Sunteți pe pagina 1din 8

LOUSA DIGITAL: APRESENTAO A PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS 1 Anderson Rodrigues Moro 2 Adriana Soares Pereira

3 RESUMO
Artigo que tem como finalidade falar sobre a lousa digital YTboard, mostrar seu funcionamento, vantagens e apresentao da mesma a professores de duas escolas da cidade de Frederico Westphalen RS, com elaborao de um questionrio identificando o grau de interesse dos mesmos no assunto.

ABSTRACT
Article aims to discuss the digital board YTboard show their operation, advantages and presentation of the same teachers from two schools in the city of Frederico Wesphalen - RS, with elaboration of a questionnaire identifying the degree of interest in the same subject.

PALAVRAS-CHAVE
Lousa digital ; YTboard ; Escola ; Frederico Westphalen.

INTRODUO A sociedade atual ps fim nos perodos de escassez de informaes, porm trouxe um

novo problema. O grande fluxo de informaes veiculadas nos diferentes meios de comunicao. O problema que antes era de ter acesso informao hoje cedeu lugar ideia de como lidar com a grande quantidade de informaes que surgem diariamente. A informao precisa ser processada de forma correta e eficiente, exigindo tcnicas e processos que orientam a criao, disseminao e utilizao do conhecimento para serem atingidos com eficincia os objetivos individuais e coletivos. O mundo atual deve superar antigas deficincias e se tornar cada vez mais inovador. Nesse sentido, as tecnologias podem contribuir de forma eficaz para que os programas de educao se tornem cada vez mais avanados e alcancem o maior nmero de pessoas e re-

1 2

Artigo apresentado ao Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Universidade Federal de Santa Maria. Aluno do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Universidade Federal de Santa Maria. 3 Professor Orientador, Doutor, Universidade Federal de Santa Maria.

2 gies. Contudo, necessrio que haja capacitao pedaggica e tecnolgica dos professores para que possam usar a ferramenta de forma adequada nas salas de aula. Os professores de mente aberta, interativa e participativa encontraro na tecnologia ferramentas eficientes para ampliarem a interao entre professores, alunos e computador. Nesse sentido, as tecnologias de comunicao no substituiro o professor em si, mas modificaro algumas das suas funes. Nos ltimos anos tm-se falado muito em tecnologia, em sala de aula inteligente, porm a maioria das escolas no tem acompanhado o avano com que a tecnologia tem evoludo. Atualmente faz-se necessrio abandonar o quadro negro das salas de aula e substitu-los pela lousa digital. Com a lousa digital as aulas tendem a ser mais interativas, proporcionando ao aluno que ele v at ela e escreva com uma caneta especial. Ela tem as mesmas vantagens de um computador, porm com tela maior e melhor. Alguns softwares permitem salvar a aula e guard-las podendo ser enviados posteriormente por e-mail aos alunos.

O QUE LOUSA DIGITAL? Os estudos sobre lousa digital tem se tornado crescente no Brasil. possvel encontrar

vrios autores escrevendo sobre o assunto. Dentre eles pode-se destacar: Segundo Nakashima & Amaral (2006), a lousa digital uma tecnologia moderna e inovadora com recursos que podem auxiliar na criao de novas metodologias de ensino. Nakashima (2008), afirma que importante insistir na gama de oportunidades de aprendizagem existentes, que vai alm da ideia de que as pessoas aprendem somente na escola, na universidade, em um curso, seminrio ou livro, pois possvel aprender tambm nos espaos virtuais, mediados por tecnologias digitais. De acordo com Torres (2011), preciso considerar que a presena das novas tecnologias nos processos educativos vem se difundindo amplamente nos ltimos anos, o que nos obriga, e obrigar cada vez mais, a repensar estratgias de formao do professor/leitor em educao.

FUNCIONAMENTO E CUSTO DA LOUSA DIGITAL YTBOARD Apesar de existir vrios modelos de lousa digital disponveis no mercado, optou-se pelo

modelo citado abaixo por ser de baixo custo, e possuir software gratuito, alm de ser de fcil configurao permitindo que o professor com um rpido treinamento possa utiliz-lo.

3 A lousa digital escolhida para demonstrao composta por um kit para lousa digital composto pelo software de controle YTboard verso 0.98c (alguns recursos no funciona no Windows 8), um controle Wiimote (controle do Wii), uma caneta infravermelha ActiveNib v1.0, um adaptador bluetooth e um trip. O kit completo pode ser adquirido por apenas R$ 439,00, tornando-se assim fcil de ser adquirido devido ao seu baixo custo. Funcionalidades do software YTboard: Conectar Possibilita estabelecer a conexo do Wiimote com o computador atravs do bluetooth; Calibrar Permite calibrar a tela para uso da caneta; Anotao Ativa o modo anotao, possibilitando desenhar e fazer anotaes diretamente no desktop ou em qualquer aplicativo, tambm possvel escolher um dos vrios tipos de fundo de tela: branco, preto, caderno, quadriculado e plano cartesiano (possibilita traar retas usando somente o ponto inicial e o final). Ainda no modo anotao possvel salvar, apagar ou desfazer as anotaes e escolher a cor; Alternar tarefas Executa o alternador de tarefas do Windows; Teclado virtual Permite digitar na tela.

Figura 1 Kit YTboard. Fonte: Blog YTboard (2012).

4 4 APLICATIVOS PARA LOUSA DIGITAL Algumas aplicaes adicionais podem ser utilizadas com a lousa. Como por exemplo: Microsoft Power Point, Microsoft Word, Paint, Google Maps, Foxit Reader e Play Crayon Physics. Algumas funcionalidades de cada aplicativo na lousa digital: Microsoft Power Point Com a caneta infravermelha ActiveNib v1.0, possvel utilizar no modo Apresentao de Slides os recursos: caneta e marca-texto do Power Point, possibilitando assim, salvar todas as anotaes que forem realizadas; Microsoft Word possvel digitar textos usando teclado virtual do Windows ou do prprio software; Paint possvel desenhar e pintar de forma mais aprimorada que o mouse, atraindo assim, a ateno das crianas e tornando as aulas mais interativas; Google Maps Utilizando a caneta infravermelha possvel visualizar e fazer anotaes nos mapas das cidades; Foxit Reader Permite fazer anotaes e desenhos em arquivos PDF; Play Crayon Physics Jogo interativo onde o objetivo deslocar a bola vermelha at a estrela, para isso necessrio desenhar formas geomtricas seguindo as leis da fsica para atingir o objetivo.

APLICAO DA LOUSA DIGITAL NAS ESCOLAS DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Com a finalidade de levar conhecimento a alguns professores sobre a lousa digital e mostrar a importncia, sua utilidade e vantagens na sala de aula foi elaborado um questionrio baseado no interesse destes profissionais em relao ao assunto e montado um kit YTboard para apresentar aos professores de duas escolas da cidade de Frederico Westphalen RS. As visitas s duas escolas foram realizadas em junho de 2012, porm em uma Escola a Direo alegou que uma Universidade da referida cidade j havia feito demonstrao sobre o assunto aos professores do colgio e informaram que nenhum professor possua horrio disponvel para a apresentao ser realizada. Na segunda escola foi informado que s haveria horrio disponvel para Agosto. Por questes ticas optou-se por no mencionar o nome das escolas.

5 6 CONSIDERAES FINAIS Mesmo com todas as vantagens da Lousa Digital, como baixo custo, funcionalidades e possibilitar aulas mais interativas, incentivando a participao dos alunos, os diretores das Escolas pesquisadas demonstraram pouco interesse. Sendo assim, chega-se a concluso que algumas escolas no se esforam em aprimorar seus mtodos de ensino.

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. BLOG YTboard: monte a sua lousa interativa. Disponvel em: http://blog.ytboard.com.br. Acesso em: 3 abr. 2012. COSTA, Renata. Como funciona uma lousa digital? So Paulo: Ed. Abril, 2009. Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/comofunciona-lousa-digital-tecnologia-501324.shtml> Acesso em: 14 mai. 2012. FAGUNDES, Luciana Porto. O uso da lousa digital interativa em uma prtica pedaggica. Campinas, SP: UNICAMP, 2008. Originalmente apresentada como Trabalho de Concluso de Curso, Universidade Estadual de Campinas, 2008. GARBIN, Mnica Cristina. Projeto lousa digital. Campinas, SP: UNICAMP, 2007. Disponvel em: <http://lantec.fae.unicamp.br/lousa/portugues/index.html> Acesso em: 15 mai. 2012. GOMES, Elaine Messias. Desenvolvimento de atividades pedaggicas para a educao infantil com a lousa digital interativa: uma inovao didtica. Campinas, SP: UNICAMP, 2010. Originalmente apresentada como Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2010. LENGLER, Adriane. Salas de aula inteligentes j! So Paulo, 2012. Disponvel em: <http://lousadigitalitanhaem.blogspot.com.br> Acesso em: 15 mai. 2012. MATIAS-PEREIRA, Jos. Manual de metodologia da pesquisa cientfica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2010. NAKASHIMA, R. H. R. ; AMARAL, S. F. Linguagem audiovisual da lousa interativa no contexto educacional. Educao temtica digital. Campinas, v.8, n.1, p.33-48, dez. 2006. TORRES, Mariana Damiani. A lousa digital na educao infantil: uma prtica inovadora. Campinas, SP: UNICAMP, 2011. Originalmente apresentada como Monografia, Universidade Estadual de Campinas, 2011.

6 ANEXOS

S-ar putea să vă placă și