Sunteți pe pagina 1din 1

Quais as consequencias das alteracoes volcanicas

Altera a geografia do entorno do vulco Afeta a vida das pessoas e da fauna, provocando seu deslocamento Moficao do solo e da flora Altera as condies atmosfricas nas reas perifricas e no perifricas Criao de novas reas continentais / ilhas Expanso de reas ocenicas (quando as erupes se do em cadeia)

Tudo isso atras das Cinzas, lava, fogo, destruio


Os vulces so estruturas ou aberturas em uma montanha, atravs da qual podem ser liberados gases, lava (que o nome que o Magma camada de metal lquido existente no centro e em bolses na crosta terrestre recebe ao ser expelido) e cinzas.O aumento nas atividades ssmicas (ou seja, o movimento das placas tectnicas que formam a crosta terrestre), o acmulo de lava entre outros fatores podem desencadear uma erupo vulcnica. Uma comparao comumente feita com uma garrafa de refrigerante. Quando voc agita a garrafa, e depois abre, o lquido lanado para fora com fora. Nos vulces ocorre o mesmo. A presso da matria dentro do vulco gases ou lava (o refrigerante) aumenta, rompendo a crosta interna da cratera (a tampa da garrafa), e o material expelido. Uma erupo vulcnica no necessariamente ser explosiva, com a liberao intensa de lava. Em muitos casos o vulco libera vapor e gases, mas no lava, ou libera a lava de forma lenta, sem grandes exploses. Os cientistas ainda no so capazes de prever com preciso quando um vulco entrar em erupo. No entanto medies constantes das atividades ssmicas podem apontar alteraes na intensidade dessas atividades, que podem ser um indicativo de que uma erupo est prestes a ocorrer. Outro sinal que pode ser considerado um alerta de erupo a presena de Enxofre na gua ou na atmosfera (sendo percebida pelo olfato), j que antes de uma erupo os vulces normalmente expelem gs de Enxofre.

H algumas divergncias sobre a classificao de atividade de um vulco mas, de forma geral, um vulco considerado ativo quando est em erupo, ou em grande instabilidade. Ele tambm pode ser dito adormecido quando no est instvel, mas tem chances de entrar em erupo, ou Extinto, que o vulco considerado com chances remotas de erupo.

Existem cerca de 1300 vulces considerados ativos ou adormecidos em todo o mundo. A maioria deles se concentra na regio denominada de crculo de Fogo, no oceano Pacfico, que recebe esse nome justamente pela intensa atividade vulcnica.Todos os vulces existentes no Brasil so considerados extintos, sem possibilidade de erupo.

Mas nem tudo negativo quando se trata de vulces e erupes. O material expelido dessas montanhas extremamente rico em matria orgnica e ferro, sendo um tipo de solo muito bom para agricultura. Assim, apesar de destruda por uma erupo, a vegetao em torno de um vulco cresce mais forte aps sua recuperao. Isso leva muitas pessoas a viver nas regies prximas a vulces de baixa atividade, mesmo sabendo que tero que se deslocar caso haja uma erupo.

S-ar putea să vă placă și