Sunteți pe pagina 1din 3

DO EMPRESRIO ( Cap.

5)

Empresrio A empresa uma atividade e, como tal , deve ter um sujeito que a exera, o titular da atividade (o empresrio). Este quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou servios (conceito do Cdigo Civil de 2002, artigo 996). O empresrio o sujeito de direito, ele possui personalidade. Pode ele tanto ser uma pessoa fisca, na condio de empresrio individual, quanto uma pessoa jurdica, na condio de sociedade empresria. Os elementos caractersticos da condio do empresrio so:

1. a economicidade 2. a organizao 3. a profissionalidade 4. a assuno do risco 5. o direcionamento ao mercado.


A Economicidade O empresrio, enquanto sujeito de direitos que exerce a empresa, desenvolve sempre atividades econmicas, entendidas aqui como a atividade voltada para a produo de novas riquezas. Estas podem advir da criao de novos bens, ou mesmo do aumento do valor dos bens existentes. A Organizao No basta o exerccio de uma atividade econmica para a qualificao de uma pessoa como empresrio, essencial tambm que este seja o responsvel pela organizao dos fatores da produo para o bom exerccio da atividade. E essa organizao deve ser de fundamental importncia, assumindo prevalncia sobre a atividade pessoal do sujeito. Mesmo no caso do pequeno empresrio essa organizao assume um papel prevalente, na medida em que h preponderantemente uma considerao ojetiva dos frutos da atividade, e no das qualificaes pessoais do sujeito. Ainda que a figura pessoal desempenhe um papel importante, no caso so empresrio a organizao que assume papel premordial.

Profissionalidade S empresrio quem exerce a empresa de modo profssional. Tal expresso no deve entendida com os contornos que assume n linguagem corrente, porquanto no se refere a uma condio pessoal, mas estabilidade e habitualidade da atividade exercida. Assuno do risco Remo Fransceschelli destaca como o elemento prepoderante da condio de empresrio a assuno do risco, um risco peculiar. Nas atividades econmicas em geral, todos assumem riscos. Direcionamento ao mercado essencial na caractrizao de um empresrio que sua atividade seja voltada satisfao de necessidades alheias. O empresrio deve desenvolver atividade de produo ou circulao de bens ou servios para o mercado, e no para si prprio. O Empresrio Individual O empresrio individual a pessoa fsica que exerce a empresa em seu prprio nome, assumindo todo o risco da atividade. a prpria pessoa fsica que ser o titular da atividade Ainda que lhe seja atribudo um CNPJ prprio, distinto do seu CPF, no h distino entre a pessoa fsica em si e o empresrio individual. Capacidade Para os atos da vida em geral a pessoa deve ter capacidade, no sentido jurdico, ou seja, deve ser dotada de vontade e de discernimento para exercer os atos por si s. Tal capacidade est geralmente ligada a fatores objetivos como idade e estado de sade. O empresrio individual deve exercer a atividade, a princpio, em seu prprio nome, assumindo obrigaes e adquirindo direitos em decorrncia dos atos praticados. O empresrio individual deve ser dotado de capacidade pelna, isto , para ser empresrio individual, a pessoa fsica dev, como regra geral, ser absolutamente capaz. A capacidade plena de agir se adquire aos 18 anos de idade, nos termos do artigo 5 do Cdigo Civil. Todavia, quem com 16 anos ou mais for emancipado. O empresrio incapaz O incapaz (menor de 16 anos ou interdito) no pode jamias iniciar uma

atividade empresarial, mas pode continuar uma atividade que j vinha sendo exercida. Tal permisso se justifica pelo princpio da preservao da empresa. A continuao da atividade ser necessariamente precedida de autorizao judicial, que analisar os riscos da empresa, bem como a convenincia de contunu-la. Haver uma ponderao dos riscos e benficios em jogo, deferindo-se ou no a continuao da atividade pelo incapaz. A autorizao para a continuao da empresa dada em carter precrio, podendo ser revogada a qualquer momento. Tal revogao compete ao juiz, ouvidos os representantes legais do incpaz.

S-ar putea să vă placă și