Sunteți pe pagina 1din 15

ELETROSTTICA

A Carga Eltrica
Os primeiros estudos sobre a constituio da matria acredita-se que tenham comeado com os filsofos gregos. No entanto, a idia de que a matria e formada por 1803. tomos Os s tomos foi so fundamentada constitudos, cientificamente atravs de John Dalton em fundamentalmente, por trs tipos principais de partculas: prtons, eltrons e nutrons. Os prtons e os nutrons localizam-se na parte central do tomo e formam o ncleo. Os eltrons giram em torno do ncleo na regio chamada eletrosfera. Se colocarmos dois eltrons prximos um do outro, ocorre entre eles uma repulso. O mesmo acontecer se colocarmos dois prtons nas mesmas condies. No entanto, ao colocarmos um prton e um eltron prximos, verifica-se a ocorrncia de uma fora de atrao entre eles. Para explicar estas manifestaes, associa-se aos prtons, eltrons e todos os corpos que apresentem este tipo de comportamento, uma grandeza fsica denominada carga eltrica. A carga do prton, por conveno, denominada positiva e a do eltron negativa.

Corpos Neutros e Corpos Eletrizados


Em seu estado normal os corpos encontrados na natureza possuem nmero de prtons igual ao nmero eltrons e tm, portanto, carga eltrica total nula. Um corpo esta carregado positivamente quando h falta de eltrons e carregado negativamente quando h excesso de eltrons. Ento para eletrizar um corpo neutro basta adicionar ou retirar eltrons.

A carga eltrica de um corpo dada pela diferena entre o nmero de prtons e o nmero de eltrons. Se o nmero de eltrons for igual ao numero de prtons, o corpo est eletricamente neutro, isto , possui carga eltrica nula. Se o nmero de eltrons for maior que o nmero de prtons, o corpo possui carga eltrica negativa. Caso o nmero de eltrons seja menor que o nmero de prtons, o corpo possui carga eltrica positiva.

Condutores e Isolantes
Existem materiais que admitem o movimento de cargas eltricas no seu interior. Quando isto ocorre o material dito condutor. Quando no material s torna difcil o movimento das cargas eltricas, ele denominado isolante. Na realidade no existem condutores e nem isolantes, onde as cargas eltricas se movem com certa facilidade e bons isolantes ou maus condutores, onde as cargas eltricas possuem grande dificuldade de movimentao.

EXERCCIOS
1- Quantos tipos de carga eltrica existem na natureza? Como se denominam? 2- Em que condies temos atrao entre duas cargas eltricas? E em que condies elas se repelem? 3- Qual a relao entre o nmero total de prtons e o nmero total de eltrons existentes em um corpo neutro? 4- O que um condutor de eletricidade? D exemplos de materiais condutores. 5- O que um isolante? D exemplos de materiais isolantes. 6- (UNIUBE-MG) Um corpo eletricamente neutro: a) no existe, pois todos os corpos tm cargas. b) no existe, pois somente um conjunto de corpos pode ser neutro. c) um corpo que no tem cargas positivas nem negativas. d) um corpo com o mesmo nmero de cargas positiva e negativas. e) um corpo que necessariamente foi aterrado. 7- (Unip-SP)Um professor mostra uma situao em que duas esferas metlicas idnticas esto suspensas por fios isolantes. As esferas aproxima-se uma da outra, como indicado na figura: Trs estudantes fizeram os seguintes comentrios sobre essa situao: I- Uma esfera tem carga positiva e a outra positiva. II- Uma esfera tem carga negativa e a outra tem carga positiva. III- Uma esfera tem carga negativa, e a outra est neutra. Dos comentrios feitos pelos estudantes, quais so fisicamente possveis?

PROCESSOS DE ELETRIZAO
Muitos fatos do dia a dia esto relacionados com a eletrizao dos objetos, como as descargas eltricas entre nuvens ou entre a Terra e uma nuvem. H ainda inmeras situaes que, embora no percebamos, esto associadas eletrizao: quando despimos uma blusa de l, ouvimos rudos baixos e, se estivermos em lugar escuro, podemos ver pequenas centelhas saltarem para o nosso corpo. Da mesma forma que um tomo isolado, os objetos, podem ganhar ou perder eltrons. Por isso, quando carregados eletricamente, eles tambm ficam sujeitos ao de foras atrativas e repulsivas de natureza eltrica. Atritar um objeto contra outro uma forma de eletrizar. Este processo, eletrizao por atrito, conhecido pelo menos desde 1600 a.C., quando Tales de Mileto observou que, ao esfregar um pedao de mbar na pele de um animal, ele passava a trair pequenas sementes. Ao atritarmos a tampa de plstico de uma caneta contra uma folha de papel, ambos ficam eletrizados: um adquire carga positiva e outro, negativa. O mesmo ocorre quando passamos um pente no cabelo ou esfregamos uma blusa de l no corpo. A ao mecnica provoca uma transferncia de eltrons entre os objetos, o nmero de cargas negativas recebidas por um o mesmo das cedidas pelo outro. Aquele cujos eltrons esto mais fracamente ligados ao ncleo ceder eltrons ao outro, que ficar negativamente carregado. J o que cede eltrons ficar positivamente carregado.

Num basto de vidro, os tomos vibram em torno de uma posio de equilbrio e os eltrons mantm-se prximos dos ncleos por atrao eltrica. Se o basto for atritado contra uma tira de seda, os ncleos atmicos da seda passaro muito prximo de alguns eltrons do vidro e conseguiram, por atrao eltrica, arranca-los do basto. Encostar um objeto j eletrizado num outro eletricamente neutro tambm uma forma de eletrizao denominada eletrizao por contato. Caminhes que transportam produtos inflamveis tambm ficam eletrizados por causa do atrito com o ar. Isso perigoso, pois o excesso de carga pode produzir uma fasca e incendiar os produtos. Para neutralizar esse acmulo de cargas, os motoristas amarram um fio que estabelece contato entre o veiculo e a Terra. Atravs desse fio terra, praticamente toda carga transferida para a Terra, descarregando o caminho. O fio terra tambm deve ser instalado em chuveiros, torneiras eltricas e maquinas de lavar para descarregar esses aparelhos caso fiquem eletrizados. Um para-raios constitudo de material metlico, um bom condutor de eletricidade, e, em geral, est eletricamente neutro. Quando a nuvem carregada negativamente se aproxima do aparelho, ele sofre a ao de foras eltricas: seus eltrons so repelidos pela carga da nuvem e se transfere para a Terra. Nessas condies, a extremidade superior do pra-raios fica intensamente carregada com carga positivas, e o ar entre ele e a nuvem pode se tornar um condutor eltrico. Portanto, uma fasca pode saltar da nuvem para o pra-raios. A descarga eltrica que o atinge uma conseqncia do processo de separao de cargas decorrente da proximidade da nuvem que est carregada com cargas negativas. Se uma nuvem que passa nas proximidades de um pra-raios estiver carregada positivamente, atrair eltrons da Terra por um fio que liga o aparelho ao cho. Esses eltrons geralmente escapam da ponta do pra-raios, descarregando a nuvem. , Sem a presena do pra-raios, a eletrizao ocorreria, atingindo objetos mais pontiagudos, como antenas, rvores e torres.

A esse processo de separao de cargas em um objeto condutor neutro, quando dele se aproxima um objeto carregado eletricamente, denominamos induo eltrica.

EXERCCIOS
1- Quando foram feitas as primeiras referencias e observaes de fenmenos eltricos? Descreva o fenmeno observado naquela poca. 2- (FEI-SP) Atrita-se um basto de vidro com um pano de l, inicialmente neutros. Pode-se afirmar: a) s a l fica eletrizada. b) s o basto fica eletrizado. c) o basto e a l se eletrizam com cargas de mesmo sinal. d) o basto e a l se eletrizam com cargas de sinais opostos e) nenhuma das alternativas anteriores. 3- (Cesgranrio) Uma pequena esfera de isopor, aluminizada, suspensa por um fio "nylon", atrada por um pente plstico negativamente carregado. Pode-se afirmar que a carga eltrica da esfera : a) apenas negativa; b) apenas nula; c) apenas positiva; d) negativa, ou ento nula; e) positiva, ou ento nula. 4- (Cesgranrio) Na figura a seguir, um basto carregado positivamente aproximado de uma pequena esfera metlica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do basto. Nesta situao, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga eltrica total: a) negativa. b) positiva. c) nula. d) positiva ou nula. e) negativa ou nula. 5- Tm-se trs esferas metlicas A, B e C eletrizadas. Aproximando-se uma da outra constata se que A atrai B e B repele C. Ento podemos afirmar que: a) A e B possuem cargas positivas e C possui carga negativa; b) A e B possuem cargas negativas e C possui carga positiva; c) A e C possuem cargas positivas e B possui carga negativa; d) A e C possuem carga de mesmo sinal e B possui carga de sinal contrrio ao sinal de A; e) A e C possuem cargas de sinais contrrios e B possui carga de sinal contrrio ao sinal de A. 6-(Uel) Um basto isolante atritado com tecido e ambos ficam eletrizados. correto afirmar que o basto pode ter a) ganhado prtons e o tecido ganhado eltrons. b) perdido eltrons e o tecido ganhado prtons. c) perdido prtons e o tecido ganhado eltrons. d) perdido eltrons e o tecido ganhado eltrons. e) perdido prtons e o tecido ganhado prtons. 7- (Ufrs) Analise as afirmativas, a seguir, identificando a INCORRETA. a) Quando um condutor eletrizado colocado nas proximidades de um condutor com carga total nula, existir fora de atrao eletrosttica entre eles. b) Um basto eletrizado negativamente colocado nas imediaes de uma esfera condutora que est aterrada. A esfera ento se eletriza, sendo sua carga total positiva. c) Se dois corpos, inicialmente neutros, so eletrizados atritando-se um no outro, eles

adquiriro cargas totais de mesma quantidade, mas de sinais opostos. d) O pra-raio um dispositivo de proteo para os prdios, pois impede

descargas eltricas entre o prdio e as nuvens.

Atividades de Vestibulares
1-(PUC-SP) Leia com ateno a tira do gato Garfield mostrada abaixo e analise as afirmativas que se seguem.

I. Garfield, ao esfregar suas patas no carpete de l, adquire carga eltrica. Esse processo conhecido como sendo eletrizao por atrito. II. Garfield, ao esfregar suas patas no carpete de l, adquire carga eltrica. Esse processo conhecido como sendo eletrizao por induo. III. O estalo e a eventual fasca que Garfield pode provocar, ao encostar em outros corpos, so devidos movimentao da carga acumulada no corpo do gato, que flui de seu corpo para os outros corpos. Esto certas: a) apenas I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) I, II e III. 2-(UFF-RJ) As nuvens responsveis pelos raios eltricos freqentemente apresentam, na parte superior, uma predominncia de cargas eltricas positivas e, na inferior, de cargas eltricas negativas. Em uma descarga da nuvem para o solo, o fluxo de cargas dever ser constitudo predominantemente por: a) nutrons subindo. b) prtons subindo. c) prtons descendo. d) eltrons subindo. e) eltrons descendo. 3-(PUC-RS) Durante as tempestades, normalmente ocorrem nuvens carregadas de eletricidade. Uma nuvem est eletrizada quando tem carga eltrica resultante, o que significa excesso ou falta de _______, em conseqncia de _______ entre camadas da atmosfera. O pra-raios um metal em forma de ponta, em contato com o solo, que _______ a descarga da nuvem para o ar e deste para o solo. a) energia, choque, facilita. b) carga, atrito, dificulta. c) eltrons, atrao, facilita. d) eltrons, atrito, facilita;

4- (UNIP-SP) O pra-raios deve ser aterrado para: a) acumular energia eltrica. b) bloquear a passagem da descarga eltrica. c) espalhar as cargas eltricas. d) facilitar o fluxo de cargas entre o solo e a atmosfera, durante uma descarga eltrica. 5-(FURG-RS) Sobre os ncleos atmicos e seus constituintes, so feitas quatro afirmativas. I. Os ncleos atmicos so constitudos por prtons, nutrons e eltrons. II. O prton uma partcula de carga positiva. III. Nos ncleos atmicos existem os prtons e os nutrons. IV. Os eltrons encontram-se localizados em uma regio do tomo denominada eletrosfera. Quais afirmativas esto corretas? a) Apenas II. b) Apenas I e III. c) Apenas III e IV. d) Apenas I, II e IV. e) I, II, III e IV. 6- (UNIUBE-MG) Uma aluna de cabelos compridos, num dia bastante seco, percebe que depois de pente-los pente utilizado atrai pedaos de papel. Isto ocorre porque: a) o pente se eletrizou por atrito. b) os pedaos de papel estavam eletrizados. c) o papel um bom condutor eltrico. d) h atrao gravitacional entre o pente e os pedaos de papel. e) o pente um bom condutor eltrico. 8- (UEPB PB) O mdico e cientista ingls William Gilbert (1544-1603), retomando as experincias pioneiras com os fenmenos eltricos, realizadas pelo filsofo grego Tales de Mileto, no sculo VI a.C. verificou que vrios corpos, ao serem atritados, se comportam como o mbar e que a atrao exercida por eles se manifestava sobre qualquer outro corpo, mesmo que este no fosse leve. Hoje observa-se que a gerao de eletricidade esttica por atrito mais comum do que se pode imaginar e com vrias aplicaes. A respeito destas experincias, analise as proposies a seguir: I. Em regies de clima seco, relativamente comum um passageiro sentir um pequeno choque ao descer de um veculo e toc-lo. Isto ocorre porque, sendo o ar seco, bom isolante eltrico, a eletricidade esttica adquirida por atrito no se escoa para o ambiente, e o passageiro, ao descer, faz a ligao do veculo com o solo. II. Ao caminharmos sobre um tapete de l, o atrito dos sapatos com o tapete pode gerar cargas que se acumulam em nosso corpo. Se tocarmos a maaneta de uma porta, nessas condies, poder saltar uma fasca, produzindo um leve choque. Este processo conhecido como eletrizao por induo. III. muito comum observar-se, em caminhes que transportam combustveis, uma corrente pendurada na carroceria, que arrastada no cho. Isso necessrio para garantir a descarga constante da carroceria que, sem isso, pode, devido ao atrito com o ar durante o movimento, apresentar diferenas de potencial, em relao ao solo, suficientemente altas para colocar em risco a carga inflamvel. IV. Quando penteamos o cabelo num dia seco, podemos notar que os fios repelem-se uns aos outros. Isso ocorre porque os fios de cabelo, em atrito com o pente, eletrizam-se com carga de mesmo sinal.

A partir da anlise feita, assinale a alternativa correta: a) Apenas as proposies I e II so verdadeiras. b) Apenas as proposies I e III so verdadeiras. c) Apenas as proposies II e IV so verdadeiras. d) Apenas as proposies I, III e IV so verdadeiras; e) Todas as proposies so verdadeiras.

ELETRODINMICA
Corrente eltrica
Entender este conceito facilita o entendimento de muitos fenmenos da natureza. A corrente eltrica, e a eletricidade propriamente dita. Podemos citar vrios exemplos: Na natureza: o relmpago, uma grande descarga eltrica produzida quando se forma uma enorme tenso entre duas regies da atmosfera. No corpo humano: impulsos eltricos do olho para o crebro. Nas clulas da retina existem substncias qumicas que so sensveis luz, quando uma imagem se forma na retina estas substncias produzem impulsos eltricos que so transmitidos ao crebro. Alm destes exemplos, podemos identificar vrios aparelhos e utenslios em nossa casa que foram construdos a partir do domnio da eletricidade: o ferro de passar roupas, o chuveiro, a lmpada e muitos outros. Se um condutor ligado aos plos do gerador os eltrons do plo negativo se movimentam ordenadamente para o plo positivo, esse movimento ordenado dos eltrons denominado corrente eltrica. Por conveno, o sentido da corrente eltrica contrrio ao do movimento dos eltrons no condutor.

Intensidade de corrente eltrica


A quantidade de carga eltrica Q que atravessa uma seo transversal do condutor por um determinado intervalo de tempo t determina a intensidade de corrente eltrica. Onde: i = intensidade da corrente eltrica Q = quantidade de carga eltrica t = intervalo de tempo

A unidade de medida utilizada para corrente eltrica o Coulomb/segundo (C/s), esta unidade recebe o nome de ampre (A).

Tenso eltrica
Quando ligamos um condutor de luz em um gerador, todas as partculas que esto eletrizadas, comeam a entrar em movimento ordenado. o caso das pilhas de uma lanterna, por exemplo, que manda energia eltrica para as partculas que atravessam, com a ajuda da energia qumica. Essas partculas que recebem energia se tornam partculas energizadas, passando pelos condutores, e atravessando a lmpada, fazendo com que a luz da lanterna se acenda. Vejamos agora um exemplo de um circuito eltrico:

Podemos considerar tenso eltrica, como energia eltrica, que a partcula eletrizada com uma quantidade de carga eltrica Q receber, quando passar pelo gerador. A partir dessas consideraes, podemos definir a tenso eltrica (U) como uma grandeza que nos permite ver a quantidade de energia eltrica que o gerador capaz de liberar para cada uma das unidades de quantidade de cada carga que passa por ele. A frmula para calcular a tenso a partir desse conceito :

Onde: U= Tenso eltrica

Eel= Energia eltrica Q= Quantidade de carga eletrizada A unidade de resistncia eltrica no SI o volt representado pela letra V.

Resistncia eltrica
O que a resistncia eltrica? Quando uma corrente eltrica estabelecida em um condutor metlico, um nmero muito elevado de eltrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os eltrons colidem entre si e tambm contra os tomos da rede cristalina do condutor. Portanto, os eltrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto , existe uma resistncia passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistncia, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistncia eltrica. Os resistores podem ser encontrados em vrios objetos, como por exemplo, no chuveiro, na lmpada, etc. Os resistores so elementos do circuito que consomem energia eltrica, convertendo-a integralmente em energia trmica. A converso de energia eltrica em energia trmica chamada de Efeito Joule. A figura abaixo nos mostra como os resistores so representados em um circuito eltrico.

A resistncia eltrica (R) pode ser definida pelas seguintes equaes:

Nas equaes acima temos: U = a diferena de potencial (ddp)

i = a intensidade da corrente eltrica R = a resistncia eltrica A unidade de resistncia eltrica no SI o ohm representado pela letra (mega).

Lei de Ohm
Em 1827, o fsico alemo George Simon Ohm, estabeleceu a lei, que mais tarde ficou conhecida como lei de ohm. A Lei de Ohm afirma que, ao percorrer um resistor (R) a corrente eltrica (i) diretamente proporcional tenso (U).

Onde: U = representa a tenso (V). R = a resistncia do resistor ou condutor (). i = corrente eltrica (A).

Efeito Joule
Quando um resistor se aquece devido a passagem da corrente eltrica, diz-se que ocorre o Efeito Joule. Num dado intervalo de tempo, a energia eltrica que o resistor consome dissipada na forma de calor. Ento, a potncia eltrica consumida igual potencia eltrica dissipada, ou seja:

A lmpada fluorescente funciona graas ao efeito joule.

Onde: U = representa a tenso (V). R = a resistncia do resistor ou condutor (). i = corrente eltrica (A). P = potncia (W)

EXERCCIOS
1- Faa uma relao dos aparelhos consumidores resistivos de sua casa e verifique o que eles tm em comum. 2- Indique a principal transformao de energia que ocorre no funcionamento de: a) um chuveiro eltrico. b) um liquidificador. c) lmpada incandescente. d) ferro de passar roupa. 3- Considere uma secadora de roupas com potencia 1200 W. a) Qual o significado dessa indicao? b) Que transformaes de energia ela realiza quando esta funcionando? 4- Submetido a uma tenso de 120 V, um aparelho resistivo consome uma potencia de 60 W. Calcule a corrente eltrica do aparelho. 5- O resistor de um chuveiro est submetido tenso 220 V e a uma corrente 20 A. Determine sua resistncia eltrica. 6- Uma torradeira eltrica tem um resistor de resistncia eltrica 11 quando ligado rede de 110 V. Qual a corrente estabelecida no resistor? 7- Qualquer movimento de eltrons livres constitui uma corrente eltrica? Justifique sua resposta. 8- Imagine que pela seo reta de um fio condutor passe uma carga Q= 50 C durante o tempo de t =10 s. a) Qual a intensidade da corrente eltrica que passa pelo fio? b) Qual a quantidade de carga que passa pela seo reta durante um tempo de t= 1 h? 9- Suponha que, ao se ligar a chave do carro para acionar o motor de arranque, ele seja percorrido por uma corrente de i =100 A. Se o motor for mantido ligado durante um tempo t= 5 s, determine, nesse intervalo de tempo, a quantidade de carga que passa em qualquer parte do circuito. 10- Um ventilador dissipa uma potencia de 30 W quando ligado a uma rede eltrica que fornece uma tenso de 120 V. A corrente eltrica nesse aparelho tem valor igual a? 11- Ao consertar uma tomada, uma pessoa toca um dos fios da rede eltrica com uma mo e outro fio com a outra mo. A tenso da rede U =220 V e a corrente atravs do corpo i =0,004 A. Determine a resistncia eltrica da pessoa. 12- Quando uma dada lmpada ligada a uma bateria que lhe aplica uma tenso de 6,0 V, verifica-se que o filamento desta lmpada percorrido por uma corrente i =2,0 A. a) Qual a resistncia deste filamento? b) Se esta lmpada for ligada a uma pilha, de 1,5 V, qual ser a corrente que passara em seu filamento? 13-O filamento de uma lmpada de lanterna tem uma resistncia, suposta constante, R= 5 . Se a lmpada estiver ligada a uma bateria, que e aplicada uma tenso U= 6 V, qual a intensidade de corrente em seu filamento?

14- Um acorrente eltrica de intensidade 10 A mantida em um condutor metlico durante 4 minutos. Determine a carga eltrica que atravessa a seo do condutor. 15- Um resistor tem resistncia igual a 50 , sob tenso U= 60 V. Calcule a intensidade de corrente eltrica que o atravessa.

16- Atravs de um fio passam por minuto 120 C. Qual a corrente em A que atravessa o fio? 17- A corrente eltrica que se estabelece em um condutor metlico devida ao movimento ordenado de ?

Atividades de Vestibulares
1-(PUC-MG)Em um relmpago, a carga eltrica envolvida na descarga atmosfrica da ordem de 10 coulombs. Se o relmpago dura cerca de 0,003 segundos, a corrente eltrica mdia vale, em A : a) 10 b) 100 c) 1000 d)10000 2-(FEI-SP) Em uma residncia esto instaladas 20 lmpadas de 100 W, uma geladeira de 600 W e um chuveiro de 4.000 W. Se a tenso 110 V e tudo estiver ligado simultaneamente, qual a corrente no cabo de alimentao? a) 20 A b) 30 A c) 40 A d) 50 A e) 60 A 3-(Unifesp) Num livro de eletricidade voc encontra as trs informaes seguintes: a primeira afirma que isolantes so corpos que no permitem a passagem da corrente eltrica; a segunda afirma que o ar isolante e a terceira afirma que, em mdia, um raio se constitui de uma descarga eltrica correspondente a uma corrente de 10000 ampres que atravessa o ar e desloca, da nuvem Terra, cerca de 20 coulombs. Pode-se concluir que essas trs informaes so: a) coerentes, e que o intervalo de tempo mdio de uma descarga eltrica de 0,002 s. b) coerentes, e que o intervalo de tempo mdio de uma descarga eltrica de 2,0 s. c) conflitantes, e que o intervalo de tempo mdio de uma descarga eltrica de 0,002 s. d) conflitantes, e que o intervalo de tempo mdio de uma descarga eltrica de 2,0 s. e) conflitantes, e que no possvel avaliar o intervalo de tempo mdio de uma descarga eltrica. 4- (UFSM-RS) Uma lmpada permanece acessa durante 5 minutos por efeito de uma corrente de 2 A, fornecida por uma bateria. Nesse intervalo de tempo, a carga total(em C) liberada pela bateria : a) 0,4 b) 2,5 c) 10 d) 150 e) 600

5-(UEL-PR) Pela seco reta de um condutor de eletricidade, passam 12 C a cada minuto. Nesse condutor, a intensidade da corrente eltrica, em ampres, igual a: a) 0,08 b) 0,20
Dimetro(mm) 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 Corrente(A) 2 10 15 26 40 Preo/metro(R$) 0,50 1,00 1,50 2,60 4,50

c) 5,0 d) 7,2 e) 1 6- (UFJF-MG) Imagine que voc tenha comprado um chuveiro eltrico para ser alimentado por uma tenso de 120 V e que a potncia consumida seja de 3.000 W. Ao instalar o chuveiro, voc precisa decidir sobre o dimetro do fio que deve ser conectado rede eltrica para alimentar o chuveiro. Imagine que a tabela abaixo represente o dimetro do fio de cobre, a corrente eltrica mxima permitida e o preo por metro.

Assim, podemos afirmar que: a) voc deve comprar o fio com dimetro de 1,0 mm, pois a corrente que o fio suporta suficiente e seu custo menor que o de fios com dimetros superiores. b) voc deve comprar o fio com dimetro de 1,5 mm, pois a corrente que o fio suporta suficiente e seu custo menor que o de fios com dimetros superiores. c) voc deve comprar o fio com dimetro de 2,0 mm, pois a corrente que o fio suporta suficiente e seu custo menor que o de fios com dimetros superiores. d) voc deve comprar o fio com dimetro de 2,5 mm, pois a corrente que o fio suporta suficiente e seu custo menor que o de fios com dimetros superiores. e) voc deve comprar o fio com dimetro de 3,0 mm, pois a corrente necessria para alimentar o chuveiro de 36 A. 7- (PUC-RJ) A maior parte da resistncia eltrica no sistema abaixo est:

a) no filamento da lmpada. b) no fio. c) nos pinos da tomada. d) na tomada na qual o sistema ligado. e) igualmente distribuda pelos elementos do sistema.

S-ar putea să vă placă și