Sunteți pe pagina 1din 3

TIPOS DE POSICIONAMENTO

. Para posicionar nosso produto na mente do consumidor e para ocupar uma posio vantajosa em relao aos concorrentes temos varias opes.

POSICIONAMENTO EM FUNO DOS ATRIBUTOS

Uma opo muito tpica posicionar em funo de um atributo do produto ou servio. O atributo selecionado deve ser valorizado pelos consumidores. O ideal que se trate de um posicionamento que no tenha nenhum competidor. Podemos selecionar um posicionamento em que tenhamos competidores diretos que esto empregando o mesmo atributo, mas dispomos de algumas vantagens. Outra possibilidade utilizar um atributo que possui o concorrente, mais que no seja divulgado suficientemente e que desconhecido pelos consumidores. Por exemplo, se nos posicionarmos como o restaurante que oferece o melhor e mais fresco marisco, podemos conseguir ser a opo preferencial quando planejamos ir comer marisco. Os automveis podem se posicionar em relao a muitos atributos como a potencia, a velocidade, o desenho, o consumo. Volvo por exemplo se posiciona como o melhor carro seguro e mostra em

seus anncios como para os pais responsveis e preocupados pela segurana de seus filhos o Volvo a melhor opo. Os servios tambm se posicionam frequentemente em funo de certos atributos valorizados pelos consumidores. Por exemplo, certas empresas de mensagens se posicionam como a melhor opo para enviar documentos e que se recebe em poucas horas. Os anncios que proclamam que entregam o documento a seus destinatrios antes das 10h da manha ou te indenizam reforam este posicionamento.

POSICIONAMENTO EM FUNO DA COMPETNCIA

Uma forma de posicionar de forma muito simples uma empresa pr-la em relao a algum concorrente importante. Os anncios comparativos que mencionam expressamente a marca competidora podem servir para colocar nossa marca na mente do consumidor em uma posio determinada. Se por exemplo somos um banco pequeno, nos podemos posicionar como mais perto, familiar e humano que tal grande banco que te trata como um numero de conta. Pepsi se posiciona contra a Coca Cola como o jovem, a nova gerao, o novo contra o clssico.

POSICIONAMENTO PELO USO

Uma marca concreta pode posicionar-se como a melhor para um uso determinado. Por exemplo, posicionando nosso suco de frutas como o melhor para combinar com bebida alcolica. O posicionamento em funo do uso admite muitas variantes. Por exemplo, podemos posicionar nossa cerveja como a melhor para tomar com os amigos. Uma popular marcar Norte Americana de cerveja com baixo teor alcolico tm se posicionado com grande xito em vendas como a cerveja que te permite tomar muitas e no sentir-se ressacado.

POSICIONAMENTO POR ESTILO DE VIDA

Uma grande parte dos produtos se posicionam em funo de um estilo de vida. dizer que se posiciona como a melhor alternativa para um tipo de pessoa, com certa forma de encarar a vida. Por exemplo, um produto pode se diferenciar por ser o adequado para os Yupis, ou o automvel que devem comprar os scio-conscientes preocupados pela ecologia, por ser o menos poluente para o meio ambiente. Muitos produtos visveis, quer dizer, os que vemos em outros consumidores como a roupa, os produtos que consumimos com os amigos ou os carros geralmente se posicionam em funo do estilo de vida.

S-ar putea să vă placă și