mostraram a anomalia existente no sistema de proteo da Defesa Civil, e a necessidade de a regio ter um Plano de Defesa Civil mais cientco, com um contingente de pessoas mais bem preparadas. A nova pea destaca assuntos que hoje se apresentam como grandes desaos para a regio, como o conceito de mobilidade urbana associada s questes do trnsito e transporte, maior oferta de acessibilidade aos decientes e ins- peo veicular. 39

>> PRE - 2011-2020

Eixo de Atuao Infraestrutura


Finalidade integrar a regio aos principais sistemas virios da Regio Metropolitana de So Paulo aos portos e aeroportos; aprimorar os sistemas logsticos de transporte rodovirio e ferrovirio de cargas; aprimorar os sistemas de telecomunicaes vinculados s novas tecnologias; promover investimentos no saneamento integrado bsico e servios urbanos; colaborar para o gerenciamento regional de trnsito; implantar programas de operao e manuteno do sistema de macrodrenagem; aprimorar o transporte coletivo urbano municipal e metropolitano; desenvolver plano regional de acessibilidade; aprimorar o transporte coletivo urbano municipal e metropolitano.

Grupos de Trabalho que compem o eixo

Infraestrutura Mobilidade Defesa Civil

40

GT INFRAESTRUTURA
EIXO ESTRUTURANTE INFRAESTRUTURA Grupo de Trabalho INFRAESTRUTURA Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Governo Federal, Estadual e Municipal/ Entidades Internacionais/ PPP (parceria pblico privado) Observao

1.Captao de Recursos

Mapeamento das necessidades de recursos para infraestrutura

Definir prioridades para melhoria da infraestrutura regional

Consrcio/ GT Infraestrutura/Universidades/ Concessionrias/ Governo Federal, Estadual, Municipal/ (Sistema S)/ PPP

2011

2. Plano de Reuso

Criar regionalmente cdigo de conduta da Construo Civil para gua de Reuso

Otimizar a reutilizao de gua de chuvas e/ou servidas

Consrcio/ GT Infraestrutura/Universidades/ Concessionrias/ Governo Federal, Estadual, Municipal/ PPP/ Cmaras Municipais

2011

no tem

3. Plano Diretor Consrcio/ GT Criar diretrizes para o Regional Integrado de Infraenstrutura/Universidades/ Elaborao do Plano Diretor desenvolvimento sustentvel Infraestrutura Prefeituras/ Entidades de em infraestrutura da regio Classe

Governo Federal, Estadual e Municipal/ 2013 - 2016 Entidades Internacionais/ PPP (parceria pblico privado) Governo Federal, Estadual e Municipal/ Entidades Internacionais/ PPP (parceria pblico privado)

4. Plano de Proteo Definir melhores prticas de de Mananciais e reas proteo a mananciais e protegidas fundi-las

Buscar o equilbrio, o desenvolvimento sustentvel e a regularizao fundiria para as reas de mananciais e demais reas protegidas

Consrcio/ GT Infraestrutura/ Sociedade Civil/ Prefeituras/ Universidades/ Governo Federal e Estadual

2013

5 Macrodrenagem

Analisar o Plano Estadual de Propor revises e aes Consrcio/ GT Infraestrutura/ Macrodrenagem e sua adequadas s caractersticas Prefeituras/ Governo Estadual/ compatibilidade com a regionais Universidades/ Concessionrias regio

2012

no tem

GT MOBILIDADE
EIXO ESTRUTURANTE INFRA - ESTRUTURA Grupo de Trabalho Mobilidade Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Intrefaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1. Integrao Tarifria 1.1 Integrao tarifria 1.2 Viabilizar os estudos sobre a integrao fsica tarifria - modal / Regional e Metropolitana

Qualificar e facilitar a utilizao do transporte pblico / reduo de custo

Consrcio, Prefeituras e Concessionrias da Regio Consrcio, Prefeituras, Governo do Estado e Concessionrias da Regio

2012

Prefeituras

Viabilizao da integrao

2011

Consrcio e Prefeituras

Incentivar a utilizao e 2.1 Desenvolvimento de qualificar o sistema de medidas para uso Transporte Transporte Pblico no Pblico 2. Qualificar o Sistema poluente de Transporte Pblico 2.2 Incentivar a utilizao de Reduzir a poluio emitida frota movida por combustveis pelo transporte coletivo menos poluentes

Consrcio, Prefeituras e Concessionrias da Regio

Contnuo

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Concessionrias no tem

Consrcio, Prefeituras e Concessionrias da Regio

2012

3. Rodoanel

3.1 Articulao poltica tcnica/institucional visando diminuir impactos do Rodoanel

Otimizar a fluidez, segurana Governo do Estado, Consrcio, e minimizar os impactos Prefeituras negativos.

2011

Governo do Estado

Cobrar a implantao de ciclovias existentes no projeto do Rodoanel

4.1 Apresentar ao Consrcio os projetos ou aes com impactos regionais 4. Gesto Compartilhada de Projetos

Compatilhar os projetos que Prefeituras e Consrcio tem impacto regional Prefeituras/ Consrcio/ Governo do Estado Prefeituras, Consrcio e Governo Federal e Estadual / Iniciativa Privada

Contnuo

no tem Prefeituras/ Governo do Estado/ FUNSET Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

4.2 Criao do Projeto de Orientar adequadamente a Orientao de Trnsito (POT) circulao regional 4.3 Implantar uma central de monitoramento de trfego regional Melhorar a mobilidade, segurana do trnsito e minimizar a poluio

2012

2012

5. Corredor Compartilhado de Transporte Coletivo

Utilizao e gesto dos 5.1 Gesto junto ao Governo corredores de Transporte do Estado Coletivo partilhada entre EMTU - Municpios 6.1 Discutir e regionalizar a legislao referente aos servios especiais de transporte 6.2 Discutir e regionalizar a legislao referente ao transporte pblico

Prefeituras, Consrcio e Governo Estadual

2011

no tem

6. Lesgislao Compatibilizada

Padronizao das Prefeituras, Consrcio, legislaes de txi, escolar e Legislativo Municipal e fretamento Sindicatos de Classe Compatibilizar a legislao sobre transporte pblico regional Prefeituras, Consrcio, Legislativo Municipal, Sindicatos de Classe e Concessionrias

2013

no tem

2013

no tem

7.1 Diagnosticar os principais vetores de deslocamento ciclovirios (trabalho, lazer, turismo e educao)

Desenvolvimento regional ciclovirio garantindo a Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa integrao com os meios de Privada/ Governo do Estado transporte e infraestrutura Desenvolvimento regional ciclovirio garantindo a Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa integrao com os meios de Privada/ Governo do Estado transporte e infraestrutura

2012

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

7. Plano Ciclovirio Regional

7.2 Integrao Modal

2013

Desenvolvimento regional 7.3 Elaborao e implantao ciclovirio garantindo a Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa de projetos de infraestrutura integrao com os meios de Privada/ Governo do Estado transporte e infraestrutura

2013

EIXO ESTRUTURANTE INFRA - ESTRUTURA Grupo de Trabalho Mobilidade Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Intrefaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

8.1 Campanha regional travessia segura 8.2 Elaborao de Plano Regional de Educao para Mobilidade 8.3 Implementao do Programa Mundial de Reduo de Acidentes

Garantir e conscientizar a populao com reduo de atropelamentos Integrao das polticas de educao para mobilidade

Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual/ Universidades Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual/ Universidades

contnuo

8. Educao para Mobilidade

2011

Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Reduzir o nmero de mortos Privada/ Governo Federal, e acidentados no trnsito Estadual/ Universidades

2012

Governo Federal, Estadual e inicio em 2011 Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Consrcio/ Prefeituras Prefeituras/ Governo do Estado

9. PIVIR

9.1 Elaborao de Plano Virio de interesse regional 10.1 Implantao da integrao regional e metropolitana do T.P. 11.1 Elaborao de Plano Regional Carga Perigosa e Superdimensionada

Traar as rotas regionais

Consrcio/ Prefeituras

2013

10. Integrao Metropolitana de Transporte Pblico

Qualificar e facilitar a utilizao do transporte pblico / reduo de custo Criar rotas e garantir a segurana na circulao. Reduo de poluio

Governo do Estado/ Prefeituras e Concessionrias

2014

11. Circulao de Cargas

Governo do Estado/ Prefeituras/ Consrcio/ Iniciativa Privada/ Entidades de Classe

2014

Prefeituras e Consrcio

12.1 Elaborao do Plano Regional de Acessibilidade 12. Acessibilidade 12.2 Projeto de caladas

Garantir a acessibilidade Governo Federal, Estadual e universal e qualificar o modo Municipal/ GT Pessoa com a p Deficincia/ Iniciativa Privada Garantir a acessibilidade Governo Federal, Estadual e universal e qualificar o modo Municipal/ GT Pessoa com a p Deficincia/ Iniciativa Privada

2014

2014

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

13. Metr-Leve

Promover a interligao da 13.1 Incio de operao do regio com o metr de So Metr-Leve SBC-SA-SCS-SP Paulo

Governo Federal, Estadual e Municipal

2014

14. Metr ABC

14.1 Gesto junto ao Governo Expandir a malha metroviria Governo Federal, Estadual e do Estado para expanso do para o ABC Municipal Metr

2017

15. Sistema Ciclovirio

Desenvolvimento regional 15.1 Implantao do Sistema ciclovirio garantindo a Governo Federal, Estadual e Ciclovirio integrao com os meios de Municipal transporte e infraestrutura

2016

16. Sistema Hidrovirio

16.1 Viabilizar os estudos para ligao hidroviria regional

Viabilizar novo modo de transporte

Governo Federal, Estadual e Municipal

2017

17. ABC Aeroporto Guarulhos

17.1 Gesto para implantao Garantir a ligao da regio do Metr-Leve ABCdo ABC com o aeroporto Guarulhos internacional 18.1 Implementao de medidas restritivas circulao de transporte motorizado individual

Governo Federal, Estadual e Municipal

2017

18. Conscientizao da Utilizao do Automvel

Minimizar os impactos negativos causados pelo uso Consrcio e Prefeituras irrestrito de transporte motorizado individual

2018

no tem

19. Sistema Hidrovirio

19.1 Ligao hidroviria regional

Implantar novo modo de transporte

Governo Federal, Estadual e Municipal

2020

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

20. Sistema Ferrovirio

20.1 Implantao do ferroanel

Otimizar a circulao de cargas

Governo Federal, Estadual e Municipal

2020

GT DEFESA CIVIL
EIXO ESTRUTURANTE INFRA - ESTRUTURA Grupo de Trabalho Defesa Civil Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1 - Levantamento da estrutura fsica das sete COMDECs

Fazer levantamento das necessidades materiais e funcionais de cada COMDEC

Planejar a compra e solicitao de verba para aquisio do necessrio

GT Defesa Civil/Consrcio

2011

No tem

2 Estruturao das COMDECs Governo Federal /Municipal/ Estadual/ Parceiros privados

2.1 - Estruturar/Equipar as 7 COMDECs

Adquirir os materiais necessrios em cada COMDEC

Tornar as COMDECs bem estruturadas

GT Defesa Civil/Consrcio

2013/2014

2.2 Aquisio de viaturas para Defesa Civil

Aquisio de viaturas

Tornar as COMDECs bem estruturadas

Consrcio/Governo Federal /Municipal/ Estadual/Parceiros privados

2013/2014

Governo Federal /Municipal/ Estadual/ Parceiros privados

2.3 Aquisio de Adquirir os equipamentos equipamentos para Defesa necessrios s aes dirias Civil

Tornar as COMDECs bem estruturadas

Consrcio/Governo Federal /Municipal/ Estadual/Parceiros privados

2011/2012

Consrcio/ Prefeituras/ Parceiros privados/ Governo Federal

3 - Capacitao para formao para agentes de Defesa Civil 3.1 Curso/Operao Vero - Promover a realizao do curso CAEM 3.2 Curso/MataFogo/Incndio Promover a realizao do curso Treinar agentes e coordenadorias de Defesa Civil Treinar agentes e coordenadorias de Defesa Civil Treinar agentes e coordenadorias de Defesa Civil Governo Estado/Consrcio Governo Estado/Consrcio Governo Estado/ IPT/IG/ Prefeituras/FUNEP/ Consrcio Estado/Unio/ Municipio/ Consrcio Estado/Unio/ Municpio/Consrcio ( + ) Custos de locomoo

Contnuo

Contnuo

3.3 Curso/Geologia

Promover a realizao do curso

Contnuo

Estado

3.4 Seminrio Regional para COMDECs e NUDECs, sobre desabamentos, deslizamentos etc.

Promover palestras com lideranas comunitrias sobre a importncia das NUDECs

Treinar agentes e coordenadorias de Defesa Civil, bem como manter atualizadas as lideranas comunitrias

Municipios/Consrcio/Estado/

Contnuo

No tem

Realizar o seminrio a cada ano em cada Municipio

3.5 Seminrio Regional de Defesa Civil com convidados de outros estados

Promover a realizao do seminrio

Treinar agentes e coordenadorias de Defesa Civil

Governo Federal (Secretaria Nacional A cada 2 anos - O de Defesa Civil) primeiro em 2013 /Estado/Consrcio

Municpios/ Consrcio

Necessrio estrutura fisica para aproximadamente mil pessoas/ Gastos com estrutura

4 Fortalecimento das aes de Defesa Civil Formalizar plano de ao Formar fora tarefa dos sete de auxilio mtuo entre os municpios para auxiliar nas sete municipios aes de Defesa Civil GT Defesa Civil/Consrcio/ Prefeituras e Cmaras Municipais

4.1 Integrao entre municpios

2011

No Tem

4.2 Legislao

Legislao nica GT Defesa estabelecendo atribuies Uniformizar os Civil/Consrcio/ para todos as procedimentos e atribuies Prefeituras e coordenadorias de Defesa Cmaras Municipais Civil

2011

No Tem

EIXO ESTRUTURANTE INFRA - ESTRUTURA Grupo de Trabalho Defesa Civil Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

5- Formar o Fundo de Defesa Civil

Formar Fundo para atender demandas de Defesa Civil da regio

Disponilibilizao imediata de recursos para atender as COMDECs

Consrcio/ Prefeituras/GT Defesa Civil

2011/2014

Prefeituras/ Parceiros

6- Sede Regional de Defesa Civil

6.1 Conseguir espao Fsico

Buscar espao Regional

Sede nica para gerenciamento das aes regionais de Defesa Civil, alocao de estoque estratgico, formao de Ncleo de Pesquisas em Defesa Civil e criao de uma central de gerenciamento de emergncias

Consrcio/ Prefeituras/ Governo Federal/Governo Estadual

2014/2017

Consrcio/ Prefeituras/ Governo Federal/Governo Estadual

6.2 Formar o estoque estratgico regional

Manter estoque disposio dos municpios

Manter os municpios abastecidos

Estado/Municpio

Contnuo

Estado/Municpio

6.3 Banco de dados regional

Formar o banco de dados

Subsidiar a pesquisa regional

Consrcio/ Prefeituras/ Governo Federal/Governo Estadual

Contnuo

Municpio/Estado/ Unio

7 - Plano de reduo de risco Regional

7.1 Mapeamento de riscos regional

Percorrer os municipios para detectar as reas de risco (terrestre e areo)

Delimitar as reas de risco Prefeituras/Parceiros

Contnuo

Ministrio das Cidades/ Ministrio da Integrao Social/ Prefeituras

7.2 Intervenes necessrias nas reas de risco e previso de despesas

Efetuar as Intervenes necessrias para sanear/prevenir o risco

Sanear e prevenir o risco e prever a despesa oramentria

Prefeituras/ Parceiros/Estado/ Unio

Contnuo

Ministrio das Cidades/ Ministrio da Integrao Social/ Prefeituras

7.3 Monitoramento e Monitorar continuamente controle das reas de risco

Prevenir o risco

Prefeituras/ Parceiros/Estado/ Unio

Contnuo

Ministrio das Cidades/ Ministrio da Integrao Social/ Prefeituras

8 - Curso regional para formao de agente de Defesa Civil

Criar o curso tcnico

Formar agentes capacitados para executar as aes de Defesa Civil no mbito dos municipios

Estado/Municpios/ Parceiros/Unio

2015/2017

Estado/ Municpios/ Parceiros/Unio

9 - Criao da Secretaria Municipal de Defesa Civil

Criar a Secretaria municipal no mbito dos sete municpios

Dispor de autonomia e oramento prprio

Consrcio/ Prefeituras

2013/2017

No tem

10 - Criao do cargo de Agente de Defesa Civil no mbito regional

Criar o cargo de Agente Dispor de profissionais de Defesa Civil no mbito tecnicamente preparados regional para ocupar cargos pblicos

Unio/Estado/ Municipio/Cmara Municipal/ Consrcio

2014

No tem

>> PRE - 2011/2020

Eixo de Atuao Desenvolvimento Econmico Regional


Finalidade
atuar pelo fortalecimento e modernizao de complexos e setores estratgicos para a atividade

econmica regional, destacando-se o ramo da cadeia produtiva automotiva, do complexo petroqumico, cosmtica, moveleira, grca, construo civil, metal-mecnica, turismo, comrcio e servios; desenvolver polticas de incentivo s micro e pequenas empresas; desenvolver atividades de apoio modernizao da economia regional, como a logstica, tecnologia da informao, telecomunicaes, design, engenharia e gesto da qualidade; promover aes visando a gerao de trabalho e renda.

Grupos de Trabalho que compe o eixo

Desenvolvimento Econmico Turismo Trabalho e Renda Automotivo Procon Regional

46

GT DESENVOLVIMENTO ECONMICO
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econmico Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao 1. Implementao de Ampliao e otimizao das Programa de ofertas ETECs, FATECs em Ampliao de oferta de Qualificao todas as cidades do Grande qualificao tcnica pblica Profissional ABC Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Prefeituras/ Governo do Estado 2011 Governo Estadual/ Prefeituras

2. Programa de Fortalecimento Setorial

2.1 Desenvolvimento de fornecedores para cadeia Petrleo e gs

Mapeamento da capacidade/ caracterstica instalada. Identificar a demanda da cadeia Petrleo e gs. Desenvolvimento de um ncleo piloto

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Polo Petroquimico/ Petrobrs/ Empresas da cadeia Petrleo e gs/ Governo Federal e Estadual/ Universidades/ SEBRAE Consrcio/ GT Desenvolvimento/ Universidades/ Institutos de Pesquisa/ CESTEC/ Prefeituras/ Agncia de Desenvolvimento do ABC

2011

Governo Federal e Estadual/ Petrobrs/ Empresas do Setor/Sistema "S"

2.2 Integrao dos ncleos tecnolgicos regionais

Articular e ampliar a base de servios de carter tecnolgico

2012

Governo Federal/ Agncias de fomento nacionais e internacionais

3. Criao do Polo Implantao dos parques, Tecnolgico do ABC rumo ao Polo Tecnolgico do ABC e formatao jurdica

Implantao efetiva do Polo Tecnolgico do ABC, estimulando a inovao na regio do ABC

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/Governo Federal e Estadual/ Universidades/ Agncia de Desenvolvimento do ABC

Contnuo

Governo Estadual/ Municipios/ Iniciativa Privada/ Universidades/ Instituto de Pesquisa

incio em 2011

4. Governana

Redefinir o papel da Agncia Integrar a ao de Consrcio e de Desenvolvimento Agncia

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Prefeituras/ Agncia

2011

no tem

encaminhar para o GT institucional para verificar a legitimidade

5.1 Fomentar a ampliao Ampliao do trabalho formal e dos Micros Empreendedores criao de renda Individuais(MEI)

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Prefeituras/ Governo Federal e Estadual/ SEBRAE/ ETEC/ Escolas Tcnicas/ Associaes

2012

5. Programa Regional 5.2 Capacitar os micros de Fortalecimento empreendedores Empresarial

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Prefeituras/ Governo Fortalecer as micros e pequenas Federal e Estadual/ SEBRAE/ empresas ETEC/ Escolas Tcnicas/ Associaes Agilizar o processo de abertura, fechamento e manuteno das Consrcio/ GT Desenvolvimento empresas. Articulao e Econmico/ Prefeituras/ SEBRAE/ esforos de infraestrutura legal Governo Federal e Estadual institucional (lei geral, EPP, MEI, SIL, REDESIM etc)

Contnuo

Prefeituras/ SEBRAE/ Associaes comerciais/ Governo Federal e Estadual Prefeituras/ SEBRAE/ Associaes comerciais/ Governo Federal e Estadual

5.3 Modernizar e desburocratizar o atendimento s empresas

Contnuo

Prefeituras/ SEBRAE/ Governo Federal e Estadual

6. Programa de Fomento e Promoo de Negcios do ABC

6.1 Fomentar novos negcios associados s cadeias produtivas existentes

Ampliar a possibilidade de fornecimento da capacidade industrial instalada

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Associaes comerciais e industriais/ SEBRAE/ Universidades/ Prefeituras

Contnuo

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

Consrcio/ GT Desenvolvimento Criao de centrais de negcios 6.2 Fomentar novas cadeias Econmico/ Associaes e produtos referentes a novas produtivas comerciais e industriais/ SEBRAE/ demandas e oportunidades Universidades/ Prefeituras

Contnuo

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Desenvolvimento Econmico Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao Estudo e interao com o GT Meio Ambiente para manuteno de desenvolvimento econmico sustentvel

6.3 Sensibilizar e incentivar 6. Programa de o uso de processos Fomento e Promoo industriais com uso de de Negcios do ABC recursos renovveis

Consrcio/ GT Desenvolvimento Contribuir com desenvolvimento Econmico/ GT Meio Ambiente/ econmico sustentvel Universidades/ Institutos de pesquisa/ iniciativa privada

Contnuo

Governo Federal, Estadual/ Agncias de fomento nacionais e internacionais/ BNDES

7. Programa de fortalecimento digital 7.2 Implantao de Sistema no Grande ABC de Informao regional Disponibilizao de informaes hospedado no Consrcio atualizadas da regio (geral) na Agncia de Desenv. do ABC

Consrcio/ GT Desenvolvimento 7.1 Incentivar a implantao Promover a incluso digital e Econmico/ Governo Federal/ da banda larga em toda a fortalecer o acesso s empresas Empresas Privadas/ regio do ABC privadas Concessionrias Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Agncia/ Prefeituras/ Institutos de pesquisa/ Iniciativa privada

Contnuo

Governo Federal/ Iniciativa privada

inicio em 2011

2012

Consrcio/ Agncia

8. Fomento e Fortalecimento do Polo Tecnolgico

Integrao entre as incubadoras e universidades/polo tecnolgico

Consrcio/ GT Desenvolvimento Instalao de empresas de base Econmico/ Governo Federal, tecnolgica na regio Estadual e Municipal/ Universidades/ Iniciativa Privada

Contnuo

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Universidades/ Iniciativa Privada Governo Federal, Estadual e Municipal/ Universidades/ Iniciativa Privada

9. Desenvolvimento Sustentvel

Implementar iniciativas desenvolvimento local nas reas de mananciais.

Consrcio/ GT Desenvolvimento Evitar a degradao e contribuir Econmico/ Governo Federal, para o uso sustentvel destas Estadual e Municipal/ reas Universidades/ Iniciativa Privada/ Comit de Bacias Hidrograficas

Contnuo

10. Programa de Fortalecimento das Empresas

Ampliar sistema regional de Ampliar o acesso ao credito microcrdito

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Governo Federal, Estadual e Municipal/Banco do Povo/ bancos pblicos e privados/ sociedade cooperativas de crdito

Contnuo

Governo Federal, Estadual e Municipal/Banco do Povo/ bancos pblicos e privados/ sociedade cooperativas de crdito

11. Programa de InfraEstrutura para Grande Qualificar estrutura de suporte para atividade ABC logstica

Estabelecer centros logsticos integrados

Consrcio/ GT Desenvolvimento Econmico/ Iniciativa privada/ GT Automotivo/ GT Mobilidade/ GT Infraestrutura/ Governo Federal, Estadual e Municipal

2017

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

GT TURISMO
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Turismo Nome do Programa/Projeto 1 - Fortalecimento do GT Turismo frente ao programa de regionalizao Criao do Conselho Regional de Turismo no mbito do Consrcio Criar, para legitimar, o Conselho Regional de Turismo perante o Consrcio Formalizar juridicamente a criao do Conselho, e elaborar plano de trabalho anual para as aes do Conselho. Integrar as aes do Conselho Regional de Turismo s aes do GT Turismo no Consrcio Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

GT Turismo/Consrcio

Inicio de 2011

No tem

1.2 Fortalecimento do GT Turismo perante o Conselho Regional de Turismo

Fazer com que o GT Turismo participe das aes do Conselho Regional de Turismo Efetuar compras, obras e servios para atualizar os Bureaus Definir o formato do observatrio e dos indicadores a serem observados, estabelecer parcerias com universidades para obteno de dados,compilar estudos j produzidos nas universidades, atualizar os dados municipais nos respectivos Bureaus, divulgao das informaes pelas prefeituras,bureaus e Consrcio

GT Turismo

Inicio de 2011

No tem

1.3 Adequao peridica dos Bureaus Municipais

Manter atualizado os Bureaus Municipais

Prefeituras e GT Turismo

Contnuo

Prefeituras

1.4 Implantao do Observatrio Regional

Efetivar o acompanhamento constante dos indicadores sobre o turismo na regio.

2011 - abertura total de informaes aos municpios e de GT GT Turismo/Ministrio do forma parcial Turismo/Ministrio Turismo e Consrcio populao. do Turismo e Intermunicipal 2012 a 2020 Consrcio abertura total Intermunicipal para municpios e parcial para populao.

2 - Elaborao do Plano de Marketing 2.1.1 Reunio do GT Turismo para discusso do modelo da logomarca, registro do logo no INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial, formas de insero do logotipo em sites e materiais a serem impressos, e forma de contratao da logomarca (campanha,concurso ou contratao de empresa publicitria )

2.1 Elaborao e consolidao da marca regional

Criar identidade visual

GT Turismo/Consrcio/ Ministrio do Turismo

2011

Consrcio/MTur

2.2 Estabelecer regras de utilizao da marca regional

Orientar o cumprimento Tornar fcil a utilizao da das regras de utilizao marca regional da marca regional, por diretrizes Elaborar/Criar material promocional da marca regional. * Fomentar o turismo por meio da segmentao do mercado, priorizando segmentos como turismo de negcios cultural e ecoturismo. * Fomentar o desenvolvimento de roteiros e produtos tursticos,a serem operados e comercializados pelas operadoras tursticas da regio. Informar, divulgar, difundir o turismo da regio em feiras e eventos do ABC TUR.

GT Turismo/Jurdico do Consrcio

2011

No tem

2.3 Elaborao de material promocional

GT Turismo/Mtur/ Consrcio/Empresas privadas

2011

Mtur/Consrcio/ Empresas Privadas

2.4 Criao de roteiros regionais

Priorizar atrativos e definir melhores pontos tursticos, por meio de formatao de roteiros.

GT Turismo/Consrcio/ Prefeituras(Secretarias Municipais de Turismo/Agncias de Turismo)

2011

Consrcio/ Prefeituras (Secretarias Municipais de Turismo/Agncias de Turismo)

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Turismo Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Consrcio/ Prefeituras (Secretarias Municipais de Turismo/Agncias de Turismo) Observao

2.4.1 Formatao do roteiro Turistrem

Criar roteiro turstico entre estaes ferrovirias do ABC, a partir da estao Priorizar o melhor roteiro da Luz at a estao de de trem para a Rio Grande da Serra, e populao da regio futuramente at a Baixada Santista Tornar conhecidos os melhores pontos tursticos da regio. Atrair turistas

GT Turismo/Consrcio/ Prefeituras(Secretarias Municipais de Turismo/Agncias de Turismo)

2011

2.5 Divulgao de roteiros

Divulgar os melhores pontos tursticos da regio

GT Turismo/ABCTUR/ Jornais da Regio/TV Regional

2011 a 2020

Consrcio e Prefeituras

2.6 Criao do Selo Regional

Criao do Selo de turismo regional

Contribuir para o aumento da qualidade dos servios e produtos tursticos na regio, com aes focadas na certificao de pessoas e de empreendimentos

GT Turismo/Mtur/ Consrcio/Empresas privadas

2015 a 2017

Mtur/Consrcio/ Iniciativa Privada

Este programa est vinculado ao programa n 3.9 Programa e adequao e regularizao dos equipamentos

3 - Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura Reunio GT Turismo para criao do City Tour (Centro de Informaes Levar informaes tursticas mvel, que pode tursticas para eventos e ser utilizado em eventos e festas regionais atrativos nos sete municpios) Conseguir verba para executar o projeto

3.1 City Tour Mvel

GT Turismo/Mtur/Consrcio

2011

Mtur/Consrcio

3.1.1 Solicitao de Verba Elaborar documento com para confeco de projeto justificativas do City Mvel 3.1.2 Licitao para contratar empresa para confeco do projeto do City Mvel 3.1.3 Encaminhar solicitao de verba para executar o projeto contratado do City Mvel

GT Turismo/Consrcio

2011

No tem

Concorrncia Conseguir melhor oferta Pblica(Tcnica e preo) e projeto

Consrcio

2012

Consrcio

Elaborar documento com justificativas

Conseguir verba para executar o projeto

Consrcio/GT Turismo

2012

No tem

3.1.4 Executar o projeto

Executar o projeto em todas as suas Tornar real o projeto de especificaes (aquisio divulgao de do veiculo, regras para informaes tursticas sua utilizao, espao em eventos dos 7 para guardar o veiculo municpios etc.) Organizar e manter atualizado banco de dados sobre espaos de eventos existentes na Adequao dos espaos regio/divulgar as para eventos de Turismo informaes sobre do Grande ABC espaos para eventos/propiciar a adequada captao de eventos para a regio

Consrcio/GT Turismo/Empresas privadas contratadas

2012 a 2014

No tem

3.2 Articulao para adequao de espaos para eventos

GT Turismo/Prefeituras/ setor privado/Governo Federal

2015 a 2017

No tem

3.3 Implantao de sinalizao Turstica Regional 3.3.1 Captao de Elaborar documento com Recursos para confeco justificativas do material 3.3.2 Licitao para contratao de empresa que confeccionar o projeto de Sinalizao Conseguir verba para executar o projeto Consrcio/GT Turismo/Mtur/ Governo Estadual/Prefeituras

jan/11

No tem

Realizao de Concorrncia Pblica

Conseguir melhor oferta e projeto

Consrcio

2012

Consrcio

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Turismo Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

3.3.3 Encaminhar solicitao de verba para Elaborar documento com justificativas executar o projeto contratado de Sinalizao

Conseguir verba para executar o projeto

Consrcio/GT Turismo

2013

Consrcio/GT Turismo

3.3.4 Implementao do projeto de Sinalizao

Executar o projeto em Tornar real o projeto de todas as suas divulgao de especificaes (confeco informaes tursticas e instalao de placas em eventos dos 7 sobre roteiros tursticos da municpios regio)

Mtur/Prefeituras/ Secretarias Municipais/ Desenvolvimento Econmico/Meio Ambiente/Turismo e Cultura

2012 a 2014

No tem

3.4.1.Levantamento de dados dos equipamentos culturais

Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, por meio da formatao de produtos tursticos e da promoo segmentada e especializada Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, atravs da formatao de produtos tursticos e da promoo segmentada e especializada Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, atravs da formatao de produtos tursticos e da promoo segmentada e especializada

GT Turismo/ Prefeituras

2015

No tem

3.4.2 Formatao de Roteiros tursticos histricos e culturais na regio e Fam Tur interno para teste dos roteiros

GT Turismo/Bureaus Municipais/ Prefeitura

2015

Consrcio/ Prefeituras/ Parceiros

Necessrio locao de nibus para transporte dos membros do GT

3.4.3 Articulao com os equipamentos culturais

Prefeituras/Agncias/ Parceiros

2015

No tem

3.4 Fortalecimento do Turismo Cultural

3.4.4 criao de material impresso especifico para este segmento com informaes sobre atrativos, calendrios de eventos artesanato, hospedagem, alimentao, acesso, histria , caractersticas da regio, entre outros. Foco em atrativos como museus, centros culturais,casario histrico,vila de Paranapiacaba, entre outros.

Fortalecer o Turismo GT Turismo/Consrcio/ Cultural na Regio, Prefeituras/ atravs da formatao Secretarias de de produtos tursticos e Cultura/equipamentos da promoo tursticos que se segmentada e interessarem de participar especializada dos roteiros

2015/2016

Mtur/Consrcio/ Prefeitura /Empresas ligadas ao setor cultural/ equipamentos tursticos que se interessarem de participar dos roteiros

Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, 3.4.5. Idealizar e orar a atravs da formatao arte, escolhendo o tipo de de produtos tursticos e pea publicitria a ser da promoo utilizada segmentada e especializada

GT Turismo/ Consrcio

2016

No tem

3.4.6. Captar verba para confeco do material impresso

Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, por Consrcio/Prefeituras/Petr meio da formatao de obrs/Governos Estadual produtos tursticos e da e Federal/Iniciativa promoo segmentada e Privada especializada Conseguir a verba Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, por meio da formatao de produtos tursticos e da promoo segmentada e especializada Prefeituras/Agncias/ Bureaus/Consrcio

2016

No tem

3.4.7 Distribuio do material impresso 3.4.8. Rodadas de negcios com agncias de fora da regio, especializadas no segmento.

2017

No tem

Agencias/Consrcio/ Parceiros

2017

No tem

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Turismo Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Fortalecer o Turismo Cultural na Regio, por meio da formatao de produtos tursticos e da promoo segmentada e especializada Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

3.4.9. Fam. tours com agentes 3.4 Fortalecimento do Turismo Cultural

GT Turismo/ Parceiros/Consrcio

2017

Consrcio

Necessrio locao de nibus para transporte dos membros do GT

Fortalecer o Turismo 3.4.10. Envio de release a Cultural na Regio, mdias especializadas, atravs da formatao como revistas, sites, e de produtos tursticos e jornais das reas de da promoo histria e cultura. segmentada e especializada Fomentar a capacitao da comunidade a atividade turstica em lnguas com o intuito de melhorar a recepo a turistas estrangeiros, principalmente durante a Copa de 2014 Capacitao da mo de obra regional para atender demanda

Consrcio

2017

No tem

3.5.1 Fomento a capacitao em lnguas

MTur/Parceiros

2012

No tem

Cursos on line(Mtur e OSCIPS)

3.5.2 Fomento a Capacitao de guias e condutores regionais

MTur/Parceiros

2012

No tem

Cursos on line(Mtur e OSCIPS)

Melhorar a qualidade do produto turstico.fomentar a qualificao de mo de 3.5 Capacitao de Mo de 3.5.3 Fomento a obra dos equipamentos capacitaes especificas tursticos, fomentar a obra especifica capacitao de novos profissionais da rea turstica, inserindo-os no mercado Desenvolver ferramenta no modelo de cartilha para elaborao de 3.5.4 Desenvolvimento do projetos de captao de modelo de cartilha recursos/capacitar gestores pblicos para a elaborao de captao de recursos

MTur/Parceiros

2012

No tem

Cursos on line(Mtur e OSCIPS)

SEBRAE/Prefeituras

2018 a 2020

Consrcio

3.6.1 Elaborao de Determinar a capacidade estudo de capacidade de de suporte de atrativos e suporte nas unidades de trilhas nas UCS conservao do ABC Regionais 3.6 Elaborao de estudos 3.6.2 Elaborao de Determinar a capacidade estudo de capacidade de de suporte da represa suporte de atividade de Billings, para atividades turismo nutico na represa nuticas Billings Dotar o GT Turismo 3.6.3 Elaborao de Regional de ferramenta estudos de negcios para especfica para atuar na o turismo regional atrao de investidores 3.6.4 Elaborao de estudo e implementao de Centro Regional multiuso Dotar a regio de um espao estratgico de eventos regionais

rgos municipais e Estaduais de Meio Ambiente/Prefeituras/ Universidades/ Consrcio rgos municipais e Estaduais de Meio Ambiente/Prefeituras/ Universidades/ Consrcio

2018

2018

rgos municipais e Estaduais de Meio Ambiente/prefeitura s/Universidades/ Consrcio/Mtur rgos municipais e Estaduais de Meio Ambiente/Prefeitur as/Universidades/ Consrcio/Mtur Consrcio/Setor privado/Petrobras/ Outros

SEBRAE(orientao)

2016

Governo Federal. Governo Estadual, Prefeituras e Consrcio

2018 a 2020

Governo Federal e Parcerias PblicoPrivadas (PPP)

3.7 Sensibilizao da comunidade quanto a recepo de turistas

Sensibilizar a 3.7.1 Reunies e oficinas comunidade sobre os com a comunidade sobre aspectos positivos da conceitos e aspectos atividade turstica e da bsicos sobre o Turismo e necessidade de receber seus impactos na os visitantes da forma comunidade correta

GT Turismo/Consrcio

2012 a 2013

GT Turismo/Prefeituras / Iniciativa Privada

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Turismo Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

3.7 Sensibilizao da comunidade quanto a recepo de turistas

Agncias e operadoras de Aproveitar o fluxo de viagens e 3.7.2 Incentivo visitao turistas de negcios na turismo,empresrios de atrativos Tursticos da regio, para aumentar a locais e de outras regies regio por turistas de visitao a atrativos do estado, Secretarias negcios culturais, naturais e de Municipais de Cultura e lazer Meio Ambiente

Contnuo

Mtur/Petrobrs/Inici ativa Privada

3.8 Fomento ao Desenvolvimento das Apoiar a estruturao de SEBRAE/Consrcio/ GT associaes 3.8.2 Apoio formao de arranjos produtivos locais Turismo/Prefeituras/ representativas de classe APLs de turismo para o turismo Agncia Des. Econ. ABC relacionadas ao Setor Turstico Otimizar a situao de 3.8.3 Reviso das incentivos para novos Consrcio/Cmaras legislaes municipais de investidores no setor Municipais /Prefeituras incentivo ao Turismo turstico Organizar banco de dados dos eventos da regio do ABC, visando Consrcio/GT Turismo/GT divulg-los e conciliar a Cultura/ GT Esporte realizao, evitando a sobreposio de eventos nos sete municpios

3.8.1 Fortalecer as associaes representativas de classe relacionadas ao setor Orientao das Turstico buscando associaes integrar suas atuaes representativas de classe as aes do GT Turismo relacionada ao setor regional para alinhamento turstico de esforos, visando o desenvolvimento turstico regional

GT Turismo/Consrcio/ Associaes de classe de setores relacionados ao turismo do setor privado, como: ABAV, ABRASEL etc.

2012 a 2013

No tem

2015 a 2017

Mtur/SEBRAE/ Consrcio

2015 a 2017

Consrcio

3.8.4 Organizao do calendrio de eventos regionais

2011

Prefeituras e Consrcio

Contribuir para o aumento da qualidade 3.8.1 Regulamentao da dos servios e produtos qualidade em tursticos na regio, por estabelecimentos meio de aes focadas tursticos na qualificao de pessoas e de empreendimentos

Instituto de Hospitalidade,Mtur, SEBRAE,Programa bem Receber/GT Turismo/Consrcio

2015 a 2017

MTur/Setor Privado www.bemreceber.org.br

3.9 Adequao e regularizao de Equipamentos Tursticos

Regularizar prestadores Consrcio/GT 3.8.2 Regularizao dos de servios tursticos que Turismo/SEBRAE/ equipamentos e no estejam em Agncia Desenvolvimento profissionais tursticos condies regulares de Econmico ABC funcionamento Promover o Desenvolvimento sustentvel da regio,melhorar a qualidade do produto turstico regional,valorizar os atrativos naturais da regio monitorando seu desenvolvimento sustentvel, etc.

2015 a 2017

MTur/Consrcio

3.8.3 Modelo de otimizao gerencial (MOG) para estabelecimento relacionado prestao de servios tursticos

Consrcio/GT Turismo

2015 a 2017

SEBRAE/MTur

GT TRABALHO E RENDA
Nome do Programa/Projeto EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho e Renda Agentes/ Parceiros Prazo de Origem do Ao Estratgica Objetivos/Metas Interfaces Concluso Recurso Observao

GT Trabalho e Renda/ Consrcio/ Senais/ 1.1 Realizar Diagnstico da Identificar a situao da Sistema "S"/ Economia Solidria. Economia Solidria na regio Universidades/ Entidades de apoio GT Trabalho e Renda/ Elaborar capacitao 1.2 Capacitar Grupos e Consrcio/ Senais/ especfica para grupos e Gestores de Economia Sistema "S"/ gestores de Economia Solidria Universidades/ Entidades Solidria. 1. Desenvolvimento da de apoio Economia Solidria Regional GT Trabalho e Renda/ 1.3 Articular a reestruturao Fortalecer a atuao do Consrcio/ Sociedade do Frum Regional de Frum Civil/ Entidades de Apoio/ Economia Solidria. Empreendimentos/ Mdia Fomentar a comercializao, incentivar a troca de conhecimentos e da solidariedade, e propiciar o conhecimento pela sociedade

2011

Governos Federal e Municipais

Contnuo

Governos Federal e Municipais

a partir do diagnstico

2011

Governos Federal e Municipais

1.4 Dar visibilidade Economia Solidria

GT Trabalho e Renda/ Consrcio/ Sociedade Civil/ Entidades de Apoio/ Empreendimentos/ Mdia

Contnuo

Governos Federal e Municipais

Identificar as aes e 2.1 Realizar um Diagnstico demandas existentes na da Qualificao Profissional regio para o mercado de trabalho.

GT Trabalho e Renda/ GT Educao/ Consrcio/ Universidades/ Institutos de pesquisas/ Sindicatos/ Iniciativa Privada

2012

Governos Federal, Estadual e Municipais/ Iniciativa Privada Governos Federal, Estadual e Municipais/ Iniciativa Privada/ Sistema "S"

Organizar a estratgia de 2.2 Elaborar e implantar um qualificao da mo de obra Plano Regional de de acordo com a demanda 2. Qualificao Mo de Qualificao regional. Obra

GT Trabalho e Renda/ elaborao a GT Educao/ Consrcio/ partir do Universidades/ Institutos diagnstico; de Pesquisas/ Sindicatos/ implantao Iniciativa Privada/ contnua Sistema "S" GT Trabalho e Renda/ Consrcio/ Universidades e Escolas Tcnicas (pblicas e privadas)/ Sistema "S" GT Trabalho e Renda/ Consrcio/ Universidades e Escolas tcnicas (pblicas e privadas)/ Sistema "S"

2.2.1 Articular as instituies Implantar o Plano Regional de qualificao pblicas e de Qualificao privadas.

2013

no tem

2.2.2 Elaborar agenda Regional para Qualificao Profissional.

Implantar o Plano Regional de Qualificao

2013

no tem

3. Observatrio Regional

3.1 Criar ou implantar Observatrio Regional do Trabalho e Emprego

GT Trabalho e Renda/ Realizar o monitoramento do Consrcio/ Institutos de mercado e das condies de pesquisa/ Universidades/ trabalho e do emprego Sindicatos/ Governos Federal e Estadual/ OIT

2011

Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Privada

4. Turismo e Eventos

4.1 Verificar o calendrio regional de Turismo e Eventos 4.2 Realizar diagnstico do potencial do artesanato regional e organizar Feira Regional de Artesanato

Identificar as oportunidades de emprego, trabalho e renda

GT Trabalho e Renda/ GT Turismo e os demais GT's/ Consrcio

Contnuo

no tem

GT Trabalho e Renda/ Promover o artesanato e a Consrcio/ Senais/ gerao de trabalho e renda Sistema "S"/ Entidades de apoio

2013

Governos Federal e Municipais

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho e Renda Agentes/ Parceiros Prazo de Origem do Ao Estratgica Objetivos/Metas Interfaces Concluso Recurso 5.1 Incentivar a construo de agenda de aes e compromissos do Trabalho Decente. Governos Federal e Municipais

Observao

5. Trabalho Decente

Promover o Trabalho Decente

GT Trabalho e Renda/ Consrcio/ M.T.E/ OIT

2013

6. Intermediao pblica de Mo de Obra

GT Trabalho e Renda/ Possibilitar ao trabalhador e 6.1 Unificar os cadastros dos Consrcio/ Governos ao empregador da regio o centros pblicos de Federal, Estadual e acesso s oportunidades de emprego. Municipais/ Sindicatos/ emprego Iniciativa Privada Possibilitar a estes 6.2 Facilitar a parceria com GT Trabalho e Renda/ trabalhadores e ao empresas para encaminhar Consrcio/ GT Pessoas empregador da regio o aprendizes e pessoas com com Deficincia/ GT acesso s oportunidades de deficincia Criana Prioridade I emprego GT Trabalho e Renda/ Possibilitar aos trabalhadores Consrcio/ FIESP/ 6.3 Interao com grupos de e aos empregadores da Associaes comerciais/ RH da regio. regio o acesso s Associaes de RH/ oportunidades de emprego Prefeituras

2013

Governos Federal, Estadual e Municipais

Contnuo

no tem

Contnuo

no tem

7.1 Incentivar o Empreendedorismo na Regio

Ampliar as oportunidades de GT Trabalho e Renda/ trabalho e gerao de renda Consrcio/ SEBRAE na regio

Contnuo

SEBRAE/ FIESP/ Consrcio/ Prefeituras/ Associaes comerciais

GT Trabalho e Renda/ 7. Empreendedorismo 7.2 Fortalecer polticas Acesso seguridade social e Consrcio/ Associaes Regionais de Formalizao. incremento da arrecadao Comerciais/ Universidades 7.3 Criar mecanismos para aproximar os pequenos empresrios do poder pblico. Melhorar a relao entre poder pblico e GT Trabalho e Renda/ empreendedores levando as Consrcio/ SEBRAE oportunidades ofertadas

Contnuo

no tem

Contnuo

SEBRAE/ FIESP/ Consrcio/ Prefeituras/ Associaes comerciais

8. Desenvolvimento da Economia Solidria 8.1 Criar ncleo regional de incubao de cooperativas regional Economia Solidria

Elaborar metodologia regional de incubao de cooperativas de economia solidria e promover a Interao entre incubadoras.

GT Trabalho e Renda/ Consrcio/ Prefeituras/ Fruns de Economia Solidria

2015

no tem

GT AUTOMOTIVO
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO Grupo de Trabalho Automotivo Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Intrefaces Prazo de Concluso Oringem do Recurso Observao

1. Obras Virias

Obras Virias e de Infraestrutura

Suportar exigncias do crescimento logstico em funo dos altos volumes de produo das indstrias Governos Municipais, automobilsticas e de Estadual, Federal, GT autopeas para os prximos Mobilidade e GT Infraestrutura anos, considerando a disponibilizao do Rodoanel a partir de maio de 2010 .

2019

BID, PAC Governos Municipais, Estadual, Federal

Aes de curto prazo: Estudo de fluxos para identificao das principais demandas, atualizao do estudo PIVIR 1 e 2 com validao regional. Mdio Prazo: Viabilizao de recursos financeiros. Longo prazo: Concretizao das obras

2. Porto Seco

Construir EADI Porto Seco

Simplificar procedimentos referentes a conferncia e desembarao aduaneiro. Armazenamento de mercadorias.

CNT, Governos Municipais, Estadual e Federal, SEST/SENAT, Empresas do setor logstico e do setor automotivo,

2015

No tem

3.1 Monitorar Acesso ao Porto de Santos 3. Porto de Santos

Eliminar gargalos e equilibrar Consrcio, CODESP, Governo a capacidade entre os acessos Federal, Receita Federal e as instalaes porturias.

2011

No tem

Eliminar o descompasso entre a carga horria do Consrcio, ANFAVEA, 3.2 Alterar Regimes e Horrios funcionamento do Porto de Sindipeas, CODESP, de Trabalho no Porto de Santos Santos , de um lado, e, de Governo Federal outro, as necessidades da cadeia produtiva da Regio.

Curto

No Tem

Criar Plano de Capacitao de 4. Capacitao Logstica Mo de Obra em Logstica

Planejar a criao de novos cursos e aprimorar os j existentes na Regio Instituies de ensino tcnico e relacionados logstica. (Ex: superior Tcnico, Graduao, Mestrado etc.)

Contnuo

No tem

5. Auxlio em Projetos

Criar mecanismo para atender o empresrio que precisa elaborar projeto para captao de crdito para autopeas

Colaborar com o empresrio que busca a captao de crdito na regio e depara-se com elevadas cobranas de consultores para a realizao de seus projetos.

Prefeituras do ABC, Consrcio, instituies financeiras, FINEP, Agncia de Desenvolvimento

2012

No tem

Capacitao de agentes pblicos e ampliao dos pontos de atendimento.

6.1 Realizar evento sobre crdito para o setor 6. Eventos de Crdito 6.2 Criar a Sociedade Garantidora de Crdito para o ABC

Informar periodicamente o Prefeituras do ABC, Agncia empresrio do setor instalado de Desenvolvimento na Regio. Ampliar o acesso ao financiamento para as empresas de menor porte. SEBRAE/SP, BNDES, Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil, Prefeituras do ABC

Contnuo

No tem

2017

No Tem

7. Cadeia Automotiva

Criar Poltica de Qualificao Profissional

Fomentar a qualificao profissional para o setor automotivo.

SENAI, FATECs, Instituies de ensino da regio, Universidades

Contnuo

No tem

GT PROCON
Nome do Programa/Projeto EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Procon Regional Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso 1.1 Fortalecimento da Regio junto ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e aos organismos internacionais Origem do Recurso Observao

1. Participao em eventos nacionais e internacionais

Capacitao Tcnica, Atualizao de temas relacionado Defesa do Consumidor

IDEC/ DPDC-MJ/ MP/ MPCON/ BRASILCON/ PROTESTE/ Consumers Internacional/ MERCOSUL

Contnuo

Consrcio

2.1 Congresso PROCONS Regional, ABCDMRR

Capacitao Tcnica, Atualizao de temas relacionados Defesa do Consumidor; difundir as atribuies do PROCON na regio

Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Poder Judicirio/ OAB

Contnuo

Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Poder Judicirio/ OAB Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Poder Judicirio/ OAB Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Poder Judicirio/ OAB Consrcio/ Fundao Procon Estadual Consrcio

Inicio 2011/ Anualmente

Capacitao Tcnica, Atualizao de temas 2. Congressos, 2.2 Seminrio de Defesa do relacionados Defesa do Seminrios e Cursos Consumidor Consumidor; difundir as atribuies do PROCON na regio

Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Poder Judicirio/ OAB

Contnuo

Inicio 2011/ Anualmente

2.3 Curso de Direito do Consumidor e Educao para o Consumo

Universidades/ Sociedade Civil Conscientizar os organizada/ Iniciativa Privada/ consumidores, fornecedores Governo Federal, Estadual e e demais interessados Municipal/ Poder Judicirio/ OAB

Contnuo

Inicio 2011/ Anualmente

3.1 Criao de assessoria 3. Divulgao para de imprensa visibilidade das aes 3.2 Criao da pgina GT do GT PROCON PROCON no site do Consrcio

Dar publicidade s aes e informar o pblico em geral de seus direitos e deveres Dar publicidade s aes e informar o pblico em geral de seus direitos e deveres

Consrcio/ Mdia da Regio

2011

Consrcio/ Mdia da Regio

2011

4.1 Cartilha informativa sobre Direitos do Consumidor

Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Preveno e Educao para Governo Federal, Estadual e o consumo Municipal/ OAB/ Entidades de Classe

2012

4. Impressos e Peridicos Consrcio/ Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ OAB/ Entidades de Classe

Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ OAB/ Entidades de Classe Consrcio/ Universidades/ Sociedade Civil organizada/ Iniciativa Privada/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ OAB/ Entidades de Classe Consrcio/Iniciativa privada

4.2 Peridico on-line com artigos e noticias de Direito do Consumidor

Preveno, Educao e Conscientizao para o consumo

2012

5.1 Firmar parcerias para pesquisas (especficos) 5.2 Contratao e/ou parceria para assessoramento tcnico clculos contbeis/econmicos, laudos mdicos, laudos sociais, engenharia, etc...

Dar suporte aos PROCONs

Institutos de pesquisa/ Universidades

2011

5. Parcerias rgos

Dar suporte tcnico

Entidades de Classe/ Universidades/ Institutos pblicos/ INMETRO/ IPEM/ entre outros

2012

Consrcio/Iniciativa privada

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO ECONMICO REGIONAL Grupo de Trabalho Procon Regional Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso

Origem do Recurso Observao

6.1 Estudo e adequao 6. Projeto para o projeto do Superendividamento superendividamento

Trazer a discusso do superendividado para o GT PROCON

Interface com outros GT's/ Judicirio/ OAB/ Associao comercial

2011

no tem

7. Estruturao dos PROCONS

7.1 Solicitar Assembleia Geral a estruturao dos PROCONS, p/ que a fiscalizao seja efetuada (equipe + carro)

Fiscalizao em mbito regional para conseguir receitas prprias

Consrcio/ Prefeituras PROCONS/ Fundao PROCON

2011

Prefeituras/ Consrcio/ PROCONS

Busca do autofinanciam ento dos PROCONS atravs das receitas providas do ato de infrao

8. Programa do Consumidor

8.1 TV PROCON

Difundir e conscientizar a Defesa do Consumidor atravs de um programa institucional em diversas mdias

Consrcio/ Emissoras de Comunicao e Radio da regio

2012

no tem

9. Desenvolvimento Software

Desenvolver tecnologia para Arranjo Produtivo Local de TI 9.1 Contratao tcnico para atendimento on-line (USCS)/ Universidades/ desenvolvimento de software compatibilizando os SEBRAE/ Iniciativa PROCONS das regio Privada/Prefeituras

2014

Arranjo Produtivo Local de TI (USCS)/ Universidades/ SEBRAE/ Iniciativa Privada/Prefeituras

10. Observatrio Social

10.1 Criar o observatrio social das relaes de consumo

Identificar e tratar as principais demandas com relao ao consumo da regio

Universidades/ Entidades de Classe/ MP/ OAB

2015

Consrcio/ Prefeituras

11.1 Construo de uma 11. Sede Regional do sede com auditrio e salas Procon de treinamento

Facilitar e concentrar as aes regionais dos PROCONS

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

2018

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

>> PRE - 2011/2020

Eixo de Atuao Desenvolvimento Urbano e Gesto Ambiental


Finalidade promover o desenvolvimento urbano e habitacional; desenvolver aes de requalicao urbana com incluso social; desenvolver atividades de planejamento e gesto ambiental; atuar pela implantao de um sistema integrado de gesto e destinao nal de resduos slidos industrial, residencial, da construo civil e hospitalar; promover a articulao regional dos planos diretores e legislao urbanstica; desenvolver atividades de controle e scalizao integrada das ocupaes de reas de manancial, com participao da sociedade civil no processo de monitoramento; desenvolver atividades de educao ambiental; executar aes regionais na rea de recursos hdricos e saneamento; criar instrumentos econmicos e mecanismos de compensao para a gesto ambiental; estabelecer programas integrados de coleta seletiva do lixo, reutilizao e reciclagem.

Grupos de Trabalho que compe o eixo

Meio Ambiente Planejamento Urbano Inspeo Veicular Lei Especca Resduos Slidos

59

GT MEIO AMBIENTE
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL Grupo de Trabalho Meio Ambiente Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes / Parceiros Interfaces Prazo de Conclus Origem do Recurso Observao

1.A) Realizar Diagnsticos municipais (criao lei / decreto, gua, esgoto, drenagem e resduos slidos)

Consrcio/GT Meio Ambiente/Prefeituras/Empresas de Saneamento/MMA/Governo do Estado/Instituies de Ensino Superior GT Meio Ambiente/Consrcio/GT Resduos Slidos/GT Infraestrutura/GT Planejamento Urbano GT Meio Ambiente/Consrcio / GT Resduos Slidos / GT Infraestrutura / GT Planejamento Urbano / Instituies de Ensino Superior

2011

FEHIDRO Prefeituras Min. Cidades

Parceria com GT Resduos Slidos

1. Saneamento Ambiental

Compatibilizar os planos municipais de saneamento previstos na Lei Federal 11.445

1.B) Discutir alternativas regionais para compatibilizao dos temas gua, drenagem, esgoto e resduos slidos

2011

No tem

Parceria com GT Resduos Slidos Ao posterior ao diagnstico

1.C) Elaborar Plano de compatibilizao regional de Saneamento Ambiental

2012

FEHIDRO Prefeituras Min. Cidades

Parceria com GT Resduos Slidos

2.1 Definir uma agenda para Identificar todas as fontes geradoras de enfrentamento da poluio do poluio do ar ar 2. Plano de Controle da Qualidade do Ar 2.2 Aes de Mitigao e Fiscalizao Propor polticas de controle para as fontes geradoras de poluio do ar

CETESB /Consrcio/Gt Meio Ambiente/Institutos de Pesquisa/Prefeituras CETESB/Consrcio/GT Meio Ambiente/Institutos de Pesquisa/Prefeituras/Cmaras Municipais

2012

Iniciativa Privada / Prefeituras / Parcerias com GTs Governos do Consrcio Estadual e

2013

no tem

Parcerias com GTs do Consrcio

3. Lei Especfica

Compatibilizao Lei Especfica

Realizar Diagnsticos municipais referentes compatibilizao das legislaes municipais Lei Especfica (13.579/09)

Consrcio/GT Meio Ambiente/Secretaria do Meio Ambiente do Gov. Estado/Cmaras Municipais/Subcomit Billings

2011

no tem

GT Lei especfica Levantamento de leis e seus prazos j previstos

Prefeituras/Consrcio/GT Meio 4.1 Criar Agenda Ambiental no Analisar / Compilar as agendas Ambiente/Economia Mista/Governos Administrao Pblica no ambientas existentes para a criao de Federal e Estadual/Instituies de Grande ABC uma regional 4. Agenda Ambiental Ensino Superior/Iniciativa Privada na Administrao Pblica Incentivar os municpios Prefeituras/Consrcio/GT Meio 4.2 Divulgao da proposta do implementarem a agenda ambiental na Ambiente/Economia Mista/Governos Ministrio do Meio Ambiente admnistrao pblica (A3P) Federal e Estadual/Iniciativa Privada

2011

Governos Federal e Estadual

Parceria GT Resduos Slidos

2012

Governos Federal e Estadual

5.A) Levantar as APPs da regio e verificar suas conformidades

Governo Estadual/Prefeituras/Consrcio/Gt Meio Ambiente/Emplasa/Institutos de Ensino/Iniciativa Privada

2012

Governos Estadual Federal / Prefeituras / Emplasa / Institutos de Ensino / Iniciativa Privada

5. Plano Regional das APPs

Definir critrios de atuao nas APPs a partir de discusso das legislaes e plano em vigor

5.B) Acompanhar alteraes do Cdigo Florestal e sua influncia na regio

GT Meio Ambiente/Consrcio

2011 em diante

no tem

5.C) Discutir a aplicao do Cdigo GT Meio Ambiente/ Consrcio/SMA/ Florestal e Planos Diretores Municipais em aberto Prefeituras da regio

no tem

a partir do prazo de publicao da lei, os trabalhos sero iniciados

5.D) Realizar formao de tcnicos municipais quanto s APPs

GT Meio Ambiente/Consrcio/Governo Estadual/Prefeituras/Emplasa/ Institutos de Ensino/Iniciativa Privada

2011

Consrcio / O primeiro prazo Prefeituras / prev a capacitao Instituies de considerando as Ensino Superior orientaes em vigor

6. Delegacia Ambiental

Implantar delegacias de crimes ambientais que supram a demanda regional

Articular a criao de delegacias ambientais que cubram toda a regio

Governo Estadual/Consrcio/GT Meio Ambiente/Prefeituras

2013

no tem

dois existentes (So Bernardo e Diadema)

7. ZEEs

Elaborao de um zoneamento ambiental regional

Analisar os zoneamentos existentes e propor um com carter regional

Prefeituras/Consrcio/GT Meio Ambiente

2011

no tem

Discusso sobre a zona de amortecimento do parque estadual da serra do mar

GT PLANEJAMENTO URBANO
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL Grupo de Trabalho Planejamento Urbano Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1.1 Elaborar um plano de uso e ocupao regional 1.2 Definio de diretrizes regionais de regularizao fundiria 1.3 Consolidar o mapeamento regional das reas de risco e desocuplas.

Estudar a compatibilizao do uso e ocupao do solo dos GT Planejamento Urbano/ diferentes municpios. Aumentar Municpios/ EMPLASA a permeabilidade do solo Orientao dos Municpios Consrcio/ GT Planejamento Urbano/ OAB/ ANOREG

2013

Pendncia sobre Governos a forma de Federal, Estadual participao dos e Municipal conselhos no tem Governo Federal, Estadual e Amarrao com Municipal/ o GT Defesa Empresas Civil Pblicas

2012

1. Plano Diretor Regional

Consrcio/ GT Planejamento Orientar um plano regional para Urbano/ Instituies de ensino e a interveno em reas de risco pesquisa

2012

1.4 Atualizao dos estudos Redefinio dos limites e discusses sobre divisas. regionais em reas de conflito 1.5 Definio de diretrizes regionais sobre Adensamento 1.6 Definio de diretrizes regionais relativas mobilidade urbana e articulao com a regio metropolitana Definir um adensamento compatvel com a capacidade de suporte

Consrcio/ GT Planejamento Urbano/ Governo do Estado Municpios/ Consrcio/GT Planejamento Urbano/ EMPLASA

2011

no tem

2011

no tem

Articular o planejamento do sistema de mobilidade dos vrios municpios

Consrcio/GT Planejamento Urbano/GT Mobilidade

2012

no tem

Trabalhar em conjunto com o GT Mobilidade

2. Criao de Agncia Formulao dos estudos de Integrar a legislao e as Reguladora de viabilidade de criao da operaes de saneamento em Saneamento Ambiental Agncia de Saneamento nvel regional. Ambiental

Consrcio/ GT Planejamento Urbano/ Municipios/ Governo Federal

2011

Governo Federal

3. Habitao

Definir diretrizes para uma poltica regional de habitao

Definio de poltica regional

GT Planejamento Urbano/ Governos Federal, Estadual, Municipal/ Consrcio

2012

no tem

Prioridade para HIS

4.1 Diagnstico regional dos Orientar polticas pblicas impactos intraurbanos do regionais e municipais Rodoanel 4. Transporte 4.2 Instrumentalizar ao poltica junto ao Governo do Estado por parte do Consrcio Cumprimento das contrapartidas e aes previstas pelo Governo do Estado aos Municipios

Consrcio/ GT Planejamento Urbano/Universidades/ ONG's

2011

Consrcio

Consrcio/ GT Planejamento Urbano/

2011

no tem

5. Acompanhamento Construir articulao entre Aportar viso de planejamento das aes regionais de os GT's envolvidos e com os urbano nas decises sobre saneamento organismos de planejamento saneamento regional metropolitano

GT Planejamento Urbano/Consrcio/ GT Infraestrutura/ GT Meio Ambiente/ EMPLASA/ SABESP/ CETESB

contnuo

no tem

Trabalhar em conjunto com os GT's pertinentes

6. Monitoramento Regional do Desenvolvimento Urbano

6.1 Construir indicadores regionais urbanos e comparar com os metropolitanos

Medir desempenho

GT Planejamento Urbano/ Consrcio/Governo Federal e Estadual/ Instituies de Ensino e Pesquisa

2014

Financiamento externo/ Consrcio/ Governo Federal e Estadual Financiamento externo/ Estimular a Consrcio/ continuidade das Governo Federal aes regionais e Estadual

6.2 Implantar Observatrio Regional

Anlise e avaliao das polticas pblicas do desenvolvimento urbano.

Consrcio/ GT Planejamento Urbano/ Instituies de Ensino e Pesquisa

2014-2017

7. Sistema Regional de Avaliar e buscar integrar permanentemente as aes Garantir a consolidao dos Gesto Urbana estratgicas dos vrios instrumentos das aes de Integrada programas/ projetos curto e mdio prazo anteriores

GT Planejamento Urbano/ Consrcio/ Instituies de Ensino e Pesquisa

contnuo

Financiamento externo/ Consrcio/ Governo Federal e Estadual

GT INSPEO VEICULAR
Nome do Programa/Projeto EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL Grupo de Trabalho Inspeo Veicular Prazo de Aes Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso Origem do Recurso Observao

1.1 Definir parmetros P/IM

Estabelecimento da forma e Governo do Estado/ Consrcio padro de atendimento

2011

no tem sem a contratao deste estudo no h possibilidade de dar andamento no projeto

1.2 Elaborar estudo de viabilidade econmica

Definio dos parmetros do IM / estabelecimento do Governo do Estado/ Consrcio preo pblico mximo

2011

Consrcio/ Organismos pblicos e empresas privadas/ outros agentes

Definio das atribuies do 1.3 Elaborar modelo de gesto do IM Consrcio, das Prefeituras e dos demais envolvidos

Consrcio/ GT Inspeo Veicular

2011

no tem

1.4 Elaborar Termo Referncia para licitao

Criar diretrizes das partes para contratao

Consrcio/ GT Inspeo Veicular

2011

1. Implementao do Programa de Inspeo Veicular


1.5 Realizar a licitao Contratao da Concesso Consrcio/ GT Inspeo Veicular 2012 no tem

Se o estudo de viabilidade for finalizado no 1 sem. de 2011 / poder haver a necessidade de contratao de consultoria licitaes com exigncias de empresas certificadas ambientalmente

1.6 Reestruturar Consrcio para Gesto (equipe, TI, ponte com o DETRAN, base legal)

Operacionalizao do Programa

Consrcio/ GT Inspeo Veicular

2012-2013

Consrcio / Concessionria a Inspeo poder ser iniciada de forma imediata ou gradativa (Diesel e OTTO)

1.7 Iniciar a Inspeo com a frota Mitigao dos impactos da particular dos municpios e veculos poluio atmosfrica veicular oficiais

Governo do Estado/ Consrcio/GT Inspeo Veicular

2012-2013

Concessionria

1.8 Criar disque-denncia de veculos poluidores 1.9 Fiscalizao de rudo veicular e fumaa preta (blitz)

Canal de acesso junto sociedade Melhoria da qualidade ambiental e retirar de circulao os veculos que no atendem ao programa

Sociedade Civil e Poder Pblico

2013

Prefeituras

Prefeituras / Polcia Militar

2013

Prefeituras

Consrcio/ GT Inspeo Educar a sociedade sobre os Veicular/Poder Pblico/ 2.1 Conscientizar a populao sobre a benefcios da Inspeo Empresas Pblicas e Privadas/ importncia da Inspeo Veicular Veicular entidades no governamentais/ Universidades / Concessionria 2 Programa de Conscientizao para Inspeo Veicular Capacitar os gestores pblicos atravs de seminrios, cursos, congressos, simpsios, workshops, palestras, cooperao tcnica, etc. Consrcio/ GT Inspeo Veicular/Poder Pblico / Universidades / Empresas Privadas

contnuo

Consrcio/ Poder Pblico/ Empresas pblicas e privadas/ entidades no governamentais/ Universidades / concessionria Consrcio/ Poder Pblico/ Empresas pblicas e privadas/ entidades no governamentais/ universidades / Concessionria

2.2 Capacitao dos Gestores Pblicos

contnuo

3.1 atualizao tecnolgica

3 Monitoramento e aprimoramento do Programa de Inspeo Veicular

Garantir que novas tecnologias sejam implementadas no programa avaliar a eficcia da Inspeo e Manuteno do Programa de Inspeo Avaliar o ganho ambiental com a implantao da Inspeo Veicular

Concessionria

contnuo

Concessionria

3.2 Auditar o programa 3.2 Efetuar a correlao de dados da sade pblica com a qualidade do ar

Institutos de certificao e de pesquisa Institutos de pesquisas/ centro de vigilncia epidemiolgica/ rgos pblicos e privados

contnuo

Consrcio (com subsdio da taxa) Consrcio (com subsdio da taxa)

contnuo

4 Reavaliao dos resultados do Programa de Inspeo Veicular

4.1 Garantir a eficcia do programa

Atingir o ndice da qualidade do ar atestada como "boa regionalmente" por rgo competente

Consrcio/GT Inspeo Veicular

2018-2020

Consrcio e demais envolvidos

GT LEI ESPECFICA
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL Grupo de Trabalho Lei Especfica Nome do Programa/Projeto 1. Adequao dos Planos Diretores Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

Adequao dos Planos Diretores Compatibilizar as legislaes Municipais Lei Especfica municipais com a Lei Estadual

Consrcio/ GT Lei Especfica/Estado/ Municpios/ Cmaras Municipais/ Subcomit Billings

2011

no tem

2. Criao das leis especficas para as Bacias Hidrogrficas dos rios Guai e Taiaupeba

Acompanhar e cobrar a elaborao de leis especficas Atender ao determinado na Lei para o GUAI e TAIAUPEBA e Estadual 9866/97 respectivos PDPAs

Consrcio/ GT Lei Especfica/Estado/ Municpios/ Cmaras Municipais/ Subcomit Tiet-Cabeceiras/ AMAT

2012

no tem

3.1. Cobrar e acompanhar as aes previstas para implementao do Rodoanel (emergncias) 3. Rodoanel 3.2 Cobrar e acompanhar as aes previstas para implementao do Rodoanel (emergncias)

Medidas compensatrias do trecho sul, implementadas.

Consrcio/ Municpio/ GT Lei Especfica// Subcomit Billings e Tiet-Cabeceiras

2011 (sul)

no tem

Medidas compensatrias do trecho leste, implementadas.

Consrcio/ Municpio/ GT Lei Especfica/ Subcomit Billings e Tiet-Cabeceiras

2014 (leste)

no tem

4. Agendas de Trabalho

Articular com o Subcomit Billings - Tamanduate para estabelecer trabalhos que no sejam redundantes.

Compatibilizar agendas para otimizao dos trabalhos de cada instituio

Consrcio/GT Lei Especfica/Municpios/ Subcomit Billings

contnuo

no tem

5. Regularizao de uso e ocupao do solo

Acompanhar a regularizao do Regularizar uso e atividades Uso e Ocupao - artigo 74 (Lei desconformes 13579/09)

Consrcio/Gt Lei Especfica/Municpios/ Subcomit Billings

2013

no tem

6. PDPA Billings

Cobrar finalizao do PDPA e sua divulgao

Cobrar o relatrio de situao da qualidade ambiental da APRM-B. Gerenciamento da Bacia Billings

Consrcio/GT Lei Especfica/Municpios/ Subcomit Billings/ Estado/ SABESP/ CETESB/ EMAE/ EMPLASA/ DAEE

2011

no tem

Relatrio antecede o PDPA (art.116)

7. SGI - Billings

Cobrar a implementao do Sistema Gerencial de Informaes

Recebimento do banco de dados em funcionamento.

Consrcio/GT Lei Especfica/Municpios/ Subcomit Billings/ Estado/ SABESP/ CETESB/ EMAE/ EMPLASA/ DAEE

2011

Cobrar do Estado Consrcio/Mu Resoluo nicpios/ prevista no art. Estado 34 do decreto Estadual 55342/2010 Cobrar a resoluo estabelecendo os procedimentos de fiscalizao integrada

8. Fiscalizao Integrada

Acompanhar as aes e cobrar as atividades do Grupo de Fiscalizao Integrada

Cobrar a efetividade da fiscalizao integrada

Consrcio/GT Lei Especfica/Municpios/ Subcomit Billings/ Estado/ SABESP/ CETESB/ EMAE/ EMPLASA/ DAEE/ Polcia Militar Ambiental

contnuo

no tem

9. PRIS - Programa de Recuperao de Delimitao dos PRIS em cada Interesse Social Municpio

Cobrar a Identificao e o encaminhamento de reas para regularizao de habitao de interesse social

Municpios/Consrcio/GT Lei Especfica

2011

no tem

Vencido em julho/2010

10. Criao do Escritrio Regional

Cobrar a criao do rgo tcnico APMR-B

Escritrio Regional implementado

Consrcio/ GT Lei Especfica/ Municpio/ Comit e Subcomit Billings/ FABHAT/ Estado

2011

no tem

Art.2 pargrafo 6

11. Monitoramento da Cobrar a implementao do Qualidade da gua Sistema de Monitoramento da Qualidade da gua

Sistema de monitoramento e acompanhamento da qualidade da gua, em funcionamento

CETESB/ SMA/ Empresas Concessionrias

2011

no tem

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL Grupo de Trabalho Lei Especfica Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

12. Pesca e Agropecuria

Cobrar a criao do grupo Regulamentao especfica para interdisciplinar previsto no art. 29 atividades de pesca e agropecuria do decreto

Consrcio/ Municpios/ GT Lei Especfica/ Subcomit/ Estado

jan/12

no tem

13. Atividades poluidoras e impactantes

Cobrar a publicao do decreto regulamentador do art.65

Identificar atividades potencialmente poluidoras e/ou impactantes

Consrcio/ Municpios/ GT Lei Especfica/ Subcomit/ SMA/CETESB

jul/05

no tem

14. Objetivos Principais da Lei

Avaliar do aumento da cobertura Acompanhamento dos vegetal/ Avaliar reduo de Carga programas e aes previstos na Meta/ Acompanhar as aes do Lei PDPA/ Acompanhar a regularizao do Uso e Ocupao do Solo

Consrcio/ GT Lei Especfica/Municpios/ Estado/ Subcomit

contnuo

no tem

15. Implantao do PRIS

Acompanhar a implantao dos PRIS

PRIS Implantados

Consrcio/ GT Lei Especifica/Municpios/ Estado/ Subcomit

2017

no tem

16. Parmetros Urbansticos

Acompanhar a reavaliao dos parmetros urbansticos

Atender os objetivos da Lei

Consrcio/ GT Lei Especifica/ Municpios/ Estado/ Subcomit

2015

no tem

17. PRIS

Avaliar a implementao dos PRIS

Porcentual de Ocupaes regularizadas

Consrcio/ GT Lei Especfica/Municpios/ Estado/ Subcomit/ Concessionrias/ Cartrios/ MP

2020

no tem

Meta a ser definida

GT RESDUOS SLIDOS
EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL
Grupo de Trabalho Resduos Slidos

Nome do Programa/Projeto

Ao Estratgica

Objetivos/Metas

Agentes/ Parceiros Interfaces

Prazo de Concluso

Origem do Recurso

Observao

Obter informaes sobre a situao real do lixo Elaborao de inventrio dos coleta, beneficiamento, Resduos Slidos da regio processamento, destinao. Gesto da Informao e indicadores

Consrcio/ GT Resduos Slidos/ Municpios/ Entes Governamentais/ Empresas privadas/ Instituies de Ensino e Pesquisa (IEP) Consrcio/ GT Resduos Slidos/ Municpios/ Entes Governamentais/ Empresas privadas/ Instituies de Ensino e Pesquisa (IEP)

2011

Governo Federal, Estadual, Municipal/ Empresas Privadas

Manter atualizada a regio das novas Realizao de seminrios/ tecnologias do mercado cursos sobre novas e modelos para tomada tecnologias para de deciso, bem como aproveitamento dos resduos Capacitao dos agentes slidos sobre Lei Nacional de Resduos

contnuo

Empresas Privadas/ Concessionrias

Seminrios Anuais.

Destinao mais Levantamento e adequada, economia planejamento para usina de para os municpios e compostagem gerao de renda

Consrcio/ GT Resduos Slidos/Municpios/ Instituies de Ensino e Pesquisa (IEP)

2011

Consrcio/ Municpios/ Entes Governamentais/ Empresas privadas

Consrcio/GT Resduos Implantao da Incentivar a coleta seletiva e Slidos/Municpios/ reciclagem de forma a PPP ( Parceria Pblico reciclagem atravs de Instituies de Ensino atingir progressivamente Privado) para gesto cooperativas e PPP e Pesquisa (IEP)/ 5 e 10% do total integrada dos Sociedade Civil/ resduos slidos instituies privadas urbanos Gesto integrada de Consrcio/ GT Instalar e integrar os pontos resduos slidos, Resduos de coleta de resduos destacando-se os Slidos/Municpios/ especiais resduos especiais empresas privadas/ Elaborar estudo, montar e publicar edital para implantao da Usina de beneficiamento de materiais inertes Reinserir o material na economia, reduo de custos para o municpio, Consrcio/ GT destinao correta do Resduos Slidos material, gerao de renda

contnuo

Entes Governamentais e Empresas Privadas

2011

Consrcio/ Municpios/ Empresas privadas fabricantes Governo Federal, Estadual, Municipal/ Empresas Privadas

2012

Incentivo a investimentos privados junto a instituies Envolver a academia na de ensino e pesquisa para soluo de problemas soluo de problemas causados pelos resduos

Municpios/ Consrcio/ GT Resduos Slidos

contnuo

no tem

Criao de Bolsa de Resduos para vendas conjuntas Regulao de Mercado

Agregar valor na venda dos produtos reciclveis

Consrcio/ GT Resduos Slidos/Empresas Privadas/ Cooperativas

2011

no tem

No futuro sistemas eletrnicos

Desenvolver instrumentos para que o poder pblico Fortalecer o mercado de Municpios/ Consrcio/ exija nas licitaes produtos reciclagem GT Resduos Slidos reciclveis

2011

no tem

EIXO ESTRUTURANTE DESENVOLVIMENTO URBANO E GESTO AMBIENTAL


Grupo de Trabalho Resduos Slidos

Nome do Programa/Projeto

Ao Estratgica

Objetivos/Metas

Agentes/ Parceiros Interfaces

Prazo de Concluso

Origem do Recurso

Observao

Incentivar as empresas para que desenvolvam Reduo da quantidade Governos Federal, tecnologias de reduo de de matria-prima Estadual e Municipal / Regulao de Mercado resduos slidos e utilizem processada, energia, etc. Sociedade Civil material reciclvel como matria-prima

contnuo

no tem

Consrcio/ GT Resduos Slidos/Municpios/ Fortalecer a educao Campanha de sensibilizao Entes ambiental. Implementar a Educao Ambiental para minimizao dos Governamentais/ legislao que incentiva resduos slidos urbanos. Empresas privadas/ o consumo consciente Instituies de Ensino e Pesquisa (IEP)/ Sociedade Civil

2011

Governo Federal, Estadual e Municipal/ Empresas Privadas/ Consrcio

Consrcio/GT Resduos Implantao da Incentivar a coleta seletiva e Slidos/Municpios/ reciclagem de forma a reciclagem atravs de Instituies de Ensino atingir progressivamente cooperativas e PPP e Pesquisa (IEP)/ 10 a 15% do total Sociedade Civil/ instituies privadas PPP (Parceria Pblico Privado)para gesto integrada dos resduos slidos urbanos Implantao de tecnologia de gerao de energia a partir do resduo slido (excludos os resduos reciclveis) Reduo de aterros, reduo da emisso de carbono, produo de energia, contribuir para a melhoria da sade pblica Destinao mais adequada, economia para os municpios e gerao de renda Municpios/ Consrcio/GT Resduos Slidos/ PPP/ Empresas pblicas

contnuo

Entes Governamentais e Empresas Privadas

2017

PPP

Usina de compostagem construo e preparao

Consrcio/GT Resduos Slidos/Municpios/ PPP

2015

Consrcio/ Municpios/ Entes Governamentais/ Empresas privadas

Consrcio/GT PPP (Parceria Pblico Resduos Coleta e Destinao final Privado) para gesto Incentivar a coleta seletiva e Slidos/Municpios/ 100% "adequada", com integrada dos reciclagem atravs de Instituies de Ensino coleta seletiva atingindo cooperativas e PPP e Pesquisa (IEP)/ resduos slidos no mnimo 20% Sociedade Civil/ urbanos instituies privadas

contnuo

Entes Governamentais e Empresas Privadas

>> PRE - 2011/2020

Eixo de Atuao Sade


Finalidade organizar redes regionais integradas para assistncia em diversas especialidades, envolvendo os equipamentos municipais e estaduais da regio; aprimorar os equipamentos de sade; ampliar a oferta de leitos pblicos e o acesso s redes de alta complexidade; melhorar e ampliar os servios de assistncia ambulatorial e de clnicas; fortalecer o sistema de regulao municipal e regional; aprimorar o sistema de vigilncia sanitria; fortalecer o sistema de nanciamento pblico, municipais e regional de sade; oferecer programas regionais de educao permanente para os prossionais da sade; promover aes integradas voltadas ao abastecimento alimentar

Grupo de Trabalho que compe o eixo

Sade

66

GT SADE
EIXO ESTRUTURANTE SADE Grupo de Trabalho Sade Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1.1 Regulao 1.1.1 Qualificao do complexo regulador regional

1.1.2 Reviso permanente da PPI (Programa de Pactuao e Integrada) Permitir o acesso de acordo com necessidades da populao e com equidade 1.1.3 Negociar com a SES ( Secretaria Estadual Sade ) referncia na capital enquanto persistir insuficincia da ateno urgncia

GT Sade/ Consrcio/SMS ( Secretaria Municipal Sade)/SES (Secretaria Estadual Sade)

Contnuo

Tripartite

1.1.4 Pactuao do perfil regulamentao dos AMES no CGR ( Colegiado de Gesto Regional) 1.2 Financiamento 1.2.1 Desenvolvimento de um PDI (Plano Diretor de Investimento) para o Hospital Nardini

1.2.2 Propor para a Assembleia Geral dos Prefeitos processo de articulao para discusso de responsabilidade no financiamento do SUS

1. Apoio Gesto

1.2.3 Propor para a Assembleia Geral de Prefeitos, Gesto politica visando a regulamentao da EC 29

Ampliar os recursos financeiros da Consrcio/GTSade/ forma tripartite p/garantir a Prefeituras/Secretrios de implantao das aes de Sade Sade/Assembleia Geral populao. de Prefeitos

Contnuo

Tripartite

1.2.4 Seminrio, no Consrcio, para articular com os parlamentares da regio sobre emendas que atendam as prioridades da regio. 1.3 Judicializao Consrcio/Cmaras Municipais/Conselhos de Sade/SMS( Secretaria Subsidiar o judicirio com relao Municipal de s Polticas Pblicas de Sade que Sade)/Prefeituras/ garantem a equidade Secretrios de Sade/ 1.3.2 Encontro dos Prefeitos , Secretrios de Assuntos secretrios de Sade e juzes de Jurdicos Direito,para discusso das demandas judiciais ligadas rea de Sade 1.3.1 Apoio dos Prefeitos na aprovao da Lei Tio Viana, sobre a judicializao da sade 1.4 Trabalho Mdico 1.4.1 Construir diretrizes e estratgias para a gesto do trabalho mdico na regio Elaborar estratgia para gesto e regulao do trabalho mdico 1.4.2 Pautar no Consrcio a discusso sobre servio civil dos profissionais mdicos 1.5 Relao Pblico Privado Integrar a Sade Suplementar ao SUS

2011

No tem

GT Sade/ Consrcio/Cosems/ Entidades Mdicas/

Contnuo

No tem

1.5.1 Discusso da relao pblico privado e planos de sade 1.6 Controle Social 1.6.1 Formular estratgias para ampliar a participao da sociedade civil no dilogo sobre Sade no ABC

SMS/Gestores e Operadores dos Planos/GT Sade/ Consrcio/ANS

Contnuo

No tem

Prestadores de Servios Privados/ Entidades mdicas/ ANS

Ampliar a participao da Sociedade civil nas questes de sade

GT Sade/ Consrcio/ Conselho Municpal Sade

Contnuo

No tem

EIXO ESTRUTURANTE SADE Grupo de Trabalho Sade Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica 1.7 Observatrio Propiciar planejamento das aes regionais e municipais c/maior embasamento Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces SMS ( Secretaria Municipal Sade)/SES ( Secretaria Estado Sade)/Fundap/ GT Sade/ Prefeituras/Consrcio Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1. Apoio Gesto

1.7.1 Conhecer, Integrar e divulgar o Observatrio da Sade

Contnuo

No tem

2. Vigilncia

Fortalecer as aes coordenadas de combate Dengue

Manter a Dengue sob controle regional

SMS( Secretaria Municipal Sade) /SUSCEM (Superintndencia de Controle de Emergncias) /SociedadeCivil/ Prefeituras/ Consrcio/GT Sade

Contnuo

Tripartite

3.1 Hospitais UTI 3.1.1 A) Rever o perfil do HED ( Hospital Estadual de Santo Andr) e HESA ( Hospital Estadual de Diadema) UTI, urgncias, internaes , etc

2011 -2012

3.1.1 B) Ampliar leitos UTI Consrcio/Gt Sade/ SMS ( Secretaria Municipal Sade)/SES (Secretaria Estado Sade)/Ministrio da Sade

2011 - 2012

3. Assistenciais (Hospitais UTI )

3.1.1 C) Ampliar leitos de UTI nos Hospitais Nardini,Serraria e Mrio Covas

Ampliar leitos de UTI e internao na Regio

Tripartite 2011 - 2013

3.1.1 D) Criao dos leitos de UTI do Hosp. de Ribeiro Pires

2011 - 2012

3.1.1 E) Construo do Hospital de Clnicas em SBC com 60 leitos de UTI + 180 leitos de internao Consrcio/Gt Sade/ SMS ( Secretaria Municipal Sade)/SES ( Secretaria de Estado Sade)/Ministrio da Sade

2012 - 2013

3.1.1 F) Criao de Hospital Regional Aumentar a rotatividade dos leitos de retaguarda (destinado a receber de Hospital Geral / Aumentar a pacientes crnicos ( longa resolutividade dos hospitais gerais/ permanncia) e fora de possibilidades Melhorar o acesso dos leitos terapeuticas, adultos) hospitalares dos hospitais gerais

2014 - 2017

Governos Federal e Estadual

3.2.1 Criar/Ampliar residncias teraputicas 2011 - 2012 3.2.2 Ampliar o nmero de CAPS 3. Assistncia ( Sade Mental) 3.2.3 Planejar aes Regionais, no sentido de formular estratgias regionais de enfrentamento ao problema da dependncia qumica Reorganizar e ampliar a rede regional de forma a atender as necessidades da populao Consrcio/Gt Sade/ SMS ( Secretaria Municipal Sade)/SES ( Secretaria de Estado Sade)/Ministrio da Sade/Ministrio Pblico Contnuo

Tripartite

3. Assistncia (Ambulatrio)

3.3.1 Redefinir o perfil do ambulatrio da Faculdade de Medicina do ABC e dos novos AMES

Integrar o ambulatrio Rede Regional, de forma a atender as necessidades da populao.

Consrcio/Gt Sade/SMS ( Secretaria Municipal Sade)/ SES ( Secretaria Estado Sade)/Fundao ABC

2011 - 2012

Tripartite

4. Assistncia Farmacutica

Descentralizar medicamentos de alto Facilitar o acesso da populao ao custo, mantendo sob responsabilidade medicamento de alto custo dos equipamentos estaduais

Consrcio/GT Sade/ SMS( Secretaria Municipal Sade) /SES ( Secretaria Estado Sade)

2011

Tripartite

5.1 Construir uma agenda regional priorizando o tema Sade e estratgias ligadas a ele. 5. Promoo Sade 5.2 Planejar aes no sentido de formular estratgia regional de enfrentamento da violncia e suas consequncias sobre a Sade 5.3 Implantao de estratgias previstas na Poltica Nacional de Sade Promover a melhoria de qualidade Consrcio/GT Sade/ de vida da populao com Prefeituras/Sociedade sustentabilidade, de forma Cvil/Universidades/Cons intersetorial e interdisciplinar e elho de Sade com participao da comunidade

Contnuo

Tripartite

>> PRE - 2011/2020

Eixo de Atuao Educao, Cultura e Esportes


Finalidade fortalecer a qualidade do ensino infantil nos principais aspectos, dentre outros: regulamentao, atendimento demanda, gesto educacional, melhoria dos equipamentos pblicos, gesto nanceira, manuteno da rede fsica, informatizao, educao inclusiva, participao da famlia, qualicao dos prossionais; atuar pela qualidade do ensino fundamental; ensino mdio regular e prossionalizante; desenvolver aes de alfabetizao de jovens e adultos; promover a elevao da escolaridade e qualicao prossional; desenvolver aes de capacitao dos gestores pblicos e prossionais da educao; desenvolver aes em prol do acesso e melhoria da qualidade do ensino superior; atuar em prol das polticas de preservao e recuperao do patrimnio cultural e histrico; estimular a produo cultural local; desenvolver atividades de circulao e divulgao da produo cultural regional; atuar para a excelncia da regio em modalidades esportivas, tanto amadoras quanto dos esportes de competio; desenvolver aes e programas voltados especicamente para a terceira idade.
Grupos de Trabalho que compe o eixo
k

Educao Cultura Esportes

70

GT EDUCAO
EIXO ESTRUTURANTE EDUCAO, CULTURA E ESPORTES Grupo de Trabalho Educao Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos / Metas Prazo de Agentes / Parceiros Interfaces Concluso Origem do Recurso Observao

1.A) Ampliar as oportunidades e prticas de aprendizagem e conhecimento do mundo Consrcio/GT Educao / GTs do 1.1 Ampliar a incluso dos temas 1.B) Cumprir a legislao Consrcio / Governos Federal e transversais no currculo vigente, trabalhando em sala de Estadual / Conselhos Municipais / aula os temas de Meio Instituies de Ensino Superior Ambiente, Msica, Dana, ECA, Gnero, Defesa Civil, Educao para o Consumo, entre outros 2012

1. Fruns e Seminrios sobre Educao

Consrcio / Prefeituras / Governos Federal e Estadual / Instituies de Ensino Superior / Fundos das trs esferas / Conselhos / FUNDEB

1.2 Realizar fruns e seminrios sobre Educao na regio

Divulgar e informar sobre a legislao vigente referente Educao para os GTs, os profissionais da Educao e famlias

Consrcio/GT Educao / GTs do Consrcio/ Governos Federal e Estadual / Conselhos Municipais / Instituies de Ensino Superior / Terceiro setor

2011

Consrcio / Prefeituras / Governos Federal e Estadual / Instituies de Ensino Superior / Iniciativa Privada

2. Legislao

Consrcio/GT Educao / IES / Discusso das novas diretrizes do Elaborar / Revisar os planos de Consultorias e Assessorias plano de carreira e estatuto do carreira e estatuto do magistrio especializadas / Associaes e magistrio municipais Sindicatos de Professores

2011

Prefeituras/Consrcio

3. Qualificao continuada

Formao continuada e de qualidade.

Garantir a qualidade do ensino na regio

Consrcio/GT Educao / IES / Consultorias e Assessorias especializadas / Terceiro Setor / Governos Estadual e Federal

2011

Governos Federal, Estadual e Muncipal/IES/Iniciativa Privada/Terceiro Setor

Plataforma Paulo Freire (incio ago/10) Pr-letramento Dar nfase especializao em Educao Inclusiva e Alunos em medidas socioeducativas

4. Regime de Colaborao Articular o regime de colaborao Estabelecer e facilitar a gesto com o Estado. pblica da educao na regio

Consrcio/GT Educao/Governos Estadual e Municipais

2011

Governos Estadual e Municipais

recursos humanos

5.1 Compilar / Realizar Levantamento educacional

Superar os ndices de analfabetismo na regio

GT Educao/ Consrcio/Entidades religiosas / Escolas / Sec. Sade, entre outras municipais / ONGs / Associaes de bairro / Assistncia social / Sindicatos/ INEP / Conselhos GT Educao/ Consrcio/Entidades religiosas / Escolas / Sec. Sade, entre outras municipais / ONGs / Associaes de bairro / Assistncia social / Sindicatos/ INEP / Conselhos GT Educao/ Consrcio/Entidades religiosas / Escolas / Sec. Sade, entre outras municipais / ONGs / Associaes de bairro / Assistncia social / Sindicatos/ INEP / Conselhos

2011

Entidades religiosas / Escolas / Sec. Sade, entre outras municipais / ONGs / Associaes de bairro / Assistncia social / Sindicatos / INEP / Conselhos

5. Programa de Erradicao do Analfabetismo na regio

5.2 Promover a Mobilizao de alfabetizao de adultos

Superar os ndices de analfabetismo na regio

2011

Prefeituras / Mdia / Consrcio / Entidades

5.3 Efetivar a alfabetizao de adultos e crianas

Superar os ndices de analfabetismo na regio

contnuo

Prefeituras / Mdia / Consrcio / Entidades conveniadas / Governos Estadual e Federal / Iniciativa Privada / IES

6. Educao Inclusiva

Efetivar o cumprimento da legislao referente Educao inclusiva nos municpios da regio

Implementar a Educao Inclusiva na regio

GT Educao/ Consrcio/Secretarias Municipais de Sade e Assistncia Social / Terceiro Setor / Governos Estadual e Federal / GT Pessoas com Deficincia

2011

Secretarias Municipais de Sade e Assistncia Social / Governos Estadual e Federal

Discutir temas intrnsecos

EIXO ESTRUTURANTE EDUCAO, CULTURA E ESPORTES Grupo de Trabalho Educao Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos / Metas Prazo de Agentes / Parceiros Interfaces Concluso Origem do Recurso Observao

7. Programa de Alimentao Escolar

Garantir a alimentao de GT Educao/ Discutir regionalmente o qualidade nas escolas. Consrcio/Conselhos / Prefeituras programa de alimentao escolar Trocar estratgias de gesto da / Governos Estaduais e Federal alimentao escolar

contnuo

Conselhos / Prefeituras / Governos Estaduais e Federal

8.1 Ampliar o nmero de vagas em creches da regio 8. Educao Infantil 8.2 Discutir formas de atendimento em creche

Criar condio para atendimento da demanda

GT Educao/ Consrcio/Governos Estadual e Federal / Prefeituras GT Educao/ Consrcio/Poder Judicirio / Prefeituras / Escolas / Conselhos, inclusive Tutelares / Entidades conveniadas / Terceiro Setor

contnuo

Governos Estadual e Federal / Prefeituras Poder Judicirio / Prefeituras / Escolas / Conselhos, inclusive Tutelares / Entidades conveniadas / Terceiro Setor IES / Governos Estadual e Federal / Prefeituras / Iniciativa Privada

Acordar em critrios bsicos para atendimento em creches na regio

contnuo

recursos humanos

9. Programa de Informtica Levar s escolas da regio a nas escolas da regio Tecnologia da Informao e Comunicao

Utilizar a ferramenta no processo de ensinoaprendizagem

GT Educao/ Consrcio/IES / Governos Estadual e Federal / Prefeituras / Iniciativa Privada GT Educao/ Consrcio/Conselhos Escolares / APMs / Escolas / Prefeituras / IES / ONGs

contnuo

10. Integrao Famlia e Escola

Participao da famlia

Integrar a escola junto comunidade

contnuo

Conselhos Escolares / APMs / Escolas / Prefeituras / IES / ONGs

GT Educao/ Consrcio/Sistema 11. Educao Profissional Facilitar a parceria de empresas Facilitar o ingresso no mercado "S" / Terceiro Setor / Prefeituras / para encaminhar os aprendizes / Governos Estadual e Federal / de trabalho ensino profissionalizante GT Trabalho e Renda / GT Criana Prioridade

2014

Sistema "S" / Terceiro Setor / Prefeituras / Governos Estadual e Federal

Reviso da legislao

Governos Federal, Estadual e 12. Educao Bsica de 4 a Aplicar a legislao referente Implantar a Educao Bsica de Municipal/ GT Educao/ Educao Bsica de 4 a 17 anos 4 a 17 anos 17 anos Consrcio

2016

Governos Federal, Estadual e Municipal

13. Educao Bsica em tempo integral

Aplicar a legislao referente Educao Bsica em tempo integral

Implantar a Educao Bsica em tempo integral

Governos Federal, Estadual e Muncipal/ Terceiro Setor / Entidades conveniadas / IES/ GT Educao/ Consrcio

2020

Governos Federal, Estadual e Municipal/Terceiro Setor/Entidades conveniadas / IES

GT ESPORTE
EIXO ESTRUTURANTE EDUCAO, CULTURA E ESPORTES Grupo de Trabalho Esporte Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

Produo de estudo Consrcio/ GT Esporte/ 1. Diagnstico Poltica diagnstico sobre a Integrar e difundir as polticas Prefeituras/ Estado/ Unio/ importncia da Poltica pblicas dos municpios e Pblica Esporte e Universidades/ Clubes Pblica de Esporte e Lazer, regio Lazer Esportivos/ Ligas e elencar suas diretrizes Mobilizar e divulgar o material produzido s demais reas do governo municipal e sociedade civil Consrcio/ GT Esporte/ Prefeituras/ Estado/ Unio/ Universidades/ Clubes Esportivos/ Ligas/ Mdia

2011

Consrcio/ Prefeituras

2. Calendrio Esportivo

Criar material de divulgao

contnuo

Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Privada Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Privada/ Governos Federal e Estadual Consrcio/ Prefeituras

3. Capacitao e Seminrios

Consrcio/ GT Esporte/ Requalificar os profissionais, Realizar oficinas, seminrios Prefeituras/ Estado/ Unio/ adequando-os ao contexto e debates Universidades/ Clubes regional Esportivos/ Ligas

contnuo

4. Estrutura Fsica da Regio

Levantamento de recursos fsicos regional, pblico e privado

Conhecimento da capacidade fsica regional

Consrcio/ GT Esporte/ Prefeituras/ Iniciativa Privada Consrcio/ GT Esporte/ Prefeituras/ Estado/ Unio/ Universidades/ Clubes Esportivos/ Ligas/ Mdia Consrcio/ GT Esporte/ Prefeituras/ Estado/ Unio/ Universidades/ Clubes Esportivos/ Ligas/ Mdia

2011

5. Grandes Eventos Esportivos

5.1 Discutir a Copa do Mundo de 2014

Apresentar a realidade regional Apresentar a realidade regional e as possibilidades de formao de atletas

2011

no tem

5.2 Discutir aes sobre Jogos Olmpicos de 2016

2011

no tem

6. Captao de Recursos

Articulao do Consrcio para buscar verbas para eventos

Viabilizar os eventos regionais

Consrcio/ GT Esporte/ Prefeituras/ Estado/ Unio/ Universidades/ Clubes Esportivos/ Ligas

contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

Consrcio/ GT Esporte/ 7. Eventos Esportivos Elaborar o formato regional Fomentar, integrar e Prefeituras/ Estado/ Unio/ para os festivais esportivos e promover a prtica esportiva Universidades/ Clubes competies regionais na regio (formal e informal) Esportivos/ Ligas/ Mdia

contnuo

8. Atendimento s Pessoas com Deficincia

Incluir as pessoas com Cursos e eventos esportivos deficincia no Esporte e Lazer

Consrcio/ GT Esporte/ GT. Pessoas com deficincia/ Prefeituras/ Estado/ Unio/ Universidades/ Clubes Esportivos/ Ligas

contnuo

9. Rubrica Oramentria

Viabilizar legalmente a possibilidade de receber repasse

Autogesto

Consrcio/ GT Esporte

2011

no tem

10. Jogos da Regio

Criar jogos regionais das equipes menores

Fortalecer o esporte de alto rendimento na regio

Consrcio/ GT Esporte/ Prefeituras/ Estado/ Unio/ Universidades/ Clubes Esportivos/ Ligas/ Mdia

2014

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

GT CULTURA
EIXO ESTRUTURANTE EDUCAO, CULTURA E ESPORTES Grupo de Trabalho Cultura Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Intrefaces Prazo de Concluso Oringem do Recurso Observao

1 Polticas de divulgao do patrimnio material e imaterial dos sete municpios

Registro, catalogao e divulgao dos patrimnios materiais e imateriais, e tambm do circuito cultural existente na regio

Incluir a regio no calendrio esportivo dos dois eventos de carter mundial que acontecero no Brasil.

Consrcio/ GT Cultura/GT Turismo/ Ministrio de Turismo/ Ministrio de esporte/ Ministrio de Cultura/ Conselhos/ rgos pblicos relacionados ao patrimonio histrico, ambiental e cultural/ SEBRAE/ Associaes comerciais - hoteleiras do Grande ABC e SP/ Universidades

2013

Convnios/ Iniciativa Privada/ Consrcio/ Governos Federal, Estadual e Municipal/ Sistema "S''

2 Censo Cultural

Realizar mapeamento sociocultural

Fornecer subsdios para o planejamento estratgico de polticas de atuao regional, a partir do levantamento de dados qualitativos e quantitativos dos produtores, agentes e gestores culturais, grupos e manifestaes culturais, equipamentos pblicos e privados de cultura e a porcentagem da participao econmico do segmento cultural da regio.

Consrcio/ GT Cultura/ Ministrio da Cultura/ Universidades/ Sistema "S"/ Institutos Plis, entre outros/ Conselhos de Cultura

2012

Criar um grupo temtico especfico para discusso do Iniciativa privada - Lei tema de captao Rouanet/ MINC de recurso. Atualiz-lo a cada 5 anos

3 Capacitao dos Estratgias de formao/ Ampliar/ atualizar o gestores, produtores e especializao de polticas conhecimento especfico na mediadores culturais pblicas e gesto de projetos rea

Consrcio/ GT Cultura/Ministrio da Cultura/ Sistema "S"/ Universidades/ Terceiro setor/ GT Educao

2011

Consrcio/ Ministrio da Cultura/ Sistema Ao menos dois ao "S"/ Universidades/ ano. Terceiro setor/ GT Educao

4 Intercmbio Cultural Consolidar aes permanentes de intercmbio atravs de edital regional

Promover intercmbio permanente de produo cultural da regio, considerando todas as linguagens e manifestaes culturais

Consrcio/ GT Cultura/ Pontos de Cultura/ GT Turismo/ MINC/ Terceiro Setor/ mdia regional/ produtores independentes/ Universidades

2011

Prefeituras/ MINC/ Terceiro Setor/ mdia regional/ produtores independentes/ Universidades/ Pontos de Cultura

Atingir todos os pblicos, inclusive os segmentos LGBTT, Cultura Popular e Indgena no circuito cultural, entre outros. Criar palco itinerante

5 Agenda Regional

Comunicao intermunicipal

Utilizar o setor de Consrcio/GT Cultura/ midia/ pontos comunicao regional (revista, de cultura/ Universidades/ Iniciativa site, folder) privada/ Associaes comerciais.

2012

Consrcio/ Prefeituras/ midia/ pontos de cultura/ Universidades/ Iniciativa privada/ Associaes comerciais. Governos Federal, Estadual e municipal/ Bienal/ Viabilidade editoras/ de criao de GT universidades/ midia/ de Leitura pontos de cultura/ livrarias Variao de parceiros e Governos Federal, patrocinadores Estadual e municipal/ dependendo do universidades/ midia/ tema. Ex: pontos de cultura Congresso de Histrio

6 Feira Regional do Livro

Difundir o livro e a leitura

Governos Federal, Estadual e Estabelecer a interao entre Municipal/ editoras/ universidades/ escritores, leitores e editoras midia/ pontos de cultura/ livrarias

2012

7 Realizao de Congressos e Seminrios no Grande ABC

Contribuir com a articulao de gesto e recursos de congressos e seminrios culturais no Grande ABC

Consrcio/ GT Cultura/Governos Garantir a criao/ Federal, Estadual e Municipal/ continuao dos Congressos e Universidades/ midia/ pontos de Seminrios Culturais do cultura/ entre outros dependendo do Grande ABC tema do evento

contnuo

Convocar plenrias por 8 Conselho Regional linguagem ou por segmento de Cultura de produo de contedo cultural

Estimular debates de aes culturais a nvel regional

Sociedade Civil/ Consrcio/ GT Cultura/ Terceiro Setor/ produtores independentes/ universidades

2012

no tem

EIXO ESTRUTURANTE EDUCAO, CULTURA E ESPORTES Grupo de Trabalho Cultura Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Articular polticas pblicas de cultura na regio, visando o desenvolvimento de todas as linguagens e manifestaes culturais Agentes/ Parceiros Intrefaces Prazo de Concluso Oringem do Recurso Observao

9 Plano Regional de Realizao de plenrias temticas por linguagem ou Cultura segmento de produo cultural

Sociedade Civil/ Consrcio/ GT Cultura/ Terceiro Setor/ produtores independentes/ Universidades

2014

no tem

lembrar do Plano regional de livro e leitura

10 Fundo Regional de Elaborar projeto de estudo Cultura para criao de um Fundo Regional de Cultura

Criar mecanismos de financiamento e fomento a projetos

MINC/ Consrcio Grande ABC e outros consorcios/ GT Cultura/ Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada/ Poder Legislativo Consrcio/ GT Cultura/GT Turismo e Esporte/ Prefeituras/ Iniciativa privada/ SESC/ Governso Federal, Estadual GT Cultura/GT Turismo e Esporte/ Prefeituras/ Iniciativa privada/ SESC/ Governos Federal, Estadual

2015

no tem

11 Aes Culturais Integradas

11.1 Identificar os espaos Potencializar a regio para para realizao de aes realizao de grandes eventos culturais integradas de grande culturais porte 11.2 Realizar eventos por linguagens, manifestaes culturais e/ ou tema divulgar, integrar, otimizar recursos para a cultura regional

2018

Prefeituras/ Iniciativa privada/ SESC/ Governos Federal, Estadual/ PPP Prefeituras/ Iniciativa privada/ SESC/ Governos Federal, Estadual/ PPP

2020

>> PRE - 2011/2020

Eixo de Atuao Assistncia, Incluso Social e Direitos Humanos


Finalidade desenvolver atividades de articulao regional visando superar a violao de direitos da infncia e adolescncia em risco, em especial nas situaes do trabalho infantil, da vida na rua e da explorao sexual; denir uxos e padres de atendimento populao de rua para a operao em rede dos servios e programas da regio, de forma integrada com aes para gerao de trabalho e renda, atendimento em sade e garantia de moradia; fortalecer o sistema de nanciamento pblico das polticas de assistncia social; ampliar a rede regional de servios voltados proteo das mulheres em situao de violncia e risco de vida; desenvolver aes em favor da defesa dos direitos humanos e contra quaisquer discriminaes.

Grupos de Trabalho que compe o eixo

Assistncia Social Gnero Direitos Humanos Pessoa com decincia Igualdade Racial Criana Prioridade 1

76

GT ASSISTNCIA SOCIAL
EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Assistncia Social Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1.1 Elaborar o mapa de vulnerabilidade social Diagnstico Regional 1. Observatrio Regional de Vigilncia Social

Conhecer a realidade regional para criar metas e aes de enfrentamento s desigualdades sociais na regio

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Prefeituras/ Universidades

2011

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

Censo 2010

Garantir estudos atualizados do perfil das pessoas atendidas e das situaes de 1.2 Implantar observatrio de Consrcio/ GT Assistncia vulnerabilidade e violaes Indicadores da Assistncia Social/ Prefeituras/ de direitos e subsdios para Social/Regional Universidades implementao da rede de servios a partir destas informaes

2012

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

Reforar o estudo de violaes referentes s pessoas idosas

2. Populao em situao de rua

Frum sobre populao em situao de rua (Polticas Pblicas)

Consrcio/ GT Assistncia Discutir aes realizadas nos Social/ GT Sade/ GT municpios em nvel regional Segurana/ Prefeituras/ CREAS/ GT Trabalho e Renda

2011

Consrcio/ Municpios

3. Nota Fiscal Paulista Campanha Nota Fiscal Paulista - Divulgao Regional

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Associao Comercial/ Sensibilizar as entidades e a Conselhos Municipais de Sociedade Civil Assistncia Social/ GT Desenvolvimento Econmico

Contnuo

Consrcio/ Prefeituras/ Iniciativa Privada

4.1 Polticas de ateno s pessoas idosas

Criar estratgias regionais para o atendimento da populao idosa

Consrcio/ GT Assistncia Social/ GT Sade/ Prefeituras/ Conselho Municipal do Idoso/ Ministrio Pblico

2011

4. Proteo especial 4.2 Implantao de servios s pessoas idosas de acolhimento provisrio para pessoas idosas

Consrcio/ GT Assistncia Atendimento regional s Social/ GT Sade/ Prefeituras/ pessoas idosas em situao Conselho Municipal do Idoso/ de violao de direitos Ministrio Pblico

2012

4.3 Implantar instituio de acolhimento para pessoas idosas acamadas

Atendimento regional s pessoas idosas acamadas

Consrcio/ GT Assistncia Social/ GT Sade/ Prefeituras/ Conselho Municipal do Idoso/ Ministrio Pblico

2011

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

5. Seminrios e Campanhas Regionais

Discusso permanente da 5.1 Seminrios de discusso Poltica de Assistncia Cocial da Poltica de Assistncia e fortalecimento do comando Social nico da Poltica de Assistncia Social

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Organizaes de Assistncia Social/ Sociedade Civil/ GT Sade/ GT Gnero/ GT Criana Prioridade I/ GT Pessoa com Deficincia/ GT Igualdade Racial/ Frum de Assistncia Social (F.A.S)

Contnuo

Prefeituras/ Consrcio/ Iniciativa Privada/ Entidades financeiras Prefeituras/ Consrcio/ Iniciativa Privada/ Entidades financeiras

anual

Dar mais importncia e 5.2 Campanha de valorizao visibilidade as aes dos profissionais da rea desenvolvidas pela rea social social

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Entidades Civis/ Prefeituras/ Mdia

Contnuo

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Assistncia Social Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

6. Envelhecimento Ativo

Implementar programas regionais voltados ao envelhecimento ativo

Implementar e acompanhar polticas voltadas s pessoas Consrcio/ GT Assistncia idosas. Reforar Social/ GT Sade/ Conselho regionalmente o Programa Municipal do Idoso Cidades Amigas das Pessoas Idosas

Contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Instituies financeiras nacionais e internacionais

Ampliar e atualizar 7.1 Formao continuada dos conhecimentos dos tcnicos - nvel regional trabalhadores (as) da diversos segmentos SUAS Assistncia Social

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Governos Federal e Estadual/

Contnuo

7. Formao continuada

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Instituies financeiras nacionais e internacionais

7.2 Formao continuada para parcerias nos diversos segmentos (Rede)

Fortalecer e atualizar conhecimentos da Rede de Proteo Social

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Prefeituras/ Universidades/ Governos Federal e Estadual/ Entidades Civis

Contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Instituies financeiras nacionais e internacionais

8.1 Fortalecimento da capacidade de financiamento da Poltica de Assistncia Social

Buscar recursos adicionais para implementao do SUAS (Sistema nico de Assistncia Social)

Consrcio/ GT Assistncia Social

Contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Instituies financeiras nacionais e internacionais

8. Captao de Recursos

8.2 Implantao de trs casas de passagem para mulheres e crianas

Atendimento regional s mulheres e crianas em situao de violao de direitos

Consrcio/ GT Assistncia Social/ GT Sade/ GT Gnero/ GT Criana Prioridade I/ Governo Estadual/ Prefeituras

2012

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

Trs casas distribudas em curto, mdio e longo prazo

Consrcio/ GT Assistncia 8.3 Implantao de uma rede Social/ GT Sade/ GT Gnero/ Atendimento regional s regional de atendimento s GT Criana Prioridade I/ pessoas em situao de rua pessoas em situao de rua Governo Estadual/ Prefeituras/ GT Segurana Pblica

Contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

Os servios sero distribudos em curto, mdio e longo prazo. Integrados com as aes dos outros GT's

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Assistncia Social Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

8.4 Buscar co-financiamento para casa abrigo regional para mulheres vtimas de violncia domstica

Ampliar a rede de atendimento para mulheres em situao de violncia domstica

Consrcio/ GT Assistncia Social/ GT Gnero

2012

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa privada

8. Captao de Recursos 8.5 Implantar trs CREAS Regionais ( Centro de referncia Especializado de Assistncia Social) Para atendimento das famlias e pessoas das divisas e tambm das cidades de pequeno porte Governos Federal, Estadual e Municipal

Consrcio/ GT Assistncia Social/ Prefeituras/ Governos Federal e Estadual

2012

Trs CREAS implantados em curto, mdio e longo prazo. __________ 1 CREAS para RGS, RP, S.A (Parque Andreense e Paranapiacaba), SBC (Represa Baraldi). 2 CREAS para S.A e S.C.S 3 CREAS para S.B.C e Diadema

9. Monitoramento

Acompanhar a aplicao oramentria da Poltica de Assistncia Social Estadual

Encaminhar anualmente propostas regionais para serem incorporadas Lei Oramentria Anual (LOA) Estadual.

Consrcio/ GT Assistncia Social

Contnuo

no tem

GT GNERO
Nome do Programa/Projeto EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Agentes/ Parceiros Ao Estratgica Objetivos/Metas Concluso Interfaces Origem do Recurso Observao

1. Pesquisa sobre o Mercado de trabalho sob a perspectiva de gnero

Obter informaes sobre o perfil das das mulheres que esto inseridas no mercado 1. Contratar pesquisa sobre de trabalho, levando em como as mulheres esto ou conta aspectos tais como: no inseridas no mercado raa, de trabalho idade,escolaridade,salrio, condies laborativas, posio da mulher na familia.

Consrcio/ GT Gnero/GT Desenvolvimento SEADE/DIEESE/Sindicatos/C entrais sindicais/Universidades/ Governo Federal/OIT/ Associaes Comerciais e Industriais/IBGE

2013

SEADE/DIEESE/ Articular com o Sindicatos/ GT de Centrais sindicais/ DesenvolvimenConsrcio/GT to Econmico Gnero/Universida- que incluam des/Governo esta perspectiva Federal/OIT/ na pesquisa Associaes que vo realizar Comerciais e sobre este Industriais/IBGE mesmo tema

2.1 Garantir atendimento prioritrio nos sistemas e programas governamentais/ pblicos de elevao de escolaridade,para as mulheres em situao de violncia

Articular recursos e parceiros para disponibilizar cursos de elevao de escolaridade para mulheres em situao de violncia (mulheres abrigadas e mulheres no abrigadas)

GT Gnero/Consrcio/MOVA/ EJA,/Governo Estadual/Governos Municipais

2013

Municpio / ONG alfabetizao/ Articulao no Municpio e Estado GT Educao - escolaridade

2. Elevao de escolaridade, Qualificao Profissional e Gerao de emprego e renda para mulheres em situao de violncia 2.2 Programa de Emprego e Gerao de Renda para mulheres em situao de violncia

Articular recursos e parceiros para disponibilizar cursos de qualificao profissional para mulheres em situao de violncia (mulheres abrigadas e mulheres no abrigadas)

GT Gnero/Consrcio/Planseq Formao profissional para beneficiados do Bolsa Famlia/Sistema "S" (SEBRAE, SENAI, SENAC, SESI)/ Centrais Sindicais/Centros Pblicos de Formao/Faculdades Pblicas e Privadas

2013

Governos Federal/ Estadual e municipal/ Centrais Sindicais/Faculdades Privadas

Articulao no GT Educao e GT Desenvolviment o Econmico

Identificar as tendncias do GT mercado de trabalho para Gnero/Consrcio/Centros oferta de cursos de formao Pblicos de Formao

2013

Governos Federal, Estadual e Municipal/Centrais Sindicais/Faculdades Privadas

Articulao com GT Desenvolviment o Econmico e GT Trabalho e Renda

Garantir espao fsico e 3. Centro de recursos especficos para Implantar / Implementar Profissionalizao para mulheres, oferecendo cursos Centro de Profissionalizao mulheres de qualificao continuada, para Mulheres conforme tendncias de mercado

GT Gnero/Consrcio/Centros Pblicos de Formao/Sistema S (SEBRAE, SENAC, SENAI, SESI)

2017

Centros Pblicos de Formao/Sistema "S" (SEBRAE, SENAC, SENAI, SESI)/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Empresas

4. Trabalho Decente sob a perspectiva de gnero

Articular com o GT Trabalho e Renda, com base na Agenda Nacional, contribuies ao Plano Nacional do Trabalho Decente, incorporando os aspectos de gnero e considerando a dimenso tnico racial.

Verificar o cumprimento da legislao, insero, condies de trabalho, garantia da igualdade etc.

GT Gnero/GT Trabalho e Renda/Consrcio

2013

Governos Federal, Articulao com Municipal e GT Trabalho e Estadual/Centrais Renda sindicais/OIT

5. Creches / pr-escola pblicas melhores e em maior nmero, incluindo creches noturnas e finais de semana

Articular a construo, reforma e aparelhagem de creches e pr-escolas e melhorar a qualidade dos equipamentos existentes B) Garantir formao continuada das funcionrias das creches e pr-escolas com recorte de gnero

A) Garantir espao fsico e recursos para atender a demanda de creche e prescola da regio

GT Gnero/Consrcio/GT Educao/GT Criana Prioridade 1/GT Trabalho e Renda

2017

Governos Federal, Articulao com Estadual e GT Educao Municipal

GT Gnero/ Consrcio/Secretarias Municipais e Estadual de Educao

2017

Municpios/Governos Federal Secretarias Articulao com Polticas para as GT Educao Mulheres e FNDE/ Universidades

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso C) Realizar estudo sobre a viabilidade de se ampliar a carga diria de cobertura do servio de creches e prGT Gnero/Consrcio escolas (perodo noturno e finais de semana, sem frias e recesso)

Origem do Recurso

Observao

5. Creches / pr-escola pblicas melhores e em maior nmero, incluindo creches noturnas e finais de semana

Articular a construo, reforma e aparelhagem de creches e pr-escolas e melhorar a qualidade dos equipamentos existentes

2017

Secretarias Municipais de Educao/GT Incio do estudo em Gnero, Educao e 2011 Prioridade 1

Eliminar contedos sexistas, heteronormativos e discriminatrios e promover a Promover a formao inicial e 6. Sensibilizao dos/das insero de contedos de continuada de gestores/as e educadores(as) das redes educao para a eqidade de profissionais da educao municipais para a gnero e valorizao das para a eqidade de gnero, diversidades nos currculos, discusso de gnero, raa/etnia e o reconhecimento materiais didticos e machismo e homofobia da diversidade sexual paradidticos da educao bsica, EJA e educao profissionalizante

Governos Federal - Secretaria de Polticas das Mulheres/Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/Consrcio/GT Gnero/GT Educao/GT Direitos Humanos/GT Igualdade Racial

2013

Governos Federal / Secretaria de Polticas das Mulheres e Secretaria de Direitos Humanos

7. Ncleo de Gnero nas Universidades do Grande ABC

Estimular a produo e difuso de conhecimentos sobre Propor Ncleo de gnero nas gnero, identidade de gnero, universidades orientao sexual e raa/etnia em mbito acadmico

Governo Federal - Secretaria de Polticas das Mulheres/Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/GT Gnero/Consrcio/GT Educao/GT Direitos Humanos/Igualdade Racial/Universidades

2017

Governos Federal e Estadual (CNPq, CAPES, Incio em 2012 FAPESP)/Universidad es

Contribuir para a reduo da desigualdade de gnero e para o enfrentamento do 8.1 Propor nos currculos preconceito e da discriminao universitrios as temticas de de gnero, tnico-racial, gnero e equidade - Direitos religiosa, geracional, por Humanos orientao sexual e identidade de gnero, por meio da 8. Educao de gnero, formao dos estudantes de tnico-racial, religiosa, graduao. geracional, por orientao sexual e identidade de gnero nos currculos Contribuir para a reduo da desigualdade de gnero e para o enfrentamento do preconceito e da discriminao de gnero, tnico-racial, religiosa, geracional, por orientao sexual e identidade de gnero

Consrcio/GT Gnero/ MEC/SPM/Secretaria de Direitos Humanos/SEPPIR/ Universidades

2020

MEC/SPM/Secreta-ria Articulao com GT de Direitos Educao/ Humanos/SEPPIR/Uni Incio em 2011 versidades

8.2 Propor nos currculos das escolas municipais as temticas de gnero e equidade

Consrcio/GT Gnero/ MEC/SPM/Secretaria de Direitos Humanos /Secretarias Municipais de Educao/SEPPIR/ Universidades

2020

MEC/SPM/ Secretaria de Direitos Articulao com Humanos/ GT Educao/ SEPPIR/ Incio em 2011 Universidades

9.1 Sensibilizar por meio de 9. Servio regionalizado cursos gestores / tcnicos de atendimento violncia para implantao da Norma tcnica da Sade sobre sexual violncia sexual

Diminuir os casos de DTS/AIDS e gravidez no Prefeituras; Governo Estadual; desejada causada por violncia Governo Federal e GT sexual e realizar os abortos Sade/GT Gnero/Consrcio legais humanizados e com segurana

2013

Prefeituras; Governo Estadual; Governo Federal

9.2 Implantar servios de atendimento violncia sexual conforme portaria do SUS (incluindo aborto legal)

Diminuir os casos de DTS/AIDS e gravidez no Prefeituras/Governo desejada causada por violncia Estadual/Governo Federal/GT sexual e realizar os abortos Sade/Consrcio /GT Gnero legais humanizados e com segurana

2017

Prefeituras/ Governo Estadual/ Governo Federal

10. Programa Regional de ateno integral de sade da Mulher qualificado e humanizado a toda a rede de sade

Desenvolver cursos de formao continuada aos profissionais da rede de sade, englobando todas as categorias e especialidades.

Garantir e ampliar o atendimento integral e qualificado s mulheres na rede de sade

Prefeituras / GT Sade/ Governo Federal/GT Gnero/Consrcio

2020

Prefeituras/ Governo Estadual/ Governo Federal

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Agentes/ Parceiros Ao Estratgica Objetivos/Metas Concluso Interfaces

Origem do Recurso

Observao

11.1 Criar Lei de aluguel social em todas as cidades da regio para s mulheres em processo de desabrigamento

Proporcionar apoio financeiro temporrio para moradia Consrcio/GT Gnero/ mulher em situao de Prefeituras/Governos violencia domestica, Estadual e Federal potencializando a sua independncia e autonomia

2011

Prefeituras

11. Programa Regional de Desabrigamento das 11.2 Criar programa Casas Abrigos regional de auxlio financeiro para desabrigamento das C.A.

Proporcionar apoio financeiro temporrio para moradia mulher em situao de Consrcio/GT Gnero/ violencia domestica, Prefeituras/Governo Federal potencializando a sua independncia e autonomia

2011

Governos Federal, Estadual e Municipal

11.3 Viabilizar que os programas habitacionais possam priorizar as mulheres em processo de desabrigamento.

Acessar alternativas de moradia permanente para mulheres em processo de desabrigamento

Consrcio/GT Gnero/Prefeituras (Secretarias de Habitao)/Governos Estadual (CDHU) e Federal (Ministrio das Cidades)

2012

Prefeituras/ CDHU e Governo Estadual/ Governo Governo Federal Federal

12.1 Implantar 1 Casa de passagem para mulheres em situao de violncia

Prefeituras/Governo Abrigamento temporrio para Federal/Governo mulheres em situao de Estadual/Consrcio/GT violncia Gnero Prefeituras/Governo Abrigamento temporrio para Estadual/Governo mulheres em situao de Federal/Consrcio/ violncia GT Gnero Prefeituras/Governo Abrigamento temporrio para Estadual/Governo mulheres em situao de Federal/Consrcio/ violncia GT Gnero

2011

Prefeituras/ Governo Estadual/ Governo Federal Prefeituras/ Governo Estadual/ Governo Federal

12. Casa Transitria para Mulheres

12.2 Implantar 2 casa de passagem para mulheres

2017

12.3 Implantar 3 casa de passagem para mulheres

2020

Prefeituras/ Governo Estadual/ Governo Federal

13. Casa Abrigo Regionalizada

Criar a terceira casa abrigo regional

Atendimento demanda reprimida

Prefeituras/Consrcio/ Governos Estadual e Federal/GT Gnero

2014

Prefeituras/ Consrcio/ Governos Estadual e Federal

14. Lei Maria da Penha Criar campanha de efetivao da Lei 11.340

Consrcio/GT Gnero/ Garantir a implementao da Prefeituras/ Governo Lei Maria da Penha e demais Estadual/ Governo Federal/ normas jurdicas nacionais e Poder Judicirio/ Ministrio internacionais Pblico/ OAB/ CRESS/ CRP

2011

Governos Federal,Estadual e Municipal / Centrais Sindicais / Instituies de Ensino Superior / OAB / CRESS / CRP

15. Fortalecimento da Rede de atendimento s mulheres vtimas de violncia

Promover formao das reas de segurana pblica, sade,educao, assistncia social,justia e demais reas da rede de atendimento

Desconstruir esteretipos e representaes de gnero, alm de mitos e preconceitos em relao violncia contra a mulher

Governo Federal/Secretaria de Polticas das Mulheres / GT Gnero/Consrcio / GT Educao / Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania / GT Direitos Humanos

2013

Governos Federal, Estadual e Municipal/Centrais Sindicais / IES

16. Centros de Referncia para Mulheres em Situao de Violncia

Articular implantao de Centros de Referncia para Mulheres em Situao de Violncia em todos os municpios

Proporcionar s mulheres em situao de violncia um atendimento humanizado, Prefeituras/Consrcio/ integral e qualificado nos GT Gnero servios especializados e na rede de atendimento

2012

Governos Federal, Estadual e Municipal

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Agentes/ Parceiros Ao Estratgica Objetivos/Metas Concluso Interfaces

Origem do Recurso

Observao

17. Plano Regional de Enfrentamento Violncia Contra as 17.2 (Pressionar Mulheres autoridades para) Fomentar a criao do Juizado de Violncia Domstica contra Mulheres, por meio de atividades envolvendo a Sociedade Civil

Promover aes de 17.1 Elaborar Plano preveno a todas as formas Regional de Enfrentamento de violncia contra as GT Gnero/Consrcio Violncia Contra as mulheres nos espaos Mmulheres pblico e privado

2011

Governos Federal, Estadual e Municipal

Ampliar e garantir o acesso GT Gnero/Consrcio/ justia e assistncia jurdica Secretaria de Justia e gratuita s mulheres em Defesa da Cidadania situao de violncia

2013

Governos Federal e Estadual

Garantir a implementao da 18.1 Criar Ncleo de Defesa Lei Maria da Penha e demais da mulher e discriminao normas jurdicas nacionais e 18. Acesso Justia e na defensoria pblica internacionais assistncia jurdica s mulheres em situao de violncia domstica Assegurar / Acompanhar 18.2 Articular a designao atendimento qualificado para de defensoras/es para as mulheres em situao de mulheres no Juizado violncia

GT Gnero/Consrcio/OAB/ Defensoria Pblica/Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/Ministrio Pblico/DEAM/Delegacias Seccionais

2013

Governos Federal e Estadual

GT Gnero/Consrcio/ Defensoria Pblica/ OAB/Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania

2012

Governo Estadual e Governo Federal

19. DDMs

Articular DDM nos sete municpios

Garantir s mulheres em situao de violncia atendimento especializado em seu municpio

Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/OAB/ SSP/Prefeituras - Espao/ GT Gnero/Consrcio

2017

Prefeituras/ Governos Federal e Estadual

20. Programa Regional de Responsabilizao Criar um Programa Regional Promover uma mudana de Responsabilizao de de Pessoas autoras de cultural nas relaes de Pessoas autoras de violncia Gnero violncia

GT Gnero/GT Direitos Humanos/Consrcio/ Prefeituras/Governo Estadual/Governo Federal/Ministrio Pblico/Poder Judicirio/OAB

2017

Governos Federal,Estadual e Municipal

21. Direitos humanos das mulheres em Articular mais uma unidade Garantir estabelecimentos situao de penitenciria feminina na penais que assegurem a cumprimento de pena regio dignidade das detentas privativo de liberdade

GT Gnero/ Consrcio/ GT Direitos Humanos/OAB/Secretaria de Administrao Penitenciria/Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania

2020

Governos Estadual e Federal

22. Direitos humanos das mulheres em situao de cumprimento de pena privativo de liberdade

Garantir direitos e polticas Assegurar atendimento pblicas na penitenciria qualificado e cidadania para feminina (sade, educao, as mulheres encarceradas jurdico, assistncia social)

GT Gnero/Consrcio/ GT Direitos Humanos/ GT Sade/GT Educao/ GT Trabalho e Renda/Secretaria de Administrao Penitenciria inclusive Ouvidoria/Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/IES

2013

Prefeituras/ Governo Estadual/ Governo Federal/Centrais Sindicais/IES

23. Direitos humanos das mulheres em situao de cumprimento de pena privativo de liberdade

23.1 Articular regionalmente Viabilizar o cumprimento da a implantao / pena de forma digna, fortalecimento de programas conforme o protocolo de penas alternativas s municipal mulheres

GT Gnero/Consrcio/ GT Direitos Humanos/OAB/ Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania GT Gnero/Consrcio/ GT Igualdade Racial/ GT Trabalho e Renda/ GT Sade/GT Gnero/GT Educao/ GT Desenvolvimento/ GT Direito Humanos/ Governo Federal, Estadual e Municipal/OIT / Associaes Comerciais e Industriais/Sistema "S"

2020

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Defensoria Pblica

23.2 Criar Programa de apoio e incluso de mulheres egressas do sistema prisional

Garantir o acesso das mulheres egressas aos programas de educao e incluso no Mercado de Trabalho

2017

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Sistema "S"

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Agentes/ Parceiros Ao Estratgica Objetivos/Metas Concluso Interfaces

Origem do Recurso

Observao

24. Mulheres nos espaos de poder e deciso

Estimular a ampliao da participao de mulheres nos cargos de liderana poltica e de deciso no mbito dos 24.1 Curso Regional de partidos polticos, entidades Formao de mulheres para representativas de ocupar qualificadamente os movimentos sociais, Espaos de Poder e sindicatos, conselhos de deciso, com recorte de naturezas diversas, e em igualdade de gnero todos os tipos de associao em que mudanas nesse sentido se faam necessrias.

Governos Federal, Estadual e Municipal/GT Gnero/ Consrcio/Centrais Sindicais/ Sistema "S"/IES/Partidos Polticos/Categorias de Classe

2020

Centrais sindicais / IES / Partidos Polticos / Governos Federal, Estadual e Municipal / Categorias de classe / Sistema "S"

Defesa da igualdade de gnero a ser trabalhada na formao

24.2 Articular a participao Garantir a participao de mulheres nos espaos de equitativa das mulheres nos poder poltico, social. espaos de poder e deciso

Governos Federal, Estadual e Municipal/GT Gnero/Consrcio/Centrais Sindicais/Sistema "S"/IES/Partidos Polticos/Categorias de Classe

2020

Centrais sindicais / IES / Partidos Polticos / Governos Federal, Estadual e Municipal/ Categorias de classe / Sistema S

25.1 Criao de Observatrio Permanente de monitoramento, para denncias de abordagens discrimao/etnia, gnero e diversidade sexual na mdia nacional

Denunciar qualquer tipo de discriminao de gnero nos meios de comunicao e incentivar comportamentos e atitudes que no reproduzam contedos discriminatrios e que valorizem o gnero feminino em toda a sua diversidade nos veculos de comunicao

SPM (Secretaria de Polticas Para Mulheres)/ Secretaria de Direitos Humanos/Conselhos de Defesa de Direitos da Mulher/ONGS/Imprensa/IES dando nfase s Faculdades de Comunicao, Audiovisual e de Artes Cnicas/GT Gnero/Consrcio/Ministrio da Comunicao

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

25. Comunicao e Mdia Igualitrias, democrticas e no discriminatrias

25.2 Apresentao de Proposta para inserir na Programao da TV aberta e fechada, informao sobre Refletir sobre o papel da a desconstruo da imagem mdia na reproduo da feminina de forma violncia, na transformao discriminatria, do gnero feminino em esclarecimento sobre objeto, e ao estmulo a programas e propagandas venda do corpo para que mostram a mulher como conquista de objetivos objeto de satisfao de desejo e como um objeto venda

SPM -Secretaria de Polticas Para Mulheres, Secretaria de Direitos Humanos, Conselhos de Defesa de Direitos da Mulher,ONGS, Imprensa, IES dando nfase s Faculdades de Comunicao, Audiovisual e de Artes Cnicas, GTGnero/Consrcio/ Ministrio da Comunicao

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

25.3 Realizao de Campanhas Permanentes de enfrentamento a violncia e toda e qualquer forma de discriminao sexual.

SPM (Secretaria de Polticas Para Mulheres)/ Secretaria de Direitos Humanos/ Conselhos Enfrentar a violncia contra a de Defesa de Direitos da mulher/Informar sobre dados Mulher/ONGS/Imprensa/IES de violncia contra mulher, dando nfase s Faculdades Lei Maria da Penha, e locais de Comunicao, Audiovisual de atendimento e de Artes Cnicas/ GT Gnero/Consrcio/Ministrio da Comunicao

2013 - 2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

25.4 Realizao de Programas Educativos tratanto: violncia domstica, explorao sexual, trfico de pessoas

Prevenir a violncia contra o gnero feminino

SPM (Secretaria de Polticas Para Mulheres)/ Secretaria de Direitos Humanos/Conselhos de Defesa de Direitos da Mulher/ONGS/Imprensa/IES dando nfase s Faculdades de Comunicao, Audiovisual e de Artes Cnicas/GT Gnero/Consrcio/Ministrio da Comunicao

2013 - 2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

26. Conselho da Mulher

Articular criao de conselhos municipais de mulher nas sete cidades

Estimular a criao de mecanismos para o controle social das polticas para as mulheres

Governos Federal, Estadual e Municipal/GT Gnero/ Consrcio/ Sociedade Civil

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Agentes/ Parceiros Ao Estratgica Objetivos/Metas Concluso Interfaces

Origem do Recurso

Observao

27.1 Articular a implantao 27. Plano Nacional de do Plano Nacional de Viabilizar as aes do Plano Polticas para Mulheres Polticas para Mulheres de Nacional regionalmente forma regional

Governos Federal, Estadual e Municipal/GT Gnero/Consrcio/ Sociedade Civil

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

27.2 Realizar Conferncias Municipais e Regional como Discutir as polticas pblicas preparao para as para as mulheres Conferncias Estadual e Federal

Governos Federal, Municipal e Estadual/GT Gnero/Consrcio/ Sociedade Civil/Conselhos de Classe/Centrais Sindicais/Iniciativa Privada/Institutos de Financiamento

2011

Governos Federal/Estadual e Municipal

28. Fundo de Polticas Pblicas de Gnero

Governos Federal, Estadual e Municipal/GT Gnero/ Obter recursos para o Consrcio/Sociedade Articular Fundo de Polticas financiamento de polticas Civil/Conselhos de Classe/ Pblicas de Gnero pblicas de gnero na regio Centrais Sindicais/Iniciativa Privada/Institutos de Financiamento

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

29. Centro Regional de Sade Especializado a Criar Centro de Sade pessoas travestis e especfico para pessoas transexuais travestis e transexuais

Dar o atendimento especializado a esta populao

Governos Federal, Estadual e Municipal/Consrcio/GT Gnero /IES/ GT Direitos Humanos

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

30. Centro Especializado para Criar Centro Especializado para travestis, transexuais e travestis, transexuais e profissionais do sexo profissionais do sexo (mulheres e homens)

Dar o atendimento especializado a esta populao, com o recorte da reinsero no mercado de trabalho

Governos Federal, Estadual e Municipal/Consrcio/ GT Gnero/IES/Rede Privada/Sistema "S"/ GT Direitos Humanos

2017

Governos Federal/Estadual e Municipal

31. Subcomisso Lei Criar subcomisso para 10.948 garantia da Lei 10.948 (pune homofobia)

Atender a populao vtima de homofobia da regio do Grande ABC

Prefeituras e Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/Defensoria Pblica/OAB/GT Gnero/ Consrcio/GT Direitos Humanos

2013

Governos Federal/Estadual e Municipal

Sensibilizao e formao 32. Atendimento a permanente da Rede de mulheres lsbicas, Sade para o atendimento travestis e transexuais especializado mulheres lsbicas, travestis e transexuais

Sensibilizar os profissionais da rede de sade, especialmente com foco ginecolgico, urolgico, endocrinolgico, psicolgico e psiquitrico

Governos Federal, Estadual e Municipal/GT Gnero/Consrcio/GT Sade/GT Direitos Humanos

Contnuo

Governos Federal/Estadual e Municipal

33. Formao continuada para o atendimento populao de travestis e transexuais

Criar Campanha na Rede de Sade, Assistncia social e Educao para formao continuada para o atendimento populao de travestis e transexuais para o respeito do nome social

Sensibilizar a rede de sade e educao para o atendimento, de acordo com a legislao para o respeito do nome social

Governos Federal, Estadual e Municipal/ GT Gnero/Consrcio/ GT Sade/GT Educao/ GT Direitos Humanos/ GT Assistncia Social/ Conselhos de Classe/ Centrais Sindicais

2013

Governos Federal/Estadual e Municipal

34.GT Diversidade Sexual

Articular sociedade civil e gestoras/es para trabalharem as questes LGBTT para criar GT de Diversidade Sexual

Acompanhamento das Polticas LGBTT na regio ABCDMRR/Sensibilizar gestores e assessores municipais/Contribuir para o fortalecimento dos movimentos de mulheres e LBGTT

Prefeituras/Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual/GT Gnero/Consrcio/GT Direitos Humanos

2013

No tem

35. Curso para gestores sobre Realizar curso para gestores Capacitar e sensibilizar polticas pblicas para sobre polticas pblicas para gestores para as polticas LGBTT e Gnero LGBTT e Gnero voltadas diversidade sexual

Prefeituras/Coordenao de Assuntos da Diversidade Sexual Estadual/GT Gnero/Consrcio/GT Direitos Humanos

2013

Governos Federal/Estadual e Municipal

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Gnero Prazo de Agentes/ Parceiros Ao Estratgica Objetivos/Metas Concluso Interfaces

Origem do Recurso

Observao

36. Polticas Pblicas Articular com os Poderes para a populao Judicirio / Executivo a Fortalecer o segmento LGBTT criao de Polticas Pblicas para a populao LGBTT

Governos Federal, Estadual e Municipal/Conselhos de Classe/IES/Centrais Contnuo Sindicais/Consrcio/GT Gnero

Governos Federal/Estadual e Municipal

37. Observatrio Regional de Gnero

37.1 Produzir, organizar e disseminar dados, estudos e pesquisas que tratem das temticas de gnero, raa/etnia, violncia contra as mulheres, diversidade sexual, gerao e direitos humanos;

Ampliar o conhecimento sobre a situao das mulheres na regio do Grande ABC e das polticas pblicas de gnero

GT Gnero/Consrcio/IES/ Conselhos de Classe/Centrais Sindicais/Governos Federal, Estadual e Municipal

2020

Governos Federal/Estadual e Municipal

37.2 Coletar dados sobre o perfil das mulheres em situao de violncia atendidas pela rede pblica

Conhecer o perfil das mulheres em situao de violncia atendidas para consolidar, melhorar e propor novas polticas de enfrentamento a violncia

GT Genero/Consrcio/ Universidades/outros orgos Pblicos/Organizaes no Governamentais/Rede de Sade/Segurana Pblica/Assistncia Social

2015

Governos Federal/Estadual e Municipal

38. Estimular polticas pblicas voltadas a temtica do trfico de pessoas

Desenvolver ao menos um seminrio por ano para Estimular o estudo e o debater a temtica nas 7 desenvolvimento de polticas cidades/ Reproduzir pblicas voltadas ao trfico cartilhas/Folder informativos de pessoas a respeito do trfico de pessoas

Unidade Temtica de Gnero da Rede de Mercodidades/GT Direitos Humanos/GT Criana Prioridade 1/ GT Desenvolvimento Econmico/GT Trabalho e Renda/ Escritrio de Trfico da Secretaria de Justia e Defesa da Cidadania/ Governo Federal

2020

Unidade Temtica de Gnero da Rede de Mercocidades; Governos Federal, Estadual e Municipal

GT DIREITOS HUMANOS
Nome do Programa/Projeto 1. Disseminao do PNDH 3 EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Direitos Humanos Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso Levar ao conhecimento dos Realizao de Seminrios e gestores pblicos e Fruns regionais e municipais sociedade civil Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Governos Federal e Estadual/ Mdia Origem do Recurso Observao Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

2011

1 semestre 2011

2. Planejamento de aes previstas no Plano Nacional

2.1 Delimitar os temas a serem abordados pelo GT

Estabelecer as metas para a Consrcio/ GT Direitos Humanos/ implantao do plano (PNDH Municpios 3) na regio Implantar as aes nas agendas municipais Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios

2011

no tem

2.2 Compatibilizar as aes dos Municpios com a regio

contnuo

no tem

3. Monitoramento e avaliao

Monitorar as metas Acompanhamento e avaliao estabelecidas. Estabelecer das aes na regio indicadores de avaliao

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Universidades

contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Consrcio

trimestral

4. Observatrio Regional de D.H

Criao de Observatrio Regional de Direitos Humanos

Constituir e manter um banco Consrcio/ GT Direitos Humanos/ de dados de Direitos Municpios/ Universidades Humanos da regio Discutir e identificar os anseios regionais para as conferncias: Estadual e Nacional

2012

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Consrcio Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Consrcio

5. Conferncias Regionais de Direitos GTDH coordenar as Conferncias Regionais de Humanos Direitos Humanos. 6. Promover a intersetorialidade do identificar os temas comuns GTDH com outros dos outros GT's GT's

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Universidades/ Sociedade Civil

contnuo

Garantir a transversalidade das aes

Consrcio/ GT Direitos Humanos e demais GT's

contnuo

no tem

7. Participao Social e Estrutura de gesto

7.1 Incentivar a criao dos Conselhos Municipais 7.2 Incentivar a criao de departamento/ estrutura de Direitos Humanos nas prefeituras . Plano regional de DHcumprimento das metas regionais do Plano Nacional

Participao social do cidado

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Sociedade Civil

2012

no tem

Desenvolver a gesto pblica

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios

2013

no tem

8. Gesto do PNDH

Dar continuidade implantao do Plano Nacional de D.H.

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios

contnuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Consrcio

9. Participao Social Consolidar departamentos/ e Estrutura de gesto estrutura e Conselhos Municipais de DH

Desenvolver a gesto pblica

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Sociedade Civil

2016

Municpios

Monitorar as metas 10. Monitoramento e Acompanhamento e avaliao implantadas. Trabalhar com avaliao das Polticas Pblicas os indicadores de avaliao estabelecidos

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Universidades

2018-2020

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Consrcio

Produo de relatrio das polticas implementada s e eventos de divulgao

11. Observatrio Regional de D.H.

Manuteno das informaes

Produo de indicadores regionais

Consrcio/ GT Direitos Humanos/ Municpios/ Universidades

2018-2020

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada/ Consrcio

GT PESSOA COM DEFICINCIA


Nome do Programa/Projeto EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Pessoa com Deficincia Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso Criar o projeto Cidades Inclusivas (metas, controle Dossi de dados sobre PcD social e indicadores)/ no ABCDMRR Implementar Legislao Atual das PcD/ Elaborar indicadores sociais Origem do Recurso Observao

1 Banco de Dados

Conselhos Municipais/ Consrcio / GT PCD/Institutos de pesquisa/ Secretarias Municipais

2012

no tem

2 Plano Regional de Acesssibilidade

2.1 Escrever um Plano Regional de Acessibilidade (comits constituidos por pessoa com deficincia)

Tornar o Grande ABC Acessvel

Consrcio/GT PDC/Instituies/ ONG's / Sociedade Civil organizada / Poder Pblico / Conselhos Municipais / Consrcio / Iniciativa privada

2011

Parcerias

Este material ter que ser acessvel

2.2 Implementar Guia de Verificao de Acessibilidade

Diagnstico dos servios pblicos prestados

Poder pblico e concessionrias

2012

Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada Prefeituras / Consrcio / Parceria com iniciativa privada no tem

3.1 Campanhas/ Sensibilizao/Eventos

3.2 Campanhas/ Sensibilizao/Eventos

3.3 Concurso fotogrfico "Assim vivemos no Grande 3 Vizibilidade da PCD ABC" (Pessoa com deficincia ) 3.4 Passeio Jeep Clube

Instituies/ ONGs / Sociedade Produzir guia de servios Civil / Poder Pblico / regionais para PCD (Pessoa Conselhos Municipais / com Deficincia) Consrcio / GT PDC/Iniciativa privada Instituies/ ONG's / Sociedade Civil organizada/ Poder Pblico Informar os direitos das PCD / Conselhos Municipais / Consrcio / GT PCD/Iniciativa privada Instituies/ ONG's / Sociedade Civil organizada/ Poder Pblico Sensibilizao e incluso da / Conselhos Municipais / PCD Consrcio / GT PCD/Iniciativa privada Instituies / Sociedade Civil Sensibilizao e incluso da organizada / Poder Pblico / PCD Consrcio / GT PCD/ Iniciativa privada Instituies / Sociedade Civil Sensibilizao e incluso da organizada/ Poder Pblico / PcD Consrcio / GT PCD/Iniciativa privada Instituies / Sociedade Civil organizada/ Poder Pblico / Consrcio / GT PCD/Iniciativa privada Instituies/ ONG's / Sociedade Civil organizada/ Poder Pblico / Conselhos Municipais / Consrcio / GT PCD/Iniciativa privada Poder pblico/ iniciativa privada/Consrcio/GT PCD Consrcio/ GT PCD/Conselho Estadual Prefeituras/ Consrcio/ GT PCD/Orgo Pblico

2013

contnuo

contnuo

dever ser realizado bi anualmente

contnuo

3.5 Bike-Nic

contnuo

3.6 Criar Campanha de sensibilizao participao Incluso de pessoas surdas

contnuo

Iniciar a campanha nos eventos

4.1 Seminrio Educao Inclusiva

Capacitao dos profissionais da educao, familiares e comunidade Capacitao dos profissionais que atuam na rea esportiva pblica e privada Capacitar os conselheiros dos municpios. Capacitao dos gestores pblicos

contnuo

dever ser realizado bi anualmente

4.2 Seminrio Esporte Adaptado 4.3 Formao regional dos 4 Formao Contnua conselheiros da PcD 4.4 Capacitao para gestores e tcnicos em acessibilidade

contnuo

dever ser realizado bi anualmente

contnuo

2011

Parcerias

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Pessoa com Deficincia Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso

Origem do Recurso Consrcio/ GT PCD/ Prefeituras/Universidades/Go- vernos Federal e Estadual

Observao

4 Formao Contnua

4.5 Seminrio descentralizao de reabilitao fsica, visando plena incluso

Provocar diferentes olhares sobre descentralizao de servios

Consrcio/ GT PCD/ Prefeituras/Universidades/Governos Federal e Estadual

2012

5.1 Trazer anualmente servio itinerante de rteses e prteses (Lucy Montoro) 5. Reabilitao 5.2 Articulao regional para Centro de Reabilitao

garantir a distribuio de rteses e prteses

Prefeituras/ Consrcio/ GT PCD/Governo Estadual

2011

no tem

Aumentar a oferta de servios oferecidos na regio

Instituies de reabilitao

2013

Parcerias

6.1 Qualificar Centro de Empregabilidade - Cursos profissionalizantes,Insero de PcD no mercado de Trabalho

Garantir bom atendimento e fomentar a insero ao PCD

Centrais de Emprego/Sistema "S"/Centrais Sindicais/ Sindicatos Filiados/ OIT(organizao Internacional de Trabalho)/GT Trabalho e Renda

2014

MP(Ministrio Publico)/ Prefeituras/ Conselhos Municipais/ Sistema "S"/ Sindicatos Filiados/OIT (organizao Internacional de Trabalho)/GT Trabalho e Renda

6. Gerao de Trabalho e Renda Consrcio/GT PCD/Centrais de Emprego/ Sistema "S"/Centrais Sindicais/ CIESP/FIESP/ Associaes Comerciais/ e demais entidades de classe/ Governos Estadual e Federal/ Iniciativa Privada

6.2 Sensibilizar os empresrios para receber trabalhadores e adaptar o ambiente de trabalho

Articular a capacitao dos empresrios,empregadores e funcionrios no deficientes para melhor receber os deficientes no trabalho

Consrco/GT PCD/Centrais de Emprego/Sistema "S"/Centrais Sindicais/CIESP/FIESP/Associa es Comerciais/ e demais entidades de classe/Governos Estadual e Federal/Iniciativa Privada

2014

7. Feiras Regionais

Realizar feiras regionais de PcD e tecnologias

Divulgar tecnologias e ajudas tcnicas na regio

Prefeituras/Consrcio/GT PCD/Terceiro Setor/Universidades/Iniciativa privada/Governos Federal e Estadual

2015

Prefeituras/ Consrcio/ Terceiro Setor/ Universidades/ Iniciativa privada/ Governos Federal Estadual

8. Articulao de aes de Sade

8.1 Centro Regional de Diagnstico

Atender a granda demanda existente que migra para outras regies

Prefeituras/Consrcio/GT PCD/Universidades/Governos Federal e Estadual

2016

Prefeituras/ Universidades/ Governos Federal e Estadual Prefeituras/Universidades/Go-vernos Federal e Estadual

8.2 Articulao de um Centro de Atender a granda demanda confeco de rteses e prteses existente que migra para outras e ajuda tcnica regies

Prefeituras/Consrcio/GT PCD/Universidades/Governos Federal e Estadual

2016

9. Transporte Pblico para PCD

9.1 Implantar a carteirinha intermunicipal para que os deficientes possam pegar Facilitar a mobilidade de PCD e nibus sem custo independente acompanhantes dele residir em um municpio especfico (Ex: Mora em Santo Andr e faz fisio em Mau)

Prefeituras/Permissionrias/ Governo Estadual/Camaras Legislativas/

2014

No Tem

Ao que dever ter a participao do GT Mobilidade

9.2 Gesto para o monitoramento do transporte modal adaptado

Monitorar o cumprimento da legislao

Prefeituras/Consrcio/GT PCD/GT Mobilidade/Conselhos de Direito/MP

2014

No Tem

Ao que dever ter a participao do GT Mobilidade

GT IGUALDADE RACIAL
EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Igualdade Racial Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Origem do Recurso Concluso Secretarias Municipais Sade e Educao/ Consrcio/ Terceiro Setor/Ministrio da Sade/Secretaria Estadual da Sade/SEPIR Consrcio/ Prefeituras/ Governo do Estado Observao

1.1 Promover seminrio regional de sade da populao negra, cigana e indgena

Capacitar a equipe da rede de sade para entendimento das peculiaridades da populao negra, cigana e indgena

Secretarias Municipais Sade e Educao / Consrcio/ GT Igualdade Racial/Terceiro Setor/Ministrio da Sade/Secretaria Estadual da Sade/SEPIR/FUNASA

2011

1. Promoo da Sade das populaes negra, cigana e indgena

Fortalecer e monitorar as polticas 1.2 Criar comit tcnico regional de regionais de sade das Consrcio/GT Igualdade sade da populaes negra, populaes negra, cigana e Racial/Prefeituras/Governo do Estado cigana e indgena indgena Reconhecer e Capacitar as 1.3 Criar interface com sade e as lideranas das comunidades comunidades tradicionais (terreiros tradicionais como promotores e grupos indgenas) (agentes) de sade. Prefeituras/Consrcio/GT Igualdade Racial/Governo do Estado/Comunidades tradicionais (terreiros e grupos indgenas)

2012

2013

Prefeituras/ Governo do Estado

2.1 Produzir cartilhas sobre o estatuto da igualdade racial

Divulgar e promover informaes Governos Federal, Estadual e sobre o Estatuto da Igualdade Municipal/Sociedade Civil/Iniciativa Racial Privada/Legislativo

2011

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Sociedade Civil/Iniciativa Privada

2.2 Dar publicidade s leis contra o Informar, orientar, educar e racismo nos espaos pblicos dos enfrentar o racismo na regio municpios

Governos Federal, Estadual e Municipal / Poder Legislativo / Poder Judicirio / Sociedade Civil / Iniciativa Privada/Consrcio/ GT Igualdade Racial/Centrais Sindicais

2011

Governos Federal/Estadual e Municipal/ Sociedade Civil/Iniciativa Privada/Centrais Sindicais Prefeituras/ Consrcio/SEPIR/ Governo do Estado

Colocar pauta no Poder Legislativo e Judicirio

Informar, orientar, educar e 2.3 Reeditar a Campanha Quesito enfrentar o racismo na regio Cor Fortalecer o sentimento de pertencimento tnico-racial

Prefeituras/Consrcio/GT Igualdade Racial/SEPIR/Governos do Estado/Terceiro Setor

2011

2.4 Elaborar um mapeamento das comunidades e dos templos de religio de matrizes africanas, indgenas e ciganas nos municpios 2.4.B) Criar mecanismo de 2. Programa de Combate dilogo entre religiosos e rgos ao Racismo Institucional pblicos com objetivo de Prefeitura/Poder Legislativo/Consrcio/ favorecer a legalizao e GT Igualdade Racial instalao de terreiros com alvar de funcionamento.

2.4.A) Identificar e conhecer as comunidades tradicionais africanas, indgenas e ciganas

GT Igualdade Racial/Consrcio/Lideranas religiosas / Comunidades tradicionais / Prefeituras / Governo do Estado / SEPIR / Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Terceiro Setor / FUNAI / Fundao Cultural Palmares

2011

Organizaes Internacionais/ Prefeituras/ Estado/SEPIR/ SDH/Fundao Palmares

Ano Internacional de Igualdade Racial - ONU

2011

Prefeitura

2.5 Elaborar campanhas de combate intolerncia religiosa

Informar, orientar, educar e enfrentar a intolerncia religiosa na regio

GT Igualdade Racial/Consrcio/Comunidades tradicionais / Fundao Palmares / SEPIR / ONGs / Prefeituras / FUNAI / Federaes religiosas / Governo do Estado

2012

Prefeituras/ Governo do Estado/SEPIR/ Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Terceiro Setor/Fundao Cultural Palmares/ Organizaes Internacionais

Fortalecer o enfrentamento do 2.6 Promover encontro regional no racismo na regio ms de novembro (exceto dia 20) Integrar os movimentos tnicoraciais da regio Seminrio de segurana pblica com foco em direitos humanos Instalar uma delegacia voltada crimes tnico-raciais na regio SOS Racismo

Prefeituras / Consrcio/GT Igualdade Racial

2011

Prefeituras/ Consrcio

2.7 Instalar um Frum de enfrentamento violncia policial

Prefeituras/Consrcio/GT Igualdade Racial/Polcia Militar/Secretaria de Segurana Pblica/Secretaria de Justia/GT Direitos Humanos/GT Criana Prioridade

2013

Prefeituras / Consrcio / Governo do Estado

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Igualdade Racial Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Origem do Recurso Concluso Observao

3.A) Implantar efetivamente as leis 11.645/08 e 10.639/03

GT Igualdade Racial/Consrcio/Secretarias Municipais de Educao/Secretaria Estadual de Ensino/Instituies do Ensino Superior/MEC/Terceiro Setor/Escolas Pblicas e Particulares / Sistemas de Ensino/Editoras

2013

Secretarias Municipais de Educao/ Secretaria Estadual de Ensino/ Instituies do Ensino Superior/ MEC/ Escolas Particulares/ Sistemas de Ensino

3.B) Monitorar a reviso do material didtico destinado ao ensino bsico com o olhar da promoo da igualdade racial e tnica

GT Igualdade Racial/Consrcio/Secretarias Municipais de Educao/Secretaria Estadual de Ensino/Instituies do Ensino Superior/MEC/Terceiro Setor/Escolas Pblicas e Particulares / Sistemas de Ensino/Editoras

2013

Secretarias Municipais de Educao/ Secretaria Estadual de Ensino/ Instituies do Ensino Superior/ MEC/ Escolas Particulares/ Sistemas de Ensino

3.Programa de Educao Seminrio anual de monitoramento das leis 10.639/03 e 11.645/08 tnico-Racial Secretarias Municipais de Educao/ Secretaria Estadual de Ensino/ Instituies do Ensino Superior/ MEC/ Escolas Particulares/ Sistemas de Ensino

GT Igualdade Racial/Consrcio/Secretarias Municipais 3.C) Introduzir no currculo das de Educao/Secretaria Estadual de universidades histria da frica e Ensino/Instituies do Ensino cultura negra e indgena. Superior/MEC/Terceiro Setor/Escolas Pblicas e Particulares / Sistemas de Ensino/Editoras

2012

GT Igualdade 4.D) Capacitar professores e Racial/Consrcio/Secretarias Municipais gestores para implementao das de Educao/Secretaria Estadual de leis 11.645/08 e 10.639/03 e Ensino/Instituies do Ensino tambm em relao ao quesito Superior/MEC/Terceiro Setor/Escolas raa/cor Pblicas e Particulares / Sistemas de Ensino/Editoras

2011

Secretarias Municipais de Educao/ Secretaria Estadual de Ensino/ Instituies do Ensino Superior/ MEC/ Escolas Particulares/ Sistemas de Ensino

4. Programa Regional de Formao de Curso de formao de servidores Profissionais de da rea de comunicao das Comunicao prefeituras para a Diversidade

Capacitar profissionais de comunicao das prefeituras para a Diversidade, com foco na questo tnico-racial nos materiais de comunicao

GT Igualdade Racial/ Consrcio/GT Pessoa com Deficincia/GT Gnero/ GT Direitos Humanos/ Prefeituras/SEPIR/ SEDH/SPM/Mdia/Iniciativa Privada/FUNAI/Institutos de Ensino Superior/ONGs

2012

Prefeituras/SEPIR/SE DH/SPM/Mdia/Iniciati va Privada/Institutos de Ensino Superior/ONGs/ Ministrio da Justia

5. Aes Afirmativas Regionais para a Populao Negra e Indgena

Sensibilizar as 3 IES municipais para a lei de quotas/Garantir o 5.1 Reunies estratgicas de acesso da populao aes afirmativas nas faculdades universidade/Promover aes que municipais (Autarquias Municipais) garantam a permanencia da populao negra e indgena universidade Sensibilizar as 3 IES municipais para a lei de quotas/Garantir o acesso da populao universidade/Promover aes que garantam a permanencia da populao negra e indgena universidade

GT Igualdade Racial/Consrcio/Fundao Santo Andr/USCS/Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo/SEPIR/MEC/Prefeituras/ Fundao Palmares/ONGs

2011

Prefeituras / Consrcio

5.2 Seminrio de Aes Afirmativas nas Faculdades Municipais (Autarquias)

GT Igualdade Racial/Consrcio/Fundao Santo Andr / USCS / Faculdade de Direito de So Bernardo do Campo / SEPIR / MEC / Prefeituras / Fundao Palmares / ONGs

2012

Prefeituras/ Consrcio

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Igualdade Racial Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Origem do Recurso Concluso Observao

Garantir a discusso sobre 6.1 Pautar os conselhos da regio polticas pblicas tnico-raciais quanto questo tnico-racial nos conselhos da regio

Prefeituras/Conselhos/ Comunidades tradicionais/Consrcio/ GT Igualdade Racial/ONGs

2012

Prefeituras/ Consrcio/ Conselhos

Estratgia: Reunir presidentes de conselhos em um evento Ligao com Evento do dia 20 de novembro Conselhos e rgos de IR

Incluir lideranas das Prefeituras/Conselhos/ Comunidades 6. Programa de Gesto 6.2 Formar lideranas das comunidades negras, indgenas e tradicionais/Consrcio/ GT democrtica e Controle comunidades tradicionais sobre ciganas nas discusses dos controle social e polticas pblicas Igualdade Racial/ONGs/IES Social conselhos da regio Garantir as polticas pblicas relacionadas questo tnico6.3 Discutir a criao de Conselhos racial e rgos municipais de Igualdade Fortalecer o controle social das Racial na regio comunidades tradicionais na regio

2012

Prefeituras/ Consrcio/ Conselhos

Prefeituras/Conselhos/ Comunidades tradicionais/Poder Legislativo/Consrcio/ GT Igualdade Racial

2012

Prefeituras

Criar casas regionais de cultura 7. Programa Cultura Viva com olhar para as comunidades tradicionais (negra, indgena e cigana)

Valorizar e fortalecer o patrimnio GT Igualdade Racial cultural, histrico e imaterial das /Consrcio/Prefeituras/ comunidades tradicionais Governo Federal/Fundao Palmares

2017

Prefeituras/ Governo Federal/ Fundao Palmares

8. Selo da Diversidade

Enfrentar a desigualdade tnicoImplementar o selo da diversidade racial no mercado de trabalho nas indstrias e empresas da regional regio Promover a incluso social

Instituto Ethos/Iniciativa Privada/Consrcio/GT Igualdade Racial//Prefeituras/ GT Desenvolvimento Econmico/Agncia de Desenvolvimento Econmico/Associaes de Classe/Centrais Sindicais/ GT Trabalho e Renda/Conselhos regionais profissionais/Grupos de RH/GT Direitos Humanos/Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa

2017

Instituto Ethos/Iniciativa Privada/Consrcio/ Prefeituras/ Agncia de Desenvolvimento Econmico/ Associaes de Classe/Centrais Sindicais/Institutos de Ensino Superior e de Pesquisa/PNUD

9. Mapa socioeconmico Consrcio/GT Igualdade Produzir mapa socioeconmico Dar visibilidade s desigualdade das comunidades Racial/Prefeituras/IES/Institutos de sobre a populao negra, indgena socioeconmicas com enfoque a tradicionais Pesquisa - IBGE/ONGs/Comunidades e cigana questo tnico-racial Tradicionais

2018

Consrcio/ Prefeituras/IES/ Institutos de Pesquisa - IBGE/ONGs/ Iniciativa Privada

Pressuposto: recorte do Censo IBGE considerando etnias cigana, negra e indgena

GT CRIANA PRIORIDADE I
Nome do Programa/Projeto EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Criana Prioridade I Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso Para integrao regional da rede e acesso s informaes/ Implantar sistema infoinfra SUAS/SINASE em Criar Observatrio Regional toda regio. Criao de projeto regional de divulgao de aes e orientaes no enfrentamento violao de direitos Origem do Recurso Observao

1. Criao Observatrio

Prefeituras/ CMDCA/ Consrcio/ CONDECA/ CONANDA/ Conselhos tutelares/ SIPIA/ mdia

2013

CONANDA/CO NDECA/ Iniciativa Privada

dever ser apresentado na conferncia regional

2. Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos

Diagnosticar a estrutura e o Fortalecer e apresentar as Consrcio/ Prefeituras/ funcionamento dos rgos necessidades para estrutura/ Conselhos tutelares/ CMDCA/ que compem o SGD capacitao adequada Judicirio

2013

Governos Federal e Estadual/ iniciativa privada

3. Criao de novos rgos

Criao das delegacias especializadas para criana Atendimento mais e adolescentes vinculada a humanizado, especializado e Governo do Estado/ Consrcio cada seccional multiprofissional

2013

Governo do Estado/ Consrcio

Atendimento tanto s crianas e adolescentes vitimizados, quanto a atos infracionrios

4. Integrao Interregional

Articulao peridica com cidades (fora consrcio) para discusso do S.G.D.

Discusso de agenda em comum conforme o tema

Regio Metropolitana/ Consrcio

Continuo

no tem

5. Capacitao

Capacitao Regional p/ os profissionais do S.G.D.

Melhorar a qualidade do atendimento e unificar procedimentos

CONANDA/CONDEC/ Universidades/ Governo Federal e Estadual

Continuo

Iniciativa Privada/ Governo federal, estadual e municipal Ministerio do Trabalho/ OIT/ Governos Federal e Estadual/ Municpios/ Iniciativa Privada/ ABC Integrado

6. Aes Regionais de Proteo Criana e Adolescente

Construir aes regionais com intuito de combate ao trabalho infantil

Erradicao do trabalho infantil

Ministrio do Trabalho/ OIT/ Governos Federal e Estadual/ Municpios/ iniciativa privada/ ABC Integrado

Continuo

inicio em 2011

7. Apoio e Monitoramento para criao e implantao dos Planos Municipais

Frum regional de acompanhamento da implementao dos planos municipais

Garantir a criao e implantao dos Planos Municipais dos sete municpios com base na poltica nacional (CONANDA CNAS)

CMDCA/ CMAS/ Consrcio/ Prefeituras

2011-2013

Governos Federal, Estadual e Municipal

8.Crianas e Adolescentes Desaparecidos

Identificar os fatores que Implantar ao regional p/ o geram o desaparecimento. atendimento Apoio psicossocial, jurdico situao de s crianas, adolescentes e desaparecimento famlias. Participar da rede SAP.

Policia Civil/ OAB/ Defensoria Pblica/ Universidades/ Conselho Tutelar/ Governo Federal/ Governo Municipal

Continuo

Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

Nome do Programa/Projeto

EIXO ESTRUTURANTE ASSISTNCIA, INCLUSO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS Grupo de Trabalho Criana Prioridade I Prazo de Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Concluso

Origem do Recurso

Observao

9. Aes Estratgicas contra o uso abusivo de substncias psicoativas

Buscar interfaces com outros GT's

Aes conjuntas para enfrentamento do uso abusivo de substancias psicoativas

Consrcio/ Polcia Civil e militar/ OAB/ Defensoria pblica/ Universidades/ Conselho tutelar/ Governo Federal/ Governo Estadual/ Governo Municipal

Continuo

SUS

10. PPCAAM

Firmar convnio entre o Consrcio e o Governo Federal

Garantir a proteo de crianas e adolescentes ameaados de morte

Consrcio/ Governo Federal/ Entidades Sociais

2011

Consrcio/ Governo Federal

Fundao Casa/ Estado/ 11.Atendimento ao Desenvolver um programa Qualificar e unificar o Prefeituras/ Entidades adolescente em conflito regional para as medidas de atendimento ao adolescente Conveniadas/ Poder Judicirio/ internao e semiliberdade em cumprimento de medida com a Lei Defensoria Pblica/ MP

2013

Fundao Casa/ Governo Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

12. Programa de Sensilibizao

Campanha regional de divulgao dos Incentivos fiscais existentes para os fundos municipais

Captao de recursos para os fundos municipais de crianas e adolescentes

Consrcio/ Iniciativa Privada/ mdia

Continuo

Consrcio/ Iniciativa Privada

13. Fortalecimento da convivncia familiar comunitria

Criao do Plano Regional de convivncia familiar e comunitria

Articulao e mobilizao Judicirio/ Conselhos Tutelares/ dos sistemas de garantia de CRAS e CREAS/ terceiro setor/ direito e das redes MP/ municipais

2014

CONANDA/ CONDEC/ MDS/

Discutir a criao de casa de passagem regional

14. Protagonismo Infanto 14.1 Incentivar a criao do Efetivao do Protagonismo Frum Infanto Juvenil Infanto Juvenil Juvenil

Prefeituras/ Sociedade Civil

Continuo

CMDCA/ CONDECA/ CONANDA/ Iniciativa Privada/ ONG's Governos Federal, Estadual e Municipal/ Iniciativa Privada

14.2 Fomento a Construo de repblicas com apoio adequado aos adolescentes desabrigados ps 18 anos

garantir o direito ps acolhimento

MDS/ Secretarias de Habitao/

2014

15. Oramento Criana

Promover discusso envolvendo os gestores municipais e legislativo sobre a destinao privilegiada de recursos estabelecidos no ECA

Viabilizar a poltica integrada Poderes executivos e para crianas e adolescentes legislativos municipal e estadual

Continuo

no tem

>> PRE - 2011/2020

Eixo de Atuao Segurana Pblica


Finalidade desenvolver atividades regionais de Segurana Pblica capazes de integrar as aes policiais nos nveis municipal, estadual e federal com aes de carter social e comunitrio, tendo por meta reduzir drasticamente os nveis de violncia e criminalidade; integrar aes de Segurana Pblica regional rede de servios de assistncia e incluso social, requalicao prossional dos servidores pblicos, campanhas e aes de preveno, mediao de conitos e promoo da cultura de paz; dar ateno especca segurana dos equipamentos pblicos destinados a atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer, garantindo o direito sua utilizao.

Grupo de Trabalho que compe o eixo

Segurana Pblica

95

GT SEGURANA PBLICA
EIXO ESTRUTURANTE SEGURANA PBLICA Grupo de Trabalho Segurana Pblica Regional Nome do Programa/Projeto Ao Estratgica Objetivos/Metas Agentes/ Parceiros Interfaces Prazo de Concluso Origem do Recurso Observao

1 - Programa Formao Integrada em Segurana Pblica

1.1 Criao do Centro de Formao Integrao

Padronizar e uniformizar as aes operacionais e uma filosofia comum de formao para ingresso, acesso e requalificao constante das 6 guardas civis municipais. Fortalecimento da integrao regional Integrao regional das guardas municipais, agentes de trnsito e Defesa Civil Integrar a comunicao das guardas em uma nica frequncia. Unificao dos registros de ocorrncia e de banco de dados

Prefeituras do Consrcio e Ministrio da Justia

2011 a 2013

Pronasci e parceiros

1.2 Elaborao Projeto para Captao de recursos 1.3 Projeto de formao em Segurana Urbana

Prefeituras do Consrcio e Governo Federal

2011 a 2013

Governo federal com contrapartida das Prefeituras Prefeituras

Prefeituras

2011 a 2013

2.1 Projeto de Comunicao integrada 2.2 Projeto de Gesto integrada de informao 2 - Programa de Gesto de Informao e Comunicao

Prefeituras e Governo Federal

dez/11

Governo Federal Pronasci Prefeituras Prefeituras e Governo Federal Prefeituras e Governo Federal Prefeituras e Governos do Estado e Federal

Prefeituras INFOCrim/INFOSEG/Governo Estadual/Governo Federal/DATASUS/Ministrio da Sade,etc. Prefeituras e Governo Federal

Contnuo

2.3 Instalao de Observatrio Planejar e subsidiar as aes Regional de segurana integradas das secretarias e pblica das guardas 2.4 Projeto de Vdeo Monitoramento 2.5 Fortalecimento das unidades ambientais das guardas Civis Municipais Monitorar as fronteiras dos municpios da regio, fortalecendo a preveno Preservao e fiscalizao permanente das reas ambientais e de mananciais

Contnuo

Contnuo

Prefeituras e Governos do Estado e Federal

Contnuo

3 - Programa de Integrao com as Polcias

Estabelecer termo de 3.1 Projeto "Todos Municpios cooperao entre o Ministrio Governo Federal no PRONASCI" da Justia e todos os municpios da regio 3.2 Instalao do Gabinete de Fortalecer a integrao Prefeituras, Governos estadual e Gesto Integrada Regional regional Federal (GGIR) Assegurar uma rubrica 3.3 Projeto de estruturao de oramentria especfica dos Prefeituras gesto oramentria gastos dos municpios com as polcias estaduais 3.4 Gesto junto ao Estado para suprir o dficit dos efetivos das polcias 3.5 Projeto de regulamentao das Guardas Civis Municipais 4.1 Projeto articulao com GTs 4.2 Projeto de atuao integrada Cobrir o dficit humano e material do efetivo das Consrcio e Governo do Estado polcias civil e militar da regio Instituir as guardas civis municipais como polcias municipais preventivas e comunitrias Articulao com os demais GT's do Consrcio Integrar as dinmicas regionais e os fatores de risco violncia (drogas, armas, etc) Campanha de promoo de polticas de preveno (antidrogas, desarmamento, entre outros) Conselho de segurana municipal com a mesma composio do CONASP Articulao com os demais GT's do Consrcio Integrar as aes regionais Prefeituras, Governo Federal e Congresso Nacional

Contnuo

Governo Federal Governo federal

Contnuo

Contnuo

Prefeituras

Contnuo

Governo Estadual

Contnuo

No tem

Consrcio e GT's Prefeituras, Secretarias Sociais, Consrcio e GT's

Contnuo

No tem

Contnuo

Prefeituras

4 - Programa de Preveno Integrada

4.3 Projeto de Campanhas Integradas

Prefeituras, Secretarias Sociais, Consrcio e GT's

Contnuo

Prefeituras

4.4 Projeto + sociedade civil 4.5 Projeto Consolidao RPS (Rede de Proteo Social) 4.6 Criao de legislao integrada relacionada ao enfrentamento da violncia

Poder pblico e sociedade civil

Contnuo

No tem

Consrcio

Contnuo

No tem

Consrcio e Cmaras Municipais

Contnuo

No tem

S-ar putea să vă placă și