Sunteți pe pagina 1din 3

Unirn Curso De Direito Introduo Ao Estudo Do Direito Ii Turma: A Turno: Noturno

Professor: Fbio Fidelis

ATIVIDADES DE INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO II (PRIMEIRA UNIDADE)

ALUNO: DANIEL DE SOUZA CRUZ MORAIS

NATAL, 23 DE SETEMBRO DE 2013

I - Comente a contribuio das revolues burguesas para a formao atual da classe do direito pblico.

O movimento denominado Revoluo Burguesa teve um importante papel na Inglaterra, pois foi um confronto entre o Rei, detentor de poder absoluto e o Parlamento Ingls, de domnio majoritrio da burguesia. Esse confronto culminou na criao de uma Declarao de Direitos, que proclamava prerrogativas de liberdade aos sditos. Posteriormente, nesta mesma declarao, foi adicionado um documento chamado de Bill of Rights, finalmente consagrando a supremacia do parlamento ante ao monarca. Com o exposto anteriormente, os direitos polticos, de cidadania e o direito pblico comeou a ser repensado e implementado.

II - Conforme as referncias trabalhadas em sala de aula, aponte e explique as distines principiolgicas entre o direito pblico e o direito privado.

A base principiolgica do direito pblico reside nas seguintes premissas: a)O Estado possui superioridade de sua vontade diante dos particulares, exercendo o poder de punir, e tributar, controlar os aparelhos de represso e defesa nacional, dentre outros; b) Estado deve garantir os direitos dos particulares diante do poder estatal em forma de direitos fundamentais; c)o Estado possui igualdade de relao com outros Estados soberanos e d) As normas jurdicas do Direito pblico tem carter imperativo. J o Direito privado possui como princpios os seguintes quesitos: a) a igualdade dos sujeitos que participam das relaes privadas; b) a primazia da liberdade individual, garantindo assim a autonomia da vontade dos particulares

atravs de contratos e c) as relaes polticas so de forma supletivas.

III - Aborde a influncia doutrinria na atuao dos profissionais do direito e na atividade legislativa.

Como as doutrinas so os ensinamentos de pessoas que possuem formao jurdica e que se dedicam anlise de problemas de interpretao de texto, so muito utilizadas na atividade jurdica como base terica para a feitura e interpretao das normas jurdicas na atividade legislativa. Apesar de no possuir fora jurdica, a doutrina serve como auxlio para o aperfeioamento do sistema jurdico.

IV - Cite e explique cada um dos elementos de preenchimento das lacunas legais trabalhados em sala de aula.

A analogia consiste na aplicao em uma hiptese no prevista pelo legislador a hiptese semelhante e prevista. So utilizados como preenchimentos de lacunas de lei por utilizar casos semelhantes. J os princpios gerais de direito so as enunciaes normativas que norteiam a compreenso do ordenamento jurdico e podem ser utilizadas pelo juiz para aplicar um principio ao caso real, se houver lacuna. A equidade consiste em levar o aplicador da lei a no se prender aos limites do texto legal e utilizar princpios de forma equivalente justia geral. Enfim, o costume jurdico consiste em utilizar prticas sociais conhecidas pelos indivduos de uma sociedade para suprir lacunas na lei, as chamadas praeter legem.

S-ar putea să vă placă și