Sunteți pe pagina 1din 3

CAPTULO 6

Rotao
Rotao um mtodo derivado da Geometria Descritiva que serve para encontrar vistas ortogrficas auxiliares no padronizadas, alm das seis vistas clssicas do Desenho Tcnico. Neste livro, o mtodo da Geometria Descritiva foi adaptado e simplificada para uma melhor visualizao do processo de rotao de um objeto em torno de um ponto ou uma aresta qualquer, tendo por base um dos eixos coordenados.

Fig. 6-1- imagens que fazem parte de uma animao presente no CD-ROM (item Aulas & Animaes > Perspectivas)

A Fig. 6-1 mostra a transformao de uma vista ortogrfica de frente em uma perspectiva por meio da rotao do objeto - primeiro para a frente, em torno do eixo X e, a seguir, no sentido horrio, em torno do eixo Y. Note que as arestas paralelas dos cubinhos continuam paralelas entre si nas trs etapas da rotao porque foi utilizada a projeo cilndrica que tem os raios de projeo paralelos entre si.

O exerccio da rotao
Veja o objeto slido representado pela perspectiva e pelas vistas abaixo. A seta e as vistas deixam claro o ponto de vista na frente do poliedro, e considera-se que o eixo Y coincidente com a aresta AB. Y
A A A

A=B

V.F.
Fig. 6-2 - Veja um passo-a-passo com este objeto no item Aulas & Animaes do CD-ROM

34

Se o objeto girar ou for rotacionado 30 no sentido horrio em torno da aresta AB (Fig. 6-3): a sua vista superior sofrer um giro equivalente, na horizontal, sem mudar de forma, propores ou dimenses. A Fig. 6-3 mostra, em negrito, a vista superior rotacionada horizontalmente em torno da aresta AB ou eixo Y; as vistas de frente e lateral sofrero uma mudana de forma, propores e medidas nas dimenses horizontais e inclinadas, mas no nas alturas.

Para facilitar o entendimento, a Fig. 6-4 mostra, em negrito, a vista superior rotacionada, (sem mudana de forma, propores ou dimenses ) e a vista de frente resultante da rotao.

Fig. 6-3 - Em negrito, a vista superior rotacionada horizontalmente em torno da aresta AB, sem nenhuma mudana de forma, propores ou dimenses.

Fig. 6-4 - Em negrito, a vista superior rotacionada e a vista de frente resultante da rotao.

No mtodo da Geometria Descritiva, os traados da rotao so executados sobre os desenhos originais, como nas Fig. 6-3 e Fig. 6-4. Para poliedros mais complexos, se os desenhos no forem executados com espessuras bem diferenciadas como nas figuras acima, essa prtica resulta em um amontoado de linhas que pode confundir o leitor ou mesmo o desenhista. A adaptao deste livro procura simplificar e limpar o mtodo, deslocando a vista rotacionada que no se ir alterar neste caso, a vista superior para longe das vistas originais (Fig. 6-5). As Fig. 6-5 e Fig. 6-6 mostram que, para encontrar a nova vista frontal (rotacionada) como neste caso, basta traar e cruzar linhas de chamada vindas a partir de todos os vrtices de duas vistas neste caso, frontal e superior rotacionada -, como no mtodo de transferncia de pontos.

Fig. 6-5 a vista superior j rotacionada em torno da aresta AB (ou eixo Y) foi deslocada para longe dos desenhos originais para evitar a confuso de traados. Para encontrar a nova vista de frente rotacionada, basta puxar e cruzar linhas de chamada de todos os vrtices de duas vistas neste caso, a frontal e a superior.

Fig. 6-6 traando linhas a partir de todos os vrtices das duas vistas frontal e superior encontram-se os vrtices e o traado da vista frontal resultante da rotao. Este mtodo equivale a uma mudana do ponto de vista principal (frente do objeto).

35

Fig. 6-7 esta figura faz parte de um passo-a-passo com este objeto no item Aulas & Animaes do CD-ROM e mostra como ficaria a vista de frente de um objeto slido rotacionado e desenhado sobre as vistas originais e a mesma vista deslocada juntamente com sua vista superior.

Na prtica
O slido representado pela perspectiva abaixo derivado de um cubo de 6 cm de aresta. De um dos seus cantos inferiores foi extrado um outro cubo de 3 cm de aresta e, a seguir, foi executado um recorte que produziu a face inclinada a 60 com a horizontal. Para as trs opes de frente indicadas pelas setas 1, 2 e 3, responda os itens a seguir. a) Para a posio 1 de frente, em torno de qual eixo o objeto dever ser rotacionado para a obteno da verdadeira grandeza da face inclinada? b) Nesse caso, que nova(s) vista(s) poder(o) mostrar a face em VG? c) Qual o ngulo de rotao necessrio (ou quais os ngulos, caso haja mais de uma soluo)?

d) Das vistas originais, qual dever sofrer a rotao para depois obter a vista resultante do item b) ? e) Em uma mesma folha, desenhe as vistas originais do objeto (sem rotao) e a(s) nova(s) vista(s) rotacionada(s), conforme o item b). f) Responda os itens a) a e) para as posies de frente 2 e 3. frente 3

frente 1

base do objeto na frente 3

frente 2

ngulo de 60

36

S-ar putea să vă placă și