Sunteți pe pagina 1din 6

NOME DO ALUNO(A) PROFESSOR (A)

VERIFICAO 2 (V2) FILOSOFIA 3 ETAPA


DATA VISTO DO PROFESSOR

1 EM

60 TOTAL DE ESCORES DA VERIFICAO:


TOTAL DE ESCORES OBTIDOS: NOTA PARCIAL: DESCONTOS POR ERROS DE ORTOGRAFIA: NOTA FINAL DA VERIFICAO: INSTRUES

1. Desligue seu celular; 2. Preencha corretamente o cabealho escrevendo seu nome completo, nome do(a) professor(a) e data; 3. Leia cada questo com bastante ateno, procurando entender o que est sendo pedido; 4. Em caso de dvida chame o(a) professor(a); 5. Procure realizar sua avaliao com letra legvel e organizada; 6. Use caneta com tinta azul ou preta; 7. No permitido o uso de corretivo; 8. No rasure questes objetivas; 9. No utilize nenhum meio desonesto para realizar sua avaliao; 10. O uso de calculadora s permitido quando autorizado pelo professor e coordenao; 11. Ao trmino releia suas questes e entregue sua avaliao para o(a) professor(a)

A cada 4 erros de ortografia so descontados 0,1 dcimo, at um mximo de 0,5 dcimos

1 QUESTO

Escores

1 QUESTO

Segundo o filsofo ingls Francis Bacon (1561-1626), o ser humano tem o direito de dominar a natureza e as tcnicas; as cincias so os meios para exercer esse poder. Que processo histrico pode ser diretamente associado a essas ideias? a) Os ideais de retorno vida natural. b) O bloqueio continental imposto Europa por Napoleo Bonaparte. c) A Contrarreforma promovida pela Igreja Catlica. d) O surgimento do estilo barroco nas artes. e) A Revoluo Industrial

Escores da Questo: 04 Escores Obtidos:

2 QUESTO

Para evitar os erros provocados pelos dolos, Francis Bacon props o mtodo indutivo de investigao. Segundo ele, tal mtodo consiste em: a) concepo mstica da natureza, organizao racional, explicaes gerais (hipteses) e experimentaes. b) observao da natureza, organizao racional, explicaes gerais (hipteses) e introspeco. c) observao da natureza, organizao racional, explicaes gerais (hipteses) e experimentaes. d) concepo emocional da natureza, organizao racional, explicaes gerais (hipteses) e experimentaes.

Escores da Questo: 04 Escores Obtidos:

3 QUESTO

O Racionalismo Clssico, na Filosofia Moderna, ficou conhecido porque: I. Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razo atinge a verdade, usa o recurso da dvida metdica. II. Segundo Descartes, a verdade deve ter como critrio sua eficcia ou utilidade. III. O racionalismo de Descartes tornou famosa toda a sua Escola com a clebre proposio Penso, logo existo. IV. Descartes introduziu uma grande modificao no pensamento moderno, segundo a qual todo conhecimento verdadeiro deriva de testes e experimentos. Esto corretas apenas: a) as afirmaes I e II. b) as afirmaes II e III. c) as afirmaes I e IV. d) as afirmaes III e IV.
Escores da Questo: 05 Escores Obtidos:

Escores da Questo: 06 Escores Obtidos:

4 QUESTO

Na obra Discurso sobre o mtodo, Ren Descartes props um novo mtodo de investigao baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na geometria: evidncia, anlise, sntese, controle. Assinale a alternativa que contenha corretamente a descrio das regras de anlise e sntese.

A) A regra da anlise orienta a enumerar todos os elementos analisados; a regra da sntese orienta decompor o problema em seus elementos ltimos, ou mais simples. B) A regra da anlise orienta a decompor cada problema em seus elementos ltimos ou mais simples; a regra da sntese orienta ir dos objetos mais simples aos mais complexos. C) A regra da anlise orienta a remontar dos objetos mais simples at os mais complexos; a regra da sntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples. D) A regra da sntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que evidente; a regra da anlise orienta descartar o que evidente e s orientar-se, firmemente, pela opinio.

5 QUESTO

Em suas Meditaes, Descartes pergunta: Mas o que sou eu, portanto? Uma coisa que pensa. O que uma coisa que pensa? uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que no quer, que imagina tambm e que sente.
DESCARTES, Ren. Meditaes. So Paulo: Abril Cultural, 1983, 3 ed., Coleo Os Pensadores

Escores da Questo: 05 Escores Obtidos:

Nesse trecho, Descartes trata da relao entre o cogito e o duvidar, o conceber, o afirmar, etc. A veracidade dos mencionados estados estabelecida mediante: a) os contedos do mundo sensvel que ratificam as ideias. b) a relao entre o cogito e os seus modos de ser. c) a aquisio de ideias adventcias. d) ideias que se forma a partir das influncias dos objetos do mundo exterior.

6 QUEST O I TEXTO

Escores da Questo: 06 Escores Obtidos:

Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e de prudncia nunca se fiar inteiramente em quem j nos enganou uma vez.
DESCARTES, R. Meditaes Metafsicas. So Paulo: Abril Cultural, 1979.

TEXTO II Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impresso deriva esta suposta ideia? E se for impossvel atribuir-lhe qualquer impresso sensorial, isso servir para confirmar nossa suspeita.
HUME, D. Uma investigao sobre o entendimento. So Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).

Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparao dos excertos permite assumir que Descartes e Hume a) defendem os sentidos como critrio originrio para considerar um conhecimento legtimo. b) entendem que desnecessrio suspeitar do significado de uma ideia na reflexo filosfica e crtica. c) so legtimos representantes do criticismo quanto gnese do conhecimento. d) concordam que conhecimento humano impossvel em relao s ideias e aos sentidos. e) atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obteno do conhecimento.

7 QUEST O

Escores da Questo: 05 Escores Obtidos:

Os termos impresses e ideias, para David Hume, so, respectivamente, por ele definidos como a) nossas percepes mais fortes, tais como nossas sensaes, afetos e sentimentos; percepes mais fracas ou cpias daquelas na memria e imaginao. b) aquilo que se imprime memria e nos permite ativar a imaginao; lampejos inditos sobre o objeto e sua natureza. c) o que fica impresso na memria independentemente da fora: ao de criar a partir do dado sensorial. d) vaga noo do sensvel; raciocnio com fora de lei que legitima a natureza no mbito da razo.

8 QUESTO

David Hume nasceu na cidade de Edimburgo, em pleno Sculo das Luzes, denominao pela qual ficou conhecido o sculo XVIII. Para investigar a origem das ideias e como elas se formam, Hume parte, como a maioria dos filsofos empiristas, do cotidiano das pessoas. Do ponto de vista de um empirista, a) no existem ideias inatas. b) no existem ideias abstratas. c) no existem ideias a posteriori. d) no existem ideias formadas pela experincia.

Escores da Questo: 04 Escores Obtidos:

9 QUESTO

Escores da Questo: 06 Escores Obtidos: Leia o texto a seguir.

Certamente, temos aqui ao menos uma proposio bem inteligvel, seno uma verdade, quando afirmamos que, depois da conjuno constante de dois objetos, por exemplo, calor e chama, peso e solidez, unicamente o costume nos determina a esperar um devido ao aparecimento do outro. Parece que esta hiptese a nica que explica a dificuldade que temos de, em mil casos, tirar uma concluso que no somos capazes de tirar de um s caso, que no discrepa em nenhum aspecto dos outros. A razo no capaz de semelhante variao. As concluses tiradas por ela, ao considerar um crculo, so as mesmas que formaria examinando todos os crculos do universo. Mas ningum, tendo visto somente um corpo se mover depois de ter sido impulsionado por outro, poderia inferir que todos os demais corpos se moveriam depois de receberem impulso igual. Portanto, todas as inferncias tiradas da experincia so efeitos do costume e no do raciocnio.
HUME, D. Investigao acerca do entendimento humano. Trad. Anoar Aiex. So Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 61-62. Filosofia 111

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Dav id Hume,


CORRETA afirmar que

a) a razo, para Hume, incapaz de demonstrar proposies matemticas, como, por exemplo, uma proposio da geometria acerca de um crculo. b) Hume defende que todo tipo de conhecimento, matemtico ou experimental, obtido mediante o uso da razo, e pode ser justificado com ba se nas operaes do
raciocnio.

c) necessrio examinar um grande nmero de crculos, de acordo com Hume, para se poder concluir, por exemplo, que a rea de um crculo qualquer igual a multiplicado pelo quadrado do raio desse crculo. d) Hume pode ser classificado como um filsofo ctico, no sentido de que ele defende a impossibilidade de se obter qualquer tipo de conhecimento com base na
razo.

e) segundo Hume, somente o costume, e no a razo, pode ser apontado como sendo o responsvel pelas concluses acerca da relao de causa e efeito, s quais as pessoas chegam com base na experincia.

10 QUESTO

O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma viso unitria do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe so contemporneas, conservou uma grande certeza quanto racionalidade do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essncia.
FALCON, F. J. C. Iluminismo, So Paulo: tica, 1986. Adaptado.

Escores da Questo: 04 Escores Obtidos:

Suas principais linhas de fora foram: a) o pensamento crtico, o primado da razo, a antropologia e a pedagogia. b) a ideia de progresso, a antropologia, a manuteno das tradies e a explicao racional para tudo. c) o direito coletivo, o direito propriedade, o primado da razo, a ideia de progresso. d) o sentimento humanitrio, a futilidade da guerra, a manuteno das tradies e a explicao racional para tudo. e) a ideia de socialismo, o pensamento crtico, o antropocentrismo e o naturalismo.

11 QUESTO

O escritor e filsofo francs Voltaire, que viveu no sculo XVIII, considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Sculo das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importncia de manter acesa a chama da razo: Vejo que hoje, neste sculo que a aurora da razo, ainda renascem algumas cabeas da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno menos mortfero e que suas goelas so menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se- a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calnia reacendero suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade no deve mais se esconder diante dos monstros e que no devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados. Identifique a opo que melhor expressa esse pensamento de Voltaire. a) Aquele que se pauta pela razo e pela verdade no um sbio, pois corre um risco desnecessrio. b) A razo impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impe sobre os seres humanos. c) Aquele que se orienta pela razo e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo. d) O fanatismo e obscurantismo so coisas do passado e por isso a razo no prcisa mais estar alerta. e) A razo envenena o esprito humano com o fanatismo

Escores da Questo: 05 Escores Obtidos:

QUESTO DESAFIO

Escores da Questo: 06 Escores Obtidos:

At agora se sups que todo nosso conhecimento tinha que se regular pelos objetos; porm, todas as tentativas de mediante conceitos estabelecer algo a priori sobre os mesmos, atravs do que o nosso conhecimento seria ampliado, fracassaram sob esta pressuposio. Por isso tente-se ver uma vez se no progredimos melhor nas tarefas da Metafsica admitindo que os objetos tm que se regular pelo nosso conhecimento a priori, o que assim j concorda melhor com a requerida possibilidade

de um conhecimento a priori dos mesmos que deve estabelecer algo sobre os objetos antes de nos serem dados. (Kant) De acordo com o pensamento de Kant, CORRETO afirmar que a) o conhecimento resulta da ao dos objetos sobre nossa capacidade perceptiva, de modo que todo conhecimento deriva da experincia. b) nada pode ser estabelecido sobre os objetos que no seja dado por eles ou por meio deles. c) nosso conhecimento regulado por princpios que se encontram em nossa mente; como tais, so anteriores e independentes de toda experincia. d) dispensvel fazer uma crtica da Razo e dos limites e possibilidade do conhecimento. e) a Metafsica se constituiu h muito tempo como disciplina que encetou o caminho seguro de uma cincia.

S-ar putea să vă placă și